SRZD


27/10/2009 08h45

Saiba mais sobre o Riostrense, clube que deve abandonar o Estadual Série B
Redação FutRio

Caso o presidente do Riostrense, Edson Silva Martins, confirme a promessa de tirar o Riostrense do Campeonato Estadual da Série B, esta poderá ser uma das passagens mais breves de um clube no futebol profissional do Rio de Janeiro. O Tricolor vive sua primeira temporada, mas o clube é, na verdade, o espólio de outra agremiação. 

Fundado em 2006 como Silva Jardim Futebol Clube, das cores azul e branco, disputou três temporadas na cidade da Região dos Lagos, onde nasceu o presidente Edinho. Logo no primeiro ano, o clube foi vice-campeão do Campeonato Estadual da Terceira Divisão. Foi derrotado na final pelo Cardoso Moreira, mas obteve o acesso à Série B. 

No ano seguinte, o Silva Jardim foi uma das surpresas da Copa Rio, quando venceu equipes mais tradicionais, como Cabofriense, CFZ e Portuguesa, mas terminou em nono entre 25 participantes. No entanto, no Campeonato Estadual da Série B, o Alvianil decepcionou: terminou no modesto 19° lugar. Participaram da disputa 25 clubes.  

Em 2008 a campanha também foi irregular, mas o Alvianil conseguiu uma campanha melhor. Em momento algum esteve na briga pelo acesso, mas não foi ameaçado pelo rebaixamento e avançou à segunda fase. Poderia ter ido mais longe, mas caiu em uma chave com Bangu e Olaria, dois dos clubes que integrariam o quadrangular final da competição, vencida pelo time da Zona Oeste.  

Este foi o último suspiro do clube em sua cidade natal. Com o passar do tempo, a a diretoria perdeu apoio do poder público e do empresariado, de modo que a manutenção das altas despesas para custeio de uma equipe profissional ficou inviável. 

O clube esteve perto de encerrar de vez suas atividades, até que ganhou um novo fôlego este ano, quando Edinho se aproximou de empresários de Rio das Ostras que incentivaram a troca da cidade, nome e a busca pelo apoio do poder público do novo município. Dentre eles, o vereador Alcemir Jóia, um dos incentivadores do translado e patrono do novo clube que surgia.  

A breve temporada em Rio das Ostras foi repleta de percalços. Dentre eles, a demora do reconhecimento da Ferj na troca da razão social, o que fez com que o clube fosse tratado por muitas rodadas como Silva Jardim nos documentos oficiais da entidade reguladora da competição, ainda que juridicamente já fosse outro clube, atuando em outra cidade, com outro uniforme e novas cores.  

O fato aumentou a resistência de parte dos cidadãos de Rio das Ostras, que enxergavam como forasteiros os novos desportistas que aportavam no município. E, com o passar das rodadas, ganhavam força os rumores de que a cúpula do clube não chegava a um acordo financeiro com os investidores, o que gerou boatos que o Tricolor desistiria da disputa antes mesmo do início da segunda fase por falta de caixa.

Dentro de campo, o Riostrense foi uma das surpresas da etapa preliminar, com uma campanha muito forte em casa. Foram cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota no Estádio Julieta Carvalho Viana. Ao todo foram 28 pontos, que classificaram o Tricolor na terceira posição do grupo A, atrás apenas de América e Quissamã. 

No entanto, na segunda fase o time desandou e passou a colecionar tropeços, até mesmo em seus domínios. Com seis derrotas, dois empates, apenas uma vitória e muitas reclamações contra os homens de preto, o Riostrense encerrou o primeiro turno na última posição. E assim pode ter chegado ao fim a história de um clube que viu o sonho da troca de domicílio se tornar em pesadelo.


Veja mais sobre:Riostrense

Comentários
  • Avatar
    29/10/2009 18:10:58BestuntoAnônimo

    não entende potrque é um burro babaca.

  • Avatar
    28/10/2009 16:34:44sauloAnônimo

    Ã? entendo vcs,concordo que todos esses clubes citados são muito importantes para o futebol nacional,mais tem que se ganhar na bola,erros existem,mais oq esta acontecendo ñ são erros e sim armações.Por isso que muito desses clubes citados estão a beira de fechar as portas,pois ninguem quer apostar em times desonestos.

  • Avatar
    27/10/2009 22:28:34mário lopes barreiraAnônimo

    Parabéns Alexandre Biar pela defesa do seu CLUBE. o São Cristóvão tem história e tradição, assim como o Bonsucesso, Portuguesa, América, Goytacaz e obviamente o Olaria , que já foi Campeão Brasileiro em 1981 (Taça de Bronze), neste mesmo ano um outro CLUBE carioca, Campo Grande foi Campeão Brasileiro (Taça de Prata). Todos esses CLUBES ESTÃ?O RELEGADOS a um plano secundário , trocados por TIMES DE OCASIÃ?O, que ora tem um nome ora tem tudo de acordo com o apoio político que recebem momentaneamente. Quando esse apoio termina abandonam o campeonato com graves prejuizos para os demais. Ã? só esperar para ver. Profundamente lamentável e repugnante.

  • Avatar
    27/10/2009 16:52:45Alexandre BiarAnônimo

    Esse é o futebol carioca. Os clubes tradicionais são preteridos em favor destes times de aluguel. Em um ambiente saudável e justo nunca que o meu São Cristóvão seria obrigado a disputar campeonato com estas vergonhas. O São Cristóvão é um dos poucos CLUBES que ainda existem no RJ. CLUBE com SEDE, com HISTÃ?RIA, com TÍTULOS no Futebol e em outros desportos.

  • Avatar
    27/10/2009 14:17:31EdinhoAnônimo

    ja postei um comentario na outra pagina, e venho aqui so reinterar meus pedidos de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com nossa atitude, mas nao poderimaos continuar a ver acontecer fatos como estes dos video, que aconteceu por inumeras vezes, e não tomarmos nenhuma atitude, o maior prejudicado somos nós o clube com esta descisão estamos cientes, mas fica um gesto, uma postura pela ética e moral, acho que as comquistas tem que ser no campo pelas equipes e não pela a arbitragem. Olhe o futuro, no proximo ano teremos talvez 8 equipes de são paulo na primeira do brasileiro e do rio de janeiro muito provavelmente duas, não acham que tem alguma coisa errada ai? a taxa de arbitragem do rio de janeiro e uma das mais caras do brasil. a segunda divisão de sao paulo as equipes recebem cotas financeiras da tv. aqui no rio temos que pagar se quisermos ter nossos jogos trasmitidos....sera que alguma coisa ta errado???? reflitam.....e obrigado pelo apoio e compreemsão.

  • Avatar
    27/10/2009 13:41:55Richard CorrêaAnônimo

    Parabéns FFERJ, por mais uma conquista!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.