SRZD


07/12/2009 01h27

Na abertura dos ensaios técnicos, Cubango tem problemas em harmonia
Rafaella Javoski e Ramiro Costa

Foto: Rafaella Javoski A Cubango sentiu a difícil tarefa de abrir os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí neste domingo. Com um público ainda frio e pequeno, de pouco mais de 5 mil pessoas, a escola do Grupo A, que desfila no Sábado de Carnaval, não conseguiu mostrar seu tradicional "chão" forte, e acabou obtendo um desempenho fraco em harmonia. Cerca de mil pessoas desfilaram. Destaques para a bateria, comandada por mestre Jonas, a organização das alas, sempre bem compactadas e o carnavalesco da escola, Milton Cunha, que no alto de um carro, apareceu com um vestido curto e peruca loira, lembrando a estudante da Uniban, Geisy Arruda, hostilizada por alunos da universidade por seu traje.  

Mais pontual este ano, o ensaio técnico da Cubango começou próximo do horário previsto. A bateria de mestre Jonas entrou na Passarela do Samba pouco depois das 20h para começar a esquentar o público do setor 1. Na ocasião, foi coroada a rainha de bateria da escola, Rayanne Santos. Ela recebeu a coroa das mãos de Raissa Oliveira, rainha dos ritmistas da Beija-Flor. Quem também marcou presença à frente da bateria foi a madrinha Samantha Schmütz.

* Rainha de bateria é coroada na Sapucaí

Foto: Rafaella Javoski Após o esquenta, a comissão de frente começou a sua apresentação, revelando poucos passos da coreografia original. Na terceira cabine, os dançarinos mexiam forte a cabeça e caíam no chão, talvez em referência ao enredo da escola que tem como título "Os Loucos da Praia chamada Saudade". Em seguida, foi a vez do casal de mestre-sala e porta-bandeira Elaine e Rogerio realizar sua apresentação. Na primeira e segunda cabine de julgamento, os dois tiveram alguns problemas durante o bailado. Faltou um pouco mais de entrosamento, e por uma ocasião, a bandeira chegou a bater levemente no mestre-sala Rogerio.

As alas que vieram em seguida apresentaram problemas em harmonia. Poucos componentes sabiam o samba-enredo. Além disso, animação dos desfilantes foi bastante tímida, para não dizer 'fria'. Destaque positivo para a ala das passistas e a das crianças da Cubango, que cantavam com muita vontade. As baianas também fizeram uma boa apresentação. No entanto, uma senhora acabou passando mal e precisou ser atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros.

- Na verdade, estamos aqui para avaliar o canto e se a escola estava compacta. Acho que , como um todo, a escola cantou bastante e não tivemos nenhum problema de buraco - disse o diretor de carnaval, Guilherme Nóbrega.   

Foto: Rafaella Javoski A bateria de Mestre Jonas apresentou duas paradinhas ao longo de sua apresentação. Para o dia, mais duas serão colocadas. Durante o ensaio, o andamento dos ritmistas de Niterói ficou muito estável. O metrônomo oscilou entre 147 e 145 batidas por minuto. Outro ponto positivo foi o entrosamento entre o carro de som, liderado por Tiãozinho Cruz e a bateria de mestre Jonas. A saída e a entrada para o segundo recuo também foram feitas sem nenhum erro.

- O ensaio foi maravilhoso. A Cubango está vindo com muita garra. O samba é leve e estamos valorizando os tamborins nas paradinhas - avaliou Jonas, que comandou, nesta noite, cerca de 180 ritmistas.

Em evolução, a escola também fez seu dever de casa. As alas apresentaram bastante organização, preenchendo o espaço do Sambódromo.  No entanto, a falta de canto da comunidade atrapalhou a comunicação da escola com o público, que vibrou apenas com a bateria e com a passagem do carnavalesco Milton Cunha. 

Antes de se fantasiar de Geisy Arruda, o carnavalesco conversou com o SRZD-Carnavalesco e revelou que até o fim deste mês a Cubango estará com alegorias e fantasias finalizadas para o desfile. - Até o dia 30 de dezembro está tudo pronto - adiantou ele.

Veja o vídeo:


Comentários
  • Avatar
    12/12/2009 03:57:01Julio Cavaquinho NikityMembro SRZD desde 08/04/2009

    eh isso mesmo JADIEL SILVA! O Jadiel esta certissimo, a Cubango ate o desfile de 2008 tinha essa palhacada, a escola preferia vender toda a escola para turistas do que dar as fantasias para a comunidade e somente em 2009 com o rebaixamento acordou! Alis se continuasse no comando as pessoas responsaveis iria continuar essa vergonha ninguem sabia cantar o samba, mas ai apareceu o Senhor Calil e colocou ordem no galinheiro. Jadiel percebi que vc eh como eu da comunidade!!! e o Samba e meio chatinho mesmo! Vamos ver o que vai dar minha escola!!!

  • Avatar
    08/12/2009 18:31:18Jadiel SilvaMembro SRZD desde 25/07/2009

    Ih, dona Ester Miranda, pelo visto isso não é "choro de compositor bobo derrotado", não. Só não concordo com o Flávio em relação ao samba sobre a Mercedes Batista. Ã? que ninguém sabia o samba mesmo, por isso não cantaram. Ã? nisso que dá enxertar a Escola com "turistas".

  • Avatar
    08/12/2009 09:38:10Jadiel SilvaMembro SRZD desde 25/07/2009

    Ih, gente... até pouco tempo eu era compositor do samba campeão e agora sou do samba derrotado. Eheheh... Muita gente que viu o desfile no setor 5 tem a mesma opinião que eu.

  • Avatar
    08/12/2009 02:32:47Bruna VidalMembro SRZD desde 14/10/2009

    Achei uma falta de respeito com o público da Marquês de Sapucaí a comissão de frente da Cubango passar a avenida inteira sem fazer nada! Os componentes brincavam e riam e tempo todo, faziam um passinho ou outro e olhe lá! Tudo bem que não queira mostra a coreografia original mais pelo menos poderia preparar uma coisinha qualquer pra galera.

  • Avatar
    07/12/2009 17:26:34Charisteu NevesMembro SRZD desde 11/04/2009

    Embora o áudio que baixei não esteja confiável. Dá pra dizer que a bateria está na medida. O que falta, eu acho, é aprumar mais e inventar um pouco menos (bateria com paradinha mal acabadas), pois está no ritmo adequado, e gostaria de sentir mais a levada da bateria. Mas vem digna a Cubango. Salve, Salve!!

  • Avatar
    07/12/2009 15:50:29Ester MirandaMembro SRZD desde 07/12/2009

    ahahahaha! o Jadiel é compositor de um samba derrotado e tá todo despeitado ahahahahaha! Nos tamos apaixonados pelo samba, bobo!!!!!

  • Avatar
    07/12/2009 15:14:54Jadiel SilvaMembro SRZD desde 25/07/2009

    Parabéns ao povo do Cubango por esta ótima abertura dos ensaios técnicos. Quem viu as duas escolas percebeu que em certos quesitos Niterói se deu melhor, como por exemplo na evolução. O que mais atrapalhou a cubango foi o samba, que nesta exibição me pareceu bem fraco.

  • Avatar
    07/12/2009 14:39:05BRUNO CAMPOS ALMEIDAMembro SRZD desde 07/12/2009

    ENGRAÃ?ADO COMO O TAL CHICO DA PORTELA QUE NA VERDADE Ã? FABIO E TORCE PELA VIRADOURO, TEM 17 ANOS E MORA NO RECIFE E DÁ UMA DE ENTENDIDO, TÁ INCOMODADO COM O CRESCIMENTO DA CUBANGO. SE MANCA MALANDRO!!

  • Avatar
    07/12/2009 14:03:32Chico da PortelaMembro SRZD desde 27/07/2009

    Ã? preciso relativizar qualquer avaliação, primeiro por ser de ensaio técnico (que por natureza já não significa nada, vide a Viradouro em 2007 e a Imperatriz em 2009); segundo porque foi a abertura dos ensaios em um dia completamente atípico. Mas esse samba da escola não favorece um grande desempenho, a letra é confusa e a melodia requentada. Não se pode colocar a culpa exclusivamente no componente.

  • Avatar
    07/12/2009 10:26:03Douglas Santos São PedroMembro SRZD desde 21/07/2009

    samba bom...q vai pegar na sapucaí!!

  • Avatar
    07/12/2009 09:17:51DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Gente, aquilo é ensaio. Nada de "Cubango teve problemas"...Ã? para ter mesmo. Parabéns ao Cubango e ao Milton Cunha, que continua sendo a "cara" do carnaval carioca. "Ã? HEXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!"

  • Avatar
    07/12/2009 01:29:42Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    E estréia no desfile técnico, com certeza até o desfile oficial a Cubango deve corrigir isso no ensaio técnico na Avenida Amaral Peixoto.

Comentar