SRZD


07/12/2009 02h35

Mangueira mostra a garra de seus componentes, mas tropeça em evolução
Rafael Lemos e Ramiro Costa

Foto: Rafaella Javoski A abertura da temporada de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, neste domingo, se transformou numa grande festa graças a uma dessas raras coincidências da vida. A Estação Primeira de Mangueira atraiu muitos torcedores radiantes com a conquista do hexacampeonato brasileiro pelo Flamengo, a começar pelo próprio presidente da escola, Ivo Meirelles. Devidamente trajado com a camisa rubro-negra e inspirado pela superação dos times cariocas, o dirigente deu o tom do que seria o desfile. Entretanto, a verde e rosa acabou se atrapalhando na parte final de seu ensaio, abrindo alguns buraco.

- Voltamos depois de muita dificuldade. Todo mundo lembra do desfile de 2009. Mas a Mangueira não é escola coitadinha e vai mostrar hoje que continua inabalada. Vocês vão ver o que é uma escola de samba de verdade - desabafou.

Esta semana, Ivo Meirelles chegou a cogitar a possiblidade de transformar o ensaio da escola em uma comemoração ao título do Flamengo, afirmando que "se o povão quisesse invadir", o teste seria cancelado. No entanto, o diretor da Liga Independente das Escolas de Samba, Elmo José dos Santos, descartou, antes do ensaio da Mangueira, essa hipótese.

- Não há nenhuma chance disso acontecer. A Mangueira vai ensaiar certinha. Ninguém que não estiver devidamente uniformizado com roupa da escola vai passar do cordão de isolamento - garantiu Elmo, ex-presidente da Mangueira, animado com uma camisa da escola ficando à frente dos ritmistas da verde e rosa.

Foto: Rafaella Javoski O início da escola foi formidável. Um bonito pede passagem foi usado para apresentar a agremiação. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael e Marcella Alves (foto), exibiu o habitual talento. A comissão de frente optou por uma coreografia alternativa, ou seja, que não é a oficial. No entanto, segundo fontes da agremiação, a essência dos movimentos era a mesma. Com 15 componentes, sendo seis casais e mais três homens, a comissão apresentou um repertório eclético de danças para apresentar o enredo "Mangueira é a música do Brasil", como passos de dança de salão, funk, valsa e, é claro, samba.

Uma das grandes expectativas era conferir como seria o desempenho e, sobretudo, o entrosamento dos três intérpretes - Luizito, Rhichas e Zé Paulo. Durante as músicas do esquenta, a impressão não foi das melhores, mostrando que a tarefa de equilibrar três cantores com personalidades bem definidas não é fácil. Ficava claro que tratava-se de cantores solos e não propriamente de um trio. Mas, para tranquilidade geral da nação verde-e-rosa, esse problema desapareceu quando o ensaio começou pra valer, já com o samba-enredo de 2010. Bem ensaiados, os intérpretes mostraram sintonia e contribuíram para o excelente desempenho do samba. Apesar dos três estarem em pé de igualdade foi possível notar uma certa liderança de Luizito no carro de som.

Outro ponto positivo foi a marcação de todos os setores com tripés que traziam o tema de cada parte do desfile, permitindo ao público da arquibancada entender um pouco mais a ideia do enredo. Depois do abre-alas, foram apresentados os seguintes setores: Bossa nova; Jovem guarda, A censura e as músicas de protesto; Os festivais e a MPB; O rock Brasil; Brasil musical; e Mangueira é a voz do gueto.

Foto: Rafaella Javoski No entanto, após a boa entrada no segundo recuo da bateria, a escola 'patinou' na evolução. Buracos foram abertos entre as alas sendo que alguns ocupavam a extensão inteira do setor 11. O problema foi tão grave que o diretor de carnaval da Liesa e ex-presidente da Mangueira, Elmo José dos Santos, gritou para que segurassem a escola. A saída da bateria também formou um novo buraco e o semblante de alguns diretores de harmonia era de preocupação. No entanto, nada disso atrapalhou o andamento da bateria comandada por Jaguara Filho que oscilou entre 149 e 148 batidas por minuto. É frente dos ritmistas, estava a rainha, Renata Santos.

O mestre, porém, afirmou que ainda há o que melhorar o andamento. - Este ensaio foi uma festa, mas ainda falta suingar mais a bateria, que está muito corrida - avaliou ele, que fez duas paradinhas no ensaio, mas nãoquis revelar quantas serão realizadas no dia do desfile.

Nas arquibancadas, que tinham um bom público para os padrões de uma estreia de ensaio técnico, pouco mais de 10 mil pessoas,  a galera fazia a festa, agitando bandeiras mistas com as cores da Estação Primeira e do Flamengo. Ao fim da apresentação, formou-se um verdadeiro bloco movido por duas paixões tipicamente brasileiras - o futebol e o carnaval.

Veja o vídeo:


Comentários
  • Avatar
    09/12/2009 16:09:31Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Olha, sinceramente, não gostei do ensaio da Manga não! Já vi coisas melhores. O povo não tinha energia! Parecia um bando de baratas tontas pulverizadas com Detefon. As passistas pareciam esgotadas, prestes a cair com uma simples fumaça de "Durma Bem". Será que elas se esguelaram tanto torcendo pelo Mengão ou perderam todas as suas forças hipnotizadas pela sedução do galã Adriano em campo? Ã?nimo meninas!! O Adriano não é páreo para vocês, portanto, concentração e samba no pé!

  • Avatar
    08/12/2009 21:36:25DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Pois eu acredito no trabalho do Ivo Meireles. Muita gente pode até não concordar com ele, mas ele faz acontecer. Espero que ele cumpra algumas coisas no desfile em 2010: baianas soltas, velha guarda em destaque (no meio da escola), passista eleita pela comunidade ao lado da "rainha da bateria", bateria dando um show na avenida, valorização do chão da escola...

  • Avatar
    08/12/2009 19:32:21DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Ivo Aleixo, sua estima é uma lástima. Sugiro que guarde sua opinião para quando estiver curado o seu individualismo incoerente, delirante e indesejável. Certa vez, já havia sujerido o despreso às seus devaneios. Hoje, cofesso que ao ler o seu comentário, senti pena e resolvi dar uma mãozinha. Vê se te enxerga camarada!

  • Avatar
    08/12/2009 17:30:30crisManGuerreiraMembro SRZD desde 10/04/2009

    FOI UM SUCESSSO O ENSAIO! A MANGUEIRA MOSTROU QUE TÁ UNIDA E FORTE! O MOMENTO DE ERRAR Ã? ESSE... MEU CORAÃ?Ã?O Ã? VERDE E ROSA! Visite nossa Comunidade mangueira, amor imortal! http://www.orkut.com.br/Main#C ommunity?cmm=16866487

  • Avatar
    08/12/2009 09:34:55Marluce UvaMembro SRZD desde 23/11/2009

    Concordo integralmente com Amaury Limeira!!! Que gente imbecil!!! Querem saber o segredo da Beija?? Ã? só irem até a quadra da escola na quinta a noite. Laíla conduz tudo com mãos de ferro e profissionalismo. Lá não há espaço para oba oba!!! Carnaval é coisa séria!

  • Avatar
    08/12/2009 00:30:32LucílioMembro SRZD desde 25/10/2009

    Meu pai...quanto comentário maledicente colocado neste espaço!!! Aos críticos: Se têm condições de ( fazer uma crítica que acrescente ao carnaval carioca), nos poupe de tanta asneira e recalque! Independente de qual seja a agremiação, quando se é feito uma boa apresentação, ou melhor, ensaio técnico. Quem ganha é o carnaval carioca. Parabéns a Cubango (pelo empenho dedicado em querer fazer bonito) e pela Mangueira ( pela bela apresentação feita ). Pode-se ter certeza de que pelo comprometimento e boa vontade das duas escolas, a temporada de ensaios técnicas foi aberta em grande estilo!!! Quando aos eventuais problemas que as duas enventualmente possam ter sofrido, bola para frente. Ensaio é para isso...treinar para fazer bonito. P A R A B Ã? N S A S D U A S e S U C E S S O!!!! semana que vem tem mais!

  • Avatar
    07/12/2009 20:35:43Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    Sabe o que eu acho:esses ensaios não servem para mais nada. Vide o caranavalesco da Cubango, um dos maiores parlapatões do carnaval carioca travestido de "PUTA DA UNIBAN" ele mostra, sem retoques, o que é o tal dos "ensaios técnicos". Quanto ao Ivo Merelles............ bem eu não estranho nada do que esse cara faz para querer aparecer mais do que à escola. Bom, até o caranaval eu acredito que vão acontecer coisas que até Deus duvida!!!! Vocês duvidam??????????

  • Avatar
    07/12/2009 19:41:27Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    ESSA POSTAGEM Ã? UMA RESPOSTA PARA O IVO ALEIXO - Ã? incrível! O carnaval nem bem começou, a Beija Flor, sequer, fez seu primeiro ensaio técnico e já tem um babaca, que por não ter capacidade de fazer comentários, o minimamente, inteligentes e com algum conteúdo, falando merda. Ou babaca, se Anísio tivesse esse poder de comandar o resultado do carnaval da Liesa, seu pulha, a Beija não teria ficado mais de 15 anos fazendo desfiles maravilhosos e amargando posições abaixo da primeira colocação. Neste período, só pra refrescar essa sua cabeça de ameba, o Anísio já era bicheiro, tinha dinheiro e vivia envolvido com carnaval, exatamente como hoje. Nem por isso a Beija Flor conquistava os títulos. Nesse tempo, os babacas iguais a você nunca vinham falar nada a respeito dos desfiles magníficos que a escola fazia e não levava o título. Mas, bastou a Beija começar a ganhar pra virem aqui dizer que os resultados são manipulados. Meu camarada, a Beija Flor ganha porque é competente. Aliás, sempre foi. Veja o histórico dessa escola e constate quantas foram as vezes que ela esteve de fora das primeiras posições. Agora, não temos culpa se a agremiação pra qual você torce não tenha a mesma capacidade.

  • Avatar
    07/12/2009 18:25:08alex genteboaMembro SRZD desde 21/11/2009

    Achei que para primeiro ensaio a mangueira passou bem e nos próximos ensaios tenho certeza que a harmonia vai estar melhor, a escola ,com o passar dos dias vai melhorar com certeza é que ainda tá muito no ínicio.

  • Avatar
    07/12/2009 16:35:57Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Fico bobo aqui como as pessoas levam isso tudo ao pé da letra! como pode??? primeiro ensaio, primeira escola ir para a avenida e já estão falando que a Mangueira vai ser campeão, que ela foi a melhor na Avenida!!! só pode ser brincadeira, ainda tem muita água para rolar gente, como dizem "Treino é treino, jogo é jogo!!!" o bicho pega no Domingo e na Segunda... ai é que vamos ver como estão as cabeças dos jurados $$$$$$$$ primeiro gente pra ganhar carnaval temos que ganhar da familia Eurico Miranda (Familia Abraão)... pois bem! o carnaval perdeu o foco, quem manda é o Poder e o dinheiro!!!!

  • Avatar
    07/12/2009 15:22:02ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Não sei porque estão querendo cruxificar o Ivo meirelles... O que ele quiz foi tentar fazer com que o ensaio fosse o que muito aqui gostariam que se transformasse o desfile de escola de samba..UM VERDADEIRO BLOCÃ?O...agora ficam se fazendo de putas-santas para atacar o cara. Por mim está apoiadíssimo, mas, sempre tem um mas, regulamento é regulamento e tem de segui-lo e o Elmo, apoiado com a Liga deu contra, mas tudo bem, valeu a intenção. Agora o que me estranha é o seguinte: Não teria de ser a escola campeã abrir os ensaios técnicos? Ou vale o mesmo critério que conduziu a ordem dos desfiles: colocar para abrir a escola com maior torcida ou apelo popular?

  • Avatar
    07/12/2009 15:01:52MarceloMembro SRZD desde 05/06/2009

    Tanbém meu caro Mário de Souza o que era a Mangueira no desfiele de 2009, com aquelas alegorias inacabadas e aquelas fantasias de escola de grupo de acesso C, sem querer ofender as co-irmãs daquele glorioso grupo é claro. A Mangueira foi o maior fiasco do desfile de 2009, mas teve a ajudinha daqueles juradinhos de quinta e ela acabou chegando em sexto, digo e repito é uma VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAA! e vc pode crer que para 2010 vai ser a mesma linha e agora ainda tem esse presidente maluco que deveria estar num hospício, aproveitando a deixa o Milton Cunha poderia ter chamado o Ivo para desfilar na Cubango já que vão falar de loucos, mas pensando melhor a Cubango não merece ter aquele traste desfilando na escola.

  • Avatar
    07/12/2009 14:40:56Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    Ainda tem mais desfile técnico e com certeza a Mangueira deve vir um melhor do que ontem. até por que sinceramente era dia de festa pelo Hexa do Mengão.

  • Avatar
    07/12/2009 14:25:16Mário SouzaMembro SRZD desde 05/07/2009

    Ano passado foi a mesma coisa! E a Mangueira teve, talvez, o melhor desempenho de chão do Grupo Especial no carnaval 2009. NÃ?O TINHA COMO SER DIFERENTE. OU ALGUÃ?M AQUI ESPERAVA QUE FOSSE UM ENSAIO CERTINHO COM AS ARQUIBANCADAS E COMPONENTES COMEMORANDO UM TÍTULO DO FLAMENGO!! A EUFORIA LOGICAMENTE PREJUDICA A TÃ?CNICA, MAS PARA UM PRIMEIRO ENSAIO TÁ BOM! Antes que alguns comecem aquele oba-oba de melhor nos ensaios, bem característico do pré-carnaval, eu tenho um aviso: A ESCOLA DITA ''CAMPEÃ?'' DOS ENSAIOS DO ANO PASSADO FOI A QUE PASSOU MAIS MUDA NA AVENIDA ESSE ANO.

  • Avatar
    07/12/2009 12:44:48Maria José de FreitasMembro SRZD desde 03/05/2009

    A ESTAÃ?Ã?O PRIMEIRA SABE CORRIGIR ESSA PEQUENAS FALHAS, ALÃ?M DO MAIS ENSAIO Ã? PRA ISSO ! COM RELAÃ?Ã?O AO JOGO DE FUTEBOL NATURALMENTE TERIA INFLUÃ?NCIA COM ESSE ENSAIO, MAS PROBLEMAS COM A EVOLUÃ?Ã?O Ã? DA PRÃ?PRIA NATUREZA DOS ENSAIOS TÃ?CNICOS.

Comentar