SRZD


14/12/2009 02h09

Bateria da Mocidade irreconhecível no ensaio técnico na Marquês de Sapucaí
Alberto João, Rafaella Javoski e Ramiro Costa

O que é preciso acontecer para o resgate dos bons tempos da Mocidade e da sua bateria? Essa pergunta fica no ar após a realização do primeiro ensaio técnico da escola na Marquês de Sapucaí, na noite deste domingo, visando o desfile de 2010. A verde e branco de Padre Miguel fez um "treino" morno e com problemas na sua bateria - ponto de brilho e uma das referências do carnaval - e no carro de som, leia-se o intérprete David do Pandeiro. O desencontro prevaleceu na pista. A chuva forte pode ser uma desculpa, mas é preciso que algo mude no próximo ensaio, que acontece no dia 10 de janeiro.

* Fotos do ensaio

Após o péssimo desfile de 2009, a Mocidade teria que entrar rasgando já no ensaio técnico para evitar qualquer especulação sobre sua má fase. Mas isso não aconteceu. Na comissão de frente, a escola mostrou descaso com o público e não apresentou nenhuma coreografia, inclusive, o coreógrafo Jorge Texeira sequer compareceu na Avenida. - Nós vamos ensaiar a partir de janeiro. A comissão de frente vai representar os anjos da guarda - disse Henrique Talma, assistente do coreógrafo da Mocidade.

Vídeo do ensaio:

O componente da Mocidade demonstra força de dar inveja para muitas outras escolas. É possível ver nos rostos dos integrantes, a vontade de cantar o samba-enredo e ajudar no bom andamento do ensaio. O refrão "Meu coração vai disparar/sair pela boca" é o ponto forte do samba. Em um dia de falhas, o canto funcionou em grande parte e foi o destaque da escola.

Porém, o andamento extremamente lento da bateria de mestre Bereco, que fez sua estreia e não foi bem, tirou o brilho da participação dos desfilantes. O intérprete David do Pandeiro, que sempre entrava errado no início do samba, talvez, prejudicado pela bateria, já que cantava em uma velocidade diferente do andamento dos ritmistas, também foi uma decepção. Pelo seu talento, a Mocidade poderia esperar muito mais. - A bateria estava um pouco longe, mas não atrapalhou em nada - explicou o cantor.

Ricardo Simpatia, diretor de carnaval da Mocidade, minimizou o problema do andamento da bateria. - A escola passou bem, sem correria, e tivemos um bom canto. O andamento da bateria estava um pouco lento, mas podemos subi-lo no desfile oficial. Isso pode ser resolvido.

No metrônomo usado pelo SRZD-Carnavalesco, o andamento da bateria começou com 144 batidas por minuto, passou para 146, caiu para 144 e no segundo recuo marcava 142. - Senti um retardo no ritmo entre o carro e a bateria. Não sei se foi o intervalo entre o som chegar do carrro de som até meus ouvidos, mas tive essa sensação - afirmou mestre Bereco.

Elza Soares, madrinha da bateria, não compareceu. A rainha Thatiana Pagung estava lá, firme e forte, sempre esbanjando samba no pé e beleza. Ela usava um vestido nas cores da escola, ou seja, o verde e o branco. - A bateria vai apresentar uma coreografia no desfile, mas não vamos fazê-la hoje. A minha fantasia representa o Eldorado e eu estarei vestida de Muiraquitã, que é um talismã das índias amazonenses - adiantou Pagung.

 O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pirez e Cristiane Caldas, merece todos os elogios. Eles enfrentaram chuva forte, dançaram com fantasia e mesmo com o nervosismo da estreia, fizeram um belo trabalho. Ela ainda sofreu com problemas na sua saia, mas que em nenhum momento comprometeu sua atuação. No quesito, a Mocidade está bem servida para 2010.

Mesmo com os problemas no ensaio, que podem e precisam ser resolvidos nos ensaios técnicos de quadra, o componente da Mocidade não pode abaixar a cabeça. Pelo contrário, a força da escola ainda está nas mãos da comunidade, além da competência do carnavalesco Cid Carvalho, que possui totais condições de fazer um belo trabalho de alegorias para o enredo "Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura", pois suas fantasias agradaram e deixaram um gosto de que é possível resgatar os bons tempos da Mocidade Independente de Padre Miguel.


Comentários
  • Avatar
    31/01/2010 17:50:19Vera LuciaMembro SRZD desde 31/01/2010

    Ã? um dos sambas mais bonitos, boa sorte Mocidade!!!

  • Avatar
    31/01/2010 17:48:55Vera LuciaMembro SRZD desde 31/01/2010

    O samba mais bonito deste carnaval. Boa sorte Mocidade!!!

  • Avatar
    17/12/2009 16:36:58antonio carlos batista dos santosMembro SRZD desde 14/12/2009

    não podemos tapar o sol com a peneira, infelizmente a situação da escola não é das melhores há tempos, em relação a bateria realmente não está nada boa.tudo evoluiu no carnaval mas a bateria da mocidade parou no tempo, mestres fracos sem criatividade,porque não contratar um mestre de fora da comunidade? se os pratas da casa não resolvem. já ficou para trás aquele tempo que só poderia se mestre de bateria,ms e pb,puxador etc, teria que ser da comunidade, vamos contratar um mestre de bateria profissional ,que tal odilon ou paulinho, tenho certeza que arrumariam a casa rapidamente. o samba escolhido é marcha então vamos dar andamento de marcha, o que estou percebendo é que querem dar um andamento no samba diferente do que ele é, acho que vai dar merda, o samba não é uma pintura mas está entre os melhores desse ano, se bem executado acredito que poderá ajudar bastante a escola, já temos meio caminho andado para um bom carnaval mas não estamos sabendo explorar o que há de bom. principalmente no samba enredo .muda mocidade temos que avançar e não parar no tempo, enquanto bateria evoluem ex: vila isabel, nós estamos sendo engolidos. e não me venham com essa história que os ritimistas da mocidade não sabem tocar em outro andamento que não for o tal cadenciado. muda mocidade ainda há tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    16/12/2009 18:30:31JULIO CESARMembro SRZD desde 04/08/2009

    Ã? UMA PENA, GOSTO MUITO DA MOCIDADE, E FICO CHATEADO QUE ESSA GRADIOSIDADE QUE Ã? A MOCIDADE ESTEJA PASSANDO POR ESSA SITUAÃ?Ã?O!!!! LEVANTA A CABEÃ?A MOCIDADE VC Ã? MUITO MAIOR QUE TUDO ISSO

  • Avatar
    16/12/2009 16:50:26Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Cadê a Elza? Será que deram a "Elza" na Elza! Fui crente que veria minha fã Elza Soares na Sapuca e ela não apareceu. Quem souber do paradeiro dela favor me avise.

  • Avatar
    15/12/2009 20:21:02Sylvio Roberto Oliveira de FariaMembro SRZD desde 30/11/2009

    Prezado Juvenal Cardin, idem a ti o que disse ao André Diego. Se vc é Mocidade ou Simpatizante, vc entendeu a minha mensagem. Não quero e não vou polemizar. A idéia não essa. O meu recado foi dado. E mais uma vez eu digo: ESQUEÃ?A O PASSADO E O PROCESSO DE ESCOLHA DO SAMBA PARA 2010. Ã? PARA FRENTE QUE SE ANDA...SALVE A MOCIDADE!!! RUMO AO TOP SIX EM 2010 !!!

  • Avatar
    15/12/2009 17:25:34Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Bom gente sou fã de todas as baterias!!! e acho que a tempo que a bateria da Mocidade não vem sendo aquela na época de 1990 ate 2000 caiu muito desse ano pra ca...pelo que vejo também concordo que não escolheram bem o samba, tinha samba lá melhor para ganhar!!! tem um bom cantor, e as vezes uma mudança pode fazer com que a bateria se saia melhor, veja a Imperatriz depois que saiu o mestre Beto e entrou o Marconi ficou mil vezes melhor!!! como também o da Vila eles levaram para lá o Átila e ficou show também...mais tb vamos levar em consideração que choveu no dia do ensaio e com certeza eles vão acerta na proxima!!! pois o mundo do samba merce...

  • Avatar
    15/12/2009 16:58:51Luiz carlos severo diniz (severo)Membro SRZD desde 15/12/2009

    Parei de comentar em protesto a censura existente no SITE, porém não posso ficar fora dessa discussão : A verdade é que o samba é esse mesmo, virou nosso hino e está sendo cantado muito bem pelos componentes da escola, o ensaio técnico ocorreu dentro duma normalidade, passamos com raça, cantando harmonicamente dentro das limitações existentes(chuva, som), a bateria teve oportunidade de ensaiar as coreografias combinadas e não se saiu melhor porque deixou de proteger as marcações que ficaram encharcadas e o nosso caminhão de som é bastante limitado, MS e PB evoluiram muito bem, CF não mostrou toda coreografia etc etc etc ensaio é ensaio .

  • Avatar
    15/12/2009 15:02:42Juvenal CardinMembro SRZD desde 18/05/2009

    Gente!! A questão é musicalidade. Este samba não tem como a bateria da Mocidade acompanhar... Lembram-se de 1984-Munhabeiro-Bateria nota 05 "MESTRE BIRA"-O puxador Aroldo melodia não conseguiu da um bom andamento. Pq? O samba era uma Marcha que só ganhou pq a torcida da baixa veio em peso. Harmonia em uma escola de smaba é o sincronismo entre o CANTO O RITMO E DANÃ?A. Pois bem!! Desafio a qualquer um samba com esta MERDA!! Sylvio, não é chorar o leite derramado e sim responsabilizar este Presidente pelas consequencias dos seus ATOS. Cortaram o melhor samba "IGOR LEAL", pq a Célia Vianna mandou, simplesmente por uma questão pessoal do rapaz. Este samba irá afundar a escola, junto com todos que sustentam esta HIPOCRESIA. Infelismente a Mocidade será penalizada.

  • Avatar
    15/12/2009 12:18:11Sylvio Roberto Oliveira de FariaMembro SRZD desde 30/11/2009

    Prezado André Diego, // Na adianta ficar chorando sobre o leite derramado. A Direção escolheu este samba e pronto!!! Decisão é decisão. Vc e alguns compontentes da escola tem que aceitar os fatos. O Samba é esse. Ganhou o concurso!! Ã? para frente que se anda. Ã? com ele que vamos abrir o desfile da segunda e que vamos brilhar no Carnaval. A Mocidade não vai cair, pq a comunidade, a Torcida e a Direção não permitirão. Vamos lutar muito e vamos continuar a nos preparar com afinco. Confie e aguarde. Deixe as tuas críticas para o pós-carnaval. Se vc é Mocidade ou simpatizante, mude a tua postura. Passe incentivo aos leitores e componentes. A Mocidade não merece ser avacalhada. .... Alô Bereco!!! Cabeça erguida e trabalho em silêncio. Use a tática do Técnico Bernardinho: TREINO, TREINO E TREINO !!! SALVE A MOCIDADE.

  • Avatar
    15/12/2009 11:40:28L.imperadorMembro SRZD desde 08/04/2009

    Vamos lá. realmente a escola de Padre Miguel está passando por algumas mudanças e isso foi visto no ensaio tecnico. Eu particularmente acho o mestre Bereco um kra super gente boa mas que sofre com a pressão de uma estrea que nem todo neo-mestre de bateria sofre. sem esquecer que eu ainda acho ter outro melhores na kza de padre miguel. Mas li um comentario que deve ser de ritimista da kza. dizendo que o erros dos diretores foi de não ter lembrando de colocar plasticos no surdo 1ª 2ª 3ª que com a chuva deixaria o som das marcações um pouco mais nitido oq dependendo da chuva naum daria até o final do desfile pois o som estaria a mesma M. mas levando em consideração que a diretoria de bateria da mocidade só tem cascudo...isso naum é desculpa. agora nos resta trabalhar e na proxima apresentação mostrarmos que somo capaz de levar um ritimo de samba na sapucai

  • Avatar
    15/12/2009 11:24:08Walter NogueiraMembro SRZD desde 25/07/2009

    A Bateria da Mocidade tem História, e principalmente por isso devemos respeita-la ! Mais uma vez afirmo que os ENSAIOS técnicos são para isso, CORRIGIR ERROS, e lapidar falhas. Então porque tanta cobrança, principalmene com uma nova direção de Bateria !? Ã? sabido por todos, os problemas que vive hoje a Mocidade Independente, então só nos resta torcer e aguardar, e porque não, assistir no proximo sua ESTRELA BRILHAR !

  • Avatar
    15/12/2009 10:33:43andre diegoMembro SRZD desde 01/09/2009

    EI O CARA SÃ? FALOU QUE A ESCOLA TEVE UM ENSAIO FRACO NADA DEMAIS SÃ? UM COMENTÁRIO. E QUE A MOCIDADE TEM MUITA HISTORIA NO CARNAVAL ISSO Ã? INEGÁVEL MAIS HISTORIA NÃ?O GANHA CARNAVAL E A MOCIDADE DES QUE TA COM O PRESIDENTE PV TEM FEITO PÃ?SSIMOS DESFILES TIRANDO O DE 2008. E OUTRA COISA A ESCOLA NA ESCOLHA DO SAMBA 2010 TINHA DOIS SAMBAS MELHOR QUE ESSE SAMBA DE UM REFRÃ?O SÃ? MAIS ESCOLHEU UM DOS PIORES SAMBAS DA MOCIDADE ATÃ? HOJE ATÃ? AGORA EU NÃ?O ENTENDI A ESCOLHA DO SAMBA DE UM REFRÃ?O SÃ? TINHA DOIS Ã?TIMOS E ESCOLHERAM O PIOR...

  • Avatar
    15/12/2009 09:28:21Sylvio Roberto Oliveira de FariaMembro SRZD desde 30/11/2009

    (((continuação))) // cambada de urubus invejosos, agorentos e despeitados!!! SALVE A MOCIDADE E O SEU LINDO LEGADO/HISTÃ?RIA no carnaval carioca/brasileiro!!!... Em tempo: algum dos Doutores em Samba é ou já foi Mestre de Bateria no Grupo Especial??? Já ganhou algum título no Especial??? Então, vão merda qd tiveram tempo!!!

  • Avatar
    15/12/2009 09:22:56Sylvio Roberto Oliveira de FariaMembro SRZD desde 30/11/2009

    Começou a temporada dos urubus do samba de plantão... A Mocidade incomoda mesmo nas vacas vagras!!! Imaginem se estivesse na maré que está a Beija e a Grande Rio. Galera, isto foi apenas um ensaio. Ainda falta muito tempo para o Carnaval e o que importa é o desfile oficial. Comunidade e Dirigentes: cabeça erguida pq o trabalho está no caminho certo. A chuva sempre incomoda a traz prejuízos para a harmonia, canto e bateria. Sempre foi assim!! Somente este bando de babacas de "plantão" não se deu conta disso!!! O Império e a Vila desfilaram sem chuva. E nós pegamos a chuva por inteiro. Prá merda com estes comentários maldosos e tendenciosos. Vcs querem ver a Mocidade na merda??? Na segunda divisão??? Desistam, pois vcs não vão ter este prazer. A ESCOLA VIRÁ LINDA E MUITO BEM PRODUZIDA (NÃ?S TEMOS O CID CARVALHO). O CASAL DE MS&PB ESTÁ COM PEGADA DE "GENTE GRANDE" E BRILHARÁ NA AVENIDA, O DIRETOR-GERAL DE HARMONIA ESTÁ REALIZANDO UM TRABALHO SÃ?RIO E PROFISSIONAL, O CANTO DA ESCOLA (HARMONIA) ESTÁ FORTÍSSIMO, O SAMBA FUNCIONARÁ MUITO BEM NA AVENIDA (GOSTEM OU NÃ?O DELE) E A COMISSÃ?O DE CARNAVAL (COORDENADA PELO PRESIDENTE) EQUACIONARÁ OS EVENTUAIS PROBLEMAS EXISTENTES NO BINÃ?MIO BATERIA-PUXADOR (CASO, "EFETIVAMENTE", EXISTAM). NÃ?O HÁ BOBINHOS NA MOCIDADE. A MOCIDADE ESTÁ NO ESPECIAL DESDE 1959!!!...A Mocidade não é uma Escolhina. Tem 5 títulos, vários vices e vários 3º/4º/5º/7º que poderiam ter sido 1º. Ã? responsável direta pela 3a revolução do carnaval carioca (PIONEIRA/EMBRIÃ?O DE ESCOLA-EMPRESA, GIGANTISMO DOS CARROS, ENREDOS PROGRESSITAS, 7 CAPAS DA REVISTA MANCHETE NA DÃ?CADA DE 1990, CARROS VIVOS, TECNOLOGIA DE ILUMINAÃ?Ã?O E CENOGRAFIA), tendo sido o pilar de fundaçào da LIESA (A LIESA foi fundada na casa do finado Castor de Andrade). Fiquem cientes que todas as falhas ocorridas neste ensaio serão corrigidas (caso tenham existido). Feliz Natal!!! Deixem a Mocidade em Paz... E vão para PQP qdo tiveram tempo!!! Camba

Comentar