SRZD


14/12/2009 03h59

Ensaio com a energia da Vila Isabel
Alberto João, Rafaella Javoski e Ramiro Costa

Foto: Rafaella Javoski Aprovado. O primeiro teste do samba-enredo sobre Noel Rosa, de autoria da Martinho da Vila, passaria com louvor em qualquer vestibular de carnaval. Na noite deste domingo, quando a azul e branco fez seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo visando o desfile de 2010, a sensação é que ainda é possível levar para Avenida um samba sem refrão forte e o tradicional oba-oba. Impulsionados pela bateria de mestre Átila, que exibiu todo seu talento na estreia, os componentes foram o grande diferencial do ensaio. Cantaram sem parar e mostravam prazer em estar ali. Apesar disso, a escola ainda pode melhorar no "quesito" explosão de alegria dos seus integrantes. Para isso, o próximo ensaio na Sapucaí acontece no dia 31 de janeiro. * Fotos do ensaio

Vídeo do ensaio:

A abertura do ensaio técnico da Vila Isabel deixou claro que toda agremiação está ciente da responsabilidade de fazer um enredo sobre o centenário de Noel Rosa e lutar com tudo para conquistar o tricampeonato. Comandada pelo coreógrafo Marcelo Missalidis, a comissão de frente não exibiu a performance oficial para o desfile, mas tentou levar algum entretenimento para o público. Apenas doze mil pessoas compareceram ao Sambódromo.

- A gente prepara um trabalho aqui para o público que está presente e de certa forma retribuir a presença desse público. Esse é um trabalho justamente para esse ensaio técnico. A coreografia do desfile será apenas mostrado quando estiver 100% fechado - disse o coreógrafo Marcelo Missalidis, que ainda revelou que a comissão será formada por 15 homens e os ensaios aconecem três vezes por semana.

Julinho e Rute, casal de mestre-sala e porta-bandeira, vencedor do "Estrela do Carnaval 2009", oferecido pelo SRZD-Carnavalesco, mais uma vez, foram brilhantes na Passarela do Samba. Os dois são exemplos de raça, cantam o samba durante todo o ensaio e ainda fazem coreografias.

Com alas lotadas de componentes, todos com camisa do enredo, a Vila Isabel praticamente realizou um desfile oficial no que se refere o número de integrantes presentes na pista. Esse é o lado fundamental de se ter todas alas da comunidade, ou seja, não vender nenhuma fantasia. Facilita a presença do desfilante e melhora consideravelmente o canto. Aliás, a harmonia da azul e branco conduziu muito bem o ensaio.

No carro de som, o cantor Tinga deu um verdadeiro show de vitalidade na hora de interpretar o samba. Como já era possível perceber nos ensaios de quadra e em eventos carnavalescos, ele está 100% na forma de levar a obra de Martinho e deu o gás que faltava para composição. Conforme prometido, Mart´nália também cantou o samba.

Na evolução, o único pequeno problema aconteceu em frente ao segundo módulo de jurados, quando a bateria se preparava para exibição e foi aberto um espaço com o avanço da ala da frente. No restante, alas estavam compactas e com padrão técnico de desfile.

Um dos destaques do ensaio, a bateria da Vila fez coreografia, paradinhas e sua função principal que é sustentar o samba com qualidade. Mestre Átila mostrou que é realmente o "cara". No metrônomo do SRZD-Carnavalesco, a bateria da Vila Isabel marcou 146/145 batidas por minuto. Porém, a escola diz que estava em 144/145. Além disso, ele é gentil e atencioso com a história da Vila, quando deixa mestre Mug, ex-comandante, ficar à frente dos ritmistas.

- Foi fod... o nosso ensaio, coloca assim mesmo na matéria. Estamos há seis meses treinando e conseguimos fazer um excelente trabalho. O ritmo ficou entre 144 e 145 batidas por minuto. Muita gente ficou falando que teria boicote por conta da saída do Mug, mas hoje só serviu para todos assistirem que a bateria está muito unida e não existe isso - disse Átila, enquanto era cumprimentado por diversos ritmistas.

A rainha de bateria, Gracyanne Barbosa, compareceu com um biquini azul de franjas douradas. A morena sambou durante todo o ensaio e cantou o samba. - A bateria tem várias bossas e eu não sei quantas ainda vamos fazer, mas temos 15 coreografias ensaiadas. As bossas são bem elaboradas e precisam de muito ensaio mesmo. Vamos surpreender na avenida. O carnavalesco desenhou pra mim uma fantasia linda, eu venho representando a Dama da Noite, porque tem a ver com Noel. Ele gostava da noite, da boemia. A confecção ainda não foi iniciada, mas eu adorei o desenho - disse Gracyanne.


Comentários
  • Avatar
    22/12/2009 03:19:17Ygor Gonçalves Rodrigues;Membro SRZD desde 07/04/2009

    Pro fabiano.. 1- Ela se localiza na 28 de setembro principal lugar de Vila Isabel e uma das principais avenidas da zona norte. Se e Vila Isabel onde queria que colocase a quadra, na Urca? E não tem bala perdida, o morro do macaco só é violente na parte da esquerda e a quadra da vila se encontra no final da direita, entao nao tem como sair bala ali 2- Gente mal encarada? Pelo visto tu nao foi la, quase ninguem la trabalha por dinheiro e gente desse tipo nao e infeliz, e gente humilde de carater que e de bem com a vida pobre ou nao. 3- O samba que se diz ser plagio e do proprio martinho e quase nada do samba e ninguem, nao existe plagio do proprio autor, procure saber mais 4- Não tem carisma? A resposta da dois responde isso e comunidade da vila nao e morro do macaco muito pelo contrario, pra desfilar na vila e so ir aos ensaios, tem gente do Meier, Tijuca e até de copacabana que desfilam na vila 5- Não entendi nada mas vai um trecho de noel pra vc: E mais uma coisa, Vila Forte? que diabos de lugar e esse?Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!

  • Avatar
    16/12/2009 16:47:34Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    O ensaio da Vila foi lindo. Além do mais, com uma madrinha daquela, com um corpo daquele e um samba no pé prá ninguém botar defeito, até eu, que não sou sapatão, fiquei babando!!!

  • Avatar
    15/12/2009 14:06:51Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Senhor Antenado, O Samba da Vila não esta muito longe Dessas porcarias "bracinhos pra cima", como vc proprio diz, vc esta desmerecendo os outros sambas e tratando o samba da Vila como o Maior de todos!!! Realmente é um grande "chororo "escutar essa PORCARIA QUE VAI PRECISAR DE MUITOS BRACINHOS PRA CIMA!!!!!

  • Avatar
    15/12/2009 12:24:16AntenadoMembro SRZD desde 16/04/2009

    O samba é da Vila, é do Martinho, é da comunidade de Vila Isabel, é de todos nós cariocas e de todos aqueles que sabem diferenciar um samba dessas porcarias "bracinhos pra cima", que muitos vivem a defender.

  • Avatar
    15/12/2009 11:45:42Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    Ana Calara Lima e Silva postei semana passada sobre às fanfarronices que o "PRESIDENTE" Ivo Meirelles iria aprontar até o carnaval.E, parece-me que o dito cujo se antecipou milhares de anos-luz. Essa de beijar à bandeira da Vila,com todo o respeito à escola de Martinhol, foi só um aperitivo. Aguardem componentes e torcedores da Mangueira,vai ser preciso doses e doses de tranquilizantes.

  • Avatar
    15/12/2009 11:25:33Walter NogueiraMembro SRZD desde 25/07/2009

    PARABENS UNIDOS DE VILA ISABEL !

  • Avatar
    15/12/2009 10:23:47Everton AndradeMembro SRZD desde 26/10/2009

    no ensaio faz bonito mais vamos ver se faz bonito na avenida por isso q vale......

  • Avatar
    15/12/2009 09:04:16Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Ã? incrivel como as pessoas só se referem o samba como o samba do Martinho e não como o samba da Vila(são poucas que dizem samba da Vila) queria ver se o samba fosse do Zé da Padaria se ia ter esse encanto todo...

  • Avatar
    15/12/2009 08:05:04Ana Calara Lima e SilvaMembro SRZD desde 18/11/2009

    PARABENS para Vila, realizou um bom ensaio, mas achei que a comunidade poderia se animar mais, mas a vergonha do dia foi este tal "PRESIDENTE" da mangueira ficar de joelhos para beijar a bandeira da vila, é uma vergonha isto não é atitude de presidente, se eu fosse mangueirense estaria com vergonha agora, fica indo na casa dos outros para ofender, como por exemplo chamar certas pessoas de GORDA, e ele que é ridículo isso ninguém vê, a realidade é uma só ele só quer aparecer.

  • Avatar
    14/12/2009 23:46:50DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Que felicidade. Tomara que no desfile oficial, a Vila dê um show na avenida, pois ela merece por vários sentidos (por Noel, pela comunidade, por Martinho e pelo meu queridissimo Alex Sousa). O samba já está decorado de ponta a ponta. Que o povo seja abençoado com a magia de Vila Isabel.

  • Avatar
    14/12/2009 22:33:34Celso Raymondh JúniorMembro SRZD desde 06/11/2009

    Foi um show... e para minha surpresa qd abri o site hoje.. Minha foto.... eu sou esse ae branquinho.. baixinhooo... mas com samba no pé uma vontade gigante de ver a Vila fazendo uma grande homenagem ao nosso mestre Noel Rosa! Certamente vai ser um grande desfile!

  • Avatar
    14/12/2009 20:36:26AntenadoMembro SRZD desde 16/04/2009

    Com esse samba belíssimo e essa bateria afiada vai ser difícil segurar a Vila.

  • Avatar
    14/12/2009 19:24:32Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Muito bom ouvir boas notícias sobre o desempenho do samba do Martinho na pista de desfiles. Muita gente malhou essa obra-de-arte que, se não é o melhor samba do ano nem o melhor samba que Martinho já compôs, pelo menos é diferente. O gênero musical chamado samba-de-enredo sempre se renovou, sempre se modificou, sempre buscou se reinventar e se atualizar. Esses sambas dos últimos vinte anos, pasteurizados pelas firmas na fórmula 13+4+13+4, com seus irritantes refrões de resposta e rimas de "amor" com "eu vou", já tava na hora disso acabar. O samba do Martinho tem seus erros, e eu não acho ele grandes coisas, mas quem ama o Samba tem que torcer pra ele dar muito certo. Só assim as escolas e os compositores voltarão a arriscar algo novo, fugisndo da mesmice técnica que se instaurou nos desfiles. Parabéns Moisés, Parabéns Vila, pela ousadia, pelo arrojo, pela garra. Contem com minha torcida pra esse ano!!!

  • Avatar
    14/12/2009 18:55:47JOSÃ? ARAGÃ?OMembro SRZD desde 07/04/2009

    TEM ENREDO, TEM SAMBA E TEM COMUNIDADE. TEM TUDO PRA FAZER UM GRANDE E INESQUECÍVEL DESFILE, DESFILE ESSE QUE AINA NÃ?O HOUVE NESSA DECADA, EMBORA SE RESSALTE A INVENTIVA TIJUCA 2004, VAMOS ESPERAR. MERECE UM ELOGIO TAMBÃ?M A ORGANIZAÃ?Ã?O QUE FOI O ENSAIO TÃ?CNICO DA VILA, MARAVILHOSO. AGORA Ã? ESPERAR QUE OS CARROS DO CARNAVALESCO ALEX, RUBINHO BARRIQUELO DA VILA, NÃ?O QUEBREM MAIS UMA VEZ. POIS OS CARROS QUE ELE PREPARA SEMPRE QUEBRAM NA AVENIDA.

  • Avatar
    14/12/2009 18:17:07Luciano PimentaMembro SRZD desde 04/05/2009

    MINHA GENTE , QUE ENSAIO FOI ESSE DA VILA ?? PAROU TUDO , FOI DE ARREPIAR ! QUE SAMBA MARAVILHOSO, A GENTE NÃ?O CANSA DE CANTAR A OBRA DO MARTINHO. MUITO BACANA VER OS COMPONENTES DA ESCOLA TODOS COM CHAPEU BRANCO NA CABEÃ?A , PARA LEMBRAR NOEL. JÁ GARANTI O MEU INGRESSO NA FRISA DA FILA " A " PARA VER DE PERTINHO O DESFILE DA VILA E O MAGNÍFICO TRABALHO DO CARNAVALESCO ALEX DE SOUZA. ARRIBA VILA , BOLA PRA FRENTE ALEX !!!! ABÃ?S

Comentar