SRZD


15/12/2009 20h01

Carnaval 2010: Beija-Flor não levará pássaro símbolo da escola para o desfile
Ramiro Costa

Foto: DivulgaçãoFigura presente nos últimos três anos,  o beija-flor não estará no abre-alas da escola azul e branca de Nilópolis para o carnaval de 2010. A notícia foi confirmada pelo carnavalesco da agremiação, Alexandre Louzada. A primeira alegoria contará a história da lenda do "Lago de Paranoá e a Ira de Tupã.

- Vamos começar o enredo com a lenda de Paranoá, um índio da tribo goiases que recebeu uma missão de Tupã: esperar uma bela mulher e, até lá, levar uma vida de castidade. Enquanto isso, Jaci (a Lua), se apaixona pelo índio. Num dia, Tupã termina com a espera de Paranoá e manda uma bela mulher para mata e conquista o índio. Preocupada, Jaci se tornou mais bonita e Paranoá não resiste ao amor da Lua. Com raiva, Tupã não permite esse amor e condena Jaci a voltar ao céu e nunca mais descer à Terra. Jaci chora por este amor impossível junto com o índio e dessas lágrimas nasce o Lago de Paranoá - explica Louzada.

Para 2010, o carnavalesco aposta num trabalho de ferro, luz e muitas esculturas, com menos plumas no abre-alas. Perguntado se a figura do Beija-Flor estará na Avenida, Louzada revela que o pássaro será trocado por uma outra ave, a Íbis, sagrada pelo egípcios. A espécie Threskiornis aethiopica vive no Vale do Nilo e servirá como passagem do enredo do Egito para o Brasil.

- Servirá de transição da parte que falamos sobre Egito e a volta ao Brasil. Muitos criticaram que nós mais uma vez vamos falar sobre o Egito. Mas a história da construção de Brasília é muita parecida como a cidade de Aketaton, que foi construída no interior do país, demorou quatro anos, para ficar pronta, como Brasília, e virou a capital política do Egito Antigo.


Comentários
  • Avatar
    31/12/2009 22:28:54alexandre pereiraMembro SRZD desde 31/12/2009

    Soube por fontes preciosas que o Salgueiro vai humilhar todas as escolas de samba do Rio de Janeiro, que pena que a Beija-flor vai ser vice de novo. A Beija-flor só sabe falar de Egito, fala sério, ninguêm merece ver Egito na Beija-Flor, até parece a Rosa Magalhães com aqueles anjinhos na Imperatriz. Viva o Salgueiro que irá simplesmente humilhar com um enredo nacional e original. Muito luxo pra deixar qualquer Beija-flor no chão. Sem fazer viagens ridículas no Egito ou no núcleo do planeta. O negócio está no Brasil, viva o Salgueiro e viva as escolas que tiram seus enredos no Brasil e permenecem no Brasil.

  • Avatar
    18/12/2009 18:01:23Rafa [LHP]Membro SRZD desde 07/04/2009

    Parece que Egito tem mais a ver com brasília que os escândalos políticos que envolve a capital do país, que se os carnavalescos não sabem, foi criada com esta a principal finalidade. POLÍTICA.

  • Avatar
    18/12/2009 14:24:49Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Sobre a crítica no enredo: não é obrigatória, mas pro povão vai ser esquisito falar da Capital Política sem mencionar política. Que vai ficar com cara de enredo chapa-branca vai! // Sobre Egito: forçaram muuuuuuuito a barra!!! Uma pena ver o ótimo Louzada metido numa bobagem dessas. Só por isso, o enredo não é nota 10. 9,9 se o resto vier impecável. // Sobre torcedores da "deusa": sumam infiéis! Samba é pra quem aprecia o Samba, esse gênero musical riquíssimo, produção genuinamente do povo brasileiro, e q pertence aos sambistas, e não à torcida. Escola-de-samba não foi feita pra se torcer, foi feita pra se admirar, apreciar e degustar. Não conheço nenhum roqueiro que "torce" pro Iron Maiden ou pro Mettalica. Não conheço nenhum micareteiro q deixa de sair atrás do trio da Ivete porque "torce" pro Chiclete. Ã? por causa de "torcedores" q as escolas-de-samba estão como estão... SUMAM DO SAMBA, SEUS MALAS!!!

  • Avatar
    17/12/2009 20:03:36ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Eu sou meio cético quanto a esse lanc de ficar sempre colocando o símbolo da escola no abre-alas. Tem escola que já tem a tradição de coloca-los, já a DEUSA ela não precisa disso. O seu carnaval e desfile é esperado como um todo e não apenas o que vem no seu abre-alas. E outro ponto é que a escola não fárá crítica a cidade de Brasília apenas falara das suas lendas, e passagens históricas, simples e objetiva....se vcs querem ver escãndalos, bsixarias e etc...é só comprar o jornal..é bem masi barato e atualizado

  • Avatar
    17/12/2009 10:30:08eliomar gomes da silvaMembro SRZD desde 17/04/2009

    Ã? uma pena que resolveram tirar o beija-flor, símbolo da agremiação! Além disso, acho que no lugar da Íbis, deveriam colocar uma ave de rapina, pois combinaria mais com o jeito de governar dos políticos de Brasília. Mas aqui no Brasil, tudo acaba em pizza ou em panetone...

  • Avatar
    17/12/2009 10:19:29Jorge André Ferreira de MoraesMembro SRZD desde 25/04/2009

    Caro Julio_San, eu ia postar agora sobre o que vc postou sobre a sua escola de samba...isso pq tem muito torcedor da imperatriz fazendo comentários hipócritas aqui. Realmente todas as escolas já fizeram (ou andam fazendo) enredos patrocinados. A Imperatriz, como vc mesmo posto é uma das escolas que adora fazer este tipo de enredo. Isso nunca a desmereceu e tb concordo que o paralelo apresentado no enredo sobre a Dinamarca enriquecedor. Agora urge seja feita algumas perguntas aos torcedores da imperatriz que abaixo criticam com palavras sobre panetone, pizzas, etc. Pq a imperatriz não falou das mazelas de Pernambuco (2001) e do ceará (1995) e pq não falar das pizzas de Campos onde o Sr Antony Garotinho era (ou é) o manda-chuva??? ora deixem de hipocrisia!!!!!!!!!!

  • Avatar
    17/12/2009 10:06:37Jorge André Ferreira de MoraesMembro SRZD desde 25/04/2009

    Pedro, concordo em algumas coisas que vc diz, porém joazinho deu sim opnião sobre o enredo..ele foi recebido pelo Alexandre Louzada...essas especulações foram feitas pela impressa somente. Tanto é que o sonho de do bosco (retratado no enredo) foi contribuição dele!!!! Acho tb dificil que joão 30 colocasse o povo invadindo o planalto, pois trata-se de um enredo patrocinado, como tantos outros no carnaval, mas realizada de forma carnavalesca!

  • Avatar
    17/12/2009 10:00:51julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Poxa eu postei um comentário e não foi veiculado, tentarei reproduzí-lo. Com a licença dos nilopolitanos e simpatizantes da Beija-Flo, eu que sou verde, branco e ouro vou me manifestar: Os enredos patrocinados são mais que uma tendência, em muitos oportunidades são uma necessidade, e certamente essa competente escola dará mais um show na avenida e, nesses casos cabe aos carnavalescos fugir do óbvio e fugir da obviedade significa viajar mesmo. Não foi diferente com a minha querida Imperatriz quando falou, leia-se foi patrocinada, em 1995 (Ceará), 1996 (Áustria), 2002 (Campos), 2004 (Cabo Frio), 2007 (Noruega/Bacalhau) somente em 2005 deve ter sido mais fácil para Rosa já que a Dinamarca quis homenagear seu escritor mais famoso, assim mesmo tivemos que aportar no Sitio do Pica-pau Amarelo, que tinha tudo a ver. Portanto chega de hipocrisia e perseguição à Beija-Flor que sabe fazer carnaval como poucas, doa a quem doer essa é a verdade. Não costumo postar comentários em matérias de outras escolas porém me incomoda essa implacável e injusta perseguição à essa competente escola, isso já ocorreu num passado não distante com a Rainha de Ramos. Sorte a todas e que vença a melhor, saudações gresilenses!!!

  • Avatar
    17/12/2009 01:17:42ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Gente, vc estão esquecendo uma coisa..qual governo daria dinheiro para ter sua cidade relacionada a corrupção ou algo negativo...por favor caras mentes brilhantes, se vcs souberem, por favor informar. Agora, pegando carona no que o Nil postou avaliaremos: Salgueiro (1998-Natal): a escola poderia falar entre as belezas da capital potiguar a grande exploração sexual de menores e a especulação imobiliária e (2008), poderia ter falado mal do desgoverno Cesar Maia e de todas as mazelas que aflingem a Cidade de São Sebastião..ihhh, ela esquece desse detalhe; Mangueira 2003, a escola poderia falar do massacre que os palestinos sofrem diariamente na Faixa de Gaza ou na Cisjordânia..ihhh, ela esqueceu também... Portela com Olinda, poderia citar o abandono da cidade que é patrimonio da Humanidade...que pena..não é que ela esqueceu desse detalhe também?? Pergunta que não quer calar: porque somente a Beija-Flor TEM que falar dos podres de Brasília? Porque outras escolas não aproveitaram o gancho e fizeram um contraponto a DEUSA DA PASSARELA???? Pimenta no ânus dos outros e KY no nosso..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    17/12/2009 01:13:57pedroMembro SRZD desde 17/12/2009

    Resumindo: Não me parece ser tão coerente, nem tão respeitoso com a própria história da beija-flor! Torço que vença quem valorize sua história e seu público... E, realmente, ofereça um show, de verdade, creio que seja esse o espírito da coisa! Viva o Joãzinho 30, viva as escolas de samba!

  • Avatar
    17/12/2009 01:05:12pedroMembro SRZD desde 17/12/2009

    Fico triste com 2 notícias: 1a, mais antiga, que o Joãzinho 30, que reside em Brasília e morou durante algum tempo na beira do LAgo Paranoá, em Brasília, recebendo tratamento médico, foi vetado para dar qualquer palpite na escola.... (acredito que opinião nunca é demais, principlamente de quem se trata, do Mestre...) 2a, falo de brasília, moro aqui, e não concebo a idéia do mote utilizado ser egito antigo!!! Meus Deus!!! Brasília é tão a cara do nosso Brasil, com tantos detalhes que dão samba, como, por exemplo, a arquitetura, a presença de pessoas de todo o país, os escandalos, que a gente precisa ir pro egito conquistar jurado? Fico imaginando o que o Joãozinho faria...um abre-alas com o povo invadindo o congresso!! Isso sim, um verdadeiro carnaval! Pra quem já viu ratos, urubus e alice no brasil das maravilhas, viva o João 30!!!

  • Avatar
    17/12/2009 00:09:38Nil GuimarãesMembro SRZD desde 08/04/2009

    Admilson, desculpe, mas Brasília sempre foi apresentada sob outros olhos para os ignorantes. Quantas escolas (que não a Beija Flor) já falaram de estados, cidades, municípios onde os índices de pobreza/miséria, analfabetismo, corrupção, violência, etc, são elevadíssimos com abordagens superficiais ou, totalmente maquiadas? Quer dizer que pra eija Flor falar de Brasília ela, involuntariamente, tem que falar do que políticos DE TODO O BRASIL fazem de errado? Então Brasília, enquanto Distrito Federal, que abarca uma história de surgimento formidável, uma gama cultural fortíssima, uma população que nada tem a ver com as atitudes dos políticos DO BRASIL (pra clarear pra você: do seu, do meu, de todos os estados desse país) só pode ser retratada sob aspectos negativos, desqualificantes? Faça-me o favor, amigo!

  • Avatar
    17/12/2009 00:09:12Nil GuimarãesMembro SRZD desde 08/04/2009

    Paulo, e qual seria a sua escola. Eu gostaria, sim, falar dela. Mas, antes, preciso saber de que escola se trata.

  • Avatar
    16/12/2009 23:57:16Nil GuimarãesMembro SRZD desde 08/04/2009

    Jura, Rafa (LHP)? Me impressiona a sua capacidade de avaliar um enredo pertinente e um que não seja. Veja que bela comparação você fez... Beija Flor/Louzada/Brasília e Rosa Magalhães que já deu excelentes viajadas maionésicas em seus carnavais. Que tal você nos brindar com uma análise sobre o enredo da Rosa do ano de 2007, no qual ela conseguiu misturar bacalhau, os povos nórdicos, chacrinha, bloco de Recife, entre outras proezas, tudo numa caldeirada só? Imagino que você, exímio analista de enredos, deva ter adorado e aprovado, correto? Ã? engraçado como para algumas pessoas, merda na avenida é só a Beija Flor quem faz. Ã? incrível isso!!!!!

  • Avatar
    16/12/2009 21:29:30eduardoMembro SRZD desde 18/11/2009

    Ã?, beija flor tem o ábito sim, de colocar lendas e histórias de mitos e tal. mais vale reçaltar que não encaixou muito sobre o enrredo que levará. Mais penssando bem é um ESCOLA MUIT FORTE, e sei que fará um carnaval maravilhoso, não importa o que levará abeija flor é uma escola campeã do carnaval. atráz da portela é claro!!! tenho certeza que vai dar certo. e olha que particularmente não sinto nada pela beija flor, nem carinho. mais a verdade é pra ser dita é uma escola que merece respeiro sim, pois os ultimos carnavais foram os mais belos que passaram na avenida.. naum é verdade?

Comentar