SRZD


24/12/2009 07h48

Primeiros ensaios
Eugênio Leal

A primeira parte dos ensaios técnicos serve como uma espécie de "aquecimento" para o que vem por aí. Não é fácil arregimentar componentes que estejam com o samba afiado antes do Natal. Só mesmo as escolas que possuem comunidades extremamente ensaiadas. Apesar disso o que se viu neste mês de dezembro na Sapucaí foi uma prova de que as agremiações estão cada vez mais organizadas. Os primeiros ensaios da temporada foram muito superiores aos últimos de anos anteriores. E, com certeza, serão melhores quando janeiro chegar.

As escolas da LESGA superaram as dificuldades inerentes à falta de dinheiro e de motivação das comunidades e fizeram bonito, alcançando um nível próximo ao do Grupo Especial. Destaque para a estreante Unidos de Padre Miguel, que mostrou um grande e empolgadíssimo contingente. O Império Serrano também foi bem, mas este já tem rodagem neste tipo de evento. Cubango e Império da Tijuca não decepcionaram e mostraram organização.

Sei que ensaio não é desfile, mas é difícil deixar de estabelecer comparação entre as escolas. A Vila Isabel foi a mais "redonda": vibrante, compacta, alegre e com seu maravilhoso samba cantado no andamento correto. A bateria também se houve muito bem. Difícil encontrar problemas.

Gostei muito também da Beija-Flor e da Unidos da Tijuca. Cada uma com seu estilo. A azul e branco de Nilópolis mais densa, encorpada e escola do Borel mais empolgada com seu mar de bracinhos para um lado e para o outro. Achei que a Beija-Flor ainda está se acostumando às muitas coreografias de suas alas. Os componentes se preocupavam muito com a marcação do espaço e não cantavam com tanta liberdade e alegria. Na Tijuca me incomoda um pouco, além do vai e vem das mãos, o pouco espaço entre os componentes - quase amontados nas alas.

A bateria da Beija-Flor está diferente sim. Não muito, mas está. As marcações são mais pesadas e o andamento um pouco mais lento. As frigideiras perderam um pouco do espaço e as caixas aparecem um pouco mais. A qualidade continua muito boa.

A Mangueira teve a responsabilidade de abrir os ensaios num dia em que a cidade estava comemorando o final do campeonato brasileiro. O ensaio foi bom, mas ainda sem aquele clima. A verde e rosa está buscando união e pode voltar a brigar pelo título. Quem sabe?

A Mocidade precisa acertar os ponteiros entre seu samba e sua bateria. Apesar dos problemas apresentados, acho que Mestre Bereco está no caminho certo. Já o samba... ainda não me conquistou. E não é problema só dos cantores que precisam acertar o tom e o andamento. Por outro lado, os componentes da escola estão mordidos e cantaram com muita emoção. É a esperança de Padre Miguel.


Comentários
  • Avatar
    30/12/2009 20:26:33Faz-me rirMembro SRZD desde 30/12/2009

    é né...a beija atravessa o samba e faz um ótimo ensaio...tá certo! é uma nova ordem mundial!

  • Avatar
    29/12/2009 08:46:59Leonardo RezendeMembro SRZD desde 09/04/2009

    Apesar de Jovem, denise, eu também sou desse tempo. Acho também que um ensaio arrasador é um ótimo cartão de visitas, o que não significa garantia de título etc e tal. Mas algumas coisas são indicativos excelentes. Uma Bateria que arrasa e uma escola que canta muito, a plenos pulmões, tem tudo para repetir isso no desfile, não acredito que uma escola de um show de canto no ensaio técnico e no desfile não cante nada. A menos que o cotingente por ela levado seja ínfimo, o que não ocorreu até o momento. Mas é óbvio que outros fatores dependem muito daquilo que vai acontecer na avenida!

  • Avatar
    28/12/2009 19:08:22DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Ok, Leonardo. Concordo que também no ensaio a escola tem de se esforçar para "convencer", mas não acho legal ficar julgando "ensaios"...Na hora do "vamos ver" é que a escola não pode deixar falhas, embora, eu ainda sou tempo de que mesmo com algumas falhas, mas se o desfile for arrassador e convincente, a escola merece nota DEZ.

  • Avatar
    28/12/2009 12:33:22Leonardo Vinicius CanedoMembro SRZD desde 12/05/2009

    Parabéns ao Sr. Eugênio que veio aqui esclarecer o ocorrido, bem como aos demais comentaristas pelo nível dos comentários. Só fico com pena que alguns poucos se acham acima do bem e do mal. "Cuidado... O que se ver pode não ser... Será?"

  • Avatar
    27/12/2009 19:59:26Leonardo RezendeMembro SRZD desde 09/04/2009

    E sim Denise "São Clemente" o Clima de "já ganhou" é sim prejudicial, mas o clima de "já perdeu" e "nunca serão" são ainda mais nocivos, uma vez que aniquilam o espírito e a esperança! rsrsrsrsrsrs! Mas de qualquer jeito ainda não percebí um clima de "já ganhou" em nenhuma escola ainda não, ví muita gente feliz, empolgada, acreditando que pode ganhar, que pode subir, mas de "já ganhou" ainda não, mes que vem é que a coisa vai apertar mais um pouco! rsrs!

  • Avatar
    27/12/2009 19:55:12Leonardo RezendeMembro SRZD desde 09/04/2009

    Outra coisa que gostaria de comentar é que falei com a Denise "santa cruz" pensando que ela era a Denise "São Clemente". Mas de qualquer forma mantenho os elogios à Denise "santa cruz" pelos comentários, já pude perceber que ela, a exemplo da outra Denise, resguarda em seu coração aquilo que há de melhor no carnaval! Quem ganha são os leitores desse site que ganham uma outra Denise com a mesma competencia da Primeira, de quem sou um fã incondicional!

  • Avatar
    27/12/2009 19:51:57Leonardo RezendeMembro SRZD desde 09/04/2009

    Valeu Cadu pelas palavras de incentivo, é lógico que o respeito é a base de tudo, em especial porque nossas co-irmãs, mesmo as mais abastadas, sabem o "sofrimento" que é colocar um carnaval na Avenida, então, para que se aproveite o melhor da festa é necessário ter o coração aberto para se apaixonar por cada uma delas, pois todas as escolas tem algo de especial que as diferencia e nos fascina. Por isso ressalto tanto que, ao analisarmos as obras das escolas não devemos levar em conta o pavilhão que os ostenta, o que, ao meu ver não tem ocorrido!

  • Avatar
    26/12/2009 22:00:57Panter DypanemaMembro SRZD desde 12/04/2009

    Caro Phiunes, Não vão nem perder tempo com sua escrotidão. Não só eu como toda a critica especializada, os principais comentadores de carnaval, os própios torcedores da Beija-Flor que estavam presentes no ensaio técnico foram unanimes em afirmar que a Beija-Flor fez um ensaio quase que desatroso. Além de que tenho 35 anos de participante ativo no carnaval, minha Escola é Mocidade Independente de Padre Miguel, e tenho como principal caracteristica ser neutro nas minhas avaliações. Agora você, lamentávelmente é preconceituso e racista, que no Brasil é motivo de desprezo, então se não sabe participar nem tem competência para participar em um Forum de debates, é melhor ficxar calado, pois a sua opinião ou nada é a mesma coisa.

  • Avatar
    26/12/2009 21:14:30PhiunesMembro SRZD desde 22/09/2009

    Quem é esse Panter de Ipanema , bom só podia ser de Ipanema mesmo , pois não entende nada de Samba , poxa amiguinho olha para sua escola se é q vc tem , mais dizer que a Beija deixou a desejar essa foi demais , vc não entende nada mesmo ou torce por qual delas que elogiou , vc já está com medo amigo , querendo falar de um samba que é considerado pelos especialista digo especialista se é que sabe o que é isso , pessoas que entendem de samba enredo, como o melhor do Carnaval carioca acho que isso pode estar lhe incomodando.Não vou nem te mandar abs pois não merece é mais um sapo sem rabo , no mundo do samba.

  • Avatar
    26/12/2009 14:06:36julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Concordo com você Denise, desfilei na Imperatriz no último setor e foi desanimador ainda antes de entrar na avenida, ouvir aquele desempenho desastroso do carro de som da Rainha de Ramos. Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia a minha vovó e, como tão bem cantuo em 1983 a Unidos da Tijuca Brasil: devagar com o andor...que o santo é de barro!

  • Avatar
    26/12/2009 12:59:44DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Gente, analisar ensaio técnico só serve para esquentar os tamborins para o dia do desfile e criar expectativas para o desfile. Não se estressem com isso...Não vale a pena. Lembram que a Imperatriz arrasou em 2009 nos ensaios e no desfile principal ficou a sensação de descontenatamento. Ã? até bom uma escola de samba não se destacar muito nos ensaios técnicos para não gerar o clima de "ja ganhou", que, nesse caso, é prejudicial.

  • Avatar
    26/12/2009 12:46:59Panter DypanemaMembro SRZD desde 12/04/2009

    Assisti também a todos os ensaios técnicos, e com todo o respeito pelo comentarista, não sou da mesma opinião, pois não vi tudo isso que o comentarista viu. Quanto aos ensaios do Grupo de Acesso, todos em geral foram bem inferiores aos dos das escolas do Grupo Especial. Só para mencionar o da Império da Tijuca, não tinha nem identidade, pois além da comunidade que era apoiado pela Rainha da bateria, todos os outros componentes eram alas quase que inteiras do Salgueiro e da Unidos da Tijuca. Quanto às outras, sem sombra de dúvidas a Tijuca foi bem superior a todas as outras, organizada, animada, contagiiante, cantando, empolgando o publico, com um batida perfeita e harmonia e evolução nota 10. Vila Isabel foi bem mas ficou a dever, assim como a Mangueira levando em consideração que se confundiu um pouco com o Flamengo que comemorava a sua vitória no Brasileirão. MOcidade mostrou que está se organizando, enfrentando novos desafios, sendo contudo prejudicada pela chuva. Já a Beija-Flor, essa então fico a dever muito, ou seja quase tudo. Á parte da bateria e do Neguinho que puxou um samba fraco e complicado, precisa de muito trabalho para justificar os titulos que tem ganho nos ultimos anos.

  • Avatar
    26/12/2009 12:39:10DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Não precisa se justificar, Eugênio. Todos nós sabemos o carinho que os jornalistas têm pela União da Ilha. Aliás, todo carioca gosta da União da Ilha, que é uma escola que desperta simpatia de todos. Tenho uma xará aqui no carnavalesco. Muito legal.

  • Avatar
    26/12/2009 12:33:17Eugênio LealMembro SRZD desde 08/04/2009

    Oswaldo, se vc realmente ouviu a transmissão percebeu que nós tivemos problemas técnicos e começamos quando a bateria estava passando. Estava tentando resolvê-os e não vi direito o início da escola. E vai lembrar que, de repente, eu sumi da transmissão. Houve um problema sério que exigiu minha saída (graças a Deuys já contornado). E eu não me senti à vontade para fazer uma comentário em função disso. E também não "desci pau" em ninguém. Pelo contrário, elogiei bastante a passagem da bateria e senti que algumas alas não estavam cantando tanto. Mas foi uma visão parcial apenas.

  • Avatar
    26/12/2009 12:26:47Eugênio LealMembro SRZD desde 08/04/2009

    Gostaria de prestar um esclarecimento: não pude ver o ensaio da Ilha pois tive que sair às pressas da Sapucaí devido a problemas de saúde na família. Faltou explicar isso no texto. Tenho grande carinho e admiração pela escola e seus componentes. Peço deculpas.

Comentar