SRZD


28/12/2009 10h54

Porto da Pedra prepara referência aos 'Flintstones' na abertura do desfile
Ramiro Costa

Foto: Ramiro CostaFred, Wilma, Pedrita, Barney e Betty estão entre os componentes do desfile da Porto da Pedra para o Carnaval de 2010. Sucesso desde os anos 60, a turma do desenho animado Flintstones estará logo no início do desfile do Tigre para ilustrar a "moda da Idade da Pedra". Com o enredo "Com que roupa... eu vou? Pro samba que você me convidou", o carnavalesco Paulo Menezes contará a história da indumentária desde a pré-história até as passarelas. No último carro será montado um grande desfile com roupas confeccionadas por estilistas convidados pela escola de São Gonçalo.

Vídeo: Paulo Menezes explica abertura do desfile

- Basicamente, o enredo não é sobre a história da moda, mas da indumentária. Vamos desde a época que o homem sentiu a necessidade de se vestir e colocar uma peça de tecido, no caso, um pedaço de coro sobre o corpo. E a partir daí, ele sentiu a necessidade de se enfeitar mais. Então, nós contamos um pouco também sobre a história da evolução da humanidade, porque a cada momento que a roupa se transforma, o homem muda a maneira de se vestir, a maneira de pensar e muda a maneira de agir diante do mundo - conta o carnavalesco Paulo Menezes, de volta à elite das escolas de samba, após um vice campeonato pela Renascer de Jacarepaguá, no Grupo de Acesso A.

* Galeria de fotos dos preparativos da Porto da Pedra

Setor por setor, a escola de São Gonçalo começa a contar a história da moda através de personagens importantes. O primeiro estilo a aparecer foi o Gótico, quando a religiosidade aflorou e o homem precisava ficar mais próximo de Deus. Nesse setor, as vestimentas ganham um caráter religioso, com forte influência da Igreja Católica. Em seguida, Rainha Elisabeth é a mestre de cerimônia do carro que representará o Renascimento. Segundo o carnavalesco, ela é a primeira personagem a ganhar destaque com a moda para ganhar poder.

- Depois vamos para o Barroco e teremos uma referência ao exagero de Luis XIV. Na época, o homem se enfeitava mais que a mulher. Quem se vestia com mais prestígio, e mais jóias, mostrava mais poder. Em seguida, o homem se veste de uma maneira mais suave, mais preocupado em seduzir do que mostrar aquele luxo todo. É o período do Rococó e de Maria Antonieta. O último movimento é o Art Noveau, quando surge, por exemplo, o terno. A mulher começa a se vestir com mais enfeites que o homem - explica Paulo Menezes.


A chegada ao século XX traz uma mudança no desenvolvimento do enredo. Antes, os setores eram divididos por movimentos de arte. Agora, os estilistas ganham destaque e ditam sua moda própria. A precursora disso foi Coco Channel, homenageada numa alegoria que terá esculturas de frascos de perfumes, com formato de um corpo de mulher. Alías, esta carro terá um aroma bem sofisticado. A alegoria vai exalar o perfume Channel N°5.

Vídeo: Paulo Menezes conta o enredo da Porto da Pedra

Para fechar o desfile, a última alegoria vai simular um grande desfile de moda, preparado por alguns estilistas convidados. Neste carro, nenhum figurino será feito pelo carnavalesco Paulo Menezes. As alas que vem antes da alegoria vão homenagear figuras importantes da moda brasileira, como Lino Ventura, Ronaldo Fraga e Zuzu Angel. Sobre as fantasias, o carnavalesco abandonou um pouco as plumas e espera ousar com materiais diferentes.

- Eu não uso pluma à toa, não quero que ninguém pareça um espanador. Trouxe para as nossas fantasias sandálias havaiana e tênis All-star, coisas que nunca usei na minha carreira. O bom é que o enredo nos deixa livre para criar. Dos doze carnavalescos do Grupo Especial, pelo menos dez queriam elaborar esse tema, porque mexe com seu imaginário. Na realidade, o que a gente faz com o carnaval é moda. Assim como a moda, o carnaval também tem as suas tendências. Já teve período do carnaval nu, com muitos esplendores, agora estamos num período mais vestido com menos plumas e mais teatral.

* O carnavalesco Paulo Menezes não liberou o organograma do desfile da Porto da Pedra


Comentários
  • Avatar
    06/01/2010 12:22:50Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Perfume Chanel 5, vê se pode? O povo lá na concentração do setor 0, de cara com aquela fedentina do mangue podre cheio de germes e mosquitos, vai sentir o cheirinho preferido da Marilyn "Morro"? Ou será que o tal perfume é só prá fazer bonito pras dondocas dos camarotes?

  • Avatar
    05/01/2010 17:07:31Laercio de Souza Guina FerreiraMembro SRZD desde 05/01/2010

    ESPERO QUE A MOCIDADE RESPIRE ESTE ANO , E QUANTO A IMPERIO SERRANO E CAPRICHOSOS E SAO CLEMENTE ACHO QUE CAPRICHOSOS E IMPERIO MERECEM ESTAR ONDE ESTAO! IMPERIO POR NAO RENOVAR E SE MODERNIZAR , A PORTELA APRENDEU COM O TEMPO AGORA E O IMPERIO SERRANO QUEM SOFRE..CAPRICHOSOS Ã? UM LIXO MESMO , UMA ESCOLA SEM EXCELENCIA E QUE NUNCA FEZ UM CRNAVAL MARCANTE E SIM CRONICO , A SAO CLEMENTE PRECISA ENXERGAR QUE IRREVERENCIA NO CARNAVAL NAO GANHA TITULOS, A NAO SER UMA BEIJA FLOR OU UMA ESCOLA GRNDE QUE SUSTENTE ESTE ENREDO, SAO CLEMENTE PRECISA AHCAR UMA IDENTIDADE DE ESCOLA SERIA E QUE PRECISA SE FINCAR NO ESPECIAL, COM ENRREDOS BONS E COM UM GRUPO PERMANENTE NA ESCOLA DE LONGO PRAZO , APESAR DE EU TER AMADO O DESFILE DE 2008 ACHEI QUE FOI MELHOR QUE A PORTO DA PEDRA ,MAS FZER O QUE NE ? JURADOS SAO JURADOS...

  • Avatar
    30/12/2009 20:23:05Faz-me rirMembro SRZD desde 30/12/2009

    Pelo menos a Porto da Pedra não desfila com suas fantasias caindo aos pedaços...tem escola "especial" que desfila, e tira 6º!

  • Avatar
    30/12/2009 18:08:59DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Obrigada, Everton. Não sinto só falta da São Clemente no Especial. Quisera o especial pudesse ter Império Serrano, Estácio de Sá e Caprichosos de Pilares. E mais duas escolas que nunca vi desfilando no especial (só meus pais), mas que adoraria ver: Unidos de Lucas e Em Cima da Hora.

  • Avatar
    30/12/2009 11:54:20Everton AndradeMembro SRZD desde 26/10/2009

    nao tenho nada contra a poorto da pedra admiro muito esta escola ao contrario daquelas que se dizem grandiozisimas mais sabe o que mais me chamam a atençao é a garra a coragem tudo aquilo que os torcedores fazem pela suas escola mais sabe por que a porto ainda esta no especial por causa dos seus fieis passistas por que sempre dao o melhor de si na avenida. é muito bonito ver isso nessas escola que sempre estao na luta por um lugar melhor no podio do carnaval. e pra denise nao desista pois sei que a sao clemente tem a capacidade de voltar ao especial e isso nao vai demorar :.

  • Avatar
    30/12/2009 10:18:45Renan bierMembro SRZD desde 26/11/2009

    ROCCO vc esta mesmo avacalhando faz tempo q IMPÃ?RIO SERRANO E CAPRICHOSOS DE PILARES não fazem um carnaval decente para merecer o grupo especial... agora 14 ou 16 escolas no G.E chutou o pau da barraca rsrs pq nao colocam 20 vagas, assim, suas escolas quem sabe consegue se manter no especial né... mesmo assim acho dificil ultimamente o que fazem de melhor é relembrar algum samba antigo pra ver se arruma alguma coisa, queimando muitos coompositores da casa e perdendo $$4 com eliminatórias... falta uma boa administração nesses escolas que vc deseja no G.E...

  • Avatar
    30/12/2009 09:37:48Renan bierMembro SRZD desde 26/11/2009

    OCarnamaniaco eu ja acredito nisso sim olha só o império serrano parace um io io sobe e desce, e sempre faz um carnaval economizando para o próximo... enfelizmente...tenho que acreditar que o motivo é a condição financeira da escola...

  • Avatar
    29/12/2009 18:35:24Renan bierMembro SRZD desde 26/11/2009

    Porto da Pedra cair... esse ano pelo menos acho dificil em as escolas que o povo tanto elogia por causa do seu samba que é o melhor de 2010 e tal como imperatriz e mocidade não veem fazendo desfiles que façam valer apena elas estarem no G.E. no meu p[ornto de vista o nome e o passado está contando muito então SERGIO DE PAULA, acho muito dificil a porto e a ilha deçam para o acesso.. abraço a todos... areeeeepiaaaaaaaa trigre rsrsrsr.. VOZ DO CARNAVAL CARIOCA POW RSRSRS....LUIZINHO ANDANÃ?AS.. RS

  • Avatar
    29/12/2009 15:24:12Orlando MazoniMembro SRZD desde 07/11/2009

    Portela em 2009 com alegorias no ferro????onde já?????A grande injustiça de 2009 foi a MANGA ter ficado em 6º (merecia um 11º) e a IMPÃ?RIO ter sido rebaixada, a MOCIDADE é q deveria. A PORTO da PEDRA foi INFELIZ em 2007 e em 2008...Em 2006 a escola estava BELA e tropeçou nas próprias pernas assim como em 2009, creio q falte mais experiencia na P. PEDRA, contratar profissionais com largas experiências, sei lá. Acredito q em 2010 a escola venha bem superior e faça um defile perfeito....Enredo têm pra isso e o carnavalesco é de uma talento ímpar. Fico triste em saber do preconceito com escolas q são de fora do municipio do RIO DE JANEIRO, isso não deveria acontecer....a PORTO da PEDRA chegou ao G.E por méritos proprios e ja fez desfiles belissimos.....como em 96 e 97....I. SERRANO / ESTÁCIO e CAPRICHOSOS fazem falta no G.E????Sim fazem mas, vamos ser justos e vamos avaliar q o IMPÃ?RIO não seguiu a modernização e por isso paga hj em dia com os rebaixamentos....Se ele está certo em ser tradicional, isso ja é uma outra discussão.....A ESTÁCIO tb sofreu coma injustiça de 2007 e mereceia ter ficado no G.E, ja a CAPRICHOSOS de PILARES, fez um carnaval PÍFEO em 2009, ficando merecidamente em último no ACESSO A, não sei pq cargas dágua se manteve. Bem......SARAVÁ pra todas as escolas de samba e um 2010 AZUL e BRANCO PORTELA para todos.

  • Avatar
    29/12/2009 14:52:56foliaoMembro SRZD desde 16/07/2009

    Rocco, tento entender as injustiças como por exemplo ano passado a mangueira, portela e outras estavam com suas alegorias no ferro e tiveram nota 10, vc acha isto justo? Deram dez por se tratar de escolas tradicionais, nao porque realmente mereciam é disto que falo, se a escola é de NIteroi, Sao Gonçalo, ou algum outro municipio mais distante do centro Urbano do Rio de Janeiro elas nao teriam o mesmo tratamento. Entao o minimo de erro que as escolas que nao sao consideradas tradicionais elas tomam ferro. Nao sei qual sua escola, derepente elas estao nesta lista de injustiça ou nao.

  • Avatar
    29/12/2009 13:17:40Rocco Nogueira MaiaMembro SRZD desde 29/12/2009

    Mas folião, na sua opinião a Porto fez desfile para manter-se nos anos de: 2003,2006 e 2008? Por favor, menos paixão e mais visão.

  • Avatar
    29/12/2009 11:42:53foliaoMembro SRZD desde 16/07/2009

    Ã? Rocco vc é como muitos do mundo do samba vivem do passado inclusive alguns jurados que dão nota dez para determinadas escolas por causa do nome e nao se realmente naquele momento merecem. Haja visto Rocco muitas escolas sao penalizadas por isso fazem um belo trabalho e ficam na pontuaçao atras destas. Acredito eu que até a tua escola de torcida ja deve ter acontecido isso, sao resultados injustos.

  • Avatar
    29/12/2009 11:21:47Weverson MarcusMembro SRZD desde 11/04/2009

    Eu sinceramente não tenho preconceito com nenhuma escola que seja fora do Rio de Janeiro não! Gosto mt da Viradouro que faz sempre bons carnavais e tem uma bateria maravilhosa!!!!

  • Avatar
    29/12/2009 10:55:06Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    Concordo plenamente com o comentário do amigo Ségio de Paula. São muitos os problemas da Viradouro, e o que preocupa é o curtíssimo tempo para resolvê-los até o carnaval. E dentre tantos problemas, existem alguns que já não podem ser solucionados, como nos casos do mestre-sala e porta-bandeira e do samba, que é muito fraco. Agora, colocar à Viradouro como uma possível candidata ao rebaixamento é outra história.

  • Avatar
    29/12/2009 10:48:20PauloMembro SRZD desde 09/11/2009

    Pois é Denise... entendo! O nosso lado torcedor... o nosso lado emotivo... algumas vezes fala mais alto. O importante e primordial é respeitar o trabalho q fazemos na comunidade (Coisa q o Sr Rocco está esquecendo). Se estamos no GE hoje é por mérito. Realmente, damos alguns "moles" na avenida. Trabalhamos para melhorar... Sou novo em idade e tbm na Escola. Frequento desde criança e neste ano resolvi fazer um algo mais pra tentar ajudar. Vamos ver no que dá... acho que nos apresentaremos bem (Se Deus quiser!). Grande abraço!

Comentar