SRZD


10/01/2010 02h12

Anderson Paz e bateria da Tuiuti se destacam durante ensaio técnico
Geissa Evaristo e Ramiro Costa

Anderson Paz e bateria da Tuiuti se destacam durante ensaio técnico. Foto: Alberto JoãoA saída de Ciganerey fez surgir uma dúvida pelas bandas do bairro de São Cristovão. A voz do ex-intérprete da Paraíso do Tuiuti tinha se tornado a cara da escola e Anderson Paz teria uma missão árdua de substituí-lo. A prova real foi neste sábado, quando a agremiação fez seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, por volta das 19h50, com quase uma hora de atraso. Anderson Paz passou com louvor no teste. Solto e alegre, ele conduziu bem o samba-enredo com o auxílio luxuoso da bateria de mestre Ricardinho.

* Fotos do ensaio

No entanto, a escola apresentou um número pequeno de componentes no seu treino no Sambódromo. Menos de mil pessoas ensaiaram fazendo com que a agremiação desfilasse num ritmo mais lento. Apesar da animação da comunidade da Tuiuti, o canto também foi outro ponto em que a agremiação do Grupo A vai precisar aprimorar até o Sábado de Carnaval, quando fará seu desfile oficial, com o enredo "Eneida, o pierrôt está de volta!".

- Tivemos um bom entrosamento entre o carro de som e a bateria. Eu gostei do canto e a escola apresentou bastante animação - disse o diretor de harmonia, Thiago Alemão.

* Vídeo do ensaio

A comissão de frente mostrou uma coreografia especial para o dia. O grupo era formado por quinze homens que seguravam um guarda-chuva. No comando dos rapazes, estava Renata Monier. Por complicações devido a uma meningite, ela acabou perdendo parte da visão e da audição. Apesar disso, Monier criou toda a coreografia da comissão de frente.

- Não estou retornando ao carnaval, estou começando agora uma nova fase da vida. Emoção total, carnaval vai ser novo, tudo é novo. Voltei a viver! Os ensaios estão intensos, enlouquecidos! Conto com 15 componentes e um stand-by. A comissão representará o Amor no desfile oficial e hoje elaboramos uma coreografia diferente, apenas para brindar o público presente. Tudo será uma surpresa - explica Monier.

Lutando contra o vento que insistia em passar pelo Sambódromo, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Lívia Marabuto e José Roberto, fez uma boa apresentação na primeira cabine de jurados. Eles estavam fantasiados com a roupa do ano passado. Na terceiro módulo de julgadores, o casal mais uma vez repetiu a boa performance.

- Apesar de pouco tempo como mestre-sala, estou carregando uma grande responsabilidade e a emoção por estar aqui é muito forte. Meu irmão, Victor Hugo, que é formado pela Escola Brasileira de Dança e Arte, é nosso coreógrafo e estamos ensaiando diariamente aqui na Avenida para apresentarmos um excelente trabalho - contou José Roberto que ao lado de Lívia vão representar Pierrot e a Colombina na Avenida.

Mas quem não repetiu o mesmo desempenho foi o canto em alguns momentos da escola. Enquanto as alas da comunidade estavam bastante animadas, outras alas apenas "andavam" pela Passarela do Samba.

Já a bateria de mestre Ricardinho manteve a tradição de boas apresentações e não deixou por menos esta noite. Com direito a coreografia, chuva de papel picado e instrumentos muito bem afinados, os ritmistas mantiveram o ritmo durante toda a apresentação. O metrônomo do SRZD-Carnavalesco oscilou entre 145 e 144 bpm nas três medições feitas na Avenida.

- Nós vamos com três convenções. Uma no refrão do meio com direito a uma coreografia em que os ritmistas se entrelaçam. Nesta, vamos ter ainda no desfile uns efeitos especiais, mas a coreografia será esta que apresentamos hoje. As outras duas paradinhas são na cabeça do samba e no refrão de baixo com uma "conversa entre os instrumentos" - explicou Ricardinho que teve à frente de seus ritmistas, Renata Frisson, a mulher Melão, como rainha de bateria. - Essa noite é do samba-funk. Estou mostrando que as meninas do funk são bem populares e amam o samba. O funk definitivamente entrou no carnaval - disse ela sobre as outras duas rainhas que passariam pelo Sambódromo esta noite: Valesca Popuzada da Porto da Pedra e Juliana da Portela, ambas oriundas de grupos de funk.

Quem também marcou presença no ensaio foi a neta de Eneida de Moraes, jornalista e pesquisadora, falecida na década de 1970 e que será o enredo da Paraíso do Tuiuti para este ano.


Comentários
  • Avatar
    12/01/2010 10:59:54NikeMembro SRZD desde 17/07/2009

    Parabéns Tuiuti pelo ensaio técnico.

  • Avatar
    11/01/2010 20:53:52Beto TatáMembro SRZD desde 12/04/2009

    Infelizmente não pude estar presente no ensaio, mas sei do potencial da comunidade da Paraíso do Tuiuti. Sou assíduo nos ensaios e sabia que não faríamos feio na Avenida. Parabéns à diretoria da Escola, que com certeza fará um belo carnaval. Quanto ao intérprete e a bateria, não é novidade a boa apresentação. Um grande abraço! Força Tuiuiti!

  • Avatar
    11/01/2010 20:11:13Marta PaixaoMembro SRZD desde 11/01/2010

    Apesar de ser torcedora da ESTÁCIO DE SÁ, confio, respeito e admiro muito o trabalho Anderson Paz. Parabenizo toda a escola pelo ensaio e especialmente ao Anderson pelo belo trabalho apresentado. Na verdade... não esperava nada diferente!

  • Avatar
    11/01/2010 16:26:30Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Sou fã da Tuiuti desde a época Paulo Barros! Aquele Carnaval sobre Portinari foi lindo demais!!! Parabéns TUIÃ? pelo ensaio. Força da Vulva para todos vocês!

  • Avatar
    11/01/2010 13:50:21Secretaria VGMembro SRZD desde 11/01/2010

    Gostaria de parabenizar todos os segmentos da minha querida escola e aplaudir de pé o nosso mestre Ricardinho e ao Anderson Paz pelo nosso belíssimo ensaio técnico. Anderson se depender da VG vc é nosso para sempre, é ninguém neste muito é insubstituível, vc chegou, soube chegar, e faz uma coisa que não via na escola, respeita e reverencia todos os segmentos (MS/PB, baianas, harmonia) e até a velha-guarda que muitos acham e pensam que eles são o peso morto da escola, que na verdade não é, e tem que ser respeitados. Amigo PARABÃ?NS, nunca duvidei so seu potencial.

  • Avatar
    11/01/2010 11:32:56andersonpazMembro SRZD desde 11/01/2010

    Valeu Fabio Imperatriz, o samba não é regular é muito bom, está dentro da caracteristica de todo o enrredo e eu apenas estou fazendo minha parte como profisional,digo isto porque é muito dificil vc ter uma boa obra em um grupo não muito valorizado, já está na hora disso mudar o grupo de acesso tem grandes escolas tambêm,muito obrigado irmão,SEGURAIIIIIII..

  • Avatar
    11/01/2010 11:19:23andersonpazMembro SRZD desde 11/01/2010

    Querido Alsan Matos, gostaria de agradecer imensamente O MONSTRO, e te esclarecaer o seguinte, não sou deslumbrado tenho meus pés no chão, e nunca me perdí, apenas busco o melhor pra mim e a escola que defendo, seja aquela ou a outra, máscara, não uso sou muito verdadeiro e objetivo nas coisas que eu quero, vc tem que me conhecer,muito obrigado pelo carinho e SEGURAIIIIIIII...

  • Avatar
    11/01/2010 10:06:17Marco AurélioLima de AssunçãoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Parabéns Tuiuti, um belo ensaio, com um bom samba, e um entrossamento com o canto, parabéns, e torço por vocês.

  • Avatar
    10/01/2010 19:36:27karlos luisMembro SRZD desde 10/01/2010

    parabéns paraíso do tuiuti : anderson paz nota 100 , samba exelente , mestre ricardinho e sua bateria nota 1000 ,tuiuti é tuiuti ninguem segura a minha escola .

  • Avatar
    10/01/2010 19:31:49karlos luisMembro SRZD desde 10/01/2010

    parabens paraíso do tuiuti: exelente samba,intérprete nota 10 e a bateria que isso nota 1000,viaja tuiuti nessa canção de amor rumo ao titulo vamos chegar juntos comunidade um beijo no seu pavilhão tuiuti é tuiuti!!!!

  • Avatar
    10/01/2010 17:05:19Kayque SantosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Mais em: www.interpretesantos.blogspot.com/

  • Avatar
    10/01/2010 13:43:03Luiz Carlos de SouzaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Há comentarios anteriores, eu falei que a bateria do TUIUTI vinha forte, houve um belo casamento do samba com a bateria o RICARDINHO é dez, com a chegada do ANDERSON houve uma evolução muito grande, o PARAISO DO TUIUTI deu uma prova que poder fazer um excelente desfile e brigar pelo titulo, basta melhorar o canto nos ensaios de rua la em SÃ?O CRISTOVÃ?O. Vai uma dica para os diretores de harmonia amtes de começar o ensaio, 6 passadas sem bateria so componentes cantando o samba, e DIRETORES fazendo cobrança do camto, mais na base do estimulo DO ENTUSIASMO sem grosserias, só depende do TUIUTI para a vitoria, forte abraço em todos do PARAISO DO TUIUTI

  • Avatar
    10/01/2010 11:16:08Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Pílulas. 1) Essa bateria do Tuiuti é, há uns cinco anos, uma das cinco melhores de todo o carnaval. Se não fosse por eles, o Tuiuti nem estava mais por aí. Parabéns a todos so diretores e ritmistas!!!! 2) Anderson Paz é um monstro, mas sofre do grande mal que acomente os "intérpretes": a máscara. Deslumbrado, se perdeu e agora, junto com o Paraíso, uma escola pequena mas valorosa, tem a chance de renascer. Espero que não se deslumbre de novo. Força pra ele, ele é muito talentoso. 3) SAMBA-FUNK???? Que lástima...

  • Avatar
    10/01/2010 10:29:36Leonardo RezendeMembro SRZD desde 09/04/2009

    O samba do Tuiutí é um dos melhores do ano! A bateria brinca em cima dele! E o casal de MS e PB do Tuiutí é de levantar o público! Melhor ensaio de ontem, pena que acabou rápido!

  • Avatar
    10/01/2010 07:31:50Fábio ImperatrizMembro SRZD desde 07/04/2009

    Olha, desde o CD o Anderson tem arrebentado com este samba. Para mim ele transformou um samba regular em um bom samba, que gosto de ouvir. Parabéns ao cantor. Sucesso ao Tuiuti.

Comentar