SRZD


10/01/2010 02h21

Porto da Pedra faz bonito em seu primeiro ensaio técnico para o carnaval
Geissa Evaristo, Isaac Ismar e Ramiro Costa

Porto da Pedra faz bonito em seu primeiro ensaio técnico. Foto: DivulgaçãoO primeiro ensaio técnico da Porto da Pedra na Marquês de Sapucaí deixou a sensação de que a vermelha-e-branca tem treinado bem o samba-enredo com a sua comunidade. Embora a obra não esteja entre as melhores do CD do Grupo Especial 2010, ela rendeu bem na noite deste sábado, ainda que no final do ensaio tenha diminuído um pouco a intensidade do canto, mas nada que comprometesse o bom treino da agremiação.

* Veja o vídeo

O início do ensaio demorou para acontecer. Marcado para 20h, ele só começou por volta de 21h30. Fantasiado com a roupa do carnaval passado, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Diego Falcão e Alessandra Bessa precisou aguentar a demora na concentração, sofrendo com o forte calor do verão carioca.

- Fizemos um bom ensaio. Tivemos uma boa resposta da comunidade com mais ou menos 2,2 mil pessoas hoje no nosso ensaio. A escola está no seu caminho certo - garantiu Guilherme Nóbrega, diretor de carnaval de harmonia do Tigre.

* Fotos do ensaio

O bom público que compareceu nas arquibancadas da Sapucaí pôde assistir a um ensaio em que os componentes cantavam o samba-enredo, incluindo a ala das baianas, que evoluíam sem abrir grandes espaços entre as alas e ouvir uma bateria que a cada dia fica melhor. A comissão de frente, comandada por Alice Arja, preferiu não apresentar detalhes da coreografia oficial, limitando-se a uma encenação em que alguns integrantes vestem roupas e acessórios trazidos em um varal.

- A comissão de frente conta com 15 componentes. Estamos ensaiando desde outubro e agora intensificamos o ritmo dos ensaios e passamos a ensaiar diariamente. Sobre a fantasia ... não podemos dizer com que roupa iremos para o samba que a Porto da Pedra nos convidou - brinca a coreógrafa com o título do enredo. 

Já o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira caprichou no figurino, desfilando com a fantasia do ano passado, mesmo com o calor forte. A jovem dupla fez apresentações seguras para as cabines de jurados e não foram atrapalhados pelo vento que vez por outra surgia no Sambódromo. Os dois pareceram bem entrosados, esbanjando simpatia e graciosidade, como determina o Manual do Julgador.

- Esperamos muito tempo na concentração vestidos com a fantasia para começar o ensaio. O vento estava forte, mas a minha porta-bandeira tem muita técnica e conseguiu superar isso. Já tínhamos previsto o vento na Avenida. Hoje deu tudo certo. Queremos os 50 pontos. A escola está prometendo um belo desfile. A nossa fantasia para o próximo carnaval é bonita, quando isso acontece a gente já entra com mais confiança - contou Diego.

A porta-bandeira disse que a dupla já está ensaiando durante a semana no Sambódromo. A coreografia que foi apresentada ainda não é a oficial, foi criada apenas para os ensaios técnicos.

Outro ponto forte da vermelha-e-branca neste ensaio foi a bateria, comandada pelo Mestre Thiago Diogo. Com direito a 13 ritmistas tocando liras, cinco paradinhas diferente e uma boa cadência ao andamento do samba-enredo cantado por Luizinho Andanças. No metrônomo usado pelo SRZD-Carnavalesco, a bateria começou com 152 batidas por minuto e depois manteve a média de 148 batidas por minuto, o que foi confirmado por Thiago Diogo no final do ensaio.

- O segundo ensaio vai ser melhor do que o primeiro, mas estou satisfeito. Houve uma queda no andamento, as vozes dos cantores oscilaram em alguns momentos. Não vou responsabilizar os intérpretes, mas precisamos acertar esse detalhe. Começamos com o andamento pra frente porque já previa essa caída. Gosto de começar o ensaio assim, com explosão, depois diminuo um pouco o ritmo e mantenho até o final - disse Thiago, que desfilará com 290 ritmistas, dez a mais do que no ano passado.

Na opinião de Luizinho Andanças o ensaio superou as expectativas, como afirmou:

- Para o primeiro ensaio, foi legal, apesar do calor. O entrosamento do canto com a bateria também foi bom. Muita gente compareceu. São Gonçalo está de parabéns.

É frente de um dos tripés que a Porto da Pedra levou à Sapucaí - usados para delimitar o espaço onde estarão os carros alegóricos no desfile oficial -, desfilou Solange Gomes, a musa da escola. Já Valesca Popozuda, a rainha de bateria, exagerou ao escolher a forma de como se apresentar. Descalça e de corpo pintado, de gosto duvidoso, com os nomes de marcas famosas, ela pareceu ainda não ter muita noção de como evoluir na frente dos ritmistas. Ainda assim, Valesca parece ter muitos fãs, o que pôde ser percebido nas faixas levadas pela torcida da Porto da Pedra para as arquibancadas da Sapucaí. Em uma delas estava escrita a seguinte frase: "Valesca Popozuda, a rainha do povo".

No final da escola, no sétimo setor, rapazes vestidos com fantasias extravagantes chamaram a atenção de quem estava na Praça da Apoteose. O treino durou pouco mais de uma hora. O segundo ensaio técnico da Porto da Pedra na Avenida está marcado para o dia 30 de janeiro, às 20h.


Comentários
  • Avatar
    12/01/2010 15:33:01Renan bierMembro SRZD desde 26/11/2009

    CARACA QUE RAINHA DE BATERIA, Ã? ESSA, AI A VALESCA ESTA PARECENDO HOMEM RSRS ... FAZER O QUE ... AI PORTO DA PEDRA GOSTO TORÃ?O POR VCS... MAIS AINDABEM QUE RAINHA DE BATERIA NAO Ã? QUESITO...

  • Avatar
    12/01/2010 11:25:31PtavaresMembro SRZD desde 05/01/2010

    Gente estou na Porto e amo d paixão a escola é dez e a bateria é sensasional!!!!! MAs vamos falar sério q m de rainha é essa? com uma piontura toda falahada sem começo e nem fim e ainda com frases bem chulas, eca, Aí Porto vamos coroar alguém que possa representar o povão, não como uma classe de pessoas mal arrumadas e sem noção d nada, podemos ser povão mas com classe e a altura d qualquer grandão ok! Agora por favor tira essa q está apodrecendo a escola. Ela pode ser até bonitinha mas é burrinha e acaba com imagem da escola, aonde vc já viu uma Rainha sem elegência? so aki mesmo. Abraços vamos prestar mais atenção em colocar pessoas mais qualificadas para representar a escola !

  • Avatar
    12/01/2010 10:55:37Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Fiquei matutanto, matutanto e eis que surge uma vaga lembrança: a rainha de bateria da Porto da Pedra é uma cópia muito mal feita daquele frango que o nosso queridíssimo Milton Cunha apresentou uma vez de cima de um carro alegórico, lembram? Pois é, a coitadinha parecia o tal frango mas todo depenado e feio! Sinceramente... Vulva.

  • Avatar
    11/01/2010 17:27:13Walter NogueiraMembro SRZD desde 25/07/2009

    Maestro André Costa, estaremos juntos no próximo ensaio do TIGRE, e desta vez brindaremos juntos, o sucesso das LIRAS, da Bateria RITMO FEROZ. A propósito ( rsrsrs ), não foi da wikipédia, mas de outro local, mas foi cola, confesso. Sou apenas um reles ritmista, que apenas gosta de aprender cada vez mais. E mais uma vez te parabenizo pelo grande sucesso, e tambem ao Mestre Tiago Diogo. Valeu Maestro, abraços !

  • Avatar
    11/01/2010 16:52:56Maestro André CostaMembro SRZD desde 10/01/2010

    Walter, o mais importante é que independente da nomenclatura, você e outros tantos tenham gostado do resultado neste 1° ensaio técnico com as liras. Na vinheta da globo você também poderá conferir o efeito da sua sonoridade. Inclusive arrisquei neste ensaio uns floreios (tremulas) para ousar mais na sua execução. Ainda, vou conferir este efeito na filmagem que fizemos. Porém, certo é que teremos mais surpresas neste naipe. Aguarde. Um abraço a você e a todos quem acolheram positivamente este trabalho.

  • Avatar
    11/01/2010 16:29:38Maestro André CostaMembro SRZD desde 10/01/2010

    Ih!!! Walter, vc está equivocado novamente. Mesmo que você tenha copiado o texto do wikipédia e colado pra me responder. Vamos nós: O instrumento que usa abafadores de pedal se chama Vibrafone, Xilofone são em teclas de madeira, metalofone tem 30 teclas e vem em estojo e Lira é aquilo mesmo que já respondi. Como maestro e músico a mais de 20 anos, você não me tirou dúvidas nenhuma. E ainda nem entendi essa sua teimosia. Enfim, obrigado aos elogios de sábado, e tenho conciência de que ainda tem algumas coisas pra corrigir e acertar até o grande dia. Espero conhece-lo pessoalmente para firmar o saudável laço de amizade. Obrigado Marco Aurélio pelas palavras elogiosas ao naipe de liras e a bateria do mestre Thiago.

  • Avatar
    11/01/2010 16:22:23Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Mulher Melancia, Mulher Carambola, Mulher Agrião e, eis que surge, na Porto da Pedra, a Mulher Bomba! Dizem que veio do Afeganistão cheia de bomba pelo corpo prestes a explodir na Sapucaí! Só na traseira ela comporta 10 kg de puro rojão! Segundo minha amiga Marluce Uva, faceira como ela só, a danada tava mais prá mulher HULK, só faltou pintar de verde...Olha, eu sou magrinha, não tenho aquele trazeiro todo, mas até que dou pro gasto. Esqueceram de avisar prá coitada que não é preciso ter um Corpo (HULK) de Pedra para desfilar na Porto da Pedra! Salve Viviane Araújo!

  • Avatar
    11/01/2010 16:02:04mazinhoMembro SRZD desde 11/01/2010

    Uma boa tarde! Sou ritmista, também diretor de bateria e também maestro de bandas. faço faculdade de música e gostaria de fazer uma observação sobre o que foi falado pelo Walter Nogueira. O instrumento usado pela Porto da Pedra é sim uma lira, pois metalofone é um em alumínio temperado e tem uma caixa em madeira onde o som sai um pouco mais abafado, o xilofone é um instrumento em madeira, o instrumento q usa um pedal e também tem teclas em alumínio e chamado de vibrafone onde o pedal é usado para determinar o tempo das notas dados por ele, e nessa família das teclas sinfônicas ainda temos a marimba que é um instrumento em madeira e os glockspeil. Acho que devo ter soluicinado o problema entre o nome dos instrumentos musicais de percussão q são os teclados sinfônicos.

  • Avatar
    11/01/2010 15:40:37Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Já pensou se onda pega? nada contra o Funk, mais agora chove gente do Funk nas escola, e ai vem essa rainha que é toda cheia de paradas no corpo e neguinho ainda vem falar que ele é linda e tem samba no pé! kkkkkkkkkkk mais se ate a Preta Gil foi Rainha pq não a Valesca né, agora só falta chamar o MC Creu para cantar samba!!!!

  • Avatar
    11/01/2010 15:26:40PauloMembro SRZD desde 09/11/2009

    Parabéns família Porto da Pedra. Vamos surpreender muita gente...

  • Avatar
    11/01/2010 11:35:29Marluce UvaMembro SRZD desde 23/11/2009

    Rainha???!!!!! Só se for do inferno!! Que falta de categoria e estilo essa .... coisa, sei lá o quê! Além de ser medonha, samba mal. Que poluição visual!!!

  • Avatar
    11/01/2010 09:59:43Marco AurélioLima de AssunçãoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Desculpe o comentário, mas o que foi a Valesca, á assim que uma rainha deve se aprensentar em frente a seus ritimistas, bom eu acho que não é dessa forma, mas fazer o quê? O ponto auto para mim foi a bateria com as liras, sempre achei que lira não combinava com escolade samba, mas na Porto, funcionou muito bem parabéns a esta comunida guerreira.

  • Avatar
    11/01/2010 08:59:25Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Neguinho aqui falando que deve buraco, que a bateria errou, que canto da comunidade não deu certo estava ruim, e por ai vai! as pessoas ainda não pois na cabeça que ensaio é ensaio e só ganha carnaval no Domingo e Segunda! tiram as suas conclusões em um simples ensaio e não lembram que ainda tem fantasia, comissão de frente, porta bandeira e mestre sala, alegorias e adereços... fora a cabeça dos jurados né! A MANGUEIRA EM 2009 FICOU EM 6º COMO PODE??? UMA ESCOLA QUE ESTAVA CAINDO EM PEDAÃ?OS PELA AVENIDA!!! SEUS CARROS COM FERROS APARECENDO E SUAS FANTASIAS CAINDO PELO CHÃ?O DA AVENIDA! E AINDA TIRARAM EM 6º! ISSO Ã? PARA LEVAR A SERIO MESMO????

  • Avatar
    11/01/2010 08:56:00Marluce UvaMembro SRZD desde 23/11/2009

    Essa Valeska estava simplesmente ridícula e no mínimo sem propósito!! Se a Porto da Pedra vai falar de moda é melhor orientar essa moça. Quando ela se abaixava pudia se ver até o estômago dela, se é que vcs me entendem??!! UM HORROR!! o restante foi ótimo!

  • Avatar
    11/01/2010 05:18:28Walter NogueiraMembro SRZD desde 25/07/2009

    André Costa, quando escrevi XILOFONE, o fiz porque esta foi a nomeclatura dada ao METALOFONE, que pouquíssimo se parece com a Lira. O metalofone propriamente dito é um instrumento com lâminas feitas de metal, dispostas como as teclas de um piano, com ou sem ressoadores, e com um abafador de pedal. As baquetas em geral apresentam cabeças duras em madeira, borracha ou metal, conforme o efeito desejado. A sua extensão geralmente é de três oitavas, de Fá1 a Fá4. E te parabenizo pelo que assisti na Avenida neste sábado passado. Como ritmista, espero agora, ter de vez, lhe tirado toda e qualquer dúvida sobre o instrumento que a bateria RITMO FEROZ levará para a Marques de Sapucaí. E avise por favor, ao fabricante, e não músico, que a nomeclatura correta é esta, METALOFONE.

Comentar