SRZD


15/01/2010 08h21

Brasil deve considerar possibilidade de fortes terremotos, diz geólogo
Redação SRZD

Durante muito tempo, muitos imaginavam que o Brasil era um país imune aos fortes furacões e terremotos de grande intensidade, semelhante ao que atingiu o Haiti nesta terça-feira, deixando quase 50 mil mortos e cerca de três milhões de desabrigados. Mas não é bem assim, alertou o geólogo George Sand França, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis- UnB) em entrevista divulgada nesta sexta-feira pela "BBC Brasil".

Não por acaso, um dia antes da tragédia no país caribenho, tremores de terra de média intensidade (4,5 graus na escala Richter) atingiram cidades do interior do Rio Grande do Norte e foram sentidos em Recife, capital de Pernambuco.

Segundo George Sand, o aumento da população, a inexistência de estruturas com resistência a abalos sísmicos e a comparação com ocorrências deste tipo ocorridas em locais com semelhantes características geológicas são fatores que podem indicar a alta possibilidade de acontecer um terremoto em território brasileiro.

"É preciso lembrar que no Brasil um terremoto entre 4,0 e 5,0 graus tem um impacto muito forte, já que não temos a estrutura do Japão e dos Estados Unidos para fazermos construções mais resistentes a abalos, e porque falta uma boa fiscalização das obras", explicou o estudioso.

Desde que os tremores passaram a ser registrados com instrumentos no pais, o mais forte registrado foi em 1955 foi na cidade de Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso: 6,2 graus. A primeira pessoa a perder a vida durante um terremoto no Brasil foi uma menina de 5 anos, quando o abalo de 4,9 atingiu as cidades de Caraíbas e Itacarambi (MG) em 2007. "Hoje, a concentração demográfica da região é muito maior, então dá para se imaginar o que pode acontecer se houver um terremoto igual novamente", declarou George Sand. "E vai haver outro. Não sei quando - posso até nem estar mais vivo - mas vai haver".

Outra opinião

O britânico Julian Bommer, professor de avaliação de risco de terremotos do Imperial College, de Londres, declarou também à "BBC Brasil" que não há grandes justificativas para o aumento em investimentos de prevenção e reforço de estruturas para terremotos: "É melhor gastar com a proteção a incidentes mais comuns e urgentes no país, como a violência e as inundações", disse o professor.

Mas ele reforça que embora a possibilidade de um abalo sísimico mais sério no Brasil seja pequena, ela deve ser considerada: "É preciso lembrarmos que os tremores ocorrem em intervalos que podem ser de séculos, e que nos 500 anos do Brasil ainda não se experimentou um abalo muito forte", explicou.

Ciclone

Em 2004, um ciclone de média intensidade atingiu o Brasil, o primeiro a ser registrado no Atlântico Sul. Batizado de Catarina (por ter atingido uma região entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul), o ciclone destriu várias construções e deixou três mortos.


Veja mais sobre:Terremoto

Comentários
  • Avatar
    16/05/2011 19:55:43nitel izone bonadimanAnônimo

    CIENTISTAS SO SABEM DEPOIS Q ACONTECE.ISO Ã? FACIL . QUERO VER ELES SABER QUANDO VAI ACONTECER.

  • Avatar
    17/03/2011 10:14:13Tamires S. RAnônimo

    Ao ler cada comentário percebi que há pessoas com capacidade de observar os acontecimentos em um ângulo reto, enquanto outras só se divertem com isso, quando realmente acontecer, como está previsto, ai quero ver se essas pessoas vão rir de algo tão sério. Ficar atento é o melhor que podemos fazer.

  • Avatar
    16/03/2011 10:21:14Andrea Maria da Silva RibeiroAnônimo

    Com essas perfurações da Petrobras em descobri petroleo embaixo do solo terrestre e brasileiro, creio que não demorara muito para começar os terremotos no Brasil, aì sim as pessoas terão o dinheiro e nao terão como comprar nada, dai terão que comer o dinheiro.

  • Avatar
    13/03/2011 17:19:29thawaneAnônimo

    ke fauta de carater imaginaçao

  • Avatar
    13/03/2011 01:54:49E.Z.Anônimo

    Sandro, ao corrigir uma pessoa, tenha a decência de não cometer erros também ("grámática"?).

  • Avatar
    11/03/2011 11:38:11SandroAnônimo

    Comentário vergonhoso, garota você destruiu a grámática! "karine 09/03/2010 08:44:55 eu gostei muinto do comtario das pesoas e poriso resovi escrever vum qque tem muintaas posibilidades de aver no brasim" Karine, literatura fará bem para você!

  • Avatar
    21/06/2010 19:58:45FOGOAnônimo

    JA FAZ UM TEMPO QUE ANDO ESTUDANDO E PESQUIZANDO POSIVEIS TERREMOTOS NO BRASIL, O QUE ANDA ME INTRIGANDO E O FATO DE QUE SE TRAÃ?ARMOS ALGUNS PONTOS NOS ULTIMOS ANOS, VEREMOS A POSIBILIDADE DE HAVER UMA FISURA QUE PODERIA PARTIR A AMERICA DO SUL EM DOIS PASANDO PELA AMAZONIA E INDO EM DIREÃ?AO AO HAITI. POSSO ESTAR ENGANADO MAS TO COM UM PRESCENTIMENTO DE QUE ALGO PODE SE ROMPER NESTE PONTO? ESTOU ENGANADO? GOSTARIA DE OBTER RESPOSTAS CONCRETAS SE POSSIVEL. OUTRO PONTO INTERESSANTE E O NUMERO DE TERREMOTOS NO MUNDO E DE VULCOES EM ATIVIDADES ALGO ESTARIA ESQUENTANDO O CENTRO DO PLANETA? OU E NORMAL ESSES PERIODOS.

  • Avatar
    24/05/2010 15:37:35WaelceAnônimo

    é de suma importância que especialistas anunciem possíveis terremotos no BRASIL, porque são poucos os avisos às pessoas, só depois que ocorreu tal fato é que os brasileiros passaram a serem mais avisadas, e é assim que deve ser feito, pois prevenir é melhor que remediar

  • Avatar
    24/05/2010 15:29:58Gabriel Santos Marche de AssisAnônimo

    é impressindível que indivíduos digam a probabilidade de terremotos ocorram aqui no Brasil, porquanto isto é muito pouco divulgado pelas pessoas, e somente após a ocorrência da tragédia é que a população passou a ser avisada, imagino que medidas preventivas tenham mais efeito do que as que não são

  • Avatar
    23/03/2010 23:30:24MarciaAnônimo

    é importante que pessoas relatem a possibilidade de tremores acontecerem aqui no Brasil, pois tudo é muito ocultado das pessoas, e so depois que houve a tragédia é que o povo é alertado, penso que politicas preventivas são mais eficazes do que remediativas.... se que esse termo existe..

  • Avatar
    09/03/2010 09:01:43marciaAnônimo

    legal eu costei muintokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrccc cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc ccccccccccccccccccccccccllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllls

  • Avatar
    09/03/2010 08:44:55karineAnônimo

    eu gostei muinto do comtario das pesoas e poriso resovi escrever vum qque tem muintaas posibilidades de aver no brasim

  • Avatar
    06/03/2010 00:32:30maria eufemia lealAnônimo

    conselho a todos: devemos estar sempre alerta, desconfiar sempre , minha avó dizia , nunca dê as costas pro mar, ela tinha razão , quanto a terremoto, tenho um quarto em minha casa que é assoalho e tem um porão embaixo, no dia do terremoto em são paulo de 5, alguma coisa, tremia tudo nesse quarto, cairam coisas de cima do guarda roupas, isso porque o piso é oco, eu senti muito aquele terremoto , o negocio é não abrir a guarda nunca , ficar sempre alerta e correr,correr e correr , se não for nada , melhor , pelo menos assim tentamos nos proteger , ja que com a natureza ninguem pode. que DEUS NOS PROTEJA.

  • Avatar
    05/03/2010 16:51:09camilaAnônimo

    legal..

  • Avatar
    23/01/2010 08:31:25Raimundo Nonato Fernandes LimaAnônimo

    é preciso que o governo reveja a politica de desenvolvimento urbano. seria necessária que o povo brasileiro, onde, aproximadamente, 70%, está concentrado nas grandes cidade, esteja preparado para que não sejam pegos de surpresa e haja perdas de vidas em numeros significativo. por que não trazer a tecnologia de engenharia civil japonesa para ser aplicado em nossa infra estrutura de construção. ós, os brasileiros temos muito a perder caso haja um abalo sísmico de alta intensidade. O brasil é muito conhecido por suas beleza natural e seu povo hospitaleiro, isto tem atraido milhões de turistas, fazendo com que sejam construidos hoteis de padrão internacional, mas sem nenhuma tecnologia de proteção contra abalo sismicos. já imaginaram o tamanho do prejuizo de vidas e financeiro? temos cerca de 5.000 km de praias. já imaginaram que um abalo sismico de alta magnitude, poderá levar o Brasil a um tsunami, com resultados extremamente catastróficos. temos aparelhos tecnologicos para prever este tipo de adversidade natural; temos plano de ação humana, há um planejamento de fuga para uma grande massa de pessoas; temos como nos prevenir de violentas epidemias em caso de catastrofe desta magnitude?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.