SRZD


17/01/2010 02h49

União da Ilha começa ensaio cheia de gás, mas erra na evolução e harmonia
Alberto João e Ramiro Costa

Foto: Ramiro CostaTinha tudo para ser um grande sacode. Na noite deste sábado, a União da Ilha fez o seu segundo ensaio técnico no Sambódromo, arrastou mais de 20 mil pessoas, abriu cheia do gás, com a promessa do intérprete Ito Melodia de "rasgar a Sapucaí", mas com quinze minutos de treino, a escola caiu de produção. Com muitas alas coreografadas, que podem ser de chão ou carro, os componentes não conseguiram mostrar a alegria e nem cantaram forte, como é costumeiro da tricolor insulana.

Nas arquibancadas, o clima da Ilha contagiou o público. A festa foi enorme nos setores 1 e 3. Como no primeiro ensaio técnico, a Ilha vacilou na evolução. Na hora dos ritmistas entrarem no segundo recuo de bateria, a ala atrás não acompanhou e um buraco foi aberto no setor. Além disso, a escola parecia não contar com muitos diretores de harmonia na pista, pois poucos apareceram para resolver imediatamente o problema.

Vídeo do ensaio técnico:

O trabalho do carro de som e dos intérpretes da escola também não foi perfeito. O cantor Ito Melodia explicou os problemas: - O pessoal do carro de som lá de cima tem que ficar mais ligado com a gente. Os cavaquinistas precisam acompanhar o nosso canto. És vezes, eles ficam um pouco eufóricos com esse público que nos recebe sempre muito bem na Sapucaí e se perdem no ritmo. Mas isso a gente resolve até o carnaval. Mas no dia do desfile, nós não podemos errar, a União da Ilha não pode cometer erros - afirmou Ito Melodia.

* Fotos do ensaio

Letícia Spiller e Eriberto Leão, que vão representar Dulcinéia e Dom Quixote no desfile oficial, participaram do ensaio técnico. 

A comissão de frente, comandada por Luciana Yegros, deu um verdadeiro show. Sem medo de apresentar a coreografia oficial, o que é louvável, os integrantes, todos homens, foram perfeitos nos movimentos. A promessa é de um grande espetáculo no domingo de carnaval.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alex e Simone, também passou bem pela pista. Os dois estão entrosados, dançam com vitalidade e são graciosos na apresentação. Até coreografia no ritmo da Espanha, já que o enredo é sobre Dom Quixote, eles arriscaram na Sapucaí.

Os ritmistas, comandados por mestre Riquinho, mostraram toda habilidade da bateria da União da Ilha. Foram diversas paradinhas e um banho de criatividade nas coreografias. No metrônomo do SRZD-Carnavalesco, o ritmo começou com 148 batidas por minuto, no Setor 7 caiu para 145 e no segundo recuo foi para 147. Riquinho também comentou sobre o problema com o caro de som. - Faltou realmente um pouco mais de entrosamento com o carro de som. Mas nos ensaios técnicos não temos o recurso das caixas de som espalhadas na pista. És, vezes, o retorno fica muito comprometido e esses problemas acontecem.

A União da Ilha abre o desfile do Grupo Especial no domingo de carnaval.


Comentários
  • Avatar
    19/01/2010 00:47:37Alsan MatosMembro SRZD desde 08/04/2009

    Algumas coisas que observei no ensaio da União me encantaram. // Os componentes da União não são orientados pelos harmonias a fazer fileira, nem entrarem de mãos dadas na armação, como se fosse jardim de infância. Há troca de posições entre os desfilantes dentro da ala, como sempre foi. E nem por isso abre buraco dentro da ala. Ficou lindo ver aquela gente com liberdade pra evoluir com desenvoltura. // Relato pessoal de morador do Guarabu, na Ilha, bem próximo a quadra: muita gente que estava desgostosa com a Samba voltou pra União. Pessoas que já moraram lá, e eram habitués da escola, e mesmo gente das comunidades de lá, como Dendê, Guarabú, Panamericana, Boogie-Woogie e muitas outras. Quando o povo da União berra a plenos pulmões que "a União voltou", eles estão falando de si mesmos. Isso é ótimo!!! Me deu esperança que a União não seja aquela Agremiação de Desfile horrorosa do ano passado, a Unidos de Cambaúba... // Os harmonias tinham uma atitude linda com as alas que não cantavam ou só cantavam o refrão. Nada de gritos e tapas, eles entravam dentro da ala CANTANDO, acenavam pro desfilante e pra própria boca, então o desfilante relapso ria e passava a cantar feliz. Encantador... // Todas as críticas e elogios técnicos feitas aqui à bateria procedem. A bateria quase triplicou seu contingente, é natural que haja desentrosamento; no entanto, os maravilhosos caixeiros do Odilon também voltaram, e só isso já é um alento! Lembram da bateria da Grande Rio? Boa, não... Pois é, voltaram pro seu lar. // Estou me entusiasmando com a União, acho que ela voltou mesmo. Escola do meu bairro, da minha vida, não posso dizer que é minha favorita, mas sei bem que se ela está bem, o Samba está bem, então BOA SORTE RETORNADOS!!! Precisamos de vcs... // Chamar a União de "Ilha" é a mesma coisa que chamar a Mocidade de "Padre Miguel" e a Caprichosos de "Pilares"... Ã? coisa de paulista retardado.

  • Avatar
    18/01/2010 22:44:44Carlos DuarteMembro SRZD desde 18/01/2010

    A união VOLTOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A vida é feita de altos e baixos. E a ilha em ambos os lados tem feito o que se destinou a fazer: Carnaval. Gostei muito de um comentário abaixo, onde sita que carnaval não é uma ciência exata... A ilha simplesmente me emociona, com sua energia, me contagia com sua alegria. Todas as escolas tem suas caracteristicas... essa é a da ilha. Uma escola do meu coração.. e de vcs também.. CARAMBA!!!!

  • Avatar
    18/01/2010 21:02:07Daniel Durval Ribeiro da SilvaMembro SRZD desde 10/08/2009

    A união voltou e vai ficar...

  • Avatar
    18/01/2010 19:42:26Maria José de FreitasMembro SRZD desde 03/05/2009

    A UNIÃ?O DA ILHA PARECE QUE TEM MEDO DE SER GRANDE E PERMANECER NO GRUPO ESPECIAL ... UMA PENA, MAS ESSA Ã? A REAL DOS FATOS, UMA PENA ! ELA QUER SER PEQUENA OUTRA VEZ E DISPUTAR O CARNAVAL DE SÁBADO !

  • Avatar
    18/01/2010 17:00:36Isvaldo Rosa Paraizo de CarvalhoMembro SRZD desde 18/01/2010

    O MINITÃ?RIO DO SAMBA, ADVERTE: INSUFICIÃ?NCIA TÃ?CNICA, FAZ MAL A ESCOLA!!! Alberto e Ramiro! Quero lhes dizer que adorei o comentário, até porque eu também sou comentarista de samba. E como diretor responsável no momento em que você cita: "Na hora dos ritmistas entrarem no 2º recuo de bateria, a ala atrás (passistas) não acompanhou e um buraco foi aberto no setor." Devido haver uma diferença entre (buraco) e (espaço técnico), devo lembrar que atraz da ala de passista(Lander) há uma ala comercial(Cidália) e logo após, o 4º carro(alegoria). No 1º ensaio eu não era o responsável no setor e 2º eu soube que a ala de passista no 1º ensaio correram, consequentemente a ala comercial também correram e o 4º carro representado pelos seus componentes também correram. em suma! Será que no desfile este 4º carro poderá correr? não! sendo assim, se ocorrer de a cabeça da escola não parar novamente no momento exato. Ã? melhor usar o (espaço técnico) e não perder preciosos pontos, do que abrir buraco em frente o 4º carro e evidentemente perder pontos preciosos em evolução. Obs.: Procurem saber o que é (espaço técnico em desfile)... Abs.

  • Avatar
    18/01/2010 14:58:35francisco roberto da silvaMembro SRZD desde 27/10/2009

    levar mais de 20mil para a sapucai sózinha sem outra escola do especial juntoem um sabado essa é a ilha especial sempre

  • Avatar
    18/01/2010 14:16:34Paulo AraujoMembro SRZD desde 18/01/2010

    Pessoal, comentando os comentários: - Sim,..... a Ilha tem que se portar como escola do Especial se quiser se manter nesse grupo - Ito Melodia: O melhor cantor de samba do Grupo especial - Canto dos componentes: F O R T E......todos os videos comprovam isso - Bateria: disso, não leva a mal não mas chamar uma das mais tradicionais e bem ensaiadas baterias de escola de samba de "bloco" invalida completamente seu comentário...critique tecnicamente.... - Bateria 2: As coreografias da bateria já vem sido feitas há mais tempo.....infelizmente muitos só acompanham o carnaval do grupo especial - Frase do dia: " A Ilha tinha erros de evolução, inclusive as pessoas estavam batendo palmas na hora do refrão"........pois é .....isso ainda é carnaval......as pessoas podem tentar se divertir um pouco......daqui a pouco estaremos comentando o absurdo das alas não passarem marchando

  • Avatar
    18/01/2010 12:42:46Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Ã? isso aí André. A Ilha merece todo o respeito por tudo que ela representa no nosso carnaval. Parabéns Bateria, Animação, Samba Enredo, Comunidade, Passistas, Letícia Spiller tb dando um charme especial e o meu gato Eriberto Leão. Aiii Eriberto!!! Meu leão!!! Vem meu lindooooo!!! Vem rosnar pertinho de mim, pertinho da sua Vulva, vem?

  • Avatar
    18/01/2010 12:14:43André Luiz Coelho PinheiroMembro SRZD desde 22/06/2009

    Quem está falando mal da bateria da Ilha, simplesmente não viu o ensaio. E chamar de bloco...por favor, mais respeito. Isso é bem coisinha de mangueirense.

  • Avatar
    18/01/2010 11:12:46DengoMembro SRZD desde 08/04/2009

    O desfile/ensaio da Ilha foi bom mas podia e pode ser melhor. A bateria está sofrendo as consequências do crescimento do número de cmponentes. No ano passado, bem menor, ela foi a melhor bateria de todo o carnaval, dito pela maioria das pessoas. Com o enchaço, os chucalhos aumentaram muito e estão engolido os tamborins. tocar chocalho é uma coisa e sacudir chucalho é outra. A afinação equivocada, com a primeira no mesmo ton da segunda e não com a primeira levemente mais alta, as pessoas estranharam. Peço ao diretor de bateria que assista com os componentas, o video do ano passado. Quanto aqueles que pensavam que o Ito era apenas o filho do haroldo, ele mostrou que é um grande puxador. Cantou sério, chamou para si a responsabilidade do som e foi o puxadoar da semana. Boa sorte Ilha.

  • Avatar
    18/01/2010 11:10:41DengoMembro SRZD desde 08/04/2009

    O desfile/ensaio da Ilha foi bom mas poderia e pode ser melhor. A bateria está sofrendo as consequências do aumento do númesro de componentes. Com o crecimento, aumentou o número de chucalhos e todos nós sabemos que tocar chucalho e sacudir chucalho são coisas muito diferentes. Eles estão engolindo os tamborins. A afinação equivocada com a primeira no mesmo tom que a segunda e não com a primeira levemente mais alta, fez com que todo mundo estranhasse. Peço ao diretor de bateria que assista o video do ano passado com os componentes e tudo vai pro lugar. Quanto aqueles que achavam que o Ito era apenas o filho do Haroldo, ele mostrou que é um grande puxador. cantou sério, chamou para si a responsabilidade do som e foi o puxador da semana. Boa sorte Ilha.

  • Avatar
    18/01/2010 10:01:02Helio Giraldo JuniorMembro SRZD desde 09/04/2009

    Quem tem boca fala o que quer....e lá vou eu cantarolando......quem pode, pode, quem não pode se sacode....... Assim foi um samba da ilha que perdeu a alguns anos atrás... Depois que deixaram ou melhor ressucitaram alguns defuntos no mundo do samba acontece isso.....pareceres tenenciosos, sem nenhum respeito com os que vem aqui ler. Depois que acharam que carnaval é uma ciência exata, todos os burrocratas se deram bem!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKK Ai meu Brasil!!!!!!...como Deus pôde colocar esses "baluartes" para opinar sobre samba!!!!!!!! Ã? muito complicado....tem um que foi "carnavalesco" dos anos 20.......outro que foi "carnavalesco" do eu sozinho!!!!!!!!!!!!!! Sem mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Avatar
    18/01/2010 09:49:45Celso Mendonça JuniorMembro SRZD desde 25/10/2009

    Parabéns Ilha. Um ensaio muito bom.

  • Avatar
    18/01/2010 09:16:48DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Valeu. Chegou a Ilha, pra ficar.

  • Avatar
    18/01/2010 08:01:41Anna Paula RenaultMembro SRZD desde 18/01/2010

    Só elogios a minha União da Ilha! Realmente foi um show! Parabéns para a Escola que levantou a Sapucaí e que foi responsável pela maioria do público presente. Quanto aos comentários sobre a bateria, só lamento, a nossa BATERIA "arrebenta". Agradeço também a garra dos componentes da Ala Melodia, vocês são D+!!! Isso é COMUNIDADE.

Comentar