SRZD


18/01/2010 13h55

'Popozudas' e 'Glamurosas' no último carro da Estação Primeira de Mangueira
Ramiro Costa

Foto: Arquivo pessoalHá um ano era tenso o clima do barracão da Mangueira. Cronograma atrasado, projetos sendo modificados e o coração verde e rosa do mangueirense desolado. Hoje, o ambiente é bem diferente: mais de metade dos carros em decoração e alguns já recebendo os retoques finais. É o que garante o carnavalesco da escola Jaime Cezário que ao lado de Jorge Caribé desenvolvem o enredo "Mangueira é música do Brasil". Diferentemente de outras agremiações do Grupo Especial, não houve visita ao barracão da equipe do SRZD-Carnavalesco, pois a escola não permite a entrada da imprensa nas suas dependências na Cidade do Samba. Por conta disso, a conversa com Jaime Cezário foi na praça de alimentação na própria Cidade do Samba, a poucos metros do barracão da Mangueira, sem a presença de Jorge Caribé, que não pôde comparecer ao encontro.

- Eu e o Caribé gostaríamos de terminar esse carnaval na quarta-feira da semana que antecede o desfile. Fizemos um esforço pegando um carnaval no meio de setembro, partindo do nada, e você em dezembro tinha todas as fantasias reproduzidas e os carros desenhados. - conta Jaime Cezário, contratado pela escola após a demissão de Márcia Laje. Ele também não esconde a alegria de assinar um carnaval pela verde e rosa - Você passa a entender Mangueira, quando você convive com um mangueirense roxo. Eles são apaixonados, os olhos brilham. Quando eles gostam, eles choram. É uma coisa que me emociona.

Carnavalesco explica como será abertura do desfile:

Para abrir o desfile da verde e rosa, o abre-alas, de 65 metros e que ainda vai contar com oito quadripés, será uma síntese do próprio enredo e uma homenagem à música "Sempre Mangueira", de Nelson Cavaquinho e Geraldo Queiroz. Os famosos versos "nossos barracos são castelos" inspiraram a dupla de carnavalescos a criar a alegoria, que representará o morro. Ainda neste carro, estará a mãe do presidente da Mangueira, Ivo Meirelles. Nanana é considerada a primeira rainha de bateria de uma escola de samba, quando desfilou à frente dos ritmistas em 1972. Antes do abre-alas, a comissão de frente comandado pelo também estreante em Mangueira, Jaime Arôxa, promete "emocionar", segundo o carnavalesco Jaime Cezário.

- Vai retratar tudo aquilo que a escola vai fazer. É uma grande síntese do nosso desfile. Mangueira vai fazer um grande show da MPB. A comissão de frente então vai traduzir na sua coreografia algo que o público faça entender logo o enredo e se emocionar.

Após a abertura, a escola pretende realizar uma grande viagem pelos gêneros musicais. O segundo carro traz dois imensos violões nas laterais para recordar o som produzido por João Gilberto, Tom Jobim, e Vinícius de Moraes, a Bossa Nova. Já terceiro carro, conforme o SRZD-Carnavalesco adiantou, será um calhambeque para lembrar a Jovem Guarda. Nesse setor, não faltarão homenagens a Roberto e Erasmo Carlos e Celly Campello. No 4° setor, é a vez dos militares assumirem o poder do Brasil e artistas começam a passar pela avaliação dos censores para terem suas músicas liberadas. Na alegoria que representa os "anos de chumbo", uma fantasia vai lembrar um presidiário preso por uma grilhão, como se fosse um compositor censurado. Uma caveira também já toma forma na Cidade do Samba para recordar o período sombrio que o país viveu. Os dois próximos setores vão exaltar os grandes festivais e o rock nacional, com uma grande homenagem ao cantor Raul Seixas.

- É exatamente quando a música brasileira passa a ser conhecida como música popular brasileira. Nós vamos até 1980, quando teve o último festival. Vamos lembrar os Secos e Molhados, Novos Bahianos, a Tropicália - conta Cezário sobre o setor "Mangueira canta a música popular brasileira". Na alegoria que representa este setor, uma roda gigante vai lembrar a famosa música "Domingo no Parque", de Gilberto Gil.

Carnavalesco explica o enredo da Mangueira:

Baião, Toada, Frevo e Música Sertaneja também não poderiam ser esquecidos. O som dos quatro cantos do país estará no sétimo setor da escola. Para encerrar, a escola dará a voz ao gueto e a música produzida pelas comunidades carentes. O funk, gênero que cresceu nas favelas cariocas, ganha vez na oitava e última alegoria. Um "baile" mangueirense será composto por "Popozudas" e "Glamurosas", nomes das fantasias que estarão neste carro.

- É a Mangueira levando a bandeira do gueto - finaliza Cezário.

Organograma

1° Setor: Mangueira é música do Brasil

2° Setor: Bossa Nova

3° Setor: Jovem Guarda

4° Setor: Canções de Protesto e Censura

5° Setor: Mangueira canta a música popular brasileira

6° Setor: Rock Brasil mostra sua cara!

7° Setor: O canto de todos os cantos

8° Setor: Mangueira levanta a bandeira do gueto


Comentários
  • Avatar
    20/01/2010 21:15:37Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Caro RJ, Aproveito para fazer algumas críticas à concepção do enredo. O atual carnavalesco enquanto comentarista criticou a vastidão do enredo, no entanto, tal coisa deveria ser vista tão somente como um desafio a ser vencido pela carnavalesca da época e nada mais. Ao cortar o enredo e contà-lo (lembremo-nos que os sambistas mangueirenses estarão na avenida) a partir da Bossa-nova confesso o meu desapontamento. Há toda uma história do samba que deveria ser cargo chefe. Há Noel Rosa, Geraldo Pereira, o pessoal da Portela, as ciatas, os bambas do Salgueiro (que Ivo afirmou que teria uma homenagem e tanta via escolas de samba que homenagearam Mangueira)...isto sem falar nos ritmos precedentes já extintos que poderiam ser apenas mencionados enquanto ritmo e nada mais. Max Lopes - (embora não tenha eu idolatria por Carnavalesco algum: SÃ?O TODOS artistas plásticos sem importãncia- tirando J. 30) faria isto com exatidão. Pois bem, optaram por reduzir e isto não chega a ser um erro, não prejudica o quesito enredo, trata-se de uma escolha; mas em minha visão empobreceu o enredo sim. DE repente ao ver o trabalho na avenida passo a ter a opiniâo que não só não foi um erro, mas o melhor a ser feito. OBS: Ã? IMPOSSÍVEL GERALDO PEREIRA NÃ?O ESTAR ENTRE OS GRANDES BAMBAS DE MANGUEIRA NO PRIMEIRO SETOR E OCUPANDO LUGAR DE DESTAQUE , SENDO A PONTE PARA SE PASSAR PARA A BOSSA-NOVA. NISTO OS CARNAVALESCOS FORAM PERFEITOS!!!

  • Avatar
    20/01/2010 11:29:36Everton AndradeMembro SRZD desde 26/10/2009

    todo ano a mangueira faz carnaval pra si propia sera que esse ano vai ser a cara do brasil mesmo ou será tudo verde e rosa como sempre.:

  • Avatar
    20/01/2010 11:08:57Walter NogueiraMembro SRZD desde 25/07/2009

    Seria exigir demais desse Carnavalesco a presença de Geraldo Pereira nesse enredo ?

  • Avatar
    19/01/2010 20:33:51Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    A Informação que tenho é que Mangueira não deixará Geraldo Pereira passar em branco. Será um dos destques no setor grandes sambistas dE Mangueira e na Bossa nova também. Presença OBRIGATÃ?RIA!!!!

  • Avatar
    19/01/2010 20:22:12Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    A EVOLUÃ?Ã?O DA LIBERDADE VAI PASSAR, RARA COMO FLOR NA PEDRA, FARTA FEITO TRIGO AO VENTO... CUIDADO QUE A MANGUEIRA VEM AÍ!!!

  • Avatar
    19/01/2010 15:16:07Celso Raymondh JúniorMembro SRZD desde 06/11/2009

    Como bom Mangueirense que sou, e apenas 26 anos de idade, cheguei a me emocionar qd visitei na semana passada o barracao da escola, pq depois de muito tempo eu vejo nossa Mangueira com cara de Mangueira!!! Será um grande desfile, de muita emoção!!! Parabéns Nação Mangueirense, esse trabalho é todo nosso... Afinal de contas esta torcida merece voltar a sorrir!!!

  • Avatar
    19/01/2010 12:09:08Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Só um lembrete para os meus fãs aqui do site: Vulva estará com sua barraca de cachorro quente ao lado do Teatro Municipal no sábado de Carnaval, em pleno Bola Preta na Cinelândia. Quem quiser saborear um delicioso CQDB (cachorro quente do bom) é só aparecer por lá e procurar pela barraca da Vulva Pavuna. Bjs, carinhosos a todos e obrigado.

  • Avatar
    19/01/2010 11:12:25ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Acho que a Mangueira fará um bom desfile, não sei se disputará títulos ou se vem apenas para passar. Mas o samba para mim é um dos melhores (apesar de não ser o cotado para ganhar a disputa), e fora isso, não vemos (a não ser que esteja bem abafado) problemas financeiros graves como acontecido no último carnaval. A mistura de estilos parece que será muito interessante e é totalmente válido falaar de funk, gostem ou não é o rítmo do momento. Como a Valeska da Gaiola vem na PP, me chamaram para substituí-la mas declinei do convite pois ela é única. Portanto, Boa sorte Mangueira! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    19/01/2010 11:06:13MsEdisinhoMembro SRZD desde 06/01/2010

    Eu desejo à Mangueira toda a sorte do mundo. Não sou mangueirense mas admiro esta escola desde criança. Aliás, admiro todas elas, sorte para todas, sem exceção.

  • Avatar
    19/01/2010 11:06:06Baby da Glória está de volta!Membro SRZD desde 11/01/2010

    Cartola, D. Zica, D. Neuma, Carlos Cachaça estão se revirando no túmulo!

  • Avatar
    19/01/2010 10:29:19Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Do samba pro Funk! Tá faltando pouco pra música eletrônica invadir o carnaval! Daqui a pouco teremos a ala das baianas iguais à umas loucas, rodopiando sem parar num ritmo desenfreado e alucinante, ! Isso sem falar dos passistas tremendo e balançando o corpo de forma robotizada e, prá completar, a bateria, que ao invés do tradicional BUM BUM PATICUMBUM PRUGURUNDUM, vai dar lugar ao bate estaca techno! Isso é carnaval? Pelo amor de Deus!!! Samba é samba, carnaval é carnaval, funk é funk, e, música eletrônica idem!!! Ou seja, CADA UM NO SEU QUADRADO!!!!!! POPOZUDAS E GLAMOUROSAS PRO ESCAMBAU!!!!!

  • Avatar
    19/01/2010 08:40:58Ivo AleixoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Só falta agora chamar o MC Creu para cantar o samba na Avenida!

  • Avatar
    19/01/2010 01:45:02Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    O ENREDO Ã? mANGUEIRA Ã? MÃ?SICA DO bRASIL E NÃ?O "O SÃ?CULO DO SAMBA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ENTENDEU? OU QUER QUE EU DESENHA? Tô brincando!!! rsrsrsr Teria que ter um setor para samba canção, outro para pagode, outro para partido alto... Alô, Ivo Meireles: Proposta de enredo para 2011: Titulo: Mangueira, Berço da Bossa Nova!!! desde Geraldo Pereira - compositor do morro de Mangueira e pai da bossa nova, segundo JoãoGislberto e Jobim e estudiosos em geral- até á bossa-nova atual! Riquíssimo enredo!!!

  • Avatar
    19/01/2010 00:50:00Sérgio Rodrigues - SCMembro SRZD desde 06/12/2009

    Os "sambas de enredo" merecia um setor no enredo. Afinal, "sambas de enredo" também não é música?

  • Avatar
    18/01/2010 23:46:02Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Vcs tem a mente onde se prevalesse o "OU"; jamais o "E". Isto é indício certo de IMATURIDADE. O que existe de fato é o samba e o funk, bem como o samba e a bossa nova, o samba e o ie-ie-ie, o samba e o baião...jamais o samba ou a bossa nova, o samba OU o ie-ie-ie, o Samba OU o forró, o samba OU o baião, o samba OU o Funk. Mangueira é reduto do samba e até gente muito bacana ($$$$$), que só escolhe coisas de primeira, vai sambar por lá... Não só Mangueira samba como faz o mundo sambar...Ã? o que mangueira tem de melhor. Mangueira ter jeito? Meu caro...nunca teve!!! Osso duro de doer!!! Ã? por isto que os intelectuais "malditos" deste país (NA VERDADE Ã?NICOS) são apixonados por ela e entre todas a escolhem a dedo!!!...junto com o povão que sabe das coisas!!! Chegou a Mangueira chegou!!! E a desordem geral, aquela desordem de não se dar jeito, a tomar conta das arquibancadas feito coisa treinada a anos pelo mestre Laíla!!! ...mas posso te contar um segredo: não é ensaiado não, é exponTãneo mesmo!!! Fala Mangueira, fala!!!

Comentar