SRZD


25/01/2010 17h22

Portela aposta num visual de 'luxo, mas com um design diferente' para 2010
Ramiro Costa

Foto: Ramiro CostaA Portela foi uma das escolas que mais passou por mudanças nos últimos anos. Desde a chegada do presidente Nilo Figueiredo em 2005, a Majestade do Samba começou a adotar enredos "politicamente corretos", fazendo com que muitos portelenses questionassem o caminho que a Águia altaneira vem tomando. A direção da escola tem o respaldo de ter obtido bons resultados nos últimos anos e recolocado a agremiação de volta ao Desfile das Campeãs. Dessa forma, para 2010, a Portela segue com o ditado que diz "time que está ganhando não se mexe" e mantém a linha de enredos "chapa branca". Com o tema da inclusão digital e recebendo um "gordo" patrocínio de uma fabricante de computadores, a escola contratou dois carnavalescos estreantes no Grupo Especial: Amauri Santos e Alex de Oliveira.

Carnavalesco da Portela explica o enredo para 2010

Eles receberam o SRZD-Carnavalesco no barracão da escola, na Cidade do Samba, e contaram um pouco sobre o desfile. Com o título "Derrubando fronteiras, conquistando liberdade ... Rio de Paz em Estado de Graça!", a dupla aposta num "visual de luxo, mas com um design diferente". Eles também comentaram sobre as críticas que sofreram com a sinopse, na qual um professor travava um diálogo com um aluno usando uma linguagem parecida com que os jovens usam em programas de mensagem instantânea.

- Acho que a crítica se deu principalmente por se tratar de uma novidade. Tem a ideia de tentar fugir um pouco do convencional - conta Amauri Santos, que também "bate ponto" no barracão da União do Parque Curicica.

Na divisão dos trabalhos, Amauri Santos fica o maior tempo no primeiro andar, onde são montados os carros alegóricos, enquanto Alex fica na parte de cima, cuidando mais da composição e do ateliê. Mas o processo de produção dos figurinos e alegorias teve a participação dos dois. Para a abertura do desfile, a comissão de frente representará o "Wireless na Folia". Depois um tripé simulará uma espécie de 'link' com a primeira alegoria, a tradicional Águia da Portela.

No segundo setor (Apartheid Digital), a escola mostrará os grupos excluídos do mundo digital: mendigos, índios e presidiários. A grande virada do enredo começa após a segunda alegoria, quando os carnavalescos começam a mostrar os benefícios das tecnologias. A Portela começa a "seguir os passos da evolução" e exibirá alas como o "Código Binário", o roteador, "Bluetooth" e a sua bateria que irá vestida de Megabites, conforme o SRZD-Carnavalesco adiantou.

Carnavalesco da Portela conta como será a águia da Portela:

A medicina tecnológica ganha o espaço no quinto setor, com fantasias de tomografia, implante de próteses e nanotecnologia. De acordo com os carnavalescos, a educação, a medicina e, por último, a liberdade permitem que o homem chegue à inclusão social, penúltimo setor da escola. Para encerrar o desfile portelense, a escola celebrará a paz.

- A paz é conquistada quando você começa a melhorar a vida das comunidades carentes, através da inclusão digital - explica o carnavalesco Alex de Oliveira.
Perguntados sobre o andamento dos trabalhos no barracão, a dupla diz que o ritmo acelerou há poucos dias. Nos últimos anos, a escola tem assustado seus torcedores, terminando seus carros alegóricos poucos dias antes do desfile oficial. O trabalho do barracão também não começa cedo. Em novembro, quando a maioria das agremiações já iniciou pelo menos o trabalho de ferragem, a Portela estava com seu barracão parado. Pelo visto em 2010, não será diferente. 

- A gente tem que se adaptar. Não se ganha carnaval só com excelentes carros alegóricos. No Carnaval de 2008, a Vila teve o melhor conjunto de alegorias e a escola não voltou. Temos que saber a equação disso. Mas acho que o "Milagre Portelense" é muito por conta da equipe de barracão que nós confiamos e no final tudo acaba dando certo - conta Amauri Santos, que já trabalhou no barracão da escola em outros anos. 


Comentários
  • Avatar
    30/01/2010 22:48:52Japa da PortelaMembro SRZD desde 30/01/2010

    EU AMO MINHA PORTELA!!! MAS NÃ?O PODEMOS MAIS FAZER CARNAVAL PARA DESFILAR NO SABADO DAS CAMPEÃ?S. TEMOS QUE FAZER CARNAVAL PARA SER CAMPEÃ?! TODA VEZ QUE TEM DIRETOR FALANDO NO MICROFONE, MENCIONA QUE QUER VOLTAR PARA O SABADO DAS CAMPEÃ?S. PORTELA VAMOS PARAR COM ISSO. VOCÃ? Ã? MINHA VIDA. PORTELA NELES...

  • Avatar
    30/01/2010 16:10:40RodrigoMembro SRZD desde 14/09/2009

    Ã? inegável que a PORTELA vem enfrentando alguns atrasos, como nos anos anteriores, mas podemos ter certeza de que, como no ano passado, apesar dos at5rasos nossa escola estará deslumbrante na avenida e irá sim brigar pelo título do carnaval, como é de costume. Não poderia ainda deixar de lamentar que às vezes as discussões descambem para agressões verbais, esquecendo-se, os agressores, que não importa qual é a sua escola do coração, o que deve prevalecer é a beleza e a alegria do carnaval do Rio de Janeiro que, tenho certweza, todos os que postam seus comentários amam. Abraços a todos

  • Avatar
    30/01/2010 15:56:52Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    estabelecido não vai virar pássaro, já que está claro que a idéia é a de se retratar um peixe. Assim, eu posso, tranquilamente dizer que a sua escola virá, mais uma vez, com alegorias e adereços aquém da grande maioria. O que eu não posso afirmar é se a mesma se dará bem ou mal. E isso, eu tenho certeza que eu não fiz. Apenas considerei suas possibilidades e, para mim, considerando enredo, samba, carnavalesco, estrutura profissional, alegorias e adereços, a Portela não briga pelo título. Se estou certo, ou se estou errado, é outra história. Porém, IMBECIL, é o senhor seu pai que cometeu a idiotice de fazer um merda igual a você.

  • Avatar
    30/01/2010 15:55:58Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    RESPOSTA AO FABIANO DE VILA FORTE - Ã? que Narciso acha feio o que não é espelhoâ??, já canta,em verso e prosa,o grande Caetano Veloso e ele, com toda a sua inteligência, sabe bem o que diz. Fabinha (BINHA mesmo, pois esse fake de macho e de rapaz rico nada mais é que uma bicha enrustida, fazendo tipo de pegador e riquinho. Já repararam como esse idiota faz questão de dizer que é da Zona Sul, que estudou nas melhores escolas, que isso é mais aquilo? Chega a ser patético os seus textos recheados de â??poseâ?? (só pose!). Meu camarada, o imbecil aqui é você e isso fica bem nítido após ler-se suas postagens nas quais você destila, em demasia, toda a sua hipocrisia, o seu preconceito, bem como, sua falta de humanidade. Idiota, eu fiz comentários sobre a escola para a qual você dedica sua paixão e, lamento muito se os meus comentários não se coadunam com sua mentalidade tacanha. Mas, é fato que a Portela está mal das pernas em enredo, em samba ( o pior de todos!), em carnavalesco, em alegorias e adereços. Goste você, ou, não, essa é a realidade. Se a escola vai se sair bem em seu desfile é outra história. Porém, o que se vê no barracão (e essa não é só uma opinião minha) é um trabalho pífio, aquém do padrão que essa agremiação merece - por sua história, sua tradição, seu nível -, está. Sinto muito se você da ataque de pelanca, menina! Azar o seu! Arranque os cílios, boneca. Eu só darei gargalhadas de seu ataque de TPM e nada mais. Eu não preciso ver a escola pronta pra dizer se a mesma estará bela ou não. O que eu vi ali é suficiente pra saber que padrão estético estará desfilando, basta considerar o que já está em fase final de acabamento e o que, mesmo na madeira e ferragem já está montado. Algo, cujo formato é quadrado, não se tornará redondo por mais enfeites que se coloque. Algo que tem 5 metros não chegará a 10 por mais penduricalhos lhe acrescentem. Algo que tem o formato de peixe já totalmente est

  • Avatar
    30/01/2010 12:21:46Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Júlio San, humildemente, reconheço que você está certíssimo. Abraços! Saudações Portelenses!!

  • Avatar
    30/01/2010 12:03:47julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Seja mais atento e cauteloso Fabiano, essa troca de farpas não leva ninguém a nada. Por mais que aqui seja um espaço virtual de comunicação fica o registro daquilo que expressamos.

  • Avatar
    30/01/2010 11:57:20Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    E o que é pior: Injustamente, mais uma vez, escrevi asneiras sobre a Imperatriz e depois disso, descobri que o imbecil torce pela Beija-Flor, escola que tenho grande apreço. Por isso, mais desculpas à Imperatriz e à nação leopoldinense. Sem mais, saudações portelenses!!

  • Avatar
    30/01/2010 11:29:58julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Com todo o respeito que a grande Portela merece e pedindo licença aos portelenses, pois diferentemente do discurso hipócrita do Fabiano não digo que amo todas mas procuro sempre respeitá-las, deixo essa vai pra você refletir: Sei, eu sei! Que é preciso cultivá-la, oh flor! Que é preciso sempre amar você! E sempre falar de amor! La laialaia, laialaia. Não sabe o quer feliz! La laialaia, laialaia. Não sabe o que é Imperatriz. E para terminar Fabiano quanto ao Amaury Limeira acredito eu que ele não tem razão alguma em temer nenhuma outra escola, pois a dele só não é campeã quando perde pra ela mesma e você até já declarou ter simpatia por ela. Porém vindo de você, que não é lá muito confiável, haja visto que pode mudar o que pensa na próxima linha, de repente você também vai descer o cacete nela logo logo. Faltar com respeito é com você mesmo lembra como já se referiu à Vila? "Aquela escolinha do Morro dos Macacos" e por aí vai. Bom ensaio técnico a todos os portelenses sem exceção.

  • Avatar
    29/01/2010 23:56:47Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    Aí, Portelenses... Perdoem-me a sinceridade, mas, estive na Cidade do Samba hoje e, lamentavelmente, o que eu vi no barracão dessa escola não foi nada auspicioso! Arebaba! Aliás, Portela, Porto da Pedra e Viradouro, no tocante a alegorias, estão infinitamente abaixo das demais. Na Portela, então!, as alegorias são de um amadorismo e mal gosto de dar dó. Na boa, gente... Não é provocação, não! Realmente as alegorias que estão sendo construídas naquele barracão são muito ruins! Além de nada criativas (tudo quadradão), os acabamentos são de escola do terceiro grupo e, tudo, absolutamente tudo naquele barracão, ainda muito atrasado. Enquanto as demais já estão com 5, 6 carros prontos, na Porto e na Portela, bem como na Vitadouro, vários carros ainda estão só no ferro! O enredo é ruim. Um dos piores! O samba é de lascar de tão medíocre! As alegorias, pelo menos as que estão sendo montadas ali... Bem, como diz a filósofa Copélia: â??Melhor não comentar!â?. Grata surpresa é o barracão da Imperatriz (magnífico!) e o da Mocidade (coisas muito belas virão de Padre Miguel!).

  • Avatar
    29/01/2010 19:17:18Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Olá, Vulva! Você já está me desejando bom final de semana? Você não vai ao ensaio da Portela no sábado? Responda-me. Abraços! Saudações Portelenses!!

  • Avatar
    29/01/2010 17:17:13jefferson pimenta de limaMembro SRZD desde 28/07/2009

    Com certeza o samba da Portela teria que ser do Serginho Procópio. Mas parece que esse samba vai funcionar na avenida. Pelo menos foi assim no primeiro ensaio. FORÃ?A PORTELA.....

  • Avatar
    29/01/2010 16:12:48Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Oi Fabiano, entrei aqui só prá te desejar um bom ensaio pela Portela. Vai com tudo, tá? Bjs da Vulva e bom fim de semana querido.

  • Avatar
    29/01/2010 13:50:31leonardoMembro SRZD desde 29/01/2010

    Bom dia todos! Algeum pode me informar se a reportagem msotrada hoje no Bom Dia Rio, em que apareceu algumas fantasias é relamente é deste ano. Abraço a todos os Portelenses AVANTE PARA A VITÃ?RIA!!!

  • Avatar
    29/01/2010 13:36:51tiagoMembro SRZD desde 05/08/2009

    Oi Galera! Eu concordo com o fabiano, o samba da Portela vai funcionar muito bem na avenida,vale lembrar que samba na Avenida e completamente diferente do que a gente escuta em casa. Espero que a Portela de um show assim como espero que o meu Salgueiro levante a avenida Abraços aos Salgueirenses

  • Avatar
    29/01/2010 12:16:15Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Miro Araújo, o samba-enredo da Portela não é nenhuma obra-prima, haja vista que a única obra-prima deste ano, na minha análise, é o samba da Mangueira. Entretanto, ninguém pode negar que o samba da Portela é funcional (vide ensaio de 9 de janeiro na Sapucaí), o que é bom para a escola. Amanhã (30 de jan.) a Portela realizará o seu segundo ensaio técnico na Sapucaí. Passe por lá e poderá prestar atenção no que estou lhe dizendo. Estarei lá, firme e forte! Quanto à Grande-Rio, o samba é bom, o enredo também e a escola é MA-RA-VI-LHO-SA, além de muito simpática. Boa sorte a todas as escolas de samba! O carnaval está chegando! Saudações Portelenses!!

Comentar