SRZD


02/02/2010 08h08

Passarela da Cidade do Samba é alvo de reclamação das escolas de samba
Isaac Ismar

A passarela da Cidade do Samba costuma receber um grande número de visitantes nas semanas que antecedem o carnaval. E este ano não tem sido diferente. Pessoas que gostam de carnaval e turistas sobem as escadas e passeiam pela passarela que dá acesso aos barracões para conferir de perto como está o andamento dos trabalhos.

Porém, esses visitantes não são bem-vindos na maioria dos barracões. Para revolta dos carnavalescos, que tentam fazer mistério em torno de algumas surpresas, o fato da passarela ter entrada livre é prejudicial para o espetáculo, pois tira o mistério de alguns detalhes que as agremiações estão preparando, já que muitas fotos das alegorias em construção são postadas em fóruns de sites e páginas de relacionamento, como o Orkut.

Na Mangueira há um segurança que impede os visitantes de fotografar lá de cima o interior do barracão. Existe uma placa em que pode ser ler: "Proibido fumar e fotografar", tanto em português, como em inglês e espanhol. No entanto, a vista é liberada. No Salgueiro não há proibição, mas o carnavalesco Renato Lage é contra a passarela da Cidade do Samba.

- Todo mundo vê o barracão dessa passarela. Como é que tem gente que não faz nada o dia inteiro? Fica olhando o trabalho um tempão... Fica acompanhando. Dá vontade de chamar para ajudar e oferecer um suco de laranja. Eu sou contra essa passarela, porque isso não é para turista. O turismo que é feito ali é de pessoas que trabalham em outros barracões. Quando eu vou até à praça de alimentação, não me interessa olhar o que o outro está fazendo. Nunca subi na passarela da Cidade do Samba. Ela contribui para que o carnaval perca todo o segredo - lamentou Renato Lage.


Comentários
  • Avatar
    04/02/2010 20:08:45Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Clovis, A Tijuca é maravilhosa, mas não se fez reduto de sambistas inesquecíveis. Os títulos definitivamente não são os que fazem Mangueira ser Mangueira e sim Cartola (e seus ideais), Nelson Cavaquinho (e seu ideais), Carlos Cachaça (e seus ideais), D. Neuma, D. Zica, Nelson Sargento, Geraldo Pereira... Bem como o fato dela ser uma favela subversiva que enfrentou canhões com flores, o fato dela ser escola de samba de sambistas (sem dono), o fato dela ser o maior reduto de bambas do Brasil, o fato dela ser a primeira Escola de Samba de Favela, a primeira Favela a produzir samba (deixa-falar era escola de ASfalto), a primeira a por o samba nos jornais, a dar o que falar, aquela que causou polêmica entre os que odiavam pobres, pretos e favelas e levantou um grupo de intelectuais que foi ao seu encontro, a primeira a ter suas músicas gravadas por cantores e jovens da classe media - ex: Noel Rosa que vivia em Mangueira, aquela que fez a cidade cantar, e apostou tão somente todas as suas fichas no samba. Portela, por exemplo, investiu em fantasias, enredo, carros alegóricos, luxo...era tão pomposa que o povo dizia "Nossa, a Portela ano que vem será Rancho", porque no Rancho já havia todas estas coisas. (GRANDE INOVAÃ?Ã?O!!!) Assim, como a Vila Isabel, que enquanto reduto do samba sempre foi considerada bambambam, um reduto de sambistas da maior importância histórica que fez com que o samba se tornasse SÃ?MBOLO DE IDENTIDADE NACIONAL!!!... Nota-se que estou falando antes de tudo de reduto, depois escola de samba e ainda depois de desfile de escola de samba...são três coisas interligadas mas muito diferentes!!!

  • Avatar
    04/02/2010 11:02:35Luiz RangelMembro SRZD desde 13/04/2009

    Alguem falou em visitar a CDS como turista e não poder fotografar. Exatamente isso, estah perfeita a análise. O q fazem com a grana paga pelos visitantes? Não eh o mesmo destino da grana paga no Cristo, ou no Pão de Açucar, ou seja a manutenção do local. E mais uma coisa, isso eh coisa de carnavalesco q estah querendo ser mais importante q o resto da banda. Vamos fazer o seguinte, ano q vem nenhum compositor disponibiliza seu samba pra jogo na internet, ou qq outro veículo. Vamos manter segredo em tudo, ateh nos sambas. Afinal de contas o compositor pode sofrer críticas e o carnavalesco não? Viva o carnaval carioca.

  • Avatar
    04/02/2010 09:32:38DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Concordo. Acho que algumas coisas não devem ser reveladas antes do desfile.

  • Avatar
    03/02/2010 23:34:25ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Darlan, seu cometário é deverasmente muito preciso e bem lúcido, porém, existe uma ressalva no final quando vc fala que existem escolas que nasceram para conquistar títulos e outras para entrar para a história do país. Pergunto a vc, se a Mangueira não tivesse a quantidade de títulos vc acha que ela entraria para a história do país? A Tijuca é tão antiga quanto a Mangueira e todas as vezes que falam nas tradicionais do carnaval, esquecem a pobrezinha, porque será? Creio que a esquecem porque ela só tem 1 título conquistado a eras passadas igual a Estácio que também tem uma história tão antiga quanto. Acho que todas as escolas nasceram para entrar para a história do país, o problema é a forma de como elas batem na porta da História para fazer a sua entrada. A DEUSA DA PASSARELA escolheu o caminho da conquista de títulos, se ela está errada ou não, só o tempo irá dizer.

  • Avatar
    03/02/2010 22:50:17Carlos AndréMembro SRZD desde 10/11/2009

    Tanta papagaiada por nada... Os ingressos são caros e a culpa é de quem não tem dinheiro? Só faltava essa... Os ensaios técnicos e de rua e os barracões na Cidade do Samba são algumas das raras oportunidades dos torcedores, em sua maioria pobres, terem maior contato com as suas escolas e com as co-irmãs. Acho absurdo quando algumas pessoas defendem a cobrança nos ensaios técnicos. E tão absurdo quanto é esse "segredo" em torno dos barracões. Quem vai à CDS paga entrada, logo tem o direito de ver e fotografar. Quem quer manter segredo sai da CDS e paga aluguel em algum lugar particular...

  • Avatar
    03/02/2010 20:59:17Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    CLOVIS, Não disse eu nada contrário que você disse. Esta beleza é tão somente do coração mangueirense que é um estado de espírito que vislumbra o que não se pode tocar. Daí a possibilidade de um jurado a achar tenebrosa e o público Mangueirense que é uma imensidão reagir de forma tão eufórica que deixa os não- mangueirenses e seus opositores com pontos de interrogações na cabeça, com a famosa pergunta quase secular: O QUE QUE A MANGUEIRA TEM QUE AS OUTRAS NÃ?O TEM!!! Concordo contigo em relação a tudo que disse sobre títulos, mas não seria MANGUEIRA uma prova viva de que estes não são as coisas mais importantes a serem conquistadas? Não que não gostamos de ser campeões. Mas há algo muito mais do que nº de Títulos que faz "MANGUEIRA ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR". Versos de um Portelense ilustre que compôs esta letra em época que a GLORIOSA PORTELA TINHA quase o dobro de títulos que tinha a Verde-Rosa. QUEREMOS TÃ?TULO? QUEREMOS!!! Mas desde que este seja consequência de coisas mais importante que ele. Caso contrário: Ã? algo sem projeção para as gerações que estão por vir!!! O que é o título do Bloco REINO DAS PEDRAS EM 1893 para a nossa geração? Nada. Pois é, ganhava todas!!! Ã?Ã?Ã?...Que maravilha, dirá você!!!(???), mas E O Blco Rosas De OURO, te diz alguma coisa? Ganhou bem menos que o da PEdras, coitado!!! rsrsrsr. E um Outro Bloco que nunca ganhou merda nenhuma DENOMINADO "bloco dos ARANGUEIROS". CERTAMENTE PARA AS NOSSA GERAÃ?Ã?OES não tem importancia alguma , o raio do bloco numa ganhou NADA!!! cONCORDA? Pois é, há escolas que nasceram para ganhar títulos, como a Beija-Flor e Há ESCOLAS QUE NASCERAM PARA ENTRAR PARA A HISTÃ?RIA DO PAÃ?S, e ESTA Ã? A MANGUEIRA!!! Um 11º lugar em 2010 não mudaria em nada o que de fato Mangueira representa na história e o lugar que ocupará na cultura das gerações futuras deste país!!! VIVA MANGUEIRA!!!

  • Avatar
    03/02/2010 12:35:14Pedro Matias GomesMembro SRZD desde 15/09/2009

    Não tinha uma foto mais antiga não essa e de 2004 rsrsrs mais um pouco colocavam o matagal que era esse local Alô SRZD!!!!

  • Avatar
    03/02/2010 09:46:40ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Darlan, acredito que a Mangueira tenha essa aura que vc fala até mesmo por força da sua tradição que tem de ser respeitada. Mas eu não posso me ater a tradição ou modernidade, eu sou mais factual e infelizmente ou felizmente frio nesse caso: independentemente de ela estar linda ou não (segundo alguns) ao meu ver, no dia que lá eu fui, de muito pouco gostei, falo isso da parte plástica, não julgo aqui a essencia da escola. Será que essa beleza que vc falou no início passará para os olhos dos jurados no dia? Veremos. Com o carnaval cada vez mais competitivo, esssa 'beleza' quase que espiritual que vc fala, não entra no processo de julgamento e sim a beleza que podemos 'tocar' e ver com os olhos da carne e é pelos olhos da carne que eu fiz tal julgamento. Espero que vc tenha me entendido.

  • Avatar
    03/02/2010 03:50:03Elidio JuniorMembro SRZD desde 03/02/2010

    PALHAÃ?ADA! Todos os desfilantes que passam pela cidade do samba acabam vendo os barracões...e fotografam!... Se eu fosse turista...exigiria meu direito de fotografar...é a mesma coisa que ir ao Cristo edentor e ser impedido de fotografar...se foi feito com o intúito turístico...aceite tal condição e pare de frescuras!...se segredo ganhasse carnaval, o título da Tijuca seria certíssimo esse ano!...rsrsrs

  • Avatar
    02/02/2010 21:38:58Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Clovis, há uma beleza que os olhos não conseguem perceber, as mãos não ousam tocar, os pés recusam pisar... Tal beleza talves possa somente existir em nossos corações e não naquilo que os sentidos alcançam de fato. POde estar tudo desabando, caindo...MANGUEIRA TEM UMA AURA que por si só se impõe. Quem diz isto é o seu atual carnavalesco que afirma que em MANGUEIRA ele aprendeu uma coisa que até então ele não sabia: que a beleza e perfeição das alegorias e adereços não SIGNIFICAM NADA. Ele sabia que tudo estava decadente (foi ele o principal idealizador!!!). Que tudo era material de Terceira. Que tudo estava despencando. Foi para casa chorar e se preparar para a sua defesa dias seguintes e recebe um telefonema de sua Irmão, me parece, e esta lhe diz: MANGUEIRA ESTÁ LINDA E ARREBATADORA!!! Gostaria eu de perguntar ao Louzada se tal confirmação de tamanho aprendizagem se passou ou repetiu em outra escola. Quer saber: TENHO CERTEZA QUE SE ELE FOR SINCERO, ELE RESPONDERÁ QUE NÃ?O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ã? PECULIARIDADE DE MANGUEIRA...E olha que ele é Portelense doente - a Portela para ele é a escola mais importante entre todas , foi carnavalesco dela e hoje está na gloriosa BEIJA. Esta lição só ocorre em MANGUEIRA porque só MANGUEIRA Ã? CAPAZ DE GANHAR CARNAVAL, nas outras escolas quem consegue o título é o CARNAVALESCO!!! Pelo menos é o que se pode concluir até pelo comportamento de seus torcedores que dão tanta importância àquilo que em MANGUEIRA Não tem!!!

  • Avatar
    02/02/2010 21:22:36ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Será que o Renato vai fazer que nem o FHC quando falou que os aposentados seriam todos um bando de vagabundos? Acho que ele na Mocidade já foi muito mais humilde. Mas ele pode..é o atual campeão!!! Sexta-feira quero ver essa beleza toda que o Darlan está falando da Mangueira, estou curioso. No início do ano vi coisas que muito não me agradaram, mas com falei na época, ainda era cedo para opinar, agora no final da semana, não tem mais como falar que é cedo. Boa sorte a escola!

  • Avatar
    02/02/2010 21:15:30Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Acho um tiro no pé mesmo!!! A proibição teria que ser total. Corta a expectativa pela metade no sentido de ao menos se saber o estilo de cada escola. A cidade do samba deveria de oferecer um outro tipo de espetáculo: o da preservação de carnavais passados, alegorias fantasias passadas que poderiam estarem expostas naqueles corredores, exposições de fotos, Shows, Gravação de desfiles seguidos por comentários ou debates acalorados. AGORA , AVISO AOS MANGUEIRENSES: A MANGUEIRA ESTÁ LINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNDA!!! E esta Escola é tão única, tão singular que o que agrada aos olhos daqueles que outras escolas admiram não nos enchem os olhos!!! Mas não enchem mesmo!!! E o que agrada aos mangueirenses, não agradam aos não-mangueirenses. ISTO Ã? Certo: Ã? IMPOSSÍVEL AGRADAR num carnaval de Mangueira os mangueirenses e não mangueirenses ao mesmo tempo no que se refere ao visual. Convenhamos: a começar pelas clássicas CORES DE MANGUEIRA!!! A história nos conta notas zero, notas baixíssimas pela feiura das mesmas e os MANGUEIRENSES a achá-las a combinação mais perfeita e bela que existe no mundo!!! MANGUEIRA Ã? ISTO!!! oBS:As cores viraram moda após um estilista ter feito um desfile com as cores verde-rosa BEM vivas, após passagem pela Sapucaí. dESDE ENTÃ?O A CRÍTICA A ESTAS CORES NÃ?O SÃ?O TÃ?O INTENSAS QUANTO ANTES, MAS PERDEMOS UM TÍTULO EM FUNÃ?Ã?O DELAS BEM RECENTEMENTE (2006). Mangueira pode estar simples, feia, bonita, pomposa...o que realmente importa ao mangueirense é o VERDE E O ROSA, Ã? o VERDE E ROSA... Ã? comum um não mangueirense dizer: Mangueira está feia e o mangueirense, um lunático para o primeiro, afirmar: ELA ESTÃ? LINDA, bem como os Não mangueirenses exclamarem: NOssa , Mangueira tá linda mesmo e o mangueirense nem um pouco satisfeito com a "beleza" da sua Escola.

  • Avatar
    02/02/2010 20:14:55Thiago Chagas de SouzaMembro SRZD desde 02/02/2010

    Concordo com o Will aqui embaixo as pessoas que vão a cidade do samba gostam, não é porque não tem nada pra fazer. Acho a passarela muito bom, melhor a passarela do que os visitantes ficarem entrando nos barracões né ! Mais acho que também tirar fotos estraga um pouco da supresa sim tiria que ser mias fiscalizado nessa questão!!

  • Avatar
    02/02/2010 19:46:37Will. I. AmMembro SRZD desde 02/07/2009

    Bom... Acho que o Renato Lage tá surtando... Eu trabalho e as vezes tenho uma folga durante a semana, e numa dessas eu fui a cidade do samba... Isso não significa que eu não tenho nada o que fazer. Ao contrário dele que na metade do ano não deva fazer nada. Enfim... Se ele acha que alguem vai querer copiar qualquer coisa que o Salgueiro vem fazendo para 2010, putz! Tá ferrado... Ano passado ele arrebentou... Mas neste ano eu confesso que esperava mais...

  • Avatar
    02/02/2010 19:27:31Gilson GarbeannoMembro SRZD desde 09/06/2009

    Hoje estive na Cidade do Samba para visitar os barracões. Sem a passarela, o local não tem utilidade para o turismo. Também não teremos contato com os bastidores. Aqueles que querem guardar segredo, que cubram de lonas os seus carros alegóricos.

Comentar