SRZD


04/02/2010 18h51

Barracões do B: Sossego exaltará os habitantes de Niterói no Carnaval 2010
Geissa Evaristo

Foto: Geissa EvaristoO Acadêmicos do Sossego, conquistou o grande sonho de retornar ao carnaval da Marquês de Sapucaí após adquirir o campeonato no Grupo Rio de Janeiro II em 2009. Com o enredo 'Made in Nictheroy', a escola de Niterói fará uma continuidade do enredo do carnaval do ano passado - 'Sorria, você está numa cidade com muito sorriso, suor e Sossego'.

O Acadêmicos do Sossego mostrará aquilo e aqueles que são partidos da terra de Niterói e que servem de exemplo para outros municípios, estados e até outros países. Será a história da participação de várias personalidades marcantes em esfera cultural, esportiva e carnavalesca. O nome Nictheroy é a forma original da palavra Niterói, e nele serão mostradas as pessoas 'originais' deste lugar.

- Exportaremos para a Avenida, por exemplo, a alegria, o sorriso peculiar de seu povo e como a sua maneira singular e seu referencial mobilizou os moldes de educação, de atuação na vida política, no universo artístico, carnavalesco e esportivo - diz o carnavalesco Eduardo Pinho.
1º Setor - Sossego, Samba e Nictheroy

Foto: Geissa EvaristoO primeiro setor da escola apresentará um Porto Seguro fictício de onde serão exportadas personalidades que deram notoriedade. Serão apresentados os melhores produtos, os maiores orgulhos e os grandes motivos de alegria por lá produzidos. Duas outras escolas de samba, Viradouro e Cubango, representam juntamente com o Sossego o carnaval de Niterói, além dos tradicionais blocos que desfilam por lá. Todo o povo que lá reside, gosta de carnaval e tem o espírito festeiro que nunca se acaba.

2º Setor - Aduana Esportiva e Alfândega Cultural

Niterói exportou artistas e atletas que enaltecem o nome do Brasil pelo mundo e emocionam milhões de pessoas em diversas modalidades esportivas, em comédias hilariantes, em dramas sentimentais e com beleza estonteante, que levam a vitória não só para Niterói, mas para o Brasil inteiro.

3º Setor - Selo de Qualidade Política

O Sossego também exportará de seu Porto Seguro as pessoas que fizeram a política do país e que mudaram a forma de viver, cuja honestidade, dedicação e ideais fizeram deles homens públicos que saíram de Niteroi e fizeram seus nomes.

4º Setor - Capazia Carnavalesca
Também foram exportados ilustres do mundo do samba por Niteroi. Entre eles: Ismael Silva, Max Lopes (que não nasceu, mas adotou a cidade), Alexandre Louzada, Paulo Robert, Luma de Oliveira, Gustavo Clarão e anônimos que auxiliaram e auxiliam a construir o que hoje é o Acadêmicos do Sossego, que se apronta para mostrar à Sapucaí o seu azul e branco assim como o vermelho da Viradouro e o verde da Cubango. É a trindade carnavalesca exportando a alegria para um mundo de foliões.

Confira o cronograma de desfile:

- Comissão de Frente: Os operários exportadores do carnaval

- 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: O alvorecer

Abre-Alas: Porto Seguro do Sossego

2º Carro: Aduana Esportiva e Alfândega Cultural

- Baianas - O retorno da estrela

3º Carro: Selo de Qualidade Política

- Bateria: Senhores da Imprensa

4º Carro: Contribuindo.... o carnaval!


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    06/02/2010 08:32:37Jonas LegassiMembro SRZD desde 06/02/2010

    Carnaval se faz na avenida e lá vamos conferir o potencial de cada Escola. O enredo, a organização dos setores, enfim, o tema abordado pela Sossego parece muito interessante e diferente dos "Clichês" das grandes Escolas que homenageiam outros países e outras personalidades internacionais. Um porto de personalidades! Muito interessante...

  • Avatar
    05/02/2010 14:42:56Vulva PavunaMembro SRZD desde 24/11/2009

    Vulva tb faz uma homenagem a vc folião!!! O lançamento de seu famoso cachorro quente no dia 13/02, sábado pela manhã, no desfile do Bola Preta. Quem viver verá! Serão doze (12) tipos de cachorro quente, cada um de uma escola, mas na opinião de Vulva, o cachorro da Mocidade é o Campeão, o número 1 e o mais gostoso. Bjs e vem pro Bola e Vulva meu bem....

  • Avatar
    05/02/2010 13:38:36rafaela de almeidaMembro SRZD desde 09/01/2010

    eu tb quero parabenizar por esta justa homenagem se quer homenagear alguem que faça em vida e eles merecem e o mundo do carnaval é muito esq. esq. das pessoas mt rapido entao a homenagem esta de parab ens

  • Avatar
    05/02/2010 10:05:19LeonardoMembro SRZD desde 16/10/2009

    Esta de parabens a Sossego que vai prestar uma justa homenagem a dois dos maiores expoêntes do samba de Niterói, Heraldo Faria e Flavinho Machado. aqueles que foram os pioneiros da expansão do samba de Niterói para o mundo, segundo pesquisas Heraldo e Flavinho, começaram no Cubango com sambas Antológicos como Afoxé e Fruto do Amor Proibido, galgando os degraus da fama a ponto de serem convidados pela Estação Primeira de Mangueira, quebrando um tabu naquela agremiação que até então não aceitava compositores de fora da comunidade. lá se sagraram bi-campeão, paralelamente Heraldo assumiu a direção Geral de Carnaval da Cubango com uma passagem vitoriosa levando a Cubango do 5º ao lº grupo. Retornando aos seios de Niterói vieram para a Viradouro onde ganharam varios sambas, dando a Escola Um titulo de campeã e o unico estandarte de Ouro em samba da Escola. Tendo ainda Heraldo assumido a Direção Geral de Carnaval da Viradouro com sucesso em 2003 e para surpresa do mundo do samba estão esperando a aprovação para a entrada no livro dos Guinnes com o samba Afoxé que foi campeão pelo Cubango em l979 na Av. Amaral Peixoto e repetiu o campeonato em 2009, isso é inédito, por tudo isso e por ser os dois compositores os verdadeiros embaixadores do samba de Niterói para o mundo do samba, é que acho justa essas homenagens.

  • Avatar
    05/02/2010 02:10:30Cassius Silva de AbreuMembro SRZD desde 20/01/2010

    Vai homenagear os políticos, é? Quero ver como e quais nomes, não gosto de QUALQUER apologia a esse tipo de figura (não que o político sejá uma má pessoa em si ou eu concorde com aquele bordão "é tudo a mesma coisa", mas é porque suas posturas e posições são SEMPRE questionáveis e tal) justamente por dar margem a suposições e especulações.

  • Avatar
    04/02/2010 19:46:15GabrielMembro SRZD desde 17/10/2009

    esse samba naum esta na ordem cronológiica né? pois a cabeça do samba fala: Sossêgo é a marca registrada cem porcento aprovada no pais do carnaval, o selo é de pura qualidade, nessa cidade o sorriso ganhou fama mundial. e selo de pura qualidade é só no 3º setor!

Comentar