SRZD


08/02/2010 16h52

Barracões do B: Sereno terá pela primeira vez seu símbolo original no desfile
Geissa Evaristo

Foto: Geissa EvaristoO Sereno de Campo Grande, que obteve a 5ª colocação no carnaval do ano passado pelo Grupo Rio de Janeiro I, apresentará neste carnaval o enredo 'Abracadabra.... O Circo Sereno chegou!', fazendo da Marquês de Sapucaí um grande picadeiro. A história contará que o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes através de seu ludismo. Mesmo em tempos de rádio, tv e internet, essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variedade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado.

- Não vamos falar apenas de circo. Vamos falar da sua história; da sua origem e dos diversos circos existentes no mundo. Nós brasileiros precisamos ter mais motivos de alegria e nosso circo transmitirá um pouco mais de felicidade para quem estiver nos assistindo - declara o carnavalesco Rodrigo Mello.

1º Setor: Origem do Circo

- Através do abre-alas resumiremos a origem do circo que iniciou na China Milenar. Na época, o circo começou através da prática do equilibrismo de pratos. Mostraremos o imperador, as gueixas entre outros personagens. Durante séculos, em audiências, imperadores foram fascinados pela deslumbrante performance de artistas circenses nessa civilização milenar.

2º Setor: Circo Máximo Romano

Foto: Geissa Evaristo- Foi na Europa que o circo ganhou força e se desenvolveu. Os espetáculos tomaram impulso ainda no império romano. O imperador Júlio César, receoso de que houvesse revolta de seu povo em função do aumento do desemprego, criou a política do Pão e Circo (Panis et Circenses). Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação (distribuição mensal de pães) e diversão. Assim surgia o circo Máximo Romano, anfiteatro que recebia apresentações de habilidades, construído, segundo alguns autores, onde hoje estão as ruínas do Coliseu Romano. Soldados Romanos, gladiadores, nobres romanos serão vistos nesse setor.

3º Setor: Circo na Europa Medieval

Foto: Geissa Evaristo- Na idade média, após a queda do império romano, o circo entrou em declínio e a Europa já não tinha a grande força desse tipo de espetáculo, como estava habituada naqueles tempos. Devido a essa lacuna, foram surgindo pequenos grupos de artistas que deram origem ao que ficou conhecido como circo medieval. Vários saltimbancos, como equilibristas, malabaristas, ventríloquos, ilusionistas e músicos vagueavam pelas cidades, demonstrando suas habilidades em feiras ao ar livre, em troca de algumas contribuições. Os bobos da corte que eram os palhaços que faziam a alegria da corte medieval do reinado estarão neste setor.

4º Setor: Circo Moderno

- Animais ferozes e seus domadores fizeram parte de um número que surgiu nessa fase (através de decreto de lei 7291/2006, foi proibida a utilização de animais no circo). Fase em que também encontramos equilibristas, mágicos, trapezistas, mulher gorila, atirador de facas e outras tantas atrações com sabor de bala, pirulito, pipoca e algodão doce. Os bobos da corte de ontem são nossos palhaços de hoje.

Neste setor haverá a presença de artistas circenses da Escola de Circo de Paciência e Campo Grande com monociclos, malabares e pirâmides.

Confira o roteiro do desfile:

Comissão de frente: Mágicos

Abre-alas: China Milenar

2º alegoria: Coliseu - O Circo Romano

3ª alegoria: O Castelo Medieval

4ª alegoria: O Circo Sereno

Baianas: Baleiras do circo

Bateria: A bandinha do circo

 - As fantasias já foram entregues e a comunidade está muito confiante. Não passaremos apenas pela Avenida, disputaremos o título com muita força e com muita garra - finaliza o carnavalesco Rodrigo Mello.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso B

Comentários
  • Avatar
    22/02/2010 15:07:12jorge alfredo de paulaMembro SRZD desde 22/02/2010

    Ola sou morador de CG, já trabalhei muito tempo na Sapucaí, e estou acompanhando a evolução do Sereno. e estou sempre nos ensaios da escola e gostaria de parabenizar esta escola que esta, fazendo um belo trabalho, no carnaval carioca, Valeu Sereno de Campo Grande

  • Avatar
    18/02/2010 23:51:49ProfªFatima BarbosaMembro SRZD desde 18/02/2010

    Parabéns a toda a comunidade do Sereno. Parabéns aos carnavalescos e toda equipe. Estive em alguns ensaios da escola em 2009 e adorei. Espero poder participar de alguma forma dos eventos realizados na agremiação. Sou professora de Literatura e amo carnaval. Mais uma vez, parabéns pela garra e pelo empenho.

  • Avatar
    11/02/2010 16:47:24andre luiz pereiraMembro SRZD desde 29/08/2009

    OLA AMIGOS EU GOSTARIA DE AFIRMAR SEM MEDO DE ERRAR QUE ESSA ESCOLA DE SAMBA JÁ Ã? UMA GRATA SURPRESA DA ZONA OESTE E JA COMEÃ?A A DESPONTAR COMO UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA QUE CPO GRANDE HA MUITO TEMPO MERECIA E TENHO MUITA FÃ? QUE MAIS UMA VEZ VAI FAZER UM GRANDE CARNAVAL... COM TODO RESPEITO AS DEMAIS... E QUANTO AO SAMBA Ã? UM DOS MELHORES DO GRUPO B E QUANTO AO INTERPRETES ESTAO DANDO UM SHOW NOS ENSAIOS TODOS AFINADOS E CANTANDO MUITO BEM... MELHOR ATÃ? QUE MUITOS CANTORES QUE JA VI NO GRUPO ESPECIAL.... ABRAÃ?OS... E AVANTE! SERENO!...

  • Avatar
    09/02/2010 16:34:50André Ribeiro Ex-EAMembro SRZD desde 07/04/2009

    Ih...mas que bobeira, a Dê tem toda razão...eu somente quis corrigir a matéria. E só comentei porque gosto muito do Sereno. Aliás, vocês deviam muito que agradecer a galera de Santa Cruz que já compôs muitos sambas do Sereno e parar com essa rixa que não existe. Santa Cruz e Sereno são co-irmãs.

  • Avatar
    09/02/2010 09:38:40DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Gente, eu conheço o André da Sta Cruz. Ele não está indo de encontro aos objetivos da escola. Pelo contrário, ele gosta muito da Sereno e foi através dele que eu tb me simpatizei pela escola. Ele apenas contestou a reportagem, dizendo que a coruja já esteve presente nos desfiles da Sereno. Acho uma bobagem dizer que a Sereno vai "ameaçar" a Sta Cruz. Não precisa disso. O que fez gostar da Sereno foi exatamente a humildade que a escola possui.

  • Avatar
    09/02/2010 05:36:15maria ritaMembro SRZD desde 29/01/2010

    bateria maravilhosa de mestre bruno, estive na quadra e adorei a simpatia do segundo casal de mestre sala e porta bandeira lindos parabêns futuro brilhante vcs tém.

  • Avatar
    09/02/2010 05:28:33maria ritaMembro SRZD desde 29/01/2010

    parabêns ao presidente desta escola e aos carnvalescos pelo excelente trabalho... vocês tém tudo pra arrebentar no desfile sambão adoro o refrão no meu conceito o melhor samba do grupo B sorte pra vcs.

  • Avatar
    09/02/2010 05:25:58maria ritaMembro SRZD desde 29/01/2010

    ao comentário da santa cruz, lembrando que a santa cruz muitos anos veio com o abre alas que era uma coroa e eu acho q esse ano a coroa vem de novo... se preocupa com a sua escola ajuda a fazer o carnaval da santa cruz. eu adoro essa escola sereno vamos com muita garra, a cada ano que passa essa escola vem crescendo mais e mais

  • Avatar
    09/02/2010 00:22:26adilson carneiro pintoMembro SRZD desde 06/02/2010

    NOS ADILSON PINTO & RODRIGO MELO AGRADECEMOS A TODOS DO GRES SERENO DE CAMPO GRANDE ,POR TODA VONTADE DEMONTRADA NOS ENSAIOS,E PEDIMOS QUE TODOS SE DEDIQUEM O MAXIMO EM NOSSO DEFILE ,VALEU COMUNIDADEDO GRES SERNO DE CAMPO GRANDE

  • Avatar
    09/02/2010 00:15:21adilson carneiro pintoMembro SRZD desde 06/02/2010

    ESTA CHEGANDO A HORA DO CIRCO SERENO PISAR COM O PE DIREITO NA SAPUCAI,ESTAMOS A CADA DIA ANSIOSOS COM A REALIZACAO DO NOSSO TRABALHO NO GRES SERENO DE CAMPO GRANDE E GARANTIMOS QUE IREMOS SURPREENDER EM NOSSO DESFILE O SERENO ESTA AI VINDO COM FORCA,GARRA E VONTADE DE LEVAR O CANECO.AGUARDEM O CIRCO SERENO.ABRCS

  • Avatar
    09/02/2010 00:11:23Bruno GuedesMembro SRZD desde 07/04/2009

    No ano de estreia, a Coruja apareceu no abre-alas, bem como em 2008. Na quadra da agremiação, tem um enorme painel desse ano, com a foto da coruja em destaque, no abre-alas. Boa Sorte ao Sereno. Escola que tem apenas 13 anos e já desponta com MUITA PERSONALIDADE.

  • Avatar
    09/02/2010 00:05:19Roberto MachadoMembro SRZD desde 09/02/2010

    Esse pessoal da santa cruz tem uma preocupação com o sereno... não entendo... seria medo de alcançar vcs e conseguentemente passar vcs ?? meu deus, que tanta preocupação com a minha escola... boa sorte a todas !! Avante sereno !!! E parabéns a toda diretoria da escola pelo brilhante carnaval que iremos apresentar !!

  • Avatar
    08/02/2010 23:46:17Rodney de FigueiredoMembro SRZD desde 22/10/2009

    Ã? sempre bom abrir os sites de carnaval e ler uma matéria sobre a escola que defendemos com muito amor. Aproveito para convidar todos do mundo do samba para o último ensaio na próxima sexta-feira na quadra da escola. Saiba tudo em www.serenocg.tk - VALEU CARNAVALESCO!!!

  • Avatar
    08/02/2010 23:06:53junior oliveiraMembro SRZD desde 12/05/2009

    quanto a coruja ela sempre vem de asas fechada agora vai vir de asas abertas igual a aguia da portala ao condor da tradiçao .etc.. vamos desejar muita sorte pra nossa porta bandeira .. ex-santacruz . viva sereno de campo grande ...

  • Avatar
    08/02/2010 19:13:18DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Adoro esta escola. Acho ela muito simpática e humilde. A disputa não é fácil, por isso desejo toda a sorte para a escola da Zona oeste.

Comentar