SRZD


14/02/2010 01h19

Renascer aposta em visual diferente, mas comete deslize na comissão
Equipe SRZD-Carnavalesco

Paulo Barros e Vágner Gonçalves prepararam um carnaval bem diferente do convencional na noite deste sábado, no desfile da Renascer. A começar já pelo enredo. Uma proposta nada habitual. A escola, por exemplo, não utilizou sequer uma pluma em seu desfile e apostou no uso de cores fortes e fantasias dos carros alegóricos. Aliás, a combinação de cores impressionou pelo bom gosto da dupla de carnavalescos.

Apesar disso, a escola não conseguiu levantar o público com exceção da bateria. Além disso, o canto dos componentes era muito restrito ao refrão principal do samba. Mas o grande calcanhar de aquiles da Renascer está na sua comissão de frente. A agremiação de Jacarepaguá teve problemas com o tobogã que era levado pelo grupo de dançarinos ao longo da avenida. Os componentes que ajudavam a deslocar o elemento coreográfico tinham dificuldades de tirá-lo do lugar na primeira cabine dos jurados, abrindo um grande buraco. Na ocasião, para contornar esse problema, os membros da comissão tiveram que voltar para trás para tampar o clarão formado na avenida.

Veja a galeria de fotos

Além disso, a escola ainda pode ser punida por conta de um artigo no regulamento da Lesga que proíbe "pessoas estranhas de conduzirem o elemento coreográfico da comissão de frente".

Comissão de Frente começa mal, mas melhora


A comissão de frente, "Os Mergulhadores", estava muito pobre. Logo no início, ela ficou sem um tripé, que, agarrado na frisa, ocasionou um buraco em frente à primeira cabine de jurados. Para tapá-lo, a comissão voltou, o que não é permitido pelo regulamento. Mais tarde, no módulo 3, a comissão evoluiu e se recuperou com uma boa apresentação, sem muita firula. No 4, o desempenho foi ainda melhor, mais seguro, sem erros e criativo. Apesar disso, os jurados não esboçaram reação.

Casal tem atuação apenas correta

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Renascer, Marquinhos e Andréa, representou "Aquaticopolitanos", que são humanóides de cabeça cônica, barbatanas, guelras e escamas. Eles se apresentaram corretamente no primeiro módulo de jurados. Na segunda cabine, mais uma vez uma exibição apenas satisfatória. Porém, houve um espaço considerável entre o abre-alas e o casal. Aos 28 minutos de desfile, casal de mestre-sala e porta-bandeira chegou à terceira cabine e fez boa apresentação. Na quarta, Marquinhos tocou na bandeira de Andréa e houve um desencontro nas mãos.

Bateria levanta a galera, sem buracos

A bateria "Guarda Municipal" deu show no primeiro módulo. No segundo recuo, o metrônomo do SRZD-Carnavalesco mostrou 147 batidas por minuto e o último deu 146. E na quarta cabine levantou a galera. Não houve buraco.

No geral, a escola passou bem, sem problemas de harmonia, conjunto e evolução, ainda que os integrantes pudessem ter cantado um pouco mais alto. No módulo 4 de jurados, a Renascer passou com poucos problemas. As fantasias, porém, sem muita criatividade. Os carros, ao contrário, eram bem criativos, com exceção do terceiro, que deixa a desejar. Paulo Barros passa em frente a quarta cabine e foi aplaudido pelas frisas e pelas arquibancadas.

O último carro da Renascer era no estilo do carnavalesco Paulo Barros: humano e coreografado. Com alegoria em forma de onda e cheio de componentes, encantou o setor 1.

Opinião do especialista

"A escola que bateu na trave no ano passado trouxe um samba bem insinuante e um tema confessadamente inspirado na saudosa Tupilicólis, de Fernando Pinto. Lá, nos sentimos na selva e aqui nos sentimos dentro d'água? Em muitos momentos, sim. Em outros, nem tanto. Destaque para o conjunto habitacional feito de bolhas d'água em meio a borbulhas. A ala de baianas com saias em ondas do amor. Uma boa experiência temática que mantém a escola em nível de competição. Faz muito bem ao carnaval", afirmou Luís Carlos Magalhães.



Comentários
  • Avatar
    14/02/2010 14:23:43Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    Parece que a Renascer pode perder décimos devido ao elemento cenográfico, quanto ao desfile de ontem, foi burocratico.

  • Avatar
    14/02/2010 13:30:36Alan MoutinhoAnônimo

    Desfilei na Renascer, logo, não sou a pessoa mais indicada a dar opinião, afinal, quem desfila não vê a escola, passa junto com ela. Também percebi que a escola cantou e evoluiu muito aquém do que nos ensaios realizados. Algumas fantasias eram muito quentes e com muitos acessórios, o que pode ter contribuido para esse fato. Contudo, desejo boa sorte à escola de Jacarépagua.

  • Avatar
    14/02/2010 12:24:39DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Acho que a leitura do enredo complicou um pouco, mas a escola está de parabéns pelo desfile. Muito competente.

  • Avatar
    14/02/2010 09:11:08Fábio ImperatrizAnônimo

    Visual lindo, show da Renascer.

  • Avatar
    14/02/2010 08:52:43everaldo guilhermeAnônimo

    tirando o poblema na comissão de frente a escola passou muito bem e brigará pelo titulo.

  • Avatar
    14/02/2010 07:27:19LuisAnônimo

    Escola começou impactante, mas com o passar do tempo, o desfile ficou complicado. Parece que vai perder pontos na comissão de frente.

  • Avatar
    14/02/2010 06:32:57BrunoAnônimo

    O carro 3 foi um desastre. Além de feio era extremamente inseguro de modo que um dos balanços quebrou e 2 rapazes tiveram q sair doc arro no meio desfile, pois um deles teve q ser socorrido com ferimentos no rosto. nestes mesmos balanços do carro 3 a expressão de medo e insegurança dos componestes imprediram sua evolução e os fizeram parar a coregroafia devido a insegurança do carro, que para fechar da pior forma tinha uma quantidade enorme d homens no segundo andar do carro, não menos inseguros, pois o chão era frágio e parecia afundar. Péssimo desfile. Rebaixamento a Renascer.

  • Avatar
    14/02/2010 05:50:40CamilaMembro SRZD desde 14/02/2010

    MAS OU MENOS, O ENREDO FOI MEIO CONFUSO, A RENASCER PODERIA TER DESENVOLVIDO UM ENREDO MAS FÁCIL APROVEITANDO A BOA FASE!!!

  • Avatar
    14/02/2010 02:39:14Graça PaesAnônimo

    Ã? uma pena, essas falhas...afinal, torço muito para Jacarepaguá ter uma representante no grupo especial e além do mais, acompanhei os ensaios técnicos na Sapucaí e já no ensaio a Renascer se mostrava disputa a lutar pelo título...vamos aguardar...

  • Avatar
    14/02/2010 01:55:03Evandro Souza WahidMembro SRZD desde 04/10/2009

    MESMO DIANTE DESSES PROBLEMAS APOSTO NA RENASCER E NA IMPÃ?RIO DA TIJUCA. O IMPERIO SERRANO PODE SURPREENDER. VAMOS AGUARDAR ROCINHA, OUTRA COTADISSIMA PARA O TITULO. WAHID

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.