SRZD


14/02/2010 17h43

Domingo de literatura salgueirense, Brasília, México, fé, Quixote e segredos
Ramiro Costa

O destino de seis das doze escolas de samba do Grupo Especial começa a ser traçado na noite deste domingo na Marquês de Sapucaí. Com transmissão em tempo real do SRZD-Carnavalesco, a partir das 20h30, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca, Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor buscam acabar com o fantasma de Domingo de Carnaval. Nos últimos anos, o dia não deu muita sorte para as escolas de samba já que o título tem saído apenas na segunda noite de desfiles.

Mas quem busca acabar mesmo com um tabu muito maior é a União da Ilha. A escola tem a "ingrata" missão de abrir o carnaval de 2010. Ultimamente, a posição é sinônimo de rebaixamento. Para tentar quebrar este tabu, a direção da escola contratou a maior campeã da Era Sambódromo, Rosa Magalhães. A carnavalesca desenvolveu o enredo "Dom Quixote de La Mancha... o cavaleiro dos sonhos impossíveis". A saga do fidalgo apaixonado por livros de cavalaria será contada em sete carros. Um dos pontos fortes da escola está na sua bateria, comandada por mestre Riquinho, vencedor do prêmio Estrela do Carnaval 2009, ainda no Grupo A. Premiada também, mas no quesito comissão de frente, a coreógrafa Luciana Yegros renovou com a escola e mostrará na Avenida a figura do "Toureiro", personagem corajoso e valente, que tem uma postura elegante e sedutora.

Em seguida é a vez da ex-escola de Rosa Magalhães desfilar. A Imperatriz Leopoldinense interrompeu seu longo casamento de anos com a carnavalesca e decidiu em 2010 respirar novos ares. Trouxe de volta Max Lopes - campeão em 1989 na escola - para desenvolver o enredo "Brasil de Todos os Deuses". O tema pretende passar por diversas religiões, mostrando a relação tão próxima do homem com a fé. A escola levará para este domingo carros maiores, característica do carnavalesco Max Lopes. Mas talvez o grande trunfo da escola de Ramos está em seu samba-enredo, eleito pelo júri do SRZD-Carnavalesco a melhor obra de 2010.

Terceira escola a desfilar no dia, a Unidos da Tijuca não mediu esforços para lutar pelo campeonato este ano. Trouxe os competentes Paulinho do Ouro e Ricardo Fernandes para assumirem, respectivamente, a direção de barracão e de carnaval. Além disso, contratou o único casal de mestre-sala e porta-bandeira que ganhou as quatro notas dez em 2009, Marquinhos e Giovanna, crias da Mangueira. Mas a grande estrela da escola está em Paulo Barros, que na Unidos da Tijuca se destacou e conquistou o prestígio da crítica e do público a partir do desfile de 2004, com o famoso carro do DNA. Para este ano, o enredo "É Segredo", que prepara passar pelos mistérios das civilizações, desde a Biblioteca de Alexandria até os Jardins Suspensos da Babilônia.

Após a descoberta dos segredos tijucanos, a Unidos do Viradouro entra na Avenida com um lenço vermelho e uma tequila na mão para celebrar o México, país enredo da escola de Niterói. A agremiação precisou correr com o seu barracão, um dos mais atrasados deste ano, para concluir os trabalhos a tempo.  A Viradouro ainda foi a única do Grupo Especial que realizou apenas um ensaio técnico no Sambódromo após cancelar seu treino de dezembro, alegando "não estar preparada" para entrar na Avenida.  Na bateria, ficou a grande novidade na escola de Niterói. Mestre Ciça deixou o comando dos ritmistas, entrando em seu lugar, Jorjão, o inventor da paradinha funk na própria Viradouro em 1997. É frente dos ritmistas, está a pequena Júlia Lira, de 7 anos, que faz sua estreia como rainha de bateria.

Penúltima escola a desfilar já na madrugada de segunda-feira, a atual campeã do carnaval carioca, o Salgueiro, busca o bi e o seu décimo título. A escola da Tijuca optou pelo enredo "Histórias sem fim", sobre a literatura, passando por diversos gêneros como a ficção científica, infantil, aventura e autoajuda. Para desenvolver o tema, o Salgueiro aposta mais uma vez na mente de Renato Lage, que, no ano passado, sobrou na Avenida, com seu bom gosto e fácil leitura.

Quem encerra o primeiro dia é ela, a Deusa da Passarela. A Beija-Flor volta ao seu posto de fechar a noite de carnaval, com o enredo "Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília: do sonho à realidade, a capital da esperança". O enredo sobre Brasília acabou ganhando destaque negativo nas páginas dos jornais bem antes do carnaval. Com a descoberta de um escândalo que envolve pessoalmente o governador do Distrito Federal, José Arruda, a escola de Nilópolis foi criticada por levar o tema. A Beija-Flor chegou a receber o patrocínio do poder público de Brasília. Já dentro da escola vice-campeã ano passado houve poucas mudanças. O comando da bateria passou agora para Mestre Plínio, Rodnei e Binho com a saída de mestre Paulinho. Já o trunfo da agremiação da Baixada continua o mesmo, sua comunidade que pretende cantar bem forte a construção da capital federal, movida a sonhos e que virou realidade nas mãos de Juscelino. 

É importante ficar atento às modificações nas regras de julgamento para o Carnaval 2010. A Liga Independente das Escolas de Samba fez algumas mudanças, entre elas, o aumento no número de 40 para 50 jurados; o descarte da maior e menor nota em cada quesito;  a nota mínima de 7 passou para 8; a redução da penalidade de cronometragem de 0,2 para 0,1 por minuto excedente (82) ou não utilizado (65) e a criação de mais uma cabine de jurados, no segundo andar dos camarotes no Setor 2.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    14/02/2010 19:56:28CamilaMembro SRZD desde 14/02/2010

    Boa sorte pra Ilha, vai precisar de muita!!!

  • Avatar
    14/02/2010 19:12:12PortelenseAntenadoMembro SRZD desde 10/01/2010

    Já começo a sentir um frio na coluna cervical... E olha que eu tou em Pernambuco!, mas vou ficar diante da TV e da internet! desejo que nenhuma das 12 escolas tenha carro quebrado.... E minha Portela com as alegorias sendo finalizadas so agora... Meu Deus, me dê forças amanhã! Meu coração tem manias de amor... Feliicidades para todos; e que não haja injustiças!

  • Avatar
    14/02/2010 18:56:54ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Boa sorte a todas, pois irão precisar.

  • Avatar
    14/02/2010 18:47:09Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    Boa sorte a minha escola e a Ilha.

  • Avatar
    14/02/2010 18:12:20Jeff( Beija-Flor e Portela)Membro SRZD desde 19/04/2009

    Boa Sorte a Todas escolas, principalmente a Ilha, Salgueiro, Tijuca, Imperatriz e Beija-Flor.

  • Avatar
    14/02/2010 17:51:11Luis Augusto Barbosa da SilvaMembro SRZD desde 04/08/2009

    Boa sorte a deusa da passarela..

Comentar