SRZD


16/02/2010 10h18

Mocidade e Mangueira emocionam, mas Grande Rio é o destaque de segunda
Equipe SRZD-Carnavalesco

A segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí não revelou segredos, mas uma surpresa chamou a atenção: a Grande Rio, com um desfile tecnicamente perfeito, sem apresentar os erros e gigantismo de carnavais anteriores, apareceu como o destaque do dia. Mangueira e Mocidade, escolas de torcida e tradição, levantaram a Sapucaí, com um show de canto e animação. 

Talvez a mais aguardada do carnaval de 2010, a Vila Isabel, decepcionou. O enredo sobre o seu maior personagem, Noel Rosa, não foi bem desenvolvido, e as alegorias aquém do esperado, ainda mais se tratando do carnavalesco Alex de Souza, não impressionaram.  A Porto da Pedra fez um desfile correto, apresentando uma excelente conjunto de fantasias. Já o desfile da Portela foi um equívoco em toda sua concepção. O enredo não ajudou na elaboração de uma apresentação digna das tradições da escola de Madureira.

Mocidade
Emocionante a garra no semblante de cada componente da Mocidade Independente de Padre Miguel. Após viver seu inferno em 2009, a Mocidade "voltou ao Éden", reencontrando o seu paraíso. Mesmo sem apresentar luxo em seus carros alegóricos, a agremiação da Vila Vintém deu um show de harmonia e levantou o público na Marquês de Sapucaí com 1h16 de desfile. O samba-enredo funcionou muito bem e era nítida a alegria dos componentes ao cantarem o refrão principal da obra. A escola pode não ter feito um desfile campeão, mas fez uma ótima apresentação e pode sonhar com uma vaga no Desfile das Campeãs.

Porto da Pedra
Com uma proposta diferente ao falar de moda sem priorizar o glamour, a Porto da Pedra entrou na avenida disposta a brilhar. Com fantasias bonitas e de bom gosto do carnavalesco Paulo Menezes, o Tigre teve problemas no seu abre-alas, ainda no setor 3, atrapalhando a evolução da escola. A quinta alegoria também enfrentou dificuldades. O canto de São Gonçalo alternou em alguns momentos. Forte no início, fraco no meio, mas empolgado novamente no final, a agremiação, de maneira geral, conseguiu uma boa apresentação.

Portela
A direção de harmonia, a bateria de mestre Nilo Sérgio e o gogó dos componentes da Portela podem comemorar. São eles os salvadores do desfile da Águia. Com um enredo mal executado, alegorias irreconhecíveis, a escola de Madureira decepcionou na Avenida. A tentativa de inovar na tradicional águia também não teve sucesso. Moderna, porém exageradamente barulhenta, o símbolo da escola não agradou ao público. O abre-alas que o trazia também não causou impacto, já que continha muitos espaços vazios.

Grande Rio
Antes de entrar na Avenida, um pequeno susto na Grande Rio. O Homem Voador, que passaria pelos ares como em 2001 e 2002, teve um problema quando o nitrogênio vazou e o queimou. Na concentração, ele já havia feito essa exibição. Com isso, a escola pode perder pontos no quesito enredo. No entanto, este problema foi pequeno perto do grande desfile que fez a escola e o que a credencia ao título. Diferente de como vinha fazendo nos últimos anos, a Grande Rio não trouxe carros imensos. No entanto, o resultado foi satisfatório quanto às alegorias. As fantasias também eram luxuosas e valorizaram ainda mais o desfile da escola. Mais uma vez, uma bateria comandada por mestre Ciça deu show.

Vila Isabel
Foi escandaloso. Os desfiles das escolas de samba chegaram a um grau de profissionalismo tão grande que impedem o amadorismo que aconteceu no desfile da Vila Isabel. Por 23 minutos o som apresentou uma grande falha. Na maior parte do tempo só era possível ouvir alguns instrumentos. Noel Rosa e a Vila Isabel não mereciam. Por conta disso, a abertura do desfile não foi aquela explosão que todos esperavam e faltou até emoção.
Após os problemas, a Vila Isabel fez um desfile correto, com uma boa leitura do enredo, mas as alegorias estavam muito simples e algumas com problemas de acabamento. O samba-enredo, assinado por Martinho da Vila, não rendeu o esperado. Mas a escola cantou bastante, repetindo o bom desempenho dos ensaios técnicos.

Mangueira
Parecia que seria um desfile frio, mas aos poucos o coração verde e rosa começou a falar mais alto na Avenida. Mesmo com sérios problemas no abre-alas e na sexta alegoria, a Mangueira se superou e sacudiu a Sapucaí. A bateria apresentou uma coreografia na qual os ritmistas eram cercados por uma ala comandada por Carlinhos de Jesus. Na Apoteose, a escola ouviu os gritos de "É Campeão", nos setores 6 e 13. Quem também deu um show foi o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Com uma bela fantasia, Marcella e Raphael deram um show e mostraram muito entrosamento. O grande problema mesmo da "velha" Manga ficou por conta das alegorias, muito simples e com problemas em acabamento.


Comentários
  • Avatar
    17/02/2010 15:22:19ROBERTO GOMES JUNIORMembro SRZD desde 17/02/2010

    ACHEI NO GERAL MUITO BOM OS DESFILES, Sou torcedor da mocidade e me agradou muito, foi uma grata surpresa espero estar entre as campeas.... agora quanto a titulo, acho quefica entre a tijuca ( claro se nao sacanearem as notas de alegoria do paulo barros) e entre a grande rio.... talvez a beija-flor pois sabemos como é a liga né... agora se a ilha cair é sacanagem mesmo... quem cai se for ver a justica, viradouro.... mas como o colega disse acima, dificil a liga derrubar a viradouro.... forte abraço a todos.

  • Avatar
    17/02/2010 13:39:31Bruno Uodson Pereira SilvaMembro SRZD desde 30/12/2009

    se a mocidade for rebaixada como acreditavam muitos pode-se dizer que o samba chegou ao fim, pois o paraiso do roubo chegou na liesa.

  • Avatar
    17/02/2010 13:37:39Bruno Uodson Pereira SilvaMembro SRZD desde 30/12/2009

    volto apos a apuração e espero com boas noticias da mocidade

  • Avatar
    17/02/2010 13:31:29Bruno Uodson Pereira SilvaMembro SRZD desde 30/12/2009

    mateus como voce pode se referir as outras escolas como um lixo. os unicos lixos são comentaristas como você, que com essa frase ja mostra que não sabe de nada sobre o samba. gente vamos comentar somente o necessário e com respeitos a todas as agremiações se não esse site vai se transformar na transmissão da globo

  • Avatar
    17/02/2010 13:25:57Bruno Uodson Pereira SilvaMembro SRZD desde 30/12/2009

    entre ratos e urubus encontrei a transmissão da rede globo

  • Avatar
    17/02/2010 12:23:38NeidocaMembro SRZD desde 17/02/2010

    Coitado do telespectador! Conseguimos direito de escolha em quase tudo, operadora de celular, telefonia, TV a cabo, etc..., mas não temos direito de escolha na transmissão do desfile do grupo especial - é escandaloso este monopólio da Globo, especialmente porque a transmissão está péssima! O povo quer ver a escola, suas alas, suas alegorias. Para quê tantas imagens da Esquina do samba? Ainda por cima, com pessoas despreparadas para falar do tema. Socorro, pensem um pouquinho no povo, que tanta fidelidade tem à Rede Globo = quer continuar com o Monopólio? Tudo bem, mas façam com qualidade, por favor.

  • Avatar
    17/02/2010 12:22:58NeidocaMembro SRZD desde 17/02/2010

    Coitado do telespectador! Conseguimos direito de escolha em quase tudo, operadora de celular, telefonia, TV a cabo, etc..., mas não temos direito de escolha na transmissão do desfile do grupo especial - é escandaloso este monopólio da Globo, especialmente porque a transmissão está péssima! O povo quer ver a escola, suas alas, suas alegorias. Para quê tantas imagens da Esquina do samba? Ainda por cima, com pessoas despreparadas para falar do tema. Socorro, pensem um pouquinho no povo, que tanta fidelidade tem à Rede Globo = quer continuar com o Monopólio? Tudo bem, mas façam com qualidade, por favor.

  • Avatar
    17/02/2010 11:30:11Carlos CaxienseMembro SRZD desde 09/07/2009

    Quem criticou A Grande Rio se surpreendeu, não esperavam a nossa astúcia, esses sites de carnaval também têm uma má vontade danada, depois do resultado eu volto heinnnnnnnn.

  • Avatar
    17/02/2010 11:14:07CRISTIANO COSTAMembro SRZD desde 17/02/2010

    REALMENTE ACHO QUE ESSE ANO NINGUÃ?M TIRA DA TIJUCA, MAS COMO CABEÃ?A DE JURADO Ã? IMPREVISÍVEL, VAMOS AGUARDAR A APURAÃ?Ã?O, E QUE VENÃ?A O QUE MAIS AGRADOU O JURI, QUE NEM SEMPRE Ã? O MELHOR. E VIVA O CARNAVAL!!!!!!!

  • Avatar
    17/02/2010 10:42:49PriscilaMembro SRZD desde 28/05/2009

    Qual foi o amadorismo da Vila se o som é da avenida ??? Vcs só podem estar de sacanagem!!!! No sábado o som DA AVENIDA tb parou prejudicando algumas escolas, assim como aconteceu com a Vila!!!

  • Avatar
    17/02/2010 10:33:46Sylvio Roberto Oliveira de FariaMembro SRZD desde 30/11/2009

    CHICO PORTELA, (((VTNC QUANDO TIVER TEMPO!!!)))

  • Avatar
    17/02/2010 09:06:36mateusMembro SRZD desde 02/12/2009

    esse ano e da grande rio ou da tijuca ,a mangueira foi meia boca ,a tradicional portela essa nen tem comentarios igual a viradouro,ja a imperatriz tambem tem grande chance de ganhar as outras so meias bocas ums lixo!!!!

  • Avatar
    17/02/2010 04:15:01Amaury LimeiraMembro SRZD desde 28/04/2009

    andre roberto villarreal se os jurados seguissem a linha da justiça, da lógica, a Mangueira, em 2010, estaria no acesso, meu camarada. Não vem com esse papinho tosco de que a sua escola, em 2009, foi superior às demais, que só pelo conjunto de problemas e falhas apresentados naquele desfile, a escola jamais poderia ter permanecido no grupo especial. Por um carro quebrado da Beija Flor, em 2004, vocês mangueirenses quase enfartaram de tanto protestar. Mas, a Mangueira pode passar em farrapos, como em 2009, que vocês inventam logo uma desculpinha tosca pra justificar a proteção que a escola recebe e que vocês fingem não perceber. Ã? só a Beija a G. Rio que são escolas da mídia, não é? A Mangueira, ó, coitada! A pobrezinha da Mangueira não possui mídia alguma. Acho-te uma graça!

  • Avatar
    17/02/2010 03:15:55Aline CoutoMembro SRZD desde 17/02/2010

    Eu sou União da ILha e sou ritmista desta escola. Não sou muito simpática a Grande Rio, porém sejamos justos: a rede Globo prejudicou a transmissão do seu desfile. Toda hora cortava para a esquina do samba, entrevista e seja lá o que for. Quando ela resolveu mostrar a escola, ela já tinha passado mais da metade da avenida.

  • Avatar
    17/02/2010 03:12:21Aline CoutoMembro SRZD desde 17/02/2010

    Concordo com o comentário de HR coitado do Wantuir de cantar uma bomba daquelas...rs Parabéns a bateria de Ciça e Paola Oliveira é uma das poucas artistas que são rainhas que samba no pé. A bateria vestida de gari foi o máximo: leve e alegre. Espero que não usem a Ilha como bode espiatório. Ela merece vir entre as 5 primeiras.

Comentar