SRZD


17/02/2010 17h30

TIJUCA É CAMPEÉ DO CARNAVAL 2010
Alberto João, Rafaella Javoski e Ramiro Costa

UNIDOS DA TIJUCA É A CAMPEÉ DO CARNAVAL DE 2010. Foto: Sheila/RioturHá 74 anos sem ganhar um título, a Unidos da Tijuca quebrou o maior jejum da história do carnaval e se consagrou a grande campeã de 2010, com 299.9 pontos. A escola do Borel, que veio com o enredo "É Segredo", do carnavalesco Paulo Barros, desbancou as também favoritas Grande Rio, Beija-Flor, Vila Isabel e Mangueira. Este é o primeiro título do carnavalesco no Grupo Especial.

Emocionado, Paulo Barros ofereceu o título ao presidente Fernando Horta. "Esperei e veio. Foi um belíssimo carnaval, parabéns a todas as escolas pelo espetáculo. Mas esse (título) é nosso. O meu segredo foi trabalhar muito, comprometido com a escola. Fernando Horta (presidente da Unidos da Tijuca), é para você", disse.

Voltam para o desfile das Campeãs, no próximo sábado, as outras cinco primeiras colocadas Grande Rio, Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira. Já a Viradouro, com alegorias e fantasias que não correspondiam à elite do carnaval, decepcionou no desfile e foi rebaixada, com 290.5 pontos.

Destaque com sobra da noite de domingo, a Tijuca fez um desfile ousado e próximo da perfeição que a credenciou ao título. O carnavalesco surpreendeu ao mostrar truques de "mágica", com movimentos rápidos e precisos na comissão de frente.

Veja a galeria de fotos do desfile

Com a ousadia de sempre, ele ainda se preocupou com o acabamento dos carros alegóricos e das fantasias, que estavam impecáveis. A alegoria dos "Jardins Suspensos da Babilônia" foi um exemplo de bom gosto e criatividade. O samba-enredo, que não era um dos mais comentados no período pré-carnavalesco, cresceu bastante na voz de Bruno Ribas e empolgou o público.

Arrasadora, Tijuca levanta a Sapucaí e sai na frente na briga pelo título

A Unidos da Tijuca revelou seu segredo no domingo, na Marquês de Sapucaí. E de bem escondido, este segredo impressionou a plateia. Com um desfile característico de Paulo Barros, a escola do Borel levantou as arquibancadas e saiu na frente na briga pelo título do Carnaval. O destaque da escola ficou por conta da comissão de frente, coreografada por Priscilla Mota e Rodrigo Negri, e das alegorias geniais.

Ao som de "é campeã" logo aos 25 minutos de desfile, a Tijuca tomou a Avenida de forma arrasadora e deu show também em sua bateria, comandada por mestre Casagrande. Em uma manobra fantástica, integrantes pararam a bateria em frente ao quarto módulo, abriram um corredor, por onde passou um carro no meio.

A apuração completa do Grupo Especial

Logo após a grande apresentação da escola, Paulo Barros se disse confiante para estar entre as escolas campeãs. "Tenho certeza que o público gosta do que a gente faz. De acordo com o meu coração, a gente já voltou no sábado das campeãs. Mas já estou acostumado. Por duas vezes disseram isso e não voltei", disse.

Comissão de frente inova e dá show na Marquês

Certamente a comissão de frente foi uma das principais atrações da Unidos da Tijuca no desfile. Na apresentação em todos os módulos de jurados, a coreografia foi muito criativa, e com toques de ilusionismo, mulheres do grupo trocaram de roupas várias vezes, arrancando muitos aplausos do público.

Veja o vídeo da comissão de frente

A comissão representou na sua dança "Nem Tudo o que se vê é o que parece ser". O grupo era formado por seis mulheres e nove homens. Eles tiveram o auxílio de um elemento cenográfico durante a apresentação. E a unanimidade seguiu pela Marquês. Na quarta cabine de julgadores, o público novamente ovacionou as coreografias, com movimentos rápidos e ao mesmo tempo provando muito mistério.

Casal faz apresentação segura, apesar de falha

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, formado por Marquinhos e Giovanna, que representou "As Joias do Alquimista", fez uma apresentação muito bem feita ao primeiro módulo de jurados.

Na cabine seguinte, porém, uma apresentação com problemas. A bandeira de Giovanna enrolou no mastro. No quarto módulo a exibição para os julgadores foi mais segura, sem erros e com muita beleza.

Alegorias foram outro ponto forte do desfile

As alegorias da Unidos da Tijuca chamaram a atenção pela criatividade. O abre-alas, conforme prometido, com efeitos de fogo, surpreendeu a todos na Avenida. Os outros carros também chamaram a atenção.

O quarto carro apresentou super-heróis em diversas performances. Integrantes fantasiados de homem-aranha escalavam uma longa estrutura. Na mesma rampa, quatro componentes fantasiados de batman deslizaram com esquis, abrindo as asas e dando um novo show para a Tijuca.

Bateria vem com novo artifício e arranca aplausos

A bateria fez uma paradinha com 45 minutos de desfile, sem coreografia, mas levantou as arquibancadas, no primeiro módulo de jurados. Com uma hora, entrou no recuo. A manobra foi fantástica, quando os integrantes pararam em frente ao quarto módulo e abriram um corredor para um carro passar no meio. O carro entrou no recuo e a bateria foi toda atrás.

Ao ser perguntado sobre a coreografia da bateria, Paulo Barros revelou ao SRZD-Carnavalesco a sua trama com o mestre. "O Casagrande vinha me perguntando o que eu ia fazer para a bateria. E eu dizia para ele parar de ser mafioso. Então, fiquei com aquilo na cabeça, e quando me reuni com ele revelei a ideia de trazer a bateria assim. Ele comprou a ideia de entrar com um elemento cenográfico, algo que não é comum em baterias. Mas sei que sempre vale uma surpresa para agradar o público", afirmou.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    29/03/2011 02:05:49PRPEqfzpxPQkZIjmAnônimo

    Www sidneyrezende.. OMG! :)

  • Avatar
    24/02/2010 10:18:55mayaraAnônimo

    a tijuca realmente deu um show, foi uma grande magica na avenida, parabéns . esse titulo foi merecedor.

  • Avatar
    20/02/2010 23:51:31AntonioAnônimo

    Penso que a vitória da Unidos da Tijuca é o começo do fim do carnaval tradicional, samba no pé e espontanedade. Vejo que as pessoas ficaram maravilhadas com a comissão de frente da tijuca. Querem mágica vão ao circo!!!! Eu quero ver é samba no pé, emoção, UMA ESCOLA DE SAMBA.

  • Avatar
    20/02/2010 23:32:28Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    POIS Ã?, CUIDADO POIS SER TRADICIONAL Ã? COISA DE VELHO, ULTRAPASSADO E DEVE IR PARA MUSEU. O BOM Ã? VER MÁGICA, ORDEM UNIDA, FILA INDIANA, COREOGRAFIA EM CARROS E ALAS E ETC, ISSO Ã? O NOVO, O MODERNO Ã? O QUE VAI PERMEAR O "NOVO" CARNAVAL CARIOCA.

  • Avatar
    20/02/2010 22:15:57Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    NÃ?O Ã? A MESMA PORQUE AS ESCOLAS TROUXERAM MUITA COISA DOS RANCHOS E CORDÃ?ES, ASSIM COMO JOÃ?O 30 TROUXE OS CARROS "GIGANTES" E LUXO DAS GRANDES SOCIEDADES, APREDERAM COM ELES. E ATÃ? HOJE EXISTEM RANCHOS QUE TEIMAM EM EXISTIR, ASSIM CLUBES DE FREVOS NO RIO. ENTÃ?O PODEMOS DIZER QUE UM ASILO Ã? UM MUSEU, AONDE COLOCAMOS PESSOAS VELHAS QUE NÃ?O NOS SERVEM MAIS, JÁ ESTÃ?O ULTRAPASSADAS. VAMOS COLOCAR NOSSAS VELHAS GUARDAS EM UM MUSEU, DIZENDO COMO ERA BOM O SAMBA DE ANTIGAMENTE, AFINAL ELES DEVEM ATRAPALHAR O DESFILE NÃ?? ANDAM DEVAGAR DEMAIS E NÃ?O CONSEGUEM CORRER COMO O RESTO DA ESCOLA. VAMOS TIRAR AS VELHAS SENHORAS DA ALA DE BAIANAS, COMO JÁ FAZEM VÁRIAS ESCOLAS, PORQUE NÃ?O AGUENTAM AS FANTASIAS E POR AÍ VAI, TUDO EM NOME DO MODERNO. ACHO QUE A EVOLUÃ?Ã?O Ã? SIM NECESSÁRIA E INEVITÁVEL, MAS REPETIR A MESMA IDÃ?IA TODO ANO Ã? EVOLUÃ?Ã?O? VIRAR PADRÃ?O Ã? EVOLUÃ?Ã?O? ME DESCULPE VC, PRIMEIRO OBRIGADO POR ME CHAMAR DE VELHO E RETRÃ?GRADO, MAS EM MATÃ?RIA DE ESCOLA DE SAMBA, SOU CONTRA ESSA MODERNIDADE QUE TIRA A ESPONTANIEDADE, QUE COLOCA TODOS MECANIZADOS DENTRO E FORA DOS CARROS. E TÃ?M MAIS ELE ESTÁ LONGE DAS INOVAÃ?Ã?ES CRIADAS POR OUTROS EM OUTROS TEMPOS, ALGUMAS MUITO MAIS IMPORTANTES PARA O SAMBA QUE A MECANIZAÃ?Ã?O QUE ELE CRIOU. CUIDADO VC TAMBÃ?M VAI FICAR VELHO E COM O SEU CONCEITO, IRÁ PARA O MUSEU DE VELHOS TB.

  • Avatar
    20/02/2010 22:02:07João Paulo AlvesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Retificando: Amigo, desculpe, mas a opinião que vc tem atualmente é a mesma que os ranchos e cordões deviam ter com o surgimento das escolas de samba.

  • Avatar
    20/02/2010 22:00:33João Paulo AlvesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Amigo, desculpe, mas a opinião que vc tem atualmente é a mesma que os deviam ter com o surgimento das escolas de samba. O que não pode desaparecer é a escola de samba. Te garanto que o samba tocado no quintal de Tia Ciata não é o mesmo das década de 70, e por cosseguinte o dos dias atuais. A vida o mundo é assim, sendo redundante. Imagine que seria da vida sem evolução. Seríamos quadrúpedes. Por mais que doa a todos nós, a vida é feita de renovação, e para isto existe o Museu, para que possamos ter consciência do que fomos um dia.

  • Avatar
    20/02/2010 21:53:45Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    LUXO E HIGH-TECH NÃ?O QUER DIZER QUE NÃ?O ERAM CRIATIVOS E QUE NÃ?O CONTINUAM CRIATIVOS. CADA UM NA SUA, ADMITO QUE ELE TÃ?M O ESTILO DELE, SÃ? ACHO QUE ESTÁ REPETITIVO, IGUAL A CADA ANO. NÃ?O ACHO SER CRIATIVO FALANDO DE TEMA, ACHO QUE SER CRIATIVO Ã? CONTAR UM ENREDO COM COMEÃ?O MEIO E FIM. SEI QUE SOU MEIO RADICAL, MAIS ACHO ACHO QUE FALTA Ã? ESPONTANIEDADE, ALEGRIA, E CONTINUO DIZENDO QUE RENOVAÃ?Ã?O NÃ?O QUER DIZER FAZER ORDEM UNIDA, COREOGRAFIA EM TODOS OS SETORES, BATERIA ACELERADA, FILA INDIANA, CARROS COM GENTE LEVANTANDO OS BRAÃ?OS NA HORA CERTA, TUDO CERTINHO, SEM SAMBA NO PÃ?, SEM ALEGRIA, SEM CANTAR, COM SAMBAS DE PÃ?SSIMA QUALIDADE, TUDO PARA SE ADAPTAR AOS NOVOS TEMPOS. QUERO DIZER QUE PODE-SE SER MODERNO, MAIS SEM PERDER A ESSÃ?NCIA DO CARNAVAL. TUDO BEM, ESTAMOS SAINDO DA ERA SÃ? DO LUXO, CONCORDO QUE TAMBÃ?M NÃ?O ERA BOM, MAS GASTAR FORTUNA COM UMA PISTA DE ESQUI, FEIA Ã? MELHOR QUE GASTAR COM ALGO BONITO. ISSO Ã? UMA QUESTÃ?O DE OPINIÃ?O.

  • Avatar
    20/02/2010 21:39:53João Paulo AlvesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Em instante algum falei em desprezar o que já foi feito, até pq cada carnavalesco, em sua determinada época de vanguarda, teve sua contribuição, e muito deste trabalho está aí, haja vista Paulo Barros que aprendeu a trabalhar em Nilópolis, assim como eu, porém admito que seu acabamento não é o forte, mas melhorou muito ao que era, e com as raízes que possui garanto que para ele resgatar não será difícil, pois é de conhecimento comum a preocupação da Beija-flor com a qualidade do trabalho. Mas é fato que sobrevive o que se renova, sem desprezar o conhecimento antigo, pois senaum alegorias não mais existiriam, e essa renovação que faz com que o público fique em extâse com seu trabalho. Quem aclamou Joãozinho Trinta como o Rei, foi o público, assim como Fenando Pinto com Ziriguidum 2001 e outros, e desta vez o eleito foi Paulo Barros. Queiram ou naum, isto não quer dizer que eu concorde plenamente com esta visão, mas parcialmente, estamos saindo da era do luxo high-tech para a da criatividade. E amigo, o mundo é feito de renovação, transformação, mudanças o que queiram.

  • Avatar
    20/02/2010 21:23:48Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    MAIS NÃ?O Ã? SÃ? A UNIDOS DA TIJUCA QUE NO MEU ENTENDER, FEZ UM ANTI-CARNAVAL, O QUE ACONTECE EM ALGUMAS ESCOLAS ACONTECE O MESMO, DESFIGURAÃ?Ã?O DO CARNAVAL EM DETRIMENTO DO NOVO, DA MODERNIDADE. BATERIAS ENLOUQUECIDAS, BATENDENDO A 100 POR HORA, CORRERIA, FANTASIAS, DIGA-SE, CARREGADORES DE PLUMAS, OU DELÍRIOS DE CARNAVALESCOS QUE ACHAM QUE TODOS TÃ?M OBRIGAÃ?Ã?O DE ENTENDER SUAS GENIALIDADES. ME DESCULPE, MAS AINDA ACHO QUE O GRANDE SEGREDO DO CARNAVAL AINDA ESTA POR VIR: ALIAR A TRADIÃ?Ã?O AO NOVO, MODERNO. SEJA COM FORMA, COM MATERIAS, COM ENREDOS. AGORA DESPREZAR O QUE JÁ FOI FEITO E O QUE AINDA Ã? FEITO SEM A FORMA PAULO BARROS, NA MINHA MODESTA OPINIÃ?O Ã? UMA BURRICE.

  • Avatar
    20/02/2010 21:12:32Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    ENTÃ?O DEVEMOS DIZER QUE PARA O CARNAVAL (ESCOLA DE SAMBA) CONTINUAR A EXISTIR DEVEMOS JOGAR TUDO QUE Ã? "VELHO" PRA FORA, SÃ? VALE O NOVO. A PERGUNTA QUE FICA Ã?: SERÁ QUE O DITO NOVO ESTA SEMPRE BOM, SEMPRE BONITO, SEMPRE COERENTE? ME DESCULPE, MAS TAMBÃ?M VI OS CARROS E O DESFILE. NÃ?O CONCORDO COM O ACABAMENTO DOS CARROS, REALMENTE ADMITO QUE MELHOROU, MAS ESTA LONGE DE ESTAR NO ACOSTUMAMOS A ACEITAR COMO PERFEITO (SERÁ QUE EXISTE PERFEIÃ?Ã?O?). O CARRO DO MICHAEL ERA SOFRÍVEL, O CARRO DO PAVÃ?O DE MAL GOSTO E NÃ?O FUNCIONOU, NA MINHA MODESTA OPNIÃ?O DE QUEM JÁ FEZ CARNAVAL EM ESCOLA DO ANTIGO GRUPO E e D. AONDE PARA TER UM ACABAMENTO SOFRÍVEL ERA QUASE IMPOSSÍVEL. AS FANTASIAS MELHORARAM SIM, MAIS O QUE SE FAZ LÁ NÃ?O Ã? ENREDO. PODE-SE FALAR SOBRE SEGREDO, SOBRE CURIOSIDADE, SOBRE QUALQUER COISA QUE SEJA FÁCIL DE TRANSFORMAR EM FANTASIA E ALEGORIA E QUANTO AS OUTRAS MANIFESTAÃ?Ã?ES, SÃ? PORQUE NÃ?O TEM COMPETIÃ?Ã?O NÃ?O "EVOLUIRAM"? QUAL O PREÃ?O DA EVOLUÃ?Ã?O? A TOTAL FALTA DE ESPONTANIEDADE? E OS OUTROS CARNAVALESCOS OUSARAM NO SEU TEMPO MAIS SEM DESFIGURAR AS SUAS ESCOLAS. MINHA MODESTA OPNIÃ?O, ACHO QUE ESTA TUDO PASTEURIZADO, FILA INDIANA, ORDEM UNIDA, COREOGRAFIA DEMAIS, E Ã? CLARO TUDO FEITO PARA SE TORNAR SHOW DE COREGRAFIA.

  • Avatar
    20/02/2010 19:59:59João Paulo AlvesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Desculpe Maurício, mas há uma incoerência em trecho de suas palavras. O Neon foi implantado com força ao carnaval pelo Lage. E o nosso carnaval é uma disputa, na minha opinião, não se aplica comparar outros movimentos culturais, uma vez que onde demanda competição alguém irá sentir-se na obrigação de fazer algo melhor. Daí se desenvolve a criatividade e a inovação. O nosso carnaval é vivo, e hoje em dia torna-se popular quem fizer aquilo que o povo quer ver, e infelizmente não mais a tradição (então retornemos aos antigos senhores com cartolas e faques que finham à frente das agremiações). Amo o carnaval. Não sou a favor de coreografia em baianas, ala de passistas e etc, mas naum foi o Paulo barros que inventou, já estava aí. Então crucifiquemos quem criou isto, mas que dentro do que é inovador o carnaval dele foi bonito, ah! isto foi! Vi carros acabados desta vez, alguns com saia (coisa que eu naum via antes em seu carnaval), fantasias bem acabadas e um enredo bem desenvolvido (que pra mim sempre achei ser sua especialidade) Não e qualquer um que fará de um enredo como "Ã? segredo", algo com conteúdo, e ele o fez! E dito por críticos renomados de caranval e naum como eu simples aderecista, sambista, amante da cultura. Mas finalizando, só a vanguarda faz com que uma cultura continue viva! O que devemos é fazer como a moda, ressucitar o antigo sempre.

  • Avatar
    20/02/2010 19:15:02Mauricio Fonseca MachadoAnônimo

    JOÃ?O 30, RENATO LAGE, VIRIATO, ARLINDO, ROSA E OUTROS QUE FIZERAM E FAZEM O CARNAVAL CARIOCA, MUDARAM E TRANSFORMARAM AS ESCOLAS DE SAMBA, SÃ?O ÍCONES DO CARNAVAL, FIZEREM SEM MUDANÃ?AS, MAS SEM DESCARACTERIZAR AS ESCOLAS. O MARACATU ESTA VIVO ATÃ? HOJE E NÃ?O MUDOU SUAS TRADIÃ?Ã?ES, O FREVO A MESMA COISA, A MARUJADA, A CONGADA ETC. E TODOS CONTINUAM A ARRASTAR MULTIDÃ?ES. OS BLOCOS CARNAVALESCOS DO RIO AINDA ARRASTAM MULTIDÃ?ES CANTANDO SAMBAS ANTIGOS E MARCHINHAS. SÃ? AS ESCOLAS DE SAMBA, QUE SEMPRE FORAM UMA MANIFESTAÃ?Ã?O CULTURAL VINDA DO POVO E PARA O POVO, FORAM MODIFICADAS PARA PIOR, AONDE A TRADIÃ?Ã?O Ã? BREGA, E VELHO, SEM VALOR, O QUE NO BRASIL Ã? NORMAL. PORQUE NÃ?O JUNTAR TRADIÃ?Ã?O COM O MODERNO, LUZ NEON ERA NOVIDADE, MAS NÃ?O DESCARACTERIZOU A ESCOLA, MESTRE-SALA E PORTEA-BANDEIRA NÃ?O PRECISAVA APRENDER BALÃ? CLÁSSICO PARA DANÃ?AR, NÃ?O SEJAMOS INJUSTOS COM QUEM FEZ E FAZ O CARNAVAL CARIOCA. PARA SER MODERNO NÃ?O PRECISA JOGAR TODA UMA HISTÃ?RIA NO LIXO.

  • Avatar
    20/02/2010 19:14:36João Paulo AlvesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Verifico que muitas pessoas não conseguem dissecar um tema ou enredo, que seja da forma que cada um julgar, o enredo foi sim bem desenvolvido pela Tijuca ao meu ver, ou na opinião dos senhores comentar sobre o Jardins Suspensos da Babilônia, O segredo da construção do Egito, sobre animais que se escondem de seus predadores é algo paupérrimo? Vocês leram a revista Roteiro dos desfiles? Conhecem história geral e biologia? Me poupem! Noel e Música Popular, da minha Estação Primeira, são enredos riquíssimos, mas o desenvolvido pelo cara se tornou rico pela forma qual ele desenvolveu, falou de algo comum a todos leigos, que é a realidade da grande parte da população brasileira, e aos conhecedores dxe várias ciências. A riqueza do enredo não está em seu tema, e sim como ele é desenvolvido, haja vista a Grande Rio no caranaval passado, ao meu ver não falou do que se propôs e o enredo era de uma riqueza singular!

  • Avatar
    20/02/2010 18:39:18Marcio fortesMembro SRZD desde 20/02/2010

    Toda mudança causa, e causará discussão ( gostem ou não ), ( tudo muda ) daqui a 10 anos, com certeza, estarão crucificando outros " Joãosinhos 30, Paulos Barros, Renatos Lages " etc ...Lembrem-se que nem Jesus agradou á todos .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.