SRZD


11/03/2010 11h42

Cabral chora ao falar sobre divisão de royalties: 'Nunca vi tanta ilegalidade'
Suzane Lima

Na Aula Magna de abertura do período letivo da PUC-Rio, nesta quinta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), desabafou sobre a decisão da Câmara dos Deputados de dividir igualmente os royalties do petróleo da camada do pré-sal. Em uma palestra para estudantes e professores, Cabral chorou ao falar sobre o que é, na sua opinião, "uma falta de respeito com o princípio federativo". Para o governador, a aprovação da partilha igualitária foi a maior leviandade feita pela Câmara desde a Proclamação da República.

"Nunca vi tanto desprezo, tanta ilegalidade na minha vida. Acho que houve um linchamento contra o Rio, eles não se preocuparam com a população do estado", afirmou em tom duro.

Cabral se disse insatisfeito, principalmente, com a justificativa dada pelos deputados. Segundo o governador, dizer que o petróleo é brasileiro não autoriza a retirada de bilhões em recursos do Rio.

"Claro que o petróleo é brasileiro, mas há toda uma estrutura de royalties no mundo inteiro", disse. Ele salientou ainda que parar de receber esses recursos significa não ter dinheiro para serviços essenciais do estado. "Se eu tiver que deslocar o dinheiro da previdência pública, o estado fecha. A minha briga era pelo petróleo que seria retirado em 2020, mas eles trouxeram isso para o presente", afirmou.

Cabral garantiu que não haverá retaliações, porque seria danoso para a democracia. Porém, ele disse não ter a menor dúvida de que a medida é inconstitucional. Apesar de emocionado, o governador se mostrou otimista e disse que tem certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá vetar a emenda.

A Câmara dos Deputados aprovou, por 369 votos a 72, a emenda que prevê a divisão igualitária, entre estados e municípios, dos recursos da extração do petróleo no bloco do pré-sal. Com a decisão, o Rio deve perder R$ 7 bilhões.

* Protesto contra a divisão dos royalties fecha a BR-101, em Campos


Veja mais sobre:Pré-sal

Comentários
  • Avatar
    13/09/2010 13:22:33willian rocha de oliveiraAnônimo

    Por que o governador está tão insatisfeito com a decisão dos Deputados, em relação a divisão dos royalties do petróleo, será que ele tinha em mente melhorar a saúde, a educação, e os profissionais da área, por que se não for está a preocupação dele é justo a divisão porque o petróleo é brasileiro, por isso, tem o nome nacionalizado (PETROBRÁS). Não se vê melhorias nas infraestruturas do Rio de Janeiro de forma geral, estamos todos abandonados e ele (o governador) ainda quer mais dinheiro??? Acorda Cabral a realidade é outra, hospitais Estaduais não funcionam, UPA'S sem pediatras e outras especialidades, é hora de gastar o dinheiro público com algo mais palpável, que tenha serventia para o povo de um modo geral.

  • Avatar
    16/03/2010 22:29:20CARIOCAS SE FU .....Anônimo

    O RIO VEM RECEBENDO ESSE DINHEIRO HÁ ANOS E CONTINUA SENDO UMA PORCARIA DE ESTADO.NÃ?O TEM MAIS JEITO,A BANDIDAGEM MANDA LÁ, AGORA Ã? TENTAR MELHORAR OS OUTROS ESTADOS POR QUE O RIO CONTINUA NÃ?O LINDO, MAIS UM LIXO.

  • Avatar
    16/03/2010 19:52:33jorge luizAnônimo

    Ao Sr. governador, tá chorando porque, em que é empregado esse dinheiro, esse dinheiro poderia pagar todo o funcionalismo Publico, Saúde, Educação e Segurança. Essa manobra é da Elite e o povo brasileiro, mais uma vez, caindo nessa. Acorda Brasil, vamos fazer outra passeata agora para a divisao igualitaria desse royalties. Deixa o Sergio Cabral ir sozinho nesta passeata. Você ainda não se perguntou porque o Governador esta se manifestando, só depois de 4 anos ele quer ser governador.

  • Avatar
    16/03/2010 14:54:54GEREMIASAnônimo

    CHORA SR. CABRAL, PORQUE EU CHORO HÁ MUITO TEMPO A FALTA DE SENSIBILIDADE POR PARTE DO SENHOR EM DAR UM SALÁRIO AOS SEUS FUNCIONÁRIOS PÃ?BLICO... CHORAR NÃ?O ADIANTA Ã? SÃ? O COMEÃ?O.... DE UM GOVERNO QUE VAI DEPENDER MUITO SE UNIR AO POVO, APRENDE UMA COISA AGORA, .... AUMENTO DE 24 PARCELAS.... NÃ?O CUMPRIR COM SUAS PROMESSAS, POR ISSO TE CHAMAM DE PINÃ?QUIO.... A SAÃ?DE VAI MAL.... OS IDOSOS.... NEM SE FALA.... O ABANDONO E A FALTA DE INCENTIVO NA EDUCAÃ?Ã?O...... Ã? COBRANÃ?A E RESULTADO DE SEUS FRUTOS.... POIS PARA SABER QUEM Ã?... BASTA VER SEUS FRUTOS E O CONHECEREMOS... CHORAR NÃ?O TRAZER ESSA GRANA BOA PARA O ESTADO... TEM QUE VOLTAR AS SUAS RAÍZES E PRATICAR JUSTIÃ?A SALARIASL, SER AMIGO DO FUNCIONÁRIO.... SER HOMEM DE DEUS... TEMENTE... AI A MISERICÃ?RDIA E A JUSTIÃ?A TE SEGUIRÁ TODOS OS DIS DE SUA VIDA. MAS AINDA DÁ TEMPO... NÃ?O FIQUE ASSIM, POIS FELIZ Ã? A NAÃ?Ã?O CUJO DEUS Ã? O SENHOR.... COLOQUE JESUS CRISTO NO SEU CAMINHO HOMEM.

  • Avatar
    13/03/2010 19:13:44Aldo FaroAnônimo

    Reforço que os Estado produtores devem sim ser indenizados pela exploração de petróleo, afinal NÃ?O FORAM POUCAS AS VEZES QUE OS ACIDENTES AMBIENTAIS ASSOLALARAM O RIO DE JANEIRO, e esta "indenização/serviço" advem justamente dos royalties de petróleo. Aos que acham que não ocorreram acidentes seguem alguns: Março de 1975 â?? Um cargueiro fretado pela Petrobrás derrama 6 mil toneladas de óleo na Baia de Guanabara. Agosto de 1984 â?? Gás vaza do poço submarino de Enchova (Petrobrás): 37 mortos e 19 feridos. 10 de março de 1997 â?? O rompimento de um duto da Petrobrás que liga a Refinaria de Duque de Caxias (RJ) ao terminal DSTE-Ilha D´Água provoca o vazamento de 2,8 milhões de óleo combustível em manguezais na Baía de Guanabara (RJ), o acidente representou a destruição de parte do manguezais, que com investimentos do royaltes do petróleo, pretendem sua recuperação. 16 de agosto de 1997 â?? Vazamento de 2 mil litros de óleo combustível atinge cinco praias na Ilha do Governador (RJ) â?? Petrobrás, até hoje as praias não se recuperaram. 18 de janeiro de 2000 â?? O rompimento de um duto da Petrobrás que liga a Refinaria Duque de Caxias ao terminal da Ilha dâ??Água provocou o vazamento de 1,3 milhão de óleo combustível na Baía de Guanabara. A mancha se espalhou por 40 quilômetros quadrados. Laudo da Coppe/UFRJ, divulgado em 30 de março, concluiu que o derrame de óleo foi causado por negligência da Petrobras, já que as especificações do projeto original do duto não foram cumpridas. novembro de 2000 â?? A Companhia Mercantil e Industrial Ingá foi condenada, por contaminação da água com metais pesados na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro. A empresa deveria construir um aterro industrial e remover, em 60 dias, os 3 milhões de toneladas de resíduos químicos deixado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, o que ainda não ocorreu. 26 de junho de 2000 â?? Nova mancha de óleo de um quilômetro de extensão apareceu p

  • Avatar
    13/03/2010 19:12:07Aldo Faro JrAnônimo

    Reforço que os Estado produtores devem sim ser indenizados pela exploração de petróleo, afinal NÃ?O FORAM POUCAS AS VEZES QUE OS ACIDENTES AMBIENTAIS ASSOLALARAM O RIO DE JANEIRO, e esta "indenização/serviço" advem justamente dos royalties de petróleo. Aos que acham que não ocorreram acidentes seguem alguns: Março de 1975 â?? Um cargueiro fretado pela Petrobrás derrama 6 mil toneladas de óleo na Baia de Guanabara. Agosto de 1984 â?? Gás vaza do poço submarino de Enchova (Petrobrás): 37 mortos e 19 feridos. 10 de março de 1997 â?? O rompimento de um duto da Petrobrás que liga a Refinaria de Duque de Caxias (RJ) ao terminal DSTE-Ilha D´Água provoca o vazamento de 2,8 milhões de óleo combustível em manguezais na Baía de Guanabara (RJ), o acidente representou a destruição de parte do manguezais, que com investimentos do royaltes do petróleo, pretendem sua recuperação. 16 de agosto de 1997 â?? Vazamento de 2 mil litros de óleo combustível atinge cinco praias na Ilha do Governador (RJ) â?? Petrobrás, até hoje as praias não se recuperaram. 18 de janeiro de 2000 â?? O rompimento de um duto da Petrobrás que liga a Refinaria Duque de Caxias ao terminal da Ilha dâ??Água provocou o vazamento de 1,3 milhão de óleo combustível na Baía de Guanabara. A mancha se espalhou por 40 quilômetros quadrados. Laudo da Coppe/UFRJ, divulgado em 30 de março, concluiu que o derrame de óleo foi causado por negligência da Petrobras, já que as especificações do projeto original do duto não foram cumpridas. novembro de 2000 â?? A Companhia Mercantil e Industrial Ingá foi condenada, por contaminação da água com metais pesados na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro. A empresa deveria construir um aterro industrial e remover, em 60 dias, os 3 milhões de toneladas de resíduos químicos deixado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, o que ainda não ocorreu. 26 de junho de 2000 â?? Nova mancha de óleo de um quilômetro de extensão apareceu p

  • Avatar
    13/03/2010 19:11:14Aldo Faro JrAnônimo

    @@@@@@@@@@ATENÃ?Ã?O, O DEPUTADO FEDERAL ADILSON SOARES, DO PR DO RIO DE JANEIRO VOTOU A FAVOR DO EMENDA IBSEN PINHEIRO, E PODE SER CONSIDERADO UM TRAIDOR DAS CAUSAS CARIOCAS...NAS PROXIMAS ELEIÃ?Ã?ES, NÃ?O VOTEM EM ADILSON SOARES, VAMOS MANDÁ-LO PARA O RIO GRANDE DO SUL, PARA ELE FICAR PRÃ?XIMO DO AMIGO [email protected]@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • Avatar
    13/03/2010 19:07:15valdir cunhaAnônimo

    O RIO CONTRA A TRAIRAGEM DE ALGUNS POLITICOS, OS MORADORES DO RIO VAI SABER COBRA NAS URNAS ESTA TRAIÃ?Ã?O.

  • Avatar
    13/03/2010 17:16:50jose claudioAnônimo

    Viu como é bom Serginho, perder dinheiro, né? Assim como alguns funcionários do aeroporto santos dumont. Tinhamos o pernoite e perdemos. Infelizmente vai acontecer a mesma coisa com o RJ, se bem que poderia acontecer com vc tb, vai ficar sem dinheiro dos Royalties? Se vira amigo, afinal de contas vc foi eleito pra isso, pra resolver problemas, não pra ficar chorando.

  • Avatar
    12/03/2010 21:52:27WilsonAnônimo

    Eu desisto, sinto muito pelo brasil, mas vão ficar sentindo só o cheiro dos pétrodolares, pois essa emenda ibsen é inconstitucional! Pra mim, foi bom saber quem são os verdadeiros "ermanos"! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E VIVA O MEU RIO DE JANEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    12/03/2010 20:52:51Celia BarbosaMembro SRZD desde 30/05/2009

    Infelizmente o estado do Rio não emprega o dinheiro dos Royalties como deveria. Não é por causa dos governadores mau intencionados, que são eleitos por eleitores desinformados, deve dividir os Royalties com outros estados.

  • Avatar
    12/03/2010 20:15:57Edmo Luiz de Souza FalcãoAnônimo

    CALMA GALERA , JÁ TIVE ESSE TIPO DE DISCORDÃ?NCIA COM UM COMENTARISTA === MAS , POR RESPEITO AO SR. JORNALISTA SIDNEY REZENDE , QUE NOS DÁ ESTE ESPAÃ?O PARA PODERMOS EMITIR NOSSAS OPINIÃ?ES , BAIXEI MINHA GUARDA . === O PROBLEMA Ã? QUE :::::: ALGUNS COMENTARISTAS DE PLANTÃ?O , METE O BEDELHO NA NOSSA OPINIÃ?O .===== COMO ME CONSIDERO EDUCADO , PAREI DE REPLICAR AS INTROMISSÃ?ES . ENFIM VAMOS RESPEITAR A QUEM NOS PERMITE QUESTIONAR A REPORTAGEM , OK GALERA ???? ABRAÃ?OS A TODOS .

  • Avatar
    12/03/2010 19:17:16WilsonAnônimo

    Meu caro, inteligência e conhecimento são duas coisas completamente diferentes, pois, ou se naisce com inteligência, ou nunca a terá! Já o conhecimento se adquire, e para isso, é necessário dedicação e prática ou boa memória mesmo (seu caso)! Por tanto não pense que vai conseguir me intimidar com o agurmeto, de erros de português, mesmo porque se a ortografia do mesmo fosse lógica, eu não errava uma, mas como minha memória é péssima...! Você esta atacando minha ortografia (que é péssima mesmo), para desviar o assunto, pois não tem argumentos contra a verdade! Pois se tivese, os teria usado, ao invés de usar o último recurso dos perdedores, tentando atacar algo que considera a fraqueza alheia! Quanto a pseudo locomotiva, o câncer também cresce! valeu? Depois nós é que somos arrogantes? Outra coisa, vocês disse: "Por isso esse estado tá esse caos que todos vêem." e o seu? como anda? é melhor que o meu? se encherga o rapaz! Nunca em minha vida eu lí ou ouvi, algum CARIOCA OU FLUMINENSE dizer que o Rio é melhor ou mais importante (só foi quando Capital Federal), só a sua locomotiva movida a corrupção faz isso! Como eu já disse, quer JUSTIÃ?A? para o seu estado? vamos juntos meu povo e o seu povo, exigir que a únião recolha todos os impostos e até mesmo os royaties e os redistribua igualmente pelo número de pessoas de cada estado, pois isso é JUSTO! O resto é piada!

  • Avatar
    12/03/2010 16:13:54ValterAnônimo

    Acéfalo? Você escreveu: "mão-de-óbra ", "recolidos", "hábitantes", "caíu", "brasil"... entre outras palavras erradas. Meu "amigo", não tenta colocar pra você mesmo e pra quem pensa como você que está falando com ignorantes. Não pensa que és o dono da verdade. Estou tentando manter um diálogo de opiniões. Chamar os outros de acéfalo, manipulado, não respeitar os outros estados com tamanha arrogância não vai levar a nada essa discussão. O que você acha que eu não entendi ou não entendo eu aprendi na 7ª série. Não me conhece e não sabe da minha formação hoje. Estou te respeitando até agora e essa é minha última mensagem, pois não vejo progresso em suas linhas escritas. Não consigo acreditar que uma pessoa que comete tantos erros em um pequeno texto possa ter condições de julgar um assunto como esse. Um abraço e desejo que seus políticos façam bom proveito de todo esse dinheiro quando receberem. O seu povo lamentavelmente não o fará. Assim como o meu não faria se viesse pra cá. A propósito, não sou da "locomotiva do brasil" como você escreveu.

  • Avatar
    12/03/2010 16:00:19WilsonAnônimo

    Como o texto não coube: "E tudo com esse discurso pilantra, de "justiça" e "igualdade" etc... Pra mim, Wilson, cidadão com muito orgulho da CIDADE MARAVILHOSA SIM!(mesmo com todos os problemas e são muitos) E DA NAÃ?Ã?O FLUMINENSE SIM! (com muitos problemas também), isso é sim, uma covardia, um joguinho politico da pior espécie, e o pior é que o brasil caíu nessa conversa fiada, e mostrou sua verdadeira face para o Rio! Por isso Eu disse: "INDEPENDÃ?NCIA OU MORTE, PELO RIO DE JANEIRO!!!!!!!!! Já ví que não há mais lugar neste país para o nosso povo!!! Diogo, Clarisse e os demais CARIOCAS E FLUMINENSES estou com vocês, vamos pra rua!!!!!!!!!!!!!!" Esta satisfeito, agora?"

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.