SRZD


02/04/2010 12h47

100 anos de Chico Xavier: Amigo do médium fala sobre ajuda da psicografia
Jorge Lourenço

100 anos de Chico Xavier: Amigo do médium fala sobre ajuda da psicografia. Reprodução.A morte é e continua sendo um dos maiores mistérios da humanidade. A dor da perda de um ente querido faz as pessoas apelarem para vários caminhos e a psicografia foi a forma de ajuda a este problema mais popularizada por Chico Xavier. Seguindo os princípios da doutrina espírita, o médium dizia receber mensagens de pessoas mortas, ou desencarnadas, como preferia dizer, para seus parentes e amigos.

E, em alguns casos, não se tratava de apenas uma carta, mas sim de várias. No caso de William Machado de Figueiredo, que faleceu em 1941, foram exatamente 33, a maioria destinada a sua mãe, Adélia Machado de Figueiredo. Amiga próxima de Chico Xavier, ela usou as cartas psicografadas como força para continuar vivendo após a perda do filho.

"Minha tia-avó teve uma vida muito difícil. Ela teve que criar os filhos sozinha, porque seu marido morreu e as cartas que ela recebia de William através de Chico foram o bastão que ela usou para seguir vivendo e enfrentando a dor. Lembro que ele tinha o costume de colher flores no túmulo de William e mandar cartas para minha tia-avó com palavras de conforto e uma flor junto", conta Geraldo Lemos Neto, dono da Casa de Chico Xavier, centro cultural localizado na residência onde o médium viveu durante alguns anos em Pedro Leopoldo, no interior de Minas Gerais.

Após a morte da sua tia-avó, em 1982, Geraldo decidiu fazer um livro com uma coletânea de todas as cartas que recebem de William. Como Adélia viveu apoiada nessas mensagens, ele decidiu dar à obra o nome de "Bastão de Arrimo". Lançada em 1984, ela reúne todas as 33 cartas e deve ganhar uma reedição neste ano por conta do centenário do médium.

Emoção em caravanas

Frequentador e membro da "Casa da Prece", centro espírita onde Chico Xavier atendia em Uberaba, Geraldo lembra que multidões compareciam ao local quando o médium participava das sessões de psicografia. Sempre em busca de amparo, as famílias se amontoavam dentro e fora do centro espírita aguardando um alento, por menor que fosse, de um ente querido morto.

"A casa era muito pequena, mas apareciam ônibus de todos os lugares do Brasil. A maioria das pessoas acabava ficando do lado de fora, recebíamos em média umas 500 por sessão. Lembro da emoção de quem recebia uma carta daquelas, da maneira como olhavam para o Chico Xavier", explica Geraldo.

"Lembro que, na maioria das vezes, as cartas eram para pessoas que estavam do lado de fora do centro. As cartas do Chico sempre tinham um remetente e um destinatário. Então íamos gritando o nome pela multidão, 'carta de cicrano para fulano', até acharmos para quem era a mensagem. Era impressionante ver a emoção daquelas pessoas", lembra.


Comentários
  • Avatar
    16/04/2013 14:15:20adalberto rodrigues godoyAnônimo

    boa tarde! perdi meu pai no dia 03abril2013, e depois que ele foi eu e m,inha mãe nos imcomodamos demais com meus irmãos, e eu gostaria muito de receber um sinal dele, para ter a certeza q ele esta bem. aguardo no meu email, desde já muito obrigado!

  • Avatar
    18/08/2011 20:00:39cacilda maria santos carneiroAnônimo

    Eu acabei de sofrer uma perca muito grande ,pois perdí meu neto com apenas três dias de nascido sem nem um motivo ,pois segundo a neuocropcia feita depois que ele faleceu não deu nada, ninguém sabe explicar como foi acontecer tudo isso .pois meu netinho nasceu saudavél ,foi uma gravidez muito desejada por todos nós da família, o nome dele é Pedro Falcão Cruz , (nasceu no dia 27/07/2011 e faleceu no dia 31/07/2011)gostaria de receber uma mensagem se possível .E se a espirituialidade explica porque está acontecendo tudo isso em nossas vidas se é possível ele reencarnar como filho do meu filho novamente enfim gostaria pelo amor de Deus que através da espiritualidade eu pudesse compreender melhor o que se passou porque para mim isso ainada parece um pesadelo. PS; Ele não teve nem um problema de saúde estava bem a sua mãe amamentou ele as 2;30hs e disse que entre três e quatro da manhã trocou ele e o amamentou novamente e quando foi as sete horas mais ou menos ele foi ficar com ele daí ele percebeu que ele não se mechia ,pois estava morto daí então dá para perceber o quanto nós estamos desolados ,por isso eu peço por favor se for possível uma mensagem psicografada eu seria eternamente grata .

  • Avatar
    06/05/2011 15:59:23filipaAnônimo

    ola gostaria de receber uma mensagem do meu avó paterno obrigado

  • Avatar
    31/07/2010 21:54:59mariza lutz da mattaAnônimo

    31/07/2010 gostaria de ter o mericimento de receber alguma mensagem do espirito do meu irmao. de nome jose sergio henriques da matta desemcarnado em 22/07/97 aguardo com muita ansiedade. mariza

  • Avatar
    14/07/2010 18:02:08CLEUZABATISTA FERNANDESAnônimo

    OI BOA TARDE MEU NOME Ã? CLEUZA BATISTA FERNANDES,MORO EM MIRANDÃ?POLIS E.S.P.Ã? COM CARINHO QUE ESCREVO PARA PEDIR ENCARECIDAMENTE UMA CARTA PSICOGRAFADA DE MEU FILHO LUIZ APARECIDO FERNANDES ELE FALECEU EM 13 DE DEZEMBRO DE 2009,,EU ESTOU SOFRENDO MUITO PORQUE MEU FILHO FOI ESFAQUEADOE NÃ?O DERAM DIREITO A ELE V DE DEFESA FICOU ENTERNADO NA U.T.I POR 5 DIAS.QUERIA SABER O QUE ELE QUERIA DIZER PRA MIM,ELE ERA AGENTE PENITENCIARIO E ERA MUITO AMADO POR AMIGOS E ATÃ? PELOS PRESOS QUEM MATOU FOI O AMANTE DA MULHER DELE MAIOR JUDIAÃ?Ã?O,QUERO SONHAR COM MEU FILHO E NÃ?O CONSIGO EM NOME DE DEUS, ME AJUDEM! MANDEM A RESPOSTA POR MSN AI VAI MEU IMAIL.. ME FALE ALGUMA COISA FICAREI GRATA ETERNAMENTE SEM MEU MUITO OBRIGADA...CLEUZA. VOU ESPERAR COM MUITA ANSIEDADE..!!!!!!

  • Avatar
    26/05/2010 14:58:34carla da silva soaresAnônimo

    gostaria de ter participado desta epoca pois sou louca para receber uma mensagem do meu pai.gostaria de saber alguma opiniao a qual ele sabe o que mas eu acho que nao ainda nao foi do meu merecimento mas tudo bem.eu aguardarei um dia ele me escrever se assim for do meu merecimento

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.