SRZD


16/04/2010 23h49

Unidos da Tijuca e Grande Rio
Thatiana Pagung

Após encontrar-me com meu querido amigo Jorge Mendes, colunista aqui do site, no evento Plumas & Paetês, no último sábado, e ele fazer-me um gesto indicando que tenho de escrever mais textos para a minha coluna, pensei: "Não posso me afastar tanto assim dos meus queridos internautas!" Por isso, voltei! Obrigada, Jorge, pelo empurrãozinho.

Bom, sei que carnaval se foi faz tempo, mas me permitam fazer minhas considerações sobre Grande Rio e Unidos da Tijuca (porque são as únicas com cujas posições concordo).

A segunda colocada, a Grande Rio das celebridades - fato que a torna, ante a opinião de muitos tradicionalistas, alvo de críticas -, está cada vez mais investindo em bons profissionais que vêm fazendo a diferença. Assim, a balança se equilibra, e o carnaval da escola começa a "aparecer" mais que alguns de seus foliões.

Cahê Rodrigues e sua equipe fizeram um carnaval lindo e nostálgico. Com o enredo "Das Arquibancadas ao Camarote nº 1, um Grande Rio de emoção, na Apoteose do seu Coração", que desde o início foi muito criticado, a agremiação emocionou ao desfilar de maneira glamourosa, leve e alegre, abordando os grandes momentos vividos no Sambódromo nos seus 25 anos existência.

Mestre Ciça, estreando na agremiação, fez o público delirar com sua coreografia e paradinhas.

Outra aquisição que se destacou foi Luiz Otávio Novello, mais conhecido como Tavinho, que é diretor de carnaval da escola. Com um trabalho seguro e competente, Tavinho faz uma reflexão sobre seu trabalho na Grande Rio: "Assim que cheguei ao barracão o primeiro trabalho foi fazer a reestruturação do chassi dos carros alegóricos, colocando a quantidade de eixos traseiros adequados, e em 3 alegorias devido ao peso fizemos o reforço de 2 eixos nas dianteiras, além de colocar caixa de geradores na traseira. Os ateliês também foram reestruturados, permitindo que a entrega das fantasias acontecesse 25 dias antes do carnaval. Na quadra ensaiamos exaustivamente com a comunidade, às terças e domingos, e com algumas alas, a harmonia ensaiava mais vezes isoladamente. Os ensaios técnicos possibilitaram colocar em prática ideias, como por exemplo, a bateria entrar de frente no recuo. Tudo com consenso do mestre Ciça, da diretoria e presidência da escola, porque trabalhamos em equipe. Eu respeito muito e admiro Milton Peracio, que está comigo na direção de carnaval da escola, não deixando de citar minha admiração pelo presidente Helinho de Oliveira, meu patrono Leandrinho Soares e meu presidente de honra Jayder Soares, que foram pessoas que me deram apoio para exercer minhas funções."

Pois é, se a Grande Rio não encontrasse a Unidos da Tijuca pela frente, para mim seria a campeã.  E eu vi o homem voar! Não no desfile oficial, mas vi no sábado das campeãs. Parabéns, tricolor de Caxias.

Sobre a Unidos da Tijuca, campeã do carnaval, permitam-me, internautas, um trocadilho: não é segredo que eu sou fã de seu carnavalesco, sobre quem escrevi em minha coluna de 2008: Leia aqui

Paulo Barros já entendeu que permanecer na era "Joaozinho 30" não dá mais, ou seja, ir para avenida só com gigantismo e luxuosidade faz os olhos brilharem; mas, para disparar o coração e desentalar aquela expressão da garganta de "Oh!", precisa-se de algo a mais, é preciso surpreender.

Não é à toa que o considero o nosso "Production Designer" do carnaval. No cinema, o production designer é o profissional que trabalha com direção de arte e efeitos especiais, fazendo os cenários e a magia por trás deles, conseguindo ser real e/ou imaginário. Nosso artista em questão alia a técnica dos palcos de teatro e do cinema à técnica do carnaval. Desse equilíbrio nasceu a fórmula perfeita para o sucesso do desfile, do início ao fim, não apenas na comissão de frente, como muitos disseram, o que é um absurdo.

A beleza e a magia da comissão de frente causaram o impacto inicial, mas o enredo foi bem delineado e emocionante até o fim. Até os empurradores das alegorias vieram fantasiados, tudo estava dentro do enredo.

Muitas pessoas questionam as alegorias meio cenários, foliões interpretando; mas por que não tudo isso com samba no pé, plumas e paetês? Todos os novos elementos apenas somam e quem ganha é o próprio carnaval, que cresce cada vez mais e tem o poder de se recriar a cada ano.

A Unidos da Tijuca ganhou sim ao equilibrar o belo do tradicional a emoção da magia teatral e cinematográfica. Ganhou por ser profissional. Ganhou por saber explorar um quesito importante, e pouco defendido pelas escolas: criatividade.
Parabéns, Unidos da Tijuca.

--------------------------------------------------------------------------------------

Plumas & Paetês 2010

Também quero registrar a excelente festa que o pessoal do "Plumas & Paetês" fez no Scala. Eu tive a honra de apresentar o evento ao lado do grande comunicador Miro Ribeiro, apresentador do programa "Vai dar Samba!" que vai ao ar diariamente, das 22h às 24, pela rádio Manchete (760AM).  O evento premia os profissionais que mais se destacaram na criação e no desenvolvimento do Carnaval. Este ano o troféu homenageou Oswaldo Sargentelli, daí o convite para que eu apresentasse o evento, já que fui sua bailarina por 3 anos.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mocidade Independente - feijoada mensal
Também não posso deixar de falar da minha Mocidade Independente, que no último domingo fez a primeira feijoada do ano, e foi um sucesso. A Unidos da Tijuca, escola convidada, deu show, abrilhantando mais ainda o evento, que conseguiu arrecadar muitos alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes. Confira mais sobre a escola e seu site oficial: http://www.mocidadeindependente.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------

Conte a sua história:
Quero continuar interagindo com você, leitor. Se você conhece histórias curiosas e engraçadas sobre carnaval, histórias que tenha vivido, presenciado ou ouvido falar, mande um email e me conte sua história. Vamos compartilhar isso. Ou se quiser sugerir algum tema pra coluna, também vale! O e-mail é [email protected]


Comentários
  • Avatar
    02/03/2012 18:25:41Grbc Garras Do TigreMembro SRZD desde 02/03/2012

    Fiquei fascinado da forma fácil e interativa com que você escreve. Quando lí sobre as críticas iniciais ao seu trabalho, não fiquei tão surpreso, até porque somos de uma sociedade muito machista, mas graças a Deus você venceu todas as barreiras e hoje nos agracia com todo seu talento também na escrita. Parabéns pelos comentários tão felizes e tão bem colocados.

  • Avatar
    21/04/2010 01:23:43Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    tHATIANA pAGUNG, Achei que você expressou muito bem o significado da vitória da Tijuca , embora , em minha opinião, já devesse ser a sua segunda ou terceira vitória. Mesmo pobre esta escola fez carnavais melhores que as demais em anos anteriores. Discordo sobre a Grande Rio 2010, mas jamais em função de qualquer preconceito com a mesma. Nunca tive! De qualquer jeito, ninguém é obrigado a concordar com tudo e em função disto deixar de emitir acordes dissonantes. Gostaria que você escrevesse sobre as demais colocações ao qual você não concorda. No fundo, a emissão de um pensar e ver de um ponto de vista diferente é que geram discursos, levantam problemas nunca antes avistados , porém por demais presentes. Porque não emitir os acordes dissonantes? Emita!!!

  • Avatar
    20/04/2010 23:59:32Reinaldo CesarMembro SRZD desde 23/05/2010

    Thatiana, agradeço diariamente a DEUS por vc. existir... Vc. é uma mulher linda, inteligente, simpática, afável e admirável. Quero muito que vc. seja SEMPRE Raínha de Bateria da nossa querida MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL. Muita LUZ e PAZ p/ sua linda vida.

  • Avatar
    20/04/2010 19:45:57Santiago CostaAnônimo

    Sem ter que acrescentar nada,tudo ta dito.E o que interessa é o primeiro,o porque do segundo e o último lugar.Entendo que a comentarista nao queira falar da que caiu.

  • Avatar
    20/04/2010 17:19:56vande mocidadeAnônimo

    Já estava com saudades minha rainha !!! Muito bom seu comentários, parabéns por todos os prêmios que ganhou nessa carnaval. Que você continue com sua coluna aqui SRZD. Um grande beijo Thati.

  • Avatar
    20/04/2010 11:25:33Julio PortelaAnônimo

    Thatiana Pagung grata surpresa, estou lendo seu artigo pela primeira vez e fiquei feliz com o que li, és mesmo uma Rainha.

  • Avatar
    19/04/2010 12:27:17Roberto SilvaMembro SRZD desde 08/04/2009

    Tathi éstou contigo e não abro, INQUESTIONÁVEL o 1º e o 2º lugar deste , fato que a muito tempo não se via na nossa grande festa popular, e não só por ter tido o privilégio de ter desfilado na Tijuca mas sim belo belíssimo trabalho de toda a Equipe (Paulo Barros, Rodrigo , Priscila Mota, Fernando Fernandes, Ricardo Fernandes, Bruno Ribas, Casão, Marquinho, Giovana, Fernando Horta, a Comunidade, etc ) sem esquecer tb de nossa rainha Adriane Galisteu que mas uma vez veio somar. Foi maravilhoso fazer parte desta equipe mesmo sendo uma pequena peça. Agora com relação as outras colocações, com excessão da última colocada, somente os jurados viram mas agora é bola pra frente porque este ano já foi mesmo né e viva PAULO BARROS. Tathi que bom ter a você de volta por aqui já estava com saudades e parabéns também pela fantasia deste ano que por sinal a + Bela das rainhhas de 2010.

  • Avatar
    19/04/2010 12:24:23israel souzaAnônimo

    tatiana me desculpe pela siceridade vc não tem bagagem para falar de carnaval!!! não sabe nada e tão pouco conhece de carnaval,você tem q fazer o seu praxe mostrar corpo e fingir q samba pois vc não samba nada e não adianta fazer aulas de samba pois pelo tempo q vc vem tentando enganar na avenida não aprendeu. não tem mas jeito não aprende mas!!! faça o seu papel vender imagem de gostosa e pronto ja ta bom pois faz parte do nosso carnaval... olha e não é recalque não pois torci pela tijuca e desfilei na grande rio ou seja sou campeão e vice pois tenho grandes amigos na tijuca em fim faça oq vc tem de melhor mostrar esse corpo maravilhoso e de uma secadinha para não ficar muito volumosa fique mas filézinho pois é mas bonito,pois as bombadas demais o fim é triste e quero ver muito a sua beleza por muitos anos neste nosso maravilhoso carnaval bjss... e tudo bom!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    19/04/2010 11:37:00FRANCISCO NOGUEIRAAnônimo

    ESPERO QUE THATINA PAGUNG ARRUME UM PATROCINIO PARA NOSSA BATERIA,POIS FICAR SAMBAMDO SOMENTE 15 MINUTINHOS NA NOSSA FRENTE AOS SABADOS E IR EMBORA QUALQUER UM FAZ. QUERO VER FICAR ATE AS 4 DA MANHÃ? COM UMA ITAIPAVA QUENTE. VOCES (RAINHAS) SÃ?O TODAS UMAS APROVEITADORAS DE EPOCA.

  • Avatar
    19/04/2010 10:27:22Simone PintoMembro SRZD desde 09/06/2010

    Thatiana, Afino o coro no que diz respeito a Grande Rio e Unidos da Tijuca. Só gostaria de postar uma pequena observação. Talvez o Paulo Barros esteja de certa forma caminhando pele era â??Joazinho 30â? também. O trabalho do Mestre João foi pautado sim no luxo e grandiosidade, mas o diferencial de sua obra foi a provocação de topor no público advindo não somente do luxo, mas sim das possibilidades plásticas simples e impactantes. Vide â??Ratos e Urubusâ?, "Trevas! Luz! A explosão, "Sonhar com Rei dá Leão", dentre outros. Paulo Barro, assim como João investe no impacto, no notório saber e no processo criativo advindo da grandiosidade, basta das uma olhada naquela pista de esqui que ele levou pra Sapucaí. Não havia cristais, brilhos, mas sim um investimento grande monta. Portanto, acho que do ponto de vista do â??ohâ?, ambos artistas primam por esta excelência. Acredito que a obra de mestre João deva ser encarara não como algo ultrapassado, mas sim como o início de um processo de reflexão e transformação, onde a fusão do Lixo e do Luxo, do caro e do barato, puderam desencadear um processo mega impactante e gerar novas possibilidades ao Maior Espetáculo da Terra. O trabalho do mestre é um marco, e importante ponte entre o que víamos há décadas na Sapucaí e as novas leituras hoje existentes. João é um visionário que abriu as portas para outros talentosos artistas como nosso querido Paulo, ousassem e apostassem também no efeito do simples e do saber.

  • Avatar
    19/04/2010 09:16:48ADILSON SANTOSAnônimo

    REPITO O QUE EU SEMPRE DIGO CAMPEÃ? Ã? SÃ?MENTE A BEIJA FLOR POIS ELA Ã? QUEM FAZ CARNAVAL PARA ISSO.

  • Avatar
    19/04/2010 09:10:43ADILSON SANTOSAnônimo

    QUEM TINHA QUE SER CAPEÃ? Ã? A BEIJA FLOR QUE Ã? A ESCOLA QUE VEM SEMPRE PARA ESSA COLOCAÃ?Ã?O EU ATÃ? SOU DE ACORDO QUE A MESMA VENHA SÃ?MENTE PARA ABRIR O CARNAVAL POIS Ã? COVARDIA ELA CONCORRER COM AS DEMAIS POIS A BEIJA SÃ? PERDE QUANDO ARMAM JUIZES CRAJOSOS QUE TIRAM DÃ?CIMOS DA ONDE NÃ?O DEVIAM E DAM PARA OUTRA NOTAS QUE TAMBEM NÃ?O MERECEM.

  • Avatar
    18/04/2010 22:32:30julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Parabéns pelo seu texto, embora não concorde plenamente com o seu conteúdo, é bom ler coisas inteligentemente escritas por quem realmente vive o carnaval. Bom retorno! A Grande Rio me surpreendeu com o seu belíssimo desfile, digo isso porque assumidamente e preconceituosamente eu tive resistência ao enredo da escola de Caxias, mas na Avenida tudo se transformou. Como único senão penso terem sido exageradas as citações ao J30 na quantidade de alas, carros e/ou tripé.

  • Avatar
    18/04/2010 22:31:20Roberto ManfredoAnônimo

    Henrique, vc conhece o que é harmonia?pois quem leva a grande Rio nas costas é a harmonia da escola.E o responsável disto se chama Dudu azevedo e sua equipe e não Tavinho.A escola sempre ensaiou as terças e domingos e sexta com sambão para todos, então não é de hoje que este trabalho é feito com a comunidade não foi pq o Tavinho chegou que este trabalho começou a ser feito.Falo pq faço parte da equipe da harmonia do Dudu Azevedo.

  • Avatar
    18/04/2010 17:25:56denise benevidesAnônimo

    Vc foi perfeita na sua colocação. Confesso que não sou fã de nenhum dos dois. Mas este ano eles me surpreenderam. Quando soube do enredo da grande rio, falei: Ferro...rsrsrs... com Cahê de carnavalesco, a grande rio vai pro buraco. O pré-julgamento. E ele me surpreendeu tirando leite de pedra colocando um carnaval MARAVILHOSO na avenida. E quanto ao Paulo barros, idém, como vc disse ele conseguiu equilibrar, uma colocação perfeita sua, e com isso mostrou todo o seu talento e eu sou obrigada a dizer: O CARA E MUITO BOM!!!rsrsrs...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.