SRZD


24/04/2010 11h08

Leia a sinopse da União da Ilha
Redação SRZD-Carnavalesco

O MISTÉRIO DA VIDA 

Ela é insulana por NATUREZA. Já foi domingueira, mística, curiosa, nostálgica, carnavalesca, assombrosa, profana, biriteira, circense, mágica, mandingueira, infantil e por fim: AVENTUREIRA.

E mais uma vez, prepara as malas para outra de suas aventuras.  Embarca no carnaval de 2011 a bordo do navio Beagle para atravessar o mar e ancorar na passarela trazendo memórias da maior de todas as viagens. Na companhia do jovem naturalista Charles Darwin, parte da Inglaterra para desbravar os sete mares e dar uma volta ao mundo. Mapeando a América do Sul, chega ás costas brasileiras e se encanta com as belezas das nossas florestas tropicais. Prossegue a viagem contornando o continente. São desembarques fascinantes por tantas terras, tantas ilhas, que as maravilhas da natureza encontradas no caminho são coletadas e catalogadas, assim como vestígios de um passado remoto, que lhes despertam o interesse em desvendar suas origens. Segue seu curso, até retornar sua terra natal.

Com seus diários de bordo, anotações e constatações, ele chegará a uma teoria revolucionária que mudaria o rumo da história. Através dela partiremos para a grande viagem de fato: a que nos leva para a origem de tudo, ao grande mistério: a história da vida.

Que começa na água, de uma única célula, que se dividiu, cresceu e se multiplicou. Logo surgiu vida nos oceanos. Seres com coluna, ossos e crânio desenvolvido, criaram barbatanas, para nadar com velocidade. Dominaram as águas do mundo.

Algumas formas se aventuraram pela Terra. Brotaram, se ramificaram, floresceram e frutificaram.

Seres animados chegam à superfície, estes possuem asas, antenas, geram larvas, passam pela metamorfose, zumbem, se alimentam de néctar.

Daquelas criaturas aquáticas, algumas desenvolveram a capacidade de engolir ar na superfície da água, barbatanas viram patas, e passeiam na terra com sua pele molhada e pegajosa.

Seus descendentes criaram pele escamosa e seca e romperam seu elo com a água. Rastejam, silvam, tem cascos, e por um tempo dominaram o mundo com suas formas colossais, destes muitos foram exterminados, mas geraram outros cujas escamas viraram penas.

Criaturas aladas que dominaram os céus, com seus cantos, seus encantos, suas cores fascinantes.

Outro ramo começou a crescer em grande número na Terra. Diferentes de outros viventes, seus corpos quentes, que desenvolveram pelos e garras, ganharam resistência, velocidade, em todo ambiente, do ártico aos trópicos, na água, na terra e no ar.

Do alto das árvores alguns desceram e se apoiaram em duas patas, inteligentes, foram evoluindo, evoluindo, e evoluíram para o quê?

Para achar que é sobre os demais, um ser superior?  Para poder pensar que tudo pode destruir?

Esta é  a grande revelação, sob a luz da ciência, do modo de vermos o mundo. Que não estamos separados do mundo natural. Somos todos frutos de uma mesma árvore: A ÁRVORE DA VIDA e a ela devemos PRESERVAR.

Colorindo com toda a sua simpatia outra vez na passarela, tão bonita e tão singela, chega a ILHA, trazendo FELICIDADE e cheia de ALEGRIA para celebrar a VIDA. Vamos cantar sambar e EVOLUIR, ao som do samba no rufar da bateria porque HOJE é carnaval. Quanto ao futuro pergunto através dos meus versos: o QUE SERÁ o AMANHÉ, como vai ser o meu destino? Responda quem puder o que irá me acontecer, o meu destino será como DEUS quiser...
 
Alex de Souza
 
NOTA 

O meio científico ainda comemora os 150 anos da primeira publicação do livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, livro este que causou uma verdadeira revolução no mundo com a Teoria da evolução. A aventura vivida pelo naturalista inglês Charles Darwin à bordo do H.M.S. Beagle, o navio britânico, que em aproximadamente cinco anos, deu a volta ao mundo e que tinha a missão de mapear a América do Sul, onde aportaram nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. E que nas Ilhas Galápagos, no Equador, desperta o jovem cientista para a elaboração de suas futuras teorias. Esta expedição científica será revivida pela escola de samba União da Ilha do Governador, exatamente pelo espírito de aventura presente em tantos dos seus carnavais. O enredo mostrará muito mais que uma viagem de navio, viajará através da história da origem da vida, a evolução das espécies, por meio da SELEÉÉO NATURAL. Seguindo a sequência do diagrama desenhado por Darwin, um dos pais da biologia moderna e da consciência ecológica, que mostra como grupos descenderam de outros, numa ramificação que ele compara a uma ÁRVORE DA VIDA.

Em sua teoria, o homem perde o status de grande senhor do mundo, como o superior a todos, mostrando que toda a vida está relacionada a um só ancestral. O grande recado é de que cabe a nós também uma maior responsabilidade quanto à preservação do planeta.


Veja mais sobre:Grupo Especial

Comentários
  • Avatar
    29/04/2010 01:30:28Elidio JuniorMembro SRZD desde 03/02/2010

    Acho o enredo MAIOR que o texto e a sinopse... Mas certamente essa é uma versão para divulgação...a redação final ainda aparecerá (se é que aparecerá...). Acho que essa coisa do enredo ter a cara da escola é muito relativo...Tudo depende do trabalho de criação...Alguém aqui achou Don Quixote a cara da Ilha?...Mas o trabalho foi bacana e os componentes estavam felizes...o samba funcionou...enfim...tudo pode acontecer... Acho o enredo bom demais da conta!!!!...E torço para que a Ilha brilhe mais uma vez no desfile do GE.

  • Avatar
    27/04/2010 23:16:06alvaro camaraMembro SRZD desde 17/07/2009

    Um belo tiro no pé esse enredo do Alex...Parece que o rapaz não consegue ver a cara da escola que trabalha...o incrível foi fazer aquele carnaval lamentável na Vila que tinha tudo pra arrasar falando de um dos seus maiores referenciais e agora trazer esse belo enredo, que pode até dar num resultado plástico interessante ( Não sei porque mas sinto cheiro de "Avatar" no ar) mas que definitivamente não tem a cara da alegre União da Ilha.

  • Avatar
    27/04/2010 22:52:42Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Tamborim quente, concordo com tudo, vamos ver se a São Clemente mostrará se merece ficar no grupo especial, apesar de eu não levar mais fé nesta agremiação, com todo respeito a todos torcedores da São Clemente. Abraços.

  • Avatar
    27/04/2010 22:42:14TRINTA ANOS DE CARNAVALMembro SRZD desde 26/04/2010

    O ALEX, PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE MOSTRAR QUE REALMENTE ESTÁ NO LEQUE DOS GRANDES CARNAVALESCO, NO CARNAVAL DE 2010. O TEMA ERA MARAVILHOSO, MAS, O QUE FOI APRESENTADO NA AVENIDA FOI DE DAR SONO......QUE ELE TENHA MAIS " SORTE " NA ILHA, EM 2011.

  • Avatar
    27/04/2010 22:24:49Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    AGORA Ã? SÃ?RIO: ESTÁ CHEGANDO AOS NOVENTA...!!! PARABÃ?NS, MANGUEIRA PELOS SEUS 82 ANOS DE GLÃ?RIA!!! "Mangueira é celeiro de Bambas como eu / Portela também teve (Parabéns Portela!!!) o Paulo que morreu/ Mas o sambista vive eternamente no coração da gente / Os versos de Mangueira são modestos / Mas sempre tem força de expressão / Nossos barracos são castelos / Em nossa imaginação / ôôôô foi Mangueira quem chegou / ôôôô foi Mangueira quem chegou..." Obrigado Cartola, Carlos Cahaça, Nelson Cavaquinho, D. Neuma, D. Zica, Gradim, Zé com fome, Geraldo Pereira, Guilherme de Brito, Delegado, Neide, Mocinha, Marcelino, Nelson Sargento, Ivo Meireles, Velha Guarda, Nova Geração... Obrigado, Mangueira!!! A MAIOR E MAIS IMPORTANTE ESCOLA DE SAMBA DO PLANETA!!!

  • Avatar
    27/04/2010 17:22:37LennonMembro SRZD desde 17/02/2010

    Caro JOAO MAIA, não sou compositor e nem tenho pretensão de sê-lo. Críticas são feitas a quem expõe (textos, escultura e qualquer manifestação artística ou não). Quem não quer ser criticado é só não expôr nada. O texto foi exposto, então está sujeito a elogios e críticas. E esse que é objeto destes posts merecia uma revisão mais cuidadosa antes de ser divulgado. A parte "A aventura vivida pelo naturalista inglês Charles Darwin à bordo do H.M.S. Beagle, o navio britânico, que em aproximadamente cinco anos, deu a volta ao mundo e que tinha a missão de mapear a América do Sul, onde aportaram nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. E que nas Ilhas Galápagos, no Equador, desperta o jovem cientista para a elaboração de suas futuras teorias. Esta expedição científica será revivida pela escola de samba União da Ilha do Governador, exatamente pelo espírito de aventura presente em tantos dos seus carnavais." está muito, mas muito mal redigida. E, aliás, qqr compositor entende exatamente do que se trata. Mas está mal (e muito mal) redigido. Quanto ao texto q será apresentado aos jurados, se for liberado a todos, estará sujeito às críticas ou aos elogios devidos. Meus inclusive. Vamos aguardá-lo. Um carnavalesco de vários títulos no G Especial disse que o é, porque é redator, roteirista, cenógrafo e figurinista. Ou seja, ser carnavalesco é se subordinar ao julgamento desses, digamos assim, quesitos. Grande abraço a todos.

  • Avatar
    27/04/2010 16:56:09Tamborim quenteMembro SRZD desde 16/02/2010

    Caro Leo da Baterilha, falo isso me baseando no nome que a Ilha tem, todos gostam de ver ou até mesmo desfilar na Ilha, pois já é uma tradição desta agremiação escolher enredos nem muito bons assim, e quando chega no desfile, consegue deixar a sua mensagem de alegria. Abraços.

  • Avatar
    27/04/2010 14:45:00tamborimMembro SRZD desde 05/11/2009

    Grande Rio em luto veja em : tamborimdovini.blogspot.com

  • Avatar
    27/04/2010 14:25:28Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Tamborim quente, pode até ser, mas fazer carnaval com essa tese não é muito bom não, a Viradouro pode ter pensado isso da Ilha e deu no que deu.

  • Avatar
    27/04/2010 11:18:57Rodney de FigueiredoMembro SRZD desde 22/10/2009

    Venha fazer parte da mais nova comunidade do CARNAVAL CARIOCA. Já são 120 membros cadastrados, mais de 300 fotos e 50 vídeos. Venha divulgar seu evento, fotos, vídeos, áudios e saber tudo sobre o melhor carnaval do mundo. Faça já o seu cadastro acessando: www.carnavaldorio.ning.com

  • Avatar
    27/04/2010 10:17:42Tamborim quenteMembro SRZD desde 16/02/2010

    A Ilha não precisa se preocupar se o enredo é bom ou não, tem a São Clemente no grupo para descer.

  • Avatar
    26/04/2010 14:06:02JAYME ALTAZMembro SRZD desde 28/08/2009

    MUITO BOM ESSE TEMA,E EU ACHO QUE TUDO COMBINA COM O CARNAVAL E COM Ã? ILHA .FALAR DA NATUREZA SEMPRE Ã? UM TEMA BEM VINDO,PORQUE EU TRABALHO COM BIOLOGIA MARINHA E QUE VEJO DE PESSOAS NO MUNDO QUE NÃ?O CONHECEM OS ANIMAIS E Ã?S PLANTAS E TÃ?O POUCO SÃ?O CONSIENTES COM Ã? PRESERVAÃ?Ã?O DO MEIO AMBIENTE.JÁ ESTÁ EM CARTAZ AQUI NA EUROPA UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O OCEANO E ESSE DOCUMENTÁRIO Ã? O MAIS CARO DA HISTÃ?RIA DOS DOCUMENTÁRIOS.ESSE DOCUMENTÁRIO MOSTRA TODA PARTESELAVEM DO HOMEM NA Ã?POCA QUE ESTAMOS.ESTÃ?O MATANDO TUBARÃ?ES,ATÃ?M VERMELHO DO MEDITERRÃ?NEO, Ã?S FOCAS,BALEIAS,ATÃ? OS GOLFINHOS DE FORMA BRUTAL E MUITAS COISAS MAIS .TUDO ISSO PELO MALDITO DINHEIRO.ENTÃ?O SE CONTINUAMOS ASSIM ! TEMOS QUE COMEÃ?AR-NOS Ã? PREPARAR-NOS ,PARA UM MUNDO ARTIFICIAL ONDE Ã?S ESPÃ?CIES PROTEGIDAS SERÃ?O NADA MAIS E NADA MENOS QUE OS ARRANHA CÃ?US E TODOS OS BLOCOS DE CIMENTO QUE CONSTROEM HOJE EM DIA.MAIS EU ACHO QUE A ILHA VAI DAR UMA BOA AULA DE MEIO AMBIENTE E O CARNAVALESCO ALEX Ã? MUITO COMPETENTE E ACHO QUE Ã? HORA DELE TER O TITULO DE CAMPEÃ?O DE UMA VEZ POR TODAS NÃ?.PARABÃ?NS PELO TEMA ILHA E ALEX. BEIJOS

  • Avatar
    26/04/2010 13:41:58TRINTA ANOS DE CARNAVALMembro SRZD desde 26/04/2010

    NÃ?O CONSIGO IDENTIFICAR A ILHA COM ESSE ENREDO. SERÁ QUE O CARNAVALESCO NÃ?O PODERIA PERDER UM POUCO DE TEMPO, PROCURANDO UM ENREDO QUE FOSSE MAIS PARA A ILHA DO QUE PARA ELE MESMO?

  • Avatar
    26/04/2010 13:30:00PEDRO VELOSO DA SILVAMembro SRZD desde 26/04/2010

    BOM

  • Avatar
    26/04/2010 13:02:33Rodrigo SouzaMembro SRZD desde 26/04/2010

    Esse enredo não combina com a Ilha!

Comentar