SRZD


27/04/2010 16h23

Pérolas (ainda) de carnaval
Jorge Mendes

Com as realizações dos carnavais fora de época de Uruguaiana-RS e de Campos-RJ, nos quais atuei como jurado, obtive cenas e fatos interessantes e pitorescos que, além de incluí-los no livro que escrevo sobre bastidores dos desfiles, decidi compartilhá-los, já em primeira mão, com os colegas internautas.

Tanto em Uruguaiana como em Campos existe o quesito Abre-alas, que é julgado à parte do quesito Alegorias e adereços.

Cena 1 - Nos desfiles de Uruguaiana, você vê os carros alegóricos desfilando e percebe que todos se apagam e acendem o tempo todo. O caro internauta irá logo imaginar tratar-se de efeitos de luz, pois não? Negativo. Excetuando esse ano em que já houve alegorias com geradores, 95% das escolas são ligados à rede elétrica ao longo da avenida através de tomadas; ou seja, aquele acende-apaga nada mas é que chegada ao limite do fio da tomada, quando é desconectada e rapidamente religada em outra tomada 50m à frente.

Cena 2 - Em Campos existem os blocos (mini escolas de samba), as escolas de samba e os "bois", que são blocos locais, sempre com encenações de bois ao final. Pois bem, numa dessas encenações de boi, bem em frente à cabine de jurados, uma "diretora" já com algum grau de bebedeira, começou a brigar com o rapaz que atuava de dentro do boi e o expulsou de seu personagem. Como ninguém se prontificou a assumir seu lugar, ela, a poderosa, entrou dentro boi fumando cigarro. Devido ao seu grau de embriaguez, o "boi", além de liberar fumaça pelos olhos, rodava alucinadamente e, cada vez mais tonto, começou a chifrar todos os componentes ao redor. Sem nada enxergar, foi parar dentro da bateria que ficou totalmente dispersa fugindo das chifradas do boi.

No próximo episódio... destaques fora de série.


Comentários
  • Avatar
    30/04/2010 08:34:07Clebson PratesMembro SRZD desde 02/03/2010

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr!!! Mui to bom!!!

  • Avatar
    28/04/2010 00:26:22Milton dos Santos Batista JrMembro SRZD desde 12/05/2009

    Essa história do boi me lembrou uma do carnaval da minha cidade: em 1987 existia aqui um "boi pintadinho"que saía puxando um bloco. O que chamava a atenção era que debaixo do boi sempre tinha umas 6 pessoas carregando ao mesmo tempo. Virava e mexia alguém saí do boi e outro já estava lá ocupando o lugar. Meu pai então foi saber o por quê de tanta gente ali e descobriu que o garrafão de cachaça ficava guardado com alguém dentro do boi. Isso rendeu muitas risadas naquele ano.

  • Avatar
    27/04/2010 23:54:25DanielMembro SRZD desde 21/01/2010

    Cenas hilárias!!

  • Avatar
    27/04/2010 22:24:27Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    AGORA Ã? SÃ?RIO: ESTÁ CHEGANDO AOS NOVENTA...!!! PARABÃ?NS, MANGUEIRA PELOS SEUS 82 ANOS DE GLÃ?RIA!!! "Mangueira é celeiro de Bambas como eu / Portela também teve (Parabéns Portela!!!) o Paulo que morreu/ Mas o sambista vive eternamente no coração da gente / Os versos de Mangueira são modestos / Mas sempre tem força de expressão / Nossos barracos são castelos / Em nossa imaginação / ôôôô foi Mangueira quem chegou / ôôôô foi Mangueira quem chegou..." Obrigado Cartola, Carlos Cahaça, Nelson Cavaquinho, D. Neuma, D. Zica, Gradim, Zé com fome, Geraldo Pereira, Guilherme de Brito, Delegado, Neide, Mocinha, Marcelino, Nelson Sargento, Ivo Meireles, Velha Guarda, Nova Geração... Obrigado, Mangueira!!! A MAIOR E MAIS IMPORTANTE ESCOLA DE SAMBA DO PLANETA!!!

Comentar