SRZD


02/06/2010 16h51

Canal Campos-Macaé é tema de exposição no Sobradinho, em Quissamã
Redação SRZD

canal campos macaéConsiderado uma das principais obras hidráulicas do estado no século XIX, o Canal Campos-Macaé acaba de ganhar uma exposição, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã. A mostra "Canal Campos-Macaé - um difícil caminho pela planície dos Goytacás" pode ser vista até o dia 13 de junho e apresenta 12 banners com fotografias e textos do pesquisador Ricardo Quinteiro de Mattos, do Instituto Francisca de Souza Peixoto (IFSP) e professor da rede pública de Minas Gerais, além de plantas da construção do canal.

Ricardo de Mattos informou, na cerimônia de abertura da exposição, que o canal levou cerca de 37 anos para ficar totalmente pronto, entre 1838 e 1875, embora tenha sido inaugurado inacabado em 1861. Com a inauguração da Estrada de Ferro Macaé-Campos (1864), o canal perdeu sua utilidade.

Turismo

Hoje, o canal é usado como atrativo turístico de Quissamã, onde são realizados passeios de barco. "Considero o canal um projeto auto-sustentável. Revitalizá-lo hoje, como circuito turístico, é essencial para fomentar sua potencialidade econômica para as atividades de pesquisa, turismo e pesca de forma sustentável e organizada", disse o pesquisador.


Veja mais sobre:Quissamã

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.