SRZD


24/03/2008 09h00

"O Som do Vinilâ? será programa fixo no Canal Brasil
Thell de Castro *

A partir de sexta (28), às 21h30, Charles Gavin e seu toca-discos estão de volta ao Canal Brasil, mas para ficar. 'O Som do Vinilâ?, originalmente um especial de seis programas, fez sucesso e vira programa fixo do canal, com episódios inéditos e exclusivos. Toda sexta o público acompanha o baterista dos Titãs em uma viagem pela história dos LPs que mudaram a cara da música popular brasileira.

Enquanto a primeira edição enfocava apenas a década de 1970, a segunda promete misturar bossa nova e tropicália ao movimento manguebeat e ao rock bem-humorado dos anos 1980. "É sempre um desafio escolher os álbuns, tanta coisa poderia entrar. Ainda bem que a nossa lista agora pode ser maior", comemora o apresentador, que se uniu à equipe do Canal Brasil e ao diretor do projeto, Darcy Burger, para realizar a tarefa.

A nova temporada remonta o processo de criação dos vinis 'A Nova Bossa Nova de Roberto Menescal e Seu Conjuntoâ? (Roberto Menescal); 'Nervos de Açoâ? (Paulinho da Viola); 'Canta Canta, Minha Genteâ? (Martinho da Vila); 'Criaturas da Noiteâ? (O Terço); 'Quem É Quemâ? (João Donato); 'Da Lama ao Caosâ? (Chico Science e Nação Zumbi); 'Tim Maiaâ? (Tim Maia); 'Estudando o Sambaâ? (Tom Zé); 'As Aventuras da Blitzâ? (Blitz); e 'Academia de Dançaâ? (Egberto Gismonti), dentre outros. A consultoria fica a cargo do jornalista Tárik de Souza, especialista em MPB.

A cada episódio, são entrevistados músicos, produtores, fotógrafos, diretores, engenheiros de som, amigos e familiares envolvidos na produção dos álbuns. Imagens de arquivo, shows e videoclipes costuram os depoimentos, sem desprezar o contexto histórico da época. E, como não poderia deixar de ser, alguns dos convidados arriscam acordes para relembrar a trilha sonora das gravações.

Anote aí também os horários alternativos: sábado, às 18h, e segunda, às 16h30. Boa viagem!

Segunda (24): celebridades do além no Vh1

O canal Vh1 promove na segunda (24), das 21h à 1h, uma maratona com os quatro primeiro episódios da série 'Celebridades do Alémâ?. O programa envia uma equipe de celebridades para investigar os relatos de atividades paranormais e procurar os fantasmas que 'assombram' determinados locais. Acompanhe as 'corajosas' celebridades em um hospital construído especialmente para a epidemia de tuberculose que atingiu os Estados Unidos no início do século XX, uma instituição para criminosos mentalmente instáveis e uma prisão de segurança máxima com passado sangrento.

Quarta (26): Oliver e Claude em encontro inédito no GNT

Na quarta (26), às 21h, os amantes da gastronomia vão poder se deliciar com um dos encontros mais aguardados por quem aprecia a boa comida: Claude Troisgros e Jamie Oliver cozinham juntos no especial 'Truques de Confiançaâ?. Apresentadores do GNT, os dois participaram do Miami South Beach Wine & Food Festival, em Miami, um evento que reúne chefs de todo o mundo. O especial é apresentado por Taís Araújo.

Quinta (27): Tom Zé e a Dança dos Herdeiros do Sacrifício

Na quinta (27), às 22h, o Canal Brasil mostra o espetáculo Danç-Éh-Sá, gravado em setembro de 2007. No espetáculo de Tom Zé, dirigido por Marcelo Bôscoli, que nasceu depois que o cantor soube o resultado de uma pesquisa elaborada pela MTV, apontando que a juventude brasileira era desinteressada de solidariedade, compromisso social e não gostava de letra de música, ele mostra canções que compôs sem nenhuma palavra. Ele 'cantaâ? espécies de sílabas percussivas sem muito nexo e brinca com onomatopéias, como na música 'Atchimâ?. O objetivo do show, apresentado no estúdio da Trama em São Paulo, é se aproximar do público jovem.

Sábado (29): grandes estréias nas HBO e Telecine Premium

Dois grandes sucessos estréiam sábado (24) nos canais HBO e Telecine Premium. És 21h, Will Smith está em 'É Procura da Felicidadeâ?. Ele vive Chris Gardner, que é obrigado a cuidar sozinho do filho, vivendo em albergues e banheiros públicos, em busca de um emprego para mudar de vida.

No Telecine Premium, às 22h, é a vez da estréia de 'Filhos da Esperançaâ?, com Clive Owen. Em um futuro apocalíptico, as mulheres não engravidam mais e a humanidade corre o risco de extinção. Mas a aparição de uma jovem grávida faz com que ela seja protegida por um ex-ativista desiludido e sua ex-esposa, que serão forçados a enfrentar seus próprios demônios para proteger o planeta.

Domingo (30): beisebol na ESPN

No domingo (30), às 21h, a ESPN Internacional mostra a abertura da nova temporada da Major League Baseball, com a partida entre Atlanta Braves e Washington Nationals. Os times participantes enfrentarão uma maratona de quase 90 anos até a World Series, em outubro, que é a final do campeonato. O atual campeão é o Boston Red Sox.

Em abril: 'Mad Menâ? estréia na HBO

No dia 19 de abril, às 20h, estréia na HBO a série 'Mad Menâ?, a primeira a ser apresentada em HDTV pelo canal no Brasil. A trama de Mad Men acontece na Nova York dos anos 60, no competitivo mercado publicitário da Madison Avenue, onde profissionais poderosos ditam as tendências da cultura dos Estados Unidos, fomentando o 'sonho americanoâ?. Eles são experts em vender e fazem da publicidade a arte da persuasão e sedução em massa. Porém, esquecem suas vidas pessoais, vivendo uma existência regada a bebidas, cigarros, sexo, uma profissão glamurosa e grandes salários.


* Thell de Castro é jornalista e editor-chefe do portal Tele História (www.telehistoria.com.br)


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.