SRZD


07/07/2010 17h40

Jack Vasconcelos comenta enredo da Viradouro
Ramiro Costa

O enredo da Viradouro este ano busca não apenas  contar a história da humanidade sob o olhar da comunicação. A escola de Niterói também procura mostrar na Avenida o sentimento de união entre os indivíduos e faz a seguinte pergunta: o que faz as pessoas se unirem?

- Quem é a Viradouro sem a sua comunidade? Ninguém é autosuficiente, muito menos ninguém vive sozinho. Sempre precisamos acreditar que estamos juntos, se agrupar e ir até onde está seu comum - contou o carnavalesco Jack Vasconcelos.

De acordo com o enredo, o homem sempre buscou viver em comunidade para se proteger e melhorar sua qualidade de vida. As pinturas rupestres foram um dos primeiros sinais de comunicação e uma tentativa de estabelecer símbolos para melhorar o entendimento entre os povos. Depois, a Viradouro começa a mostrar o desenvolvimento do alfabeto desde os fenícios até os gregos que teriam criado as vogais.

- A humanidade precisa de comunicar e busca cada vez mais ferramentas para isso. O isolamento precisa ser vencido.

Com a evolução das invenções,  a criação do papel pelo chineses anos depois estaria  nas prensas de Gutemberg. A Viradouro ainda passará pelas principais invenções dos séculos XIX e XX: o rádio, telégrafo, telefone, televisão e computador. A comunicação entre os espíritos foi incluída no enredo. O carnavalesco Jack Vasconcelos traz o exemplo de Chico Xavier. Ainda neste contexto, estão os oráculos e Exu, como mediador entre o real e imaterial.

- A gente sempre busca recursos para ficarmos juntos. Por isso que buscamos torcer para um time de futebol ou uma escola de samba. E se existe uma língua que é compreendida em qualquer lugar, essa língua é o amor. Esse amor pela Viradouro nos faz estar aqui hoje - disse o carnavalesco após a leitura da sinopse aos compositores e segmentos da Viradouro.


Veja mais sobre:Grupo de Acesso A

Comentários
  • Avatar
    20/08/2010 16:18:57ewertonMembro SRZD desde 22/02/2012

    Gosto Muito da viradouro mais gosto da cubango do acesso tambem, mesmo nunca estando no especial... e sei que com a viradouro no especial cubango nunca teria chance de subir, quem sabe com essa queda da viradouro a cubango nao se esforça mais ja q cubango e viradouro sempre tiveam rivalidade em niteroi ;D

  • Avatar
    16/08/2010 10:28:50Adriano CampeloMembro SRZD desde 16/08/2010

    Gente eu sou torcedor da Beija Flor e também lamento pelo descenço da Viradouro para o acesso pois eu amo o carnaval , os torcedores da escola não podem pensar de modo negativo,pois foi assim que começou a derrocada do ultimo carnaval,desacreditada acabou por fazer um carnaval bem ruinzinho eu estava lá , eu vi com meus proprios olhos e estava incredulo de que se tratava da Viradouro ,agora é meter fé e força nesse enredo para que não haja um fiasco ainda pior o Jack na minha opinião é um grande carnavalesco sabe o que esta fazendo para cumprir seu objetivo vamos dar força a esse grande pavilhão do samba chega de criticas negativas NÃ?O VÃ?O AJUDAR !

  • Avatar
    13/08/2010 02:41:35FernandaMembro SRZD desde 04/05/2009

    Ã? uma pena! Ver minha escola com uma história tão linda ser sacaneada dessa forma. Ã? isso q dá n se respeitar. N respeitar nem seu próprio regulamento. Ter conchavo pra fazer eleição desonesta. Ter patrocinador q deixa a escola cair só pra retomar o poder sobre ela. Ã? isso q dá ter uma comunidade prostituta q se vende, vende a identidade da escola. A história da Viradouro está manchada com essa palhaçada q foi essa eleição... Imagine o próprio Lira dar um atestado q Clarão e Rildo desfilaram. Um atestado q Clarão participava das disputas de samba irregularmente. Agora esse enredo cheio de informação, sem umalinha lógica e clara, com apelo pra seduzir a comunidade. Cinismo puro. Imagina q Clarão diz q a escolha do samba será honesta e transparente. Perdeu a oportunidade de ficar calado pq as pessoas devem tá rindo até agora. Clarão vc n tem moral pra falar isso! Ã? o rei do conchavo pra vencer samba! N temos barracão, temos um enredo confuso, a bateria tava muito ruim no último ensaio... e ainda tem gente q acha q somos a provável campeã... Ã? uma pena! A Vila penou pra subir, a Estácio nem se fala, a Ilha tb sofreu, mas a Viradouro vai subir facinho, né?

  • Avatar
    15/07/2010 15:06:11DINISI LUXOMembro SRZD desde 24/08/2009

    Como as pessoas são CRI-CRI. Um pouco de boa vontade (???) para entender o enredo do Jack. A outra pergunta como homem das cavernas, dinastia x, y ou z dar bom samba??? Como as pessoas têm um pré-julgamento em relação a algumas agremiações. Talvez porque estas incomodam e muito. A Unidos do Viradouro mostrou ao longo de toda a sua história no grupo especial o quanto teve talento, comunidade e dignos para permanecer por lá, ao contrário de outras, que contavam apenas com a sua história e outras com o $$$ dos patrocinadores que entram para a LIESA. Vc que critica nem perco meu tempo porque vou ter que levar um século para explicar o que é enredo para a senhora. Engraçado que estas mesmas criaturas exaltam o carnavalesco ULTRA MEGA MODERNO que trás mágica para o carnaval e é campeão, quando já trouxe drácula, michael jackso. E isto era enredo ??? Vou tomar um chá antes que ter indigestão ao ler tanta ASNEIRA.

  • Avatar
    09/07/2010 13:35:25rafaela de almeidaMembro SRZD desde 09/01/2010

    eu tinha parado de entrar nas noticias do VIRADOURO pq tem mt gente querendo aparecer + sou VIRADOURO doente ai voltei e me arrependi pq depois de ler nem terminei pq e mt besteira para um comentario so CLAUDIA por favor primeiro estuda ler e depois escreva por favor nao fale das outras escolas irmas ok bjs tds sempre falam mt bem da VIRADOURO ate so DEUS sabe

  • Avatar
    09/07/2010 10:15:30joana angélicaMembro SRZD desde 13/07/2009

    PIOROU COM A EXPLICAÃ?Ã?O!! Como pode fogo, homem das cavernas, Dinastia Han na China, Torre de Babel na Suméria, Noé, Salomão, Johanes Gutenberg, Samuel Morse, Alexander Grahm Bell, internet, os astros, taro, Exu, jogo de buzios, vikings, Chico Xavier e outras coisitas mais, dar bom samba????????? Ã? o verdadeiro enredo do crioulo doido!!! Aff....

  • Avatar
    09/07/2010 02:09:37LennonMembro SRZD desde 17/02/2010

    CONTINUANDO - Se formos ver, como já foi dito aqui, em termos de quesito, em ENREDO, a Viradouro, dentro de um julgamento coerente, não poderia ter uma boa nota. Pelo simples fato de que isso não é um enredo. Apenas um amontoado de idéias, cuja espinha dorsal, só o carnavalesco deve saber qual é. No mais, podemos dizer apenas, que é disparada, a pior sinopse do ano. Boa sorte à Viradouro. Parece que vai precisar. Abs a todos.

  • Avatar
    09/07/2010 02:05:22LennonMembro SRZD desde 17/02/2010

    Vou repostar para temperar o debate - Qual é o tema desse enredo? As relações humanas? A comunicação? A conquista do espaço? A relação com Espíritos e a espiritualidade? Para ser um carnavalesco, é necessário ser um grande artista plástico, um expert em trabahos manuais, talvez, um exímio figurinista, um ótimo programador visual... mas também é preciso cultura, conhecimento. Coisa que não necessita de faculdade. Mas que exige uma vida de muita leitura, inteligência, informação. E isso, infelizmente, é o que menos se vê hoje no carnaval das escolas de samba. Como bem disse Renato Lage, qualquer um quer, e acha que pode, ser carnavalesco. Tudo bem... o chamado carnavalesco completo não existe mais. Talvez nem haja mais espaço para ele. Hoje, até veteranos carnavalescos (e de renome), talvez por cansaço, talvez por seus próprios limites, recorrem a profissionais pra desenhar figurinos, outros para escrever a sinopse. Mas isso pode gerar "distúrbios". Este ano, fomos "brindados" com uma entrevista estapafúrdia de Max Lopes, durante a transmissão da Globo, em que ele não soube explicar sua própria comissão de frente. Ou seja, não escreveu a sinopse, nem o roteiro do desfile (é sabido que a sinopse da Imperatriz foi escrita por Marcos Roza), e nem sequer se deu ao trabalho de lê-la. A hora realmente é de renovação. Mas seria necessário haver mais critério. A sinopse de Jack Vasconcelos não nos permite imaginar um desfile coerente, porque, simplesmente não há o menor nexo em nada do que está escrito. Não dá nem pra dizer se o enredo é bom ou ruim. O texto traz elementos, que ainda que totalmente mal inseridos, têm forte apelo visual. Pode render um carnaval visualmente bom, sem dúvida. E nisso, talvez, Jack Vasconcelos possa se sair bem. Aliás, torço para que isso aconteça. Se formos ver, como já foi dito aqui, em termos de quesito, em ENREDO, a Viradouro, dentro de um julgamento coerente, não poderia ter uma boa n

  • Avatar
    09/07/2010 00:03:02DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Claudia Amor não vou discutir com você, pois você deve ser uma desocupada, uma recalcada que só se preocupa em falar porcaria. Faz o seguinte deixa de ser burra , cresça e apareça pois eu não tenho aqui que ficar discutindo com você. Você dever uma baranga que fica na frente do computador por não ter oque fazer.kkkkkkk Já me cansei de gente como você, vá retocar a maquiagem baranga.

  • Avatar
    08/07/2010 22:11:30Claudia AmorMembro SRZD desde 06/06/2010

    Dalton; Meu querido eu sei oque estou dizendo, portinha que se abre e batman na rampa pra mim é um esterco sim,um lixão pra falar a verdade.A Unidos da Tijuca e o Paulo Barros se especializaram em fazer essas coisas que não tem sentido e são feias demais. Se você tem péssimo gosto pra carnaval o problema é teu. Quanto a mim vou continuar comentando oque quiser na hora que eu quiser e se isso te incomoda isso é problema seu, e se não gostou do que eu disse deixe de ser ridículo e vá te catar.

  • Avatar
    08/07/2010 21:29:19DaltonMembro SRZD desde 04/07/2010

    Claudia Amor, a Unidos da Tijuca não tem nada a ver com a noticia que é sobre a Viradouro. A sinopse da Unidos da Tijuca e o enredo sobre o medo no cinema merece todo o respeito, pois esse seu despeito com a Unidos da Tijuca é algo patético.O enredo da Unidos da Tijuca não é nenhum esterco como você afirmou. Mas respeito com as escolas pra que a sua também seja respeitada, sé é que você tem escola.

  • Avatar
    08/07/2010 20:33:39Katia CileneMembro SRZD desde 22/03/2010

    Que enredo confuso, não é cara da Viradouro, não é cara da comunidade, por favor se alguém pode me ouvir: HEEEEEEELLLLLLLPPPPPP!!!! Que saudade do Monassa, do diretor de carnaval Roberto Costa; sim aqueles que derão o único título da escola, senhor rogai por nós. Já imaginava o Jack é mesmo que desceu o Império Serrano, que esteve na Ilha com toda a sua prepotência, soooooccccccccooooooorrrrrrrrroooooooo, assim não terá milagres que nossa senhora possa fazer, nem romaria dos círios de Nazareth, nem Tereza de Begela. Gustavo o caminho que a Viradouro esta fazendo é inverso de quem quer ir para o grupo especial. Só Deus mesmo.

  • Avatar
    08/07/2010 20:25:06Claudia AmorMembro SRZD desde 06/06/2010

    Meus queridos chamar a sinopse da Viradouro de esterco é um pouco demais, não acham? Vamos pensar melhor, pois pra mim esterco é o enredo que faz homenagem ao medo no cinema, ao batman na rampa, e a cirquinho na avenida. Pra Viradouro devemos dar um desconto afinal a escola tá no acesso, tudo bem que o carnavalesco da Viradouro pode ter errado em algumas coisas , mas daí dizer que a sinopse e o enredo é um esterco já é exagero. Vergonhoso é um enredo que vai homenagear o â?? medoâ?, isso sim é uma coisa ridícula . A Viradouro só quer falar da comunicação e um pouco da sua relação com sua comunidade.

  • Avatar
    08/07/2010 15:27:40DoloresMembro SRZD desde 05/07/2010

    Amigo do Samba? Você tá mais é pra inimigo ao aplaudir este esterco de enredo que arrumaram para Viradouro. Pobre Viradouro. Agora, qualquer pessoa que discorde disso ou daquilo é chamado de opositor. Que pensamento mais mediocre! Me chama até de tal de Fake, sei lá que diabos é isso. Vai plantar batatas Sr Inimigo do Samba! Se exploda de raiva!

  • Avatar
    08/07/2010 14:22:03franciscoMembro SRZD desde 23/06/2010

    quem é viradouro sem sua comunidade ,ele falou tudo agora ,alo morro da garganta ,papagaio morro do cruz largo do viradouro morro do africano , faça valer a força da comunidade ,confio na aproximação que esta diretoria ira fazer pois a administração passada deixo o povo de lado ,avanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Comentar