SRZD


19/07/2010 21h49

Leia a sinopse da Porto da Pedra
SRZD-Carnavalesco

Título: O sonho sempre vem pra quem sonhar

"Voar é com os pássaros
Sonhar é com a gente
porque eles têm asas
e nós temos a mente
que nos permite voar
de um jeito bem diferente
ir - sem sair do lugar -
ao futuro lá na frente
e além de ir, enfeitar,
construir e habitar
uma realidade inexistente
como se fosse real
o que é apenas sonho,
realmente."

- Sonhar parece coisa de gente que vive de fantasia, fora da realidade!

Quantas vezes já ouvi: Caia na real!

Mas hoje eu te proponho: Caia no sonho!

Sonhe acordado, com o impossível e o improvável.

Use a imaginação!

Conheci muitas pessoas que também sonhavam, mas não tiveram coragem de lutar pelo que acreditavam, e foram deixando que seus sonhos se esvaziassem. Sonhando sozinhas... desanimaram.

Sonharam o sonho dos outros, nunca foram protagonistas, somente figurantes.

"o sonho é a fotografia
de um tempo muito esperado
que dorme dentro da gente
sonhando ser acordado
... o sonho é a expressão
do nosso mundo sonhado"

- Sempre vivi num ambiente de sonhos. Que sorte!

Ainda menina, cresci cercada de finas companhias, com tantos sonhos quanto eu, só que maiores e mais importantes, sonhos de gente grande. Aníbal Machado, meu pai; Drummond, Cecília Meirelles, Eneida, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e muitos outros.

Que prazer senti em conhecer tanta gente diferente, inusitada!

Pareciam nem viver neste mundo...

Fez parte da minha essência: sonhar!

"(...) sonhos que viraram história (...) sonhos que nos enchem de esperança sonhos pra quando a gente crescer e sonhos de voltar a ser criança"

- Fiz do meu dia-a-dia sempre uma história diferente, pois queria ter a cada minuto um encontro com a liberdade e a fantasia, o sonho e a ilusão.

Ninguém me contava as histórias que queria ouvir, por isso criava as minhas.

Vivi a aventura de perseguir meus sonhos, ainda que para muitos esses sonhos fossem utopia, coisa de "gente doida", levei-os adiante, fazendo com que outras pessoas acreditassem neles e os tornassem realidade.

Transformei o natural em maravilhoso, a realidade em fantasia, um pedaço de pano e papel pintado em personagens vivos. Através dos bonecos consegui atingir a alma da criança e da "criança" que os grandes guardam dentro de si, fazendo-os crer no irreal, e viver dentro dele, tão próprio do espírito infantil.

Meu sonho: surpreender, divertir, encantar. "Tem sonhos de todos os tipos pra todos os gostos e agitos (...) sonhos que são mesmo da gente e sonhos emprestados (...) sonhos de crescer, de mudar o mundo e sonhos de ir viver bem distante deste mundo Sonhos de todas as cores, formas e tamanhos (...) e sonhos que todos podem sonhar
a qualquer hora do dia em qualquer tempo e lugar"

- Criança é um ser que acredita. Quando começa a deixar de acreditar finge que acredita. É o faz de conta. E fiz de conta tantas coisas! Misturei, inventei e reinventei de tudo. Já fui herói e bandido, já fui boa e fui má.

Já fui menino sonhador e até matei um dragão. Fui ladrão, roubei fórmulas, cebolinhas, receita e colar. Conversei com Deus e fui bicho que nem existe. Brinquei de bangue-bangue, fui artista de circo e viajei na corcunda do vento. Já tive medo de gente, conheci o mundo inteiro e tive a audácia de deixar um rei sem roupa.

Imaginei que fui fantasma, marinheiro, palhaço, músico, velha, detetive, jurado, juiz, xerife, bruxo, pirata e até cavalo. Fui tudo o que eu quis ser.

Inventei tanta coisa, até um teatro! Ah, o meu Tablado! Só não inventei que eu era escritora, porque isso... ah eu era!

"Há sonhos pra se sonhar sozinho
e sonhos pra se sonhar a dois
sonhos que muitos já sonharam antes
e que muitos sonharão depois
sonhos pra se sonhar em vida
e sonhos pra depois (...)"

- Criei meus sonhos principalmente porque quis mexer com a emoção e o inconsciente das pessoas. Procurei em cada um de nós aquilo que parecia e precisava, nos dar um motivo maior para viver. Ainda quero sonhar muito, sonhar alto e fazer sonhar. Sonho que as minhas histórias sejam sempre recontadas e reinventadas, pois a cada reinvenção, o meu sonho continua, e cada criança que a ouve, um dia cresça e conte aos seus filhos, para que estas histórias recomecem. Sonhou?

Maria Clara Machado,
reinventada por mim,
Paulo Menezes

*O texto em negrito é parte do poema Sonhos de autoria de Geraldo Eustáquio de Souza


Comentários
  • Avatar
    30/09/2010 17:39:20Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    "Sonhar não custa nada... e o meu sonho é tão real. Mergulhei nessa magia, Era tudo o queu queria Para esse Carnaval(...)". Já dizia o Velho Guerreiro: "Nesse mundo, nada se cria. Tudo se copia!" Mas também vale o feito de quem sabe copiar direito. E tenho a dizer que é uma sinopse digna de é uma excelente reedição, com uma roupagem totalmente inusitada e interessante. Fala da verdadeira essência do sonho e é uma proposta bem gostosa, que me desperta a curiosidade de ver na Avenida. Não verei o Grande Tigre com os olhos de quem viu o desfile da Mocidade de 1992, mas sim como quem vê os sonhos na Avenida pela primeira vez. Espero, no mínimo, que a leitura plástica esteja de acordo com a sutileza e a organização do enredo, justificando-se de forma inovadora. De resto, cabe aos demais setores da agremiação levarem a situação adiante com competência. Ã? o que basta para a Porto da Pedra surpreender e se fazer admirar. Parabéns!

  • Avatar
    01/08/2010 09:12:20belo_ursoMembro SRZD desde 20/07/2010

    Nerudo Pedrosa, nao perca tempo com esta tal de Denise, ela é Samyle, a tarvesti que anda pela quadra da São Clemente achando que mulher! Ele não sabe nem quem é, quanto mais vai saber dar opinião que se preza. Acordaaaaaa viado!

  • Avatar
    30/07/2010 12:03:01AMADEU FELIX PINTOMembro SRZD desde 30/07/2010

    amei o enredo .dar p/ fazer um carnaval excelente e transmitir um pouco de cultura.estou muito propenso a desfilar no porto da pedra . gostaria de composição de carro

  • Avatar
    29/07/2010 19:43:34Nerudo PedrosaMembro SRZD desde 29/07/2010

    O mundo vai acabar mesmo. Por algum erro de cálculo, ou, então, por causa de tanta sandices e estupidez proferidas por certas qualidades de gente, como as que aqui estão sendo despejadas. Não sou médico, mas tenho certeza que o cérebro de muitos aqui são do tamanho de uma azeitona. Talvez, até menor. Vão escrever tanta baboseira assim lá na baixa da égua!

  • Avatar
    29/07/2010 13:54:36Dolores ArrudaMembro SRZD desde 05/07/2010

    Dinise querida, você falando em baixaria? Huuuuummmmmm! A diferença os barraqueiros daqui e você, é que você morde a assopra, depois volta a jogar bosta no ventilador e sai de fininho quando alguém lhe questinona, né?! Desce do salto mulher! Deixa ser essa mosca sonsa e permita vir a tona a baiana que roda dentro de cada uma de nós!

  • Avatar
    29/07/2010 10:16:25DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Que baixaria, meu Deus! Coitado do tópico do Porto da pedra; "Porque o mal nunca entrou pela boca do homem...Porque o mal é o que sai da boca do homem...", by Pepeu.

  • Avatar
    28/07/2010 22:02:24jota machadoMembro SRZD desde 17/07/2009

    BELISSÍMA A SINOPSE DA PORTO DA PEDRA, QUE PROVAVELMENTE FARÁ EM 2011 UM DESLUMBRANTE CARNAVAL, FORÃ?A E SORTE AO TIGRE, POIS OS JURADOS DO ESPECIAL SÃ?O DE DAR Ã?DIO A QUALQUER UM CRISTÃ?O. O FILHO FIEL SEMPRE MANGUEIRA!!

  • Avatar
    24/07/2010 19:41:44Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Você realmente acha que a Porto da Pedra vai vencer cara ? Nada contra a escola mas acho que ainda não está na hora de ela vencer um carnaval no especial. Eu perguntei se a intenção foi me atingir, porque se fosse, voce não conseguiu ;)

  • Avatar
    24/07/2010 18:24:11Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Sidgays, a intenção foi me atingir ? Não se esqueça de que a bateria da União da Ilha tem 4 estandartes de ouro, em 2009 ganhou todos os premios, menos o estandarte de ouro porque estava no grupo de acesso e em 2010 perdemos 4 décimos por causa do aumento do numero de ritmistas e por causa de uma jurada que disse não ouvir o barulho das cuícas, estranho porque meu amigo do surdo de segunda que fica la na ultima parte da bateria podia ouvir o som das cuicas perfeitamente, mas isso não nos abala, apenas nos fortalece mais para 2011. Obrigado, boa sorte para sua Porto da Pedra tambem ;)

  • Avatar
    24/07/2010 08:35:16Dolores ArrudaMembro SRZD desde 05/07/2010

    Vaca Claúdia Amor, de fato, instiguei o Faz-me-rir. Agora, seja coerente com suas investigações sobre minhas postagens passadas e leia o nível, a diferença do diálogo traçado entre nós dois após essa provocação. Você, querida, vadia como é, não tem condições. Chique?! Você?! Faz-me-rir! Chique de Chiqueiro né! Se tu tivesse na ìndia seria adorada porque por lá a VACA Ã? SAGRADA, mas como estás no Brasil, aqui vaca é sinônimo de VAGABA. E não peço desculpas a ninguém porque ninguém é obrigado a ler postagens alheias! Ler quem quer, né!

  • Avatar
    23/07/2010 19:36:33Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Carlito, eu peço até desculpas para voce e para as outras pessoas de bem que frequentam este site procurando noticias sobre o nosso tão amado carnaval, mas ja está na hora de esse "rapaz" se ligar e tomar uma atitude de homem, saber que aqui existem pessoas que estão ligadas direta e indiretamente com as escolas de samba, parece criança de 10 anos discutindo quem tem o video game melhor. Quanto as obras, me parece que começará em agosto ou setembro, estive na quadra hoje, por sorte encontrei com o Alex de Souza lá, levei algumas palavras com ele e parece que nossos ensaios de alas coreografadas e bateria serão na quadra do clube da Portuguesa por causa das obras, mas não tem nada certo ainda. As disputas dos samba enredos começam no fim de semana que vem na quadra e parece que teremos só duas disputas na quadra, as outras serão já no novo local. Ã? Carlito, até agora o presidente Ney está dando um show, o melhor presidente que eu vi na nossa União da Ilha, até estou aqui revendo uns videos de um amigo no youtube do dia da apresentação das contratações onde ele diz que o Alex terá total liberdade pra fazer seu trabalho e o Alex retribui dizendo que fará o melhor carnaval da sua vida, nossas expectativas são grandes, já estamos trabalhando pesado para o carnaval 2011 e tentar fazer um belo desfile, nunca vi a comunidade tão feliz e tão empolgada como agora com esse novo time da União da Ilha. Abraços.

  • Avatar
    23/07/2010 17:23:57Claudia AmorMembro SRZD desde 06/06/2010

    Dolores Arruda; ou Dolores de Cotovelo como já é conhecida pelas pessoas desse site tome vergonha nessa cara, só pra mostrar a categoria de uma pessoa como você irei citar uns trechos de suas postagens ao falar sobre mim, você escreveu: " Que vive navegando por este espaço se metendo nas postagens alheias e causando confusão". Você disse que eu faço isso, kkkkkk sua velha escrota acorda pois é você que vive arrumando encrenca com todo mundo,por exemplo quando chamou o enredo da Viradouro de esterco, e outras bobagens que você inventa só pra arranjar encrenca. Por exemplo quando você questionou o Faz me rir dessa forma:â? Tá comendo bosta faz-me rir! E é pra rir mesmo suas colocações bizonhasâ?... Lembrou agora quem é se mete nas postagens alheias pra arranjar encrenca, é você sua sem noção, mal educada de esgoto. E sou uma mulher Chique e com letra maiúscula por isso não pretendo continuar as brigas e insultos pois você come bosta e quem sabe até de insultos também, e então não vou te alimentar. Peço desciulpas a todos que se sentiram ofendidos, mas eu sou sincera e presisava dizer umas coisinhas pra esta infeliz dessa debil mental da Dolores de Cotovelo.

  • Avatar
    23/07/2010 13:19:36Leo da BaterilhaMembro SRZD desde 03/03/2010

    Se liga Sidgays, eu não sou ninguem pra menosprezar a Porto da Pedra que é uma escola que eu a desfilei e tenho muitos amigos lá, mas voce acha realmente que uma escola cuja a melhor colocação em todo seu tempo de especial foi 7° lugar, ou seja, nunca nem desfilou nas campeãs vai ganhar um carnaval assim de uma hora pra outra ? Ela precisa ainda de muita história. E voce acha mesmo que uma escola com Ronaldinho e Patricia Gomes como mestre-sala e porta bandeira, Alex de Souza como carnavalesco, um enredo e uma sinopse ótima, uma ala de compositores tão boa como nenhuma outra escola, Almir Frutuoso como diretor de harmonia, Paulinho da Luz o gênio da iluminação (O SRZD Carnavalesco não informou mas é uma nova contratação da União da Ilha, fui informado pelo presidente a umas 2 semanas atras, pra quem não conhece, ele era o iluminador da Vila Isabel), como novo iluminador dos carros alegoricos, a bateria incrivel (infelizmente nesse ano não tivemos o ótimo rendimento de 2009 por causa do aumento no numero de ritmistas mas vamos ajeitar isso), e o intérprete estandarte de ouro e melhor da atualidade vai descer ? Algumas pessoas como voce dizem que está cotada pra descer descer, mas com o time que a União da Ilha montou e está montando eu tenho certeza de que vamos lutar para estar nas campeãs, só alguem muito anormal pra não reconhecer isso. A não ser que os jurados metam a mão na União da Ilha de novo como fizeram esse ano. Vou enfiar as baquetas do surdo no seu c..., mas pra sua informação, eu toco tamborim ;)

  • Avatar
    22/07/2010 21:20:25Dolores ArrudaMembro SRZD desde 05/07/2010

    Ã? Vaca Cláudia, ia passando despercebido aquela pérola escrita no final do seu comentário "mas não farei porque sou uma mulher chique" kkkkkkkk eu acho que esse chique é prefixo de CHIQUEIRO, né! Quanto aos moralistas aqui debaixo, cuidado, porque pode sobrar pra ocês duas também!

  • Avatar
    22/07/2010 21:01:15Renato de SouzaMembro SRZD desde 08/04/2009

    Ã?, Cassius, infelizmente a baixaria tomou conta de vez desta zona (espaço de discussão) e a moderação (se é que ela existe?!), por conivência, comodismo ou descaso, prefere fazer vista grossa diante deste cenário deplorável. Chega a dar nojo tudo isso! Desse jeito é impossível manter qualquer debate ancorado por um mínimo sequer de decência, inteligência e conteúdo. Um debate onde haja divergências, mas que seja pautado, acima de tudo, pelo respeito mútuo.

Comentar