SRZD


22/08/2010 13h35

Inspiração virtual
Eugênio Leal

A Estácio de Sá acaba de dar uma virada de 180 graus em seu carnaval. Ao trocar o experiente Chico Spinoza pelo garoto Marcus Ferreira, a escola do morro de São Carlos faz um bem que ainda não se pode medir ao carnaval. Longe de mim estabelecer qualquer comparação entre eles (até porque o peso seria grande demais nas costas do garoto), mas o espaço que a Estácio está abrindo soa como o que a Tijuca abriu para Paulo Barros em 2004. A similaridade, repito, é entre a atitude das escolas e não entre os carnavalescos.

Nada contra o Spinoza, que já provou ao longo dos anos a sua capacidade. Tudo a favor do Marcus, que traz com sua juventude, além de uma motivação infinita, um sopro de novidade à festa. Toda manifestação artística vive do novo e a chegada de um artista diferente a uma escola grande pode acrescentar as novas idéias de que a festa precisa.

O diferencial desta "descoberta" é que Marcus mostrou seu potencial no chamado carnaval virtual. Claro que ele tem experiências em escolas de grupos de acesso, como a Mocidade de Vicente de Carvalho. Lá ele deve ter aprendido a "se virar" num barracão, mas foi na tela do computador que mostrou o que pode realmente criar. Pelo que sei é o primeiro carnavalesco a "saltar" do virtual para o real (corrijam-me se estiver enganado). E aí está o fato histórico.

O carnaval virtual é uma grande brincadeira, mas é brincando que se fala a verdade. A garotada que faz parte desta brincadeira só pode ser apaixonada pelo carnaval "real". E usa aquele espaço para exercitar seu talento e testar novas idéias. Ali os enredos são muito mais próximos daquilo que o povo realmente vivencia. Muitos dos temas seriam considerados absurdos para o carnaval da Sapucaí, mas o fato é que eles expressam o que estas pessoas entendem da realidade que as cerca.

Minha última coluna foi exatamente sobre esta busca pela identificação dos enredos com o público do carnaval. É preciso modernizar, trazer temas novos. E o carnaval virtual tem se mostrado uma fonte volumosa de idéias alternativas. Porque não testá-las?

Marcus já tinha feito este marco (sem trocadilho) ao levar para a Unidos de Padre Miguel um enredo que havia desenvolvido na "Virtuafolia". É um enredo histórico, sobre Tia Ciata, mas mesmo os enredos históricos são abordados de maneira diferente no mundo virtual. Agora ele assume uma potência, ex-campeã do carnaval, escola de tradição e comunidade.

Espero muito desta recepção do "berço do samba" ao mundo virtual. Quem sabe "na era da modernidade...uma nova cidade será"?

NOVAS QUADRAS

Duas escolas do Grupo Especial podem ganhar novas quadras da prefeitura, em lugares diferentes de onde estão hoje.

BOA SORTE

Que a nova direção do Império Serrano consiga superar todas as dificuldades e fazer a escola novamente forte. O carnaval precisa do Império Serrano!

E OS PASSISTAS?


Algum dirigente pensou em algo para valorizar o samba no pé?


Comentários
  • Avatar
    31/08/2010 11:30:42jorge lopesMembro SRZD desde 30/04/2009

    Já no domingo passado, a menina sobre a qual me referei, grande passista, e os outros meninos e meninas que a acompanhavam no domingo retrasado, sambavam, dando show na ala de passistas da Império, já com a roupa de passistas. Parabéns, Império!!!

  • Avatar
    25/08/2010 00:36:28Gabriel CastroMembro SRZD desde 31/05/2010

    Oi Geórgia,obrigado pelo apoio! Sobre os passistas da Nova Geração...conheço eles sim,MUITO BEM até...rs Digo isso porque uns 6 ou 7 deles começaram comigo nos 3 anos que fui diretor dos passistas da Aprendizes do Salgueiro...me recordo que em 2008 recebemos o prêmio de melhor ala de passistas do carnaval mirim pela primeira vez(OlhÃ?metro),e logo no ano seguinte,a Nova Geração que levou...e fiquei tão feliz de ver que passistas que começaram comigo,ganharam 2 premiações em 2 anos seguidos,que fiz questão de ir lá ver a apresentação do prêmio e ficar "no meio do povo espiando",sem muito alarde,sem ser visto...só sentindo orgulho das crianças e batendo pálmas p/ o bom trabalho realizado pela direção da ala. Obs:Como não abro mão das "minhas crianças"(algumas nem crianças + são),elas desfilam em todas as alas cujo sou diretor,ou as indico p/ alas que precisem.Parabéns a Nova Geração!

  • Avatar
    24/08/2010 10:42:22GEORGIA JAQUELINE NAYLORMembro SRZD desde 10/04/2009

    Olá Gabriel!!!pelo visto,vejo que vc precisa visitar a Nova Geração da Estácio, a ala de passistas surpreende qualquer um,são crianças que dão um verdadeiro show, e a cada dia que passa, observo que as mesmas estão sendo convidadas para participarem de outras escolas e até mesmo de grupo show.Isso é muito gratificante ver que novos talentos estão tendo oportunidades de mostrarem seus dons!!Desejo muita sorte e tenho certeza que essa "Nítida Renovação" ainda irá surpreender muito. Felicidades Gabriel e parabéns pelo belissimo trabalho,vc tão novo e com tanta vontade de fazer a diferença!!

  • Avatar
    24/08/2010 09:21:48Paulo Henrique da Silva PereiraMembro SRZD desde 07/04/2009

    O Marcos mostrará na avenida que está preparado para assumir a Estácio no Especial de 2012. Feliz é o componente que tem uma carnavalesco como o nosso em sua agremiação. Educado, inteligente, visão moderna do carnaval são atributos do Macos.

  • Avatar
    23/08/2010 23:41:28Gabriel CastroMembro SRZD desde 23/08/2010

    ...eu,a ala de passistas da UPM e tenho certeza que a ala de Passistas Ginga Imperial do Império Serrano estamos a disposição no que for necessário p/ por essa idéia p/ frente. Sobre o meu glorioso Império Serrano...prefiro não comentar sobre.Ã? melhor esperar a nova direção trabalhar e ver os resultados prometidos. Para finalizar,realmente acredito que a "renovação do carnaval" já esta começando,em TODOS OS SEGMENTOS! Marcus Ferreira na Estácio, a nítida renovação dos casais de M.S e P.B nos grupos de acesso, novos intérpretes excelêntes,Thiago Brito,Hugo Júnior,Nino do Milênio, Zé Paulo e etc...nas baterias...há de se perceber que por exêmplo,70% da bateria do Império Serrano com mais prêmios Estandartes de Ouro e que não tira menos que 4 notas 10 a tanto tempo que nem me recordo(e me corrijam por favor se estiver errado) é formada por adolescêntes e pré-adolescêntes. E vejo isso em outras baterias também. No meio dos passistas,Juliana Clara,na direção dos passistas da Mangueira,Tina Bombom da Mocidade,passistas da Estácio de Sá,as crianças e adolescêntes que dão show de samba na Portela,na Beija-Flôr e nas escolas mirins(ainda é pouco sim,porém com contundência)... A renovação não vai chegar,ela já está infiltrada sem ao menos todos perceberem. Abraços,SALVE A MALANDRAGEM! Gabriel Castro(dir.dos passistas da UPM e historiador) Obs: 21 anos de idade! Fazendo parte da renovação. Brevemente,site dos passistas da UPM.

  • Avatar
    23/08/2010 23:37:51Gabriel CastroMembro SRZD desde 23/08/2010

    Eugênio,invariavelmente vejo matérias interessantes no site,que causam polêmica ou não,porém,sempre inteligêntes e informativas.Nessa ocasião,tem tudo a ver comigo e gostaria de comentar sobre. Sou amigo pessoal do Marcus Ferreira, fiz o trabalho histórico do enredo da Unidos de Padre Miguel(Hilária Batista de Almeida), pois sou professor de História. Novo diretor da ala de passistas da Unidos de Padre Miguel(ex Mocidade Vicentina), e passista / Imperiano de fé e coração. Sobre o tema central...a renovação...o Marcus será realmente uma grata novidade no meio criativo do carnaval carioca. Sei da capacidade quase que "infinita" que ele têm em pensar no "novo", no que ainda não foi visto, com um bom gosto de dar inveja. Isso sem contar com outros recursos que poucos tem...desenha como poucos,aprendeu muito bem a executar suas idéias, e como foi dito "a se virar"(estive em 2009 e 2010 com ele na Mocidade Vicentina e vi isso de perto). Portanto,os amantes do carnaval e da criatividade,podem esperar que novidades é o que não irão faltar em 2011 no carnaval da Estácio. Obs: Marcus,sei que você esta lendo!Como eu te disse:"Parabéns moleque!Mostra que essa nova geração da gente respeita e reverencia os antigos,mas vêm mudar as coisas!" Sobre passistas e valorização do samba no pé... São realmente poucas as escolas que se importam com isso atualmente.Umas 5 ou 6 e olhe lá!(contando com todos os grupos). Fico feliz em estar na UPM e ver que tenho o apoio de toda a diretoria p/ modificar radicalmente a ala de passistas da escola e a forma de se ver o samba no pé...Passistas p/ mim,são o cartão de visita da agremiação,portanto,simpatia,samba no pé,charme,MALANDRAGEM e principalmente SAMBA NO PÃ? são essenciais p/ qualquer ala. Obs: a 1° festa de passistas da UPM já esta sendo organizada,e parabenizo a idéia do amigo sobre uma premiação específica p/ o segmento e uma festa de "confraternização" p/ essa premiação,eu,a ala

  • Avatar
    23/08/2010 18:02:11poluxMembro SRZD desde 20/04/2010

    um giro de 360°? voltou ao mmo lugar d partida, certo, galisteu?

  • Avatar
    23/08/2010 13:51:14jorge lopesMembro SRZD desde 30/04/2009

    Boa sorte, Eugênio! Ontem, para a minha surpresa e grande alegria, quando da eliminatória de sambas na Império da Tijuca, vários meninos e meninas sambavam e eu fiquei amarradão na ginga, no suingue, de uma menina magrinha, com, mais ou menos, uns 11 anos, dando um show, o que levava, inclusive, os outros garotos a sambar e tentanto competir com ela. Sei que, naquele momento, sem fantasia de passistas - estavam ao lado desse grupo - umas dez crianças, da Formiga, davam um showzinho. Sem dúvida, passarão a integrar a ala de passistas da Império. Isso é cultura. Ã? a transmissão de uma dança associada a um ritmo para crianças, que,futuramente, passarão para outros.

  • Avatar
    23/08/2010 11:36:51Eugênio LealMembro SRZD desde 08/04/2009

    Jorge, gostei da sugestão. Vou tentar viabilizar!

  • Avatar
    23/08/2010 11:30:55Eugênio LealMembro SRZD desde 08/04/2009

    Gente, virada de 180 graus, foi o que eu quis dizer! Desculpem!!! O Alberto vai corrigir!!!

  • Avatar
    23/08/2010 11:29:30Drauton DaniloMembro SRZD desde 12/11/2009

    ANOTEM ESSE NOME: JHONATAM AVELINO, JÁ FOI REVELAÃ?Ã?O DO CARNAVAL VIRTUAL...SE MAIS DIRIGENTES SEGUIREM O EXEMPLO DA ESTÁCIO, PODE SER QUE ELE SEJA O PRIMEIRO GOIANO A ASSINAR UM DESFILE NA SAPUCAÍ...

  • Avatar
    23/08/2010 11:17:48ronaldo da silvaMembro SRZD desde 31/07/2010

    EUGENIO LEAL PORQUE VOCES NÃ?O COLOCAM ESPAÃ?O PARA QUE POSSAMOS COMENTAR OS SAMBAS CONCORRENTES DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE FIZERAM Á MESMA COISA NO ANAO PASSADO

  • Avatar
    23/08/2010 10:37:09Julinho di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Se der certo, o lugar passará a se chama: Berço do Samba Real e Virtual !!!, bem legal. A Estácio me pareceu nos útlimos anos acomodada no Acesso, o que considero um desperdício, mas vida que segue e tomara que ela retome a sede de vitórias. Agora Eugênio: Nem ouse cantar este refrão citado pelas bandas da Estácio. Este samba marcou o ano em que o berço do samba, foi literalmente desmontado e vendido para um brechó !. Saudades da Velho Estacio.

  • Avatar
    23/08/2010 08:50:00AndersonMembro SRZD desde 19/08/2010

    vc quis dizer 180 graus não é meu amigo...360 o cara gira e volta para mesma posição!!!brincadeiras a parte...desejo muito boa sorte ao marquinho e que ele possa mostrar seu talento numa escola de ponta no Grupo de acesso.

  • Avatar
    23/08/2010 01:59:17Brazilian CarnivalMembro SRZD desde 20/04/2009

    Isso não só se refere a Estácio e pode ser também ao Império Serrano, que postou num desconhecido (Alexandre Colla), mas que vendo sua passagem, foi carnavalesco da Mocidade Alegre, que e sempre favorita no carnaval paulista.

Comentar