SRZD


08/09/2010 09h22

Após denúncias, Prefeitura de Maricá é investigada pelo Ministério Público
Gleriston Rodrigues e Laura Machado

O município de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é alvo de investigações do Ministério Público. E uma das denúncias mais graves abrange a área de saúde. A foto ao lado que ilustra a reportagem mostra, por exemplo, que a falta de maca obriga que o paciente fique deitado em uma mesa. O pediatra Eduardo Batista, que trabalha no único hospital público da cidade, o Conde Modesto Leal, contou ao SRZD a situação caótica de falta de remédios essenciais e médicos que a unidade enfrenta. Segundo ele, o problema começou na atual administração municipal. Veja agora com detalhes a situação difícil em que se encontram os enfermos da cidade que buscam ajuda da saúde pública. 

Médico denuncia que faltam remédios até para pressão

"Na pediatra, sinto falto de remédios essenciais para o atendimento das crianças, por exemplo, dipirona (que combate a febre) e bezetacil (que serve para combater infecções), mas o caso é pior em outras especialidades. Não tem remédio para combater pressão alta", alertou o médico. Ele contou ainda que o atraso nos pagamentos dos salários desestimulou os profissionais e motivou a saída de muitos.

"Ninguém quer trabalhar em Maricá, pois todos sabem que paga pouco e ainda atrasa. Alguns médicos que ficaram, como eu, tem algum tipo de afinidade com a cidade, mas muita gente mesmo assim vai embora", revelou.

Trabalho de parto é considerado infecção urinária

O titular da Delegacia de Maricá, Sérgio Caldas, explicou que existem alguns registros de casos de negligência contra o sistema de saúde. Segundo ele, um dos mais graves é uma gestante que afirmou que foi medicada no hospital, passou a noite no local, e no dia seguinte, quando deu à luz, seu bebê nasceu morto. O delegado revelou ainda que uma enfermeira admitiu que o médico que fez o parto pediu para ela contar à Polícia que a criança morreu depois de ter nascido para descaracterizar o crime de omissão.

"É uma falha de estrutura do serviço da saúde. Não é apenas omissão, porque não tem profissional para atender. O problema é que está muito comum essa falta de estrutura na cidade. O prefeito já tem conhecimento deste problema e também que o Ministério Público está investigando", disse, complementando que o problema da saúde já existia na gestão anterior, mas que foi acentuada na atual. Caldas lembrou também que em um domingo de plantão, há cerca de três meses, os médicos pararam de atender os pacientes para protestarem contra a falta de pagamentos.

Além deste, o SRZD também apurou outros casos de erro médico como o acontecido com uma grávida que deu entrada no hospital em trabalho de parto, inclusive com contrações, no dia 2 de setembro, e foi diagnosticada e medicada como um caso de infecção urinária.

"Ela estava sentindo dores e contrações, todos percebiam que ela estava em trabalho de parto. Porém, o médico deu um remédio para infecção urinária e mandou ela para casa. Como as dores não passaram, a levei para outro hospital, onde ela foi internada para ter o bebê", contou Pastor Otávio, marido da gestante.

MP investiga mais denúncias na cidade

O Ministério Público enviou ao SRZD uma lista com as denúncias que estão sendo investigadas e foram protocoladas por moradores de município. Entre elas, "notícia de supostas irregularidades cometidas pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Maricá, consistentes na ausência de pagamento dos médicos e demais agentes da saúde municipal" e "ausência de convênio com o SUS que possibilite o tratamento da obesidade mórbida no hospital, o que faz com que pacientes daquele município tenham que se locomover para a realização de tratamento em outro município", entre outras. A imagem ao lado mostra um paciente sendo transportado pela ambulância do hospital.

O economista Fernando Ricardo Nunes Vieira Ferreira, ex-secretário de Transportes da atual administração, é o autor de muitas destas denúncias. De acordo com ele, Maricá está em estado de caos e a saúde é apenas um dos problemas existentes. O SRZD está apurando outras denúncias levantadas contra a administração municipal e em breve vai publicar novas reportagens a respeito.

- Secretaria de Saúde responde denúncias; clique e confira


Veja mais sobre:SaúdeMaricá

Comentários
  • Avatar
    13/06/2011 22:45:03Ana PaulaAnônimo

    Quero fazer uma denúncia sobre esse médico Dr. Eduardo. Meu filho estava com uma virose, e quando chegou a vez dele entrar na sala deste médico, ao ficar de pé, teve uma queda de pressão e desmaiou. Entrou no consultório desmaiado. Este médico disse que meu filho estava dormindo, e que eu estava forjando um desmaio do meu filho para ser passada na frente das outras crianças. Ele foi tão injusto e cruel... me fez passar muita vergonha. Meu filho realmente estava desmaiado. Ele havia vomitado a noite toda e ha muito tempo não comia nada. Fui até a direção do hospital e denunciei, deixei meus telefones, mas o caso foi abafado. Infelizmente a impunidade e o descaso estão aí mesmo... fazer o que, né? Conto com a ajuda de vcs para denunciar este médico.

  • Avatar
    01/03/2011 08:08:45walter valenteAnônimo

    gostaria de saber o por que que as denuncias ainda nçao foram encaminhadas a justtiça, no minimo o executivo é um mal gestor. é muit desvio de verba na cara do povo.

  • Avatar
    02/02/2011 10:29:25ThaniaAnônimo

    O terreno que fica ao lado da minha casa está infestado de carrapatos, foco de dengue, cobras e ratos. Tudo isto invade meu quintal, o mato não tem mais como crescer. Os donos São paulistanos e já estiveram aqui a 3 anos atras reclamamos e ela não se importou e nada fez.Nunca mais voltou,dizendo que Maricá é assim mesmo..... Bem, por que não fazem isto na cidade natal deles, não é mesmo. Quer dizer a gente que mora aqui, é obrigado a conviver com a imundice deles. Não aguento mais, meus gastos são enormes com produtos, e éstá sendo desgastante conviver com este terreno desta forma. Por favor AJUDEM! Desde já agradeço.

  • Avatar
    05/01/2011 12:57:01angelica gonçalves da silvaAnônimo

    gostaria de saber como fazer uma denuncia sobre os lixeiros pois os que passam na avenida b em inoa mesmo,nao retiram os lixos nao pois eles acham que devem fazer a vontade deles tirar de onde bem quizer ficam com nojo de tirar de onde os cachorros rasgam os sacos pois se ficam com nojo nem deveriam trabalhar com lixo e se trabalham deveriam fazer direito ja basta que a avenida b e esquecida pelos prefeitos variados que dizem que vao vir para fazer e acontecer negorcios em inoa e nada fazem tantos terrenos e nem um parquinho para as crianças fazem aqui neste lugar nada fazem e nada querem so dinheiro no bolso deles mesmo ,pois eu queria ver fazer um campinho para os meninos e parquinhos e alem de tudo concertar essas ruas gente !!! pois ninguem merece quando chove andar na lama ...voces vacilam muito com inoa e principalmente com a avenida b.da uma moral aiiii genteeeeeee?!!

  • Avatar
    05/01/2011 12:50:32angelica gonçalves da silvaAnônimo

    esse hospital de marica deveria é ser fechado para melhorias assim procurariamos outro de imediato e nao ir ao hospital para uma coisa e ser atendidos como se fosse outra pois a uns 8 anos atras eu fui ganhar meu filho e sai dai quase morta pois ate placenta dentro de mim deixaram e isso para nao dizer o nome do medico e ainda levei 22 furadas na coluna e isso tudo por sao uns inrresponsaveis pois era 30/12 e acharam que tinham que beber primeiro e depois fazer meu parto....cuidado pois a vida pode nao ser de tua familia, mais pertence a DEUS tirar a tua ou prolonga-la.

  • Avatar
    28/12/2010 20:53:38Damaris .a .g.t.Anônimo

    tem um terreno baldio enfrente a escola do rodrigues de carvalho b: mascaranhas de morais esta abandonado o povo esta jogando lixo esta tendo muitos ratos en nossas casas a muito tempo.

  • Avatar
    08/11/2010 16:42:26cristianeAnônimo

    é um absurdo, uma falta de respeito com a população.engraçado, no governo de ricardo queiroz,o acusaram, crucificaram, foram na casa do cacete pedir a retirada dele da prefeitura e agora? ninguém faz nada? já que o governo está pior!!!é realmente, uma verbinha aqui, outra ali, outra acolá....só um imbecil pode acreditar ,que não houve algum desvio. MAS PELO MENOS MÁRICÁ , NÃ?O CHEGOU A ESTE PONTO!!!!VAMOS ROUBAR, MAS TAMBÃ?M VAMOS FAZER NÃ??

  • Avatar
    29/10/2010 10:15:22oswaldo craveiroAnônimo

    Parabens pela campanha. espero sinceramente que surta algum efeito. Ã? lamentavel que um lugar tão bonito (como poucos) que é ITAIPUAÃ?U esteje entregue as baratas, atualmente fica dificil chegar em casa em virtude dos buracos, na administração anterior pelo menos passava a maquina para amenizar os buracos.

  • Avatar
    25/10/2010 14:09:42LídiaAnônimo

    Acredito que nada mudará se o Ilmo. Sr. prefeito de Maricá, Sr. Washington Quaquá continuar na Prefeitura. Não sei como o PT deixa isso acontecer, é uma vergonha para o partido. Sou moradora de Itaipuaçú e lamento pela falta de saneamento, saúde, e segurança. Fui rendida e assaltada por bandidos que levaram todos os meus pertences e o automóvel. Ao chegar ao DPO, nem viatura tinha para ir atrás. Ã? um Distrito abandonado.

  • Avatar
    25/10/2010 14:05:23DanielaAnônimo

    O Ministério Público deve investigar a Prefeitura a fundo. Tantas irregularidades e tanto descaso coma população. Sinto muito....

  • Avatar
    23/10/2010 11:38:48Aline Cristina da Silva OliveiraAnônimo

    A cidade de maricá necessita de asfalto na estrada do cajú, bairro Lagomar pertinho do centro a lagoa jacaroá abandonada com muita lama um lugar com poucas casas, eu passei o carnaval na cidade é um lugar bonito no centro mais após a garagem do amparo é so vergonha, a população crescer mais imposto eo serviço, nada ônibus não chega na estrada do cajú,os moradores sofrem não tem comercio perto,posto de saúde. A lagoa jacaroá tem muitos turistas,é um patrimonio para ser preserva e não para ser abandonar, prefeitura precisa se concentizar que o povo quer trabalho e não descursos. A cidade tem pouco trabalho muitos sai da cidade para trabalhar em niteroi. Um abraço.

  • Avatar
    11/10/2010 15:47:55Rosangela Maria da SilvaAnônimo

    Sou moradora de Itaipuaçu - Maricá, infelizmente a saúde pública não é o único problema de Maricá, esgoto , transporte, iluminação,asfalto e lazer são outros pontos importantes que não estão tendo a atenção que nos moradores gostaríamos. Estamos esquecidos, estamos no mapa do Rio de Janeiro não sei por que razão. Deve ser de enfeite. Pagamos nossos impostos em dia e não vemos retorno. Esse atual prefeito, alguém tem levantar o que este homem esta fazendo. Tem algo errado ,não é possível. As pessoas estão começando a mudar para outros locais. Um lugar bonito, onde existe uma área de preservação ambiental como o caminho de Darwin não era para estar como se encontra hoje, sem interesse por parte deste homem que se diz "Prefeito". Isso é um desabafo, tem 3 anos que morro em Itaipuaçu e já estou decepcionada com o que vejo. Iatipuaçu é um lugar que tem tudo para dar certo, um lugar a menos de 60Km do Centro do Rio de Janeiro, com mar e serra (verde). Podia se tornar um paraíso para aqueles que moram.

  • Avatar
    06/10/2010 09:16:29JOSE CARLOS LEITÃ?OAnônimo

    PARABÃ?NS DEPUTADO PAULO MELO PELA VOTAÃ?Ã?O DE MAIS DE 5.000 VOTOS EM MARICÁ E MAIS DE 120.000 EM TÃ?DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. FOI UMA GRANDE VITÃ?RIA DE VOSSA EXELENÃ?IA; OS CIDADÃ?ES E CIDADÃ?ES RECONHECERAM NAS URNAS SUAS CENTENAS DE OBRAS E SUA CAPACIDADE DE FAZER POLÍTICA HONESTA E COMPETENTE...TEREMOS POR MAIS 4 ANOS VOSSA EXELENÃ?IA JUNTO COM O GOVERNADOR SERGIO CABRAL NOS TRAZENDO DIGNIDADE,PAZ,COMPETENÃ?IA,CORAGEM,DEST EMOR E MUITO TRABALHO........ NÃ?S MORADORES DA RJ 102 EM JACONÃ? MUNICIPIOS DE MARICÁ E SAQUAREMA ENTRE A AREA DA BRASCAN EM PONTA NEGRA E RUA 96 EM SAQUAREMA AGUARDAMOS ANCIOSOS O COMEÃ?O DO ASFALTAMENTO ,POIS CONFORME SUAS INFORMAÃ?Ã?ES POR INTERMEDIO DE DALTON BORGES DIGNÍSSIMO DEPUTADO, JÁ EXISTE PROJETO E VERBA SO FALTANDO INICIAR ESTE ASFALTAMENTO... A RJ 118 ESTRADA VELHA DE JACONÃ? ESTA PRONTA E INAUGURADA SUA LUTA DEPUTADO PAULO MELO DESDE O ANO 2000 PARA REALIZAR ESTE ASFALTAMENTO SE TORNOU REALIDADE EM 2010 COM AS VERBAS QUE O SENADOR PAULO DUQUE DEU PARA JACONÃ? ,SENSÍVEL AOS SEUS PEDIDOS.. PARABÃ?NS DIGNÍSSIMO DEPUTADO JOSE CARLOS LEITÃ?O

  • Avatar
    05/10/2010 09:49:59Eng. Théo ErthalAnônimo

    Continuação ........................................ ........................................ ...............................A única saída para que Maricá possa seguir em frente, nesses dois últimos anos de administração, mesmo que com uma dificuldade financeiramente enorme e com uma séria seqüela administrativa será a renúncia do senhor quaquá.

  • Avatar
    05/10/2010 09:44:49Eng.Théo ErthalAnônimo

    DERROCADA HUMILHANTE Pela primeira vez na historia Maricá apresenta um revés na campanha de um candidato em decorrência de uma medíocre administração. Os resultados divulgados pelo TRE indicam interrupção do crescimento da vantagem que petistas vinham imprimindo a seus supostos adversários principalmente na Câmara de Vereadores de Maricá onde ficaram submissos aos devaneios de um chefete de ações destemperadas, caráter e moral supostamente não ortodoxo, desde que foi iniciado a campanha eleitoral, . A derrocada humilhante sofrida pela primeira dama concomitantemente com a péssima administração desse aventureiro, refletirá em todo Município de Maricá causando prejuízo a todos os cidadãos devido ao pouco tráfico de influência que terá junto ao Governo de Sergio Cabral. O senhor prefeito com seus atos autoritários e ditatoriais impôs a candidatura de sua esposa aventureira e incapaz, a todos que o cercavam e onde uma boa parte das amebas deste governo abaixaram suas cabeças ficando submissos aos delírios tremes de senhor quaquá para não perderem as migalhas atiradas em suas direções, tentando impor, também, uma candidata aos menos elitizados do eleitorado Por sua vez a Câmara de Vereadores nada fez e muitos até acreditaram, ou se venderam, que um governo fracassado pudesse eleger alguém com tamanha rejeição em todos os Distritos deste Município. Os pouco mais de 6.000 votos depositados nas urnas, demonstra a situação vilipendiada que se encontra um governo que não se sustenta sem a mentira. A conseqüente demissão do secretario de obras, Artur Bile e sua turma, por não compactuar financeiramente com a campanha da primeira dama, aparentemente rompe com os laços estreitos que tinha com outros petistas de carteirinha que irão colocar o senhor quaquá em uma situação mais delicada ainda perante a opinião pública e a classe política estadual. A única saída para que Maricá possa seguir em frente, nesses dois

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.