SRZD


Luiz Rangel

srzd/upload/8/E/8EEA8BE014A66AF381083F7B0E343BB9F976A142.gif

Comentários desse usuário

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 10:42:18
PB é o mais malandro de todos, não precisa escrever enredo pra ganhar carnaval, basta jogar tema sobre tema, forçar o público a olhar pro visual dinãmico humanizado ao invés daqueles penduricalhos que se chamavam adereços lah na época dos enredos históricos, o sr se lembra? Seu carnaval vai pras cabeças, pq reza a cartilha da Liesa e agora agrada até aos jurados. Ã? a vitória do planejamento inverso de se pensar antes no visual e depois no tema que vem a reboque. As demais escolas que escolheram história ao invés de temas cinematográficos meus pesâmes. Não adianta nem fazer samba-enredo de qualidade pq ninguem canta, ninguem mais quer saber disso, e o visual que interessa mesmo estará batido, surrado, sem super-herói subindo rampa, sem mágica, sem ilusionismo, sem graça, estático. Viva o carnaval carioca.

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 10:30:49
Eugênio Leal, com sua importância na cobertura do carnaval, acredito que o sr não precisava rasgar seda com as principais escolas da atualidade e comentar bem seus enredos. O sr cita que enredos com teor histórico estão surrados. A Tijuca foi campeã em 2010 levando história para a sapucaí é claro que nem tudo naquela miscelânea pode ser considerado história, mas segredos de grandes civilizações foram mostrados na avenida além de truques de mágica, e super heróis, etc... Vamos aos enredos bem comentados. Roberto Carlos é maravilhoso eu adoro, e o Brasil inteiro também, mas pq esquecer ou menosprezar a bela homenagem da Unidos do Cabuçu a esse genial artista. O Enredo precisa ter a marca da Beija-Flor para ganhar importância cultural e emocionar?? Acredito que a máquina Beija-Flor possa fazer melhor, que a Cabuçu, sem dúvidas, mas se trata de uma reedição na minha opinião. Movida por um desgaste da escola de enredos pesados, históricos, mas vitoriosos.Grande Rio e nossa geografia, afinal de contas um passeio turístico por Floripa cai bem, pq não. Ela pode.E deve ir pras cabeças com esse enredo, mesmo sem um carnavalesco inspirado como uma certa Rosa que tirava leite de pedra e nos brindou com Um Jegue que nos Carregue homenagendo Ceará, não é mesmo, ahh mas se tratava de história, e isso está surrado não é mesmo? Salgueirão de Lage se rende ao PB, inventa um tema cinematográfico, foge da batida e histórica Itália e de seus dólares e se desvirtua de seu passado de glórias com enredos ricos em cultura como os vários afros, e até o último Tambor. Vai tentar copiar PB que adora colocar cinema na avenida. Ao menos no cinema a qualidade sonora é tão boa quanto a visual. E na avenida? como fica aquilo que no tempo do enredo histórico se chamava samba enredo, o sr se lembra? PB é o mais malandro de todos, não precisa escrever enredo pra ganhar carnaval, basta jogar tema sobre tema, forçar o público a olhar pro vis

Noticia: Por onde anda você, história?
Postado: 2010-06-07 16:20:33
Muito pertinente o comentário acima, uma vez que estamos na era dos enredos temáticos, não discuto nem os patrocinados, ou não mas aqueles puramente temáticos como segredo, desejos da humanidade, arrepio, etc... Esse tipo de enredo ganha força na medida que tudo, ou quase tudo pode ser inserido no desfile para deleite dos olhos de quem assiste. Pode-se trocar roupa em tempo recorde, fazer super herói escalar rampa, carro pegar fogo, homem gelo de comissão de frente, críticas ao holocausto, aranhas, etc... sem se importar com uma linearidade de fatos, uma vez q o enredo não tem nenhum compromisso com a história com, o fator tempo, pois trata-se de uma miscelânea de assuntos dentro do tema. Pra quem acha q o enredo histórico morreu, ninguém mais quer assistir, vale a pena dar uma passada no site da ala de compositores da Imperatriz Leopoldinense (por exemplo) e conferir obras maravilhosas, sambas geniais que nasceram da história , de enredos puramente Brasileiros em sua legitimidade. Se a LIESA quer homologar essa tendência de enredo temático multi-assuntos internacionais, cinematográficos, ela estah apontando para uma descaracterização dos desfiles das escolas de samba, que a meu ver possuem a partir de suas fundações como uma das missões pioneiras, a fomentação da cultura nacional, desse país rico em história, rico em beleza natural, personagens, artes, etc...

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-28 19:19:37
Caros senhores, a discussão encontra-se em altíssimo nível, uma das maiores manifestações culturais desse país estah em jogo, mas gostaria de voltar ao foco do texto brilhantemente escrito por Luiz Fernando. Não deveríamos estar discutindo a origem dos grandes carnavalescos que jah desfilaram grandes obras na sapucaí, mas sim, discutir as possíveis mudanças do carnaval a partir da vitória da Tijuca de Paulo Barros. Volto a frisar que no estilo de cada um dos carnavalescos citados aqui e dos desfile por mim citados ,eu vi a espontaneidade, a alegria livre leve e solta do componente, a emoção do grande samba, enfim a essência da festa. Mas infelizmente essa emoção estah se transformando, deixando de ser oriunda da espontaneidade para se tornar refen das artimanhas visuais, do passo marcado, das alegorias humanas, da coreografia ensaida a exaustão, enfim de um exército treinado para a nota máxima. No tempo dos carnavalescos aqui citados, o carnaval acontecia na avenida, hoje ele estah pré concebido, sabe-se tudo que vai acontecer ao menos na cabeça de seus criadores. Cantar é obrigação, e não um prazer, mãozinha pro alto sem sincronismo nem pensar, abram seus guardas chuvas em exato intervalo de tempo, olhe para o lado, não ultrapasse o componente enfileirado, etc... O showtime vai começar, olhos bem abertos, e ouvidos; bem por qual canal a emoção deveria ser captada? Olhos ou Ouvidos? Essa eh a questão primordial.

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-28 11:02:41
Caro Luiz Fernando, esqueci de citar outros desfiles fantásticos como os de Fernando Pinto tipo Tupinicópolis e Ziriguidum que me marcaram intensamente, bem como os da nossa querida União da Ilha com seus desfiles alegres e sambas bélissimos. O que eu gostaria de frisar no meu comentário é que a festa dos desfiles de escolas de samba estão em um caminho perigoso se afastando da essência do carnaval, que na minha opinião é a descontração, a espontaneidade, a emoção de um belo samba que perdure ao final do seu desfile, e não o militarismo, a coreografia exata, o truque de mágica bem executado. Estou dizendo que o público não vibra mais como antes. Hoje o visual das Alegorias gigantescas eh mais importante que o áudio do carro de som, da bateria, do canto da escola, enfim, vivemos a era do "poderio bélico", visitamos a CDS na Gamboa pra saber quem tem a artilharia mais pesada, sem se importar com enredo, samba, que seriam os fatores de emoção, se transformaram em coadjuvantes. Enredo hoje com a homologação do Paulo Barros, pode ser qualquer coisa que agregue visual pesado, possibilidade de mágica, ilusionismo, diversidade de cores. Não tem que necessariamente possuir um fio condutor, uma linearidade de fatos, começo, meio e fim. Basta iludir, encantar visualmente, que o samba por mais pobre que seja resolve o resto.

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-27 14:36:20
Caro Luiz Fernando Reis, tenho certeza que esse resultado de 2010 vai mudar o carnaval, pois finalmente homologaram o estilo Paulo Barros, estilo esse único a levantar a Sapucaí, aquele público gélido que não sabe nem a letra dos sambas que desfilam perante seus olhos. Mas ao invés de cantar e sambar eles vibram com mudanças de roupa instantâneas, carros que pegam fogo, homens aranhas escalando rampas, batmans esquiando, e outras miscelâneas que juntas formam esses enredos temáticos hollywoodianos de Paulo Barros. Esse estilo , gostem ou não é o único a fazer o público vibrar, o famoso Showtime que a LIESA tanto defende e pede pq pra ela o importante é manter o interesse do público na festa. Sem Paulo Barros somos obrigados a assistir por exemplo, uma Rosa Magalhães com seus índios que viram lenda na corte francesa. ou um jegue que me carregue lah no Ceará. Se vc quer realmente saber minha opinião, tenho saudade desses desfiles e de tantos outros dessa senhora. Eu me emocionei muito , mas muito mais com seus carnavais do íncio da década de 90 do que com esse estilo robotizado e temático. Eu me emocionei com Liberdade Liberdade, com Ratos e Urubus, com Braguinha, Kizomba, Peguei um ITA no norte, Paulicéia Desvairada, O que a Bahia tem e tantos outros que levaram a essência do carnaval pra avenida. Nem sei se tinham 70 indios ou 70 africanos nesses desfile, com certeza sim, mas e daí? Eu sambei com eles, eu cantei os sambas, sem me importar em observar quantas trocas de roupas eram executadas, qual a movimentação humana que faria parte de determinada alegoria, qual fantasia mais original seria apresentada. Infelizmente, tenho que concordar, mas não me emocionar com essas mudanças.

Noticia: Portela: Presidência cria Gerência de Carnaval para o desfile de 2011
Postado: 2010-03-30 18:18:15
Agora estah comprovado. Esse cidadão que dirige a Portela tem problemas sérios de ego. Ficou em terceiro e não gostou pq os carnavalescos levaram os louros? Ele quer aparecer mais do que quem projetou o carnaval da escola? E por esse motivo dispensou e contratou carnavalescos inexperientes. Ã? uma lástima uma escola como a Portela estar sob a batuta dessa figura. Pior ainda a LIESA não rebaixar a escola nos 2 carnavais horrorosos que foram 2005 e esse de 2010. Ele estah com crédito.

Noticia: Rosa Magalhães é apresentada na Vila
Postado: 2010-03-23 14:51:58
Não sei não. Rosa Magalhães eh um dos grandes nomes do carnaval carioca , sem dúvidas, do ínicio da década de 90 até 2001 reinou absoluta com carnavais geniais na Imperatriz, mas sofreu com a discriminação dos veículos de mídia, uma vez q a Imperatriz por ser uma escola sem apelo popular foi intitulada de escola fria e ela a reboque foi considerada uma artista igualmente fria com desfiles apenas tecnicamente perfeitos . Mesmo assim, respondeu a altura dos críticos como em 2005 naquele q considero um de seus melhores trabalhos mas os jurados jah não homologavam mais seu trabalho e dali em diante veio sua decadência oriunda da desmotivação da artista e do desgaste na Imperatriz. Espero q a artista como uma fênix ressurja das cinzas, e consiga mais um título uma vez q Vila Isabel eh uma escola de torcida, forte no atual ranking da LIESA. Q ela de um basta nesses enredos misturebas com temas multi-assuntos q apenas favorecem as invenções dos carnavalescos como shows de mágica e cenas cinematográficas. Ela eh a maior carnavalesca q acompanhei em muitos anos de carnaval e merece esse reconhecimento.

Noticia: Nilo Figueiredo será candidato à reeleição na Portela este ano
Postado: 2010-02-26 10:48:28
Perfeita a análise escrita no site portelaweb. Eh tudo o q venho falando sobre a gestão temerária desse senhor. O portelense não merece mais uma gestão de Nilo Figueiredo. As outras escolas podem comemorar caso isso se concretize. Não tenho muito mais o q dizer, leiam a análise.

Noticia: Passarela da Cidade do Samba é alvo de reclamação das escolas de samba
Postado: 2010-02-04 11:02:35
Alguem falou em visitar a CDS como turista e não poder fotografar. Exatamente isso, estah perfeita a análise. O q fazem com a grana paga pelos visitantes? Não eh o mesmo destino da grana paga no Cristo, ou no Pão de Açucar, ou seja a manutenção do local. E mais uma coisa, isso eh coisa de carnavalesco q estah querendo ser mais importante q o resto da banda. Vamos fazer o seguinte, ano q vem nenhum compositor disponibiliza seu samba pra jogo na internet, ou qq outro veículo. Vamos manter segredo em tudo, ateh nos sambas. Afinal de contas o compositor pode sofrer críticas e o carnavalesco não? Viva o carnaval carioca.

Noticia: Salgueiro em busca do bicampeonato
Postado: 2010-02-02 19:01:40
Salgueiro estah muito bem na fita pra fazer bom desfile, mas acho a briga esse ano mais acirrada do q ano passado. Outras escolas estão vindo muito bem plasticamente e possuem sambas melhores q o Salgueiro. Beija-Flor , Imperatriz e Vila Isabel disputam com Salgueiro e Tijuca corre por fora, na minha opinião.

Noticia: Passarela da Cidade do Samba é alvo de reclamação das escolas de samba
Postado: 2010-02-02 11:06:00
Renato Lage estah se tornando o rei do carnaval, sem sombra de dúvidas, o grande carnavalesco da atualidade, sempre com criatividade , beleza, e competência, mas infelizmente todo gênio tem seu lado chato, e essa coisa de implicar com as pessoas da passarela eh inaceitável. Todas as escolas aceitaram a construção dessa passarela, as pessoas q lah estão pagam ingresso, consomem na pça de alimentação, muitos levam a família pra conhecer o processo de fabricação das alegorias, enfim, um programa legal que ele quer simplesmente detonar por conta de surpresas reveladas. Ora bolas, todo mundo sabe q carnaval eh na avenida q os carros tomam sua forma final com iluminação, destaques, movimentos, etc.... Eu respeito o profissional, mas essa polêmica criada com a passarela eh simplesmente inaceitável.

Noticia: Torcedores do Flamengo levam bandeira da LDU para treino na Granja Comary
Postado: 2009-12-03 17:11:53
Babacas, Sou flamengo e esse tipo de atitude eh de uma infantilidade tamanha, além de não agregar em nada aos preparativos do time. Vão estudar cambada de babacas!!!! Deixem o fluminense em paz, e pensem q nós não ganhamos nada ainda, pra ficar gozando os outros.

Noticia: A avaliação de Fernando Pamplona
Postado: 2009-12-02 18:47:52
E digo mais, a opinião sobre os sambas feita por esse senhor, desrespeita o trabalho sério dos bons comentaristas desse site, q fizeram sua avaliações de forma correta, gastaram tempo analisando os sambas atribuindo notas com responsabilidade. Se negou a dar as notas conforme o regulamento pq? Ele se acha uma sumidade mesmo. Nos anais da nossa história Vamos encontrar Personagem de outrora Que iremos recordar. Sua vida, sua glória, Seu passado imortal Que beleza A nobreza do tempo colonial. Ã?-lê-lê, ô-lá-lá, Pega no ganzê, Pega no ganzá. Hoje tema festa na aldeia, Quem quiser pode chegar, Tem reisado a noite inteira E fogueira pra queimar. Nosso rei veio de longe Pra poder nos visitar, Que beleza A nobreza que visita o gongá. Ã?-lê-lê, ô-lá-lá, Pega no ganzê, Pega no ganzá. Senhora dona-de-casa, Traz seu filho pra cantar Para o rei que vem de longe Pra poder nos visitar. Essa noite ninguém chora, E ninguém pode chorar Que beleza A nobreza que visita o gongá. Ã?-lê-lê, ô-lá-lá, Pega no ganzê, Pega no ganzá Isso sim caracteriza uma marchinha safada, com repetição do refrão e mudança de letra, com melodia totalmente repetitiva.

Noticia: A avaliação de Fernando Pamplona
Postado: 2009-12-02 17:18:09
Todo ano é sempre a mesma coisa. Esse senhor ainda sobrevive no carnaval pelo espaço concedido a ele no julgamento dos sambas. A culpa não é dele, e as notas não são estranhas , basta ignorar, rir, e seguir o barco. Ele sequer analisa as obras, agrupa daqui, agrupa dali, isola 1 e generaliza. Tentou dar uma levantada no samba do Salgueiro, rs, igualando a Vila e Imperatriz, enfim, quem corre por gosto não cansa. Se o site leva a sério essa análise, é uma tremenda bola fora do SRZD. Uma pena.

Noticia: Morro da Mangueira vira cenário para gravação de clip para o carnaval 2010
Postado: 2009-11-24 18:20:15
Manter essa coisa de 3 tenores, 4 sei lah quantos, é ridículo. E colocar os coitados vestidos como tal no clip eh palhaçada pura. A gravação ficou estranha, q saudade do mestre Jamelão e até do Luizito solo. Ivo Meirelles jah fez troca troca de carnavalesco, fica inventando moda transformando samba em ópera e soh faz colocar a escola na mídia com novidades como a da escolha de samba e essa do clip. De bom mesmo na sua gestão ateh agora acho q soh a Renata Santos.

Noticia: A Vila de Noel e Martinho
Postado: 2009-09-10 17:03:34
Menos senhor Eugênio, muito menos. A Vila jah deveria se dar por satisfeita se conseguir harmonizar esse samba na avenida.

Noticia: A Vila de Noel e Martinho
Postado: 2009-09-10 17:01:32
Menos senhor Eugênio, muito menos. Se a Vila conseguir harmonizar esse samba na avenida jah se deu por satisfeita.

Noticia: Ouça o samba campeão da Imperatriz
Postado: 2009-08-03 11:36:01
Safra de todos os Deuses. Vou ser repetitivo, nesse espaço democrático, enredo bom , com sustância pra compositor soltar a inspiração dah nisso. Parabéns a escola que agora vai passar a limpo essas obras ateh escolher seu hino. O samba do Guga eh lindo, da cabeça aos pés, dos que ouvi foi o que mais gostei.

Noticia: Viradouro contará o México através das cores e da cultura local no Carnaval 2010
Postado: 2009-07-20 16:51:46
Serah que jah se esgotaram os temas e enredos sobre o Brasil? Neste aspecto, palmas pra Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Beija e Manga pelos enredos.

Noticia: Enquete: Qual o melhor enredo do Grupo Especial para o Carnaval 2010?
Postado: 2009-07-20 10:08:41
Cedo , muito cedo pra comentar enredos pelos textos apresentados. Mas geralmente, enredo bom dah samba bom. Vou aguardar pelos sambas, mas digo que Salgueiro com o carnavalesco que tem, saiu na frente. Beija-Flor não depende de enredo pra colocar carnaval competitivo na avenida. Mangueira quer tirar da emoção, o que não consegue na sua estrutura atual. Jah a Vila Isabel, vai tentar conjugar emoção e estrutura, com homenagem a Noel. Tijuca não eh somente segredo, eh incógnita. Imperatriz tradicional, mas com chances de ter excelente samba. Grande Rio vai fazer a festa do dejá-viu, mas se fizer bem feito pode ficar bom. Porto da Pedra tem bom enredo, e um belo artista, pode surpreender. A Ilha de Rosa abre o carnaval com o estilo dessa eterna campeã, e saberemos se sua inspiração carnavalesca ressurgirá como uma fênix. Confesso que tenho saudades. Mocidade vai se esforçar pra continuar no paraíso. Portela mexeu em time que estava ganhando, arrisca em todos os sentidos, inclusive nesse tema incomum, na minha opinião a proposta mais fraca de todas, bom pra projeto de Estado, Município, Empresa e péssimo pra projeto de Carnaval. E por fim, Viradouro faz viagem ao México, com gente nova. Não se esquecer de levar as máscaras anti-gripe.

Noticia: Leia a sinopse do enredo da Portela
Postado: 2009-07-17 14:01:19
Achei decepcionante esse enredo da Portela. Eu definitivamente não gosto de abstração, acho que um desfile perde em linearidade, as fantasias ficam sem fácil leitura, pois são simbólicas, jah que um tema desses pede simbolismo. Misturar tecnologia com inclusão social, cidadania e desenvolvimento eh legal pra planejamento de empresa, município, estado, mas pra escola de samba fazer carnaval passou longe. Jah falei aqui e repito; estão desvirtuando a palavra enredo, seu real significado, estão dando prioridade a patrocínio, e quem perde com isso é o carnaval. Isso vem da necessidade de se fazer carnaval gigante, com alegorias super poderosas, e dah nisso. Estou decepcionado com o Alex , pois costumava escutar seus comentários na rádio com Sérgio Professor, João Estevam, e outros bambas, e achava que ele ao assumir uma agremiação do porte de uma Portela pensaria em algo de cunho emocional, que levasse os portelenses as lágrimas, mas não. Esse tema eh gélido, vai gerar sambas igualmente gélidos, pois o compositor portelense estah no semi-árido dessa proposta vazia chamada tecnologia. Se ele estah apenas cumprindo ordens do todo poderoso, beleza, mas achei uma tacada muito arriscada pra começo de carreira.

Noticia: Conheça o título do enredo da União da Ilha para 2010
Postado: 2009-06-29 11:08:34
No carnaval 2010 algumas dúvidas serão sanadas. A primeira delas, se Rosa Magalhaes ainda sabe fazer carnaval competitivo. Quando falo competitivo, me refiro a um bom desenvolvimento de enredo, pois enredo ela sabe fazer. Falo isso, pois ela pecou e muito nos últimos carnavais da Imperatriz, e no desenvolvimento dos enredos propriamente. A segunda: O tamanho dos carros. Veremos se na Imperatriz os carros aumentam de tamanho. Se isso era uma determinação da Rosa ou da Diretoria da Escola.

Noticia: Confira sinopse da Imperatriz
Postado: 2009-06-10 16:33:21
Alguma coisa me diz que os melhores sambas parecem nascer de uma estória linear, ao invés de temas. Foi assim com Joao e Marias. Liberdade, Liberdade, e tanto outros sambas de cunho histórico. Esse enredo da Imperatriz estah bem sedimentado, tem ma linearidade que se mistura com a formação do povo brasileiro e sua religiosidade. Pode dar samba de novo.

Noticia: 'O samba pode morrer'
Postado: 2009-05-25 11:05:12
O samba pode não morrer, mas estah doente. A doença estah diretamente relacionada com o gigantismo exagerado das escolas. O caminho da cura seria um equilibrio, aliás tudo na vida deve ser pautado em equilibrio. O gigantismo visual, o contigente de turistas nas escolas e as estrelas(atrizes, personalidades, mulheres fruta, mulheres bomba) deve encontrar uma forma de se harmonizar com a comunidade, a gente bamba, as verdadeiras estrelas como os passistas (esquecidos), o casal de MS&PB, ritmistas, a velha guarda. E se este projeto de harmonia passar pelo corte de um deles que seja pelo primeiro grupo. Hoje se dah mais importancia aos carros do q ao samba, q pode ter qualidade duvidosa, mas q no final vai levar 10 se o resto estiver bonito. Somos todos culpados pelo processo de deteriorização do samba, das raízes ao aceitar o gigantismo.

Noticia: Encomendar é a saída?
Postado: 2009-05-19 17:52:37
Se Martinho chegar perto de sambas como "Pra tudo se acabar na quarta-feira" que diferença faz se estiver em uma disputa? O problema estah na liberdade de criação(letra e melodia), e não nos compositores.

Noticia: Luizinho é reeleito na Imperatriz
Postado: 2009-05-19 11:43:27
Vão continuar a escolher os piores sambas das safras.

Noticia: Moisés e André Diniz esperam que Martinho escreva o samba sobre Noel
Postado: 2009-05-18 14:29:35
Justas homenagens não precisam ser feitas dessa forma. Pode -se homenagear os mestres de várias formas sem imposição de protecionismo, que prejudique os demais compositores da escola. Eu pergunto, e se a obra do Martinho for fraca? Vão mandar ele reescrever?Com essa questão toda de andamento do samba, como vimos em algumas disputas como a do Salgueiro por exemplo, será que a obra do Martinho estaria adequada aos moldes atuais de desfile. Qual foi a última obra que ele emplacou na Vila? Digo e repito que essa idéia é desprovida de qualquer racionalidade. Ã? coisa de saudosistas como Sérgio Cabral que não viram o tempo passar.

Noticia: Moisés e André Diniz esperam que Martinho escreva o samba sobre Noel
Postado: 2009-05-15 11:28:57
Martinho vai perder todas as honras se topar essa idéia imbecil. Que me perdoem os idealizadores desta panacéia, pois o que estah sendo divulgado eh uma forma de proteger Martinho da Vila, alguém que não precisa passar por isso pelo conjunto da obra que realizou, não soh compondo sambas para Vila Isabel. Estamos diante de uma nova era no mundo do samba, o protecionismo. E o pior, a soberba. "Quero ver se os jurados teriam coragem de tirar pontos dele". Em qual dimensão, o jurado de escola de samba foi proibido de tirar pontos de um samba escrito por Martinho da Vila? Ou muito menos se sentiu pouco a vontade para julgar qualquer obra soh pelo nome do autor de um samba enredo? Ou será que os gigantes do passado como Silas de Oliveira, Mano Décio, Cartola, Candeia, o próprio Noel Rosa dentre tantos outros tinham a certeza da nota máxima mais pelo nome do que pela própria obra? Ora, se a própria Vila tem julgado os sambas de Martinho a ponto de eliminar da disputa suas obras, pq o Jurado não o faria? Eu fico muito preocupado com algumas iniciativas do mundo do samba, mas essa me parece a mais nociva de todas. Eliminar de cara várias possibilidades de bons sambas, desrespeitando a ala de compositores de uma escola, um de seus maiores patrimônios. Trata-se de uma atitude infeliz aos extremos, uma espécie de monopólio do samba, e uma afronta ao poder de criação. Martinho, não aceite essa besteirada, mostre que vc pode ganhar uma disputa de samba sem precisar disso.

Noticia: Beija-Flor: Brasília mítica e alegórica
Postado: 2009-04-28 17:01:57
Continuo achando que Brasília é um lixo de enredo. Quando vou pra lá apenas 1 coisa me deixa animado. O aeroporto na volta. Tem mesmo que inventar o tal lado mítico como fez com macapaba. Tirar leite de pedra é atividade de carnavalesco, mas esse enredo chegou ao cúmulo. Os 7 milhões para criação de alegorias fantásticas e fantasias luxuosas para a comunidade é que estão valendo no final das contas.

Noticia: Rosa Magalhães é da Ilha
Postado: 2009-04-17 17:03:16
A maior carnavalesca que vi em atividade precisa de uma casa nova, um ânimo novo, e boa estrutura de trabalho. Se a Ilha está apostando e investindo no talento dessa craque, pode ter um bom retorno. Espero q a fênix ressurja em 2010.

Noticia: Academia Friburguense de Letras sedia II Fórum do Carnaval
Postado: 2009-04-17 12:52:32
Eh uma excelente iniciativa para aquele que foi o melhor carnaval da região serrana. Lembro com saudades dos carnavais que lá passei na infância e juventude. Tinha uma escola de samba com nome Saudade que não foi citada na reportagem. Lembro com saudade tb os bailes do Country Clube, que infelizmente acabaram, e do excelente carnaval de rua com o bloco das piranhas, e outros.

Noticia: Liga apresenta sugestões para 2010
Postado: 2009-04-16 11:23:36
Ao invés de se preocupar com a qualidade dos desfiles, a LIESA vem com sugestões inócuas. Diminuir o números de escola no sábado. Isso pq ninguem mais aguenta ouvir tanto samba chato numa mesma noite. Diminuir o número de Alegorias. As escolas mais poderosas vão continuar a fazer carros gigantescos e luxuosos enquanto as demais vão continuar com a falta de acabamento, criatividade, falta de iluminação, etc... Fechar cada dia de desfile com agremiações que possuem um grande número de torcedores. Pq ao invés de sacrificar as escolas, não se diminui o preço dos ingressos? O povão ficava até o meio-dia com sol na cuca assistindo as escolas e hoje o público vai embora depois da terceira. "A idéia de mudança no número de alegorias não é somente pela crise econômica, mas também pelo espetáculo ficar longo, o gigantismo cansa" O gigantismo faz parte da cartilha da LIESA. Quero ver uma escola se sagrar campeã sem gigantismo. Estamos na era Beija-Flor, a escola que abraçou o gigantismo a séculos.

Noticia: Quesitos na berlinda
Postado: 2009-04-13 16:10:17
Luizinho da Cuica, Uma coisa eh vc se responsabilizar por 300 ritmistas. A outra é dançar esse ano pela Mocidade, ano seguinte pela Mangueira, e por aí vai...

Noticia: Quesitos na berlinda
Postado: 2009-04-13 15:34:45
A respeito do quesito MS&PB , acompanho o Laíla uma vez que as contratações estão tirando o brilho desse quesito. O Troca -Troca de MS&PB enfraquece a identidade desse quesito. Portanto, considero correto diminuir o peso.

Noticia: Quesitos na berlinda
Postado: 2009-04-13 14:32:20
Faltou analisar o quesito Força Política. Beija-Flor perder apenas 0,1 em CF é brincadeira.

Noticia: O carnavalesco ainda é o rei
Postado: 2009-04-08 11:07:42
Rosa Magalhaes tem perdido pontos em Alegorias, o q eh muito preocupante para qq escola que venha a contratá-la. Na minha opinião, a Imperatriz errou ao simplesmente descartar a Rosa, sem uma análise melhor das notas e das justificativas dos jurados. O melhor a fazer seria contratar outro profisional para trabalhar em conjunto com ela principalmente na confecção dos carros, seu ponto fraco. Repare que em fantasias e enredo ela obteve boa colocação. Max Lopes vem com gas, uma equipe enorme, mas precisa estar bem apoiado pela escola principalmente nos recursos financeiros, e me parece esse o maior problema da Imperatriz.

Noticia: Os números mentem?
Postado: 2009-04-07 16:29:08
Comentário excelente e pertinente. Eu jah tinha analisado essa disparidade e cheguei a uma conclusão. Elas são julgadas como Escolas de Alegorias pois é o quesito mais importante. O Samba Enredo não tem mais importância, assim como a Bateria, a evolução, o canto ou o MS&PB. Oq importa são os carros.

Noticia: Gosto amargo
Postado: 2009-04-06 16:15:14
Não tem mais volta. O processo de "profissionalismo" que tomou conta do carnaval é o mesmo famigerado que acabou com o futebol. Ele veio para acabar com a identidade de clubes, jogadores, os quais tinham presença cativa na memória dos torcedores. Quem não sabia escalar os times de Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo, América e até Bangu? Zico no Vasco? Roberto no Flamengo? Edinho no Botafogo? Nem pensar. Mas hoje, o carnaval estah no mesmo caminho do futebol, e as escolas vão perdendo suas identidades, seus passistas, suas baterias, seus cantores, seus artistas, compositores, etc... Jah falam em times, contratações, passe, e se esquecem do samba, da cultura da escola, das raízes. O carnaval estah xoxo assim como o futebol. A grana estah falando mais alto no coração do sambista. Quem perde com isso eh o espetáculo , o amante da grande festa. Jah perdemos a identidade no futebol, pois o Flamengo de hj é o Fluminense de amanha, e vice e versa. A Viradouro de hj eh a Grande Rio de amanha e por ai vai.

Noticia: Convite para feijoada da Imperatriz
Postado: 2009-03-19 15:32:52
Luiz Alberto da cruz Rangel Junior [email protected]

Noticia: O troca-troca
Postado: 2009-03-19 15:04:47
Antenado, eu não quis aumentar a polêmica a respeito das tradições das escolas. Eu sou um cara que respeito tradições, mas acontece que estamos em um concurso anual, onde as agremiações são avaliadas pelo trabalho que realizaram ao longo do ano. Ali, na frieza de suas cabines, pessoas selecionadas pela LIESA avaliam a passagem das escolas nos quesitos e cabe ao avaliado decidir o q fazer para melhorar sua avaliação. Se Bateria é o quesito ao que me parece mais tradicional, aonde as escolas fixam suas raízes, enaltecem seus mestres, é válido manter a tradição mesmo que sua bateria seja responsável pela perda de um título como foi o que aconteceu com a Vila Isabel? Acho que o carnaval perdeu muito quando começou a se dar mais importãncia ao visual, aos carnavalescos. Li um comentário de Zé Catimba a respeito disso e acho que as escolas estão se transformando em escolas de alegorias e não mais de samba. O samba eh apenas um detalhe, tem data e hora pra morrer ali na pça da apoteose, quando na verdade ele deveria ser o pilar de sustentação de todo o desfile, facilitando inclusive o trabalho das baterias.

Noticia: O troca-troca
Postado: 2009-03-18 11:18:58
Julgar Bateria não deve ser uma tarefa das mais fáceis, ainda mais as baterias do especial. Em tese segundo a linha do Eugênio, todas deveriam estar no patamar de ótimas para excelente. Ao analisar friamente o julgamento deste ano a única bateria que passou perfeita foi a da Viradouro. Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz, Mocidade e Império perderam 1 décimo na avaliação. Vila Isabel perdeu 6 décimos, o que poderia comprometer qq chance de título, então pq não mudar? O que vale no final das contas? Manter sua cultura de bateria e arriscar a perder campeonatos, ou colocar alguem no comando com possibilidade de melhoria das notas no quesito? A Imperatriz começou a perder pontos no quesitos com mestre Beto, mudou, continuou a perder com Jorjão e depois decidiu pela prata da casa Marcone que vem sendo uma revelação e sua Bateria passa a ser uma das melhores do especial. Não entendi a saída do Odilon na Grande Rio, talvez desgaste com a diretoria da escola, mas na Vila Isabel foi diferente, a mudança é coerente com o que foi avaliado pelo júri oficial. Agora se o júri oficial não tem valor e as notas foram injustas aí são outros 500.

Noticia: Rosa feliz com prêmio Estrela do Carnaval para baianas da Imperatriz
Postado: 2009-03-05 13:12:28
Jorge Athur, seu samba foi prejudicado pela interpretação do Paulinho Mocidade. Jah na gravação dava pra notar a nítida diferença entre ele e o Luizinho Andanças, que foi responsável, na minha opinião pela escolha do seu samba em detrimento ao do Guga, que tinha mais cadência e deu um show na final. Mas isso é vida que segue, ano passado a obra da sua parceria era indiscutivelmente a melhor. Quem sabe esse ano vcs não acertam a mão novamente?

Noticia: Fotos do barracão da Imperatriz
Postado: 2009-02-11 16:20:33
Rosa Magalhães trabalha no detalhe para se chegar à riqueza, ao luxo, à imponência, à perfeição. Os carros soh estarão completos na avenida com a iluminação e os destaques, mas desde jah pode-se notar um capricho absurdo no acabamento das alegorias. Pelo q pude observar ao vivo, e pelas fotos, serah um grande carnaval da Imperatriz Leopoldinense.

Noticia: Mocidade prepara abre-alas gigantesco
Postado: 2008-12-30 17:50:26
Não gosto de carros gigantescos e extensos. A menos que seja um carro do tipo Paulo Barros com figuras humanas em movimento, a escola fica morta, sem vida.

Noticia: Elymar Santos vive o Cacique de Ramos
Postado: 2008-12-30 11:37:59
A Imperatriz tem tudo, absolutamente tudo pra fazer uma grande festa na sapucaí. Se vai ganhar? Isso não nos pertence, e a subjetividade dos julgamentos não permite que vontades populares sejam realizadas. Mas repito, esse enredo maravilhoso que resgata um pouco da história do samba através do bairro de Ramos , a força do samba cantado a pleno pulmões por essa comunidade aguerrida, a plástica da Rosa, e a organização de quem sabe desfilar podem fazer a diferença, e quem sabe a subjetividade e a frieza dos julgadores se renda a alegria de uma escola que só quer mostrar que faz samba também.

Noticia: Império ainda não achou o andamento
Postado: 2008-12-09 11:11:43
Os críticos jah começam a mudar de opinião? Eu vou falar o q senti no ensaio de Domingo. O samba do Império eh curto, estah acelerado , e repetiu umas 300 vezes durante o ensaio. Isso causa um cansaço sonoro. Aí voltamos ao ponto. Um samba reeditado, de letra curta como esse do Império , na minha opinião não serve aos desfiles atuais. Simplesmente pq a sua cadência eh a cadência de seu desfile original, e lah naquela época uma escola de samba era muito menor, o contigente de desfilantes era menor e podia-se ficar mais tempo evoluindo na passarela, com um andamento mais lento do samba. Com relação a Mangueira, o samba (muito ctiticado) rendeu muito bem. A bateria estava perfeita e os desfilantes cantavam o samba com vontade. Um samba contemporâneo rendeu melhor q o clássico Imperiano. Agora eu quero ver os críticos dormirem com esse barulho, q na minha opinião , não eh nem barulho, e sim aquela velha resistência aos sambas de hoje. Ao menos um desses heróis da resistência deu o braço a torcer, gostaria de ler opiniões dos demais.

Noticia: Vamos debater a rainha de bateria?
Postado: 2008-12-03 10:45:12
Elas precisam participar dos ensaios a frente das respectivas baterias, como qq outro mortal q vá desfilar pela escola. Neste aspecto, pontos para a rainha da Mangueira, q estava lá no seu posto no ensaio de sábado da Mangueira. Jah na Imperatriz, não vi a Luiza Brunet no ensaio de domingo da escola. Mas tem tanta cabrocha linda com samba no pé nas quadras, q fica realmente estampado q o único motivo dessas celebridades a frente das baterias eh lance de grana, pois pagam as fantasias da bateria. Quem não precisa disso , usa suas cabrochas, como eh o caso da Beija-Flor.

Noticia: Portela faz mistério sobre fantasias
Postado: 2008-11-27 10:49:42
A Portela resistiu em 2005 por mais uma combinação política desta corja chamada LIESA. Deveria ter descido sim, pois além de desrespeitar o público com um desfile enfadonho, cheio de falhas, carros alegóricos incompletos ainda deixou a sua velha guarda na concentração. Pra piorar, pois soh quem estah na concentração esperando pra desfilar sabe o que estou falando prejudicou o desfile da Imperatriz Leopoldinense, q seria a grande campeã deste ano. Eu queria ver se fosse a Imperatriz a fazer um desfile desastroso desses se ela não seria execrada por vcs caso a LIESA acertasse a sua permanência na politicagem. E falei e vou repetir que o "tema" deste ano, jah que enredo a Portela não sabe fazer, eh uma encheção de linguiça. O amor de tão abstrato precisa de muita encheção de linguiça pra ficar consistente na avenida. Jah começou pelo samba onde a letra eh uma mistureba soh , e vai se propagar pelas fantasias e carros alegóricos. Vai de Távola Redonda a Oswaldo Cruz passando pela Índia, África com direito a um pit stop na Lua e no Sol, e segue pela miscigenação, cinema, ciência, ranchos , blocos, e em homenagem ao enredo da co-irmã Vila ainda fala no Teatro Municipal. Sua comunidade aguerrida merecia coisa melhor, e vcs vão continuar com o número 21 em sua defesa por mais quanto tempo?

Noticia: Portela faz mistério sobre fantasias
Postado: 2008-11-26 15:34:34
Este enredo da Portela eh uma encheção de linguiça. Gerou linguiça no samba, e vai gerar linguiça nas fantasias. Vai ter criatividade pra falar de amor em 30 alas lah em Oswaldo Cruz.

Noticia: Império Serrano mais moderno em 2009
Postado: 2008-11-25 15:34:40
O Império Serrano tomou a decisão correta ao reeditar este samba, na tentativa de se manter no grupo especial. Quero lembrar que é muito dificil a missão de abrir os desfiles na noite de domingo, e o estácio de sá sabe muito bem disso pois nem reeditando o tititi do sapoti se manteve no grupo. E acertou de novo mantendo a comissão de carnaval com Márcia Lávia como carnavalesca. Ela é competente, e plasticamente o Império não vai ficar devendo as demais escolas, fato que não aconteceu no desfile de 2004 quando reeditou o clássico aquarela do brasil de Silas de Oliveira. Apesar do bom desfile a escola perdeu pontos em quesitos relacionados com a parte plástica e não se iludam. Nos dias de hoje plástica eh fundamental. Mas tudo isso é opinião minha, temos que aguardar os trabalhos de barracão.

Noticia: Show da Mangueira e Vila na festa do CD do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-19 14:28:07
Todo ano eh igual ao q passou no mundo do samba, Beija-Flor faz samba-enredo e o resto faz samba empolgação pra "funcionar" na avenida. Eu soh tenho a tirar o chapéu para esta agremiação q se organizou a partir de uma comissão de carnaval e se transformou em uma máquina de fazer carnaval. Mais uma vez vai brindar o público com um carnaval irretocável.

Noticia: Compositor da Imperatriz procura maestro para avaliar samba para 2009
Postado: 2008-11-18 12:03:00
Desculpa, Luis Fernando. Eu sou gresilense, vou desfilar e cantar a obra do Josimar do início ao fim da avenida, mas a minha opinião e essa. Não sou um Josimaníaco cego como outros que habitam a quadra do gresil. Ano passado aplaudi de pé a escolha, esse ano não deu pra entender.

Noticia: Compositores da Vila Isabel fazem convite para os críticos dos sambas
Postado: 2008-11-17 22:07:58
Olha, sobre o q escreveram aqui sobre o Pamplona eu não concordo. Bater eh bom, eh fácil, mas fazer algo pra mudar a situação eh difícil. Pq ele Pamplona não sugere um fórum de discussão no carnaval se ele eh uma pessoa tão respeitada? Pq não reunir quem estah fazendo a festa como a Liesa, os Presidentes, Compositores, etc..., rever tudo. Pq sentar o pau nos sambas de hj e não sentar o pau na estética de ontem? O carnaval cresceu uma enormidade, atingiu um status de maior festa do planeta, e isso não tem a ver com pessoas q apenas vivem de passado criticando esse ou aquele samba. Se o samba estah sem qualidade, o mesmo não se pode dizer do resto como a organização, os equipamentos como a cidade do samba, a cobertura da mídia. Eu acho mais fácil bater nos sambas do q tentar melhorar a qualidade com uma discussão aprofundade do tema.

Noticia: Compositor da Imperatriz procura maestro para avaliar samba para 2009
Postado: 2008-11-17 17:15:44
Se não gostaram, não gostaram ... serei curto e grosso, O samba do Guga era melhor, cairia bem em qq voz, inclusive na minha, pq eh mais cadenciado, vc canta sem precisar tomar fôlego. Agora, isso ficou claro na noite da finalíssima, pelo banho q deu na quadra. Soh surdo não reparou isso. Para piorar , o samba da Imperatriz foi pessimamente gravado, o samba estah diferente da gravação da parceria. Concordo com o João Marcos, se caiu mal na voz do Paulinho, como ficará na voz do componente? Eu gostaria q o Jorge Arthur falasse sobre a gravação do samba.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-14 11:51:40
O gresilense de verdade deveria esquecer o concurso da escola e torcer pelo sucesso no desfile. O samba eh bom sim, soh discuto o seu rendimento na voz do Paulinho. Bons comentários de Marco Maciel no site http://www.sambariocarnaval.com. O primeiro que realmente comentou a safra. Eu concordo com tudo o que ele diz sobre a gravação do samba da Imperatriz.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-14 10:17:39
Há luz no fim do túnel, com os ótimos comentários de quem parece entender mais de samba. http://www.sambariocarnaval.com

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-14 09:40:22
Renatinho, o melhor samba de todos os tempos chama-se Heróis da Liberdade de Silas de Oliveira (1969). Depois vem Sertões da antiga escola de samba Em cima da Hora (1974) e Aquarela Brasileira tb do Silas de Oliveira. Eu soh queria saber se essa nota 10 para este samba do Império se mantém em uma comparação direta com esses q citei acima.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-14 09:15:24
Leonardo, acho que o foco central da discussão, eh a escolha de um samba reeditado como o melhor do ano. Isso gera uma situação de conflito entre o carnaval atual, e o carnaval antigo. O Sr Pamplona adora meter o pau nos sambas de hoje, mas se esquece de meter o pau na estética de ontem. O carnaval melhorou uma enormidade neste aspecto, e ele como carnavalesco deve sentir uma certa ira pelo fato de ter pendurado as chuteiras. Aí ele desconta isso nos sambas, mas td bem , faz parte, eh ateh engraçado. Quanto ao samba , eleger uma obra que não tinha na época a preocupação excessiva da descrição correta do enredo, ou tema como prefirirem, onde o próprio enredo eh desenvolvido a partir da letra do samba me parece um contrasenso muito grande. A disputa não eh no mesmo pé de igualdade. Eu ainda sou pelo ineditismo, pelo novo. O Império estah tentando se manter no especial e não vou aqui questionar a decisão da direção da escola ou da carnavalesca. Mas não adianta nada cuidar de um único quesito e se esquecer de outros como harmonia, evolução, etc...

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 17:22:49
Fico imaginando a dificuldade do compositor em fugir do lugar comum. Se ateh os carnavalescos tem a dificuldade de bons enredos. Alguem saberia dizer qts sambas-enredo de enredos similares jah foram pra avenida? E os q ficaram pelo meio do caminho?Sem contar expressões como clareou, cruzou mares, cruzou fronteiras, rio de amor, e as melodias, ainda existem boas por aí dando sopa? Não queria estar na pele dos compositores não, e depois do trabalho árduo, ganhar uma disputa eh canetado por essas pessoas.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 16:52:15
Ok, Carlos Kind Quando li o seu comentário aqui pensei que tinha sido idéia da parceria. Obrigado pela explicação que não fica clara na sinopse do enredo. Eu sou gresilense, desfilo pela escola e estarei defendendo essa obra na avenida a plenos pulmões. Minha preocupação agora recai sobre o rendimento do samba na voz do Paulinho pelos motivos jah levantados no meu comentário anterior. Abraços, Boa sorte.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 16:45:26
Alguns críticos usam muito a expressão "lugar comum". Eu gostaria de saber o q realmente significa essa expressão. Gostaria de um exemplo prático de "lugar comum" em algum samba.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 15:15:15
Eu acho que ninguem eh obrigado a gostar de um determinado samba, e o respeito deve prevalecer tanto na crítica quanto na resposta a crítica. Li aqui a respostas do Carlos Kind compositor bi-campeão da Imperatriz e gostaria de tecer alguns comentários. Eu tinha a suspeita de q o refrão final carregava uma certa mágoa dos compositores para com as críticas dirigidas a escola na linha SE VOCÃ? FALA DE MIM NÃ?O SABE O QUE DIZ e o q ele esceve aqui acaba por confirmar isso. Acho sinceramente, que a Imperatriz não precisava no ano do seu cinquetenário de uma expressão como essa na letra do samba. Isso não eh a cara da escola q fez desfiles magistrais, obteve títulos incontestáveis, e nunca precisou estampar a sua mágoa sobre as críticas de tecnicamente perfeita, escola de resultado, fria etc... Quanto ao samba da escola, acho q dentre todos da disputa era o q descrevia a sinopse do enredo com perfeição, tarefa muito difícil por se tratar de um enredo extenso. Ele o fez com maestria. Acho q a Imperatriz estaria melhor servida com o samba do Guga, opinião minha baseada nas apresentações do dia da final, quando percebi nesta obra uma cadência digna de samba, que propiciava um canto mais harmônico, sem sobressaltos. Vida que segue , deu o samba do Josimar, mas a preocupação agora eh com o seu rendimento na voz do Paulinho Mocidade. Sabemos que o intérprete da disputa possui uma tonalidade diferente do Paulinho e isso fica claro na diferença das gravações. Não sei se foi proposital , mas algumas partes do samba me parecem sem a mesma emoção principalmente a primeira, na voz do Paulinho.

Noticia: As notas dos jurados
Postado: 2008-11-13 11:43:37
Acho q a discussão sobre sambas imortais, q simplesmente não existem mais, poderia se eles (jurados) fossem pessoas inteligentes, ser levada para fóruns de discussão, ao invés de ficar apenas batendo nos compositores de hoje com notas baixas . Um fórum com compositores, carnavalescos, LIESA, presidentes, críticos, enfim, uma grande discussão com as entidades q fazem carnaval. Estariam discutindo aquilo q na minha opinião eh muito sério, como a qualidade dos sambas. Em tempos onde não existem mais os craques do futebol, gênios do basquete, super-homens do atletismo, gênios das artes aí levando pra música, pintura, etc..., pq deveriam existir os novos Silas de Oliveira, Mano Décio, Candeia, etc...?? Assunto para sociólogos.

Noticia: As notas dos jurados
Postado: 2008-11-12 15:38:12
QUERO VER ESSE SAMBA DO IMPÃ?RIO RECEBER A MESMA NOTA DE UMA OBRA COMO OS SERTÃ?ES OU HERÃ?IS DA LIBERDADE. QUERO VER SE ELE EH 10 NA COMPARAÃ?Ã?O OU NO MÃ?RITO MESMO.

Noticia: As notas dos jurados
Postado: 2008-11-12 15:31:54
EU PROPONHO QUE TODAS AS ESCOLAS, SEM EXCEÃ?Ã?O, REEDITEM SAMBAS EM 2010. REPITO, TODAS. QUERO VER COMO VAI FICAR A VOTAÃ?Ã?O DESTE PESSOAL.

Noticia: Ouça os sambas do Grupo Especial
Postado: 2008-11-07 16:25:24
Menino de Ramos, o Preto Jóia tb não tinha a mesma tonalidade do Luizinho Andanças ateh pq isso eh uma característica dele, o tom lah no alto. Mas mesmo assim, gravou e interpretou João e Marias com dignidade. Não deixou a peteca desse belo samba cair. Jah no caso do Paulinho, o samba estah diferente, pra baixo, as primeiras estrofes que falam de ramos, e que emocionavam na voz do Luizinho, ficaram xoxas, sem graça, sem emoção. O refrão do meio então nem se fala, parece musiquinha infantil. Eu confesso que queria o samba do Guga, q era mais fácil de cantar, tinha mais cadência de samba, os sambas do Josimar estão mais pro Luizinho, e acho q foi o cantor q acabou definindo esta disputa. Ou a Direção da Imperatriz decide agora o q fazer, observando nos ensaios o rendimento deste samba na voz do Paulinho, ou vai ter os mesmos problemas de harmonia, e pode perder pontos ateh mesmo na bela obra de Josimar e cia. Uma pena.

Noticia: Ouça os sambas do Grupo Especial
Postado: 2008-11-06 16:05:31
Eh coisa muito séria o q o Paulinho fez com o samba da Imperatriz. A gravação na voz do Luizinho Andanças, eh infinitamente superior e mostra a qualidade do samba. Agora temos uma musiquinha de animação de circo. Mesmo que ele acerte isso nos ensaios, o que acho dificil diante deste estrago, digo que a Imperatriz não merecia uma gravação dessas no seu cinquetenário. SAUDADES DO PRETO JÃ?IA que gravou e interpretou João e Marias com dignidade.

Noticia: Ouça os sambas do Grupo Especial
Postado: 2008-11-05 16:43:34
A gravação do samba da Imperatriz ficou um lixo, estragaram a obra. Saudades do Preto Jóia.

Noticia: É correto o intérprete oficial não participar do concurso de samba?
Postado: 2008-11-05 10:43:33
Eu vou mais além. O Intérprete oficial de qualquer escola do grupo especial não deveria nem defender sambas concorrentes por outras escolas. Isso estah gerando uma comparação na forma de interpretar o samba o que na minha opinião explica essa dança das cadeiras.

Noticia: Reflexões e utopia
Postado: 2008-11-03 14:39:27
Eu tenho a maior curiosidade em saber como as disputas aconteciam no passado. Sei que esse lance de torcida eh atual, que a qualidade dos sambas era diferente, mas acredito que o julgamento era o mesmo de hoje. Acho que muita obra excelente deixou de ir pra avenida no passado, assim como acontece hoje. Não sei se o termo "tecnicamente correto" se aplica aos sambas atuais, pois muitos deles serão canetados. O problema que vejo eh que as safras atuais morrem na praça da apoteose, e isso sim eh um problema para o carnaval explicar. Eu adorava colecionar aqueles discos com aqueles capas lindas, não soh pela beleza, mas por saber que guardava sambas imortais. Uma mudança na forma de disputa vai trazer de volta sambas imortais? Essa qh a questão a ser levantada. E outra, gostei das obras de Eduardo Medrado citadas aqui, como 95 e 99, mas acho que ele mesmo derivou para uma linha melódica rebuscada aos extremos, que não se compara com essas obras. Dificulta o canto unitário, o que dirá de 3000 componentes. Ele mesmo deveria repensar isso.

Noticia: Fantasias da Imperatriz Leopoldinense
Postado: 2008-10-28 12:38:51
Estas fantasias credenciam a Imperatriz ao título 2009. Show de bola. Leitura perfeita do enredo, leveza, requinte e belo conjunto.