SRZD


Eugênio Leal

srzd/upload/E/2/E2A687F97FC56A3BBA6F9E2C66B4F5D56A7D3106.gif

Comentários desse usuário

Noticia: As finais de samba-enredo
Postado: 2010-09-16 16:40:22
Ruth, obrigado pela educação. Respeito seu ponto de vista, mas vamos continuar discordando. Temos uma visão diferente de escola de samba. Talvez o meu modo de ver seja utópico, mas ainda acredito ser possível manter uma identidade musical para cada escola e isso passa por ter uma ala própria. Não gosto de ver várias escolas com o mesmo tipo de samba.

Noticia: As finais de samba-enredo
Postado: 2010-09-16 16:34:21
Luiz Carlos, nunca estive unido a escritório algum. Reconheço o talento de compositores que deles participam e não posso deixar de elogiar bons sambas que eles fizeram. Minhas colunas eram sobre os sambas e não sobre seus autores. Critico a fórmula de disputa e a pasteurização dos sambas neste espaço há muito tempo. Acho que é a mudança de postura precisa partir da direção das escolas. Quanto a este caso da Cubango eu gostaria de mais informações.

Noticia: Inspiração virtual
Postado: 2010-08-23 11:36:51
Jorge, gostei da sugestão. Vou tentar viabilizar!

Noticia: Inspiração virtual
Postado: 2010-08-23 11:30:55
Gente, virada de 180 graus, foi o que eu quis dizer! Desculpem!!! O Alberto vai corrigir!!!

Noticia: Ouça os sambas finalistas da São Clemente para 2011
Postado: 2010-07-29 12:34:13
Obrigado, Arlindinho! Muito bom ouvir elogios de outros compositores, mas estenda-os aos parceiros. Ninguém faz nada sozinho. Quero parabenizar também os meus amigos da ala de compositores. A escola tem lindos sambas para escolher. Estou muito feliz!

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-19 18:27:31
Maurício (e amigos que levam o espaço a sério), o caso não é este. Há uma minoria que tem interesses e que se acha prejudicada por algumas opiniões. Como não tem nível para debatê-las, parte para o ataque enlouquecido. Quando há argumentos a gente debate, quando não há, agradece pela audiência. Ã? simples. Isso se intensificar nos próximos meses com as disputas de sambas.

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-19 18:08:01
Obrigado pela audiência e pelos comentários, Sérgio Gomes!

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-05-07 18:09:49
O material que se segue deveria ter sido publicado em forma de colune, mas como não foi, segue por aqui mesmo. A quem interessar. Quem quiser me seguir no twitter basta procurar @eugenioleal

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-05-07 18:08:33
Eu pretendia escrever o próximo â??postâ? sobre um outro assunto, mas alguns comentários me incentivaram a dedicar mais algumas linhas aos passistas. Fica quase como uma resposta aos comentários, embora eu não cite todos os comentários. Fico feliz pelo fato de meu texto ter chegado a pessoas como Valci Pelé, que desenvolve um belo trabalho de preservação do samba no pé. Quero muito fazer uma matéria sobre vocês na retomada dos trabalhos da Tupi para 2011. Parabéns a todos os que se dedicam de corpo e alma ao samba.

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-05-07 18:08:07
Aos que não entenderam (ou não quiseram entender) o que eu disse sobre dar nota a â??um grupo de senhores que passavam abanando o chapéuâ?: não vão nunca me acusar de desrespeitar a velha guarda. A questão não é essa. Estes senhores representam muito para o carnaval. O problema é julgar a simples passagem deles. Todos merecem nosso carinho e nosso aplauso e até por isso não podem e não devem ser julgados. Julgar a velha guarda, que simplesmente caminhava, é julgar o passado daqueles senhores e isso seria um crime. Por isso o questionamento.

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-05-07 18:07:43
Sobre a proposta do Rodrigo Darlan, (precisa ficar mais calmo, rapaz) considero utópica. Para fazer toda a escola sambar você precisaria de uma revolução no carnaval. Tanto na seleção dos componentes quanto no tamanho das escolas. Não há integrantes que saibam sambar em quantidade suficiente para uma escola sequer.

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-05-07 18:07:15
Concordo com os que falaram sobre a desaceleração das baterias. Isso é ponto fundamental para a valorização do samba no pé. Houve uma proposta de apresentar a ala para a cabine julgadores sem ser julgada. Então, pra que apresentar? Sobre os critérios, os próprios passistas deveriam se reunir para estabalecê-los. Hoje em dia há premiações para este segmento. Algum critério já deve haver, ou não? Será subjetivo, claro, como todos os outros quesitos.

Noticia: Carnaval 2011: Mestre Ricardinho é contratado pela São Clemente
Postado: 2010-05-06 11:21:50
Como responsável pelos tamborins até 2007, só posso desejar todo sucesso do mundo o Ricardinho, que conheço desde 96 e com quem já desfilei várias vezes. Ele entende muito do assunto e tenho certeza que a ala está boas mãos. Só uma correção em relação à matéria, o cargo estava vago após a saída do Edu, que pediu para sair. Ele ama a escola e merece todos os elogios pelo esforço que fazia. Não é fácil segurar essa onda.

Noticia: Chegou pra ficar?
Postado: 2010-04-29 12:18:15
Onde eu assino? Ã? aqui mesmo: Eugênio Leal

Noticia: Samba no pé, sim!
Postado: 2010-04-14 18:08:58
Ok, vc venceu. Tem razão, Marcos Paulo, caí na armadilha.

Noticia: Falta de atenção marca ensaio técnico da São Clemente na Sapucaí
Postado: 2010-01-18 13:26:07
Não se pode confundir a ausência do Leo Bessa (meu amigo pessoal) com o desempenho do Igor.

Noticia: Falta de atenção marca ensaio técnico da São Clemente na Sapucaí
Postado: 2010-01-18 12:37:26
Eu fiquei muito feliz com o que vi. Uma evolução fantástica em relação ao ensaio de 2009. A escola pode cantar mais, sim. Mas não se pode comparar com as escolas de Grupo Especial e sim do acesso. E nesta comparação a São Clemente foi muito bem. Não vi problemas com o Igor não. Ele fez o seu trabalho direitinho. E a bateria também foi excelente. Parabéns Renatinho e toda a diretoria.

Noticia: 80%??? É isso mesmo???
Postado: 2010-01-10 11:04:09
Wanderley, há pouco tempo o que a gente defendia era exatamente que o grupo de acesso era o espaço alternativo que vc agora aponta pra a intendete e os blocos. Eu adoro este desfile, mas cá entre nós, não é este espetáculo todo. E o estado precisa intervir sim. Não tem essa de evento privado não. Esta visão é totalmente equivocada. E é ela que está atrapalhando o carnaval. Magali, se pensarmos assim é melhor desistir. E, por enquanto, eu ainda não desisti.

Noticia: 80%??? É isso mesmo???
Postado: 2010-01-09 17:45:46
Companheiro Wanderley, o que me entristece é justamente esta visão comercial da coisa... evento privado, injeção de grana... Pra mim carnaval é festa popular e cultura. Mas, como dizia a nossa São Clemente, quando tinha mais coragem "o show tem que continuar e muita gente ainda pode faturar...hoje o samba é dirigido com sabor comercial". Será que há realmente essa demanda?

Noticia: Primeiros ensaios
Postado: 2009-12-26 12:33:17
Oswaldo, se vc realmente ouviu a transmissão percebeu que nós tivemos problemas técnicos e começamos quando a bateria estava passando. Estava tentando resolvê-os e não vi direito o início da escola. E vai lembrar que, de repente, eu sumi da transmissão. Houve um problema sério que exigiu minha saída (graças a Deuys já contornado). E eu não me senti à vontade para fazer uma comentário em função disso. E também não "desci pau" em ninguém. Pelo contrário, elogiei bastante a passagem da bateria e senti que algumas alas não estavam cantando tanto. Mas foi uma visão parcial apenas.

Noticia: Primeiros ensaios
Postado: 2009-12-26 12:26:47
Gostaria de prestar um esclarecimento: não pude ver o ensaio da Ilha pois tive que sair às pressas da Sapucaí devido a problemas de saúde na família. Faltou explicar isso no texto. Tenho grande carinho e admiração pela escola e seus componentes. Peço deculpas.

Noticia: Polêmica desnecessária
Postado: 2009-11-04 10:22:41
Ã? verdade, Sérgio, na Tijuca também houve repetição de vitoriosos. Aliás, acho que é a escola que mais tem repetido nos últimos anos. Quanto aos cantores, listei os que mais venceram em cada grupo, dentre os que gravaram os concorrentes. Nem sempre eles defendem na quadra e o pessoal, como o Armando fez, pode ajudar a dizer que defendeu na quadra.

Noticia: Polêmica desnecessária
Postado: 2009-11-04 10:15:56
Rafa, concordo que a coluna ficou velha. Ela foi escrita há mais de uma semana. Reclame com o Alberto João, editor so site, que só publicou agora.

Noticia: Protótipos: ver ou não ver?
Postado: 2009-10-28 11:52:24
Fantasias é um quesito que impressiona cada vez menos na hora do desfile. Muitas delas, pela grandiosidade, atrapalham o componente e, consequentemente, a escola. O público se preocupa mais com alegorias, comissão de frentee bateria. Acho festa de protótipos uma grande farsa porque muito do que ali é apresentado é modificado até o desfile. E uma fantasia sozinha não tem o impacto de um grupo.

Noticia: Imperatriz: Inspiração divinal
Postado: 2009-10-09 12:28:41
Juliana, estou vivendo uma verdadeira maratona de análises. Ainda tenho umas oito ou nove escolas até semana que vem. Depois disso eu posso fazer, desde que me indique onde achar os áudios

Noticia: Imperatriz: Inspiração divinal
Postado: 2009-10-08 14:47:37
Alguns amigos solicitaram que eu publicasse comentários sobre sambas já eliminados, mas que também eram bons. Estes comentários já estavam escritos há algum tempo, mas os sambas deixaram a disputa e por isso foram tirados da coluna. Mas seguem abaixo: 30 - Dominguinhos do Estácio, Jorge Xavier, Claudio Gama, Cristóvão e Ribamar Tem como pontos altos os dois refrãos. Ambos muito bem construídos e emotivos. O principal em tom de oração â??Senhor de todos nós... escute a vozâ? e o central falando sobre o sofrimento dos negros â??E na fé de olodumaré...â?. São lindíssimos. As partes internas não são ruins, mas não acompanham o brilho destes trechos acima citados.

Noticia: Imperatriz: Inspiração divinal
Postado: 2009-10-08 14:44:37
25 - Leleco, Maninho do Ponto, Zé Luiz, Bill Amizade e Tuninho Professor Outro que cumpre sua função com bastante competência. Ã? interessante notar que cada obra busca seu caminho poético e todos eles são criativos, belos. Neste samba o destaque vai para o refrão central, muito interessante, sobre a religiosidade africana. Talvez falte um pouco mais de força na parte final e no refrão principal.

Noticia: Imperatriz: Inspiração divinal
Postado: 2009-10-08 14:43:54
10 - Jorge Arthur, Valtenci, Otto, Josimar e Carlos Kind Os bi-campeões reencontraram a qualidade de 2008. Produziram um samba redondo, bem amarrado e com sentimento. A letra passa em revista todos os pontos do enredo, com clareza e encadeamento de idéias. A melodia é fluente e possui belas passagens.

Noticia: Sem muita imaginação
Postado: 2009-09-18 11:48:34
SEM DESLIZE! Quem sou eu para questionar um mestre na língua portuguesa? De qualquer maneira, este trecho é muito bonito. Como disse acima:a melhor passagem de toda a safra. Boa sorte ao Salgueiro!

Noticia: Papel do samba-enredo - Cubango 2010
Postado: 2009-09-16 10:59:18
Apenas a título de informação: Abaixo, a lista dos sambas classificados para a próxima sexta-feira, dia 18/09: 1 - Renan Gêmeo, Fernando Johara, Rodrigo, Pedrão, Mosquito e Cristiano 2 - Heraldo Faria, Flavinho Machado, Edu, Gatto, Beto Gama, Robson 3 - José Antônio, Julio Louzada e Washington Motta 4 - Gegê Fernandes, Délio, Marco Moreno, Pavão,Maninho da Cuíca e Táta da Yara 5 - Totonho, Derê, André Malheiros, Regina, Cabral, Angélica e Emerson 6 - Sardinha, Carlinhos da Penha, Junior Duarte, Diego Nicolau, Dílson Marimba e Raphael Prates.

Noticia: Porto da Pedra: quadra vai decidir
Postado: 2009-09-06 09:30:34
Amigos, não tive a intenção de criticar os compositores que fizeram samba este ano. Apenas a preocupação pela redução na ala e pela perda dos que - de acordo com a direção - apresentaram os melhores sambas dos últimos anos. Também acho que a hegemonia atrapalhe, mas não sei se a ausência deles ajuda também. Quanto à safra, já tinha escrito antes que este enredo serve melhor ao visual do que ao samba em si. Também não entenda, Carlos, que eu tenha feito uma apologia a sambas "animados". Tenho defendido aqui a diversidade de criação. Apenas relatei uma característica do samba em questão.

Noticia: Ouça o samba campeão da São Clemente
Postado: 2009-08-28 11:35:29
Agradeço em nome de minha parceria pelos comentários espontâneos em favor do nosso samba. Parabéns aos amigos compositores de outras obras. Aguardo os demais concorrentes torcendo por grandes sambas para nossa escola. Isso é o mais importante. Quem decide é a diretoria e seja qual for o vencedor estaremos juntos na avenida. O clima dentro da ala é o melhor possível por mais que os "anônimos" da internet queiram bagunçar. Um abraço a todos: os que gostaram e os que não gostaram.

Noticia: Papel do samba-enredo - Cubango 2010
Postado: 2009-08-03 23:40:43
Escrevo sobre as disputas de samba-enredo desde 2003, por isso já sabia que haveria este tipo de reação. Não é novidade, é sempre assim. Sei que é um processo que envolve muitos interesses e paixões e que, quando isso acontece, muita gente não entende ou não quer entender o que se escreve. Cada um vê o que lhe interessa e distorce a coluna de acordo com suas necessidades. Me acusaram de querer beneficiar um ou outro samba, mas nenhum deles foi o que mais gostei e elogiei. Ã? mais fácil atacar, ofender, acusar e ridicularizar o crítico do que encarar a verdade. Não passa de uma revanche em cima do inevitável. Ã? fácil fazer isso se escondendo atrás de codinomes.

Noticia: Papel do samba-enredo - Cubango 2010
Postado: 2009-08-03 23:40:26
Quando alguém produz um samba e o divulga, o está expondo à crítica. Ã? assim com teatro, cinema, televisão, literatura, etc. Também quando alguém escreve uma coluna. A diferença é o respeito usado para fazer a crítica. Não escrevi sobre todos os sambas porque não acho legal apontar mais erros do que acertos. Seria muito mais chato. Possuo amigos na Cubango e em diversas escolas de samba, mas quando analiso um samba deixo isso de lado. Quem me acompanha há mais tempo sabe disso.

Noticia: Papel do samba-enredo - Cubango 2010
Postado: 2009-08-03 23:40:04
Não tenho, nunca tive e nem terei a intenção nem o poder de influenciar as escolhas das diretorias. Se tivesse este poder, pelo menos metade dos sambas escolhidos nos últimos anos seria diferente. As escolas sabem o que querem e não se deixam levar por outras opiniões. Pra encerrar, um esclarecimento: esta coluna é solicitada pela editoria e este é um dos motivos pelos quais a escrevo. O outro é a minha paixão pelo gênero e a vontade de colaborar, embora muita gente não queira acreditar. Se for interesse da chefia, deixo de escrever.

Noticia: Salve, Rosa!
Postado: 2009-07-13 11:15:50
Magrão, não entendi o seu comentário. Você concorda ou discorda do que eu escrevi?

Noticia: Salve, Rosa!
Postado: 2009-07-13 11:13:19
Rodrigo, não acho que deveríamos ir tão longe. Há uma estória que tem início, meio e fim para que haja entendimento. Acho importante que não nos prendamos a detalhes dos setores, mas deve haver uma linha de raciocínio.

Noticia: Abrindo os olhos
Postado: 2009-07-03 12:16:33
Tem razão, Luizinho. Tenho estado um pouco afastado dos comentários. Me desculpe. Vou tentar participar mais.

Noticia: Abrindo os olhos
Postado: 2009-07-03 12:14:44
Caro Paulo, não estabeleci comparações. Falei sobre cada um separadamente. Disse apenas que o enredo de que mais gostei até agora foi o do Império. Acho que você não leu direito. Quanto ao enredo da Grande Rio gostei de não falar sobre o camarote e de abordar algums coisas que os enredos sobre carnaval não costumam falar. E carnaval sempre dá samba!

Noticia: Colunistas analisam ordem de desfile do Grupo A para o Carnaval 2010
Postado: 2009-06-01 11:25:32
Caros Eduardo e Jose, é bonito ver uma escola desfilando ao amanhecer. Mas quantos são tão apaixonados pelo desfile para ficar doze horas ou mais curtindo as escolas? Lembram do desfile da Caprichosos deste ano? Arquibancadas vazias. Isso é triste. Ã? um desgaste excessivo e desnecessário para o público e os desfilantes. E o grande número de escolas causa um desnível muito grande como a gente vê no grupo B.

Noticia: A fragilidade do julgamento do carnaval
Postado: 2009-02-02 00:34:29
Gente, os comentários estão fugindo do tema. A idéia é falar sobre o futuro e não sobre o passado. O que já aconteceu não pode ser mudado. E se ficarmos aqui trocando farpas por causa disso, nada vai melhorar. Este tipo de discussão só ajuda a encobrir a realidade atual.

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 18:03:34
Há sambas que pedem andamento mais acelerado. E às vezes as baterias não conseguem acompanhar. Há sambas que pedem andamento mais lento e as baterias aceleram. Quem decide isso não é o metrônomo, são os diretores de hamronia ou musicais. O aprelho serve apenas para monitorar se o andamento está dentro do que foi previsto pela escola, para evitar a oscilação. Não é nada demais: estão fazendo uma tempestade em copo d´água.

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 18:02:23
Será que a culpa é dos compositores? Se fosse assim os sambas reeditados seriam cantados na velocidade do ano em que foram feitos. Não é o que acontece. A tecnologia (que te preocupa) é apenas uma ferramenta criada e usada pelo homem. Ã? ele quem deve saber como lidar com ela.

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 18:00:25
Não sei se os jurados são desprovidos de emoção. Eles são seres humanos. Vale discutir até que ponto a emoção deve influenciar o julgamento. Nos 60 dias sem ensaio entre o carnaval e o início dos ensaios você discute carnaval com quem? Em casa, com amigos. Nem todos têm sambistas ao lado para debater diariamente. Quanto às baterias de Mangueira, Portela e Mocidade... bem, você respondeu por mim. Será que as que ganham nota máxima não merecem?

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 17:58:23
Nos 60 dias sem ensaio entre o carnaval e o início dos ensaios você discute carnaval com quem? Em casa, com amigos. Nem todos têm sambistas ao lado para debater diariamente. Quanto às baterias de Mangueira, Portela e Mocidade... bem, você respondeu por mim. Será que as que ganham nota máxima não merecem? Será que a culpa é dos compositores? Se fosse assim os sambas reeditados seriam cantados na velocidade do ano em que foram feitos. Não é o que acontece.

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 17:57:00
Eu acho a bateria a grande atração de qualquer escola de samba. Nada é mais interessante que ela num desfile, mas discordo que seja o principal quesito. Tudo num desfile começa pelo enredo. Dele surgem samba, fantasias, alegorias e comissão de frente, além de ter uma grande influência no conjunto. Não sei se os jurados são desprovidos de emoção. Eles são seres humanos. Vale discutir até que ponto a emoção deve influenciar o julgamento.

Noticia: Metrônomo 2... a missão
Postado: 2009-01-08 17:53:50
Caro Luizinho, não vou te deixar sem resposta. Ã? que a aproximação do carnaval deixa a gente cada vez com menos tempo livre. Por isso só agora estou podendo ler seus comentários. Não, você não me ofendeu e isso aqui é mesmo um espaço democrático. Vamos por partes.

Noticia: Análise dos sambas do Grupo B
Postado: 2008-12-26 19:36:40
Mais dois deltalhes: Número de compositores não tem relação com qualidade do samba. Vigor e força não são sinônimos de inspiração ou criatividade. Ã? uma melodia que pode impulsionar a escola, mas não é das mais inovadoras. PS: desculpem não citar nomes. Ã? que alguns temas foram abordados por mais de uma pessoa. Obrigado a todos pela participação. Ah, estou preparando umn texto sobre o tal metrônomo.

Noticia: Análise dos sambas do Grupo B
Postado: 2008-12-26 19:33:39
Houve quem comentasse que o site está deixando de ser um espaço de contestação. E não é mesmo. Posso falar por esta coluna. E vou dizer pela milésima vez: não aceito que ninguém determine o que eu devo escrever. O que está exposto aqui é uma opinião pessoal. Quando eu achar que devo contestar o farei, quando eu achar que devo elogiar elogiarei, combinado?

Noticia: Análise dos sambas do Grupo B
Postado: 2008-12-26 19:32:50
Alguns não entenderam o que escrevi sobre o samba da Cubango. â??Jeito ingênuo de comporâ? para mim é um elogio na era dos sambas â??padronizadosâ?. Na época em que este samba foi escrito (final dos anos 70 para o desfile de Niterói) o carnaval era comandado mais pelo amor do que pelo dinheiro.

Noticia: Análise dos sambas do Grupo B
Postado: 2008-12-26 19:31:47
O nível de exigência é o mesmo para todos os grupos. Lamentavelmente o nível médio de qualidade não é o mesmo. Ã? bom deixar claro que as análises â?? tanto deste quanto dos demais grupos â?? são das obras e não de seus desempenhos em desfile â?? o que só se poderá medir no carnaval. Levo em conta beleza e criatividade poética e melódica. Um grande samba pode fracassar em desfile e vice-versa. Exemplos não faltam.

Noticia: Análise dos sambas do Grupo B
Postado: 2008-12-26 19:30:30
O pessoal não gostou do fato de eu ter citado o Cláudio Russo como um compositor que merece atenção. Claro que todos merecem, mas não há como negar a importância dele no cenário atual do carnaval. Ã?, sim, um dos maiores do momento, por mais que isso incomode a uns e outros. Sua preocupação em usar um vocabulário diferenciado é importante. Não é porque alguns não entendem que se vai baixar o nível. Ou alguém critica o uso de palavras como â??engalanadoâ? e â??transmigraçãoâ? em sambas dos anos setenta ? O ciúme foi tão grande que poucos comentaram as opiniões sobre os sambas nem perceberam que a avaliação sobre este não foi das melhores. E, para que fique bem claro, ele (Claudio Russo) não é meu amigo pessoal.

Noticia: A safra da Lesga por completo
Postado: 2008-12-06 16:07:01
Julinho, meu amigo. Eu não me destemperei. Não fui eu que usei palavras como lixo para qualificar o trabalho alheio. Apenas fiquei chateado por uma pessoa que eu conheço e respeito (e achava que me respeitava também) dizer que minha opinião é suspeita. Estou aqui exposto a críticas, não a insinuações. Quando elas vêm de um anônimo nada posso fazer, mas quando vêm de um conhecido soam diferente. Queria entender que tipo de suspeita você tem quanto à mim.

Noticia: A safra da Lesga por completo
Postado: 2008-12-05 11:19:44
Julinho, a opinião desta coluna é sobre os sambas e não sobre a produção do CD. Este tema está numa coluna anterior e, sobre ela, minha opinião não mudou uma vírgula, embora o amigo não concorde. Só não gostei de você dizer que minha opinião é, no mínimo, suspeita. Suspeita de quê? No dia em que eu não tiver liberdade para expor as minhas opiniões não escrevo mais. Enquanto isso tenho o direito de ter a minha, só minha, opinião. Por mais que falem mal dos dirigentes de samba eu nunca fui chantageado, ameaçado nem ao menos questionado sobre o que escrevo por nenhum dirigente. Muito menos me deixaria corromper - é da minha índole. Já ouvi opiniões diferentes por parte deles, mas sempre com respeito, o que falta a algumas pessoas que frequentam este espaço, lamentavelmente.

Noticia: A safra da Lesga por completo
Postado: 2008-12-04 22:33:37
Sobre a Santa Cruz - Nunca disse que o samba é ruim. Em minha análise sobre os concorrentes, escrevi que a escola tinha pelo menos quatro sambas nivelados e em condições de representá-la na avenida. Este era um deles. Não vi nenhum problema no resultado. Questionei apenas a necessidade de modificar o vencedor e, assim, prejudicar sua melodia. Acredito que, se a escola tinha restrições a este trecho poderia ter escolhido um dos outros três que eram bons também. Não tenho interesse em interferir na política interna da Santa Cruz e não gostaria que minhas palavras fossem distorcidas por interesses políticos. Tenho profundo respeito pelo presidente Zezo que conheço de algumas entrevistas. Me parece uma pessoa séria e competente, pois há muitos anos comanda uma escola de peso e nunca deixou de apresentar bons desfiles.

Noticia: A safra da Lesga por completo
Postado: 2008-12-04 22:31:36
Julinho Di Ojuara Amigo, suspeito é ter opinião própria ? Não abro mão de escrever a minha opinião, que como algum leitor escreveu é só minha. Se não é a sua, paciência. Nos conhecemos há algum tempo e não esperava, de você, este tipo de afirmação.

Noticia: Sidney Rezende: "Fui demitido da CBN"
Postado: 2008-10-25 16:30:45
Sidney é referência no radiojornalismo. Padrão de qualidade. Perda irreparável para a emissora que ajudou a criar. Não demorará para o reencontrarmos em outro prefixo.

Noticia: Poucas opções
Postado: 2008-10-02 11:40:23
Luis Carlos e Rodrigo: Em breve escreverei sobre as escolas que estão faltando. Prometo tentar ser o mais rápido possível, mas é preciso tempo para tentar avaliar com a maior justiça possível tantos sambas de tantas escolas. A cabeça ás vezes dá um nó.

Noticia: Poucas opções
Postado: 2008-10-02 11:35:58
Para não deixar ninguém de fora, aí vai o outro samba da Grande Rio com áudio na intenet: Flávio Santtana e João D´Paula Este samba tem um belíssimo refrão final... (Sapucaí é a minha vitória, Caxias a glória, o meu amor). A construção melódica é densa gera um samba cadenciado, quase arrastado ? especialmente no refrão central. Em alguns trechos há dificuldade no casamento da letra com a música, como em - Pereira passos arquitetou a capital. O início da segunda parte do samba, embora seja até bonito, é um desafio para qualquer harmonia ? muito difícil de cantar. O uso de palavras com verbalizações complicadas como absolutista, excêntrica, Delacroix e neoclassicismo é um entrave para o desempenho do canto da escola.

Noticia: Poucas opções
Postado: 2008-10-02 11:16:54
Para a Sandra: Neguinha da Grande Rio, Sandra Bittencout, Histon Mendes e Anderson Willy Há um desequilíbrio entre a melodia (com várias boas passagens) e a poesia que é (quase sempre) pouco requintada, com linguajar equivocado e às vezes simplista ao extremo. Não me refiro aqui exatamente ao â??Bombarâ? do refrão, mas a trechos como â??no caminho existiu as índias sensuaisâ?. Destaque para o excelente refrão central (este bom de letra e música) e trechos melódicos como â??e ter fascínio como os olhos do escritorâ?, â??moulin rouge ès um show de cabaré, bato papo nos cafésâ?. Falta também um pouco mais de â??explosãoâ? ao refrão final.

Noticia: Para mexer com a arquibancada
Postado: 2008-10-02 10:59:24
MEA CULPA Aos compositores Samir e André (e demais parceiros). Reconheço que não me expressei corretamente em relação ao seu samba. Ouvi a gravação ontem, por cinco vezes, e não creio que a expressão "sem fluência" possa ser utilizada. Ã? aquela história: quanto mais a gente escuta, mais entende a melodia. Foi um erro que faço questão de registrar aqui. Ã? um bom samba, merecedor de estar entre os semifinalistas de uma escola do porte da Beija-Flor.

Noticia: E como faz samba...
Postado: 2008-09-19 21:54:51
Cristianno, a Vila está a caminho... fique tranquilo Charisteu, obrigado pelas palavras. Já há uma nova edição do programa no ar, entre outras atrações com uma bela entrevista do Tuninho Professor

Noticia: Estácio de Sá: Recompondo a ala
Postado: 2008-09-07 01:36:01
Como não sou dono da verdade e muita gente está apontando o samba nove como um real candidato, falo sobre ele: é um samba redondo, pra frente, de letra correta sem ser brilhante. Tem como ponto alto o final da segunda parte "Hoje desfilo em nova passarela...". Ã? um samba que, bem cantado e embalado por uma torcida animada, pode render bem na quadra. Imagino que seja o que está acontecendo devido aos pedidos.

Noticia: E segue a festa dos enredos
Postado: 2008-07-14 11:35:53
Amigos, os comentários são sobre os enredos em geral, com ou sem patrocínio. Apenas destaquei o fato de que a ausência de patrocínios em grande escala abre espaço para enredos autorias que, têm maior liberdade de criação. Mas há também bons enredos patrocinados. Pelo que consta, por enquanto Beija-Flor e Grande Rio são as que conseguiram patrocínios. E não é isso que faz seus enredos serem bons ou ruins. O enredo da Beija-Flor eu já comentei numa mensagem anterior. Minha opinião é pessoal e feita com cuidado e seriedade, mas tenho o direito de não achar tudo uma maravilha. Cada um tem seu ponto de vista e sua forma de encarar uma criação. Toda opinião merece respeito.

Noticia: Dez anos de [email protected]
Postado: 2008-06-11 11:17:06
O Sambanet é um dos momentos mais felizes do ano. Estamos juntos no sábado!!!

Noticia: Ele, o samba-enredo
Postado: 2008-05-31 12:52:03
Valeu, companheiro Lula! Também Aprendi a gostar de carnaval através dos sambas de enredo lá pelo início dos anos 80. E desde então ouço críticas a eles, mas continuo gostando muito do gênero. A cada ano me emociono com a nova safra. abração

Noticia: Teorias sobre o julgamento
Postado: 2008-02-21 17:22:38
...um monte de gente desinteressada e doida pr5a tomar uma cerveja? Se é assim é melhor mudar o local da faixa de final de desfile para a torre de TV e acaba o problema então. Do jeito que está é enganação...

Noticia: Teorias sobre o julgamento
Postado: 2008-02-21 17:21:23
Gente, este é só o início do texto. Cliquem em "leia a coluna completa" e c