SRZD


Leandro Barros

srzd/upload/C/5/C5778C1C40A1890FEC7C59D71E0E4EFA01462BF2.gif

Comentários desse usuário

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-18 20:53:20
Cláudia, o site não permite que eu envie o link, mas tem no: galeria do samba / escolas de samba / Vila Isabel / carnavais / 2013. Está lá. Abs.

Noticia: Vídeo: Milton Cunha marca presença em reinauguração da Mangueira
Postado: 2013-08-18 20:35:58
O Milton Cunha é demais! Ele é carnaval puro! E uma pessoa inteligentíssima, autor de alguns enredos fantásticos. Abs.

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-18 20:27:09
Dholores, como meu novo avatar sugere, estou sempre de olho... rs. Sinceramente, também não entendi essa celeuma toda criada pelos comentaristas para a compreensão do enredo. Eu mesmo, que não tenho nem 5% da bagagem cultural deles, compreendi na primeira leitura! E você em duas linhas, definiu o tema com muito mais precisão que eles em sete minutos. Talvez outros fatores, alheios ao tema, tenham influenciado na crítica, mas seria leviano de minha parte afirmar. Ao tema, que considero muito bom, faço poucas ressalvas, ao contrário de uns e outros que disseram que acho tudo lindo e maravilhoso. Existe â?? e aí concordo também com a Cláudia â?? um excesso de elementos na narrativa, tornando-a muito ampla, o que poderia prejudicar a compreensão dos compositores. Isso poderia ser mais enxuto sim. Mas se resolve com as explanações do carnavalesco. E o fechamento da sinopse, embora pertinente, poderia ser melhor explorado. No mais, apenas por ser construído em cima da obra de Câmara Cascudo, já é um tema que se valida pela sua relevância cultural. Nem todos podem dizer o mesmo. E sim, o Varella anda precisando dar uma recliclada. Em casa mesmo temos pessoas que saberiam fazer este trabalho de â??terceirização da sinopseâ? muito bem, vide São Clemente e sua sinopse muito elogiada, escrita por dois compositores vilaisabelenses. Ainda, citei a sinopse de 2013, porque esta à época foi muito criticada e hoje, pelas conveniências da memória de cada um, aparece como referência de qualidade quando nunca foi! Eles se esquecem, mas era um texto incompleto, pesado e mal resolvido, muito mais que o deste ano! A excelência do samba reescreveu o enredo, que todos hoje consideram ótimo, na época da apresentação da sinopse, só levou pedrada. Abraços.

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-18 20:19:02
(CONT.) De nada adianta colocar um binóculo para ver o defeito dos outros, se no seu quintal você usa vendas e antolhos. Ã? admissível que alguém expresse que determinado tema é ruim de acordo com seus pontos de vista e para isso exponha seus motivos. Mas soará estranho que o mesmo apoie fervorosamente e coloque entre os melhores, uma temática nitidamente inferior exclusivamente por ser de sua agremiação. Isso é uma contradição capaz de anular a credibilidade de qualquer opinião. Me perdoem se me alonguei demais, mas esses são meus pontos de vista. Espero que tenha me feito compreender. Respeito todas as disposições em contrário. Abs.

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-18 20:17:54
Esta sessão de comentários, no momento em que passamos a interagir, se tornou um fórum. E hoje, ele é, sem dúvidas, um dos mais abrangentes do carnaval. Um barato você poder ler opiniões diferentes, com linhas de raciocínio e personalidades distintas, e é um desafio saber interpretar e conviver com todas (umas mais que outras). Seria um desserviço, um desperdício se usássemos este espaço apenas para elogiar, achar tudo lindo, maravilhoso, cheiroso e pompom, não é? Isso aqui foi elaborado como um canal; para elogiarmos sim quando se deve, mas também para criticarmos, divergirmos, cobrarmos, enfim, termos VOZ e liberdade de expressão. Democraticamente. Creio que a maioria aqui não esteja ligada diretamente às diretorias de suas agremiações, ou não responda por estas, fazendo com que suas opiniões sejam idôneas e imparciais, o que é melhor ainda. O problema está nos equivocos do discurso de alguns, que acham que inteligência e idoneidade é apontar o dedo para esculhambar, e em alguns casos, forçando a barra, sendo desnecessáriamente repetitivos, talvez, ocultando outras motivações. Não creio que seja por aí não. Inteligência é saber emitir uma opinião construtiva, na qual possamos extrair algo de produtivo, o que é bem mais complexo. Ainda que critiquemos implacavelmente, o respeito deve sempre permear nossa linha de raciocínio. Saber criticar com propriedade e ofender gratuitamente são duas coisas distintas. Cada uma das agremiações merece toda nossa consideração, são partes vivas da história, e estão muito acima de nós. Ter isto em mente é fundamental. E acredito que outro detalhe, importantíssimo para credenciar alguém a participar de um fórum carnavalesco ou qualquer debate, é ter senso crítico e maturidade. Nós torcedores, devemos ser os primeiros a cobrar de nossas agremiações e diretorias o melhor trabalho possível, antes de exigir o mesmo de nossas co-irmãs. De nada adianta colocar um binóculo para ve

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-18 02:52:34
Realmente, é cada coisa que a gente tem que ler... Vou dormir, amanhã (hoje) tem mais. Bom dia pra quem fica. Abs

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-17 23:13:54
Dholores, por isso nem me atrevi a explanar, a defesa do enredo feita por você é simplesmente irretocável. Nada a acrescentar. Uma aula e um tapa no meio da cara de quem vocifera que este tema é o â??piorâ? de 2013, fala do que não entende, de arrogância e competência, mas esquece de olhar para seu próprio rabo, bem do comprido... Deixa eles. Meus parabéns! Abs.

Noticia: Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Postado: 2013-08-17 23:10:43
Como tem opiniões aqui que variam ao sabor dos ventos... Enfim, esse é outro assunto, deixa quieto. O que importa é esta análise. Bem, evidente que respeito a opinião dos que analisaram o texto (e como não, uma vez que são pessoas de bagagem cultural indiscutível); concordo que houve redundância em POUCOS trechos, e discordo que o texto seja incompreensível; pelo menos pra mim, entendi perfeitamente o objetivo do carnavalesco. Percebi um endurecimento às criticas em relação à Vila, em comparação com co-irmãs já analisadas com temáticas bem mais confusas... Talvez seja apenas impressão, deve ser... Quanto às comparações com o enredo campeão de 2013, é bom relembrar que não existiu texto mais prolixo, redundante, confuso e hermético que aquela sinopse, na época tão criticada a ponto de ser chamada de â??manual do agricultorâ?... Quem se lembra? E dela se originou o melhor samba do ano, que conseguiu subverter o texto enfadonho num singelo dia no campo. Foi apenas a partir da escolha do samba que as pessoas passaram a enxergar as qualidades do enredo. Na avenida, essa â??releituraâ? feita pelo samba fez toda a diferença, até porque, se acompanhássemos fidedignamente aquela sinopse, ih... Apenas pra constar, eu acredito no tema para 2014. E não, ele não â??surfa na onda do de 2013â? como foi sugerido abaixo, e sim tenta estabelecer uma identidade - o que é diferente - e sei que, na apresentação aos compositores, foi muito bem recebido. Vamos ver se nossos poetas conseguem repetir o feito, agora é com eles. A conferir. Abs.

Noticia: Vila Isabel retoma ensaios neste sábado com apresentação dos sambas
Postado: 2012-08-25 19:15:19
Opa! Daqui a pouco estarei lá! Todos os caminhos levam ao Boulevard... Abs.

Noticia: Vila Isabel entrega sinopse a seus compositores
Postado: 2012-07-10 22:31:56
(CONT.) mas que renderam sambas magistrais e desfiles espetaculares. Nesse momento, tudo vai depender da capacidade dos poetas da casa em reverterem um texto com alguns equívocos num grande samba, pois ele sim ditará o futuro do enredo. Que as reuniões entre carnavalesca e compositores sejam profícuas. Sempre confiarei e esperarei pelo melhor. Abs.

Noticia: Vila Isabel entrega sinopse a seus compositores
Postado: 2012-07-10 22:31:14
Como vialisabelense, me sinto à vontade para criticar ou elogiar quando preciso, sendo mais lógico e menos passional, sempre na intenção que nossa Escola apresente o melhor dentro das suas potencialidades. E esta sinopse, infelizmente, ao meu ver ficou um pouco abaixo do esperado (até em função do gabarito da autora, que é uma mestra e sempre nos faz esperar coisas maravilhosas devido à sua genialidade), ainda que não seja o desastre que alguns "arautos virtuais do apocalipse" nos seus exageros hiperbólicos, teimem em nos fazer acreditar a todo custo. O que ocorre é que o desenvolvimento focou demais apenas na agricultura e sua prática, de maneira repetitiva. Ainda que este seja um setor fundamental para a compreensão do contexto do enredo, ou seja, mostrar o cultivo de nossa terra que produz a riqueza que alimenta o país, seria bem mais interessante abordar o protagonista agricultor / homem do campo / senhor da terra um pouco menos pela obrigatória citação da relação trabalho-campo e mais pela sua cultura, que é regionalizada, riquíssima, plural, bucólica e colorida, mostrando seu modo de vida tão particular, um jeito de ser próprio repleto de sotaques, manifestações culturais, festas, culinária, música, religiosidade e fé. E isto foi visto apenas por alto na parte que cita a moda de viola e a religião. Muito pouco diante das potencialidades do tema original. Que as críticas (construtivas) sejam avaliadas com sobriedade pela nossa diretoria, que sei acessar este site. Muita coisa pode ser revista ou acrescida até a elaboração dos setores do desfile, sem prejuízo ao carnaval vindouro. Confio no trabalho da mestra Rosa, sei que suas sinopses são sempre nesta linha, mas sóbrias e descritivas, e nem sempre traduzem a grandeza da produção de seus carnavais. Vide "Mais vale um jegue que me carregue(...)" e "Semba de Lá que eu Sambo de Cá", enredos que tiveram sinopses consideradas "chatas" e "pouco carnavalescas", mas que rendera

Noticia: Vila divulga logo para 2013 e entrega sinopse aos compositores
Postado: 2012-07-05 21:34:43
Gostei. A logo ficou de muito bom gosto, bem equilibrada unindo as cores do campo ao azul e branco da Vila. Legal demais esse destaque ao símbolo da agremiação, afinal, é um logo de enredo. A arte deve render umas belas camisetas. O título do enredo eu deixaria apenas "Água no feijão que chegou mais um", se bem que a primeira parte não compromete. Mas o que me importa de fato é saber por qual "caminho da roça" a mestra Rosa vai seguir... Depois desse ano, mais que nunca ela merece que confiemos em seu taco. De qualquer maneira, que possibilite o surgimento de um grande samba como foi o deste ano para Angola, seja ele da autoria de quem ganha sempre ou nunca ganhou, isso pouco importa. Aguardemos. Abs.

Noticia: Princípio de incêndio atinge quadra da Vila e vizinhos acionam bombeiros
Postado: 2012-06-28 19:01:48
Eu moro bem perto à quadra e vi a movimentação do corpo de bombeiros. Foi apenas um susto e em nada afetou a quadra, uma vez que o ocorrido foi no estacionamento que dá para a rua Torres Homem. Já está tudo ok e que tomem mais cuidado da próxima vez! Abs.

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-05 15:53:32
Enock, concordo... Eu acho que criaram este termo como abreviação para "Escola de Samba do bairro de Noel", que, nas preguiças da vida, acabou sendo reduzido erroneamente para "Escola de Noel". Por mais que a essência de Noel Rosa esteja impregnada - ainda que bem menos atualmente - no bucolismo já histórico do bairro, o que acaba se refletindo na agremiação, é sim, um equívoco. Noel morreu em 1937 e a Vila foi fundada 9 anos depois, em 1946. Assim sendo, deveriam se referir à Vila como "Escola do Seu China", "Escola de Paulo Brazão" ou ainda "Escola de Martinho"... Mas, na minha modesta opinião, a alcunha mais justa e apropriada é... "Faculdade do Samba"... hehe. Abs.

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-05 15:40:23
(continuação) bem esquematizada possibilidade de retorno para o investimento. Sem falar que esta gestão é pensada para render frutos sólidos e efetivos, porém a longo prazo, o que nunca seria aproveitado pela maioria das administrações que vivem do imediatismo do resultado acima de tudo e/ou envoltas em eternas disputas internas e que não dão continuidade a projetos de gestões anteriores. Em resumo: tem jeito de melhorar, mas depende de uma competência atualmente inexistente entre os gestores do carnaval, que acham bem mais cômodo apelar para o penico, mesmo que tudo se acabe numa nada bela e fétida latrina na quarta-feira de cinzas. Vide 2013 e alguns temas inacreditáveis... Mas seguimos na luta, um dia chegaremos lá. Em tempo: desculpe não tê-la respondido antes, o tempo deu uma apertada e só agora pude comentar. Abs!

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-05 15:38:10
Dholores, saiba que sua bandeira solitária é um manifesto que deveria - até por uma questão de obrigação - ser abraçado por todos os sambistas que desejam o melhor para suas Agremiações, fazendo-as enxergar seu verdadeiro potencial enquanto patrimônios culturais cariocas e brasileiros que são, se valorizando e portando como tal. Acredite, com seus textos corajosos, sagazes e inteligentes, vc têm feito a diferença ao mostrar as inconvenientes verdades aos fanáticos - vulgos brancas de neve - que insistem em não tirar os antolhos e permanecerem com suas visões limitadas, achando tudo certo, lindo e maravilhoso, quando, na verdade, prestam é um grande desserviço às suas próprias Escolas de Samba e ao carnaval. Nunca esmoreça, vc é uma referência de bom senso e visão entre os comentaristas do SRZD e tem meu apoio. Quanto à questão dos patrocínios, eu sempre me pergunto se não existe uma outra maneira de uma Escola se capitalizar sem depender exclusivamente da penicaria (esse termo é apropriadíssimo). E existe! Ã? possível, sim, criar uma gestão/departamento/setor bem estruturado por profissionais de marketing, com a finalidade de captar recursos, sem que para isso um enredo esteja em negociação. Algo mais ou menos parecido com o que é feito no Teatro, onde a Petrobrás patrocina algumas peças e não as vemos falar de petróleo, ou seja, nao há intromissão no desenvolvimento artístico da proposta. O problema está na execução, que embora possível, não é do interesse dos presidentes e sua ganância e amadoria desmedidas, isso porque demandaria um grande planejamento de longo prazo e medidas que envolvem, entre outros aspectos, pensar um carnaval com ano de antecedência, austeridade financeira (sem desperdícios ou dívidas), transparência ilibada na aplicação e gerência de recursos repassados, trabalhar a divulgação da marca da agremição junto aos patrocinadores e apresentar uma boa e bem esquematizada possibilidade de

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-03 18:44:11
Dolores, vc é o máximo! Rindo demais destes patrocinadores. Imagina só a "beleza" de um carnaval patrocinado pela "soca-soca"! Como seria o abre-alas, hein? Olha, é melhor deixar quieto, pq do jeito que as coisas estão, é capaz de alguns presidentes resolverem executar a idéia!!! Não duvido muito... rs... Agora, concordo com todo o contexto de sua postagem. Uma coisa é termos uma proposta forte, prioritariamente cultural, ligada às raízes de nossa cultura com possibilidades de ser patrocinada e/ou atrair parcerias que rendam frutos para a Agremiação, mas que em hipótese alguma venham a interferir no processo de desenvolvimento artístico do carnaval. Outra coisa, são temas que já nascem como frutos da cobiça e da incompetência administrativa e que acabam se tornando meros "merchans" ou "folders" (no caso de enredos CEP) publicitários, a exemplo da Danone/Iogurte esse ano e alguns enredos para o próximo carnaval, onde a interferência é tão absurda que chegam até a modificar sinopse e trechos de sambas concorrentes para "agradarem" ao marketing que será feito a empresa patrocinadora. Isso tudo é muito triste para nosso samba, e só terá fim o dia em que os presidentes começarem a gerir suas agremiações de maneira menos amadora, visando menos o sucesso imediato e sim projetos de longo prazo porém sólidos, trabalhando o imenso potencial (inexplorado) de marketing que os GRES dispõem a seu favor... Talvez aí, quem sabe, os temas comecem a melhorar... A coisa tá feia, mas fica sempre a esperança, não é? Abs de mais um fã.

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-03 18:42:13
Carlito, obrigado. E olha que eu nem pretendia fazer uma sinopse, fui apenas elencando e associando alguns temas e quando vi tinha um texto razoavelmente bem encadeado que resolvi compartilhar com todos. Agora, se eu, que tenho conhecimentos apenas limitados consegui elaborar uma prévia de texto-base com elementos até interessantes, imaginem o que pode fazer a Mestra Rosa Magalhães, que é uma das maiores enredistas do carnaval, e uma das pessoas mais cultas de nosso país? Certamente virá por aí um trabalho de pesquisa primoroso! Tem tudo para ser um enredo da maior qualidade! Eu acredito muito nisso. Abs.

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-02 21:54:18
(continuação) Expectativa de (mais) um GRANDE enredo. Abs.

Noticia: Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo
Postado: 2012-06-02 21:52:50
Fiquei muito feliz com o anúncio deste enredo. Precisávamos de um tema brasileiríssimo, de forte teor cultural que possibilitasse a captação de recursos, mas que mantivesse a qualidade apresentada no último carnaval. E o tema sobre a cultura do homem do campo, cai como uma luva. Ã? riquíssimo! Muito mais que a visão limitada que temos nós, que moramos em grandes centros urbanos, e vemos o homem do campo como mero trabalhador braçal, caipira e matuto, falar sobre estas pessoas que habitam os interiores deste Brasil enorme e plural, é exaltar a cultura de nosso país em seu estágio mais raiz, mais brasileiro... Ã? prestar uma homenagem a um povo de rostos sofridos, talhados como o solo seco do sertão, que provêm seu sustento por meio de seus pés e mãos marcadas pela labuta sob o forte sol, mas, ainda assim, senhores de um sorriso frouxo e hospitaleiro, doçura no olhar de aparente simplicidade que teima, sem conseguir esconder, o orgulho, a altivez de quem sabe trazer em sua história, todo o peso de tradições e valores ancestrais, da mantença corajosa de uma raiz cultural verdadeiramente brasileira em estado puro, nativo. De manifestações cheias de sons, cantos, ritmos e batuques, embalados por cores, formas e sabores com cheiros de mato, onde se escondem curas e feitiçarias, frutos da sabedoria dos ainda mais antigos, herança de seus mistérios que contam "causos" de assombrações, lendas e folclores embalados pela moda de viola sob a luz do luar, que por lá é mais brilhante e tem mais poesia... E, no raiar de um novo dia, ouvir o barulho do berrante rasgando a terra, "ajuntando" a boiada... Ã? preciso seguir na fé, com força e coragem, caminhando em romaria pelas estradas, navegando por "velhos" rios, abrindo caminhos através dos rincões, sertões e pantanais... O tempo na roça passa mais devagar, pois por lá a vida é mais singela... Ã? um primor de tema! Ainda mais nas mãos da MESTRA Rosa Magalhães. Expectativa de (mais) um GRAND

Noticia: Ritmistas da Vila Isabel terão novo espaço para bateria em novembro
Postado: 2011-10-20 18:07:23
Primeiramente, gostaria de parabenizar nossos Mestres Wallan Amaral e Paulinho Botelho não só pela excelente iniciativa - afinal, os ritmistas merecem este espaço de integração, haja vista que são eles os que mais se dedicam à Escola, por amor a bandeira e sem nenhum retorno financeiro como outros segmentos - mas também pelo ótimo trabalho de resgate às tradições rítmicas da grande bateria vilaisabelense, que vem sendo conduzido com muita seriedade e responsabilidade. Uma bateria como a nossa, respeitada em sua história, tradição e identidade, só tende a ser cada vez maior e melhor. Parabéns. Segundo, quero dizer que concordo com todos sobre as reivindicações acerca da melhora acústica que necessita ser feita em nossa quadra, diria até em caráter de urgência. Samba e bateria é SOM. Nós que frequentamos o espaço precisamos ter mais conforto para ouvir nossos intérpretes, nossos belos sambas, apreciar com clareza este bom ritmo que vem sendo executado em nossa bateria, que como foi dito, seria ainda melhor aproveitada se tivesse seu próprio palanque. Os vizinhos do entorno também precisam que nossa quadra tenha isolamento acústico para não serem incomodados com o altíssimo barulho até altas horas da madrugada. Que nossa diretoria priorize a viabilização desta obra, que já sabemos ser dispendiosa, assim que possível. Nossa quadra que já é excelente e muito bem localizada e só teria a ganhar, até mesmo na frequência de público. Não vamos esperar nosso espaço ser fechado para tomar providências... Que isto não seja entendido como crítica e sim como sugestão de quem quer somente o melhor para nossa Escola e para todos aqueles que vem gentilmente prestigiar nossos ensaios e eventos. Abs.

Noticia: Arlindo Cruz estreia com vitória na Vila Isabel
Postado: 2011-10-16 22:56:06
(continuação) Agora, é trabalhar para um grande carnaval, será nossa obrigação fazer um grandioso desfile, pois nossa alma tem Negra Vocação! Abs.

Noticia: Arlindo Cruz estreia com vitória na Vila Isabel
Postado: 2011-10-16 22:54:45
Pois muito bem, aos críticos sinto lhes dizer mas neste momento não existe mais o "samba do André Diniz e do Arlindo Cruz"... Existe sim, o SAMBA OFICIAL do GRES Unidos de Vila Isabel para o carnaval 2012. Samba que venceu de maneira justíssima o concurso, pois ao longo desses quase dois meses de eliminatórias, provou sua incontestável superioridade ante os demais. Samba que já nasceu com o "know-how" suficiente para vencer pelos seus próprios e inúmeros méritos, sem que para isso fossem necessários quaisquer tipos de esquemas de bastidores que porventura viessem a favorecer sua vitória. Samba que mostrou na final de samba-enredo, numa apresentação avassaladora, que era a escolha da comunidade e segmentos que o cantaram durante seus 30 minutos de apresentação com força impressionante. Samba que melhor retrata o grande enredo, sonhado por Martinho e desenvolvido pela Mestra Rosa Magalhães. Samba que em suas linhas e compassos, consegue traduzir todo o orgulho que cada um de nós terá em louvar a sua ancestralidade, as suas raízes negras. Samba que fez uma comunidade inteira vencer o cansaço de mais de sete horas de disputa e vibrar, vibrar muito (vibra oh minha Vila!) com a escolha, numa explosão de alegria e emoção que tomou conta de um Boulevard lotado - como há muito tempo não se via - de sambistas que aguardavam ansiosamente a linda festa proporcionada pela nossa bateria e pelo canto forte de uma comunidade feliz. Samba que é semba, é Brasil, é Angola, é o canto livre de uma majestosa VIla Isabel, a verdadeira senhora das calçadas musicais, orgulhosa como nunca de sua poesia, sua por direito. Samba que já é do povo de Noel, para sambarmos de azul e branco que é o nosso papel... Semba de lá, que eu sambo de cá, já clareou o dia de paz, vai ressoar O CANTO LIVRE, nos meus tambores, O SONHO VIVE. Agora, é trabalhar para um grande carnaval, será nossa obrigação fazer um grandioso desfile, pois nossa alma tem Negra Vocação! A

Noticia: Tinga torce para que o enredo de 2012 repita o sucesso de 'Kizomba'
Postado: 2011-08-06 21:48:38
Waldir, eu sempre gosto de citar o trabalho do Oswaldo Jardim, nosso inesquecível "rei da espuma" e que de fato nos deixou cedo demais. Ele sim era um gênio e hoje os méritos do seu trabalho vem sendo esquecidos por essa turminha que gosta de achar que desfile de Escola de Samba é só classificação da LIESA. "Gbala", "O Dono da Terra" (Tijuca - 1999) e tantos outros de sua autoria já entraram para a história do carnaval. E concordo totalmente, se estivesse vivo, com certeza faria a diferença no cenário atual dos desfiles. Abs.

Noticia: Tinga torce para que o enredo de 2012 repita o sucesso de 'Kizomba'
Postado: 2011-08-06 21:41:39
Arlequim, então vc REALMENTE acredita que a qualidade de um desfile se dá APENAS pela sua colocação oficial? Então no seu ponto de vista nossos jurados nunca erram, não cometem graves equívocos, não se deixam influenciar por fatores externos... São os "bastiões" da idoneidade, incapazes de dar classificações injustas/absurdas aos desfiles apresentados... Ora ora, agora quem vai rir sou eu! Não nascemos ontem não é? Quantos foram os desfiles maravilhosos, inesquecíveis, verdadeiros sucessos aclamados pelo público e pela crítica e que na "hora H" não voltaram sequer nas campeãs?! Rebaixamentos e ascenções inexplicáveis?! "Gbala" é exemplo claro disso, pois se trata SIM de um grande e inesquecível desfile... E quando digo isto, não se trata apenas da minha opinião pessoal, mas de todos que gostam de carnaval de verdade (e não do carnaval de classificações e rankings da LIESA) que dizem o mesmo a respeito desse desfile, que reuniu TODAS as qualidades de uma excelente apresentação: um grande enredo magistralmente bem desenvolvido, um trabalho de extrema criatividade e ousadia do genial "rei da espuma", um samba incrível e premiado muitíssimo bem cantado e executado na avenida, uma bateria bem cadenciada, canto e dança irrepreensíveis de uma comunidade engajada e comunicativa, conjunto arrebatador que conquistou o público de ponta a ponta. Caso queira, existem vários e vários vídeos no YouTube para relembrar (ao contrário dos desfiles do tempo da corda...) e tirar a prova. E digo mais, SE a Vila fosse julgada com a lisura devida voltaria nas campeãs com total mérito e não naquele oitavo lugar que foi enfiado goela abaixo. Mas isso os bancos de dados da internet não dizem...rs... Abs.

Noticia: Tinga torce para que o enredo de 2012 repita o sucesso de 'Kizomba'
Postado: 2011-08-06 13:02:37
O Arlequim do Carnaval conseguiu lembrar de dois desfiles lá do tempo da corda que nem ao menos eram registrados direito para desqualificar a Escola, mas se esqueceu de um, beeem mais recente envolvendo a temática afro: "Gbala - Viagem ao Templo da Criação", de 1993. Tendo a frente dos trabalhos o saudoso Oswaldo Jardim, a Vila fez um desfile espetacular com muita criatividade e tendo um samba - da autoria de Martinho da Vila - estandarte de ouro, que dispensa quaisquer comentários. O desfile foi indiscutivelmente um dos melhores daquele inesquecível ano onde fomos brindados com o ITA salgueirense que abalou as estruturas do sambódromo, mas terminou em um - aí sim absurdo - oitavo lugar. Abs.

Noticia: Tinga torce para que o enredo de 2012 repita o sucesso de 'Kizomba'
Postado: 2011-08-06 12:52:18
Bem, até entendo o que o Tinga disse, compreendo que ele antes de ser um profissional do carnaval é torcedor da Vila e quer ver sempre a sua Escola nas primeiras colocações, mas sou obrigado a discordar desta comparação feita a Kizomba... Devemos é justamente seguir pelo caminho oposto, tentando fugir desta comparação - que alguns já vem dizendo ser inevitável - que nos traria uma cobrança enorme e injusta para o carnaval de 2012, haja vista que um desfile tão magistral como aquele por tudo que o envolveu e pelo seu significado, jamais poderá ser repetido, nem pela Vila, nem por Escola nenhuma! Que busquemos um caminho novo para a vitória! Temos um grande enredo nas mãos, agora é saber fazer e escolher um samba a altura e trabalhar com muita humildade e pés no chão cientes dos desafios que temos pela frente... E confiar muito em nossas capacidades, pois a Vila Isabel (de ontem, hoje e sempre) tem condições de brindar a Sapucaí com um inesquecível carnaval que embora não seja a apoteótica "Festa da Raça" tem tudo para ficar no coração dos sambistas. Abs.

Noticia: Vila divulga sinopse do enredo sobre Angola nesta quinta-feira
Postado: 2011-07-22 00:19:21
ADOREI o título do enredo!!! Aguardando a sinopse. Abs.

Noticia: Rosa Magalhães diz que enredo sobre Angola 'está quase pronto'
Postado: 2011-07-18 19:11:13
Bem, eu acredito que a demora seja por causa do detalhismo da pesquisa. ANGOLA é um país culturalmente riquíssimo, e tanto Rosa quanto o Varela devem estar lendo uma tonelada de livros e consultando das mais variadas fontes para não omitir nenhum dado importante, e elaborar um desenvolvimento que faça jus ao GRANDE TEMA que foi escolhido... O resultado quase sempre são sinopses impecáveis; sendo assim, vale a pena esperar o aval da grande Rosa para que seja divulgada. Eu levo muita fé que este será um grande enredo, é muito gratificante ver nossa Vila voltando seu carnaval à louvação das raízes africanas de nosso povo, as origens da negritude de nossa gente. Tenho certeza que o primeiro enredo totalmente afro da Rosa será apresentado de maneira magistral; Afinal, quem não se lembra do lindo setor afro da Imperatriz em 2000? Um desafio é sempre bom, e independente do "novo estilo" que alguns teimam em ver nos últimos trabalhos da Rosa, não se pode negar que a professora ainda sabe fazer belos carnavais, melhores que a maioria dos carnavalescos e até de algumas comissões... Quanto à questão da identificação, isso é algo que vem com o tempo, conhecendo a agremiação, sua identidade, o perfil de seus componentes, sua história, seus desfiles... Isso é impossível de ser assimilado em apenas um ano, é preciso tempo para compreender a Escola, ainda mais quando esta é tão tradicional. Ao meu ver, a Rosa mandou muito bem no último carnaval... Ã? preciso muita animação para tirar leite de pedra ao trazer bom gosto para um enredo complicado e árido como cabelo... Tendo nas mãos um enredo forte e cultural então, tenho certeza que a Rosa poderá sim se superar, o que será ótimo não só para a Vila mas para o carnaval carioca como um todo. Abs.

Noticia: 'Esse enredo é a cara da Vila Isabel', diz mestre-sala Julinho
Postado: 2011-07-10 12:31:46
(CONTINUAÃ?Ã?O) tamanha a identificação do tema com a Escola e até com o bairro. Esse é o seu maior mérito! Ã? a negritude, o orgulho, cultura, história, tradições, raiz, ancestralidade, liberdade! Vale a pena ser feito com ou sem o tal patrocínio (claro que entrando a verba extra fica muito mais fácil trazer a beleza que o tema pede e merece) e se minimamente bem desenvolvido e acompanhado de um belo e forte SAMBA, tem tudo para render um excelente desfile. Abs.

Noticia: 'Esse enredo é a cara da Vila Isabel', diz mestre-sala Julinho
Postado: 2011-07-10 12:30:22
A Vila ou o julgamento do carnaval que anda esquisito? Ã? justo que as agremiações sejam culpadas por erros de julgadores despreparados? Digo isso porque não se trata de um caso isolado, vemos que a maioria das escolas - com profissionais igualmente competentes - receberam notas descabidas/injustificáveis, acompanhadas de justificativas equivocadas e ineficientes. Pegando o mapa de apuração vemos inúmeros exemplos, citando alguns: as penalizações severas que receberam os ótimos samba e bateria da Imperatriz, a inacreditável nota 9,0 para a bateria da Mangueira, os descontos sobre as impecáveis alegorias Salgueirenses, a excessiva quantidade de notas 10 da atual campeã do carnaval, as notas baixíssimas em TODOS os quesitos da São Clemente, pedidos para que o julgamento de um certo quesito fosse amenizado... E por aí vai. A Vila não foge do contexto e recebeu algumas notas descabidas, como por exemplo, em fantasia. Mas de certa forma é preferível ter suas falhas sendo julgadas com rigor do que ser acusado de beneficiamento, o que é deveras desagradável. Ao final, a Vila ficou num quarto lugar justo diante do carnaval apresentado, incentivo para aparar as arestas e fazer melhor. Claro, essa é minha opinião. Quanto ao enredo, recentemente, no sorteio da ordem dos desfiles, o pres. Wilsinho concedeu uma entrevista dizendo que, até então, tudo já se encontrava praticamente pronto: pesquisa, sinopse, título, esperando a resolução de últimos detalhes para ser divulgado. Como o mesmo informou o prazo para a apresentação dos sambas em meados de agosto e da final, marcada para o dia 15/10, ainda que não tenha dado uma data concreta, tudo leva a crer que a sinopse poderá sair ainda esta semana vindoura. Vamos aguardar, afinal ANGOLA é um tema excelente! E como disse antes e fazendo coro ao nosso mestre-sala Julinho - o melhor do carnaval - este é um ENREDO que não se imaginaria sendo desenvolvido por outra agremiação que não a Vila, taman

Noticia: Oficial: Portela confirma tema do desfile e revela título do enredo
Postado: 2011-07-07 19:59:47
Que título bonito, bela sacada! Gostei! Vamos aguardar a Bahia Portelense. Paulo Menezes tem muito bom gosto e a Portela é sempre Portela, tem que respeitar e MUITO. Abs.

Noticia: Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2012
Postado: 2011-07-07 19:31:11
Ã?, viva a liberdade de expressão! Ainda que não concordemos com o que foi dito, que tenhamos o desprazer de ler absurdos sem qualquer fundamento, ou algumas forçadas de barra pra lá de desrespeitosas... Cada um tem o direito de pensar como quiser, não é? Ainda que corram o risco de queimar a língua depois... Quanto a ordem de desfile, isso não me preocupa em nada, pelo contrário. Gosto de desfile com o dia claro, principalmente se for amanhecendo durante a passagem da agremiação. Dá um "up" e fica muito lindo, sobretudo se a Escola for azul e branca e desenvolver um tema afro. Ã? só adaptar alegorias e fantasias para esse tipo de iluminação, trabalhar bem a harmonia e escolher um lindo samba. O resto tira-se de letra. Abs.

Noticia: Feijoada da Vila Isabel é repleta de batuques e participações especiais
Postado: 2011-07-03 19:49:23
O Varela foi esperto, despistou e nada disse...rs... Mas enfim, de minha parte estou muito feliz com o tema sobre ANGOLA; é daqueles enredos que você não imaginaria ser desenvolvido no Rio por outra Escola que não a Vila, tamanha a identificação da mesma com o tema. Ã? como se voltássemos, tantos e tantos anos depois, à mesma fonte que originou a magistral "Kizomba", a festa não só de uma, mas de todas as raças, o maior desfile da Vila e um dos maiores do século XX. Exaltar ANGOLA é um lindo retorno às raízes, é se orgulhar e cantar para o mundo as contribuições fundamentais que nossos ancestrais africanos deram à formação de nossa própria brasilidade. Como influenciaram em nossa religiosidade, cultura, história, culinária, musicalidade... E no bojo, as origens e formação do próprio samba, a voz de um povo que conseguiu superar o cativeiro, transformando seu sofrimento num canto de liberdade, que atravessaria os tempos, sendo a voz do próprio Brasil. O enredo depende apenas de uma boa pesquisa e de um desenvolvimento interessante (fugindo daquele estilão "outdoor" comum à enredos sobre países) para ser excepcional; para tanto, confio no talento de uma confiante e renovada Rosa Magalhães, a melhor enredista do carnaval há muitos e muitos anos. Agora é aguardar ansiosamente esta sinopse!!! Abs.

Noticia: Mocidade confirma enredo sobre Portinari para o Carnaval 2012
Postado: 2011-06-29 17:49:55
Grande enredo! Espetacular! Culturalmente riquíssimo para abrilhantar ainda mais a já excelente safra de enredos que teremos em 2012. Portinari é tudo que a grandiosa escola de Padre Miguel precisava para retomar sua identidade vanguardista. Parabéns a Mocidade e a todos os independentes! No aguardo de um maravilhoso desfile! PS: Sou mais um a parabenizar o Evandro pelo belo texto postado abaixo. Excelente descrição sobre a obra deste grande artista. Abs.

Noticia: Confira, em primeira mão, a logo da Tuiuti para o próximo Carnaval
Postado: 2011-06-28 22:00:46
Linda logo para um maravilhoso enredo. Aplausos de pé para a Paraíso do Tuiuti. Abs.

Noticia: Bateria Swingueira de Noel agita feijoada na quadra da Vila Isabel
Postado: 2011-06-28 21:53:53
Quanto à Feijoada, é um ótimo e bem organizado evento, o que se reflete na casa sempre cheia a cada edição. Mas devo aqui fazer uma única ressalva ao repertório musical, onde sinto falta de mais sambas de raiz, de terreiro, sambas compostos por antigos e grandes compositores de nossa Escola/bairro que são inúmeros e belíssimos. Nada contra os pagodes que têm grande aceitação, mas ambos (pagode e samba de raiz) podem sim coexistir sem problemas. Que tal, numa futura edição, convidar a Velha Guarda Show e dedicar o evento a um grande nome de nossa Vila Isabel, como Luis Carlos da Vila, Martinho, Paulo Brazão, Noel Rosa, entre outros, cantando seus sucessos? Poderia ser interessante, não é? Abs.

Noticia: Bateria Swingueira de Noel agita feijoada na quadra da Vila Isabel
Postado: 2011-06-28 21:49:16
Claro, é só um mero detalhe, mas seria interessante se os mestres pensassem em modificar o nome de nossa bateria o quanto antes... "Swingueira de Noël" não tem nada a ver com as tradições da bateria de nossa Escola, que vem sendo retomadas. Que seja "Ritmo Quente" ou "Locomotiva" ficaria bem melhor. Mas evidente que é apenas uma simples sugestão. Abs.

Noticia: Vídeo: gravação do coro da Vila Isabel para o CD do Grupo Especial de 2011
Postado: 2010-10-30 11:49:49
FELIPE BERNARDO, quer animação e alegria? Quando preferir, compareça aos ensaios na quadra, às quartas-feiras; garanto que se surpreenderá positivamente. E não se engane com este pequeno coro, bem como os demais, que nao servem de parâmetro para absolutamente nada. Abs.

Noticia: Vila Isabel lança logomarca do enredo 2011
Postado: 2010-08-31 17:40:37
Gosto, cada um tem o seu... Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do branco? Enfim, EU gostei, me agradou em cheio esta logo: é bonita, bem feita, limpa, objetiva e competente no que se propõe, ou seja, transmitir o enredo; uma pena o fato de não estar numa resolução maior para que possamos ver melhor os detalhes, mas isso não importa, é apenas uma logo! Sua serventia, quando muito, é render camisas de enredo bem legais, coisa que tenho certeza que fará. Abs.

Noticia: Vila Isabel quer mais leveza em seu desfile
Postado: 2010-08-10 21:20:28
Eu iria fazer um comentário, mas melhor deixar pra lá. Do jeito que as coisas estão por aqui, não me anima. Fica pra próxima. Abs.

Noticia: Portela divulga logo do enredo 2011
Postado: 2010-08-10 21:14:09
Bem bonito! As camisas deverão ficar show. Parabéns madrinha! Abs.

Noticia: Vila Isabel quer mais leveza em seu desfile
Postado: 2010-08-08 21:58:53
Bem, respeitando a opinião da participante abaixo, discordo da afirmação que Rosa Magalhães esteja ultrapassada. Deixando de lado respectivas colocações, acredito que os desfiles de 2008 na Imperatriz e 2010 na União da Ilha nos mostram justamente o contrário: uma artista em plena forma criativa, que consegue junto á sua equipe agregar experiência, bom gosto e criatividade a uma carnavalização de qualidade e verdadeira, sem que esta esteja atrelada aos modismos atuais, que em sua essência pouco tem a ver com a cultura das Escolas de Samba. O enredo sobre o "cabelo" (ainda que não tenha contado com uma sinopse mais instigante) valoriza o lado criativo da artista pois permite vôos altos no desenvolvimento plástico da proposta, sobretudo se esta for desenvolvida de maneira a priorizar a leveza - que é sempre excelente para qualquer escola por vários motivos - e o bom-humor, pois fazem parte do espírito debochado e irreverente do carnaval, "louco" em sua essência e que anda muito sério. Ainda, Rosa já mostrou que é inteligente na gestão de recursos o que nos leva a confiar demais no que apresentará. Aguardemos, portanto. Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-08 20:46:58
(continuação) E claro, não somos a (grande) PORTELA pois cada Escola tem a sua identidade, mas de minha parte é uma honra tê-la como madrinha de nossa agremiação, pois é uma Escola de Samba na melhor aceptação do termo, gloriosa pela sua inconsteste importância para a história do carnaval. Quanto à prisão do presidente, é algo particular demais para se falar nesse espaço, mas se olharmos a história das agremiações, veremos que várias, em algum momento, tiveram a tristeza de ver seus mandatários acertando contas com a Justiça. Infelizmente, é um fato que faz parte do meio, o que devemos ter sempre na consciência é que a agremiação (seja a Vila ou qq outra) é SEMPRE MUITO MAIOR que seus presidentes. A Escola, em seu todo, em sua essência não pode ser responsabilizada pela conduta de seus líderes. Tal como a Portela é muito maior que os equívocos do Sr. Nilo Figueiredo, a Vila é maior que os problemas do pres. Moisés e há de superar esse contratempo. No mais, mais amor e menos guerra, cara Cláudia; não é salutar sermos tão extremistas. Abs e bom início de semana.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-08 20:45:14
CLAUDIA AMOR, existe um material farto de pesquisa sobre o carnaval carioca, e se você pesquisar verá que todas as agremiações tem histórias maravilhosas. A Vila Isabel, por exemplo é uma grande agremiação, o que se reflete no seu acervo de sambas de enredo, que é considerado um dos melhores do carnaval brasileiro em todos os tempos; além de vários desfiles maravilhosos, muito além da consagrada "KIZOMBA" (considerado o desfile do século XX), tais como "Os Dourados Anos de Carlos Machado" (1979), "Sonho de um Sonho" (80), "Pra Tudo se Acabar na Quarta Feira", (84) "Parece Que Foi Ontem" (85), "Raízes" (87), "Direito é Direito" (89), "Gbala" (93), "(...)Pode Me Chamar de Vila" (94), "Cara ou Coroa" (95). Além de outros, que não me recordo no momento. Quanto ao descenso, não o considero demérito para agremiação alguma, quando esta aproveita as dificuldades existentes para se reestruturar, como a Vila fez, tanto que nesse meio tempo, temos duas apresentações bastante elogiadas pelos sambistas e que deram imensas alegrias a nós vilaisabelenses que são "Nilton Santos" (2002) e "A Vila é Parati" (2004), esta última credenciando a agremiação ao título e retorno à elite do carnaval. Na sequência, fruto dessa reestruturação, conquistamos o título de 2006 com um belo, elogiado e competitivo desfile, que até poderia ser ganho pelas co-irmãs citadas, mas em nada tiraria o mérito da Vila, que dali a três anos com "Theatro Municipal - A Centenária Maravilha" (2009) faria desfile superior ao do campeonato, seria apontada por todos como uma das candidatas ao título, receberia inúmeros elogios e prêmios por seu desfile, e acabaria por ficar na quarta colocação. Coisas do carnaval! Hoje estamos no terceiro lugar do ranking da LIESA, e nos cinco últimos anos voltamos quatro vezes nas campeãs. Vexame bom este.. E claro, não somos a (grande) PORTELA pois cada Escola tem a sua identidade, mas de minha parte é uma honra tê-la como madrinha

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-08 20:40:31
LUIS CARLOS, acredito que ganhamos mais ignorando o tal cidadão, que foi incapaz de discorrer acima dos posicionamentos que nós levantamos, preferindo manter a insistência num ponto de vista equivocado, baseado em argumentos frágeis sem qualquer embasamento, e quando pressionado volta para o ponto de partida, se usando da ofensa gratuita e desesperada. Típica atitude de torcedores fanáticos, que estão aqui somente para tumultuar e descredenciar toda e qualquer escola que não seja a de sua preferência... Conduta esta que em nada se assemelha ou dignifica a postura dos grandes e nobres sambistas da agremiação que diz torcer. Deixe-o acreditar em nosso descenso, nós acreditamos em nossa capacidade. Debate, é perda de tempo. Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-08 20:37:41
Este tópico começou a tomar um rumo que não gosto, tudo por causa das opiniões extremadas de um certo participante. Pessoal, vamos com calma pq com certeza assim não chegaremos a lugar algum! Não se precisa defender uma Escola ofendendo uma co-irmã, quaisquer que sejam. Isto além de sabidamente não funcionar em nada para o debate nem para reforçar nossos argumentos, ainda gera aquele mal-estar desnecessário que mais parece uma guerra de torcidas, que em nada tem a ver com a proposta do espaço e/ou do próprio espírito agregador das Escolas de Samba. Por gentileza, peço que paremos, repensemos e mudemos o foco, voltando a debater sobre o que foi proposto nesse tópico, que é a sinopse da Vila e suas possibilidades como enredo. Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-05 22:22:40
LUIZ FERNANDO REIS, é uma honra ter seus comentários nesse espaço. Sua opinião é muito bem-vinda, pois sempre está embasada numa grande experiência na área. Quando li a sinopse (bem, o texto) tive o mesmo pensamento, o que me motivou a fazer uma crítica até dura aqui nesse mesmo tópico, focando - entre outros pontos - nesse detalhe tão importante que vc citou, que é a maneira como o texto foi escrito, de maneira burocrática o que poderia dificultar o trabalho dos compositores, por mais que na Vila tenhamos grandes poetas com a capacidade de tirar leite dessa pedra feita pela Rosa e pelo Varela, que evidentemente poderiam ter elaborado algo bem melhor; mas sabe que depois das declarações da própria Rosa aqui no SRZD esclarecendo alguns pontos e prometendo um carnaval mais leve, alegre e irreverente (elementos que deveriam, mas não constaram na construção da sinopse) creio que, se o enredo seguir por este caminho, ganhará no desfile uma leitura bastante interessante, independente desse texto que nos foi apresentado. Além do que, a Vila vinha precisando dessa leveza, desse toque de bom-humor, coisas que a Rosa sempre soube fazer. Vamos ver o que vai dar! Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-05 21:33:07
FABIANO, (senhor é um tratamento cerimonioso que agradeço, mas dispenso) Evidente que vc tem toda a liberdade para expressar sua opinião, ainda que nós discordemos delas, afinal, isto é uma democracia e o debate é sempre bem-vindo, desde que seja feito sempre e incondicionalmente com extremo respeito às Escolas de Samba, pois todas elas são maravilhosas simplesmente por existirem. Que vc ache que a VILA é atual candidata ao rebaixamento é um direito seu, da mesma forma tenho o direito de achar, pelos motivos e parâmetros que me parecem justos, que é cedo demais para definir quem será rebaixado ou campeão, até pq as agremiações não forneceram os principais elementos para fazermos uma avaliação comparativa de suas possibilidades, até pq no fim acabam não passando de meras confabulações que por vezes caem por terra no dia do desfile, onde tudo pode acontecer (ou não). A minha crítica a sua postagem se deve justamente à maneira desrespeitosa que vem expondo seus argumentos em relação à Vila Isabel, não só esse de agora onde chegou a fazer afirmações complicadas e em certo ponto graves de maneira irônica, mas tb em comentários anteriores onde sempre tem se dirigido à agremiação de maneira depreciativa. Cada um tem sua visão de valores, mas eu sempre acreditei que entre a crítica (que feita de maneira construtiva é de extrema utilidade para os profissionais do carnaval) e a falta de respeito gratuita existe um mar de diferença. E como vc mesmo disse, se o samba é uma paixão de nós cariocas, um agregador, não deve ser palco para guerras de torcidas. Todas as agremiações são fantásticas, cada qual a seu modo, em suas características. Eu mesmo tenho um imenso carinho pela GLORIOSA Portela e sua história magnífica, grande ESCOLA DE SAMBA que além de ser madrinha de nossa VILA, é a minha segunda agremiação. Abs.

Noticia: Vila Isabel quer mais leveza em seu desfile
Postado: 2010-08-05 10:38:15
Depois dessas declarações da Rosa, fiquei mais tranquilo. Entendi agora a sua proposta, toda a alegria e leveza que faltou à sinopse está sendo guardada para o desfile que será livre, leve e solto. Que beleza, há muito a Vila precisava desse "toque de frescor" e desse bom humor, me faz lembrar um pouco os belos carnavais de 84 (Pra Tudo se Acabar na Quarta Feira) e 85 (Parece Que Foi Ontem), grandes desfiles nessa linha de alegria e descontração. Ã?, se tudo der certo podemos levar esses cabelos às cabeças, devidamente tratados, escovados e hidratados...rs. Só depende de nós mesmos. Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-04 20:16:52
FABIANO, creio que está cometendo um equívoco, até pq, se fosse exatamente como vc disse (com todo respeito à grande madrinha), a Portela já deveria ter visitado o acesso em pelo menos duas ocasiões nesta década (2005 e 2010), e pelos mesmos motivos citados, ou seja: sinopses fracas que geraram enredos pífios, endividamentos financeiros, falta de organização, além é claro disto tudo ter resultado em desfiles desastrosos. Nós sabemos que não é bem assim, não é mesmo? Tem muita água para correr por debaixo da ponte carnaval, estamos em 04/08 e tudo que é determinante para o sucesso do desfile de uma Escola de Samba espera por definições em todas as agremiações (samba, barracão, ensaios), e nem isso é suficiente, pois desfile mesmo só no dia. A própria sinopse, por exemplo, só serve para orientar os compositores, de nada valendo para o julgamento do quesito enredo, que é feito a partir do livro abre-alas, que na maioria das vezes se difere imensamente da sinopse. Portanto, é muito precipitado se falar em rebaixamento ou campeonato nesse momento, soa deselegante, tendencioso e desrespeitoso. Quantos aos outros pontos q vc citou, endividamento faz parte do meio, até aí nada de novo, o que importa é que as dívidas estejam sendo pagas para se ter crédito junto aos fornecedores. E quanto à situação administrativa, não existe a falta de um manda-chuva, e sim a ausência de um grande administrador, mas a Escola segue bem conduzida pela diretoria suplente, alem do que o pres. Moises está preso, mas não incomunicável. Mas se prefere acreditar que a Vila está batendo cabeça e preocupada com rebaixamento, fique a vontade, cada um pensa o que quer e confia na fonte que acha melhor. Eu sei que vc detesta a Vila a quem considera como "escolinha do morro dos macacos" (o que é direito seu, já que é impossível agradar a todos) mas pelo menos respeite a Vila Isabel, ela merece e gosta. Cuidado com a ironia, a vida é uma roda gigante... Ab

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-04 17:59:47
(continuação) Mas por hora, não gosto mesmo do enredo de 2011, acho que está MUITO AQUÃ?M da Vila e seu histórico de grandes enredos culturais, mas de qualquer forma, sou Vila de coração e não desisto nunca!!! Ainda mais nesse momento em que precisamos de muita união e estarmos empenhados ao máximo no sucesso de nossa Escola, como nunca! Com enredo bom ou ruim, não importa, o sucesso da Vila só depende de nós. Abs.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-04 17:58:15
WAGNER BLANCO (desculpe a demora em responder), respeito imensamente a sua opinião, e vc tem todo o direito de discordar da minha, mas por hora sigo mantendo o meu posicionamento. Quando fiz as críticas a sinopse não me referia a extensão do texto ou se contemplava diretamente o patrocinador, mas sim do aproveitamento do tema como um todo. NO MEU PONTO DE VISTA, o tema "cabelo" é amplo demais, precisando de um recorte preciso e ser desenvolvido de maneira leve, alegre e despojada até mesmo pq hoje a interação com o público vem sendo muito exigida. E o que nos foi apresentado, foi justamente o contrário, um texto sisudo, confuso, mal escrito ("nos dois parágrafos acima"... o que é isso numa sinopse?) repleto de lugares comuns desnecessários e elementos sem qualquer ligação entre eles... Isso sem contar que vários pontos sobre o cabelo que não deveriam faltar ficaram de fora (movimento hippie, tropicalia, cabelos na moda, como simbolo de expressão e individualismo, musicas falando de cabelo etc.) em seu lugar preferiram fazer aquela manjadérrima volta ao mundo em 82 minutos passando por India, China, Incas, Europa, etc. E isto o fez se tornar um enredo de qualidade duvidosa e chato, algo inadimissível para quem tem a melhor enredista da atualidade como carnavalesca, tanto que cheguei (e ainda estou) a duvidar que este texto é mesmo de sua autoria. Eles tiveram tanto tempo, poderiam ter escolhido melhor e caprichado bem mais, ora! Agora, é claro que a sinopse não tem qualquer utilidade para os jurados da LIESA que se orientam pelo livro abre-alas e lá o enredo pode estar perfeito. Não duvido que a Rosa possa subverter esta sinopse num baita barracão, acertando tudo num carnaval maravilhoso, pois ela tem total capacidade para tal (ainda mais se o $$$$ estiver garantido). Confio MUITO na garra e na raça de nossa comunidade que sempre fazem a diferença. Mas por hora, não gosto mesmo do enredo de 2011, acho que está MUITO AQUÃ?M da Vila e seu

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-04 04:21:28
(continuação) Aos críticos, o prato cheio está servido. Destilem seus venenos, Regozijem-se... O momento é este. SEM MAIS.

Noticia: Leia sinopse da Vila Isabel
Postado: 2010-08-04 04:20:16
Li este texto várias vezes. Parei a cada parágrafo, lendo e relendo com máxima atenção para poder expor minha opinião sem me precipitar e com isso correr o risco de me equivocar mais para frente... E a conclusão que chego é que se o tema que a princípio não havia me agradado EM NADA, ao ser enredado nessa "sinopse" MEDONHA só fez piorar e MUITO esta má impressão. E justamente onde imaginei que estes "cabelos" encontrariam a tábua de salvação, haja vista que um dos talentos de nossa carnavalesca é saber fazer enredos. Como tolo que sou, me enganei redondamente. Custo, sinceramente, até a acreditar que este troço desleixado é um texto escrito e assinado pela grande Rosa Magalhães... Não é possível! Alguma coisa deve estar errada! Enfim, é com uma dor profunda no coração que, neste momento, admito que teremos um enredo PÃ?SSIMO para o carnaval 2011... Aliás, enredo não, um amontoado de idéias desconexas que vão de SHIVA a Lamartine Babo, sem qualquer recorte ou desenvolvimento, com direito até a - pasmem - colagem da Wikipédia. Tanta espera por isto daí? Ã? este ATENTADO às nossas tradições que consideram como o melhor para nossa VILA? Vale a pena se vender dessa forma lamentável?! Que tipo de SAMBAS vcs acham que ESTA COISA irá gerar? Que pelo menos esse PATROCÍNIO MALDITO seja certo e beeeeeem farto para dar condições de trabalho à Rosa e equipe, até pq, não aguento mais ouvir e ler certos boatos pra lá de desagradáveis. Evidente que não posso dizer nada pelos demais vilaisabelenses, mas de minha parte estou extremamente decepcionado. De qualquer maneira, acima de tudo, da decepção e da revolta, eu sou VILA ISABEL e vou acreditar até o fim, defendendo as cores de nossa grande azul e branca, que por sinal precisará muito (mas muito mesmo) da união de todos nós que a amamos. Se é isso que temos, se foi isto que nos deram, fazer o que? Vida que segue, bola pra frente. Aos críticos, o prato cheio está servido. Des

Noticia: Vila confirma enredo sobre cabelo
Postado: 2010-07-20 00:03:18
DENISE, já imagino um setor inteiro do desfile falando dessas marchinhas! Bem colorido e vibrante, com fantasias leves pro componente se acabar, como as que a Rosa gosta de fazer... Um show... E mais: as cabeleiras de Caetano, Gal, Bethânia... "Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada"... Olha, isso vai é render... Abs.

Noticia: Vila confirma enredo sobre cabelo
Postado: 2010-07-19 23:27:12
RICARDO, este título sendo confirmado, confesso que gostei bastante. Já mostra alguma irreverência, o que é ótimo. Abs.

Noticia: Vila confirma enredo sobre cabelo
Postado: 2010-07-19 23:24:15
FÁBIO TEIXEIRA, se tem uma coisa que venho aprendendo é que, tão ou mais importante que dispor de uma idéia inicial de qualidade, é que esta seja submetida a um recorte preciso e um desenvolvimento inteligente. Veja que alguns dos enredos mais criticados no pré-carnaval foram os que mais fizeram sucesso junto ao público, isto pq os carnavalescos por eles responsáveis, com muita inteligência e perspicácia os desenvolveram de maneira criativa e até mesmo ousada, da mesma forma como no passado temas sobre a banana, o chiclete, a cana de açúcar, o sapoti entre outros, renderam carnavais maravilhosos. Claro que não estou a defender o tema para o próximo carnaval até por se tratar de uma imposição patrocinada, mas creio que o talento da Rosa (espero que ela tenha liberdade para mostrá-lo) poderá conseguir a façanha de transformar este tema num carnaval alegre, leve e irreverente o que faria bem à nossa Vila, principalmente pela posição que desfilará em 2011... Por isto, aguardo a sinopse; qq avaliação antes é um erro, afinal, é nela que veremos de que jeito a nossa carnavalesca descascou o abacaxi cabeludo... rs rs rs. Abs.

Noticia: Vila confirma enredo sobre cabelo
Postado: 2010-07-19 23:21:31
Bem... Agora é aguardar a sinopse; tenho certeza que o talento e sensibilidade da grande Rosa Magalhães serão fundamentais para converter este tema imposto (que até o momento continua me parecendo um equívoco), num enredo bem desenvolvido, alegre, leve e irreverente... Ela é mestra nisso, afinal, é a melhor enredista da atualidade. A professora merece este voto de confiança! Triste do carnaval que aposenta uma Rosa, perde muito em inteligência, cultura e bom gosto... Abs.

Noticia: Vila Isabel pode ter enredo sobre o cabelo
Postado: 2010-07-17 20:18:54
CABELO como enredo... Ã?, não sei nem o que dizer. A priori, me parece um equívoco total, mas vou aguardar a divulgação oficial e sinopse para não fazer um julgamento precipitado e/ou injusto. Abs.

Noticia: Vila Isabel descarta enredo sobre Martinho
Postado: 2010-07-06 21:58:40
ORLANDO, como torcedor da Vila Isabel, tb não posso deixar de concordar com vc. Esse suspense, além de ser uma coisa chata, pode vir a nos prejudicar a medida que o tempo vai passando e o prazo que os compositores dispõem para fazerem seus sambas fica cada vez menor, entre outros problemas, afinal não é interessante para ninguém essa protelação; porém, creio que nesse ponto nossa diretoria merece crédito, pois em anos anteriores sempre permitiu à Vila ser uma das primeiras Escolas do GE a definir o tema para o carnaval, além de, nos dois últimos anos, apostar em enredos culturais excelentes. Tudo leva a crer que, se existe esse atraso na divulgação é pq algum motivo plausível (além do que já sabemos) deve existir e eles preferem manter em sigilo. A nós, só resta aguardar a definição e torcer para mais um bom enredo. Abs.

Noticia: Vila Isabel descarta enredo sobre Martinho
Postado: 2010-07-02 17:44:13
LUCIANO, suas palavras vão de encontro ao que declarou o Wilsinho em suas últimas entrevistas ao SRZD... Ele diz que as negociações com o patrocinador já estão praticamente concluídas, dependendo apenas da assinatura do mesmo para que o contrato de patrocínio seja celebrado e o enredo possa, consequentemente, ser divulgado. Vc, por sua vez, desmente a afirmação do dirigente dizendo que o patrocínio não só é incerto como tb difícil de ser obtido... Afinal, o que sabe de concreto sobre a questão? Vc poderia, por gentileza e se possível, nos explicar melhor o pq desse entrave? Em tempo: desde já peço desculpas pelos eventuais erros que meu texto possa conter. Abs.

Noticia: Vila Isabel apresentou protótipos das fantasias para 2010
Postado: 2009-11-12 12:00:35
Obrigado pela atenção, Luis Carlos... Não poderia ser diferente em se tratando de Alex de Souza e sua equipe. Todos são muito competentes e profissionais; os 40 pontos em fantasia no carnaval desse ano só vem confirmar esse trabalho excelente do atelier. Fico feliz que nossos segmentos, ao que parece, tenham aprovado. Abraços.

Noticia: Portela terá rainha da comunidade
Postado: 2009-11-11 21:52:22
Parabéns a Portela e sua diretoria, valorizar a comunidade é essencial... Pena que nem todos os dirigentes tenham essa mesma visão. Abs.

Noticia: Vila Isabel apresentou protótipos das fantasias para 2010
Postado: 2009-11-11 21:35:51
A equipe do SRZD: Tudo bem que as fotos das fantasias não puderam ser postadas, mas vcs bem que poderiam comentar um pouco mais sobre as mesmas, assim como fizeram quando da apresentação dos protótipos da Porto da Pedra e Tijuca! Seria tão bom para quem não teve a oportunidade de ir a esse evento saber como nossa Vila virá vestida num ano em que traremos um dos mais importantes enredos de nossa história! Afinal, como estavam as fantasias? Leves, mais simples, primando por uma leitura mais objetiva do enredo ou mais volumosas e com muito luxo? Poderemos esperar por mais um show de bom gosto do Alex? Não só a equipe do SRZD, mas quem esteve no barracão, poderia fazer o grande favor de postar aqui suas opiniões. Abs.

Noticia: Martinho participa do ensaio técnico de quadra da Vila
Postado: 2009-11-05 22:13:00
Justamente, Marcos. Infelizmente, algumas pessoas ainda não aprenderam a lidar com essa ferramenta excelente que o SRZD nos dá em emitir comentários nos tópicos de notícia; aqui temos a oportunidade de debater proveitosamente (e publicamente, com grande alcance) o assunto carnaval e escolas de samba, ponderando diferentes opiniões e pontos de vista. Sabe-se lá por qual motivo, preferem acreditar que este espaço é apenas um meio de dizer barbaridades que certamente não diriam pessoalmente, se resguardando num anonimato que virtualmente não lhes traria consequencias. Ã? uma pena que só consigam conduzir suas idéias desta forma... Pode-se perfeitamente emitir opiniões sem a necessidade de desrespeitar a ninguém e, principalmente, a Agremiação alguma, fato inadimissível pois todas as bandeiras merecem nosso respeito incondicional... Abs.

Noticia: Mart'nália sela paz com a Vila Isabel
Postado: 2009-11-05 21:47:15
Muito bem!

Noticia: Quadra da Vila pode ganhar novo tratamento acústico para 2011
Postado: 2009-11-05 21:28:39
De fato, seria perfeito o "antes", mas como não dá para ser, é melhor que o "nunca" mesmo... rs. E que bom que nossos apelos foram ouvidos, o tratamento acústico de nossa quadra é fundamental. Abs.

Noticia: Martinho participa do ensaio técnico de quadra da Vila
Postado: 2009-11-05 21:13:11
Sinceramente? Eu não tenho essa preocupação com quem tem o melhor samba... Bobagem... O mais importante é o samba ter qualidade em letra e melodia, se mostrar bem entrosado com a bateria, intérprete e, principalmente, ser bem cantado pelos componentes o que permitirá a Escola um bom desempenho de harmonia e evolução nos ensaios e posteriormente, no desfile. E nosso samba tem tudo isso, tanto que nossos ensaios de quadra até o momento tem se mostrado bem proveitosos, mesmo que ainda no início dos trabalhos e com algumas coisas a se acertar, o que é perfeitamente natural... Mas até o desfile, se Deus quiser, tudo estará 100% e Noel será homenageado como merece: com poesia, emoção e toda a "energia da nossa Vila Isabel"... Até pq, o troféu que queremos não é o Estandarte de Ouro!!! Rs rs rs... Em tempo: pq todo possível debate acaba terminando em guerra de torcidas? Ã? coisa desnecessária e chata! Cada um tem a sua opinião gente, ainda que não concordemos, vamos respeitar! A Imperatriz tem um samba lindíssimo mesmo, diria até "dos Deuses", e se for considerado como o "melhor do ano" será merecido e a agremiação estará de parabéns. Mas por outro lado, eu não concordo que o samba da Vila seja tão inferior assim a obra gresilense, temos um belíssimo samba para um enredo importantíssimo em nossa história... Enfim, cada um com seus pontos de vista. Abraços a todos.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-26 14:04:55
[CONTINUAÃ?Ã?O] Use essa energia de forma positiva, dando sangue e suor no desfile de 2010 na intenção de conduzir o glorioso Império Serrano ao seu lugar de fato e de direito... Abraços da coroa da princesa para a coroa Imperial.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-26 14:03:57
Paulo Newton, eu não gosto de responder provocações, mas é um absurdo tremendo o que vc está dizendo. Se vc se satisfaz atacando a Vila, então ataque, se vc se compraz tentando difamar a Escola, o faça, pois é a única coisa que vc pode fazer no momento... A Vila, goste ou não, está bem encaminhada, com bom samba, bom enredo, bem organizada, uma ótima equipe e com sua comunidade presente e não vão ser as suas críticas que irão desestabilizar o trabalho da Escola... Mas, te peço, antes de mais nada, que RESPEITE a nossa bateria, pois ela merece... Antes do Mestre Átila vir para somar com sua experiência e competência, a bateria da Vila já era uma das mais respeitadas do carnaval, e isso se deve ao trabalho de um grande profissional: MESTRE MUG, e seus mais de 40 anos de Vila Isabel, sempre garantindo nota 10; mesmo quando a Escola encontrava-se em sérias dificuldades financeiras no grupo de acesso, a bateria nunca deixou a Vila na mão, muito pelo contrário. Nós não temos culpa se nosso presidente preferiu contratar o Atila em detrimento de uma prata da casa (que nós temos, pq o Mestre Mug preparou muito bem seus sucessores)... Ninguém foi pra Vila obrigado, tenha certeza disso... Foi sim, pq viu na Escola uma boa oportunidade de trabalho e aprimoramento profissional... Oras! Para que toda essa celeuma, meu caro? Como vc disse, o Império é uma grande Escola de Samba, e na melhor aceptação do termo... Vcs tem no comando de sua MARAVILHOSA bateria alguém com a mesma competência do Átila, o Gilmar. Vcs Imperianos tem um enredo maravilhoso, um samba excelente e todos os predicados para voltar ao lugar de onde nunca deveriam ter saído: a elite do carnaval. Para que ficar desperdiçando energia atacando uma co-irmã, criando essa odiosa guerra de bandeiras, mascarada nessa pesudo-repulsa pra lá de mesquinha? Isto não é a atitude de um Imperiano!!! Use essa energia de forma positiva, dando sangue e suor no desfile de 2010 na intenção d

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-26 13:11:16
Cris, vc saberia dizer de quem seus amigos compraram a fantasia, se foi com diretores da Escola ou com componentes de ala? E de qual ala? Se possível, seria uma informação de grande valia, pois esta é uma irregularidade que precisa sim chegar ao conhecimento da diretoria; a ordem - até onde sabemos - foi para não vender fantasias a ninguém, e o Moisés sempre me pareceu empenhado em cumprir isto a risca, no entanto, ele jamais conseguiria supervisionar sozinho uma distribuição de mais de 4000 fantasias, ainda mais quando se tem alguém mal-intencionado disposto a lucrar em cima, infelizmente. Esta é uma das falhas a que me referi, ocorrências como esta precisam e devem ser verificadas, até como uma maneira de aprimorar a iniciativa. E vc não é a primeira a reclamar acerca disto. Abs.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-24 23:49:03
Gilson, seria uma boa maneira da Escola ter mais controle sobre as fantasias vendidas... Os desfilantes que desejam comprar as fantasias passariam a ter as vantagens e benefícios de sócios, é algo a se estudar a viabilidade. Acredito que nosso presidente passe os olhos em nossas idéias, já que ele lê este site, tanto que por cá já opinou algumas vezes. Abs.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-24 23:48:15
Justamente Fábio, como eu disse, a medida de trazer 100% de comunidade, muito embora tenha apresentado um saldo mais positivo, tem sim as suas falhas, o que é natural por se tratar de uma medida inédita... Aí é que entra o valor do debate, pois através da soma de todos os pontos de vista, opiniões e idéias (que sempre devem ser bem-vindos, desde que construtivos) é que poderemos encontrar a melhor maneira de resolver esses problemas a contento, até pq ignorar a sua existência não colabora em nada. Abs e tb parabenizo a sua Beija-Flor pelo lindíssimo samba escolhido, um dos melhores do ano.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-24 15:04:25
[CONTINUAÃ?Ã?O] Junto com a fantasia, seria entregue um CD com o samba-enredo do ano, mais a letra, para que a pessoa já tenha a oportunidade de aprendê-lo até o desfile. Não sei se daria certo, mas é uma alternativa... Creio que não atrapalharia os quesitos de harmonia e evolução, pois os 20% que "não cantam" estariam "imersos" nos outros 80%, bem ensaiados. Para isso teria de haver um controle rígido, supervisão e boa logísitica, mas não é impossível, precisa ser bem analisado. Outro fator relevante é a venda de fantasias doadas às alas de comunidade; isto é um fato lamentável que acontece em todas as Escolas, porém, a Vila se expõe mais a isto por ter mais alas que qualquer outra agremiação... Ano passado, ou melhor, esse ano a Vila distribuiu as fantasias na quadra com uma semana de antecedência... E isso, sabemos, facilita e muito essa prática... Não sei se distribuir as fantasias apenas na concentração - ou parte da fantasia - resolveria... Para isso, seria preciso exigir dos diretores de ala o controle de cada componente e só entregar em mãos a fantasia poucas horas antes do desfile, criando um planejamento para essa distribuição, para evitar desordem. De qualquer maneira, são dois problemas a se pensar mesmo, até como uma maneira de melhorar essa boa iniciativa da Escola, que, por ser muito recente, ainda pode se beneficiar de boas idéias daqueles que vivem carnaval o ano inteiro e podem contribuir com idéias e sugestões para que os "100% de comunidade" seja, enfim, uma alternativa perfeita para todos. Vamos fazer desse tópico um bom debate de idéias e não uma guerra de torcidas. Abraços.

Noticia: Vila Isabel não venderá fantasias
Postado: 2009-10-24 15:03:38
Ano passado, quando foi anunciada pela diretoria a polêmica - e inédita - decisão de não vender fantasias para doá-las integralmente à comunidade, fui contra, e por vários motivos. Temia que um sacrifício tão grande não pudesse surtir o êxito desejado, gerar um mal-estar com representantes de alas comerciais e/ou desfilantes de outros municípios, entre outras razões. Mas foi preciso que, passado o desfile desse ano, ver como eu estava equivocado em alguns pontos. A Vila fez um ótimo desfile, a medida proporcionou a Escola um chão coeso que recebeu todas as notas máximas nos quesitos correspondentes (harmonia, evolução e fantasia), fruto de um trabalho sério, atuante em todas as etapas do processo. Com 100% de comunidade, teve-se o controle do desfile como um todo, e assim, evitaram-se surpresas desagradáveis, tais como alas inteiras que não cantam e não evoluem, fantasias mal-reproduzidas ou encalhadas a uma semana do desfile, etc. PORÃ?M, alguns questionamentos, como o do Clóvis e do Fábio Sande são válidos e precisam ser observados pela nossa diretoria no futuro, até como uma maneira de aprimorar o processo que, por ser muito experimental, tem, inevitavelmente, as suas falhas. Ã? preciso sim, pensar numa alternativa para que pessoas que não tem condições de comparecer aos ensaios possam comprar uma fantasia. Não podemos privar os admiradores da Escola de desfilar só pq não podem comparecer aos exaustivos ensaios técnicos. Uma alternativa para atender a essas pessoas, seria por exemplo, selecionar 10 das 35 alas atuais e transformá-las em alas mistas, sendo que, em cada uma delas, 20% de fantasias estariam disponíveis para venda (os outros 80% continuariam a ser doadas). Somando todas, teriamos cerca de 200 fantasias para venda, entre 10 modelos diferentes, que poderiam ser compradas diretamente no barracão da Escola e com o diretor da ala correspondente a um preço justo, tabelado. Junto com a fantasia, seria entregue um CD com

Noticia: Vídeo: Gravação do samba da Imperatriz para o CD do Especial
Postado: 2009-10-24 13:40:19
Esse SAMBA é dos Deuses... Que desbunde, ficou ma-ra-vi-lho-so. Um sambaço como há muito, mas muito tempo mesmo não víamos. Parabéns Imperatriz!

Noticia: Martinho comanda gravação do samba da Vila Isabel no CD do Grupo Especial
Postado: 2009-10-24 13:25:04
Lindo! A Vila tem nas mãos um dos melhores sambas para o próximo carnaval... E que coral emocionante! Parabéns ao pessoal! Ficou show!

Noticia: Vídeo: Gravação do coro do samba da Vila Isabel no CD do Grupo Especial
Postado: 2009-10-24 13:21:31
Que coral maravilhoso, muito emocionante... Uma pequena amostra do que estão sendo os ensaios a nível de canto... Acredito que a nossa faixa ficará ótima, a altura do samba, que é DE FATO um dos melhores do ano na avaliação de qualquer pessoa com o mínimo de bom senso... Agora é trabalhar com seriedade e dedicação pois, quem confia em seu trabalho não precisa diminuir o do próximo para se promover... Avante, Vila!!!

Noticia: Vila Isabel faz nova gravação do samba-enredo para o Carnaval 2010
Postado: 2009-10-10 01:02:15
José Aragão, vc pode baixar pelo 4shared através do link - http://www.4shared.com/file/137817507/5cfd4912/01_Faixa_1.html - Clicar em "download now", esperar que o link para baixar o arquivo seja carregado e fazer o download (01_Faixa_1.wma); ou então vc acessa o site da Vila - www.gresunidosdevilaisabel.com.br - que na home tem o mesmo link para baixar, tanto o áudio quanto a letra, daí é só repetir os mesmos procedimentos. Fácil. Abs.

Noticia: Vila Isabel realiza primeiro ensaio técnico com quadra lotada
Postado: 2009-10-08 18:10:57
Que beleza!!! O que deu certo é para ser mantido, taí os 40 pontos em harmonia, fantasia e evolução do último carnaval. Ontem, a quadra que, acredito eu, deve comportar cerca de 6000 pessoas devia contar com bem mais de 4000 componentes no ensaio técnico. E que ensaio!!! E foi só o primeiro, agora é trabalhar com dedicação, seriedade, muito respeito e humildade para um grande carnaval. Afirmo aqui: a Vila é abençoada pela comunidade que tem, é algo indiscritível. Abs.

Noticia: Vila Isabel fecha quadra para reforma
Postado: 2009-10-08 17:59:49
Concordo com o Lincoln, a acústica tem sido um grande problema em nossa quadra desde que foi construída. Mas não creio que o prazo permita uma obra de tal monta, haja vista que as atividades recomeçam dia 24/10 com show de Mart'nália e os ensaios de comunidade continuarão a ser realizados toda quarta feira. Mas sem dúvidas, esta é uma obra a ser priorizada o quanto antes. Vamos aguardar. Abs.

Noticia: Após dezessete anos, Martinho vence novamente samba-enredo na Vila Isabel
Postado: 2009-10-08 17:25:27
(CONTINUAÃ?Ã?O) Os torcedores de outras escolas (sobretudo as postulantes ao título) adorariam... Apoiar a Escola nesse momento crucial não significa que eu esteja de acordo com as patifarias que acontecem nos bastidores, e tampouco me descredencia como torcedor do GRES Unidos de Vila Isabel, minha escola do coração, que tem minha torcida incondicional, sem que esta esteja condicionada a nomes, amizades com parcerias, diretorias, políticagens e outras bobagens do tipo. Meu rabo não é preso com ninguém, meu amor pela Vila é gratuito, pois o único retorno que me dá é a felicidade de ser torcedor desta escola MARAVILHOSA. Ser VILA é saber que A VILA ISABEL está acima de toda essas bandalheiras, é pensar e trabalhar pela felicidade plural, mesmo que a vontade pessoal seja contrariada. Ã? desejar que façamos um EXCELENTE CARNAVAL, independente de nosso samba ter caído ou não, para mostrar a todos a grande escola de SAMBA que somos, mostrar que nossa comunidade quando pisa na avenida sabe ser mais forte que qualquer contrariedade. E, sinceramente, não vislumbro nenhuma dessas possibilidades se alguns de nós continuarmos a insistir nessa atitude DERROTISTA e complexo de INFERIORIDADE, SIM, pq mesmo com muito mais fatores pesando a favor, alguns sempre insistem em se ater somente aos fatores negativos... Isto sim que não é seriedade. Sinto muitíssimo se não me fiz compreender anteriormente, mas esse é o meu ponto de vista. O coração às vezes pode sangrar, mas ele jamais deixará de ser Vila Isabel... O corpo pode fraquejar mas a alma sempre será azul e branca. Abraços a todos e encerro por aqui minha participação nesse tópico.

Noticia: Após dezessete anos, Martinho vence novamente samba-enredo na Vila Isabel
Postado: 2009-10-08 17:20:07
Cada um pensa da maneira que achar melhor... E eu encaro da seguinte maneira: Ã? EVIDENTE que nosso concurso vem passando por um crise (diria, GRAVE) de credibilidade juntos aos compositores, e isso tem se refletido na qualidade das safras e dos sambas... Basta perceber que, de uns anos pra cá, salvo por algumas obras, o nível está decaindo e muito. E a culpa não é dos compositores, mas sim da diretoria e sua maneira de proceder para com o concurso, sem transparência e obscuramente... Quem lê meus comentários (sou um dos mais antigos participantes desse espaço, estou aqui desde o início) sabe o quanto eu tenho sido um crítico da atual administração, pois acho que a mesma é autoritária e nada afeita ao diálogo e à voz dos segmentos. Não tiro a razão de quem se revoltou com a maneira como foi conduzido o concurso desse ano, realmente, foi de uma falta até mesmo de DIGNIDADE absurda o que nossa diretoria fez, falta de respeito aos nossos poetas, que não merecem... Isso sem contar as declarações nada ortodoxas de nosso presidente. PORÃ?M, vamos raciocinar: depois do samba escolhido, bateria ensaiando, 1º ensaio de comunidade realizado, carnaval todo planejado, o que adianta continuar com esse protesto? Adianta ficar falando mal da escolha até hoje? Vai resolver alguma coisa fazer protestos isolados no SRZD? Sinto dizer, mas NÃ?O VAI!!! A diretoria não vai trocar o samba, não vai voltar com o samba q era de suas preferências, não vai repensar a disputa para torná-la mais justa... Essa é a realidade, infelizmente... Se quisermos que nossa diretoria reveja valores (e queremos), é direito nosso protestar, mas é um dever fazer isso de maneira efetiva e no momento apropriado, para que o mesmo tenha o alcance desejado. Coninuar com essa atitude só ajuda numa coisa: expor negativamente a imagem de nossa Escola e prejudicar nossos preparativos pro carnaval 2010. Reflitam. Os torcedores de outras escolas (sobretudo as postulantes ao título) ador

Noticia: Vila Isabel faz nova gravação do samba-enredo para o Carnaval 2010
Postado: 2009-10-07 21:22:28
E eu gostei tanto que já até baixei... O Tinga é fera e conseguiu melhorar o que já era bom, a gravação ficou um espetáculo... Lindo!!!

Noticia: Vila altera letra do samba campeão
Postado: 2009-10-07 15:48:48
O refrão central apenas voltou a ser como na 1ª versão, apresentada ainda em agosto, com as mesmas 6 linhas de antes... O povo viaja total...rs

Noticia: Após dezessete anos, Martinho vence novamente samba-enredo na Vila Isabel
Postado: 2009-10-07 15:36:33
Apoiado, Wagner! Se entrarmos na avenida pensando de maneira tão derrotista, é melhor nem desfilar!!! As co-irmãs agradecem!!! E mais, lembrem-se que antes de ser campeã com um dos desfiles mais acachapantes da história do carnaval (Kizomba) a Vila era classificada por todos como "a bola da vez" do rebaixamento, devido as inúmeras e gravíssimas complicações de seu pre-carnaval... Pensem nisso!!! Chega desse complexo de inferioridade!!! Vamos trabalhar sério e com dedicação para alcançar um resultado primoroso, pois só depende de nós o sucesso da Vila na avenida... Estamos trazendo um dos mais importantes enredos de nossa história, temos estrutura e organização, uma comunidade maravilhosa, um carnavalesco que dispensa comentários, além de alguns dos melhores profissionais do carnaval em nossa equipe... Claro que temos nossos problemas pessoais, mas quem não os tem? Não se deixem contaminar pelo pessimismo desnecessário, não sofram por antecipação!!! O que importa é que o saldo da balança pende muito mais a nosso favor: temos tudo não só para fazer um excelente desfile, mas um carnaval histórico e CAMPEÃ?O. Como já disse, depende apenas que NÃ?S, VERDADEIROS VILAISABELENSES nos unamos em prol desse objetivo, com mto respeito, humildade e perseverança... AVANTE VILA ISABEL!!! VIVA NOEL!!!

Noticia: Vila altera letra do samba campeão
Postado: 2009-10-05 23:21:56
Valeu, pessoal do SRZD... Agora sim! rs... Abs.

Noticia: Vila altera letra do samba campeão
Postado: 2009-10-05 22:14:55
Ã? equipe do SRZD, por gentileza, gostaria que me esclarecessem uma dúvida: nesta versão final, o refrão principal foi retirado? (Tem a energia da nossa Vila Isabel)... Vi em outra fonte essa divulgação da letra e a mesma constava com o referido refrão. Desde já agradeço a atenção... Abs.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-10-03 21:01:09
Pessoal, o mais importante agora é ir para a quadra e torcer MUITO pelo samba que mais gostamos, e ter em mente que, independente do resultado, devemos pensar no sucesso da VILA ISABEL e, pelo amor que sentimos por esta agremiação maravilhosa, abraçar a obra campeã seja ela qual for, com toda a nossa força, garra e paixão, pois somente assim, com a união incondicional de todos nós é que conseguiremos o resultado que tanto almejamos: o lugar mais alto do pódio do carnaval 2010, o ano em que vamos cantar nosso grande POETA NOEL ROSA... Já garanti meu ingresso e daqui a pouco estarei naquela quadra que eu adoro... Abs a todos, boa sorte aos compositores e AVANTE VILA!!!

Noticia: Ricardo Fernandes é da Tijuca
Postado: 2009-09-27 13:52:54
Ricardo Fernandes, muito sucesso em sua nova empreitada e também à simpática Unidos da Tijuca... Abraços.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-27 13:41:02
O diretor de carnaval pedir demissão por conta de um samba complicado... Sinceramente... Alguém aqui já se esqueceu quem é que influenciou a diretoria a juntar dois sambas heterogêneos que resultou numa obra DESASTROSA na final? Vão me dizer que aquele TROMBOLHO, responsável direto pelo fracasso de nosso desfile em 2008 (perdemos pontos astronômicos em samba, harmonia, conjunto e evolução) era mais fácil de ser levado para a avenida? Ricardo sem dúvida fará falta, trata-se de um excelente profissional, desejo muita sorte a ele em sua nova empreitada, mas a saída dele certamente está ligadas a outros fatores, que por questões éticas não cabem ser discutidos aqui...

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-27 13:36:45
Essa fase é complicada mesmo... Respeito os ânimos exaltados de alguns, algo perfeitamente compreensível, afinal, todos ficamos chateados quando um samba que apoiamos é cortado. Nenhum poeta gosta de ser eliminado do concurso, ninguém gosta de perder, toda derrota é horrível. MAS, isso não pode justificar a afirmação absurda de que a VILA, por conta de um corte de samba, deveria ser rebaixada e voltar ao acesso "lugar de onde jamais deveria ter saído"... Peraí pessoal. Tá certo que a nossa diretoria erra mais que acerta, que nosso concurso precisa de mais transparência, pelo bem da Ala de compositores rever seus conceitos, nisso eu concordo plenamente... Mas a instituição está acima disso, de sua presidência e suas incongruências!!! Devemos RESPEITAR a Vila Isabel, grande escola de samba, que pela sua história, tradição, pela sua importância dentro da história do carnaval tem seu lugar cativo na ELITE das agremiações, SEU LUGAR DE FATO E DE DIREITO, que ocupa POR MÃ?RITO. Vamos diferenciar as coisas!!! Nessas horas tensas é que podemos separar o SAMBEIRO do SAMBISTA. O sambeiro, quer o bem de alguns em detrimento do todo, que não lhes interessa... Em contrapartida, o sambista, que ama verdadeiramente sua agremiação, deseja o melhor pro todo mesmo que para isso a sua própria vontade seja contrariada... Quem é VILA ISABEL de verdade, RESPEITA esta bandeira maravilhosa, apóia a escola com o samba que for, mostrará toda a sua raça e cantará com a mesma garra se a obra escolhida for um boi-com-abóbora ou uma antologia... "Eu não quero saber, eu só sei que sou VILA ISABEL"...

Noticia: Porto da Pedra lança logo do enredo
Postado: 2009-09-24 12:27:37
A idéia inicial me pareceu interessante e dentro do enredo, criar uma logo como se fosse capa de uma revista de moda... Porém, a execução deixou a desejar e muito. Não sei se foi a escolha errônea das cores, a disposição dos elementos nada feliz, a poluição visual ou tudo isso junto, mas vou ter de concordar com a Denise: breguíssimo (2)

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-22 23:30:32
Sou da vila, sinceramente, não vale a pena se estressar... Concurso de samba enredo é uma coisa tão complexa, muuuuitas variantes... Creio que, se as coisas continuarem a caminhar no ritmo atual, na final teremos a ZEBRA e o LEÃ?O... Quem pode mais? Será o dia da caça ou do caçador??? E ainda tem gente dizendo que a definição de nosso concurso será das mais chatas... Eu só sei que não perco essa "chatice" por nada... rs...

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-22 23:15:28
Sou_Vila, é complicado, mas samba nota 10 a curto prazo é aquela obra que certamente garantirá a nota máxima no desfile - por razões óbvias - mas que, por tudo que a envolve, sua simples escolha poderá trazer, ou melhor, TRARÁ ainda mais complicações a médio e longo prazo no que se refere a nosso concurso e sua credibilidade (já combalidíssima pelas lambanças da atual gestão)... E a renovação de longo prazo seria justamente a surpresa que eu citei, outro samba que, muito embora não seja a garantia da nota 10, tem qualidades e pode garantir para nossa Vila um bom trabalho em termos de canto e evolução, além do que, seria uma boa saída para nossa disputa voltar a ter crédito junto aos compositores, pois traria a oxigenação tão necessária ao resultado, ainda que gradativa, respaldada no apoio dos componentes. Lembrando que 2010 é fim de triênio, e isso significa mudanças...Abs.

Noticia: Veja vídeos dos oito sambas concorrentes da Imperatriz
Postado: 2009-09-22 01:54:18
Se a lógica fosse esta, a primeira que deveria ter sido visitada era a PORTELA, pois com seus 21 títulos coloca no bolso as citadas... Acredito que todas as agremiações serão contempladas com a visita da equipe do SRZD até o término das eliminatórias; é bom para que aqueles que moram fora do Rio possam sentir como é o clima da quadra de sua Escola de Samba e vejam como tem se apresentado seu samba preferido nas eliminatórias e tirem suas conclusões...

Noticia: Ouça gravação do samba concorrente de Martinho para Vila Isabel 2010
Postado: 2009-09-22 00:58:36
(CONTINUAÃ?Ã?O) Somente aí, os novos tempos estarão consolidados, os súditos do "império do funcional" felizes e o samba sambando de vez!!! Divagações a parte, uma certeza: sem passado não há presente, e nem futuro. Triste é o povo que não valoriza e não ensina a valorizar sua história e tradições, um viva a democracia de expor publicamente nossas opiniões e um minuto de silêncio pelos pontos de vista natimortos de alguns.

Noticia: Ouça gravação do samba concorrente de Martinho para Vila Isabel 2010
Postado: 2009-09-22 00:57:08
Ã?... Depois de décadas de experiência nas costas em termos de samba de enredo, Martinho passou de gênio reconhecido e aclamado a compositor medíocre, pois, segundo li o parâmetro do que é qualidade, acaba de mudar. Os sambas não devem mais ser avaliados pelo seu valor enquanto produção musical e artística, mas sim, pela sua capacidade de animar frisa; portanto, nós que vivemos o carnaval o ano todo, comecemos a nos atualizar: SAMBA BOM é o pula-pula funcional descartável que faz resuminho da sinopse, que anima alguns turistas na arquibancada (pq o povão, foi-se a tempos) e SAMBA RUIM é a obra melodiosa, dolente, de letra e melodia bem trabalhadas. Portanto, nesse novo e inusitado cenário, comecemos por passar a borracha no que até então eram considerados clássicos imortais do samba de enredo, como "Yayá do Cais Dourado", "Onde o Brasil aprendeu a liberdade", "Quatro séculos de modas e costumes", "Sonho de um Sonho", "Pra tudo se acabar na quarta feira", "Raízes", "Gbala"... pois isto não tem mais valor, não levanta gringo nem faz bater palminha na quadra... Aproveitemos para também apagar da história os grandes sambistas, além do Zé Ferreira, que só sabem - ou ainda teimam - em compor nesse obsoleto formato, estes não podem existir nesses novos tempos, afinal, sua simples presença é considerada "lamentável". Isto feito, que coloquemos em seu lugar a figura das celebridades que geram mídia e $$$, sem nada acrescentar as Escolas de Samba... Aliás, que samba??? Já não trocamos o SAMBA pelo pula-pula? Então, que completemos a "modernização": as agremiações deverão ser consideradas Gremios Recreativos Instituição de Desfile e Marchinhas (GRIDM), desfilarão imponentes com seus carros de 100 metros, componentes robóticos-cabides-de-cangalha, baterias metralhadoras que embalarão suas marchinhas funcionais oba-oba-pula-pula e apinhadas de famosos... Somente aí, os novos tempos estarão consolidados, os súditos do "império d

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-21 23:31:21
Sou_Vila, prefiro não citar nomes ou números, pq poderão pensar que minha opinião se trata de uma cavada quando não é, afinal, não conheço nenhum dos compositores da determinada parceria, PORÃ?M, digamos que o samba em questão seja uma obra que eu mesmo não daria nada pela gravação, mas que na quadra mostra a sua cara, ganha uma energia surpreendente e por conta disto, vem crescendo absurdamente nas eliminatórias e se destacando positivamente, despertando o interesse de nossa comunidade... Caso escolhida, após pequenos ajustes (um pouco na letra, um pouco na melodia) poderá representar nossa Vila muito bem... Seu sucesso depende exclusivamente do que a nossa diretoria pretende para o futuro de nossa agremiação: nota 10 a curto prazo ou a renovação positiva do nosso concurso a longo prazo... Vamos ver. Abs.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-21 20:25:45
Depois da última eliminatória, saí da quadra sentindo o cheiro de uma zebra(ça) no ar... Em todo caso, vamos aguardar, pois é mais prudente.

Noticia: Escola que subir do Grupo A para o Especial terá que pagar R$ 50 mil
Postado: 2009-09-16 23:55:11
Pois é, oficializaram o que já era feito na miúda pela AESCRJ, e escancararam de vez, já aproveitando o embalo para esfolar a Ilha. Ã? o padrão vesga (opa, lesga) de qualidade... Outra: será que esse ano vai rolar rebaixamento ou vão virar a mesa mais uma vez?

Noticia: Ouça gravação do samba concorrente de Martinho para Vila Isabel 2010
Postado: 2009-09-16 23:11:02
Gostar ou não do samba é opinião de cada um, PORÃ?M, vocês deveriam respeitar o GRANDE Martinho da Vila... Se ele tem o nome que tem, respeitado no Brasil e no exterior, é porque o construiu graças a seu incontestável talento, a serviço de uma carreira sólida de mais de 40 anos... Se hoje seu nome é referência, e simbolo de fidelidade a uma bandeira, é porque ele tem serviços prestados que transcendem qq contribuição que um sambista já deu ou poderia dar à sua Escola de coração... Isso não se consegue da noite pro dia!!! "RESPEITEM QUEM PODE CHEGAR AONDE A GENTE CHEGOU"... Respeitem quem pode revolucionar o samba como o Mestre revolucionou, admirem quem pode criar as obras-primas que o Zé Ferreira criou... Outra: querem tacar pedras, o façam na vidraça certa, e, no caso de alguns, EM SEUS PRÃ?PRIOS TERREIROS... Martinho não pode ser responsabilizado ou desqualificado por conta de uma diretoria pra lá de confusa que desde o pré-carnaval tem feito um tititi com seu nome, e assim, prejudicando - e muito - o concurso desse ano!

Noticia: Presidente da Vila Isabel diz que samba de Martinho é uma obra-prima
Postado: 2009-09-16 18:49:43
Compositores retirarem samba do concurso?! Ã??! Todo vilaisabelense sabe o quanto a nossa Ala de compositores é por demais desunida! Ã? cada um por si e Deus por todos! Vejam que, diante de tantos abusos, absurdos e desrespeitos (que já perduram não é de hoje), o que nossos poetas preferem fazer? Reclamar nos bares e botequins da vida, ou se afastar do concurso, quando deveriam se unir num grupo coeso, forte, bem representado, capaz de se impor diante da presidência e seu autoritarismo, com a importância que esta tão nobre ALA merece. A união faz a força, e se para ser ouvido é preciso que se faça um escândalo coletivo, que seja!!! Que coloquem a boca no trombone sem medo, exijam seus direitos, lutem por mais respeito, igualdade, transparência na condução do concurso. Do jeito que está, sem qualquer oposição e/ou reclamação, a diretoria continuará se sentindo livre para deitar e rolar na Escola, achando que tudo pode, tudo sabe e que sua palavra é a Lei no Boulevard... Volto a perguntar: é isso que queremos para nossa tão amada Vila?

Noticia: Depois do samba, o funk na Mangueira
Postado: 2009-09-15 23:51:36
Não combina. Que a Estação Primeira queira levantar fundos com a bilheteria, nada mais válido, ela tem sempre lotação esgotada e tem mais é que aproveitar... Mas que promova os eventos em dias separados, afinal, são públicos distintos. Quem vai ao ensaio quer ouvir SAMBA e não FUNK, e quem vai ao baile, quer ouvir FUNK e não SAMBA. Simples assim; misturar tudo num dia só, fica cansativo para ambos. Abs.

Noticia: Presidente da Vila Isabel diz que samba de Martinho é uma obra-prima
Postado: 2009-09-15 23:28:51
Quando a administração de uma Escola de Samba deixa de conciliar os ensejos de sua base, que é sua comunidade, passa a impor ao invés de ouvir, ignorar a voz de seu povo quando deveria representá-la, quando os mandatários se sentem no direito de ferir as tradições da agremiação, achincalhar com seus valores, descaracterizar seus segmentos mais importantes, destratar seus baluartes, é sinal MAIS QUE EVIDENTE que as pessoas que ocupam seus cargos de direção não estão compreendendo a verdadeira extensão de suas responsabilidades, e pontanto, NÃ?O SÃ?O MERECEDORES DO CARGO AO QUAL FORAM CONFIADOS... Vila Isabelenses, é isto que queremos?

Noticia: Presidente da Vila Isabel diz que samba de Martinho é uma obra-prima
Postado: 2009-09-15 22:59:19
O Presidente Moisés, como sempre, perde aquela excelente oportunidade de ficar calado ou, pelo menos, ser mais comedido... Ã? impressionante o talento que tem para meter os pés pelas mãos e gerar intenso mal-estar em cada declaração... Fico a imaginar: seria problema de assessoria ou pura falta de discernimento?! Pra que citar nomes?! Ficou feio, desnecessário, esquisito, ainda mais quando estamos no período conturbado da reta final das eliminatórias... Bastava dizer que existem três sambas em condições, sem falar nome algum, e pronto, quem quisesse saber, que fosse na Escola em dia de ensaio e tirasse suas conclusões... Adora complicar o simples! Nunca vi! E tome exposição negativa para a Escola e confusão na internet! Para piorar, em caso de vitória do Martinho, essa será desqualificada e mal-vista pelo público em geral, em função de toda essa POLÃ?MICA ORQUESTRADA pelo nosso presidente que já se estende desde o pré-carnaval... Depois, ele não sabe (ou finge não saber) pq nosso concurso de samba-enredo vive UMA CRISE DE CREDIBILIDADE ABSURDA, existe pouco ou NENHUM INTERESSE por ele, poucos sambas se inscrevem, os compositores da casa preferem concorrer em outras Escolas, que temos um concurso mas não uma disputa a tempos... Está gostando da quadra quase VAZIA, presidente? Ela é a tradução perfeita da popularidade de sua administração junto a nossa comunidade... Pense nisso, não dá mais para deixar de ver o Ã?BVIO.

Noticia: Vila Isabel 2010: morte de Noel Rosa será abordada através de músicas
Postado: 2009-09-10 22:51:55
Compreendo, Cris. O juri da LIESA, há muito, tem uma visão meio estreita e/ou é orientado a fazer uma avaliação onde valorizam o luxo, tecnismo e gigantismo em detrimento das verdadeiras bases do SAMBA. Quantas vezes, nós, meros espectadores, já não vimos campeonatos na passarela, agremiações ovacionadas pelo público e na hora estas não abocanharem sequer uma vaguinha nas campeãs? Como vc bem disse, em se tratando de avaliação, e ainda mais nesses parâmetros, é de fato complicado, e não precisava ser se as mentes responsáveis pela festa fossem, digamos, "mais arejadas"... Enfim... Só nos resta é desejar boa sorte a todas as bandeiras e que as agremiações façam, dentro das possibilidades de cada uma, um grande carnaval! Ã? o jeito...

Noticia: Vila Isabel 2010: morte de Noel Rosa será abordada através de músicas
Postado: 2009-09-10 20:48:15
Cris, concordo que manter o pé no chão, nesse momento, é o melhor que podemos fazer. Até o carnaval, "muitas águas vão rolar" e criar um favoritismo na atual conjuntura é, ao meu ver, precipitação demais... Melhor aguardarmos todas as co-imãs escolherem seus sambas, realizarem seus ensaios técnicos, o barracão tomar forma, daí, talvez, possamos imaginar alguma que pareça estar em condições de um bom desfile... Ã? o que me parece mais sensato, até pq, o desfile em si, só na hora... Onde tudo pode acontecer, ou não... Agora, se me permite, discordo de seu ponto de vista quando diz que o desfile da Vila tinha "enredo, dinheiro, e na hora não aconteceu nada!"... A Vila não ganhou o título (que ficou em boas mãos, diga-se) mas fez, segundo público e imprensa, um dos melhores desfiles de 2009, mérito não só de sua plástica, mas sim, da força, garra e dedicação de seus componentes, que seguraram no gogó e com muita valentia um samba bastante difícil de cantar... A Vila saiu aclamada da passarela e o desfile de 2009 deixou uma boa sensação de dever cumprido. Se o título viesse, maravilha. Não veio, ótimo! Incentivo para melhorar ainda mais! Tal qual a Mangueira (magnífica ESCOLA DE SAMBA, patrimônio da cultura brasileira), a Vila - quando os arregimentadores deixam - sabe ser quente e bota pra quebrar!!! Por isso tb acredito que o encerramento de 2010 será MARAVILHOSO... A Vila do Noel e a Manga da música brasileira é convite pra abalar as estruturas do sambódromo! Que dobradinha fantástica! Será um lindo momento em azul, branco, verde e rosa, até pq até o Noel, dizem, era mangueirense...rs... Abraços!

Noticia: Vila Isabel 2010: morte de Noel Rosa será abordada através de músicas
Postado: 2009-09-10 20:44:28
O Alex é um grande e valoroso profissional, bom gosto e requinte são marcas registradas de suas criações. Bonito ver que, pouco a pouco ele está construindo com a Vila um casamento que promete ser, além de muito duradouro e sólido, proveitoso para ambas as partes... Ã? de fato um orgulho IMENSO tê-lo como nosso carnavalesco... Tanto que, esse ano, ele recebeu a maior prova de reconhecimento ao seu profissionalismo: desenvolver um dos enredos MAIS IMPORTANTES da história da Vila Isabel, nada menos que a homenagem ao centenário de seu maior POETA... falar de NOEL é falar sobre o próprio samba, de certa forma a identidade do bairro de Vila Isabel, sua poesia, sua boemia, seus encantos, sua gente, sua história! Na entrevista, me pareceu que, se por um lado o Alex está ciente de sua enorme responsabilidade e de toda cobrança nela envolvida, por outra, deve confiar na sua capacidade, pois talento não lhe falta para corresponder as expectativas... Avante, ALEX DE SOUZA, mais que nunca, nós da VILA acreditamos em vc!

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-06 17:54:24
Valeu, Sou_Vila! Abs.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-09-06 11:45:26
Antônio Marcos, qual parceria caiu ontem? Não pude ir ao ensaio...

Noticia: Liga prepara mudanças no julgamento do Grupo Especial para o Carnaval 2010
Postado: 2009-08-22 21:48:51
Pouco adianta cinco módulos de julgadores, descarte da maior ou menor nota, se o julgador continua a levar para casa o mapa das notas das Escolas que desfilam na primeira noite, podendo assim ser influenciado por diversos fatores externos até o lançamento da nota final. Se eles quiserem mais credibilidade, essa questão precisa ser revista, até pq, esse fator acaba por influenciar uma rigorosidade muito maior no julgamento das agremiações de domingo em comparação com as de segunda, especialmente a que abre o domingo, e que, coincidentemente, é a que subiu do grupo de acesso, por sinal, as mais prejudicadas nos últimos anos. Outro ponto desnecessário é a elevação da nota mínima para 8, pois, mesmo os julgadores mais "rigorosos" só aplicam penalização na escala de 9 a 10, porém, o usual mesmo é de 9,6 a 10... Enfim...

Noticia: Vila Isabel no cinema
Postado: 2009-08-14 00:05:43
SHOW DE BOLA!!! No caso de Vila Isabel, poderiam fazer uma ponte com a riquíssima história do bairro, que tem muitas coisas a mostrar e contar... Adorei.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-08-11 12:28:27
O que acontece é que o recurso utilizado pelo Martinho, que alguns vem chamando de plágio, ou cópia, tem na reciclagem uma denominação mais apropriada. E ele não é o primeiro a se utilizar desse artifício. Como eu deixei postado na coluna do Luis Carlos Magalhães, para seu carnaval de 1987, no 2º grupo, a Tradição encomendou a João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro o samba de enredo para o desfile "Sonhos de Natal". O samba de enredo tem em sua letra trechos idênticos à composição "O homem de um braço só", de João Nogueira. Não só os versos casaram perfeitamente com a - idêntica - proposta, como o samba, belíssimo, ajudou a Escola em sua ascensão ao grupo principal. No caso do Martinho, não vejo motivo para essa celeuma toda, pois embora a música "Presença de Noel" tenha sido claramente usada como base para a composição de apenas parte do samba, a maioria dos versos semelhantes teve singelas modificações, além da melodia ser diferente também. Se é para criticarmos cópias, plágios, pastichos e afins, que tal começarmos pela fórmula atual dos sambas de enredo, IMPOSTA pelas agremiações, que restringe os compositores a fazerem sambas pasteurizados, com as mesmas construções, com número contado de rimas, número de linhas pre-definido, sem vida e nem identidade, idênticos a tantos outros, ano após ano? Isto é SAMBA? Originalmente, samba é arte, é experimentação, é fugir do óbvio, transmitir uma linguagem, contar uma história com sentimento, saindo do lugar comum. Infelizmente, nos tempos do "funcional padrão", a maior ousadia é ser de fato, tradicional. Abraços.

Noticia: O samba do Martinho
Postado: 2009-08-09 19:52:24
Não entendi o que aconteceu com o meu 1º post, que aqui estava perfeito e ao enviar, saiu com a formatação totalmente estranha. Espero que a mensagem tenha se tornado compreensível...

Noticia: O samba do Martinho
Postado: 2009-08-09 19:45:29
(CONTINUAÃ?Ã?O) Coloquei os trechos coincidentes em caixa alta. Na época, a Tradição foi a vice-campeã do 2º grupo, o que lhe garantiu o direito de ascender ao grupo principal, e o samba é um dos mais belos da história da Escola... Atualmente, não sei como o juri verá esse recurso, mas, de minha parte, não vejo problema. Apenas o artista achou que, trechos criados em uma de suas composições se adequaria a uma proposta nova mas de temática semelhante, ou seja, um samba-enredo para Noël...

Noticia: O samba do Martinho
Postado: 2009-08-09 19:44:34
Luis Carlos Magalhães como sempre brilhante. Sobre a questão do que podemos chamar de "auto-plágio" do Martinho, não é a primeira vez que este recurso foi utilizado. Fiz uma breve pesquisa, e eis que chego no samba de enredo de 1987 da Tradição, "Sonhos de Natal", encomendado aos grandes João Nogueira e Paulo César Pinheiro que possui trechos idênticos à composição "O Homem de um braço só" de João Nogueira, a conferir: (Sonhos de Natal): Vem chegando a Tradição / Benzendo o chão da passarela / E pra falar nos Sonhos de Natal / Pedimos licença a nossa querida Portela / Entre Oswaldo Cruz e Madureira / Ele pôs sua bandeira / E fez seu estado maior / Senhor da fé e patrono da alegria / Samba, jogo e valentia / Comandou com um braço só / COM UM BRAÃ?O SÃ? / COM UM BRAÃ?O SÃ?, JÁ DEI TAPA EM VAGABUNDO / DEI A VOLTA PELO MUNDO MAS TAMBÃ?M JÁ FIZ O BEM / COM UM BRAÃ?O SÃ?, VOU VIVER A VIDA INTEIRA / MANDANDO EM MADUREIRA E EM OUTRAS TERRAS TAMBÃ?M / Oh Natal / Oh Natal que saudade / Foram dezenove Carnavais / Toda cidade era felicidade / Sonhos bonitos que já não voltam mais / Vem e guia seus filhos / No derradeiro sonho do seu coração / Volta pra avenida iluminada / Mostra pra rapaziada / Que é a Tradição / Chegou, chegou mas só vem quem quer / Quem é sonhador, como a gente é / Chegou, chegou pra dizer no pé / Respeitando os sonhos do senhor da fé ||| (O Homem De Um Braço Só): Com um braço só, / Já fiz o que você não faria / Acho que era covardia, / Eu ter dois braços também / Com um braço só, / Eu já dei muito trabalho / Carteei muito baralho / Bem melhor do que ninguém, / COM UM BRAÃ?O SÃ?, / JÁ DEI TAPA EM VAGABUNDO / DEI A VOLTA PELO MUNDO, / MAS TAMBÃ?M JÁ FIZ O BEM / COM UM BRAÃ?O SÃ? / VOU VIVER A VIDA INTEIRA / MANDANDO EM MADUREIRA / E EM OUTRAS TERRAS TAMBÃ?M / Com um braço só, / Eu comando na avenida / A minha Portela querida / E que me quer tanto bem ||| Coloquei os trechos coincidentes em caixa alta. Na Ã

Noticia: Compositores da Vila Isabel poderão mudar sambas concorrentes para 2010
Postado: 2009-08-09 19:08:33
(CONTINUAÃ?Ã?O) Sobre o concurso em si, o nível realmente não está bom, evidente que o (maravilhoso) enredo poderia - e deveria - ter rendido muuuuuuuuuuuito mais, mas dadas as ciscunstâncias, isso já era esperado, afinal, estamos a viver "momentos complicados" nesse quesito. Mesmo assim, na minha opinião, dos 13 apresentados, três sambas se destacaram, dois podem representar a Escola, e um já tem minha torcida... Mas, para o ano que vem, acredito ser indispensável cobrarmos de nossa diretoria uma postura diferente em relação ao concurso, com mais lisura, transparência e idoneidade. Nossa disputa precisa recuperar a sua credibilidade para que nomes importantes retornem, e que todos os compositores sintam que de fato estão CONCORRENDO em igualdade de condições, onde o único fator determinante da vitória seja a QUALIDADE da obra em concurso, e nenhum outro. Afinal, não basta um grande enredo, a espinha dorsal de uma safra de qualidade (que gera um samba excelente) é a lisura de seu concurso. Essa iniciativa, essa cobrança, tem de partir de nós, componentes, torcedores, sambistas, poetas que AMAMOS essa Escola tão querida...Se depender do nosso mandatário, esqueçam...

Noticia: Compositores da Vila Isabel poderão mudar sambas concorrentes para 2010
Postado: 2009-08-09 19:06:55
Sobre a noite de ontem, quero destacar alguns pontos: a decoração da quadra está linda, muito carnavalesca e de bom gosto. Foi uma idéia ótima usar esculturas e fantasias do último carnaval para adornar a quadra.. Aquela coroa tb ficou muito interessante. Bonito ver um ensaio de SAMBA depois da tanto tempo! Depois da roda de samba que cantou algumas músicas de Noel (Palpite Infeliz foi uma), finalmente trocaram o axé, "e vai rolar a festa" por sambas maravilhosos, como os de 84, 86, 88, 94... muito bom, é assim que deve ser. Aquela roda com baianas e passitas fantasiadas gostei demais, nunca tinha visto na Vila e o efeito foi soberbo... Quem não foi, perdeu esse momento. Destaque tb para a Ruth e Julinho, cada ano melhores! A bateria também deu um show à parte, primeiro se apresentou ao lado do palco e depois, fantasiada na boca de cena do mesmo. Em ambos os casos arrebentou! Foi MUITO aplaudida. (CONTINUA)

Noticia: Diretoria da Vila solicita retirada do samba de Martinho da Vila do ar
Postado: 2009-08-08 13:49:58
Solicitar troca de gravação não é errado, mas uma diretoria interceder pelo compositor (qualquer um que seja!) em época de concurso não é correto e dá margem a "N" interpretações, geralmente as piores possíveis. Mais uma bola fora de nossa diretoria, sobrou amadorismo, faltou discrição.

Noticia: Vila Isabel com 13 sambas inscritos
Postado: 2009-08-08 13:39:49
Chico da Portela, entendo seu ponto de vista, mas André Diniz não é e nem nunca poderá ser considerado um "quase compositor". Ele é um poeta de muito talento e valor, que esteve presente com a Vila nos momentos mais difíceis e foi fundamental quando a Escola mais precisou. Fez sambas memoráveis, entre vencedores ou não. Ele não tem culpa se, de uns anos pra cá, existe uma pressão do "alto comando" de nossa Agremiação por obras "oba-oba-pra-levantar-povão", o que leva, não só ele, mas tb outros compositores a serem obrigados a se adequar a um estilo árido. Se um dia, resolverem valorizar mais a Ala de compositores, se houver reformulações no concurso e este se tornar mais justo e verdadeiramente disputado e o samba passar a ser avaliado unicamente por sua qualidade musical e não por outros fatores, não duvido que ele consiga nos brindar com obras da qualidade das de 94, 95, 99, 2000, por exemplo. Capacidade para isso ele tem de sobra, assim como postura, que demonstrou na atitude corretíssima que tomou esse ano ao não concorrer, para não compactuar com determinadas coisas. Abs.

Noticia: Vila Isabel com 13 sambas inscritos
Postado: 2009-08-08 13:34:14
Fábio, dados os acontecimentos - como bem apontou o Luiz mais abaixo - entre outras lambanças e burradas de nossa diretoria, 13 inscritos ainda me surpreendeu. Esperava menos - aliás, bem menos - quase um boicote da ala de compositores. Há muito, nosso concurso precisa rever (urgentemente) seus conceitos para voltar a ter credibilidade, tal como o Ivo faz na Mangueira esse ano, tornando a disputa menos definida pelo poderio financeiro, força de nomes e mais pela qualidade musical da obra em disputa. Só assim, compositores afastados voltarão, e todos, talentosos que são, se sentindo valorizados e tendo a liberdade de criar em seu estilo original (o verdadeiro estilo Vila Isabelense de fazer SAMBA: melódico, original, poético) é que voltaremos a ter grandes e numerosas obras. Difícil é fazer a "cúpula" de nossa Escola entender isso, já que, pela sua visão limitadíssima do que é samba, só lhe interessa os 40 pontos. Em tempo: não compartilho de sua visão do samba do Martinho, pois acho uma obra lindíssima, um resgate do verdadeiro estilo Vila Isabel de fazer samba. Mas, respeito e muito sua opinião, já que samba é questão de gosto. Abraços.

Noticia: Samba campeão da Vila Isabel
Postado: 2009-08-07 12:28:47
Por gravações, tiramos conclusões precipitadas. Só depois de ouvir todos amanhã, na quadra, é que dá para ter uma opinião formada. Falando nisso, alguém poderia me dizer quantos sambas foram inscritos?

Noticia: Debate sobre os enredos do Grupo Especial para o Carnaval 2010
Postado: 2009-07-29 21:30:49
Ã?tima iniciativa do site. Meus parabéns. Minha nota para a safra seria 8,0: temos alguns ótimos enredos, outros bons ou regulares, um mais complexo, mas todos sem exceção, podem nos surpreender na avenida. Abraços.

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-29 21:09:45
Acredito que Martinho explica a questão e acaba por esclarecer essa discussão através da música "Presença de Noel": Se um dia / A boemia me chamasse / Com saudade e perguntasse / Por onde anda Noel / Com o meu sorriso responderia / O autor de "Filosofia" / Anda na terra e no céu / Eu não sambei com Noel / Com ele eu não cantei / Porém um dia sonhei / Que eu era o seu menestrel / Eu não bebi com Noel / Eu não vivi com Noel / Mas sei que ele está presente / Com a gente em Vila Isabel / E na avenida / Se me vêem como espelho / Eu sou o seu aparelho / Num transe de carnaval / E a fantasia que se usa / Já tem os tons de lá do céu / Que são as cores / Da nossa Vila Isabel.... VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=F6aV60kRDPs

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-29 21:09:06
Walter, que bom saber que somos conterrâneos; também sou morador de Vila Isabel, resido no bairro durante toda uma vida, e, como não poderia deixar de ser, sei que Noel, por ter morrido muito jovem, não teve o prazer de ser o fundador da Escola de Samba de seu bairro, portanto, não posso ousar cometer essa gafe histórica ao dizer que o poeta teria sido um dos "criadores" da Vila; Tanto que, quando citei sua importância, em todo momento me referia ao bairro e não ao GRESUVI. Talvez - até pela minha falta de conhecimento - tenha me equivocado ao tentar um paralelo de maneira por demais sutil e subliminar, ou seja, mostrar que, por ter sido fundamental à história musical do bairro, tenha acabado por influenciar alguns ideais posteriormente assimilados pela Unidos de Vila Isabel, seus fundadores e sambistas, até pq ambos (bairro e escola) são como se fossem a mesma entidade. No mais, como acredito que concordamos em tudo, principalmente na defesa do poeta e enredo em seu segundo post - motivo pelo qual fiz minha primeira série de postagens - não vale a pena prolongar esse debate, até pq, todos admiramos o mesmo mito, genialmente chamado por vc de Mandela do Samba, (numa associação muito feliz, diga-se de passagem), reconhecemos a sua importância, seu maravilhoso legado de igualdade e quebra de barreiras deixado, amamos a nossa Vila Isabel (para não confundir: bairro e escola..rs) e temos profundo respeito à(s) sua(s) raíze(s). Obrigado por dividir seus conhecimentos, com argumentos muito bem embasados; é sempre bom aprender com quem sabe e assim nos redimir de nossos humanos equivocos, por mais não-intencionais que sejam. Abraços.

Noticia: Jorge Aragão se apresenta na quadra do Salgueiro no início da disputa de sambas enredo
Postado: 2009-07-28 23:02:45
Com certeza... eu já fui a alguns shows do Jorge Aragão na quadra da Vila, e é sempre nota 1000, coisa fina. Recomendo.

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-28 22:55:55
Caro Wagner, que nada!!! rs...Bondade sua... apenas tentamos dar a nossa contribuição da melhor e mais respeitosa maneira possível... Noel fez tanto pela Vila e pelo samba, que, acredito, o mínimo que poderíamos fazer é, sempre que possível, exaltar a sua obra de toda uma vida - breve sim, mas profícua como poucas - mesmo que para isso nossa desenvoltura com as palavras jamais chegue a 1/1.000.000 da inspiração que nosso querido poeta teria para tal... Não iria comentar nada, até pq a discussão que rolou aqui não poderia gerar nada de produtivo, mas tb não pude ficar impassível diante de alguém que, para endossar argumentos vagos e contraditórios, acaba por falar que o enredo sobre Noel Rosa seria "sofrível"... Só nós que sabemos o quanto Noel significa para nós Vila Isabelenses! Desprezar o poeta é desprezar o nosso bairro de Vila Isabel e ofender suas raízes.. E isto é inaceitável sob tantos aspectos que não poderia passar sem que pelo menos uma defesa fosse feita, mas sempre com argumentos e sem ofensas. Abraços.

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-28 20:28:09
(CONTINUAÃ?Ã?O) Mas se não vier, se uma co-irmã levar, ótimo também!!! Parabéns para ela! A Vila é uma ESCOLA DE SAMBA de primeira (e não de dentro de meia) não pq tem uma infinidade de títulos conquistados por carnavais luxuosos, mas sim, pq tem fundamentos, pq vem da essência do samba CARIOCA, cresceu na adversidade, contribuiu para o carnaval com sambas antológicos, sambistas imortais, baluartes respeitados e é um exemplo de luta e superação... E isto, me perdoem, não há dinheiro que conquiste... E espero que nossa diretoria entenda isto também um dia... Enfim, desculpem pela "sinopse-comentário", mas precisava desabafar. Abraços a todos.

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-28 20:23:10
(CONTINUAÃ?Ã?O) Mas se não vier, se uma co-irmã levar, ótimo também!!! Parabéns para ela! A Vila é uma ESCOLA DE SAMBA de primeira (e não de dentro de meia) não pq tem uma infinidade de títulos conquistados por carnavais luxuosos, mas sim, pq tem fundamentos, pq vem da essência do samba CARIOCA, cresceu na adversidade, contribuiu para o carnaval com sambas antológicos, sambistas imortais, baluartes respeitados e é um exemplo de luta e superação... E isto, me perdoem, não há dinheiro que conquiste... E espero que nossa diretoria entenda isto também um dia... Enfim, desculpem pela "sinopse-comentário", mas precisava desabafar. Abraços a todos.

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-28 20:21:35
(CONTINUAÃ?Ã?O) enriqueceu ainda mais sua produção musical. Folião, quem o visse nos carnavais da Vila jamais o chamaria de triste, era sempre a atração do "faz vergonha", bloco tradicional do bairro. Todas essas experiências, aliadas a um talento e inspiração incomparáveis, deu origem a uma obra vastíssima e magistral, até hoje considerada incrivelmente atual pelas novas gerações de compositores, embora breve. Toda essa intensidade também nos privou cedo de seu convívio, morrendo aos 26 anos no auge de seu talento...Imaginem quantas obras magníficas faria se vivesse mais! Acho um erro absurdo desmerecer Noel por aspectos de sua vida, é praticamente menosprezar a relevância de sua produção musical, é passar um atestado de desconhecimento de sua importância enquanto compositor, ofensa ainda maior, quando em 2010 comemoraremos o centenário de seu nascimento... Aliás, esse é um momento mais que oportuno, onde a Escola de Samba que é o bairro que ele tanto amou e decantou nas suas mais inspiradas canções o homenageará... Desta vez, é a VILA que cantará seu poeta, ainda presente em cada recanto de Vila Isabel. Noel vive nas calçadas musicais, nas praças, bares e esquinas... Sua aura boêmia ainda ilumina as noites do Boulevard, inspira nossos poetas, seguidores de seu legado... Como bem disse o grande Martinho, cantaremos nosso MITO, louvaremos o que há de mais belo em nossa essência, mostraremos o mais puro de nossa alma, em plena passarela... Será uma entrega total, e é com esse sentimento que vamos desfilar!!! Triste, martírio, sofrível? NUNCA!!! Cantar Noel, só se for com muita alegria... Afinal, ele mesmo que disse "quando eu morrer, não quero choro nem vela"... Isto é que importa!!! Dizendo por mim, já me considero abençoado por poder cantar Noel e agradecer a ele tudo de bom que fez pela Vila e pelo samba... Se, depois de tudo, nos considerarem favoritos, bom, e se isto traduzir em títulos, ótimo. Mas se não vier, se

Noticia: Novos comandos: Veja vídeos das estreias das baterias da Vila e Beija-Flor
Postado: 2009-07-28 20:19:52
De fato, numa coisa eu tenho de concordar: a difamação é sim a arma dos fracos... E difamar Noel Rosa, mais que uma fraqueza, é inconcebível e inacreditável... Acho muito vago esse argumento que alguns poucos vem usando, dizendo que a Vila fará um carnaval triste pq Noel era um homem triste... As associações sempre me parecem forçadas e apelativas, até pq, uma coisa não tem nada a ver com a outra e ao insistirem, tentam a todo custo nos convencer do contrário, na tentativa de desmerecer essa grande atitude de reconhecimento da Vila Isabel... Sugiro uma leitura à sinopse da Escola. Ã? um bom texto, explica a proposta de enredo com clareza. Lá está o viés da proposta, que enfoca a OBRA desse grande compositor Vila Isabelense, que, pela sua importante contribuição ao samba e à música popular brasileira, é considerado como um de seus maiores e mais respeitados expoentes, fator pelo qual, merece a relevância de ser um enredo de Escola de Samba. Quando o assunto é Noel Rosa, falamos do primeiro a utilizar-se da música como veículo de crônica e crítica social... Portanto, de alguém que se espelhava no mundo á sua volta e em suas experiências pessoais para criar suas composições. Nesse aspecto, se torna muito difícil fazer a dissociação da vida e obra do poeta, uma vez que ambas andam juntas, entrelaçadas. Pelo que se sabe, Noel era um homem triste, por fatores vários, como, por exemplo, o complexo causado pelo seu defeito no queixo. Mas isto não quer dizer que tenha, necessariamente, vivido uma vida triste, muito pelo contrário... Boêmio inveterado, vivia em bares e botequins, onde compôs algumas de suas obras primas... Transgressor, foi o primeiro compositor oriundo da classe média a subir o morro e firmar parcerias com seus poetas e divulgar - pela então neófita indústria fonográfica - suas obras em composições imortais... Ainda, era assíduo frequentador da Lapa, e fazendo amizades com seus mais variados tipos, enriqueceu

Noticia: Leia a sinopse do enredo da Portela
Postado: 2009-07-20 15:57:26
O tema e sua sinopse podem até ser áridos, mas em se tratando de PORTELA e sua fantástica Ala de compositores, eu não duvido nada da capacidade deles em transformar isto em samba de primeira...

Noticia: Enquete: Qual o melhor enredo do Grupo Especial para o Carnaval 2010?
Postado: 2009-07-20 15:40:51
Outra, esse ano eu tinha decidido apenas acompanhar sem participar, mas, eu só voltei a escrever pq senti que alguns poderiam pensar que as opiniões viscerais de apenas um componente de nossa Escola representasse a visão do coletivo da Vila Isabel, o que não é verdade... Quem é do samba, sabe que a nossa azul e branca é uma das Escolas que mais respeita as co-irmãs, e sempre recebe todos de forma muito calorosa... Talvez por isso, seja tão querida, a ponto de ser considerada como o "América do samba", ou seja, segunda Escola da maioria dos sambistas. Era isto que gostaria de esclarecer... Quanto ao YGOR, meu caro conterrãneo, por favor, vamos opiniar mas sempre mantendo o respeito que as agremiações merecem!!! Respeito é bom e todo mundo gosta!!! Noël, que era Noël, se tornou um ícone imortal do samba pq, além de gênio, era humilde a ponto de compor os seguintes versos "(...) salve Estácio, Salgueiro e Mangueira, Oswaldo Cruz e Matriz, que sempre souberam muito bem / A Vila não quer abafar ninguém / Só quer mostrar que faz samba também" do samba de sugestivo título "Palpite Infeliz"... Nisso, Noël acabou por nos dar uma lição de respeito e postura... Pense nisso, será que nosso poeta maior aprovaria uma conduta diferente daqueles que seguiram seu legado? Daqueles que são apaixonados pela Escola de Samba que é praticamente o bairro que ele tanto amou? Acredito que não. Evidente que reconheço que por vezes a paixão que sentimos pelas nossas bandeiras nos torna muito intensos, porém, é preciso conter os excessos, do contrário, poderemos causar mais danos à imagem de nossa Escola que qualquer outra coisa, portanto, vamos maneirar. Abração azul e branco.

Noticia: Enquete: Qual o melhor enredo do Grupo Especial para o Carnaval 2010?
Postado: 2009-07-20 15:38:48
Impressionante como que um tópico sobre a enquete de melhor enredo vira essa competição besta de "qual é o maior compositor", "que Escola contribuiu mais pro carnaval" ou então aquela troca boba de ofensas... "minha escola tem mais chão", "a minha tem mais estrutura".... Pior, é que acaba sobrando até para quem não tem nada a ver com isto, como os carnavalescos, que já estão lá no barracão queimando as mufas.... Pessoal, para que isso? Essa discussão tola, como sabemos, não leva a absolutamente nada, só à exposição desagradável das Agremiações com consequencias péssimas, tais como a troca de farpas mútuas, falta de respeito, opiniões exarcebadas e fanáticas... Vamos parar por aqui, sim? Tenho certeza que nem Cartola nem Noël, amigos como eram, aprovariam esta celeuma desnecessária... O certo é que Mangueira é o povo e não cabe explicação e a Vila não quer abafar ninguém... Ambas só querem mostrar que fazem samba também!!! Eu, como VILA ISABELENSE que sou, gosto do melhor do samba, e como tal, não poderia deixar de ter profunda admiração pela Estação Primeira de Mangueira, esta agremiação, mais que um pilar do samba, é um patrimônio da cultura brasileira... Escola de tradição, de gente bamba, de Cartola, de Nelson, de D. zica, D. Neuma, de Jamelão, de tanta história, de tantas contribuições, de tantas superações e glórias... Bonito ver o Mangueirense na nossa quadra, sempre orgulhosos em vestir seu verde e rosa como se fosse um manto sagrado, sempre altivos e alegres, e, acima de tudo, respeitosos, donos de uma classe que só alguém que pertence a realeza do samba poderia ter. Abraços a todos e VAMOS VIVER EM PAZ. Salve Noël, Salve Cartola, Salve o Samba, as Agremiações e Salve o sambista!!!

Noticia: Vila confirma disputa de samba-enredo; leia a sinopse completa sobre Noel Rosa
Postado: 2009-07-20 15:30:50
Retifiquei meu nome no perfil, vamos ver se agora funciona...rs... Quanto ao enredo, é um gransioso tema... Só quem é Vila Isabel para compreender... Parabéns minha Vila, temos muito trabalho pela frente... Abs.

Noticia: Vila confirma disputa de samba-enredo; leia a sinopse completa sobre Noel Rosa
Postado: 2009-07-20 15:26:19
Ã? um grande enredo, fundamental, dispensa comentários... Só quem é Vila Isabel pode compreender. Parabéns minha Vila, temos um grande trabalho pela frente!

Noticia: Vídeo das fantasias da Viradouro
Postado: 2008-11-30 20:46:09
Impressionante como o movimento e o conjunto são tudo para uma fantasia, não? E essa fantasia da Ala das Baianas é deslumbrante (by Chiquinho Spinoza...rs). Eu que já tinha gostado vendo por fotografias, acabei de me encantar no vídeo. Lindas, lindas e lindas.

Noticia: Fotos das fantasias da Viradouro
Postado: 2008-11-30 20:35:58
Também gostei demais da fantasia da Ala de Baianas; estão muito lindas, como as senhoras merecem.

Noticia: Maestro na bateria da Vila Isabel
Postado: 2008-11-25 23:07:10
Pois é Paul, tomara que essas surpresas não sirvam apenas como subterfúgios para adornar o quadro de previsibilidade imperante de todos os anos... Nosso carnaval anda precisando de uma boa chacoalhada nas bases... E quanto ao trabalho do Alex, pelo que sei, parece estar tudo bem. Desenho de fantasias mantido, e dizem (pois não vi) ser de muito agrado. Vamos ver como ficará...

Noticia: Fotos das fantasias do Império Serrano
Postado: 2008-11-25 22:37:08
Existe beleza além das cangalhas? Simplicidade é sinônimo de pobreza? Ã? obrigatório o luxo, a riqueza e materiais caríssimos para se ter impacto visual e um conjunto deslumbrante? Márcia Lage deu as respostas com o que considero o melhor conjunto de fantasias apresentado até aqui no Grupo Especial, e deixou um exemplo a ser seguido: façam fantasias para valorizar o delicioso prazer de brincar o carnaval!!! Vamos compreender que o componente não é uma alegoria humana e não deve carregar uma caravela nas costas!!! Priorizem a alegria, a evolução solta em detrimento do excessivo tecnismo!!! Aplausos de pé para Márcia Lage e sua equipe, desde já defino seu trabalho em três palavras: RESPEITO, ADEQUAÃ?Ã?O E PERFEIÃ?Ã?O. Respeitem a Serrinha, hein? Ela vem que vem. Abraços da Coroa da princesa para a Coroa Imperial.

Noticia: Maestro na bateria da Vila Isabel
Postado: 2008-11-25 22:17:17
Luiz Cláudio, o Mestre Mug está certíssimo em seu comentário, que soa como um contido desabafo. Esse ano a Vila perdeu 4 décimos em bateria pq a mesma se preocupou em manter a cadência do início ao fim do desfile (e o fez com muita qualidade, tirando leite de pedra, dado o samba fraquíssimo que nos impuseram) não realizando as tão solicitadas paradinhas. E cá pra nós, jurado não têm que ler matéria nem comentários, tem é que OUVIR as baterias no dia do desfile e premiar a QUALIDADE e não show exibicionista que se diz "ousadia". Abraços.

Noticia: Maestro na bateria da Vila Isabel
Postado: 2008-11-25 22:14:19
Grande Paul, será, será será? Voltar ao g-6, sinceramente não sei... Evidentemente que é uma conquista que, muito embora traga satisfação, não a considero como prioridade. O que me importa, é que estou vendo um componente feliz com seu BELO samba, cantando-o a plenos pulmões, sintonizado com seus versos, empolgado e emocionado com sua melodia. Vejo uma bateria mantendo a cadência como sempre e se dedicando como nunca, fazendo bossas espetaculares. Para mim, isto sim é a essência de uma Escola de Samba, que é a de trazer alegria ao seu povo, dar asas aos seus sonhos, uní-los em prol de um ideal...E por cá, isto não sobra.... TRANSBORDA. Temos um belo enredo, uma equipe competente e bem entrosada, enfim, um trabalho está sendo feito com afinco por todos os segmentos para apresentar um belo carnaval, para que nós, moradores do recanto e admiradores da princesa voltemos a sentir orgulho de estufarmos o azul e branco em nossos peitos e dizer: "Sou da VILA, o que é que há?"...O resto é detalhe. E como o futuro não nos pertence, confio no presente... Se der certo, deu. Senão, que se dane, esta escola ficou toda uma década sem figurar nas campeãs, passou 4 anos no acesso e mesmo assim nunca deixou de ser uma GRANDE ESCOLA DE SAMBA. Abraços.

Noticia: Maestro na bateria da Vila Isabel
Postado: 2008-11-25 22:12:17
Só um momento... deixa ver se entendi. Porventura vcs estão achando que o maestro do Municipal está vindo para tomar o lugar de nosso querido e admiradíssimo Mestre Mug com seus mais de 34 anos de Vila? Será que vcs acham que o Sr. Silvio Viegas tomará as rédeas dos trabalhos de bateria, enfiando violinos no meio de surdos e tamborins? Vcs estão enxergando num mero convite de destaque uma possível disputa de cargos em futuro próximo???!!! Ã? isso mesmo? Olha, não me levem a mal, mas das duas uma: ou devem ter enterrado uma cabeça de burro por engano no piso da quadra ou então estamos no fim dos tempos da incompreensão. Impressionante como tudo que vem das bandas do Boulevard é deturpado nesse espaço!!! Salve nosso INSUBSTITUÍVEL Mestre Mug, este é Vila de corpo e alma, o verdadeiro MAESTRO da orquestra do bairro de Noel!!! Em tempo: O que vcs acharam do convite à grande Mercedes Baptista, que virá em posição de destaque no desfile do ano q vêm? Será que estará competindo com a Natália Guimarães? Ah, me poupem...

Noticia: Compositores da Vila Isabel fazem convite para os críticos dos sambas
Postado: 2008-11-23 00:31:11
Hum... Tenho que me atualizar; então a letra do samba desse ano foi alterada para só cantar o "VI LÁ" na avenida? Vão ser 82 minutos de "VIIIIIIIIIII LÁAAA, VIIIIIIIIIIIII LÁAAA VIIIIIIIIIIIII LÁAAA" direto no dia do desfile? Nossa, que esquisito! Devo estar por fora mesmo, como as coisas mudam depressa neste nosso mundo do samba... Sim, pq até no último ensaio de quinta tínhamos um samba fortíssimo que o componente já estava cantando a plenos pulmões, dava gosto de ver! Sendo assim, vou ter que ir no próximo ensaio para ver como ficou essa mudança tão drástica!!! Poxa, q-u-e-p-e-n-a, até pq, o samba original já estava dando um senhor sacode por onde quer que passasse, ficando impossível ficar parado, que dirá dormir... a menos que a pessoa seja narcoléptica ou surda... aí, são outros 500...hauhauhauhauhauhauhau :P

Noticia: Compositores da Vila Isabel fazem convite para os críticos dos sambas
Postado: 2008-11-18 23:55:46
Desde quando é vergonhoso um compositor convidar um crítico para ouvir o samba num ensaio de comunidade? (aí, pode ser na quadra, na 28 de Setembro, na praça sete, na Sapucaí, onde e como queiram, não importa). Desde quando é errado um samba ser avaliado à vera, sem banho ou prejuízos de estúdio, com seu andamento correto, entrosamento com a bateria e sua aceitação pelos componentes? Então alguns de vcs consideram o CD da LIESA como parâmetro inconteste e instrumento único para avaliação de um samba-de-enredo? Aquele mesmo, tão criticado por todos por não ser feito para sambistas? Então os compositores, vendo o prejuízo causado pela gravação à sua obra e a discrepância em relação ao que está sendo verificado nos ensaios, não pode atentar para o fato e solicitar que seu samba seja avaliado em condições mais condizentes ao que será de fato na Avenida? Vergonha não é o convite em si, mas a necessidade de fazê-lo! Afinal, todo crítico (e criticóide) que se preze sabe que na Sapucaí (ainda...) não se toca "playback" do CD, e portanto, deveriam sim priorizar o desempenho dos sambas NOS ENSAIOS antes de dar um parecer efetivo. Talvez, assim, nos voltem com análises mais coerentes e, posteriormente, não leríamos pérolas em justificativas, do tipo "o samba é uma catástrofe", "uma síntese do que é mais errado no gênero atualmente", ou então "o samba tal não é excelente, mas tb não é ruim", "nota X e ainda é muito"... entre outras abobrinhas do tipo.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 11:22:10
(CONTINUAÃ?Ã?O) Também fiquei um tanto decepcionado com a avaliação do veteraníssimo e multicampeão compositor Mangueirense Hélio Turco, autor de algumas das mais belas obras da verde e rosa e da discografia dos sambas de enredo. Como alguém com tanto conhecimento, cujas opiniões experientes poderiam ser utilizadas de maneira tão benéfica pelas Escolas e suas respectivas diretorias e alas de compositores, nos apresenta justificativas tão primárias? O que é pior: primárias de conteúdo, de sentido. Confesso que esperava mais, bem mais. Algumas análises são "fraquíssimas" e chegam a beirar a má vontade, e duas em particular, são algo entre o injusto e a falta de respeito aos seus compositores. Afinal, estamos avaliando as Escolas, os compositores campeões, ou o SAMBA para 2009? Onde estaria a isonomia? Diante de alguns argumentos que li, é preciso fazer esta pergunta...Em resumo: esses dois senhores, com todo o respeito que de fato merecem por suas muitas contribuições às suas Escolas e ao carnaval como um todo, ilustram um pensamento antigo que tenho, de que, mesmo toda a experiência, tarimba e competência do mundo quando não estão a serviço do bom senso e da imparcialidade, conseguem o incrível feito de perder todo o seu valor e serventia...Enfim, é a vida.

Noticia: Leia as justificativas das avaliações dos sambas do Grupo Especial para 2009
Postado: 2008-11-13 11:20:59
Jurei para mim mesmo que ficaria totalmente MUDO nessa fase pós-escolha de samba. Análises oportunistas, enquetes parciais, comentários extremados de torcedores enlouquecidos que só contribuem para lubrificar uma máquina de mídia podre e hipócrita. Mas sinceramente? Não dá para ficar impassível diante de tantas incongruências...Ora, o que é que há meus senhores? O que é que há SRZD? O que é que há? (!!!) Para início de conversa, lendo atenciosamente essas justificativas, lamento profundamente pelo grande carnavalesco Fernando Pamplona, outrora um pilar da revolução estética do carnaval e hoje, encontra-se reduzido a um amargurado saudosista, que, infelizmente, se resume a esconder sua incapacidade de realizar análises mais técnicas e produtivas dos sambas por detrás de polêmicas vazias recheadas de justificativas ilógicas e ataques pessoais gratuitos às agremiações e suas alas de compositores. Ã? muito fácil dizer que é "muito ruim" ou "o pior de todos" dar aquela notona baixa, mais fácil ainda disfarçar a pobreza franciscana de seus argumentos com uma crítica ácida e humilhante, mas difícil (e como é) é apresentar uma defesa COERENTE que faça SENTIDO e seja de UTILIDADE para o que se propõe. Tão difícil que nunca vi esse senhor fazer desde que me entendo por gente... Tanto que, alguns comentários só não devem virar chacota em respeito à bela trajetória desse mestre das artes carnavalescas. Por hora, uma reflexão: não saberia dizer se compositor A ou B teria de voltar para ser a "salvação musical" (sic) de determinada Escola de Samba, mas, não teria o menor problema em dizer quem NÃ?O DEVERIA VOLTAR para o cenário carnavalesco por conta de pensamentos tacanhos e conceitos desvirtuados, esses sim "os piores de todos"; Também fiquei um tanto decepcionado com a avaliação do veteraníssimo e multicampeão compositor Mangueirense Hélio Turco, autor de algumas das mais belas obras da verde e rosa e da discografia do

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-09-05 13:22:53
...E que vença a melhor ópera...rs

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-09-05 13:16:38
(continuando) vivemos ou não numa democracia? Desde quando nossa liberdade de opinião e direito de escolha foi reduzida a "cavadas" e defesas parciais para certos compositores? Por estas e outras que, como disse n'outro tópico, evito comentar samba nessa época de eliminatórias, para não me envolver em polêmicas desse tipo, ainda que minha opinião individual NÃ?O REPRESENTE ABSOLUTAMENTE NADA no processo de seleção. Aninha, já percebo para qual samba está torcendo, pela sua escolha entendo seu comentário e a todos desejo muita sorte e que os compositores da obra em questão façam apresentações maravilhosas. Vamos fazer um belo concurso e quem sai ganhando é nossa Vila Isabel. Abraços.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-09-05 13:12:54
Aninha, como vai, tudo bem? Com todo respeito, mas acredito que está equivocada em seu comentário referido a mim. De início, para ficar bem claro a vc e a todos: NÃ?O FAÃ?O PARTE DE NENHUMA PARCERIA DE SAMBA ENREDO DE NENHUMA ESCOLA, (até pq não tenho capacidade para ser compositor nem músico, como disse em meu 1º post desse tópico), E TAMBÃ?M NÃ?O FAÃ?O PARTE DE NENHUM DEPARTAMENTO DA DIRETORIA, a qual já critiquei inúmeras vezes por atitudes que não eram de minha concordância, portanto, NÃ?O TENHO O "RABO PRESO" COM QUALQUER SETOR DA ESCOLA, o que me dá a TOTAL LIBERDADE para dizer públicamente - sem a necessidade de me esconder por trás de "FAKES" - minha opinião DE LEIGO sobre as gravações, bem como minhas preferências e falhas nos sambas concorrentes, sempre com o máximo possível de ISONOMIA e IMPARCIALIDADE, procurando ser Ã?TICO e RESPEITANDO nossos compositores, pois ninguém melhor que eles para saber o valor que tem o fruto de sua inspiração. Caríssima, como já disse tantas vezes, sou, como vc, apenas torcedor - e apaixonado - pela nossa VILA ISABEL. Ã? por ela que bate meu coração, pelo seu azul da cor do céu, sua gente guerreira, sua capacidade de se reerguer, sua linda história de lutas e conquistas. Para ela quero o melhor desfile, a consagração, a glória... e claro, o MELHOR E MAIS LINDO SAMBA!!! Amo demais o todo dessa VILA para atrelar minha predileção a nomes de compositores. Quero que um hino digno de nossas tradições seja o escolhido, independente das mãos que o assinaram, de quem compôs os acordes de sua melodia e os jogos de palavras de sua letra. Quantos aos comentários que discordei, foi pura e exclusivamente por conta de divergências de opiniões às quais considerei improcedentes perante a obra apresentada; faria e faço isso para qualquer samba, como já o fiz a outros concorrentes do concurso desse ano. Se realmente leu meus comentários, deveria ter prestado atenção. Agora... vivemos ou não numa

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-09-03 20:22:30
Pelos dirigentes das Escolas pensarem apenas na funcionalidade, em promover o "mais redondinho" e o que "facilita o canto" que atestamos a decadência atual na qual se encontra o gênero dos sambas de enredo. Foi pensando assim também que nossa diretoria fez aquela (con)fusão que tanto nos prejudicou em 2008. Oras! o samba campeão deve ser o melhor em melodia, letra e harmonia dentre todos do concurso e não o mais "fácil"!!! é difícil cantar? Que os diretores de harmonia parem de agir como "enfileiradores de ala" ou "coreógrafos de palminhas" e priorizem a sua função, que é a de fazer o componente CANTAR o samba e EVOLUIR com alegria e organização. Estilo que não dá certo? Digamos isto para a Beija-Flor e seus sambas de melodia tipo lençol e difícilimos de cantar, mas que conseguem sempre nota 40 em harmonia. O SAMBA do Machadinho e Márcio Alexandre é excelente, alegre e poético na medida certa, refrões pertinentes e fortes, uma obra de muita qualidade no todo, fato comprovado pela bela apresentação no último sábado, onde os autores estavam sem seu intérprete da gravação (Luizinho Andanças) e mesmo com os substitutos visivelmente inseguros a obra apresentou-se MUITO BEM. Considero um dos sambas que está na briga pelo caneco, com total capacidade de representar as cores de nossa querida VILA no desfile de 2009. Abraços. PS: Se realmente o Josimar estiver no meio, pouco me importa. Ã? mais um a ser parabenizado pelo samba excelente.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-09-03 19:43:08
"saciar a sÃ?de" = resposta ao verso da Kizomba "nossa sÃ?de (local de ensaios) é nossa sÃ?de (anseio)" pois, em 1988 a Vila ensaiava na rua sem quadra de ensaios e hoje, exatamente 20 anos depois, construiu sua quadra definitiva, SACIANDO a sÃ?de da comunidade em ter um local para ensaiar, uma sÃ?de. "No alto da sÃ?de" = No alto da nova quadra, a sÃ?de. As palavras tem grafias iguais, mas sentidos completamente diferentes. Não existe forçada de barra e sim um jogo de palavras muito inteligente, mais uma constatação do talento que têm o André para ir além do enredo buscando sacadas geniais no momento atual de nossa agremiação. Tudo é uma questão da facilidade ou dificuldade de interpretação de cada um. Abraços.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-09-03 19:24:52
Caríssimo Marujo, fico feliz pela lembrança, mas quem cá sou eu para figurar nesta lista de bambas a quem pediste humildemente a opinião de seu samba?... Aliás... quem cá sou eu para dar opinião na obra de um veterano? rs rs rs... Só posso te dizer que, se era para debutar em nossa Vila, o fizeste em grande estilo, pois gostei demais de sua obra e apresentação no sábado último, onde defendeu com muita garra e energia seu SAMBA (como foi dito, samba mesmo com "S" maiúsculo); Só tenho a lhe dar os parabéns e desejar a vc e sua parceria muito sucesso nesse difícil concurso que é o de nossa Escola. Desculpe-me a demora na resposta e não repare se eu não comentar muito por aqui, pois não costumo fazê-lo depois que começam as eliminatórias. Não que minha opinião represente alguma coisa, afinal, sou um mero torcedor, mas, prefiro não me envolver nas polêmicas que costumam acontecer nessa época. Abraços.

Noticia: Inauguração da quadra da Vila Isabel
Postado: 2008-08-29 21:33:37
Vamos ao que interessa: a quadra (mesmo faltando uma série de detalhes) é BELÍSSIMA!!! Uma grande conquista da Vila Isabel, de nosso bairro e de toda a zona norte. Quanto ao show do Zeca, foi ótimo! vamos combinar que ele manda MUITO BEM. Eu passei uma noite agradabilíssima em companhia de amigos, me diverti muito... PORÃ?M, se presidente fosse, organizaria a festa de inauguração de outra maneira: 1) 22h: Show da Velha Guarda Musical de Vila Isabel cantando clássicos do samba / 2) 23h: Apresentação da bateria do Mestre Mug (poderia ser no chão, e em frente ao palco, pro delírio da galera) e Tinga puxando sambas (sugestão 88, 89 e 90, 94, 99, 03, 04, 05, 06, 07, 08) em seguida, apresentação dos segmentos, com Rute e Julinho mandando ver. / 3) 0h30: discurso do presidente e apresentação do vídeo. / 4) 0h40: Show do ZECA com participação especial de MARTINHO DA VILA (ou show do MARTINHO com participação do ZECA...rs) / 5) 3h: Mais uma apresentação da bateria com os segmentos e cantando mais sambas da Vila (sugestão: sambas antigos, tipo 79, 80, 84, 87) e sambas das co-irmãs alternadamente / 6) 4h: finalização da noite. /// O que acham?

Noticia: Natália Guimarães renova com a Vila
Postado: 2008-08-29 20:43:04
GOSTARIA QUE O PRESIDENTE DA VILA ISABEL COLOCA-SE A FRENTE DA BATERIA , PASSISTA DANDARA , QUE ALEM DE SE UMA NEGRA LINDA E DA COMUNIDA E TEM MUITO SAMBA NO PE, POIS A VILA NAO PRESCISA DE GENTE FAMOSA A FRENTE DA BATERIA . (2)... Com todo respeito à Natália, linda, simpática, e que poderia tranquilamente ocupar o posto de musa da bateria, ou destaque, mas Rainha tem que ser da comunidade, e a Dandara está prontíssima para o cargo... mas vai entender né?

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-29 20:03:43
Amigo Paul, fique a vontade, afinal, já podemos nos considerar veteranos aqui do Carnavalesco...rs. Não sei se é porque tenho uma predileção por tudo aquilo que bagunça o coreto, ou me deixo levar demais pela emoção (afinal, desfile de escola de samba, em tese, é emoção, ou não?), que ADORO quando obras como a da Mart'nália, do Ratinho, entre outras em poucas agremiações, têm peito para se inscrever nos concursos de hoje. Viva a variedade!!! Sabe... não tem coisa mais CHATA que vc ouvir num concurso de samba, 20 sambas seguidos com aquela meeesma formula, daquele meeesmo jeitão. Evidentemente que a culpa não é dos compositores, que, se pudessem, adorariam compor sambas de formatos e métricas diferenciadas, melodias tipo "lençol" a la anos 60 ou completamente originais... PORÃ?M, são impedidos pelas regras do jogo, pois estariam jogando na lata do lixo a oportunidade de serem campeões e também todo um investimento de disputa, (que hoje em dia é pra lá de pesado), uma vez que nossos "amantíssimos" dirigentes não dão mais espaço para o inovador, a vanguarda, até pq, eles próprios se vêem obrigados a seguir uma cartilha do be-a-bá de Dona Liesa determinante de um padrão que, se desobedecido em uma vírgula, é acesso na certa. Ã? esse medo que está atravancando os rumos do carnaval, pois, se uma agremiação tiver a coragem de inovar e tiver êxito, certamente será copiada pelas co-irmãs, como tantas vezes na história, ditando novas "tendências". (vide Tijuca 2004) Ã? isto que ilustra o interessantíssimo artigo que vc disponibilizou no post, (por sinal deste mesmo ano, o da Revolução Tijucana), ao qual concordo plenamente. As Escolas estão por demais medrosas, engessadas, e o samba como manifestação artística e cultural, está indo pro espaço... enfim...

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-29 18:17:46
A algum tempo atrás, cobrei um "arrebatamento" por parte das obras concorrentes, que nada mais é que, a capacidade que um bom samba tem de nos emocionar transmitindo através de uma linda melodia e letra inteligente, toda a sensibilidade de seus autores no momento mágico da criação. E esse samba me arrebatou na gravação. Estou mais que encantado, maravilhado por esta obra, que, por sinal, já decorei toda, pois é muito fácil de memorizar. Claro que não devemos colocar "o carro na frente dos bois" e avaliar antes da exibição na quadra com acompanhamento da bateria, vendo e ouvindo todos os outros concorrentes para fazer as devidas comparações, mas, a priori, acredito ser tudo que a Vila precisa no momento, dado o carnaval que pretende apresentar. Um grande samba, com muita qualidade, para homenagear com garbo, elegância e alegria o grande Theatro Municipal do Rio. De coração, parabéns ao veterano Machadinho e ao Márcio Alexandre, vcs compuseram um samba a altura de nossa Vila Isabel. Assume minha lista de preferidos até o momento. Abraços. PS: Que segunda é essa minha gente? um esculacho... "Deslumbrante Aída / Concertos e a criação" lindíssimo.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-29 16:07:02
Eu já disse o que acho da obra na página geral dos sambas de nossa Vila. Ousado, inovador, diferente... Nota-se a personalidade de cada compositor no samba criado. Particularmente, gosto de ver sambas assim concorrendo no concurso, há tempos muito "padronizado" com obras muito iguais presas a uma fórmuleta básica, na busca pelo direito de ser o hino oficial... Vamos ver como se sairá na Pirâmide da Vila para ver se atende as expectativas de nosso carnaval. Sambas assim são imprevisíveis, dependem como nunca da apresentação na quadra amanhã... Vamor ver...

Noticia: Inauguração da quadra da Vila Isabel
Postado: 2008-08-29 15:40:42
Ué, também estou a me perguntar onde está o Alex - nas fotos - pq acredito tê-lo visto sim no camarote da presidência. Talvez sua foto seja divulgada em breve. Abraços.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-28 00:47:51
Horrível? Frankenstein? Respeitosamente discordo... Ã? um samba diferente, inovador, ousado, muito bem trabalhado e tem algumas sacadas geniais: "A minha Vila leva o feitiço do samba / Pro Municipal" ou "Vinícius encontrando o Tom" Ã? um estilo polêmico de melodia: alguns não apreciam, outros adoram, contudo, opiniões são pessoais e devem ser respeitadas; Vamos ver como se sairá na Pirãmide da Vila dia 30, é lá que se fala a verdade. Abraços.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-27 17:29:27
Aí que vc se engana João Gabriel... aí é que vc se engana... Dia 30 está próximo. Abraços.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 20:03:14
Marcelo, por serem os maravilhosos campos Nilopolitanos tão férteis que eu citei a grande bicampeã Beija-Flor como referência de qualidade nos tempos atuais, pois sua diretoria ainda pode-se dar ao luxo de escolher entre quatro - ou mais - finalistas de altíssimo padrão em seu concurso, fato incomum nos tempos genéricos atuais. Porém, admiremos também as humildes rosas do Boulevard, pois, nascidas de solo consagrado pelo samba, ainda preservam um certo encanto em seu perfume. Abraços do Recanto da Princesa.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 20:02:06
Meu caro João Gabriel, samba ruim não, samba "menos inspirado"...rs... Agora, vamos aguardar, vamos aguardar... Bons ventos ainda hão de soprar pelas calçadas musicais! Vêm coisa muito boa por aí, vamos acreditar! O enredo é nota 10, então, não percamos a esperança em nossa VILA e em nossos poetas. Abraços.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 02:05:17
Para esse, vou esperar dia 30... Não dá para avaliar muito bem pq o samba está meio mal gravado e o intérprete, inseguro ainda. Não arrisco palpites, embora aquele "BILAC DISCURSOU" tá sobrando bonito. Legal o Raoni (neto de Martinho da Vila) estar integrando essa parceria de feras. Muito bom.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 01:52:54
Que samba gostoso! Super simpático!!! Gostei!!! Se no dia da apresentação o intérprete botar mais energia no canto, vai surpreender. Uma dúvida de um leigo total: na passagem do trecho "O MUNDO Á SEUS PÃ?S" para "ABRINDO A CORTINA DO TEATRO BRASILEIRO" é impressão minha, mas a melodia dá uma quebrada? Abraços.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 00:57:58
E não vamos baixar o nível de um debate tão legal criticando as co-irmãs... Vamos manter o (alto) nível de discussão analisando somente a OBRA em questão, ok?

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 00:55:59
Eu não acho que um samba tenha que ter uma letra extremamente detalhada, com cada linha do que está escrito na sinopse para ser considerado dentro do enredo. Muito pelo contrário, pois é aí que vemos aquele festival do CTRL C + CTRL V que tanto criticamos. Acho muito mais interessante letras interpretativas e inteligentes, que denotam sofisticação por parte dos autores em contar o enredo por meio de soluções criativas. E isso o André sabe fazer como ninguém, pq o enredo está todo no samba, basta prestar atenção. E, apesar de continuar achando que precisa de ajustes (perfeitamente possíveis) estou começando a gostar bastante do samba do André, que, inegavelmente, é bem melhor que os de 06 a 08... Se devidamente acertado e escolhido, representará muito bem a Vila p/ 2009... Quanto a ganhar 10, vcs ainda acreditam nos srs jurados da liga é? As notas e justificativas deles é que são uma bosta....rs rs rs.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-22 00:03:21
Paul, agora é vc que está sendo exigente, quatro sambas se salvando nas safras de hj dia, só em Nilópolis! kkkkkkk. A sua pergunta, acho que posso responder: samba "moderninho" é tudo aquilo que os puristas-pamplonistas de plantão criticam sem saber o porquê, talvez por hábito ou antipatia àquela Escola ou compositores, mas no fundo gostam e não querem admitir para outros puristas-pamplonistas e assim vai...rs rs rs.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-21 23:53:54
Marujo, evidentemente que não há samba "ruim", aliás, esse termo é tão pejorativo e desrespeitoso, e não só com obras em questão, mas também para com seus compositores, que se dedicam de corpo e alma para colocar seu samba num concurso e mantê-lo ao longo da cada vez mais acirrada competição. Existem sim, obras com mais ou menos qualidades, melhor ou pior elaboradas, clássicas ou arrojadas, etc. Como não sou compositor, nem músico, ou melhor, sou um leigo assumido (rs), avalio os sambas pela sua emoção, pelo arrebatamento que a mensagem passa e pela sensibilidade com a qual traduz o Enredo e sua adequação ao mesmo, evidentemente, sem me prender a avaliações técnicas, que não domino: no máximo dou pitaco na letra e olhe lá. Entre uma audição e outra de cada concorrente, é natural que hajam preferências para essa ou aquela obra na gravação, mudanças de opinião depois de ouvi-las ao vivo, etc., até por questões de gosto pessoal, o que não implica em discriminação, isso JAMAIS, pois é conduta ABOMINÁVEL, afinal, como bem lembrado por vc, todos os compositores são mais que dignos de toda nossa CONSIDERAÃ?Ã?O e RESPEITO, somente pelo fato de lutarem para manter viva a chama do samba de enredo, dadas as dificuldades e percalços desses ditos "novos tempos" que vivemos. A você, Marujo, toda a sorte do mundo na defesa da obra de sua parceria, que façam grandes e inspiradas apresentações para arrebentar a boca do balão da pirâmide, e se estiver concorrendo pela primeira vez em nossa Escola, bem vindo à nossa VILA ISABEL, a faculdade do samba. Abraços.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 21:40:13
D. Maria, dizem que a esperança é a última que morre, não é? Então, só nos resta torcer - muito - para que uma das 15 parcerias que ainda não divulgaram suas obras nos brindem com uma samba à altura das tradições da Vila Isabel e da importância do Municipal. Eu acredito que o melhor ainda está por vir, pois de onde menos se espera é que vem...

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 21:11:00
D. Maria, justamente por esses novos "burros" tempos que essa obra merece ser exaltada. Ã? inegável a coragem dos autores em enfrentar o formato atual da disputa de samba investindo numa obra diferente, pois, é sabido que, dado o nível de engessamento e mercantilismo que se encontra os concursos das Escolas de Samba, provavelmente não passarão da primeira fase, infelizmente. Pelo menos a obra serve como uma modesta tentativa de sair da mesmice e do lugar-comum, o que, por si só, acho válido...

Noticia: Vila Isabel tem 24 sambas concorrentes
Postado: 2008-08-20 18:31:12
Com a abertura do concurso, o número de inscrições está dentro do esperado, PORÃ?M, quero ver agora fazerem CHACOTA com a nossa disputa de samba, dizendo que nossos compositores estão de GREVE, ou estamos nos aproximando da disputa de SAMBA Ã?NICO, por termos poucas parcerias inscritas. Agora são 24 parcerias, número maior que duas grandes e populares agremiações do Grupo Especial tb com disputas abertas... E digo mais: tenho certeza que ainda vai pintar coisa MUITO BOA dessa nossa safra, apesar dos críticos de plantão já saírem alardeando o contrário. Agora, ALÃ? DIRETORIA, por piedade, VAMOS DIVIDIR ESSES SAMBAS EM CHAVES, pra ter no máximo 12 por noite, pq show da Leci Brandão + 24 SAMBAS DE UMA SÃ? VEZ não há Vila Isabelense apaixonado que aguente...Pensem com carinho!!!

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 17:55:32
Razoável; pelo menos a letra descreve corretamente o enredo.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 17:45:07
Obrigado, Ana. Fechou em 24 mesmo, conforme nota do Carnavalesco. Valeu pela atenção.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 17:34:40
ADORO quando os compositores tem a CORAGEM de fugir da "fórmula" tradicional imperante dos sambas-de-enredo (refrão principal c/ 4 linhas + 1ª em maior + refrão do meio c/ 4 linhas + 2ª em menor). Estou encantado com esta obra, completamente diferenciada de tudo que tem sido feito, ousada, sem deixar de ser um SAMBA-DE-ENREDO. Para ficar perfeito, pq não trocar o trecho "A Vila Isabel comemorando o centenário / Do Theatro Municipal", que já aparece no refrão único, por talvez, "A Vila Isabel exaltando este relicário / Palco Nacional"... Até na letra esse samba é audaz: não parece, mas o enredo está todo aí, sintetizado de maneira impressionante. A Vila é isso, é rasgar modelos, bagunçar o coreto, colocar o chão no teto e o teto na chón. Parabéns!!!

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:56:29
Meus caros, alguém saberia me dizer quantos foram os sambas inscritos p/ 2009? Obrigado desde já.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:54:22
Concordo, Diogo, estava pensando nisto agora mesmo ao ouvir o samba, uma evolução imensa se comparada a obra de 2008, o que o faz uma marchinha agradável. Abs. PS: não sou purista, não tenho nada contra as marchinhas... quando bem feitas, são melhores que muitos sambas na essência da palavra. :)

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:47:47
Regular, sem chegar a ser comprometedor. Senti falta da citação aos bailes de carnaval do Municipal e os grandes carnavalescos que por lá fizeram suas bases artísticas, revolucionando a estética dos desfiles (Pamplona, J30, Arlindo). Infelizmente, até o momento, nenhum samba foi capaz de causar, pelo menos para mim, aquele "arrebatamento", tampouco podem ser considerados ruins; tudo muito na esfera do mediano para o agradável, talvez até bom...e só. Uma pena, pois o enredo é tão bom, rico culturalmente... Vamos ver se algumas parcerias que ainda não uparam seus sambas vão mostrar ao que vieram, pois têm possibilidades...:-/

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:26:51
Pâmela, realmente, muito bem observado o detalhe. Outra: ouvindo o samba do mestre mais vezes, nota-se que a insegurança do intérprete atrapalha bastante seu rendimento. Vamos esperar para que, até o dia da apresentação na quadra, todos fiquem mais seguros e a obra possa ter um rendimento melhor.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:10:53
Ah! DIRETORIA, POR FAVOR, NÃ?O FAÃ?A JUNÃ?Ã?O. (2) rs rs rs...

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 13:10:09
D. Maria, ao ler seus comentários para cada samba, percebo que temos preferências semelhantes, muito embora seu conhecimento musical e experiência lhe dêem um embasamento bem maior que o meu para avaliar as obras concorrentes. Agora, com todo respeito, não acha um pouco precipitado dizer que a safra é decepcionante apenas por 7 sambas divulgados? Eu tb achei que o que foi apresentado até agora poderia ser bem melhor sim, porém, o enredo tem muitas qualidades, e podem surgir algumas parcerias mais inspiradas. Prefiro manter algumas esperanças, mesmo que futuramente, corram sério risco de esvaírem-se em decepção... Como sempre, no aguardo.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:55:57
Admiro demais esta parceria desde o MA-RA-VI-LHO-SO samba que compuseram para o carnaval 2007 "Metamorfoses" que tinha versos da mais pura poesia: "Gira Coroa, meu samba me leva / felicidade me faz delirar / o povo veste a fantasia / da Igualdade pra se libertar".... INESQUECÍVEL, e que, infelizmente, foi cortado antes da final quando merecia ser finalista e até campeão. Fico feliz que tenham retornado. O samba de 2009, acho que vai surpreender na quadra, onde crescerá muito durante o concurso. Vamos ver dia 30. Abraços.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:45:57
Claudia, só o fato de ter alguém da envergadura de um Luis Carlos da Vila (juntamente com Rodolpho de Souza e Jonas, autor do antológico samba Kizomba, festa da Raça) concorrendo em nosso concurso, por si só, já é de uma alegria imensa, mesmo que seu samba p/ 2009 não corresponda ao seu inegável talento.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:39:24
Pois é, Paul, apesar de estar abrindo uma exceção, eu tb não gosto, até pq, na internet, avaliamos gravações em estúdio, e é fato que os sambas se modificam muito na quadra com acompanhamento da bateria, para melhor, ou pior...vamos ver dia 30 como eles se apresentam na Pirâmide...rs. Quanto ao número de sambas inscritos, é esperado que sejam mais de 9 esse ano... bem... pelo menos eu espero, não é? :-) Boa sorte tb à sua Beija-Flor, que dispõe de sambas maravilhosos em sua safra. Abraços. PS: Alex de Souza, sempre. (2)

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:28:35
Gostei demais desse samba, uma surpresa agradável até aqui. Tem tudo para crescer na quadra. Uma sugestão de quem não sabe nada: no trecho "Templo de encenações Theatro Municipal / Conquistou os corações", não seria mais interessante remover o "Theatro Municipal", pois já aparece no refrão principal, ficando apenas: "Templo de encenações / Conquistou os corações" Acho que os versos fluiriam melhor. No mais, samba ótimo. Parabéns aos autores.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:18:44
Confesso que também esperava um pouco mais da parceria, que, ano passado foi finalista (e de certa forma vencedora, pois parte de seu samba integrou o samba oficial) e compôs uma obra de melodia envolvente, apesar da letra com alguns erros históricos. Agora, o samba p/ 2009 poderia ser melhor, mas mesmo ele dá um banho naquela nossa "con"fusão de 2008....rs rs rs...

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 01:10:14
Justamente, Carlos. Uma vez no EA mesmo eu li um comentário, não me lembro o nome do forista que o postou, que traduz bem o que vc disse: "Um samba pode ser marchinha ou não, dependendo do autor, vira até antologia" e isto é o que mais ocorre... se esta obra, que é muito boa e tem suas qualidades (embora alguns defeitos que precisam ser revisados, o que é natural) fosse de um outro autor, de preferência, amigo dos amigos do Espaço, seria elevada a 8ª maravilha do mundo, como não é..... é "PAVOROSO". Para alguns, infelizmente, sentar a mamona no André e na Vila já virou até rotina, mesmo quando ambos não são merecedores. Não dá para levar a sério.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 00:54:10
Paul, obrigado pela lembrança, saiba que a apreensão tomou conta do meu dia por causa desses sambas...rs; Eu nunca tive dúvidas da propriedade do Alex sobre SEU carnaval, afinal, antes do, digamos, o "outro" vir, foi do Alex o mérito de elaborar a sinopse e desenvolvimento de seu tão sonhado enredo, ficar a disposição dos compositores para esclarecimentos, etc, afinal, o tema é fruto de sua inspiração e sensibilidade. Quanto aos sambas, evidentemente, é preciso ouví-los mais e mais vezes, mas a primeira impressão, para mim, (daí não sei se por ser exigente demais, ou reconhecer o verdadeiro potencial da nossa Ala de compositores) é que esses 5 sambas apresentados, até o momento, poderiam ser um pouco melhores com certeza. Vou aguardar os que virão. Porém, essa disputa já tem algo muito bom: o retorno de alguns compositores afastados, entre eles, o grande Mestre Luis Carlos da Vila, que não compunha desde 2006. Abraços.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 00:22:36
Denise, eu já me acostumei com o EA. Alguns foristas de lá são muito precipitados; veja vc que a nossa Escola só apresentou 5 concorrentes a menos de uma hora e por lá já disseram que a nossa safra está sofrível, que a Vila está decepcionando, que os sambas estão pavorosos, detestaram, etc. Ã? preciso ir com calma, já que, na primeira audição, tudo nos parece meio estranho mesmo; questão de costume.

Noticia: Samba concorrente da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 00:15:09
Realmente, é sempre gratificante ver o grande mestre Luis Carlos da Vila voltando a compor em sua Escola do coração. Quanto ao samba, prefiro ouvir bem mais a gravação antes de avaliar.

Noticia: Samba da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 00:08:26
Não sou compositor, nem músico, então me perdoem se eu escrever besteiras, ok? Quanto ao samba do André & cia, é até bom, mas, assim como o Betinho, tb percebi essa "truncada" em alguns versos do samba. Claro, que é fato que pode ser consertado ao longo da disputa. O que merece menção é o fato que o André depois de vários anos adotando a forma dos "sambas de explosão" procura agora um samba mais melódico e cadenciado, o que sempre é muito bom, mas esta obra apresentada, precisa sim de ajustes. Abraços.

Noticia: Ouça sambas da Vila Isabel
Postado: 2008-08-20 00:01:35
Gostou dos sambas, Paul?

Noticia: Porto da Pedra lança logo do enredo
Postado: 2008-08-19 19:56:24
Alberto João, obrigado pelo esclarecimento, era mesmo só para tirar a dúvida. Eu já imaginava que seria este o motivo. Valeu pela atenção. Abraços.

Noticia: Porto da Pedra lança logo do enredo
Postado: 2008-08-19 01:27:09
Paul, não foi divulgado; acabei de conferir no histórico de notícias. A entrevista que vc se refere, não tem o logotipo. Uma pena, pois é um trabalho de muito bom gosto. Valeu a atenção.

Noticia: Porto da Pedra lança logo do enredo
Postado: 2008-08-19 00:12:00
O Logo da Porto da Pedra é interessante, gostei muito. Mas, pq o logo da Vila Isabel não foi divugado aqui no Carnavalesco?

Noticia: Dupla trabalha forte na Vila
Postado: 2008-08-14 16:52:03
Não existe coisa mais ABSURDA que usar o espaço desse SITE qualificado para colocar sua lisura em dúvida, e, para tal, usar-se de argumentos puramente levianos para tentar, sem sucesso, justificar a incoerência de suas "opiniões". Uma falta de respeito para com os profissionais deste espaço. Já que gostam tanto de cobrar imparcialidade, porque então não foram verificar se a nota, confirmada FALSA sobre a SAÍDA DO ALEX, publicada de maneira IRRESPONSÁVEL e envolvendo a TERCEIROS de maneira mais que TENDENCIOSA, também não fora originada por intermédio de $$$$$$$, plantada por interesses nem um pouco louváveis? Afinal, todos parecem ser tão bons em observar detalhes... Quem tem dedo, digita o que quer. FUNDAMENTAR suas opiniões, são outros 500.

Noticia: Dupla trabalha forte na Vila
Postado: 2008-08-13 22:12:15
Bem, o importante MESMO é que o irresponsável boato sobre a saída do Alex foi desmentido por um site da confiabilidade do SRZD CARNAVALESCO... Para a tristeza de alguns e a alegria da comunidade da VILA (ISABEL), o Alex fica até o fim do carnaval 2009. E, no que depender da aprovação de seu trabalho por nós, fica até depois de 2099...rs. Agora... pode até estar tudo às mil maravilhas no barracão, não duvido que os discursos estejam se afinando e tal... Mas na quadra, o Paulo vai ter que SUAR a CARECA para ser aceito pelo povo da Vila, já estou até vendo...ou vocês acham que essa contratação caiu nas graças da comunidade??? Logo a da Vila??? Kkkkk... Vai vendo... Quantos aos "sorrisos amarelos" que alguns enxergaram nessa foto miúdinha aí, parem de tentar fazer tese sobre o pêlo do ovo. Outra: quando será publicado nosso logotipo p/ o carnaval 2009 aqui no SRZD? Abraços a todos e VILA ISABEL sempre!!!

Noticia: Ouça sambas da Mangueira
Postado: 2008-07-30 22:46:02
Pela gravação, eu que não sou entendedor, gostei bastante do samba da parceria do Lequinho e Gusttavo Clarão; a parceria do Renan Brandão tb fez uma obra muito boa de se ouvir e cantar, destaque para o refrão principal, ótimo. Acredito que ambas as obras tenham grandes chances de chegar à final, crescendo muito até lá, até pq, na quadra com acompanhamento da Bateria Surdo Um Mangueirense, a coisa muda muito de figura. Abraços.

Noticia: Vila adia inauguração da quadra
Postado: 2008-07-30 22:31:05
Ih João... nessa questão eu já abominei tudo que podia. Continuo achando "O erro" a contratação de PB por todos os motivos que a envolve, não preciso me alongar muito...mas... pensando bem...adianta ficar lamentando a essa altura do campeonato? Não tem volta mesmo - O leite já derramou, já nos desceram a marreta com razão, ficamos p*** da vida com mais razão ainda, PORÃ?M o caso é que o carnaval está na rua e pessimismo não nos ajuda EM NADA... só vai nos afundar cada vez mais e mais. O que precisamos e DEVEMOS fazer, como torcedores da Vila Isabel que somos, é aguardar dia 30/08 ansiosamente e torcer para que nossa VILA nos brinde com aquelas safras que só ela faz, que nossos poetas, inspirados pelo palco centenário do Theatro Municipal, nos brindem com vários sambões dignos de nossa tradição, para inflar nosso combalido peito azul e branco de orgulho. Precisamos ACREDITAR em nós mesmos, senão, quem acreditará? A briga ano que vem será feia, companheiro, e dispomos de armas fortes: Temos ótimo enredo, organização, barracão de 1ª linha, Alex de Souza competente, uma equipe nota 10, bateria do Mestre Mug nota 1000 e uma ala de compositores oxigenada pela abertura do concurso. Estamos com a faca e o queijo na mão, e 2009 pode ser o ano da virada, e a Ã?NICA COISA QUE FALTA é a gente acreditar nisto COM TODA A FORÃ?A QUE TIVERMOS!!! Vamos torcer, pular, tremer as bases da pirâmide (rs) em cada ensaio, mostrar nossa RAÃ?A, FAZER ACONTECER. Independente de decisões inexplicáveis de nossa diretoria, somos UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA, merecemos, precisamos e temos a OBRIGAÃ?Ã?O de entrar naquela avenida com alegria e paixão, cheios de GARRA e ORGULHO, pois somos DA VILA ISABEL, Berço de Noel, o Recanto da Princesa, a FACULDADE DO SAMBA!!! Abraços conterrâneos!!!

Noticia: Vila adia inauguração da quadra
Postado: 2008-07-30 20:49:48
Ah, não tem problema, não tendo outro jeito, a gente espera...rs rs rs... Claro que a ansiedade em começar logo os trabalhos sambísticos no Recanto da Princesa aumenta consideravelmente, mas tudo bem... vai valer a pena mesmo, ainda mais quando a nossa quadra está ficando simplesmente MARA... Agora, muito acertada a decisão de comunicar a todos o adiamento da reinauguração com antecedência de 10 dias. Assim, temos mais tempo de comprar os ingressos pro show do Zeca... eu vou garantir o meu logo qdo começarem a venda, não perco esse show por nada. Promete. Abraços.

Noticia: Conheça o título do enredo da Mocidade
Postado: 2008-07-26 13:11:38
A Mocidade tem um grande tema nas mãos, reverenciar a literatura brasileira através de um dos seus maiores escritores de todos os tempos, "o bruxo do Cosme Velho" é algo simplesmente MARAVILHOSO, e a Estrela de Padre Miguel já merece nota 10, ou melhor, nota 11 apenas por isto e pelo seu bom senso na escolha. Quanto ao título, (apesar de tê-lo achado apropriado), mais uma vez bato na mesma tecla: ele não representa ABSOLUTAMENTE NADA para o desenvolvimento da SINOPSE e seu respectivo ENFOQUE e posterior DESENVOLVIMENTO, estes sim, realmente importantes, pois nortearão toda a preparação para o carnaval e dependem da inspiração e sensibilidade do carnavalesco; e falando nele, noto que, pelos seus trabalhos em SP, Cebola se mostra um carnavalesco ousado e competente, portanto, merecedor de um voto de confiança em sua estréia no RJ. Enfim, sucesso a co-irmã de Padre Miguel e Vila Vintém e aos independentes, já aguardando a sinopse ansiosamente. Abraços.

Noticia: Louzada e Quintaes não conversaram sobre 2009
Postado: 2008-07-18 01:03:39
PAUL, por gentileza, peço que acrescente "diretoria" antes do Vila Isabel em seu último comentário. E falando no Recanto da Princesa, economize a sua munição. SE (veja, é uma hipótese e não uma afirmação) os rumores da "boca maldita" aqui do Boulevard vierem a se confirmar, teremos gasto muito barro pra pouco vaso. Tristeza de poucos, alegria de muitos e o espanto de todos. Aguardando...

Noticia: Louzada e Quintaes não conversaram sobre 2009
Postado: 2008-07-17 23:48:10
Ã?... pau que bate em Chico nem sempre bate em Francisco. Alguns pontos de vista são bastante mutáveis dependendo da cor dos olhos que os vêem, não é mesmo? Esse é o nosso carnaval...

Noticia: O destemido Paulo Barros
Postado: 2008-07-14 01:52:22
"Enquanto vcs se perdem em divagações surrealistas, os fatos: na Vila, não existe quem esteja satisfeito com a chegada do PB. Duvido que mesmo o próprio PB esteja confortável. Ã? muito difícil que essa "parceria" chegue ao carnaval. Quem viver, verá" (2) ///// FLÁVIO, concordo plenamente; acrescentando, só espero que o Paulo, inteligente como é, se toque da situação e volte atrás enquanto é tempo, repensando a "proposta indecente" de nossa diretoria, para se dedicar exclusivamente à Renascer de Jacarépaguá (onde já iniciou novo projeto ao lado de Paulo Menezes, com quem compartilha autoria). Desta forma, seria bom para todos, principalmente para o próprio Paulo Barros, que não teria sua imagem profissional desgastada pela FALTA DE APOIO e FRIEZA que receberá por parte da comunidade de nossa Escola, que apóia o ALEX DE SOUZA em seu tão sonhado enredo AUTORAL e confia em seu talento para desenvolver SOZINHO seu trabalho. ///// Finalizando, parabenizo Thatiana Pagung pela ótima matéria, como de costume. Abraços.

Noticia: Tem tudo para dar certo
Postado: 2008-07-14 00:30:24
LEONAM, de verdade, muito obrigado pelo apoio. Vc não imagina como é gratificante ler comentários como o seu, de pessoas que desfilam durante muitos anos pela Vila Isabel, que AMAM a Escola e se dedicam de corpo e alma por ela, se OPONDO FRONTALMENTE a essa contratação absurda e anti-ética de Paulo Barros pela nossa DIRETORIA. Só assim, para todos entendam de uma vez por todas, que nós, comunidade e torcedores, em nossa grande maioria, primamos pela Ã?TICA e JUSTIÃ?A e APOIAMOS IRRESTRITAMENTE nosso carnavalesco ALEX DE SOUZA, pois confiamos em sua competência e bom gosto para assinar sozinho o enredo que tanto sonhou. Abraços pra ti e faça o grande favor de não sumir mais do carnavalesco, estava sentindo falta de sua participação. Bjs.

Noticia: Bruxaria e misticismo na Mocidade
Postado: 2008-07-11 21:37:20
Precisamos de mais informações para avaliar. No aguardo da confirmação do tema e apresentação da sinopse, desde já, desejando sucesso à co-irmã de Padre Miguel. Abraços.

Noticia: Liesa recebe candidato Crivella
Postado: 2008-07-11 21:26:02
Hum... O homem do tal cimento social naquele Morro da Providência, ops... digo... o Bispo Marcelo Crivella, beijando a mão do Castanheira, querendo apoiar o carnaval e as Escolas de Samba? Ah é? "PREFIRO NÃ?O COMENTAR"

Noticia: Tem tudo para dar certo
Postado: 2008-07-11 20:46:58
DENISE, uma correção: "ninguém vai concordar com a atitude da DIRETORIA da Vila". O GRES Unidos de Vila Isabel, a Instituição, a ESCOLA é sua comunidade, torcedores, admiradores e apaixonados que sentem o coração azul e branco pulsar forte a cada desfile da terra de Noel, que se identificam com sua história, raiz, tradição, conquistas e lutas. As diretorias, por motivos egoístas, nem sempre respeitam os ideais e vontades da ESCOLA, como nesse caso, em que a mesma em sua grande maioria discorda frontalmente (até por não ter sido sequer consultada) da desrespeitosa contratação de Paulo Barros pela DIRETORIA, fato esse que envergonhou e entristeceu a muitos de nós vila isabelenses, que acreditamos no talento de nosso carnavalesco ALEX DE SOUZA para desenvolver sozinho seu lindíssimo enredo AUTORAL. A diferença DIRETORIA X ESCOLA é muito importante, sobretudo em casos como esse, em que as posturas são diametralmente opostas. Abraços.

Noticia: Miryam Martin será destaque de chão da Mocidade
Postado: 2008-07-09 22:31:36
Essa Miryam Martin não é aquela que fica atrás da cerca atiçando o Nerso da Capitinga??? rs rs rs...

Noticia: Milton Cunha vai a Bahia nesta semana
Postado: 2008-07-09 22:29:12
Espero que essa festa, alegria, sorrisos e troca de energia estejam todas no desfile da Viradouro, que encerrará a segunda feira. A julgar pela competência do Milton e a Estrutura da Escola de Nitérói, tem grandes possibilidades. Estou louco para ver o que o Milton irá aprontar nessa sinopse sobre a Bahia. Abraços.

Noticia: Presidente da Vila: 'Alex de Souza e Paulo Barros são duas mentes brilhantes'
Postado: 2008-07-09 21:08:22
Sim, paul, o problema na 28 é a demonstração de arrogância e atitudes perversas por conta de nossa DIRETORIA AUTORÍTÁRIA (eleita em chapa única) que, por muitas vezes, envergonha e entristece a nós torcedores e comunidade. Eles parecem não compreender a importância da grande Agremiação que estão administrando. Até que esse ano, sou obrigado a admitir, estavam acertando em tudo: apostaram num enredo autoral (e tão sonhado...) do Alex, foi desenvolvida uma sinopse muito boa, anunciaram mais investimentos na comunidade, e o trabalho já estava adiantado no barracão. Estava tudo bom demais, até eles errarem de maneira tão grosseira que podem botar abaixo uma série de acertos valorosos. Esse assunto agora é fresco e está batendo em nossas cabeças... Mas, será mesmo que esqueceremos dele até o desfile? Bem... eu não gostaria de ver o palco do Municipal com gente vestida em colans batendo palminhas, nem garrafas PET em meio à Faisões reais e pedrarias. Se isto acontecer no desfile (e tem gdes possibilidades) vou me lembrar do erro e do culpado imediatamente, assim como todos lembraram da imposição da fusão desastrosa que tanto nos prejudicou no carnaval desse ano, nos enxotando lá pro 9º lugar... Lógico, não duvido da competência de Paulo Barros e reconheço seu valor enquanto profissional e artista vanguardista e contestador de modelos pre-estabelecidos, porém, o mesmo desenvolveu um estilo que não combina com nossa Escola. A Vila é tradicional. O Municipal é clássico. E para desenvolvê-lo, sou mais nosso querido carnavalesco ALEX DE SOUZA e sua classe e bom gosto. Questão de opinião pessoal. Abraços.

Noticia: Presidente da Vila: 'Alex de Souza e Paulo Barros são duas mentes brilhantes'
Postado: 2008-07-09 00:06:12
Agora, meu amor pela Vila Isabel continua o mesmo, afinal, a instituição, o tradicional GRES UNIDOS DE VILA ISABEL, de tantas lutas, glórias e história, "a faculdade do samba", está acima de administrações trapalhonas. E acredito que todo vila isabelense que se preze, deve pensar de forma semelhante. "A Escola da 28" é sua comunidade e esta é muito maior mesmo que o Moisés e as forças ocultas do carnaval. Precisa reconhecer isto. Precisamos fazer valer nossa vontade, senão ficaremos nas mãos dessa ditadura por décadas. Sabem de uma coisa? deveríamos organizar um protesto democrático. Nada de mandar e-mails para o site, nunca teremos respostas, aquilo lá é uma tremenda figuração. Mas sim, algo pensado, bem fundamentado, como um grupo de resgate às tradições da Escola e suas raízes, bem organizado, capaz de unir toda a comunidade em prol da causa, e nisso mostrar PEITO contra desmandos como este da diretoria. Talvez tivéssemos o apoio de gente bamba. Quem sabe? Algum Vila Isabelense apóia a idéia? Teria sugestões? Vamos arregaçar as mangas gente, como está, não pode continuar. Reclamar só não adianta, vamos fazer valer nossa força, povo de Noel!!! Sem nós, os manda chuvas nada são!!! Trasparência, respeito e democracia na Vila já!

Noticia: Presidente da Vila: 'Alex de Souza e Paulo Barros são duas mentes brilhantes'
Postado: 2008-07-09 00:05:20
Alguns comentários postados são adagas sangrando o peito azul e branco. Mais doloroso ainda é constatar que, em sua maioria, estão corretos... Todos já sabem meu posicionamento acerca do assunto, não preciso portanto me repetir; estou tentando passar da fase da negação para a da revolta, está difícil, confesso aos colegas que o assunto tem sido senhor dos meus pensamentos desde ontem, e não consigo achar o motivo pelo qual a diretoria optou por esta insanidade, ou uma consequência positiva disto. Vai ver, sou muito idiota mesmo, até por estar gastando saúde e neurônios enquanto eles estão brindando na Zona Sul... enfim...

Noticia: Paulo Barros e Alex de Souza na Vila
Postado: 2008-07-09 00:03:54
Agora, meu amor pela Vila Isabel continua o mesmo, afinal, a instituição, o tradicional GRES UNIDOS DE VILA ISABEL, de tantas lutas, glórias e história, "a faculdade do samba", está acima de administrações trapalhonas. E acredito que todo vila isabelense que se preze, deve pensar de forma semelhante. "A Escola da 28" é sua comunidade e esta é muito maior mesmo que o Moisés e as forças ocultas do carnaval. Precisa reconhecer isto. Precisamos fazer valer nossa vontade, senão ficaremos nas mãos dessa ditadura por décadas. Sabem de uma coisa? deveríamos organizar um protesto democrático. Nada de mandar e-mails para o site, nunca teremos respostas, aquilo lá é uma tremenda figuração. Mas sim, algo pensado, bem fundamentado, como um grupo de resgate às tradições da Escola e suas raízes, bem organizado, capaz de unir toda a comunidade em prol da causa, e nisso mostrar PEITO contra desmandos como este da diretoria. Talvez tivéssemos o apoio de gente bamba. Quem sabe? Algum Vila Isabelense apóia a idéia? Teria sugestões? Vamos arregaçar as mangas gente, como está, não pode continuar. Reclamar só não adianta, vamos fazer valer nossa força, povo de Noel!!! Sem nós, os manda chuvas nada são!!! Trasparência, respeito e democracia na Vila já!

Noticia: Paulo Barros e Alex de Souza na Vila
Postado: 2008-07-09 00:01:59
Alguns comentários postados são adagas sangrando o peito azul e branco. Mais doloroso ainda é constatar que, em sua maioria, estão corretos... Todos já sabem meu posicionamento acerca do assunto, não preciso portanto me repetir; estou tentando passar da fase da negação para a da revolta, está difícil, confesso aos colegas que o assunto tem sido senhor dos meus pensamentos desde ontem, e não consigo achar o motivo pelo qual a diretoria optou por esta insanidade, ou uma consequência positiva disto. Vai ver, sou muito idiota mesmo, até por estar gastando saúde e neurônios enquanto eles estão brindando na Zona Sul... enfim...

Noticia: Paulo Barros e Alex de Souza na Vila
Postado: 2008-07-08 00:43:57
Miltinho da Vila, de verdade, obrigado por me alertar. Realmente, levado pela insatisfação, me excedi muito no termo "bomba de Hiroshima" e este ficou absolutamente inadequado perante a idéia que pretendia passar. Peço que me desculpe o exagero, que só percebi depois que tinha enviado a postagem. Mais uma vez obrigado, e sinta-se à vontade para me alertar mais erros, pois eu os cometo constantemente e toda ajuda para nos aprimorarmos é sempre bem-vinda. Abraços conterrâneos.

Noticia: Viradouro: Rainha será da comunidade
Postado: 2008-07-03 20:02:41
Investir na comunidade é sempre um grande acerto. Parabéns à Unidos do Viradouro e sua diretoria pela iniciativa, que deveria ser seguida por todas as outras Agremiações. Abraços.

Noticia: Que sinopse é essa?
Postado: 2008-07-03 00:35:11
Eu sei, Paul. E é isso que faz o Carnavalesco tão especial: o assunto centralizado em torno do carnaval, norteado por sempre excelentes matérias. Isso é o diferencial do Carnavalesco (ou SZRD, não me acostumo...rs). Mas mesmo isso não nos impede de dar uma boa fugida no assunto... às vezes; veja que, nós, no tópico do Luiz Fernando Reis, sobre a sinopse do Salgueiro, já falamos de Clones da Denise, recadastramento do Espaço Aberto, Meios de Moderação, etc. Lá, no EA, acho eu, como os tópicos são sugeridos pelos próprios participantes, a coisa naturalmente acaba se tornando mais ampla, daí os tópicos (por vezes numerosos em excesso...) de Futebol, Novelas, etc. E isso, tem quem goste, quem não goste, mas essa diversidade de assuntos é o diferencial que tb faz especial o EA do Galeria...Sites diferentes, propostas diferentes... e nós que gostamos de Samba acabamos por acessar tudo....rs rs rs. Abraços pra ti e desculpe a demora na resposta, hj estou ainda mais lerdo que costumo ser...rs

Noticia: Salgueiro: Samba em forma de ritual
Postado: 2008-07-03 00:01:12
Ã? verdade, Paul... hj estamos inspirados!!! e qto ao revisor, não tem problema não, eu entendo... o meu já surtou a muuuuuuuuito tempo com minhas abobrinhas rotineiras......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Abraços pra ti tb.

Noticia: Que sinopse é essa?
Postado: 2008-07-02 23:46:57
Realmente, quem acompanhou o processo de recadastramento do Espaço Aberto, mesmo que de fora, pôde perceber que o mesmo era inevitável, e, em meio a uma polêmica enorme (muitos foristas tinham receio de dar seus dados pessoais), foi conduzido da melhor maneira possível, aliás, um verdadeiro exercício de paciência... Como nada é perfeito, é uma pena que alguns participantes optaram por não se recadastrar... Eu me divertia um bocado com o Bastião...rs

Noticia: Salgueiro: Samba em forma de ritual
Postado: 2008-07-02 23:33:41
Perfeito, Alberto. Por isso e muito mais o Carnavalesco é um verdadeiro SHOW de competência. Parabéns e tenha certeza de minha participação sempre. Abraços

Noticia: Que sinopse é essa?
Postado: 2008-07-02 23:14:24
Perfeito, Alberto. Por isso e muito mais o Carnavalesco é um verdadeiro SHOW de competência. Parabéns e tenha certeza de minha participação sempre. Abraços.

Noticia: Que sinopse é essa?
Postado: 2008-07-02 22:39:39
Ã? uma idéia, Denise. Mas, por hora, acho que dá para contornar a situação. Veja que o site pede um e-mail válido para permitir o envio da mensagem. Certamente, o clone deve preencher o espaço com um e-mail falso, ou inválido. Talvez, se vc mandar o e-mail q vc usa na validação de suas mensagens para os organizadores do site, eles possam identificar e bloquear a mensagem da pessoa que usa seu nick com o e-mail não correspondente. Só uma sugestão temporária. Abraços.

Noticia: Que sinopse é essa?
Postado: 2008-07-02 22:12:11
Paul foi perfeito. Acabei de dar uma opinião bem parecida no tópico "Samba em forma de ritual". Ã? triste que algumas pessoas, ao invés de aproveitarem esse espaço tão bem intencionado para discutir opiniões, preferem causar tumultos em se passando por outras com o único intuito de depreciarem sua imagem. Também frequento o site desde o início, e vejo que, se a situação continuar, em breve a moderação terá de ser usada pelos organizadores, e com razão; com isso, o site perderia uma de suas mais interessantes características, que é a abertura dos tópicos às opiniões de todos sem necessidade de cadastro. Uma pena, mas...

Noticia: Confira sinopse do enredo do Salgueiro
Postado: 2008-07-02 21:52:28
Um luxo! Quem sabe... sabe! E Renato Lage faz a diferença. Parabéns Salgueiro e Dptº cultural.

Noticia: Salgueiro: Samba em forma de ritual
Postado: 2008-07-02 21:34:57
Agora, é lamentável quem se aproveita de um espaço MA-RA-VI-LHO-SO como o Carnavalesco que, além de referência entre os sites especializados, é aberto a todos que amam samba e carnaval, unicamente para se passar por outras pessoas e com isso tentar macular a imagem das mesmas. Amigo(a), não faça isso... ao invés de se esconder atrás de uma personalidade que nunca lhe pertenceu, visando depreciar e esculhambar com a mesma e tumultuar nosso espaço de debates sadios, se apresente de corpo e alma. Nós queremos te conhecer, ler suas opiniões, debater suas idéias, discutir pontos de vista. Vamos falar de carnaval, meu caro CLONE. Quem sabe não nos surpreendemos positivamente com seu eu verdadeiro? Abraços e fique com Deus, seja vc que for.

Noticia: Salgueiro: Samba em forma de ritual
Postado: 2008-07-02 21:27:14
Tenho certeza ABSOLUTA que essa Denise que postou o comentário depreciativo em relação à Ala de compositores do GRES Acadêmicos do Salgueiro não é a Denise Clementiana, colunista do SambaRio e ex-EA. E isso fica bem claro, não só na maneira de escrever (a VERDADEIRA Denise é cuidadosa com seus textos, sempre bem redigidos, de maneira elegante) mas também na intenção, pois ela jamais seria capaz de se dirigir a uma das Alas de Compositores mais respeitadas do carnaval do Rio de uma maneira tão leviana, visando apenas denegrir a imagem da mesma. Não. A verdadeira Denise da São Clemente faria uma crítica construtiva explicando perfeitamente seus pontos de vista e abrindo caminho para uma saudável discussão, sem nunca faltar com o respeito devido que a Ala e esta GRANDE Agremiação merecem. E, aproveitando o embalo, quero dizer que adorei o enredo, ok? Vcs salgueirenses estão de parabéns.

Noticia: Viradouro confirma Milton Cunha
Postado: 2008-06-29 20:10:48
O Milton Cunha é um excelente enredista, grande comunicador, inteligentíssimo, extrovertido e sua irreverência e alegria é tudo que a comunidade viradourense precisa no momento, além da mesma ter certa identificação com o carnavalesco, o que é muito importante. Ã? válido lembrar que a grande maioria dos seus enredos renderam ótimos sambas. Lembram-se do "Preto e Branco a cores" da Porto da Pedra (2007), que maravilha? "Agudás" da Tijuca (2003), "Bidu Sayão" da Beija-Flor (1995), e na própria Viradouro o "Arquitetando Folias" (2006) que era muito bom. Talvez o único problema do Milton seja a tradução de seus enredos na plástica e desenvolvimento, onde ele parece se perder no turbilhão de idéias que por vezes ficam desconexas; mas isso é algo que pode ser corrigido se a Escola auxiliar seu artista com uma competente equipe de apoio. Enfim, boa sorte à Unidos do Viradouro e ao Milton Cunha, que eu tanto admiro. Abraços.

Noticia: Paulo Barros marca entrevista coletiva
Postado: 2008-06-29 19:52:52
Bem, Cassius, a sua indagação tem resposta: basta que nos lembremos da postura de Paulo Barros após a sua saída da Unidos da Tijuca em 2006... Por um comentário do artista que li em outro site, não me parece que a Viradouro e sua diretoria serão poupadas das críticas e a coletiva promete ser "DE ARREPIAR". Abraços.

Noticia: Confira sinopse da Imperatriz
Postado: 2008-06-29 19:45:44
Ã?TIMA SINOPSE. Achei muito pontual a menção no título do enredo a um dos mais famosos versos do grande samba "Palpite Infeliz" de nosso querido poeta Noel Rosa, para afirmar que Ramos é um importante reduto do Samba, assim como Noel fizera no passado pelo bairro de Vila Isabel. Aguardemos mais uma grande apresentação da Rainha de Ramos, que não quer abafar ninguém... Parabéns Rosa Magalhães, Parabéns Imperatriz Leopoldinense. Abraços!

Noticia: Liesa divulga pares do sorteio
Postado: 2008-06-27 00:31:02
Qual o critério para a LIESA definir os pares de sorteio? sinceramente, não compreendi como se chegou a este resultado, pois, analisando os pares por classificação, temos: 1ª X 10ª / 2ª X 5ª / 3ª X 4ª / 7ª X 9ª / 6ª X 8ª /// Analisando por forças, também não faz lógica, e por cores dos pavilhões, muito menos... Aliás, existe algum critério??? =/

Noticia: Enredo da França cai por terra
Postado: 2008-06-27 00:14:23
Paul, esse nosso "prefeito" já deixou de saber o que é RESPEITO há muito tempo, mais respectivamente, quando passou a desconhecer a existência da ZONA NORTE e SUBÃ?RBIO e assim, largando os cariocas que um dia acreditaram em sua falácia, largados ao mais puro Deus-dará. Ele está merecendo é um bom pontapé nos fundilhos mandando-o diretamente pro pinel pra aprender a ser gente. Mas, enfim, isso é outro papo. O certo é que o enredo da França é o tipo de idéia que nasceu falida. Incautas foram as agremiações que acreditaram nessa conversa pra boi dormir, sem ter um plano B ou carta na manga reservada caso cordas fossem roídas. Pelo menos agora, liberadas da espera em vão, elas terão tempo de se virar em mil e correr atrás do prejuízo, e já em certa desvantagem, pois temos três Escolas com suas sinopses já divulgadas e enredos fortes. Abraços!

Noticia: Imperatriz Leopoldinense já tem data para anunciar enredo
Postado: 2008-06-26 23:43:45
Ã? verdade, são ótimas notícias mesmo. Ã? muito bom quando uma Escola, com a tradição de enredos históricos e culturais da Imperatriz, investe no talento de sua campeoníssima (e renovada) carnavalesca. A Agremiação parece querer seguir o mesmo bom caminho que culminou no competente desfile desse ano e está mais que certa. Assim, a mesma se junta a Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira na grata lista dos enredos AUTORAIS e SEM PATROCÍNIO para o carnaval 2009 e com grandes chances de ser um dos melhores do ano. Muito bom... e meu PALPITE é que a escolha deva ser pelo enredo dos 50 anos e como intérprete a opção pelo Dominguinhos... :)

Noticia: Liesa divulga pares do sorteio
Postado: 2008-06-26 23:21:26
"A MESMA PRAÃ?A, O MESMO BANCO, AS MESMAS FLORES DO MESMO JARDIM"..... Palpitão: Grande Rio e Beija-Flor encerrando a 2ª feira, respectivamente, como penúltima e última a desfilar... Tb quero errar, mas...

Noticia: Grande Rio muda título do enredo
Postado: 2008-06-26 21:08:17
Na verdade, não é bem uma mudança, e sim uma leve alteração. Contudo, estou no aguardo da sinopse. Abraços.

Noticia: Imperatriz Leopoldinense já tem data para anunciar enredo
Postado: 2008-06-26 20:58:08
Escrever rápido é um problema sério, onde se lê "sem contar os excelentes sambas que a grande ala dos compositores", substituir por "ALÃ?M dos excelentes sambas COM OS QUAIS a grande ala dos compositores"... falha nossa...rs

Noticia: Imperatriz Leopoldinense já tem data para anunciar enredo
Postado: 2008-06-26 20:52:55
Sem contar que enredo autoral nas mãos de Rosa Magalhães é sinônimo de beleza, elegância e muito bom gosto, sem contar os excelentes sambas que a grande ala dos compositores da Imperatriz nos brinda quando La Magalhães resolve tirar seus coelhos da cartola...rs... Agora, mudando de alhos para bugalhos, e a curiosidade matou o gato, quem deverá sustituir o Preto Jóia... hein?

Noticia: Telhado do barracão da Estácio desaba
Postado: 2008-06-26 20:44:02
Nossa, que tristeza pela Estácio, essa grande Escola que eu gosto tanto. O mais importante é que no acidente não houveram feridos, e, prejuízo financeiro, por mais difícil que seja, ainda pode-se correr atrás, e nisto a Estácio teve sorte, pois estamos longe da época de montagem de alegorias. Como diz o ditado: "porteira arrombada, tranca de ferro"... Espero que a partir de agora, os dirigentes estacianos tenham mais cuidado com as condições físicas de seu espaço, realizando inspeções e manutenções constantes para que outro acidente como este não ocorra - o que é pior - na época de mais movimento dos trabalhos de barracão, onde uma multidão ocupa o espaço na confecção de alegorias e fantasias.

Noticia: Faça sua ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2009
Postado: 2008-06-26 20:11:54
O q vcs acham? DOMINGO: 1ª - Império Serrano / 2ª - Unidos da Tijuca / 3ª - Mocidade / 4ª - Beija-Flor / 5ª - Viradouro / 6ª - Portela /// SEGUNDA: 1ª - Porto da Pedra / 2ª - Salgueiro / 3ª - Grande Rio / 4ª - Vila Isabel / 5ª - Imperatriz / 6ª - Mangueira /// Mas vamos ver o que nos reserva a tal bolotinha perniciosa e os animadíssimos troca-trocas de última hora...

Noticia: Perfil Carnavalesco: Tinga
Postado: 2008-06-26 19:45:22
Grande TINGA!!! Você é a VOZ vibrante, forte, guerreira de nossa Vila Isabel!!! Exemplo de lealdade, profissionalismo e garra, é um orgulho para nós Vila Isabelenses tê-lo como nosso intérprete oficial; E, se Deus quiser, o será ainda por muitos e muitos anos, defendendo competentemente os sambas de nossa Vila, que tb é sua Escola do coração. Abraços e SOLTA O BICHO!!! rs rs rs...

Noticia: Confira sinopses dos enredos para 2009
Postado: 2008-06-17 16:03:08
Alberto, eu que agradeço a atenção. Valeu mesmo.

Noticia: Confira sinopses dos enredos para 2009
Postado: 2008-06-16 14:32:21
Muito bom ter acesso às sinopses de maneira organizada. Porém, tenho uma dúvida à esclarecer com a equipe do Carnavalesco: de todas as sinopses, a única indisponível é a da Vila Isabel - quando clicamos em seu link, aparece a da Beija-Flor. Por que? Uma pena, pois queria poder reler o texto mais uma vez...

Noticia: Salgueiro deve ter enredo sem patrocínio e autoral no Carnaval 2009
Postado: 2008-06-14 22:05:50
Muito bom perceber que Escolas tradicionais - Salgueiro, Mangueira e Vila Isabel, até o momento - estão priorizando a qualidade de seus enredos em detrimento dos recursos financeiros que uma proposta patrocinada, porém, possivelmente vazia de conteúdo, poderia proporcionar. Muito bom, e se continuar como está, 2009 promete!

Noticia: Martinho ataca disputa de samba
Postado: 2008-06-14 21:52:52
E quando falo disputa, digo a de TODAS AS ESCOLAS DE SAMBA. Do jeito que a matéria foi escrita, somada a opinião de alguns foristas, parece que é só na Vila Isabel que isto acontece. E sabemos que "a porca torce o rabo" em TODOS OS GRÃ?MIOS, de um jeito ou de outro, com direito a concursos injustos, escritórios, torcidas organizadas, escolhas mercantilistas e coisas afins. A diferença é que as outras não tem Martinho descendo a marreta quando perde samba.

Noticia: Martinho ataca disputa de samba
Postado: 2008-06-14 21:41:07
1) Olheiro, você não precisa fazer a listinha, até porque sei que a Vila encabeçaria a mesma; junto com a Estácio de Sá (à Ã?poca, Unidos de São Carlos) no ano de 1965 foras as PIONEIRAS ao trazer o Theatro Municipal para os desfiles de carnaval. O tema é pé quente, pois rendeu as duas escolas a ascenção de grupo (São Carlos do 3 pro 2 e Vila do 2 pro 1, das grandes escolas). Já que o bom gosto não existe em sua pauta a ponto de não reconhecer que um GRANDE ENREDO pode ter inúmeras abordagens que o qualificam, sugiro mais pesquisa nos próximos comentários. | 2) Ana Cristina, a pergunta é pro Olheiro, mas respondo eu: a cara de Vila é de uma escola de origem humilde, mas guerreira, lutadora, que conta com a sua própria raça e garra para vencer os obstáculos impostos ao longo dos 62 anos de sua história. Nobre pela sua essência, é uma das maiores e mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, expoente do Samba do igual tradicional bairro boêmio de Vila Isabel. Respeitada e admirada, a azul celeste e branca é um dos pilares do samba, dona de um dos maiores acervos de samba de enredo entre as co-irmãs. Dá pra vislumbrar uma imagem? Acho que sim. | 3) Quanto à declaração do Mestre Martinho, não tenho nada a discordar. Também acho que o concurso deve passar por uma ampla reformulação, desde o custo altíssimo para as parcerias até a escolha do hino oficial, que tem sido pautada muito mais pela parte financeira do que pela qualidade melódica da obra em si. Acho apenas, modestamente, que o Martinho, como PRESIDENTE DE HONRA (lembram-se?), tem condições REAIS de modificar a questão na prática e ao invés disso prefere ficar reclamando, o que sabemos não ajudar em nada. Não seria mais interessante que o mesmo, com sua inteligência GENIAL, propusesse novos caminhos salutares à disputa, visando melhorá-la, torná-la mais justa? Tenho certeza que seria ouvido. Abraços.

Noticia: Adeus, Mestre Jamelão!
Postado: 2008-06-14 19:56:14
Minhas condolências à Nação Mangueirense | Faça a passagem em paz grande Mestre Jamelão... Que Deus lhe dê o descanso das dores, sofrimentos, limitações que a enfermidade impôs ao seu corpo físico. Lá, no plano astral, seus amigos de tantos anos aguardam alegres seu retorno; Por aqui, fica a saudade, as recordações, os serviços prestados à Estação Primeira e ao Samba, e também a certeza do reencontro. Até breve, José Bispo. Sua voz jamais será esquecida.

Noticia: 'Carnaval vai ser marcado pela emoção'
Postado: 2008-06-13 19:31:29
O primeiro passo para um grande desfile foi dado. Eu levo fé. Abraços.

Noticia: Moisés explica fim das alas comerciais
Postado: 2008-06-13 18:13:43
Obrigado pela atenção, Ricardo. Pensei que a extinção aconteceria apenas nas poucas alas 100% comerciais restantes em nossa escola, e que estas seriam convertidas em alas mistas, como as já existentes. Quando citei a venda de fantasias nas alas da comunidade, não me referi sobre a comercialização destas por parte dos próprios componentes (prática essa que concordo ser, além de errada, extremamente desrespeitosa para com a agremiação, apesar de cada vez mais comum entre os grêmios) mas sim, a venda das fantasias por parte da própria Escola e diretores de ala, como foi bem lembrado no post do valdir borges mais abaixo. | Se a intenção é fazer a Vila desfilar com mais "chão", a medida começa com algumas implicações... p. ex., existem muitos apaixonados pela Vila Isabel, que, por não terem condições (seja por morarem longe do RJ, ou não terem tempo de comparecerem aos ensaios) compram sua fantasia na ala comercial há muitos anos, e cantam muito, se dedicam de verdade no desfile. Estes seriam barrados? Uma injustiça! E se em seu lugar entrar um "comunidade" que vende sua fantasia no dia do desfile para um gringo que nem sabe o que é Escola de Samba, como fica a harmonia? Isso sem falar na relação com os (ex)diretores das alas comerciais, que ficará seriamente abalada | Não seria muito melhor, ao invés de adotar medida tão radical, investirmos em alas mais soltas (sem aquela horrível evolução enfileirada e famosos quartetos XY), diretores de harmonia mais qualificados para cuidar do canto dos turistas e sambas de qualidade, coisa que sempre soubemos fazer com louvor? Sinceramente, não é com esta medida tirana que teremos um melhores resultados no canto da escola. Abraços.

Noticia: Primeira mão: Sinopse da Vila Isabel para 2009
Postado: 2008-06-13 17:08:50
Simplesmente Maravilhosa... adorei! | Não resta dúvidas que, agora sim, o excelente tema se transformou num excelente enredo, que nos permite sonhar com um grande desfile. | Que venha 2009! | Parabéns aos Alexes... de Souza e Varella, pelo texto que tem tudo para gerar um samba que seja tudo que o de 2008 não conseguiu ser... bom.

Noticia: Moisés explica fim das alas comerciais
Postado: 2008-06-13 16:52:47
Infelizmente, estive sem acessar a internet durante alguns meses. Estava com saudades do Carnavalesco. Resolvi voltar... Se é de vez, só o futuro (e meu claudicante computador) poderão dizer. :) Confesso que li a matéria três vezes, com toda atenção, e ainda me permenece a dúvida: Ao que me parece, o Presidente Moisés quer acabar com as alas 100% comerciais, alegando que as mesmas prejudicam o todo do desfile com sua falta de canto e evolução problemáticas; ok... Mas, e as ALAS MISTAS, aquelas que, muito embora constem como sendo ALAS DA COMUNIDADE, e na teoria deveriam doar TODAS as fantasias para seu efetivo (que deve ter comparecimento obrigatório em todos os ensaios), mas que na prática, comercializam parte de suas fantasias para turistas, essas serão extintas também? Vale lembrar que o efetivo de turistas nas "alas mistas" foi bem mais expressivo que o das 7 alas totalmente comerciais que estão para serem extintas. Os ensaios técnicos no Sambódromo com seu estranho esvaziamento nas alas da comunidade comprovam tal prática. Como será a postura da diretoria em relação a estes, continuarão a poder desfilar pela Vila, mesmo morando fora do RJ? Se os colegas aqui do site (e diretores da nossa Vila, que sei acessam e postam nesse espaço) puderem fazer o grande favor de explicar essa questão, entre outras, a proposta poderá ser melhor compreendida. Abraços.

Noticia: Marco Lira concorre à reeleição presidencial na Viradouro
Postado: 2008-04-26 13:23:12
Eu não sou de Niterói, e também não sou torcedor da Viradouro, mas tenho muita simpatia pela Agremiação e desejo, sinceramente, que, independentemente do fato do candidato vencedor ser da situaçÃ

Noticia: Mangueira inaugura Escola Tia Neuma 2 para 500 crianças
Postado: 2008-04-26 12:52:53
Parabé

Noticia: Conheça o título do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-17 19:54:00
Ao a

Noticia: Conheça o título do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-17 19:34:52
Quem d

Noticia: Conheça o título do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-17 19:07:02
Con

Noticia: Enredo da Vila quer misturar o erudito com o popular
Postado: 2008-04-15 16:46:19
Eu já tinha adorado o desdobramento do tema, mas agora, com as novas idéias dos Alexes (Souza e Varela) acho que estamos mais próximos de ter um grande ENREDO nas mãos. Tudo vai depender do desenvolvimento! Portanto, espero

Noticia: Vila Isabel terá Vila Olímpica
Postado: 2008-04-15 15:12:29
Que beleza! Ã? a nossa

Noticia: Mocidade com um pé na Grécia
Postado: 2008-04-14 18:26:51
U

Noticia: Theatro Municipal é o enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-10 17:33:21
(...)respectivamente, através dos enredos "Epopéia do Theatro Municipal" (Vila) e "História do Theatro Municipal" (Unidos de São Carlos) vale ressaltar também que, com o vice campeonato da Vila e o campeonato da Unidos de SÃ

Noticia: Theatro Municipal é o enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-10 17:31:31
Se me permitem, um

Noticia: Theatro Municipal é o enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2009
Postado: 2008-04-08 21:51:01
Ã? verd

Noticia: Fotos da apresentação do novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela
Postado: 2008-04-06 21:46:14
Lindo, lindo, lindo... Deve ter sido um momento muito emocionante p/ o coração portelense. A Portela merece esta alegria! Parabéns Portela! Majestade do Samba!

Noticia: Jorge Perlingeiro comanda `Samba de Primeira´em novo horário neste domingo
Postado: 2008-04-06 21:41:19
Relendo minha postagem, vi que o argumento final não ficou muito claro, permitam-me, portanto, fazer alguns acréscimos p/ retificá-lo: (...)porém, precisa de profundas reformulações EM SEU FORMATO p/ a DIVULGAÃ?Ã?O DO SAMBA E

Noticia: Jorge Perlingeiro comanda `Samba de Primeira´em novo horário neste domingo
Postado: 2008-04-06 21:18:04
Concordo com o Gu

Noticia: Beija-Flor quer dar um banho no público da Sapucaí
Postado: 2008-04-05 14:44:30
Falar sobre a história dos banhos é uma possibilidade interessante. Mas não sei porque, ao ler o títul