SRZD


PROF. PEDRO AMARAL

srzd/upload/3/1/31F8CA2B1A2F436534806676423244235FB2DE49.gifProfessor,escritor, amante da política consciente para mudar a caea do Brasil. Tricolor, portelense há 45 anos. Aposentado e buscando novos horizonthttp://www.facebook.com/pedropaulo.doamaral.3

Comentários desse usuário

Noticia: Conheça os julgadores do Grupo Especial para o Carnaval 2014
Postado: 2014-02-01 22:40:19
Escrevi que a Portela será a grande novidade e campeã de 2014 . Não foi enviado? Ainda volto!

Noticia: Vote na enquete: Que samba merece vencer na Portela?
Postado: 2013-10-17 23:08:27
Trata-se do meu último comentário antes da disputa do samba-enredo da Portela, amanhã, dia 18 de outubro.Além de Professor de Literatura Bbrsileira, sou escritor do primeiro livro no Brasil sobre o assunto, jurado duas vezes na Sapucaí e com 47 anos na Portela.Qualquer samba que vença será bem-vindo, porém o samba de CELSO LOPES é OBRA-PRIMA e está quilômetros de distância em letra, melodia , qualidadde dos dois sambas competidores. Torço muito pela vitória de CELSO LOPES. Vamos analisar o que a quadra vai responder. Portela , campeã de 2014!

Noticia: Portela: ouça o samba da parceria de Celso Lopes, Charlles André e Vinicius Ferreira
Postado: 2013-10-16 11:55:02
O samba do Celso Lopes é obra-prima. Os compositores Toninho Nascimento, Luis Carlos Máximo etc que são tremendos compositores pecaram na colocação de palavras desconhecidas pelo componenentes como: Benim, jongp etc. O refrão inicial é confuso, ao passo que o final é espetacular. Samba-enredo longo samba cresce do meio para o fim. Essa é a minha opinião. Cada um tem a sua opinião. Se vencer , vou cantar bastante na Sapucaí.

Noticia: Vote na enquete: Que samba merece vencer na Portela?
Postado: 2013-10-14 20:50:04
Como crítico de samba-enredo e autor do primeiro livro sobre o assunto,destaco o samba-enredo da parceria de Celso lopes como o melhor samba-enredo DISPARADO da Portela. Letra perfeita, dentro do enredo e enquadrado na sinopse. O samba é leve, solto, as palavras pertencem a uma informalidade que é extremamente abrangente dentro do enredo solicitado. Os dois refrôes são inteiramente empolgantes. A imagem da Rio Branco é moderníssima onde o povo luta e busca a paz. A imagem do portelense "Candeia" se situa no universo do enredo. O verso "Pintar a cara do país é de suma poeticidade. Os versos finais são estonteantes. Trata-se de um grande samba. O curioso é que desfilo pela Portela há 46 anos e sequer conheço o autor do samba-enredo. Os outros sambas são de bom nível como do meu amigão Noca e dos expressivos compositores Toninho Nascimento, Luís Carlos Máximo e outros. Mas tomara que os jurados tenham a mesma visão nossa para botarmos a Portela em primeiro lugar.

Noticia: Portela: 4 sambas brigam por vagas na disputa final
Postado: 2013-10-11 16:54:48
o SAMBA DO PoRTELENSE CELSO LOPES é DISPARADAMENTE O MELHOR DOS 4 SAMBAS-ENREDOS. lETRA TÍPICA DO ENREDO, MELODIA ENVOLVENTE. o SAMBA-eNREDO Ã? INTERESSANTE DO INICIO AO FIM. qUEM CONHECE SAMBA-ENREDO NÃ?O TEM DIFICULDADE PARA ESCOLHE-LO. sÁBADO NESTE ESPAÃ?O FAREI UMA ANÁLISE PROFUNDA DOS 3 QUE FOREM PARA A fINAL. pORTELA 2014 ARREBENTANDO

Noticia: Portela entrega sinopse nesta quinta-feira
Postado: 2013-06-13 14:14:30
Os poetas da Portela serão abençoados por Santo Antônio. Haverá um "casamento perfeito" entre o nosso futuro samba-enredo e a nossa comunidade. A oportunidade é igual para todos os compositores. A seleção dos sambas-enredos será democrática e vencerá o melhor samba. Aguardo a criatividade dos nossos compositores para badalarmos bem o samba vencedor. A PORTELA MUDOU!

Noticia: Compositores portelenses são convocados para reunião
Postado: 2013-06-09 22:34:39
Desculpem-me os amigos portelenses. Continuamos amigos r escritores do SRZD. Ã?s vezes, alguem comete injustiça.

Noticia: Compositores portelenses são convocados para reunião
Postado: 2013-06-09 17:17:13
Ao invés de redigiram acima , leia-se, redigiram abaixo

Noticia: AESCRJ define ordem dos desfiles no próximo dia 17
Postado: 2013-06-09 17:14:06
A Associaç~~ao das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro só me traz boas recordações. Fui jurado em 1992 e 1996, dos quesitos enredo e samba-enredo e era bem organizada, não é mesmo, Santana? Não sei a razão exata de o Grupo A ter saído de lá? Um abração a todos.Foi uma grande pena!Tomara que a Associação sobreviva diante dessa realidade? Só fiz amigos lá.

Noticia: Compositores portelenses são convocados para reunião
Postado: 2013-06-09 17:03:14
Com todo o respeito aos colegas que redigiram acima, gostaria de deixar um pequeno comentário: o Jornalismo é algo sério e a Portela é mais séria, ainda. Felicidades portelenses. Professor, jornalista e esscritor PEDRO AMARAL.

Noticia: Compositores portelenses são convocados para reunião
Postado: 2013-06-07 19:32:01
Como portelense há 46 anos e autor de 2 livros sobre samba-enredo, fico à vontade para falar da largada dos compositores rumo ao samba-enredo. Ativista de primeiro momento da Chapa Portela Verdade, espero que todos os compositores pensem primeiro na Portela, entendam profundamente a sinopse e num clima bem democrático, aceitem o vencedor com tranquilidade. A Ala de Compositores da Portela só tem cobra. Não adianta nem iniciar a declinar os nomes. Mas na terça-feira, com certeza, daremos um show de entendimento para a alegria da nova diretoria recém-empossada. Aos poucos, a Escola está queimando as etapas , com inteligência. Valeu, Serginho, Valeu, Falcon, Valeu, Monarco, Valeu Noca.

Noticia: Portela: 90 anos, 21 estrelas!
Postado: 2013-04-12 16:47:06
Aniversário da Portela: PAZ. Ninguém está em guerra. So´quero entender os noticiários de comununicação que a todo momento bombardeiam a nossa Escola mostrando irregularidades impressionantes. Não fico em cima do muro: sou Portela Verdade, de Sergio Procópio, Falcon e Monarco, Exijo mudanças na Escola e ideias novas para sermos campeoes, em 2014. Todos precisam estar atentos sobre o número real de eleitores. O voto é o que mais importa, no momento. Vamos lá, portelenses!

Noticia: Portela: 90 anos, 21 estrelas!
Postado: 2013-04-12 16:47:06
Aniversário da Portela: PAZ. Ninguém está em guerra. So´quero entender os noticiários de comununicação que a todo momento bombardeiam a nossa Escola mostrando irregularidades impressionantes. Não fico em cima do muro: sou Portela Verdade, de Sergio Procópio, Falcon e Monarco, Exijo mudanças na Escola e ideias novas para sermos campeoes, em 2014. Todos precisam estar atentos sobre o número real de eleitores. O voto é o que mais importa, no momento. Vamos lá, portelenses!

Noticia: Portela: 90 anos, 21 estrelas!
Postado: 2013-04-12 16:47:01
Aniversário da Portela: PAZ. Ninguém está em guerra. So´quero entender os noticiários de comununicação que a todo momento bombardeiam a nossa Escola mostrando irregularidades impressionantes. Não fico em cima do muro: sou Portela Verdade, de Sergio Procópio, Falcon e Monarco, Exijo mudanças na Escola e ideias novas para sermos campeoes, em 2014. Todos precisam estar atentos sobre o número real de eleitores. O voto é o que mais importa, no momento. Vamos lá, portelenses!

Noticia: Tia Surica e Louzada prestigiam chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-08 22:34:10
Portelense ,com 46 anos na Escola, resolvi a participar ativamente do Processo Sucessório. Estou trabalhando pela Chapa Verdade e não gosto de fazer retaliação, inclusive ao adversário político, O momento é de mudança, colocando-se pessoas experientes, com mentalidade progresista e evidentemente conservando a tradição portelense. O problema é que haja TRANSPARÃ?NCIA nos 376 eleitores que realmente vão decidir a eleição. O restante é só badalação. Esses eleitores precisam ser ligados à Portela para que não haja problemas futuros, no aspecto jurídico. Só quero o bem da minha escola para tirar a primeira colocação

Noticia: Nilo Figueiredo lança chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-05 21:16:14
Amigo Marcelo Beija-Flor,o senhor não foi feliz no seu comentário. Não disse isso. Acho que o senhor está no lado da Chapa Poortela Verdade, não é mesmo? Eu, também. O momento não e de divergência. Não o conheço e acho que faço falta à`Portela, pois desfilo há 46 anos e sempre fui respeitado por todos. Continue a fazer campanha para a Portela Verdade da sua maneira, enquanto eu faço da minha. Não gosto de confusão comigo, pois sei respeitar todos, afinal sou um professor. Um abraço carinhoso para você

Noticia: Chapa 'Portela Verdade' faz carreata em Madureira
Postado: 2013-04-05 19:47:40
Amanhã,6 de abril, a Chapa Portela Verdade inicia a sua campanha eleitoral, através da inauguração do seu comitê, para unir MODERNIDADE e TRADIÃ?Ã?O à nossa Portela. Precisamos do novo e o novo é a nossa chapa. Um grupo unido já estuda as transformações de nossa Escola, os projetos sociais, os quesitos de um desfile. O eleitor, ou, tem que se empenhar pela conquista dos votos. Nossa chapa vencerá, com folgam mas precisamos de garra, de raça. Nada de briga! Havendo críticas ao nosso grupo, aí sim temos que devolver o pensamento com palavras. Professor Pedro Amaral

Noticia: Chapa 'Portela Verdade' faz carreata em Madureira
Postado: 2013-04-05 19:47:31
Amanhã,6 de abril, a Chapa Portela Verdade inicia a sua campanha eleitoral, através da inauguração do seu comitê, para unir MODERNIDADE e TRADIÃ?Ã?O à nossa Portela. Precisamos do novo e o novo é a nossa chapa. Um grupo unido já estuda as transformações de nossa Escola, os projetos sociais, os quesitos de um desfile. O eleitor, ou, tem que se empenhar pela conquista dos votos. Nossa chapa vencerá, com folgam mas precisamos de garra, de raça. Nada de briga! Havendo críticas ao nosso grupo, aí sim temos que devolver o pensamento com palavras. Professor Pedro Amaral

Noticia: Nilo Figueiredo lança chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-04 15:30:25
Tenho muito respeito ao Nilo,pois sempre me tratou bem. Apenas não entendo o seu posicionamento político ao querer se perpetuar na Portela. Não entro no mérito de que tenha feito uma boa ou má administração, porém me admiro que a legislação da Portela permita que um presidente se candidate tantaS VEZES SEGUIDAS. O LULA SE CANDIDATOU ALGUMAS VEZES... Ácho que o Departamento Jurídico das duas CHapas teriam que discutir esse processo de eleição. Imaginava que o candidato situacionista da Portela fosse o seu filho NILINHO. O importante é que haja eleições limpas e transparentes, pois todo o Rio de Janeiro, e o Brasil estarão atentos ao processo eleitoral. Só llamento que a minha Portela saiu de um longo período ditatorial e será que que entrar em outro?

Noticia: Nilo Figueiredo lança chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-04 15:30:21
Tenho muito respeito ao Nilo,pois sempre me tratou bem. Apenas não entendo o seu posicionamento político ao querer se perpetuar na Portela. Não entro no mérito de que tenha feito uma boa ou má administração, porém me admiro que a legislação da Portela permita que um presidente se candidate tantaS VEZES SEGUIDAS. O LULA SE CANDIDATOU ALGUMAS VEZES... Ácho que o Departamento Jurídico das duas CHapas teriam que discutir esse processo de eleição. Imaginava que o candidato situacionista da Portela fosse o seu filho NILINHO. O importante é que haja eleições limpas e transparentes, pois todo o Rio de Janeiro, e o Brasil estarão atentos ao processo eleitoral. Só llamento que a minha Portela saiu de um longo período ditatorial e será que que entrar em outro?

Noticia: Nilo Figueiredo lança chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-04 15:30:17
Tenho muito respeito ao Nilo,pois sempre me tratou bem. Apenas não entendo o seu posicionamento político ao querer se perpetuar na Portela. Não entro no mérito de que tenha feito uma boa ou má administração, porém me admiro que a legislação da Portela permita que um presidente se candidate tantaS VEZES SEGUIDAS. O LULA SE CANDIDATOU ALGUMAS VEZES... Ácho que o Departamento Jurídico das duas CHapas teriam que discutir esse processo de eleição. Imaginava que o candidato situacionista da Portela fosse o seu filho NILINHO. O importante é que haja eleições limpas e transparentes, pois todo o Rio de Janeiro, e o Brasil estarão atentos ao processo eleitoral. Só llamento que a minha Portela saiu de um longo período ditatorial e será que que entrar em outro?

Noticia: Nilo Figueiredo lança chapa 'Portela Nossa Paixão'
Postado: 2013-04-04 15:30:13
Tenho muito respeito ao Nilo,pois sempre me tratou bem. Apenas não entendo o seu posicionamento político ao querer se perpetuar na Portela. Não entro no mérito de que tenha feito uma boa ou má administração, porém me admiro que a legislação da Portela permita que um presidente se candidate tantaS VEZES SEGUIDAS. O LULA SE CANDIDATOU ALGUMAS VEZES... Ácho que o Departamento Jurídico das duas CHapas teriam que discutir esse processo de eleição. Imaginava que o candidato situacionista da Portela fosse o seu filho NILINHO. O importante é que haja eleições limpas e transparentes, pois todo o Rio de Janeiro, e o Brasil estarão atentos ao processo eleitoral. Só llamento que a minha Portela saiu de um longo período ditatorial e será que que entrar em outro?

Noticia: Jerônimo, o Paulo da Portela em 2013
Postado: 2013-02-05 20:37:47
Jerônimo, vou torcer muito para você, em 2013. Sei o carinho que nutre pela família portelense e também por mim, já que a nossa amizade é antiga. Representar Paulo da Portela vai ser fácil para você, pois você é um portelense preparado. Este ano não estarei na passarela com voc^, mas vibrarei com a sua perfomance na Sapucaí Avante Portela, estarei nas cadeiras vibrando com a família portelense. Valeu, Jeronimo, amigo de muitos carnavais.

Noticia: Milton Gonçalves representa Natal no desfile da Portela em 2013
Postado: 2013-02-05 20:27:08
A figura de Natal para a Portela é um ícone. Natal simboliza a grande liderança e paixão pela Portela. Convivi com ele durante anos e constatei a sua capacidade de fazer pelo próximo, pelos humildes, de um modo geral. A irreverência foi sempre sua marca, ao lado do seu eterno pijama. Valeu, seu Natal.

Noticia: Velha Guarda da Portela recebe Cordão da Bola Preta em Feijoada
Postado: 2013-01-05 22:45:57
Torço, de coração, para que a Portela seja campeã. São amizades, tenho 46 anos de desfile pela minha escola. Ã? hora de todos se unirem.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-10-13 00:07:40
O carnaval de 2013 se aproxima e torço para que o portelense escolha o melhor samba-enredo para o desile. Já é hora da Portela ganhar um Carnaval. Prof Pedro Amaral

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-10-13 00:07:34
O carnaval de 2013 se aproxima e torço para que o portelense escolha o melhor samba-enredo para o desile. Já é hora da Portela ganhar um Carnaval. Prof Pedro Amaral

Noticia: Qual foi a melhor escola do Grupo Especial do Rio? Vote!
Postado: 2012-02-21 19:23:24
Indiscutivelmente, foi a Portela. Deve tirar nota máxima em 9 quesitos , dos 10 disputados.A Portela foi perfeita no enredo, no samba-enredo, na bateria, na harmonia, na evolução, na fantasia, no quesito mestre-sala e porta-bandeira, no conjunto, na comissão de frente. Apenas no quesito alegoria e adereços, a Portela poderia ser mais ousada. PORTELA campeã de 2012.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-02-21 15:33:38
Professor PedroAmaral é autor do primeiro livro sobre samba-enrso, no Brasil. Jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, na Sapucaí e participante há 25 anos de Essola de Samba,Respeito os jurados, mas discordo de dois aspectos mencionados. O melhor desfile não pode ser do Salgueiro, de maneira nenhuma. Carros com problemas, a harmonia prejudicada e outros detalhes. A melhor bateria disparada foi da POrtela. Não pelo fato de ter ganho o Estandarte de O Globo, mas ela esteve aquilômetros de distancia de qualidade das demais. Portela e Vila são duas candidatas sérias a que tirem o primeiro lugar. Um abraço respeitoso a todos.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-02-21 15:33:37
Professor PedroAmaral é autor do primeiro livro sobre samba-enrso, no Brasil. Jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, na Sapucaí e participante há 25 anos de Essola de Samba,Respeito os jurados, mas discordo de dois aspectos mencionados. O melhor desfile não pode ser do Salgueiro, de maneira nenhuma. Carros com problemas, a harmonia prejudicada e outros detalhes. A melhor bateria disparada foi da POrtela. Não pelo fato de ter ganho o Estandarte de O Globo, mas ela esteve aquilômetros de distancia de qualidade das demais. Portela e Vila são duas candidatas sérias a que tirem o primeiro lugar. Um abraço respeitoso a todos.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-02-21 15:33:33
Professor PedroAmaral é autor do primeiro livro sobre samba-enrso, no Brasil. Jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, na Sapucaí e participante há 25 anos de Essola de Samba,Respeito os jurados, mas discordo de dois aspectos mencionados. O melhor desfile não pode ser do Salgueiro, de maneira nenhuma. Carros com problemas, a harmonia prejudicada e outros detalhes. A melhor bateria disparada foi da POrtela. Não pelo fato de ter ganho o Estandarte de O Globo, mas ela esteve aquilômetros de distancia de qualidade das demais. Portela e Vila são duas candidatas sérias a que tirem o primeiro lugar. Um abraço respeitoso a todos.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-02-21 15:33:30
Professor PedroAmaral é autor do primeiro livro sobre samba-enrso, no Brasil. Jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, na Sapucaí e participante há 25 anos de Essola de Samba,Respeito os jurados, mas discordo de dois aspectos mencionados. O melhor desfile não pode ser do Salgueiro, de maneira nenhuma. Carros com problemas, a harmonia prejudicada e outros detalhes. A melhor bateria disparada foi da POrtela. Não pelo fato de ter ganho o Estandarte de O Globo, mas ela esteve aquilômetros de distancia de qualidade das demais. Portela e Vila são duas candidatas sérias a que tirem o primeiro lugar. Um abraço respeitoso a todos.

Noticia: Prêmio SRZD-Carnaval 2012: veja a lista dos vencedores
Postado: 2012-02-21 15:33:24
Professor PedroAmaral é autor do primeiro livro sobre samba-enrso, no Brasil. Jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, na Sapucaí e participante há 25 anos de Essola de Samba,Respeito os jurados, mas discordo de dois aspectos mencionados. O melhor desfile não pode ser do Salgueiro, de maneira nenhuma. Carros com problemas, a harmonia prejudicada e outros detalhes. A melhor bateria disparada foi da POrtela. Não pelo fato de ter ganho o Estandarte de O Globo, mas ela esteve aquilômetros de distancia de qualidade das demais. Portela e Vila são duas candidatas sérias a que tirem o primeiro lugar. Um abraço respeitoso a todos.

Noticia: Qual foi a melhor escola do Grupo Especial do Rio? Vote!
Postado: 2012-02-20 09:11:02
PORTELA. A escola de Madureira tinha: a melhor bateria,, o melhor samba-enredo. A evoluçao foi perfeita. O enredo sobre a Bahia coerente. As alegorias e adereços estavam de acordo com o enredo. Fantasias ricas e criativas. A comissão de frente encantou o público. Mestre-sala e porta-bandeira nota dez. A Harmomia funcionou bem. O conjunto foi homogêneo. PORTELA, com CRETEZA, será a CAMPEÃ? de 2012. Prof. Pedro AMARAL.

Noticia: A dupla jornada de Katia Paz, segunda porta-bandeira da Portela
Postado: 2012-02-19 17:54:10
Kátia, primeiramente gostaria de parabenizá-la pela pessoa que você é. Amável,solícita, dedicada e o pouco contacto que tivemos percebi seu espírito de luta e carinho coma as pessoa que lidam com a Portela. Não gostar do Presidente é uma opçao democrárica e que cadaum pode externar sua opinião em qualquer lugar< Mas a matéria versa sobre a capacidadade de trabalho da nossa segunda porta-bandeira, que não conta ponto para o jurado, mas conta ponto para grande pare da família portelense. Portela, vamos arrebentar nesse desfile, todos os portelenses se empenharam muito pa o dia de hoje- domingo -dia do desfile da Portela. Vamos lá, rapaziada. Valeu, Portela. Professor Pedro Amaral 45 anos na sua Escola de Samba. Uma vida e meia...

Noticia: Direção da Portela se solidariza com famílias dos feridos em acidente
Postado: 2012-02-15 20:13:29
O portelense precisa comparecer à nossa quadra, nesta quarta-feira para fazermos uma verdadeira pajelança. O que é uma pajelança? Reunião para que se eleve o astral de um grupo. A Portela está perfeita, em todos os quesitos e temos mais quatro dias para que recuperemos mais ainda o nosso espírito sambístico e toda a nossa raça. Alguns podem se surpreender com o fato que vou contar. A Portela é tão forte, ela traz uma energia tão positiva que , no ano passado, o meu pai faleceu dois dias antes do Carnaval e Deus me deu força para eu desfilar na Ala dos Compositores da Portela. Gostaria de que esse meu comentário fosse difundido a todos não por interesse próprio, mas que irradiasse força, emoção, alegria a todos, pois tive um sonho, quando fui à Bahia que nós seríamos campeões em 2012. Tenho a certeza de que seremos campeões por diversos motivos que não declinarei hoje. Quanto a esses 4 monstros, eles terão a resposta que merecem. Mexeram em casa de marimbondo e a polícia junto com a comunidade os encontrarão, antes do carnaval. Mas a hora é de pensar na Portela desfilando domingo na Sapucaí. A Portela e as pessoas da Portela sempre me ajudaram nos momentos mais difíceis por que passei e já são 45 anos. ´Ã? hora de união, integração e paz para fa zermos um desfile monumental. Valeu, PORTELA!

Noticia: Direção da Portela se solidariza com famílias dos feridos em acidente
Postado: 2012-02-14 15:04:01
Como Professor e Escritor de inúmeros livros e portelense há 45 anos, lamento o ocorrido na noite de domingo,no nosso ensaio e me solidarizo com a família de uma vitima fatal e de algunas feridos. A Portela, a partir de hoje, precisa pensar nas duas frentes: a policial e a carnavalesca. O carro já foii encontrado e agora cabe à polícia encontrar esses assassinos monstruosos o mais depressa possível. A comunidade que os conheça precisa ajudar a polícia, póis este fato está atravessado na alma do portelense, Vamo-nos esforçar todos para que os encontremos , se possível antes do Carnaval. A outra parte agradável é que temos que sair do susto e pensarmos no Desfile de Carnaval de domingo, SEM ABATIMENTO, pois temos tudo para vencermos o Carnaval de 2012 e soltarmos muitas bombas de alegria pela vitória. O pensamento de hoje-terça-feira até domingo tem que ser Portela e o nosso desfile e solicito `a imprensa, aos jornais O Dia, Extra, O Globo etc que coloquem o foco da notícia em cima do carnaval da Portela, respeitando, é claro,o ocorrido e suas consequencias. Tenho certeza de que a Polícia junto com a comunidade nos darão boas notícias, antes do Carnaval para desfilarmos com bastante garra. Vamos levantar, PORTELA!

Noticia: Atropelamento em Madureira cancela ensaio de rua da Portela
Postado: 2012-02-13 08:59:05
Como portelense há 45 anos só tenho a lamentar e rezar pelo ocorrido na noite de domingo, em nosso ensaio. Precisa-se apurar e punir os autores deste atentado que sofreu as pessoas de nossa comunidade. Não importa o contexto em que se acha inserido o nosso Estado do Rio de Janeiro. Não importa se a culpa foi de A ou de B, como professor e um cidadão politizado, exijo das autoridades governamentais o esclarecimento deste acontecimento, se possível, atá antes do carnaval. Querem fazer terrorismo com a nossa escola, há uma geração de portelense inteiramente consciente da realidade. Peço que as autoridades prendam esses suicidas que misteriosamente procuraram o nosso espaço para levar uma imagem negativa de nossa Escola, que é uma verdadeira família. Lamentamos por tudo, mas temos que buscar força e ânimo para brilharmos na Sapucaí, no domingo e ganharmos o carnaval de 2012 com garra, alegria , vontade e dedicarmos o título que eu sei que vem para a Portela para toda a comunidade portelense sofrida, mas digna, honesta, de bem com a vida. Portela, você consegue superar todas as barreiras. Vamos arrebentar, no domingo, na Marquês de Sapucaí e a única bomba que vamos ouvir ´e para comemorar a nossa vitória. Estou rezando para todos.

Noticia: Novo julgador de samba-enredo diz que sambas têm alto nível
Postado: 2012-02-09 08:46:12
Amigo Bruno, recomendo-lhe a leitura do meu livro sobre samba-enredo: TRINTA ANOS DE SAMBA-ENREDO do Professor Pedro AMaral. Este livro está à disposição da Liesa, pois foi doado há 5 anos, aproximadamente. Boa sorte!

Noticia: Portela nega greve de funcionários
Postado: 2012-02-08 16:26:52
O fato é simples. Só agora muitas pessoas desinformadas começam a aprender a atacar os meios de comunicação, principalmente o jornal e a TV GLOBO, Esses meios de comunicação idolatram e afundam qualquer pessoa , principalmente no meio político. A Globo, para quem não sabe, alimenta o sistema vigente e engana, quando quer toda a população brasileira. Sou professor, lutei contra a Ditadura Militar e sei o que é isso. As minhas palavras não são colocadas para defender o Presidente Nilo, mas por que o jornal não abre espaço para que ele relate o que realmente se passa. Os jornais O DIA, O EXTRA e O GLOBO são farinhas do mesmo saco. E será que eles querem interferir agora nas Escolas de Samba? Se os operários fizeram greve é um direito deles, assim como é um dever de nossa Escola recompor o quadro do barracão para terminar os trabalhos. PORTELA é emoção, por isso mexe com a população brasileira qualquer notícia desagrádável à nossa Escola. A questão é simples: o barco tem que ser tocado de qualquer forma e com muito cuidado e carinho porque dependemos de notas boas na alegoria para ganharmos o carnaval de 2012. Você que me leu, entendeu o meu posicionamento: o que quero e o que queremos é que o trablho do barracão prossiga, sem afetar na qualidade das nossas alegorias, Se querem fazer confusão com os portelenses, vamos cantar:Madureira sobe o Pelô e acreditar... Valeu, minha Portela, sempre amiga!

Noticia: Portela revive sua história ao reinaugurar quadra
Postado: 2012-02-06 16:13:40
apenas um comentário: solicito às autoridades governamentais e à Portela que procurem ajudar os comerciantes dos bares ao lado da nova sede da Portela para que fiquem bonitos o ano inteiro, fazendo-se algo semelhante com La Bamboner - Boca Juniors, isto é tudo azul e branco vendendo camisa, plástico, bandeira o ano inteiro para gerar empregos. Não sou candidato a nada, apenas admirador da Portela.

Noticia: Valci Pelé reassume ala de passistas da Portela
Postado: 2012-02-06 16:04:27
Parabéns, Valci , você também é artista no pé. E os passistas, infelizmente, são cada vez mais raros. Conheço-o bem e sei o carinho que tem pela Portela . A Hora é de somar. Vamos botar os passistas para darem um show na Sapucaí.Valeu, Nilce, Valeu, Valci. Arrebenta, Portela. Pedro Amaral

Noticia: Portela revive sua história ao reinaugurar quadra
Postado: 2012-02-06 15:56:24
Há 45 anos convivendo com harmonia com a Portela, escrevo esse comentário sabendo que pouco falta para ganharmos o campeonato. Estive conversando com pessoas ligadas à cultura baiana, na reinauguração da Portela e disse-lhes que a Bahia precisava nos emprestar pelo menos 10 baianos notáveis para que sacudam a Sapucaí lá em cima das alegorias porque o portelense vai sacudir a Sapucaí no samba e em todos os quesitos necessários. Você, meu amigo portelense, precisa ter consciência que há quesitos fundamentais por que temos que dar a nossa força, outros dependem do barracão e outros dependem da Cultura da Bahia. Temos que colocar: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Betania,Ivete Sangalo(No dia do desfile, a Portela é mais importante que Ivete Sangalo. Isso é marketing.) jogador de futebol Bebeto- Pede ao Petkovic para convidá-lo) O nosso desfile tem que ser Bahia, em cima e embaixo e o povo da Sapucaí precisa fazer leitura do enredo de maneira fácil. Faço esses comentários porque coneço desfile de escola de samba. Fui jurado dos quesitos enredo e samba-enredo, em 1992 e 1998, respectivamente, além de ter escrito o primeiro livro , no Brasil, sobre análise de sambas-enredos, junto com Martinho da Vila. Mesmo que haja algum segmento da Portela desconte com A ouB, a hora é de união ampla geral e irrestrita, A Portela vai ganhar o carnaval de 2012, porque passei 15 dias na Bahia e a religiosidade baiana confirmou minha previsão. Vamos fazer bonito nessa reta final. A nova sede da Portela ficou maravilhosa. Rumo ao campeonato.!

Noticia: 'A Velha Guarda da Portela é pioneira', diz Monarco
Postado: 2012-02-02 18:18:35
Ao participar do desfile de 1970, já prenunciava o que compositores de idade mais avançada poderiam fazer num futuro longínquo. Monarco, sempre um comandante, tinha voz forte e opinião consciente sobre diferentes assuntos e a Velha Guarda da Portela se solidificava no universo musical com a sempre ativa Tia Surica, acolhedora do outro portelense ilustre Paulinho da Viola e outros nomes novos que se agregaram como o Timbira,meu vizinho de Madureira, quando lá morava, A Portela é um mar de poesia , desde o mais velho como os jovens de talento como Marisa Monte, Diogo Nogueira e outros mais. Dá gosto ver a criatividade musical da Velha Guarda que compôs tantos sambas que muitos não sabem que a autoria seja dos portelenses da Velha Guarda. Todos os componentes da Velha Guarda são uma aula de poesia ao ar livre.. Ã? por isso que tenho por esta escola uma verdadeira paixão e já são 45 anos de desfile e encerrarei a minha vida ao lado da Portela e em 2012, consultei os astros baianos e eles me disseram: A Portela será campeão com os carros alegóricos repletos de baianos notáveis. Ã? tudo nosso! Já diz Gilsinho, intérprete de nossa escola.

Noticia: Portela faz procissão para Iemanjá nesta quinta-feira
Postado: 2012-02-02 16:35:38
Ã? por isso que tenho certeza de que a Portela será campeã em 2012. A data de 2 de feverereiro foi rigorsamente aproveitada pela Escola para fazer marketing: o caminho é todo esse. Virá a divulgação e a Portela só ganhará. Dia 4 de fevereiro estarei na reinauguração do Portelão e entregarei meu livro sobre samba-enredo ao Governador da Bahia e lhe pedirei para convidar mais baianos ilustres para o desfile da Portela. 2012 é o nosso ano portelense. Valeu, rapaziada! vamos para a alegria!

Noticia: Portela reinaugura quadra em grande estilo no próximo sábado
Postado: 2012-02-01 20:36:15
A reinauguração do Portelão é um marco histórico para o portelense, mas além de uma bela sede, nós temos que arrebentar para ganharmos o carnaval de 2012. Temos tudo pra isso:os quesitos de casa que levamos para a Avenida estão bem trabalhados, não tive a oportunidade de ver nossos carros alegóricos. Só peço à Portela uma coisa: que coloque, nos carros, os baianos notáveis para que os jurados e o público tenham uma leitura fácil do enredo e empolgue o público. Vamos lá, nação portelense. Nós seremos campeões de 2012, com certeza.

Noticia: Portela reinaugura quadra em grande estilo no próximo sábado
Postado: 2012-01-31 18:25:12
4 de fevereiro de 2012 passará a ser uma data histórica para a nossa Escola: a reinauguração do Portelão. Estamos de parabéns. Lá estarei presentando o governador da Bahia Jaques Wagner com o livro que escrevi sobre samba-enredo:"Trinta anos de samba-enredo" e que tem o aval de Martinho da Vila. Darei uma de marqueteiro solicitando ao Governador que coloque no desfile da Portela um bom número de baianos notáveis. Este campeonato é nosso! Arrebenta, Portela!

Noticia: Portela reinaugura quadra em grande estilo no próximo sábado
Postado: 2012-01-29 22:15:41
Este comentário se destina ao excelente carnavalesco da Portela, Tenho aproveitado o espaço do SRZD para pedir aos marqueteiros da Portela para que convidem mais 6 baianos notaveis, além dos já convidados e noticiados pela imprensa. Sugestões: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Betânia, Bebeto(jogador de futebol tetracampeão mundial e deputado, no Rio de Janeiro) e Ivete Sangalo. A vinda do Governador da Bahia ao Rio pode ser o momento para facilitar a vinda dessas figuras notáveis para que apareçam no desfile da Portela. A Escola está muito boa, principalmente nos quesitos que dependem da comunidade e a presença dos notáveis baianos nos dará a vitória. Sou apaixonado pela Portela. Desfilo há 45 anos, escrevi o primeiro livro no Brasil sobre samba-enredo. Fui jurado de enredo e de samba-enredo e estou fazendo tudo para ganhar o carnaval de 2012, pois não aguento mais ver a minha escola sem vencer. Faço marketing e é por isso que estou insistindo nesta tecla há algum tempo. Se alguém ler o meu comentário e conhecer o carnavalesco, peço que encaminhe a minha opinião. Não é crítica, é sugestão de um portelense que conhece a sua escola e que conhece a escola de samba moderna. Vamos para a vitória!

Noticia: Portela reinaugura quadra em grande estilo no próximo sábado
Postado: 2012-01-28 23:24:27
As escolas de samba de hoje vivem do marketing, também. A reinauguração do Portelão com nova cara inundará o Rio de Janeiro de alegria que se alastrará pelo Brasil afora. A festa será dia 4 de fevereiro e será um marco para a família portelense que poderá ajudar a toda comunidade de bairros circundantes, através de projetos sociais consistentes, atuando sobre vários aspectos sociais, inclusive diminuindo a violência urbana de nossa cidade. Quanto ao nosso carnaval de 2012, nós vamos arrebentar, seremos campeões de 2012. Reitero aos marqueteiros da Escola que tragam todos os baianos notáveis para que abrilhantem , ainda mais, nossa escola. Ã? tudo nosso!

Noticia: Portela reinaugura quadra em grande estilo no próximo sábado
Postado: 2012-01-28 23:24:25
As escolas de samba de hoje vivem do marketing, também. A reinauguração do Portelão com nova cara inundará o Rio de Janeiro de alegria que se alastrará pelo Brasil afora. A festa será dia 4 de fevereiro e será um marco para a família portelense que poderá ajudar a toda comunidade de bairros circundantes, através de projetos sociais consistentes, atuando sobre vários aspectos sociais, inclusive diminuindo a violência urbana de nossa cidade. Quanto ao nosso carnaval de 2012, nós vamos arrebentar, seremos campeões de 2012. Reitero aos marqueteiros da Escola que tragam todos os baianos notáveis para que abrilhantem , ainda mais, nossa escola. Ã? tudo nosso!

Noticia: Tia Dodô recebe homenagem no ensaio da Portela
Postado: 2012-01-26 22:22:10
Para o portelense começar fevereiro feliz, devido à reinauguração do Portelão, só faltam algumas notícias agradáveis dos nossos marqueteiros. Quem sabe: da Bahia virão Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Daniela Mercury, os baianos que se destacam na nova geração, além do baiano Bebeto, jogador da seleção brasileira de futebol, hoje deputado. A Portela já vai largar muito bem, com esses destaques nos carros alegóricos; seremos completos e os jurados e o povo farão uma leitura fácil do nosso enredo que versa sobre a Bahia. Vamos colocar baianos famosos nos nossos carros e ganharmos o carnaval de 2012. Ã? tudo nosso!

Noticia: Tia Dodô recebe homenagem no ensaio da Portela
Postado: 2012-01-26 20:22:03
Os nossos encontros semanais das sextas-feiras, na Portelinha, estão virando o melhor espaço de confraternização da família portelense. Há sempre uma novidade na Portelinha. No dia 27 de janeiro de 2012, , além da grande homenagem a nossa Dodõ da Portela, charmosa, linda, alto astral, histórica, portelense e amável,comemoraremos os 80 anos de desfile de samba, homenageando o compositor Jabolô, autor junto com Catoni e Valtenir de um dos sambas clássicos do Rio de Janeiro: "Lendas e Mistérios da Amazônia", em 1970, quando a Portela sagrou-se campeã e eu completava o meu segundo desfile pela Portela. Depois disso, gostei tanto que nunca mais parei. Completo em 2012 mais de 40 anos desfilando pela Portela sempre no anonimato.

Noticia: Carnaval 2012: 1º destaque da Portela representará Senhor do Bonfim
Postado: 2012-01-18 00:47:07
A família portelense e toda a sociedade envolvida com o carnaval conhecem o grande destaque da Escola CARLOS REIS. Ele virá, merecidamente, representando o "Senhor do Bonfim", que é caracterizador da cultura baiana e que é referenciado no próprio samba-enredo da Portela . Ser um bom destaque é também uma arte típica de uma Escola de Samba e Carlos Reis merece ser reconhecido pela larga experiencia em desfiles da Portela. A nossa querida Portela será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval. Portelenses, está chegando a hora, vamos ganhar o Carnaval de 2012

Noticia: Eduardo Paes vai à Marquês de Sapucaí para ensaios técnicos
Postado: 2012-01-16 22:26:13
A Escola de Samba é um espaço aberto a todos. A ideologia do político não deve ser questionada , a nível dessa manifestação cultural, por isso a população deve entender a participação do homem Eduardo Paes e esquecer que o fato de ser Prefeito é uma circunstância e que a sociedade vai entender que sua presença na Portela é bem-vinda e está funcionando como um membro da bateria, tocando agogô na sua escola de coração. Todos os políticos têm o direito de participar de uma Escola de Samba de forma democrática, mesmo que o outro não tenha admiração política pelo Prefeito. Arrebenta, Eduardo, toque o seu agogô para a gente fazer a Portela campeã de 2012.

Noticia: Vídeo: Paes na bateria da Portela no primeiro ensaio técnico da Sapucaí de 2012
Postado: 2012-01-15 18:30:30
Vamos embora, Prefeito , o seu agogô vai dar sorte e a Portela vai ganhar o Carnaval 2012. Junte-se à nossa Academia do Samba, à nossa Tabajara do Samba ee toque e dance a valer com a Portela para esfriar a cabeça.

Noticia: Veja vídeos do ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-15 18:07:21
Show é a palavra para espelhar o que a Portela fez no seu ensaio da Sapucaí. Samba belíssimo, o melhor do ano, alimentou os componentes, sacudiu o público, comprovando que a Portela não vem pra brincar. Samba no pé, comunidade unida, enredo ótimo, alegoria-, surpresa, mestre-sala e porta-bandeira dez, comunidade garantindo evolução,harmonia e outros quesitos mais. Esta é a PORTELA 2012

Noticia: Confira fotos do primeiro ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-15 17:55:28
Trata-se de uma visão panora^mica da beleza da Escola. A Portela unida é difícil de ser batida. Diretoria, comunidade, compositores, a velha e a nova geração estão entrelaçadas. Isso é a Portela que conheci há 45 anos. Ser portelense é amar a azul e o branco de Oswaldo Cruz e Madureira. Fui à Bahia e lá me disseram que seremos campeões do carnaval de 2012. Arrebenta, Portela, é tudo nosso!

Noticia: Eduardo Paes vai à Marquês de Sapucaí para ensaios técnicos
Postado: 2012-01-15 17:41:55
Torcendo para que as obras do Portelão sejam concluídas na data estipulada e que , a partir daí comece um novo tempo para as comunidades de Madureira e Oswaldo Cruz. Quanto ao Prefeito, torço que toque o seu agogô ,na Sapucaí , sem ofuscar o brilho da bateria da Portela. Seja bem-vindo!

Noticia: 'Boletim do Samba': integrantes avaliam 3º dia de ensaios técnicos
Postado: 2012-01-15 17:35:12
A Portela fez um excelente desfile, apesar do forte calor. O samba, o melhor do ano mostrou que é . bom na Portelinha e bom na Sapucaí.Apenas uma ressalva:acho que o tom pode ser mais elevado. A harmonia funcionou, mas precisamos reforçar com alguns elementos o final da Escola. O marketing da Portela precisa convidar logo alguns políticos baianos nota´veis, o jogador e deputado Bebeto e várias estrelas musicais da Bahia: antigas e novas: Caetano, Gil, Betania,Ivete Sangalo e valores novos e conhecidos da cultura baiana. Eles virão com certeza, pois no Carnaval, a Portela supera a individualidade de todos.. Ã? tudo nosso, diz Gilsinho e só depende de nós essa vitória, em 2012, pois estamos necessitando. Valeu, Portela!

Noticia: 'A Portela vem solta e feliz para este ensaio', diz Paulo Menezes
Postado: 2012-01-15 01:34:23
Como desfilante da Portela,observei que fizemos um belo ensaio técnico, mas há alguns aspectos que preciisam ser sanados. O nosso samba-enredo, que o melhor de2012, funcionou bem , mas ainda é capaz de provocar maior empolgação, se houver pequenos ajustes especificos, tais como: precisamos elevar o tom para cima,como disseram alguns portelenses que lá estavam Isso é simples porque a bateria deve ter percebido o detalhe. A nossa harmonia funcionou bem, mas apenas tenham faltado elementos da harmonia na parte onde desfilei,, pois sempre nos ajuda, principalmente na parte dos compositores. O nosso enredo é otimo, apenas temos que intensificar convites a baianos ilustres a desfilarem na Portela. As alegorias e adereços , tenho certeza de que nada ocorrerá e serão surpresas agradáveis no nosso Carnaval. As fantasias voltarão àquele luxo e critividade da Portela. A comissao de frente está bem treinada e será sucesso. O casal de mestre-sala e porta-bandeira são nota dez. A comunidade vai garantir nota 10 de conjunto e muito ajudará a direção de harmonia da Portela. O calor no desfile da Portela prejudicou um desenvolvimento mais solto da escola, enfim para o primeiro ensaio técnico, a Portela saiu-se muito bem , mas com ressalvas naturais de uma Escola que tem um mês para o desfile e faz seu primeir treino. Portelense, vamos para a cabeça, 2012 é o ano da Portela

Noticia: Ao vivo: Tuiuti, Rocinha e Portela no Sambódromo
Postado: 2012-01-14 19:56:56
A Portela dará um show na Sapucaí, com o seu belíssimo samba-enredo, o melhor do Grupo Especial. Escola unida, mesclando velha-guarda com juventude, todos os quesitos sendo estudados pela Escola e a Portela é uma grande favorita a ganhar o Carnaval de 2012

Noticia: Portelenses participam da Lavagem do Senhor do Bonfim
Postado: 2012-01-14 16:00:50
Trata-se de um comentário de suma importância e é dedicado ao meu grande amigo Mazinho da Piedade, portelense roxo como eu. Ele é um assíduo leitor dos meus comentários e conversamos sobre a importância do Marketing em nossa Escola. Aviso aos marqueteiros da Portela que é essencial convidarmos personalidades políticas e artísticas, além de esportistas de destaque da Bahia: Bebeto( jogador), Caetano, Betânia, Ivete Sangallo, Claúdia Leite, Gilberto Gil etc. Atenção, marqueteiros da Portela, Gilbeto Gil vai se apresentar no dia 22 de janeiro, em Araruama, munici´pio próximo do RJ. Ã? importante que se convide o e-ministro a desfilar na Portela, porque, inclusive, tem uma música popular falando sobre a Portela, além de ser portelense. Rumo à vitória!Portela

Noticia: Sábado é dia de ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-14 10:08:26
Amigo leitor, fiquei perplexo ao participar sexta-feira do ensaio de rua da Portela, na Portelinha, em Madureira. Uma multidão sambava com o ritmo do melhor samba-enredo do Grupo Especial. A Bahia passou uma energia indescritível à Portela e er uma sexta-feira 13. A Escola ensaiava como se fosse um verdadeiro desfile. O tempo e São Pedro ajudaram e a minha querida Portela deu show de tudo , mesmo estando sem quadra, já que o Portelão está em obras. Alguma coisa me diz que a`Portela será campeã de 2012. O baiano tem verdadeira paixão pela Portela. O que falta é a nossa Escola confirmar presença de baianos notáveis: Bebeto, seleção brasileir, hoje deputado, Caetano, Gil, Betânia, Daniela Mercury e outros. Quem faz marketing tem que pensar grande. Vamos, lá, Portela!

Noticia: Portelenses participam da Lavagem do Senhor do Bonfim
Postado: 2012-01-13 15:58:39
A ida de componentes da Portela à Bahia, num dia tão importante para a cultura baiana só faz enriquecer o entrelaçamento entre a Portela e a Bahia. Na festa da Lavagem do Senhor do Bonfim, a Portela marcou presença e até o Governador da Bahia ficou feliz com a nossa Escola, daí podem surgir conquistas para a Portela. Isso é fazer marketing, é ir à fonte do enredo para propagar a Escola. Até a TV GLOBO, no Jornal Nacional mostrou cenas da festa da Lavagem do Bonfim e foi colocado que a nossa Escola terá o enredo sobre a Bahia. Parabens, marqueteiros da Portela! Agora temos que trazer todas as celebridades baianas.

Noticia: Sábado é dia de ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-12 21:26:12
A Portela e seus marqueteiros estão de parabéns pela ida da Escola à Bahia, na fIgrja do Bonfim. A TV GLOBO deu destaque à Bahia e referenciou que a Portela fará uma homenagem à Bahia, no seu carnaval de 2012, aparecendo a dança do mestre-sala e da porta-bandeira. Ã? dessa forma que se constrói um projeto vitorioso. Agora só faltamcontactos dos baianos notáveis para que desfilem em nossa Escola: Caetano Veli´loso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Maria Betânia, jogadores de futebol baianos do passado e do presente que sejam conhecidos do povo brasileiro. Ã? dessa forma que se tece um marketing, um gancho vitorioso. Apesar de não gostar da TV GLOBO, reconheço a sua grande popularidade e a Portela tem que ser notícia todos os dias. E isso está acontecendo. Vamos lá, Portela! 2012 é nosso e a vitória chegará com a luta de todos. "Madureira sobeo Pelô..."

Noticia: Gilsinho mobiliza portelenses para ensaio técnico
Postado: 2012-01-12 16:09:56
Gilsinho tem sido uma revelação do Carnaval, em relação à interprete do samba. Como ele canta com amor à Portela. Inteiramemente identificado com a nossa comunidade, quando canta parece um próprio componente. A sua alegria´e´típica de um portelense de bem com a vida. Só nos falta o título em 2012, pois o samba-enredo que ele canta nos faz ficar mais confiantes numa vitória este ano. Trata-se do melhor samba-enredo do Grupo Especial . O nosso Gilsinho está convidando o portelense a participar do primeiro ensaio tecnico, na Sapucaí e por isso, chegaremos às 20h na Sapucaí, ao lado dos Correios. Vamos mostrar o nosso astral ao Rio de Janeiro. Arrebenta, PORTELA!

Noticia: Sábado é dia de ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-12 00:06:38
Agradecendo os comentários elogiosos do amigo Sylvio da Harmonia, vou fazer uma rápida síntese da minha vida na Portela: desfilo na Portela há 45 anos ininteruptos. Nasci em Madureira, por isso minha paixão pela Portela. Comecei a desfilar, em 1968 e o amigo Nilo era vice-presidente. Sr Armando Passos era presidente da Portela e meu vizinho. Fiz parte do Departamento Cultural da Portela com Hyran Araújo(LIESA), fundei a Ala Macunaíma , em 1972, desfilei algunas anos na Diretoria da Escola e também na Harmonia. Fui um dos diretores da Portela como apoio a Clara Nunes. Fiz marketing da Escola, em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, de graça, quando os enredos se referiam a esses estados. Fui campeao em 1970 e 1980. A minha profissão é Professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, além disso já escrevi mais de 20 livros, inclusive um sobre samba-enredo, intitulado TRINTA ANOS DE SAMBA, com o aval de Martinho da Vila, vendido em vários países do mundo. Hoje desfilo na Ala dos Compositores com a minha mulher Sandra e isso já ocorre há 8 anos. Ando com a camisa da Portela o ano inteiro, conheço a história e as pessoas da Portela. A Portela sempre foi a minha casa, inclusive nos momentos difíceis da minha vida. Estou à disposição de qualquer pessoa da Portela para fazer um trabalho para ser campeão de 2012. Um abraço a todos os portelenses que me leram. Sou apenas um apaixonado pela minha escola.

Noticia: Sábado é dia de ensaio técnico da Portela
Postado: 2012-01-10 14:08:54
Está chegando a hora da nossa Portela fazer o seu primeiro ensaio técnico e você, portelense, deve comparecer na Sapucaí. O povo da Sapucaí vai ter oportunidade de ver a nossa Escola e ouvir o melhor samba-enredo de 2012. A Bahia estará vivificada no desfile da Portela e a alegria contagiante do portelense levará a sério o ensaio técnico como se fosse um desfile. A concentração será 20h ,nos Correios e o ens.aio começará às 22h. Ã? hora de elevarmos a auto-estima e acreditarmos que a Portela será campeã. Avante, portelense!

Noticia: Musas da Portela marcam presença na última feijoada da escola
Postado: 2012-01-09 19:19:36
A famosa feijoada da Portela, tradição da escola de Madureira e sempre no primeiro sábado do mês, foi um astral maravilhoso e contagiou todos os presentes quesempre valorizam este evento. Toda a direção da Portela presente, os componentes felizes com o samba-enredo e as nossas musas dando um show de beleza, alegria e samba no pé. As nossas musas não são globais, como as de outras escolas de samba. Elas têm o samba afiado, participam dos projetos sociais , sabem cantar o samba-enredo e acrescentam energia à escola. Daqui estarei pedindo para que os nossos marqueteiros convidem autoridades políticas da Bahia, além de figuras ilustres como: Caetano Veloso, Gilbero Gil, Maria Betãnia, Daniela Mercury etc A Portela precisa pensar grande, pois ela´e maior do que muita gente pensa. Há dois anos, estava na Bahia, usando a camisa da Portela e fui interpelado por um baiano apaixonado pela Escola, tive que dar a minha camisa só de olhar a paixão daquele homem. Dentro desse contexto que nossa diretoria precisa investir na vinda de nomes baianos notáveis. Isso é importante para sacudir mais ainda o povo da Sapucaí. A Portela precisa ouvir boas orientações e procurar fazer aquilo que é possível para sermos campeões , em 2012

Noticia: Portela: Vania Love marca presença no ensaio deste domingo
Postado: 2012-01-09 15:30:26
Uma escola de samba moderna precisa ter como base a sua comunidade, além de preencher com riqueza os seus demais quesitos: bateria, alegoria, um bom samba, harmonia e também pessoas que tenham uma ligação direta com o samba. Trata-se da irmã de Wagner Love , jogador de futebol conhecido nacionalmente. Os destaques femininos da Portela são verdadeiras artistas no pé. Não são artistas globais que só se interessam pela escola no Carnaval. Negra, mulata, branca, todas têm seu espaço cativo na Portela , desde goste da escola e sambem. Essa é a diferença de nossa escola para as demais, valeu ,Vãnia Love: Madureira sobe o Pelô para ganhar o carnaval 2012. Força, portelenses!.

Noticia: 'É o trabalho bem reconhecido, cruzando fronteiras', diz Gilsinho
Postado: 2012-01-08 11:36:25
Amigo portelense, estamos de parabens. O Jjornal O DIa de 8 de janeiro de 2012 considerou o samba da Portela disparadamente o melhor samba-enredo de 2012 e os jurados deram nota máxima, à exceção de Jorginho do Império que atribuiu 9.9 para qubrar a sequencia de dez. Temos que aproveitar onosso belo samba-enredo que virará umclássico para termos o mesmo cuidado com os outros quesitos. Agora dependemos de nosso carnavalesco e nossa diretoria , Não esqueçam de convidar os baianos notáveis. Sou estudioso no assunto e atribuí as 3 primeiras colocações , numa entrevista, da mesma forma que os críticos musicais de O DIA. Vamo-nos organizar para vencermos o Carnaval 2012. Valeu, Portela!

Noticia: 'É o trabalho bem reconhecido, cruzando fronteiras', diz Gilsinho
Postado: 2012-01-07 20:07:33
Amigo Gilsinho, como portelense, orgulho-me de ver seu trabalho reconecido no exterir. O mundo do samba tem que reconecer que a interpretação que Gilsinho dá a um samba-enredo é nota dez. Este ano , ele pegou uma colher-de-chá, pois interpretar este samba-enredo da Portela dá gosto e o Brasil todo cantará a Bahia, na Sapucaí junto com Gilsinho eos 4500 componentes da escola. Vamos lá, PORTELA!

Noticia: Portela promove mais um ensaio de rua nesta sexta-feira
Postado: 2012-01-05 13:35:28
A nossa Portela está dinâmica. Os nossos ensaios ao ar livre estão contando com a ajuda de São Pedro. O portelense está desafiando tudo. Sei que a nossa diretoria vai caprichar nos quesitos que dela dependem e os nossos marqueteiros vão convidar os baianos famosos em todas as a´reas: arte, música, dança, poesia, ciencia, futebol etc. Temos que trazer Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e outros notáveis. Não podemos nos intimidar > A Portela é maior que todos eles, mas no Carnaval eles precisam marcar presença na Sapucaí. Estou gostando da movimentação. A Portela tem que ser notícia todos os os dias.

Noticia: Portela terá 'Balé Folclórico da Bahia' em seu desfile
Postado: 2012-01-03 20:53:39
Tenho batido nesta tecla porque conheço o assunto. A Portela tem que ser manchete a cada dia do ano de 2012 até chegar ao carnaval. Issoé fazer marketing e elevar a auto-estima do componente. Agora é hora de convidar todos os baianos ilustres para participarem do desfile da Portela.

Noticia: Confira detalhes das gravações dos sambas de 2012 do Grupo Especial
Postado: 2012-01-02 14:15:27
Autor do primeiro livro sobre samba-enredo no Brasil, ¨"Trinta anos de samba-enredo", com o aval de Martinho da Vila, O professor Pedro Amaral leciona Literatura Brasileira e todo ano faz uma análise dos melhores sambas-enredos. Aí vai a análise: melhor samba disparado é o da Portela, pelo tema, pela riqueza da letra e melodia. Vai estourar na Avenida.O segundo lugar fica entre Salgueiro e Vila Isabel. O quarto lugar fica com a Imperatriz Leopoldinense. A Beija-Flor fica com a quinta colocação.A Unidos da Tijuca disputa a sétima e oitava colocações com a Mocidade Independente. A Mangueira é a nona colocada. A São Clemente e Grande Rio disputam a décima e décima primeira colocações.. A União da Ilha é a décima segunda e a Renascer de Jacarepaguá é a décima terceir. Pode haver variação na colocação de uma ou outra escola, Mas a Portela, em 2012, tem um samba espetacular. Se houver algum convite do Blog do Sidnei Resende, aceito justiificar a colocação de ccada escola. Um abraço, amigos sambistas!

Noticia: Portela agita réveillon do Piscinão de Ramos
Postado: 2011-12-29 00:20:06
O assunto hoje não é o carnaval, especificamente, é o desejo que toda a sociedade fluminense tenha saúde, paz, tranquilidade e menos violência e que não haja comemorações agressivas na passagem de ano no nosso Estado do Rio de Janeiro. Desejo saúde a toda minha família, em 2012 e também a outra família que tenho e que sempre me ajudou em todos os momentos: a família portelense, Espero que em 2012 todos tenham saúde e paz para que vençamos o carnaval, desde o mais humilde funcionário até o meu amigo Presidente Nilo Figueiredo. A Portela precisa da união de todos, principalmente dos verdadeiros portelense. Madureira sobe o Pelô... O Pelô da alegria. Avante, portelense!

Noticia: Portela agita réveillon do Piscinão de Ramos
Postado: 2011-12-26 20:58:29
Comentei ontem que a Portela precisa estar na mídia diariamente e hoje surge uma notícia que extrapola o Rio de Janeiro e voa pelo Brasil comentando sobre a nossa escola e as festas de final de ano. Aquela comunidade merece receber a Portela com aquele samba-enredo maravilhoso falando sobre a Bahia.

Noticia: Portela promove mais um ensaio nesta sexta
Postado: 2011-12-25 20:20:37
A Portela precisa tentar ingressar ainda mais na mídia para novamente voltar a ser acreditada. Temos um ótimo carnavalesco que sabe ajudar a escola a crescer em popularidade, temos o melhor samba, precisamos chamar a imprensa para nossos espetaculares ensaios de sexta-feira, enfim temos que oferecer novidades a todos da imprensa a todo dia. Vamos à vitória, em 2O12!

Noticia: Confirmado: Daniela Mercury na Portela em 2012
Postado: 2011-12-16 20:18:02
Observei a presença de Daniela Mercury na sexta-feira passada, bailando pelas ruas de Madureira-Oswaldo Cruz. Linda, tendo tudo a ver com o enredo, simples , encantou a todos, inclusive a mim. Daniela é marketing e é disso que a Portela precisa. A Portela tem que acender a luz que mora nela. A comunidade é linda, não há igual, a bateria nos faz chorar de emoção, a nossa diretoria junto com o carnavalesco precisam estudar detalhadamente os quesitos que vêm do nosso barracão , para nós sairmos do jejum de títulos.. Vamos darmos as mãos e lutarmos pela nossa águia altaneira. Um Natal harmonioso e um 2012 vitorioso, com bastante saúde para aqueles que me leem agora. Valeu, Portela!

Noticia: Portela volta ao seu barracão da Cidade do Samba neste sábado
Postado: 2011-12-01 20:01:55
Esperamos que o portelense seja respeitado por todos os governantes, principalmente as autoridades municipais. O prefeito Eduardo Paes precisa agilizar as obras de nossa quadra,pois uma Escola do porte da Portela precisa ter sua casa à disposição do público e da sua comunidade.

Noticia: O Universo do Samba-Enredo
Postado: 2011-11-24 21:29:34
A Portela dá uma aula de samba e de democracia, ao ensaiar ao ar livre, bem perto da Portelinha. Ambiente bom, sem violência. Ã? uma aula de cultura popular. Dia 25 de novembro, todos lá no ensaio

Noticia: Império Serrano promove 'Show do Ano'
Postado: 2011-11-22 16:54:08
Ã? gratificante,como madureirense e admirador do Império Serrano, ver a modernização e ascensão do Império Serrano, que é uma das Escolas de Samba mais tradicionais do Rio de Janeiro. Nasci na Frederico lima, bem próximo à Serrinha e lá conquistei amigos na adolescência e na Política. Pedrinho é como sou chamado, apesar de ter no coração a Portela como escola predileta. Mas do Império conheçotudo ou quase tudo. Sou professor e escritor e escrevi o primeiro livro sobre samba-enredo do Brasil, junto com Martinho da Vilä: TRINTA ANOS DE SAMBA-ENREDO. No meu livro, analiso a importancia de Silas de Oliveira, Mano Décio da Vila, além de selecionar os sambas-enredos mais importantes das décadas de 70,80 e 90 sempre à luz de uma análise social, política e litera´ria. Amigos do Império Serrano, o que puder fazer pela Escola é só buscar o meu e-mail, através do site do Sidney Rezende. Vamos colocar o Império na posição que merece. Serrinha, a paz em 1 lugar, sem violência, pois O Império levará melhorias para a nossa comunidade e para Madureira, em geral. Valeu, Império! Save o show imperiano!

Noticia: Portela comemora Dia da Consciência Negra neste sábado
Postado: 2011-11-18 20:33:32
A Portela dá um belo exemplo à sociedade carioca como uma Escola de Samba deve interagir com a comunidade, a fim de fazer a inclusão social, a inserção do menor para que conheça um mundo mais sadio, sem violência, livre das drogas, do tóxico.Um dia , Escrevi que deveria contar ponto no Desfile da Sapucaí as escolas que que apresentassem mais projetos sociais e que se constatasse diminuição de violência nos bairros de origem. Acho que a Prefeitura teria que injetar verbas para o incentivo desses projetos, em todas as Escolas de Samba de todos os grupos e depois cobrasse a transparência dos gastos financeiros aos responsáveis das Escolas de Samba. Para quem é politizado, é essa a melhor maneira de ajudar a criança carente e atenuar a violência urban> Valeu, Val! Valeu, Portela. Professor Pedro Amaral

Noticia: Samba da parceria de Luiz Peixe vence no Arranco
Postado: 2011-11-06 07:07:25
O PROFESSOR PEDRO AMARAL, amante do samba há 45 anos, quando fez o seu primeiro desfile pela Portela,visto que nasce u em Madureira. Aprendi a respeitar o ARRANCO DO ENGENHO DE DENTRO, devido às cores de minha Escola, de origem como também por algumas ligações e contatos feitos entre as duas escolas, já que o Arranco é um "afilhado" de nossa Esscola. Escrevi o primeiro livro sobre samba-enredo, no Brasil, junto com Martinho da Vila: "TRINTA ANOS DE SAMBA-ENREDO", que é uma análise política, social e literária do samba-enredo, desde 1970 até 2000. Hoje, resido próximo ao Arranco, na rua Pedro de Carvalho. Feita a apresentação, ponho-me à disposição da Escola para uma orientação sobre possíveis projetos sociais que podem ser feitos com apoio do Pode Público. Cada Escola de Samba hoje não pode se ater a um desfile ,precisa se engajar com as necessidades sociais de cada comunidade. A Escola de Samba precisa ser um espaço usado o ano inteiro para se engajar com problemas de: diminuição de violência no local, de forma criativa, tentar ser um pólo que abra espaço para orientação profissional, valorização da comunidade local mais carente. Parede discurso político, mas no fundo, todas as Escolas de Samba têm que dar a sua contribuição para essa realidade, ao lado do Poder Público e de pol´ticos que vistam a camisa constantemente, não aparecendo apenas em peródo eleitoral. Só dessa forma o nosso samba poderá ter uma participação mais ativa. Esse recado não é só para o Arranco, mas sim para as Escolas do Grupo de Acesso e Especial. Não se trata de nenhuma críticaà direção da escola, que ainda nem tive o prazer de conhecê-la. Temos que fazer escolas fortes na região: Arranco, Lins Imperial, Cabuçu e outras para que o Grande Méier tenha uma vida mais pacífica, animada, alegre onde toda a comunidade possa lucrar, em todos os sentidos. Vamos lá, Arranco! Professor Pedro Amaral

Noticia: Império Serrano recebe bateria da Renascer na Feijoada Itinerante
Postado: 2011-11-06 05:28:58
O professor PEDRO AMARAL,nascido próximo à Serrinha, na Frederico Lima, em Madureira tem como primeira paixão a Portela, a segunda paixão o Império Serrano, pois o acompanha há mais de 40 anos. Escritor e autor do livro Trinta anos de samba-enredo, junto com Martinho da Vila, é conhecido em Madureira por diversos motivos e tem sua mãe ainda residindo no local mencionado. Ã? hora de o Império Serrano crescer de novo, voltar ao grupo Especial, Sei que está havendouma mexida sadia na Escola para isso. Os projetos sociais já existentes no Império Serrano precisam ser ampliados para favorecer crianças e jovens que andam perambulando pelas ruas de Madureira, sem qualquer perspectiva. Ã? hora da verde e branco se articular com esse social para atenuar violência e fazer a nossa Madureira mais pacífica. Quanto ao enredo e samba-enredo, o Império está bem servido e podem contar com a minha colaboração,se necessário. A Serrinha, Cajueiro etodas as comunidades carentes locais devem ter acesso ao carnaval do Império Serrano junto com empresas que beneficiarão a nossa Madureira querida. Vivi 45 anos, em Madureira e sei o que representa o Império Serrano para nossa comunidade. Valeu, Serrinha! A paz em primeiro lugar! PROFESSOP PEDRO AMARAL. Acho que também vou desfilar no Império pela primeira vez.

Noticia: Portela mobiliza multidão no primeiro ensaio de rua rumo a 2012
Postado: 2011-11-05 21:47:25
A Portela tem feito verdadeiro malabarismo para tocar o seu carnaval de 2012. Samba-enredo disputado na Caprichosos de Pilares, Feijoada, no River da Piedade e finalmente o nosso ensaio de rua na nossa Portelinha, sempre as sextas-feiras, às 21h. O ensaio de rua foi um espetáculo, muita gente e um verdadeiro espírito de paz e antiviolência, contrastando com a tônica do Rio.Isso tem ocorrido devido às obras do Pode Público Municipal. Por que o Prefeito Eduardo Paes não mandou começar a obra logo depois do Carnaval? Assim, o portelense teria o Portelão bem antes do carnava. Acho que ele está esperando o momento cero eleitoral para inaugurar a quadra, já que ele é candidato à reeleição. Mas felizmente, o portelense está de olhos abertos. Ele não se diz portelense. Mas, felizmente, a nossa comunidade está sabendo responder aos desfios e sacrifícios. Nossa samba é espetacular, precisamos aparar algumas arestas de desarmonia que sempre existe em grupos numerosos e colaborar com o Presidente Nilo para que a Portela , em 2012, faça um desfile impecável. Torcemos que a nossa diretoria capriche nos quesitos que dela dependem para ganharmos esse título, pois estamos precisando. Portela é paz, alegria, religião, beleza, afeto, bom astral, renascimento, paixão ... Valeu,comunidade!

Noticia: Unidos do Cabuçu: Elza Soares deixa recado para comunidade
Postado: 2011-11-03 17:00:39
Professor Pedro Amaral, sambista como vocês, mora próximo ao Cabuçu conhecendo dezenas de pessoas que foram meus alunos, no Colégio Estadual Macedo Soares. O enredo é belíssimo e pode surpreender pela criatividade e riqueza. Como professor,peço à diretoria da Cabuçu para que procure fazer projetos sociais, dentro dos dseus limites, para que as crianças e adolescentes do Cabuçu,escola do falecido José Carlos Rego, meu grande amigo, tenham ocupaçao social e profissional, a fim de que se melhore a auto-estima delas e que se contribua efetivamente para uma sociedade melhor, pois esta também deve ser a razão de ser de uma Escla de Samba, em 2012. Busquem parcerias ou apoio de políticos sérios comprometidos com a realidade social da comunidade. U m grande abraço a todos. Professor Pedro Amaral

Noticia: Lins Imperial vai conhecer samba para 2012 neste sábado
Postado: 2011-11-03 16:36:31
Professor PEDRO AMARAL, homem do samba, é também admirador da nossa Lins Imperial. A escola precisa ressurgir e aproveitar o belíssimo espaço e localização para se fazer um trabalho profundo com a nossa comunidade, já que resido próximo à Lins Imperial e a conheço bem. Alguém precisa fazer projetos sociais , carnavalescos etc capazes de estimular as crianças e jovens das comunidades da Cachoeirinha, Gambá, Amor etc para que se faça uma ocupação social e profissional com os adolescentes, contribuindo para que as crianças de nossa comunidade tenham sempre uma ocupação constante eum relacionamento melhor. Será que os políticos já esqueceram a LINS. Avisem para eles que em 2012 tem eleição para Prefeito e Vereador. A comunidade precisa caminhar compacta para que possa almejar resultados satisfatórios. Professor Pedro Amaral