SRZD


Velha Mocidade

srzd/upload/E/B/EB02D4F22A1298EF775D4449C029821CD810ED16.gif

Comentários desse usuário

Noticia: Por excelência, apresentação de sambas na Mocidade é adiada
Postado: 2014-08-28 14:46:59
Eu estava revendo o desfile da Mocidade em 2003 quando a comissão de frente utilizou de instrumentos como grandes rodas. Na época Haroldo Costa, comentarista da Globo, criticou dizendo que "à rigor o que foi apresentado pela Mocidade, não era comissão de frente"...Passados alguns anos o mesmo Haroldo votou no estandarte de ouro para a tijuca em 2010. Incoerência, mudança de paradigma ou apenas conceitos diferentes? o que acham?

Noticia: Por excelência, apresentação de sambas na Mocidade é adiada
Postado: 2014-08-28 14:38:43
Cláudia, prossigamos com nossos debates (apesar de eu pouco aparecer...rs), não permita que ti calem por formas obscuras e insanas!

Noticia: Por excelência, apresentação de sambas na Mocidade é adiada
Postado: 2014-08-28 10:29:33
Claúdia e demais, bom dia. Vou tentar esclarecer algumas coisas em relação ao ocorrido. A música que inspirou PB para a construção do tema de enredo para Mocidade 2015, cita uma explosão de um carro no meio do transito...bom até aí fazer uma citação seja em alegoria, seja em fantasias não seria problema algum. O colunista anselmo gois do O Globo, sugeriu ironicamente que esta parte do desenvolvimento do enredo seria uma homenagem ao filho de Rogério Andrade, morto em um atentado a bomba onde o carro do pai explodou. Essa associação materializou uma situação perturbadora: imaginem a associação que as pessoas irão fazer no momento do desfile. Mesmo que não seja mais abordado o assunto e o Paulo Barros repudie a falsa notícia (como já fez no seu perfil no Facebook) será inevitável a associação, mesmo que irreal. O tal "jornalista" não apenas divulgou algo sem consultar a assessoria de imprensa da Mocidade, como também plantou esta imbecilidade covarde e propositalmente.

Noticia: Claudia Leitte sobre Mocidade: 'Ser rainha de bateria é um sonho de menina'
Postado: 2014-08-17 23:48:32
Perdão Almir, entendi errado sua afirmativa. De fato você se referiu à Beija-Flor

Noticia: Claudia Leitte sobre Mocidade: 'Ser rainha de bateria é um sonho de menina'
Postado: 2014-08-17 23:46:41
Almir, só para constar, a madrinha da Mocidade é a Beija-Flor, não Magueira, como por você citado.

Noticia: Mocidade divulga logomarca oficial do enredo de 2015
Postado: 2014-07-18 16:53:00
João silva, vou apenas contar um fato que aconteceu no desfila de Mocidade em 1996. Depois que a bateria saiu do segundo recuo, esta fez uma paradinha que atravessou o samba, pouca gente comentou ou até ouviu esse fato, mas aconteceu, tanto é que a Mocidade tirou 9.5 no quarto módulo dos jurados, totalizando 300 pontos contra 299.5 da imperatriz e 299 da Beija-flor. Então, o erro que ocorreu foi penalizado pelo jurado, então nem nisso pode ser constetado o resultado.

Noticia: Mocidade divulga logomarca oficial do enredo de 2015
Postado: 2014-07-18 08:56:03
Bom dia a todos, sei que posso desagradar alguns e agradar outros, não tenho pretensão nenhuma, mesmo porque é impossível agradar todos numa mesma "tacada", então quero conceituar alguns fatos que vem ocorrendo com o passar do tempo nas escolas de samba. No embate Beija e Mocidade, quem perde é justamente quem inventa tal embate. Beija-flor de Nilópolis é madrinha da Mocidade, Mocidade nunca desceu ao acesso, como já aconteceu com a Beija...se relacionarmos tudo que esse embate permite, vamos passar intermináveis dias, falando, falando e não dizendo nada!! Estou dando esses duas pequenas curiosidades só pra ressaltar que temos que estar unidos...o futebol virou comércio, torcedores viraram gangues...é isso que queremos para o carnaval!!!??? Gente é tão mais gostoso falar das paradinhas do Mestre André, das loucuras do J30, do luxo da Portela, do clássico do Império...uma coisa vos digo...se enche este site de discussões vazias e a informação, a curiosidade, se perdem...uma pequena curiosidade para os mais jovens...A idéia de se criar a LIESA partiu de Castor de Andrade, juntamente com Anísio da Beija-Flor e outros mais...daí constatamos a união em que as escolas de samba tinham. E hoje em detrimento do espetáculo, estão massificando a idéia de rivalidade...peraí, pô!!!!!

Noticia: Mocidade divulga logomarca oficial do enredo de 2015
Postado: 2014-07-17 15:41:35
Por várias vezes vi minnha Mocidade sendo motivo de chacota, teria até motivos pra isso, mas nenhuma escola mecere esse tipo de atitude. Há um pequeno fio que divide a brincadeira, o "tira sarro" com a chacota e a humilhação. Por conta disso vou desprender à partir de agora análises de tudo que já vi no carnaval (e são mais de 30 anos) e compartilhar com os amigos deste site. Cenas dos próximos capítulos.

Noticia: Mocidade divulga logomarca oficial do enredo de 2015
Postado: 2014-07-17 09:59:34
Bom dia à todos. Nunca, em nenhum setor da vida, temos uma unanimidade, por questões de gosto, caráter, conceitos, pré-conceitos e por aí vai. Considerando esta afirmativa, como verdade, não podemos pré julgar nosso amigo Almir de Macaé. Ele é uma pessoa centrada, firme em seus conceitos e atitudes, louvável. Tem seus defeitos, tem, mas vamos desconsiderá-los. Todos aqui tem seus defeitos. E para uma boa convivência vamos apenas nos prender no bem comum a todos: "Desfile de Escola de Samba. "Independentes na identidade" eu vos convoco a sermos um referencial neste espaço, não que os amantes de outra escola não seriam, mas para ter um ponta pé inicial. Independentes!!! Vamos mudar este site, vamos transportar os bate-papos como eram antigamente, para este espaço. Nada de revanchismo, nada de afrontos, nada de discurssões inúteis...Rumo a socialização da sociedade...rsrs

Noticia: Mocidade divulga logomarca oficial do enredo de 2015
Postado: 2014-07-16 15:56:51
A todos, meu boa tarde. Somos uma tribo que até a popularização da internet, nosaas conversas sobre carnaval, à beira das quadras, em rodas de samba ou até em portas de botequins, convergiam as opiniões em relação ao mundo do samba. Era comum a troca de elogios, compartilhávamos fatos e idéais, e nas pausas das conversas, relembrávamos grandes e inexquecíveis sambas. O que vejo agora é são pseudo-amantes transfigurados de torcedores de futebol destilando suas zombarias à instituições que merecem todo o nosso respeito. Estas instituições sempre foram perseguidas por uma classe burguesa dominante. Agora a classe que quer humilhar tais instituições são criancinhas que só querem atenção...ou melhor chamar atenção...respeitem as escolas de samba, pois todas são "a melhor"!!!

Noticia: Comissão de Carnaval da Tijuca explica a presença de Clóvis Bornay no enredo
Postado: 2014-07-11 11:56:56
"Victor" e "Beija Sempre", saudações independentes. Como o princípio básico dos desfiles de escola de samba é alegoria, fantasiar a realidade e para isso é utilizada a licença poética, posso garantir que não vai ter qualquer decrédito esse enredo da Tijuca por conta dessa associação entre um personagem e o tema em si a ser apresentado. Este ano, Fernando Pinto veio do espaço sideral.

Noticia: Nota de esclarecimento
Postado: 2011-03-08 18:16:00
Eugênio, eu iria colocar minhas críticas em relação ao que foi escrito em seu nome em sua análise, mas prefiro acreditar no que escreveu nesta sua nota e tentar explicar o comentário à respeito da Mocidade. Eu venho acompanhado seu trabalho desde o início das divulgações dos enredos, e sempre respeitei seus comentários, aceitá-los é outra história. Sinto serenidade e argumentação em suas análises, quanto a várias escolas, porém peço que olhe para tras e reveja tudo que vem declarando sobre a Mocidade. Erro editorial, tranquilo, mas na rádio, ao vivo, não tem editores sintetizando ou tendencionado seu discurso. Ou tem?? abraços.

Noticia: Mocidade: de um início espetacular para uma leve vacilo no fim
Postado: 2011-02-16 11:06:03
Gente, vamos com calma, o Severo tem razão! Desfilar em escola de samba exige um pouco de tudo, amor, sacrifício, paixão e isso tudo vcs estão demonstrando implicitamente nessa dircursão, Porém eu acho que cada um está fazendo sua parte sim! e devemos respeitar a passionalidade e o limite dos outros. Quero deixar a todos (Ã?rika, Betina, Severo, Mocidade e Mocidade Sempre) um forte abraço, sei que estamos fazendo e tentando o melhor para nossa escola e isso já me basta. Parabéns a todos vocês por estarem contribuindo para o belo desfile que nossa escola irá fazer e abocanhar uma ótima colocação (que seja o título afinal).

Noticia: Mocidade já tem forte possibilidade de enredo para 2012
Postado: 2011-02-03 14:17:58
Nada mais que esse Sr. Paulo Vianna fale, me assusta. O cara é um urubu! Cerca a carniça e não deixa que ninguém lave os seus dejetos!!! Ele e a podridão da minoria que o cerca estão colocando o nome da Mocidade na m....Mesmo assim quero que a Mocidade faça um excelente carnaval esse ano, sem apagar tudo de ruim que esse maluco fez!

Noticia: Ensaios de rua
Postado: 2011-02-02 11:40:24
Oh saudades! Saudades de sua presença na Mociade, saudades de seus excelentes textos, que aborda com a visão popular a maior festa POPULAR do mundo, sem rodeios, sem "intelectualização" dos assuntos. Mais uma vez parabéns, e quando puderes voltar à Mocidade, volte, sem medo de ser feliz!

Noticia: Paulo Vianna: 'Isso é inveja da oposição. Estão com medo da Mocidade ganhar o carnaval'
Postado: 2011-02-02 11:30:26
Entre os foristas, foram levantados dois assuntos, a discursão (natural) entre o presidente, Cid e Simpatia, bem quanto a isso não posso me fundamentar em "boatos" para tecer comentários, porém acredito que só o tempo irá transparecer a verdade das coisas. O outro ponto é o samba-enredo. Dizer que o samba foi um erro, é no mínimo achar que a comunidade de Padre Miguel se equivocou, pois esse samba era UM DOS MAIS aceitos na disputa do samba. Talves não o favorito, talves não o melhor, mas sem dúvida que foi uma escolha acatada e legitimada pela comunidade. Lembrando que em vários momentos critiquei e se necessário for criticarei tudo e qualquer pessoa que, estando à frente da Mocidade, se mostre prejudicial à Escola (já fiz muitas críticas ao presidente).

Noticia: Essa Estrela-Guia precisa voltar a brilhar
Postado: 2011-01-20 00:50:05
Laércio,a bateria não se arrasta, sua cadência mais desacelerada é característca da bateria de Padre Miguel, o problemas está nos sambas que são de baixa qualidade melódica e pede uma cadência mais acelerada. Os sambas tem que voltar a se moldados em cima da cadência da Bateria, lembre-se de 1999 quando o frenizi das baterias já estava à pino e a Mocidade teve um samaba excelente que não se arrastou, ficou perfeitamente harmonizado com a bateria.

Noticia: Mocidade faz ensaio de rua
Postado: 2011-01-06 13:09:24
Júlio, sejamos práticos: de acordo com a atual situação artística da Escola e com as possibilidades do mercado, quais seriam os pilares de uma estruturação de imagem da Mocidade?

Noticia: Mocidade faz ensaio de rua
Postado: 2011-01-05 17:22:20
A Mocidade perdeu um pouco da sua credibilidade ante à vários profissionais, então, acredito que a estruturação financeira seria sim um "atrativo" para dar tranquilidades aos "contrutores artísticos" dos espetáculo. Cid é um bom carnavalesco. Pode vir a surpreender sim, mas está trilhando esse caminho com base sólida dentro das possibilidades da estrutura oferecida pela Escola.

Noticia: Mocidade faz ensaio de rua
Postado: 2011-01-04 18:42:09
Júlio, a Mocidade trilhou um caminho arriscado, sim, por estar descaracterizada e tudo mais. Ã? pouco para história da Mocidade, mas é o bastante para uma escola que está voltando a se estruturar. Título, é difícil, porém possível, tudo vai depender de como a Escola vai se apresentar (afinal, desculpe o jargão, mas na sapucaí é que o bicho pega). Hoje temos em que apostar, não tínhamos a tempos atrás. Volto a dizer é pouco para a história da Mocidade, mas tenho esperanças, assim como você, que a Escola tenderá a um caminho de sucesso, vanguarda e ousadia, como no passado.

Noticia: A perda da inocência
Postado: 2010-12-29 10:46:57
Não deixando de exaltar o excelente texto publicado pelo Ricardo Delezcluze, que vem de encontro a muito do que é falado do passado do carnaval. As décadas de 70, 80 e 90 (no seu início), eram dominadas pela espectativa, pelo ineditismo, pela surpresa. Eu, além de saudosista, tento, dentro do possível, não ver fotos de fantasias, ouviros sambas antes do lançamento e a compra do CD, e fotos de barracões. Notícia de bastidores das escolas, só o troco-troca que me "pega pelo pé", além das agendas das escolas.

Noticia: A perda da inocência
Postado: 2010-12-29 10:30:11
Tudo bem, o acesso a informação realmente vem está numa velocidade e numa facilidade alucinante.Porém é algo que se pode evitar. Ã? como bebida alcoólica, uns são dependentes, outros bebem "socialmente" e outros nem bebem (éo meu caso), mas a disponibilidade é igual para todos. Na internet tem uma avalanche de sambas concorrentes. Simples é só ignorá-los. Não é fácil, assim como se resistir a uma cerveja geladinha num final de tarde ansolarado. Outro detalhe são as análises de sambas antes mesmo deles serem os oficiais (através das disputas). Com a internet, pricipalmente, foram criados pseudos analistas, torcedores que estão mais para fanáticos que amantes do carnaval. E a influência desses"debates" interferem na análise dos hinos oficiais. Tem sempre um "maluco" (sem ofensas) que diz que o samba X da disputa é melhor que o escolhido. Na minha opinião, essa análise só é valida até o momento que se escolhe o hino, a partir daí esse é que vale. Ficam excelentes obras pelo caminho? ficam! Mas faz parte do jogo!!

Noticia: Paulo Barros brilha, e Unidos da Tijuca faz história como a última campeã da década
Postado: 2010-12-22 20:46:47
A Tijuca de fato foi a melhor de 2010, mas compará-la com, por exemplo Kizomba, Ratos e Urubus, Tupinicópolis e Ziriguidum 2001, é no mínimo incoerente. Em termos de impacto, inovação, cadaum desses desfiles, em sua época tiveram sentimentos, reações semelhantes,mas a comparação direta entre esses desfiles não dá: Tempos diferentes, espectativas diferentes e por aí vai. Querem um exemplo: se a Mocidade desfilasse com as mesmas fantasias, alegorias, cadência do samba de 1985 em 2010, estaria fadada a ser "esculhambada", pois como disse antes as espectativas de 25 anos atrás e diferente de hoje. Vale ressalvar que o campeonato da Tijuca em 2010 foi talves o menos contestado da última década, assim como 1985 para Mocidade e 1988 para a Vila Isabel.

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-21 14:01:52
Dholores, e demais amigos, vamos unir forças e energias positivas para fazer desse final de ano, um recomeço em nossas vidas. Que todas as dificuldades sejam transformãdas em esperança, eue todas as lutas, em vitórias, que todos os obstáculos em motivação. Que 2011 seja repleto de realizações e que momentos felizes sejam momentos cada vez mais comum em nossas vidas. Bom Natal!!

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-21 13:58:32
Galera, deixando as desavensas de lado (alias eu particularmente tento ser um "politicamente perfeito"), gostaria do fundo do coração desejar a todos um excelente Natal, um grandioso Ano Novo. "Se beber não dirija, se dirigir, não me chame pois a ressaca é grande...hehehehe". juízo a todos!! não façam dos últimos dias do ano os últimos dias de suas vidas. Responsabilidade no transito.

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-20 18:55:39
Dalton e Dolores, na grande fase da Mocidade (décadas de 70, 80 e 90) a Mociade ganhou vários adeptos e torcedores, não só pelas conquistas, mas principalmente pela forma de fazer desfile, pelo novo, pelo inventivo. Hoje em dia, para "engrandecimento" do "espetáculo" escolas com boas estruturas tendencionaram a uma uma direção perigosa, e hoje em dia colhemos os frutos desse caminho seguido. A beija-flor, como instituição se tornou forte, pois primeiro, Anisio (antes da morte do Castor era o número dois no jogo do poder da Liesa), se tornou quase absoluto no que diz respeito à contravensão (notem bem pau que bate lá também bate cá). As brigas políticas enfraqueceram demais a Mocidade, diante da Liesa. E acredito que, por respeito ao "pai" da Liga (Dr. Castor), A Mocidade ainda não visitou o Acesso. Só por isso.

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-20 15:28:04
Alias, digo mais, cara Dolores, estou certo que no ano do artesanato, a Mocidade tinha um enredo estilo Fernando Pinto. Usar das regiões do Brasil como referência e colocar o artenasanato atrelado à cultura de cada região seria realmente interessantíssimo de se ver, mas a ressalva ficou por conta da execução e concepção do desenvolvimento do enredo. Excelente idéia, mas com execução não tão feliz assim. Se aquele enredo tivesse nas mãos do Alex de hoje, a Mocidade iria se mostrar novamente na avenida.

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-18 20:21:01
O único desfile que ainda daria uma pitada de inovação e criatividade foi de 2003. Ressalto este pois naquele momento Chico Spinoza conseguiu ainda fazer um bom desfile ao esctilo Mocidade, o carro da justiça e do banco de órgãos estavam bem ao estilo "Mocidade de ser". Eu fico pensando: O que seria da Mocidade com Paulo Barros!!??

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-18 14:32:07
Dholores você tem todo o direito de criticar(cutucar) certos dirigentes da Mocidade, alias, mas que direito, temos argumentos e fatos que fazem de nossas críticas fundamentadas. Meu único porém é a questão da generalização, na Mocidade existem excelentes profissionais, masque acabam tolhidas pelas irresponsabilidade, interreses obcuros do topo da hierarquia, fora algumas excentricidades mirabolantes de algumas pessoas. Espero que assim como várias co-irmãs que passaram por dificuldades, a Mocidade consiga dar uma virada (um "vira-virou" do século XXI, afinal "sonhar não custa nada", pois a escola precisa de "Paz e Harmonia")

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-18 13:08:58
Dholores, a Mocidade, juntamente com a Tradição, Viradouro e Pilares são escolas que se apequenaram, de fato, a pequena vantagem da Mociadade está por conta de uma grande torcida, da força da comunidade, e apesar de não ser mais a escola que era uma das mais aguardadas nos desfiles, consegue ainda sobreviver. Ã? um ciclo chato de se enfentar, principalmente quando não vemos perspectivas tão otimistas quanto necessário. Hoje em dia,na Mocidade, as pessoas estão se acostumando a viver apenas o próximo desfile. Otrabalho de recuperação à médio e longo prazos não existe. Isso faz a Mocidade não si reenguer de vez.

Noticia: QUAL É O FUTURO? Paradinhas da bateria
Postado: 2010-12-18 11:32:05
Querem inovação?? Recoloqeum a cadência de outrora, coloquem os instrumentos afinados como antigamente, tirem as pratinelas e recoloquem os pandeiros, utilizem tamborins de madeira com afinação menos "metalizada", e acima de tudo passem a congugas o verbo "harmonia" entre o toque dos instrumentos. Como bem foi falado aqui terceiras estão virando repique, caixas estão sumindonum mar de tamborins mau afinados, enfim eu acredito que uma ousadia seria retomar demaneira impactante a cadência e a forma com que os instrumentos são afinados e tocados. Imaginem só se diminuissem drasticamente o som de que ouvimos hoje em dia, acho que seria uma bela "inovação"

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-17 12:47:22
Criticar é lícito e construtivo, desde de que com respeito. O enredo da Mocidade é, no mínimo esquisito, porém para que se possa ter uma análise criteriosa e pertinente, devemos esperar o desfile. Confesso que me sinto preocupado com o axé-samba da Mocidade, é uma aposta muito arriscada, que pode afundar a Escola de vez, mais do que já está. Porém volto a ressaltar que somos um povo democrático, então encararei as opiniões quanto a Mocidade e as demais escolas, como processo de encantamento pelo maior espetáculo da Terra. Acredito que, no final das contas tudo que é falado aqui é puro divertimento e não expressa o real sentimento, pelo menos da forma como são apresentados, são nomínimo piadas sem graças. E se de fato ousarem a dizem que tudo aqui é sério, então meu banquinho quebrado já está debaixo do braço, pronto para ir para meu cantinho.

Noticia: Dona da década, Beija-Flor consolida apelido de Deusa da Passarela
Postado: 2010-12-16 18:59:25
Senhores!! O que estamos tendo aqui neste espaço!?? O que aconteceu com o respeito, o pudor, a discursão construtiva?? Ã? triste ver um editorial (SRZD Carnavalesco) de idealizadores de respeito, de colunistas consagrados, de um editor de extrema qualidade, sendo entupido de besteirol, de inutilidades, de ataques infantis e ignogantes. Estou muito triste em não poder maistercomo discutir com pessoas inteligentes e acima de tudo sábias. Não que não tenham pessoas aqui assim, inclusive os que denigrem, gratuitamente outros foristas, podem ter grandes qualidades, mas não estão conseguindo ter a capacidade de externá-las. Uma pena.

Noticia: Brincando de samba-enredo: trechos inesquecíveis
Postado: 2010-12-14 12:56:46
Saraiça, eu postei, ontem trecho do samba da Mocidade de 1971, e posto novamente, pois é um achado esse trecho: ...Oh, divina música, Tua magia nos envolve a alma, Tua sutileza nos seduz, Pois emanas a luz, Que enebria e acalma...

Noticia: Brincando de samba-enredo: trechos inesquecíveis
Postado: 2010-12-13 13:50:38
...Oh, divina música, Tua magia nos envolve a alma, Tua sutileza nos seduz, Pois emanas a luz, Que enebria e acalma.. Mocidade 1971

Noticia: Mocidade tentará entrar no Guinness nesta quarta
Postado: 2010-11-16 16:57:12
Estarei lá, com certeza!!!!

Noticia: Veja fotos das fantasias da Viradouro para 2011
Postado: 2010-11-16 16:43:56
Viradouro, Império, Salgueiro, Porto da Pedra, Beija-Flor,...cada uma, com maior ou menor intensidade, contribuiu com o carnaval carioca de maneira positiva e definitiva. Não podemos comparar as escolas pois essas são co-irmãs. Não sejam imaturos, pois cada uma tem suas qualidades e defeitos, também, porém não utilizemos os defeitos para srmos nocivos ao carnaval. Pois quem não gosta de uma escola, não é sambista, é torcedor, e torcedor para mim só de time de futebol, pois no carnaval, eu duvido quem vai para sapucaí vaiar outras escolas enquanto a sua não passa, pois se faz isso é muito burro, pagar por um ingresso para ver apenas sua escola. E se não frequenta as quadras, não vai à ensaios técnicos, não assiste o desfile colocando as escolas em iguais condições, é porque este indivíduo ignora a si mesmo, pois o carnaval é a raíz cultural do rio de janeiro.

Noticia: Exclusivo: ouça o refrão do samba da Mocidade na versão do CD oficial
Postado: 2010-11-13 02:45:27
Carlos.Oliveira, se eu me fiz parecer grosseiro, por favor, me desculpe, o que eu gostaria de dizer e salientar, que apesar das 3 décadas de diferença, a comparação é pertinente. A definição de enredo mudou, obviamente, porém o teor desta perdura até hoje. Cópia, por cópia o genial J30 já se copiou e a diferença entre as seus desfiles somariam 28 anos. Obviamente J30 dispensa comentários, mas a questão não é essa. Não podemos invalidar um enredo por ser uma cópia. Podemos sim invalidá-lo por questões de desenvolvimento, aí concordo contigo em relação ao amontoado de idéias de seria a sinópse do Cid. Mas e as sinópses do J30 de 1977 ou de 1974 ou de 2002? Os enredos "delirantes" são um amontado de idéias fantasiosas. Ops...fantasia, idéias mirabolantes, viagens, isso faz parte do passado carnavalesco. Pefiro acreditar que não, porque tese de mestrado com regras até na brochura do papel, não me convencem.

Noticia: Vinhetas de Carnaval
Postado: 2010-11-12 18:18:26
Minha eterna rainha, eu acredito que o principal problema, quanto à transmissão da Globo, além de não terem profissionais adequados, principalmente na produção, a questão custo/benefício para a Globo é pequena. Mesmo sendo uma transmissão nacional, nenhuma pesquisa até hoje foi feita (pelo menos não divulgada) de quantos espectadores de fato assistem aos desfiles. Claro que internamente a Globo tem esses números. Para que esse quadro melhores, as marcas "patrocinadoras" da transmissão deveriam ter um ganho substancial de "compradores" durante a época de carnaval para que surta efeitos positivos, isto é, o dinheiro é que dita o que, como e quando transmitir...Paixão, no mundo dos negócios essa palavra só existe se produzir retorno financeiro!

Noticia: Exclusivo: ouça o refrão do samba da Mocidade na versão do CD oficial
Postado: 2010-11-10 11:37:06
Carlos Oliveira, peço que preste atenção no que vou falar: A Beija-flor em 1977 desenvolveu o enredo: "Vovó e o rei da saturnália na corte egipciana", pesquise e veja que é um enredo muito parecido com esse da Mocidade, se é fraco,hoje em dia, não sei, mas o Beija-flor tirou 10 naquele ano em enredo. quanto ao samba de fato na escolha este foi o preferido pela comunidade, pelo menos foi o que vi na quadra, no dia da final, se é bom ou ruim, não posso julgar, pois só na sapucaí é que teremos essa constatação. Se fosse para julgar antecipadamente eu diria de fato é um samba de embalo, com linha melódica simples, e letra regular para bom, explica o desenvolvimento do enredo, sem comprometer. Volto a dizer, minha opinião é que é um enredo e não um tema, e o samba, bem, poderia ser melhor, mas é o que vou cantar a plenos pulmões, na arquibancada da sapucaí.

Noticia: MP x Carnaval
Postado: 2010-11-09 18:21:25
Eugênio acredito que o ponto focal disso tudo é a prestação de contas que a LIESA deve para a prefeitura. Mas aí caimos numa questão subliminar, por que desde 1998 quando tal processo foi instaurado, nem a LIESA, nem a prefeitura, através da Riotur e nem o MP colocaram essa discursão em pauta? Não pelo lado processual, mas pela visão comercial. Vender o carnaval do Rio para fora tem um custo elevado, daí a Liesa permitir, via regulamento, a contratação de patrocínios. De fato se tudo fosse colocado "às claras" quanto à prestação de contas, veremos que a prefeitura investe pouco em relação ao lucrado, porém isso dee ser bem explicado. O maior beneficiário hoje em dia (comercialmente falando) é a própria prefeitura. Porém até hoje esta não moveu uma palha para que a organização e estruturação do carnaval desse condições à Liesa de "andar sozinha".

Noticia: Confira o calendário dos ensaios técnicos no Sambódromo para 2011
Postado: 2010-11-09 17:11:28
MEU CORAÃ?Ã?O VAI DISPARAR DE NOVO!!!! [2]

Noticia: Mocidade conclui gravação do samba-enredo
Postado: 2010-11-03 14:53:55
Julio, confesso que sou morador de bangu, desde meu nascimento, mas nasci em madureira e sempre tive um carinho especial pela Portela, só que o que mais me intriga, e a questão dos grandes carnavais que a Portela fazia e que ficaram num saudoso passado. Torço sempre e demais pela Portela. Já que a Mocidade é a amante de renato Lage, a Portela é a minha amante...hehehehe...quanto à gravação, o Richards participou?

Noticia: Debate na 'Globo': Dilma rebate risadas irônicas vindas da plateia
Postado: 2010-10-01 16:59:01
Verônica, não estamos numa luta, jogo ou disputa de purrinha, predidir uma nação, como o Brasil é de fato muito mais complexo que imaginamos. A Dilma pode até fazer um bom governo, mas não conseguirá ser um novo Lula. Este sim foi um ótimo presidente, ou melhor é de longe o menos ruim dos últimos 30 anos.

Noticia: Debate na 'Globo': Dilma rebate risadas irônicas vindas da plateia
Postado: 2010-10-01 16:26:33
eu votei no Lula, e isso não necessariamente me obriga a votar na candidata dele. Ã? leviano pensar que Dilma é o Lula de Saias e que as questões elogiáveis do Lula serão seguidas e/ou continuadas pela Dilma!!!

Noticia: Fim de casamento: Zico anuncia que não é mais diretor executivo do Fla
Postado: 2010-10-01 15:22:54
Sou vaicaíno, mas acima de tudo estou solidário com o Zico e a instituição Clube de Regatas do Flamengo. Essa politicagem podre não pode acabar por diminuir um clube como o Flamengo. Zico é ídolo, assim como o Roberto Dinamite é para os torcedores vascaínos, mas acima de tudo são figuras totalmente acima de qualquer suspeita, honestos, responsáveis. Uma pena que nessa guerra quem perde é o Zico e o Flamengo. Essas pessoas que "massacraram" o Zico são uns bandidos de terno e gravata que se fazem de senhores feudais, mas que não passam de aberrações.

Noticia: As finais de samba-enredo
Postado: 2010-09-16 17:08:55
Confesso que nunca foi de minha preferência acompanhar as disputas dos sambas-enredos, assim como não gosto de ver as fantasias e fotos de barracão. Acho que muita coisa em relação ao encanto do carnaval se perdeu justamente por "anteciparmos" e vermos alguns elementos que foram o desfile, pricipalmente os elementos visuais. A bateria é um caso à parte, quando posso vou à quadra da Mocidade ouvir o que os mestres estão preparando, até porque já fui ritimista de Padre Miguel. Com relação aos sambas "encomendados",trato simplesmente como um mal necessário: viva a modernidade do carnaval!!!!

Noticia: Viradouro deve contratar Diego Nicolau
Postado: 2010-09-16 11:09:34
Tem gente que fala cada coisa sem um mínimo de reflexão: Vou citar exemplos, Paulinho Mocidade foi promovido à intérprete oficial (por Castor de Andrade) dias antes da gravação do CD e LP de 1990 e foi intréprete naquele ano sem ter sido 1º intéprete em lugar algum, o mesmo aconteceu com o Wander Pires, na saída do Paulinho. E a Mocidade (à época) brigava por títulos do Especial. De forma alguma diminuo a Viradouro, mas dizer que experiência é tudo, é bobagem, vide Dominguinhos do Estácio.

Noticia: Fernando Horta manda equipe de carnaval aos Estúdios Disney
Postado: 2010-09-15 14:33:05
Gente, na boa o carnaval é um elemento cultural brasileiro, certo? Mas isso não quer dizer que temas de desfiles de escola de samba descaracterizam o carnaval. Vocês estão resumindo o carnaval somente aos desfiles de escola de samba. O carnaval é muito maior que os desfiles. Para descaracterizar o carnaval como um todo, seria um processo quase secular, e não num piscar de olhos. Não confundam as coisas, por favor!

Noticia: Roberto Carlos está acompanhando os sambas concorrentes
Postado: 2010-09-14 14:35:15
Eu queria ver o hino da beija-flor (que será escolhido em breve), no show do RC de fim de ano. Seria muito legal ver os segmentos da BF dividindo o palco com o Rei.

Noticia: Musa da Mocidade no carnaval 2011 será escolhida em concurso
Postado: 2010-09-13 13:59:51
Brazilian, o cargo de Musa da Escola já foi ocupada pela Thatiana, antes desta se tornar rainha, então acredito que este ano a Escola vem com uma rainha e uma Musa à frente da bateria.

Noticia: Intérpretes faturam com eliminatórias
Postado: 2010-09-08 14:23:06
Joelma, eu sou apenas um torcedor da Mocidade, e quando o Bruno chegou a minha escola, muitos o comparavam com o Wander Pires, naturalmente por suas vozes serem "parecidas". Porém o Bruno, com sua peculiar dedicação, responsabilidade, respeito e competência, conseguiu se impor e por seu nome num seleto grupo de intérpretes de samba-enredo. Hoje é reconhecido como uma dos melhores intérpretes, não só pela sua excelente voz, mas principalmente pelo seu profissionalismo. Parabéns áravocês, pois tenho convicção que a família é a base de todo o sucesso.

Noticia: Baianas da Mocidade serão geleiras em 2011
Postado: 2010-09-03 17:43:57
Ã? interessante como se apequenam as pessoas, pelas suas atitudes, opiniões e falta do que falar. Ã? incrível como tem pessoas que além de não terem o mínimo de discernimento o quanto é inconveniente, mas não vou bater palmas para maluco dançar. Eu acredito numa Mocidade rica, bem acabada, e coisa e tal, mas espero uma Mocidade inovadora, alegre e com muito samba no pé...

Noticia: Baianas da Mocidade serão geleiras em 2011
Postado: 2010-09-03 10:52:48
Renato: existe BOM gosto pra tudo! Em 2008 as baianas também vieram de branco, espero só que não tenhamos um sentimento de dejavu..

Noticia: Fãs de Roberto Carlos acompanham disputa de samba na Beija-Flor
Postado: 2010-08-30 17:53:24
O samba do Erasmo era um primor de melodia, porém pobre de letra, apesar de algumas passagens com boa poesia. Infelizmente não é uma melodia para os tempos atuais, onde o pula-pula vale mais. Então é um smaba fora das características do samba ideal.

Noticia: Mocidade antecipa protótipos
Postado: 2010-08-23 15:58:02
Demolidor, mas na questão levantada por você, não consigo encaixar a questão da divulgação das fantasias. concorda que a questão da qualidade da execução (confecção) da fantasia em nada tem relação com o protótipo em si. Imagine uma fantasia final (entregue ao componente) ser cópia fiel de uma bela fantasia, porém com os defeitos por você relatado! Acho que o problema maior está na qualidade dos materiais utilizados, a mão de obra com tempo e qualificação para confeccionar a fantasia, a supervisão dos diretores de alas e os carnavalescos.

Noticia: Mocidade antecipa protótipos
Postado: 2010-08-23 14:39:17
Nunca fiu a favor de expor as fantasias, pelo simples fato de elas serem (visualmente falando) um dos pontos altos dos desfiles. Po´rem com o advento da internet e seu uso para a venda das mesmas fica meio paradoxial a não exposição em festas de protótipos, haja vista que invariavelmente, na venda a exposição da foto da fantasia seja inevitável. Fica aqui uma pergunta:para vender uma fantasia, precisa de fato o uso da internet? E quando não existia a internet, como as escolas colocavam 5.000 integrantes na sapucaí e às vezes 90% dessas fantasias de alas comerciais?

Noticia: David do Pandeiro não é mais da Mocidade
Postado: 2010-08-19 18:02:00
Alfredo, eu não vejo realmente uma solução que não seja uma verdadeira reformulação administrativa na Escola. Mas para isso o amadorismo tem que ser deixado de lado. Para que este presidente tenha algum sucesso em sua administração ele deveria colocar uma equipe que saiba realmente administrar, dando total poder a esta equipe, sem interferencia de "amigos" e afins. Mas acho impossível ele ter essa consciencia e fazer algo dessa linha. Nos resta é sonhar com dias melhores, de preferencia sem ele e sua turminha.

Noticia: David do Pandeiro não é mais da Mocidade
Postado: 2010-08-19 15:26:39
Eu fui, sou e sempre serei crítico às coisas erradas que acontecem na Mocidade, eu entendo o Arlindinho, quando ele fala que a equipe é boa, e a Mocidade tem chanches de disputar vaga nas campeãs (o que acho pouco para a Mocidade). Só que não podemos esquecer que uma escola não vive de desfile. O desfile é o "ápice" de um trabalho. A Instituição é muito maior que um desfile. Porémestamos resumindo ou diminuindo a escola só em relação à desfiles. O patromônio da Mocidade está sendo destruído literalmente. A quadra, os eventos sociais, os shows, a MARCA Mocidade independente estão no limbo. Não se investe na estrutura administrativa, cultural e social da Escola. Isso é que devemos brigar.

Noticia: Criativo e clássico, Paulo Barros une os dois estilos e mostra as fantasias do carnaval 2011
Postado: 2010-08-18 17:51:31
Desfiles de carnaval é a materialização de uma idéia. Samba, elementos alegóricos, treinos com harmonia, preparação da bateria, tudo isso é um processo contínuo, que culmina na avenida. Todos querem fazer o melhor, e o melhor é alcançado num trabalho que não dura somente 80 minutos e sim um ano inteira. Carnaval se ganha em todos os momentos desse processo. Um carro quebrar, não é azar e sim falta de estruturação do chassi do carro, iluminação que não funciona é resultado de "imprevistos" totalmente previsíveis se estes forem tratados com detalhismo. Carnaval é ganho ou perdido desde a apuração do ano anterior, onde uma Escola "assimila o golpe da derrota" ou colhe os louros da vitória e transforma esse momento em estímulo para reiniciar o trabalho para o ano seguinte. Enfim carnaval não é ganho ou perdido. Ã? conquistado, é buscado, é conseguido a cada momento da construção do desfile e é lógico que tudo se finda na Sapucaí.

Noticia: Grande Rio: Enredo inspira bateria
Postado: 2010-08-10 18:15:34
Acredito que entre as baterias de outrora e as atuais não cabem comparações. De forma alguma estão piores, estão diferentes! Não podemos tirar como base comparativa elementos de 30, 40 anos atrás, temos que ser realistas e atualizar nossas expectativas também. Eu gostaria que não houvessem tantas mudanças, mas como é inevitável....Detalhe: Odilon, Ciça, Átila, (saudoso) Coé, não nessa ordem para mim são os melhores dos útimos 10 anos. Claro que tem muitos outros de qualidade, porém esses se destacam, sem sombra de dúvidas. Ainda teria o Marcone, mas quero vê-lo mas alguns anos para incluí-lo nessa "lista", mas gosto muito dele também.

Noticia: Grande Rio: Enredo inspira bateria
Postado: 2010-08-10 16:02:39
Estamos tendo um conflito de opiniões porque não há uma distinção entre o "carnaval competitivo" e o "carnaval essencial". No que tange as baterias, o carnaval competitivo se prima para dar resultados positivos para a escola, isto é, o que os jurados "querem" ouvir. E o "carnaval essencial" é aquele que prima pela raíz, pela origem, hoje nenhuma, eu disse nenhuma, bateria do grupo especial é a sombra do foi tempos atrás. Na Mocidade, por exemplo (a estou citando por já ter sido considerada referência) o toque das caixas está totalmente diferente, atualmente pouquíssimos tocadores de caixa consegue manter o toque introduzido por mestre André, por questões de cadência e porque os mais jovens diminuiram a quantidade de batidas (entre-pontos). Dái começa a perda da essencia da bateria. Outro detalhe é a distribuição rítmica e o tom utilizado. Tamborins e caixas hoje em dia paracem latas, basta lembrar que os tamborins eram feitos de couro de gato e madeira, hoje é utilizado nylon e metal.

Noticia: Leia sinopse da Caprichosos de Pilares
Postado: 2010-07-30 10:50:56
Belíssimo texto, bem construido, apesar de tratar de questões "pesadas" mostra muita singeleza, muita pureza, a mesma pureza de um povo sofrido, porém honesto, com dificuldade, porém feliz, com necessidades, porém esperançosos. Este mesmo povo que (por conta dos meus avós) conheci seu passado, e digo: muito desse texto, mostra a continuidade de gerações originadas na Zona Oeste do Rio. Ainda vejo crianças soltando pipa e rodando pião, ainda vejo no domingo o almoço de família, ainda vejo no ir e vir de carroças de cavalo, levando da "serra" alimentos para seus sustentos. Vivo assim, por pura opção, pois adoro meu bairro, adoro minha "parte" da cidade!!! Parabéns aos autores desse encantador texto.

Noticia: Carnavalesco da Portela sobre o samba: 'Importante falar dos 100 anos do Porto do Rio'
Postado: 2010-07-29 12:30:06
Carlito, obrigado por suas palavras. Espero de fato que possamos ver verdadeiros sambistas, verdadeiros donos da folia prevalecer em relação a pseudo-foliões. E eu acredito que é valorizando - mesmo que num pequeno comentário - um sambista de verdade, que preserva seu amor, sem esquecer que competição é apenas uma imposição e não uma necessidade, que possamos ter grandes carnavais e grandes desfiles. Não é só de ferro, plástico, e luzes que é feito um desfile. Atualmente, infelizmente esses elementos são predominantes no imaginário coletivo, mas sem "pessoas", cantando, SAMBANDO, batucando, se emocionando e estravasando alegria é que temos uma Escola de Samba completa. Alias, o restante é que é complemento!

Noticia: Ouça os sambas finalistas da Mangueira para 2011
Postado: 2010-07-28 11:17:18
Rita, é imposição do regulamento da própria Escola.

Noticia: Carnavalesco da Portela sobre o samba: 'Importante falar dos 100 anos do Porto do Rio'
Postado: 2010-07-28 11:16:22
Marcelo Gomes, se você nunca foi campeão, por que gostar da Portela? Por que ainda acompanhar de perto a Escola. Antes que você responda, vou responder por ti:(tomara que eu acerte...hehehe) A Portela é isso, é amor incondicional´, é paixão à primeira, segunda, terceira....vistas. O mais importante em ser Portela é ser verdadeiramente sambista. Pois o sambista verdadeiro é experimentar a cada momento (independente de ser bom ou nem tanto) um sentimento sólido, viril e acima de tudo verdadeiro.....Bem se errei, por favor me corrija...

Noticia: 'Rio, azul da cor do mar' é o enredo da Portela para o carnaval 2011
Postado: 2010-07-22 17:30:00
Ã? tão misterioso que pode ter várias e várias abordagens, desde monstros marinhos até aquólopis. Enfim espero um enredo delirante e recheado da temática do pscodélico sonhador.

Noticia: 'Rio, azul da cor do mar' é o enredo da Portela para o carnaval 2011
Postado: 2010-07-22 16:03:58
O tema não é novo, mas pode render várias linhas de abordagem. Acredito num belo desfile da Azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira. Sorta à Portela. E Parabéns pela boa escolha. Bola dentro!!!

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 19:13:08
Notem bem, não falei em momento algum que o Eugênio Legal esteja errado, em sua análise apenas diverge da minha (o errado pode ser eu, ou ambos)

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 19:10:57
Renato, obrigado pela referência ao meu "desabafo".Confesso que não é minha característica, polemizar esses comentários, mas eu tinha que fazê-lo, justamente para poder tentar divergirir ao Eugênio Leal (ao qual agradeço pelo excelente trabalho na Copa, juntamente com todo TT). Porém minha divergência é somente em um aspecto: enredo da Mocidade (neste momento estou tentando ser pouco passional...rsrs). Acho este enredo, apesar de ter sido colocado muito bem pelo Eugênio, onde cita o formato no qual vai de um assunto qualquer ao carnaval....Num outro espaço tentei colocar exatamente as diferenças entre os enredos da Mocidade e Imperatriz. O primeiro faz um paralelismo entre os ritos pagãos, originados pelos cultos em favorecimento de platações, etc, com a estória antiga do carnaval (estória com "e" mesmo). Enquanto que na Imperatriz o tema central vai "desenbocar" no carnaval. Não tem esse paralelismo. Bem essa foi minha impressão com relação às duas sinópses.

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 14:04:51
Lendo alguns comentários, vemos que a ditadura faz falta a alguns. A liberdade de expressão (transformada em libertinagem) fez com que espaços democráticos, como esse, seja poluido de comentários desprezíveis, para não dizer insignificantes. Apesar de estar perdendo meu tempo, pois sei que algumas pessoas não têm condições intelectuais de se colocarem de maneira correta e amigável. Venho aqui prestar minha solidariedade a todos (inclusive ao Eugênio Leal) que tentam fazer desse espaço, um local de debate sério, respeitoso e acima de tudo, com conteúdo capaz de colocar à margem essas pessoas que não sabem nem a diferença entre liberdade e libertinagem e tão pouco debater com seriedade.

Noticia: Em busca da identificação
Postado: 2010-07-20 14:04:06
Lendo alguns comentários, vemos que a ditadura faz falta a alguns. A liberdade de expressão (transformada em libertinagem) fez com que espaços democráticos, como esse, seja poluido de comentários desprezíveis, para não dizer insignificantes. Apesar de estar perdendo meu tempo, pois sei que algumas pessoas não têm condições intelectuais de se colocarem de maneira correta e amigável. Venho aqui prestar minha solidariedade a todos (inclusive ao Eugênio Leal) que tentam fazer desse espaço, um local de debate sério, respeitoso e acima de tudo, com conteúdo capaz de colocar à margem essas pessoas que não sabem nem a diferença entre liberdade e libertinagem e tão pouco debater com seriedade.

Noticia: Leia sinopse do Salgueiro
Postado: 2010-07-05 22:50:26
Enredo de verdade, como poucos para o carnaval de 2011. Renato me fez lembrar J30, em sua inventiva estória, misturando realidade e fantasia, num delírio carnavalesco na dose certa...parabéns Salgueiro...muito sucesso!!!

Noticia: Escolas analisam sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2011
Postado: 2010-07-05 15:17:10
Eu, lendo os comentários dos ilustres foristas, me entristeci!! Falar mal de qualquer escola de samba é no mínimo irresponsabilidade, imaturidade e desrespeitoso. Isso uma pessoa de bem, não faria gratuitamente. Portela será sempre muito aguardada, tem uma história maravilhosa, além de emprestar ao carnaval várias personalidades. Falar mal da Portela é desrespeitar dona Dodô, Noca, Tia Surita, e tantos, falar mal da Mocidade é desrespeitar também seus baluartes, Mestre André, Macumba, Miquimba, Coé, Elza Soares. Portanto, antes de falarem mal de alguma escola de samba, apenas pensem, apenas reflitam, apenas tentem ser educados e sociáveis. E principalmente sejam inteligentes, pois até para criticar tem ter argumentos firmes e coerentes. Desculpem,mas não consigo aceitar que falem mal de qualquer escola de samba.

Noticia: Rainha da Beija-Flor fez ex-Led Zeppelin sambar
Postado: 2010-06-25 16:17:02
O "estudo" feito por muitos sobre as baterias e o ritmo do samba nos dá a obrigação de preservação do que ainda resta de samba.

Noticia: Leia a sinopse da Unidos da Tijuca 2011
Postado: 2010-06-23 14:50:48
....continuo com medo desse enredo...

Noticia: Fábio de Mello é contratado pela Viradouro
Postado: 2010-06-23 14:48:03
Joceli, mais uma vez seus esclarecimentos me fazem repensar. Quando eu disse em "estar triste" com o Fábio (a que infelizmente não conheço pessoalmente), foi justamente pela questão dele deixar que seu nome fosse massacrado. Mas, vendo, pelos seus comentários que me inspiram plena confiança, que mais uma vez tenho que me retratar e dizer que o Fábio fez muito bem em não querer confrontar com as manifestações contrárias ao seunome e prestígio. E até passo a compreender o que ele falou com relação à Mocidade. Porque, mais que um apaixonado pela Mocidade, sou acima de tudo apaixonado pelo carnaval, e se vc tiver contato com ele, fale que um admirador da Mocidade que se viu também atacando o nome de Fábio de Mello (não de maneira desreipeitosa, isso nunca) hoje alimenta a mais absoluta admiração pelo grande nome do carnaval mundial, singular no que faz. Joceli, obrigado mais uma vez!

Noticia: Sugestão de jornalista, enredo da Tijuca passará pelo medo até a morte no cinema
Postado: 2010-06-23 14:11:16
...continuo com medo desse enredo....

Noticia: Medo no cinema é o enredo da Unidos da Tijuca
Postado: 2010-06-22 14:15:22
...continuo com medo desse enredo...

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-22 14:05:14
William, tem um ponto de divergência entre nossas opiniões. Eu não concordo contigo quando você fala que o principal é a luta pelo título. Ã? essa disputa que me referi também. O campeonato obviamente é indipensável, mas não o considero o mais importante. Por causa dessa busca quase que inconsequente pelo título, por uma boa posição é que os desfiles do grupo especial passam a anos por uma crise existencial. Questionamos os julgadores, questionamos o tempo de desfile, a quantidade de escolas por dia de apresentação, e acabamos por esquecer de comentar de maneira não comparativa cadas escola, cada segmento destas. Obviamente, o espetáculo muito deve "agradecimentos" à competição. Organização, profissionalismo, engrandecimento e etc. Sabe qual o melhor momento para se esbaldar e realmente "brincar o carnaval": são os ensios técnicos, ali sim o componente se diverte de fato, apesar dos "rigores" do treino.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-22 10:31:43
Renato, eu realmente queria confindir, justamente para abrir uma esta nossa linha de comentários a respeito do "respeito" que as pessoas deverão ter em relação às Escolas de Samba. Como instituições, como canais de cultura e educação, como instrumentos de inclusão social. Por isso eu digo que as Escolas de Samba são muito maior que qualquer competição. E como aqui a notícia é da Beija-Flor, vale ressaltar o excelente trabalho social que a Escola de Nilopolis faz...

Noticia: Fábio de Mello é contratado pela Viradouro
Postado: 2010-06-22 10:24:40
Joceli, muito obrigado pelo seu comentário, foi esclarecedor e convincente. Com toda a humildade, reconheço que lendo suasinformações, fico mais uma vez triste com o Fábio de Mello, mas de uma maneira bem diferente do que eu vinha sentindo, explico: A Mocidade é uma instituição de imagem pública, assim como a instiruição "Fábio de Mello". Fábio de Mello não merecia ser tão criticado assim como foi em 2009 (concordo, de acordo com os fatos que acabei de ler aqui em sua postagem), então por que continuo triste com o Fábio? Simples. Porque ele nunca chegou a comentar e a explanar todos esses problemas quando na oportunidade certa. Não emitiu uma nota contando a verdade (FATOS!!!), não contestou nada do que foi falado dele. Eu sempre admirei os trabalhos do Fábio. Profissionalmente é indicutivelmente um dos melhores em sua área. Por isso venho aqui me retratar e me desculpar por tirar conclusões em cima de todas as notícias e comentários, não contestados pelo mesmo!!!

Noticia: Medo no cinema é o enredo da Unidos da Tijuca
Postado: 2010-06-22 10:08:59
Já estou com medo desse enredo.....

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-21 13:55:38
Renato de Souza, desculpe sópoder lhe responder hoje, mas em relação à gostar da Mocidade (comentário meu a alguns dias atrás), eu estava falando sério!!! Pois "gostar" é muito pouco para expressar o sentimento que tenho pela Mocidade!!! A razão jamais vai entender a emoção e esta jamais irá se fazer entender...Ã?s vezes pessoas acham normais as comparações de Escolas de Samba com times de futebol. Não acho certo. Não acho mesmo, torcer por um time é centrar numa competição. Amar uma Escola é poder viver em harmonia com as demais, pois o mais importante é o divertimento, a alegria e a descontração. Sempre que posso "pregarei" este pensamento. Pois o mundo jáestá muito triste com a imensa quantidade de competições: religiosas, políticas, ecomnômicas, culturais, e outras mais...por isso, mesmo sendo minoria considerada utópica, prego esta mensagem. Alias até os pensamentos e devaneios utópicos foram sucesso em carnavais passados, hoje em dia está estremamente raro. (tupinicopolitanos que o diga)....

Noticia: Fábio de Mello é contratado pela Viradouro
Postado: 2010-06-21 11:28:59
O Fábio de Mello proporcionou à Imperatriz inúmeras comissões de frente maravilhosas. Na Mocidade foi bem 2008, mas em meio a problemas de relacionamento com o Cid. Em 2009 Fábio se perdeu totalmente, um trabalho lastimável e uma queda irreconhecível da qualidade da CF proposta à Mocidade. Enfim sua história tem um certo paralelismo com a História da Viradouro. Esta vinha com ótimos carnavais, porém nos útimos anos, principalmente o ultimo, a Escola se perdeu totalmente....Espero, sem nenhum rancor, que Fábio "ressurja" juntamente com a Viradouro e nos brindem, ambos, com excelentes trabalhos.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-18 12:51:10
Júlio, a palavra "ignorância" pode ter vários sentidos, inclusive pejorativos. Então, "diante da IGORÃ?NCIA de alguns, sejamos IGNORANTES com estes" (ignorantes no sentido de ignorar - é bom explicar por que pode ter gente que não vá entender o que quero dizer). Ah, a Imperatriz é Imperatriz, Escola a qual tenho também muito carinho. Alias a única Escola de Samba que não gosto é a Mocidade...

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-18 10:07:20
Gente, a Mangueira é Mangueira, a Mocidade é Mocidade a Beija-Flor é Beija-Flor. Enquanto a competição é o principal foco de análises de carnaval, idiotices (desculpem o termo), falta de respeito à cultura, afrontas pessoais, afirmações incoerentes acabam sendo a tônica das discursões. Vamos pensar no seguinte: carnavalizar um tema não envolve somente uma ou duas pessoas, pesquisas, leituras, reuniões e até isso se deve respeitar. Logicamente com respeito, a não aceitação, é totalmente plausível, mas cá entre nós, discursões e insultos são de uma "babaquice" tamanha. Respeitem-se, e respeitem o carnaval e as escolas de samba....Um lembrete aos mais "velhos": querem respeito, ensinem aos mais novos como respeitar.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Beija-Flor
Postado: 2010-06-17 14:04:40
A Beija-Flor conseguiu transformar um tema em enredo só por mostrar essa belíssima sinópse. A princípio não gosto muito de "enredos homenagens", pois já vimos passar verdadeiros fiascos na avenida, mas já vimos também belíssimos desfiles, então vale a pena esperar para ver minha querida madrinha!

Noticia: Gusttavo Clarão é o novo presidente da Viradouro
Postado: 2010-06-14 13:45:57
Vejo que a grande maioria optou pelo Gustavo Clarão. Eu, como não sou torcedor de Escola de Samba e sim um adorador do Carnaval, desejo boa sorte à Viradouro e que volte a nos brindar com desfiles memoráveis como muitos da década de 90.

Noticia: Carlinhos de Jesus é o novo coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor
Postado: 2010-06-14 12:25:34
Carlito, entendo seu posicionamento. Você citou sua "competição" almejando ser algo que não acreditava ser, isto é, você SONHOU em algo que normalmente vc achava-se incapaz e "brigou", criou uma competiçao entre o esperado ("sonho") e o tangível ("realidade"). A acomodação faria com que vc talvez não chegasse onde almejava. Quanto a dita "evolução", eu sou mais cético e me restrigo a falar não em evolução, mas mutação, mudança, somente. Evolução é algo que nos leva a algo "teoricamente" "melhor", e de fato não temos evolução em todas as transformações do carnaval. Um exemplo: 12 escolas é o ideal? (para muitos sim, para outros não). A organização do desfile (horários pontuais, iluminação, som, transmissão) alcançaramos o status de "evoluido" (mesmo assim ainda podem ocorrer falhas, porém tão incomuns quanto os eram comuns a tempos atrás). Vc citou em dinamismo cultural e da vida. Porém uma coisa que não evoluiu foi a capacidade do o ser humano conseguir compartilhar competição e sonhos. Ambição é uma coisa e ganância é outra e hoje o que vemos é pessoas ganaciosas querendo por todos os meios ganhar a competição das Escolas de Samba e se esquecem de viver o momento, a alegria, a descontração.

Noticia: Carlinhos de Jesus é o novo coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor
Postado: 2010-06-11 16:32:55
Carlito, olhe a coisa não como uma competição, e sim como uma festa cultural sem pretenções (ressalto os dizeres de Darlan). Eu gostaria de ver TODAS as escolas "no estilo Paulo Barros" e todas se "estreparem"...Ã? brincadeira, mas eu não temo por essa tendência, mesmo por que é uma coisa que não se tem muitos recursos para avançar durante muitos anos sem cair no lugar comum, vide Beija-Flor, que depois de algum tempo (e algumas escolas começaram a copiar) teve sucesso, porém as escolas "réplicas" nem chegaram aos pés da forma da Beija fazem seu carnaval e acredito que isso também pode acontecer com o estilo PB.

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-11 16:20:19
O que acontece é que eu jamais minimizaria ou diminuiria o trabalho de pessoas sérias em suas profissões, em outra notícia, quando foi citado as declarações de Fábio de Mello, sobre a Mocidade, me contive em dizer que ele foi infeliz em seu comentário, e nada mais, porém se fosse para criar polêmica, motivo não iria faltar. Diferentemente de uma posição quanto à um fato que nem foi totalmente esclarecido. A imperatriz só anunciou o nome do enredo, e uma possível linha de condução do desenvolvimento do enredo. Ã? muito pouco para se ter qualqeur tipo de posicionamento, por isso que ainda sim uma "especulada" de maneira que se respeite a posição da Escola, é sadia, caso contrário, vira, de fato, polêmica, e nem todo mundo sabe se "comportar" diante de uma polêmica...

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-11 11:09:16
Rui Pereira, especular, opinar, é normal do ser humano, principalmente quando sentimentos como ansiedade se afloram sobre determinado assunto. Por isso, não me entenda mal, mas nãoquero ser carnavalesco, longe disso, apenas estamos dinamizando um assunto que, claro, será tendencioso e mais sólido, à partir do momento que a sinópse sair, e com o passar do tempo a apresentação dos sambas, fantasias e etc. Certeza mesmo só no dia do desfile.

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-10 18:22:56
Os quesitos ditos "plásticos", visuais, estão supra valorizados, o regulamento é bom, talvez não conseguiríamos criar um melhor, sei lá, mas como vc bem colocou a forma com que se usa o regulamento para o julgamento é que causa contestações.

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-10 18:20:57
Os quesitos ditos "plásticos", visuais, estão supra valorizados, o regulamento é bom, talvez não conseguiríamos criar um melhor, sei lá, mas como vc bem colocou a forma com que se usa o regulamento para o julgamento é que causa contestações.

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-10 15:37:56
Amaury, eu acho que esta questão é até meu paradoxial, harmonia deveria julgar o canto e a dança e no manual do julgador diz: "Harmonia, em desfile de Escola de Samba, é o entrosamento entre o ritmo e o canto." Não se fala na dança. E no quesito Evolução cita: "...a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes...", não se fala claramente que os componentes devam sambar, apesar de que do jeito que os julgadores são, podem querem que o samba seja de passo marcado ou algo parecido (todos sambando igual). Eu sempre bato nessa tecla, os desfiles se corromperam por questão do julgamento!!! E quem criou esse modelo de julgamento foram as próprias Escolas. Só que agora a coisa tomou um rumo graças à inconsequencia dessas decisões. Uma pena

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-10 12:23:12
Só nos resta especular, então, o que posso dizer é que na linha da "crítica" ao empobreacimento do "samba-no-pé", não seria uma crítica direta e pontual. A própria Imperatriz, esse ano "cresceu" seus carros (por isso de uma série de problemas), o que levou a escola ter que acelerar sua evolução. Lembro-me um tempo atrás que o "pano de fundo" de um alegoria eram as alas subsequentes ao carro, hoje em dia parece que quando um carro passa a espectativa é em ver o próximo carro e não as alas, e isso se tornou viciante a quem quer ver apenas a "beleza plástica", e o samba no pé mesmo, já não estão em várias alas (principalmente as comerciais), que insistem em pular em vez de sambar!!!

Noticia: Carlinhos de Jesus é o novo coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor
Postado: 2010-06-09 13:14:46
Olha, só gente, eu, como adorador do carnaval, vendo a imparcialidade com que o Darlan fala de sua Amada Mangueira, me emociona, realmente. Sem demagogias e hipocrisia, a Mangueira de fato (observando apenas o teor das afirmações do Darlan) é uma Escola de Samba diferenciada, ela consegue ter dentre seus baluartes e personalidades, uma lista interminável de grandes gênios do mundo do samba. Façam uma análise diferenciada, esqueçam desfiles e se atentem à "marca" Mangueira. Poucas escolas chegariam aos pés da Mangueira, em termos de riqueza histórica, riqueza humana. Suas histórias, do morro de Mangueira, são inegmáticos, singulares, de fato. A Beija-Flor, a Mocidade, o Salgueiro dentre outras tem tudo isso que falei sobre Mangueira, mas tenho que reconhecer (e elogiar) que Mangueira tem um algo a mais. Reflitam de maneira mais ampla, reflitam de maneira realmente imparcial, que vocês vão ver que a parcialidade do Darlan e de outros tem argumentações e explicações, e é totalmente plausível e aceitável..

Noticia: Imperatriz Leopoldinense define o enredo para 2011
Postado: 2010-06-09 11:51:10
Opa!!! uma ponta de lucidez numa suposta abordagem do tema da Imperatriz, parabens ao Amaury e ao Darlan. Olhem na minha opinião, além das questões levantadas com relação ao contexto hollywoodiano atual, tem algumas citações que podem ser abordados: a valorização do samba-enredo (imperatriz é uma das pouca que ultimamente consegue fazer belos sambas), a valorização das alas de passistas (não feminilização do samabista masculino), o agigantamento das alegorias (expremento as alas), a aceleração do ritmo das baterias. Bem, na minha visão se a Imperatriz vier com cara de Escola das décadas de 70 e 80, veremos um grande momento na sapucaí. "Ratos e urubus às avessas"....hehehehe

Noticia: Salgueiro apresenta seu enredo e nova quadra
Postado: 2010-06-08 16:41:14
Como "gosto não si discute", então, faço a seguinte afirmação: ao meu entendimento, existem bons e maus profissionais, porém não podemos colocar na balança pessoas com pouca experiência com profissionais "antigos" de profissão, é lógico que se tempo de serviço fosse qualidade "relório teria patentes". Por isso apesar de poucos trabalhos realizados pela Márcia Lávia, eu acho que ela complementa, sim o Renato Lage, em questões artísticas. Não se iludam quando acharem que tudo de criação é feito só pelo carnavalesco, as concepções da alegorias e fantasias é plausível, porém as criações em quase todos os casos, senão todos, aderecistas, ferreiros, carpinteiros dão suas opiniões a´te para dizer se é possível ou não determinado ponto na construção, por exemplo de uma alegoria.

Noticia: O Rio no cinema é o enredo do Salgueiro para desfile de 2011
Postado: 2010-06-07 15:53:55
Bem, infelizmente a mídia sensacionalista toma conta do inconsiente coletivo. Pois bem, se Renato e Paulo Barros são amigos, ou pelo menos colegas (acho muito difícil nenhum tipo de contato no meio artístico que eles estão), por pue não um falar do outro. O problema é que, como é quase cultural essa questão no Brasil, disvirtuam o que as pessoas dizem em prol da galhofa, do disse-me-disse, da polêmica. Isso é de uma idiotice tão grande!! Mas apesar disso, vamos bater palmas à "República das fofoqueiras", dos Nelson Rubens e Leão Lobo de plantão. Peraí, oh, vamos ser mais inteligente e falar que coisas construtivas!!!

Noticia: Por onde anda você, história?
Postado: 2010-06-07 14:54:55
...(Continuação): se orgulhar de ver, através de suas escolas de coração, do Brasil, que eles só conhecem academicamente.

Noticia: Por onde anda você, história?
Postado: 2010-06-07 14:39:07
Correção: ...O Brasil não tem só 510 anos....

Noticia: Por onde anda você, história?
Postado: 2010-06-07 12:07:55
Pelo tamanho do Brasil, a construção de suas fronteiras geográfica, políticas, culturais, faz com que nosso país seja um imenso repositório de informações, teses, histórias e estórias, um "calderão" borbulhando a espera por leitores, espectadores, aprendizes. Mas, a leitura (no seu sentidfo literal) é pouco incentivada, é mais fácil ouvir alguém falando, ou ver imagens, mesmo que representativas de algum fato ou idéia, para as pessoas tenham conhecimento de algum fato. Isso faz com que o audio-visual do carnaval seja um sucesso. Quando se fala, por exemplo de Rosa Magalhães e seus enredos "históricos" e ser relatado desde veículos de comunicação até a "conversa de botequim, que são enredos ultrapassados, é no mínimo de uma falta de capacidade das pessoas quererem ver o "novo" através do antigo. Pude ler, ultimamente, um livro que retrata um mundo maçônico dentro da "criação" dos Estados Unidos, uma riqueza de informações num pais que tem sua miscigenação (vulgarmente dito como descobrimento) iniciada quase em paralelo com a do Brasil. O Brasil não tem só 5010 anos!!! Mas se nós atermos somente nesses 510 anos últimos da história brasileira, aliada com a pouca capacidade das pessoas se nutrirem de conheciementos históricos/culturais do passado, temos uma vastidão de temas inéditos ou que possam ser reapresentados....O que eu conheço, minha filha não conhece! Então a renovação dos enredos, podem ser cíclicos, por que sempre haverá pessoas que gostariam por exemplo de ouvir falar de como o Brasil foi "descoberto", as histórias de Vasco da Gama, as viagens de Dom Pedro ao encontro da Marquesa de Santos (do centro do Rio antigo passando pela Zona Oeste do passado, por exemplo), das histórias místicas do índios, os verdadeiros "Donos da Terra", enfim se estamos "cançados" de ver e ouvir essas histórias, é por que já ultrapassamos nossa fase de aprendizado delas, mas têm os "novos" espectadores que podem se orgulhar

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-05 10:31:43
Severo, obrigado com o convite, vou sim!!! Vou tentar ti encontrar para batermos um papinho.

Noticia: Carlinhos de Jesus é o novo coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor
Postado: 2010-06-04 14:39:24
Amaury, sei que a notícia aqui é da Beija-Flor, mas vc tocou num assunto referente à Mocidade e não posso me ater de comentar tal declaração do Sr. Fábio de Mello. Em meio toda a turbulência deflagada pelas problemas administrativos da Escola, para o carnaval de 2009, Fábio de Mello, não entrara em contato com a direção de escola e por essa falta de contato, o Paulo Vianna declarou que o Fábio não pertencia mas ao quadro da Escola e dias depois voltou atrás, questões de "falta de comunicação". Com a pessíma qualidade do desfile de 2009, incluindo a Comissão de Frente, e com a chegada de Cid Carvalho (ao qual o fábio não tem lá muito apreço...hehehe..e vice-versa), o Fábio foi dispensado de seu posto, logo depois do carnaval de 2009, dando a ele inteira condição de buscar outra escola. Vejamos então sua declaração: Paulo Vianna o dispensou, cid Carvalho não bate bem com ele, o desfile proporcionado pela Escola em 2009, o deixou de num "lugar comum" em relação à qualidade da Comissão em relação ao restante da Escola. ao meu ver, o fábio pensa que sua ausência em 2010 e possivelmente em 2011 é fruto de tudo isso que ele passou pela Mocidade. No seu íntimo ele poderia até estar sentindo isso, porém foi leviano e inconsequente (inclusive para ele mesmo) suas declarações. Se ele fosse mais "elegante", mais educação ao se referir à uma Escola de Samba (seja lá qual for), talves 2010 ele pudesse estar em alguma escola e não estaria, pedindo para aperecer fazendo declarações de quem quer mesmo é mídia!!!

Noticia: Leia a sinopse da Inocentes de Belford Roxo
Postado: 2010-06-04 12:49:00
Um documentário, um livro, uma mini-série seriam excelentes produtos para falar da "vida e da obra" desses que realmente foram um fenomeno musical e até cultural em uma época, porém é realmanente inapripriado, imcompleto em termos de elementos biográfico e até fonográfico que pudessem dar um bom enredo. Ã? um interessante tema, mais não para ser desenvolvido como enredo de escola de samba.

Noticia: Leia a sinopse da Inocentes de Belford Roxo
Postado: 2010-06-04 12:48:28
Um documentário, um livro, uma mini-série seriam excelentes produtos para falar da "vida e da obra" desses que realmente foram um fenomeno musical e até cultural em uma época, porém é realmanente inapripriado, imcompleto em termos de elementos biográfico e até fonográfico que pudessem dar um bom enredo. Ã? um interessante tema, mais não para ser desenvolvido como enredo de escola de samba.

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-02 17:15:42
Bem, vamos colocar a seguinte questão em relação aos níveis sócio-cultural dos batuqueiros de uma escola de samba. Primeiro fazer esse tipo de distinção na hora de eleger quais os ritmistas que irão desfilar é uma realidade; os que tem prestígio (dinheiro) com os diretores, compram suas vagas, isso é mais que sabido. Quem não tem dinheiro, vai pelo conhecimento (amizade) com os diretores, o restante das vagas são disptadas "à tapa", isto é, o ritmista tem que participar do maior número de ensaios, se mostrar presente, achar que tudo são flores para poder tentar seu "espaço". Daí temos pessoas que acham normal não ter ingressos, bebidas, etc, e outras extremamente insatisfeitas. A questão política/financeira pesa na decisão de quem vai desfilar e isso é que é o problema maior, porque se houvesse real isenção nessa escolha, garanto que esses problemas estruturais não existiram. Não adianta, se 200 reclamarem terão outros 200 que podem comprar suas vagas, isto sim é sério e ninguém "leva à tona" porque não querem se comprometer.....Notem bem, não citei nenhuma escola, nenhum diretor, nem tão pouco ritmista, e muito menos generalizando, mas quem tem telhado de vidro sabe que essa pedra pode quebrá-lo.

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-02 10:31:29
Renato, quando se fala em patrocínio automaticamente se é remetido à mídia, propaganda, etc...um erro. O foco principal da patrocinador é ser visto ou reverenciado principalmente no desfile. Exposição mundial de uma marca, personagem ou localidade durante 80 minutos é uma coisa extremante "cara", um valor aplicado pelo patrocínio à altura desse "tempo" seria infinitamente maior que se "investe" hoje. Quando as escolas de samba exergarem isso e quando os eventuais patrocinadores verem que se "paga pouco por muito", vão bater a porta das escolas como pedintes desesperados por comida...Vamos ver o caso da Beija-Flor, se falou em dinheiro da Nestle, só esse fato já torna a empresa uma marca em exposição, e olha que nem é certo esse patrocínio.

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 18:26:31
Amigo Severo, mais uma vez lhe reverencio. O sr. poderia nos falar a respeito da espectativa dos segmentos da escola quanto aos sambas, a ala de compositores por ser aberta, tem expectativa de ter mias sambas concorrentes que nos últimos anos? E a Velha Guarda, o que achou desse enredo? Tenho a sensação que este enredo remete aos bons tempos de Fernando Pinto, o que achas?

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 18:12:53
Luciano, foi mais ou menos isso que eu falei, concorda?

Noticia: Carlinhos de Jesus é o novo coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor
Postado: 2010-06-01 18:11:18
Eu não consigo entender como existem pessoas que conseguem não gostar de uma escola de samba. Pode até não torcer, mas torcer contra e dizer que não gosta, é um pouco difícil para eu entender. Carnaval é acima de tudo alegria, descontração, a competição é uma questão tão subjetiva (por parte de quem julga) que ao meu ver se torna secundária. Na Mociade, por exemplo, meu sentimento nos momentos onde a escola não veio bem, minha preocupação seria de como no ano seguinte ela viria, se ela conceguiria se superar e fazer um desfile empolgante, alegre e acima de tudo descontraído, desprentensioso. Por que a Ilha é a segunda escola de muita gente? Por que o Império e respeitado seja lá em qual grupo estiver? Ã? porque são escolas símpaticas que brincam de fazer carnaval. Agora a Beija-Flor não brinca, a Beija-Flor prima pela competitividade, prima pela perfeição. Ã? uma linha "ideológica" interessante, mas o que gosto mesmo nela é a grande possibilidade que sua estrutura permite. Permite fazer desfiles memoráveis, incrivelmente bem elaborados e muito bem concebidos, porém competitivo, pois a competição é o mais importante para a Madrinha da Minha Querida Mocidade!!!

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 17:34:47
Repique, eu, na notícia informando sobre a sinopse, postei que temos que ser acertivos em nossas atitudes. Muito justa sua reinvidição, porém para sermos de fato ouvidos temos que colocar também nas reuniões de bateria essa questão. Não podemos deixar que nossas reinvidicações e críticas (construtivas) se percam ao vento e ficamos de murumuros em vez de apresentar nossa frustação aos "senhores da ?verdade?", temos que ser diretos falando com os diretores de baterias para que estes falem com o Bereco e daí sim ele poder reinvidicar junto a diretoria. Caso não sejamos atendidos, aí devemos nos colocar diretamente ao Bereco.

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 17:28:54
dalton, infelizmente isso é uma constante em enredos patrocinados, não são todos, mas grande parte tem algum tipo de imposição.

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 17:01:59
Vejam bem, a Mocidade nunca se apaquenou, nunca se encolheu. Tivemos um momento muito sério de crise administrativa causados, principalmente por questões financeiras. Porém isso é passado, o que a comunidade, os segmentos da escola e principalmente a torcida tem que fazer é, além de sempre respeitar as co-irmãs, mostrar também a sua cara, a sua força. O setor 1 esse ano explodiu com a entrada da Mocidade e a torcida Independente simplesmente foi maravilhosa no desfile, aumentando ainda mais a euforia e fazendo a Escola cantar a samba como a muito não viamos...Avante Mocidade...Avante Torcida da Mocidade!!! Vamos mostrar nossa força!!!!!

Noticia: Mocidade: CNA não interferiu no enredo da escola
Postado: 2010-06-01 16:52:39
Aí vai uma viagem: O abre-alas será uma grande geleira, em degelo, e as águas desembocariam num grande jardim de rica flora e atrás do carro uma grande estrela brilhante será a responsável pelo degelo. Algo bem leve, contradizendo a afirmação da querida Dolores Arruda.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-06-01 12:10:03
Severo, obrigado pelos esclarecimentos, volto a dizer os compisitores terão um tempo bom para desenvolver suas obras até que sejam "entregues" à Escola.....Denise o paralelismo utilizado pelo CID, faz com que esse enredo remeta a enredos de J30 e Fernando Pinto, bem essa é minha impressão....Fábio Labre (Fabinho), estamos realmente no rumo certo, alguns detalhes com relação à bateria (algumas críticas e reinvidicações) derevão ser sulucionados, porém, volto a dizer a estrutura oferecida este ano através do patrocínio, pode trazer à Mocidade tranquilidade para desenvolver e muito bem seu desfile...

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-05-31 14:34:07
A disputa dos sambas deve ter seu início quando? Pois já que estamos no início de junho e geralmente a final é no meados de outubro, iniciando em agosto, os compositores teríam 2 meses para concluirem suas obras e acredito que seria um bom tempo para se formar as parcerias e construir uma bela safra.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-05-31 13:25:48
Ã?, Antônio, nem tudo está perfeito, porém se a escola vem numa crescente melhora, vamos dar um "voto de confiança" aos nossos diretores. Gosto de salientar o seguinte: é muito ruim se algum segmento da escola não estiver afinado com o todo dela, por isso vamos cobrar de maneira eficaz o reconhecimento de nossos batiqueiros, não adianta ficar fazendo "murmirinho" sem chegar junto à diretoria e ser efusivo (sem perder a razão e disvirtuar a cobrança). Temos que ser inteligentes e colocar a questão de maneira construtiva. Podendo começar falando com os diretores da bateria, antes dos treinos.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-05-31 12:37:02
Renato, o que mais me impressiona é que enredos desse tipo (transitando por toda história de maneira peculiar e principalmente bem conectada) é raro hoje em dia. Enredos do tipo "algum ponto no passado até os dias atuais" seriam uma constante em outras épocas ("Criador e Criatura - Mocidade 1996 / Lapa de Adão e Eva - Beija-Flor 1985 ) e enredos delirantes (Bye Bye Brasil - Mocidade 1988 / Já Vi Este Filme - São Clemente 1991). O cid mesclou esses dois estilos de enredos. Delira, com o paralelismo entre a história agrícula e os cultos aos deuses, mas traça de maneira meio cronológica, alias cronológica, não somente, mas também de forma "lógica", com argumentos. Parece paradoxal, mas nesse caso os delírios, têm seus fundos de verdade.

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-05-31 10:38:18
Ã? inspirador ler e reler esta sinopse. Já me peguei viajando no que seria o abre-alas com o "degelo" através "iluminação" da nossa Estrela Guia. O paralelismo dos cultos à deuses da agricultura (que remete à natureza e a proteção ambiental) com os festejos é de uma genialidade assustadora. Eu li o texto, ouvindo "Como era verde meu xingú", e juro que tive que parar com o samba, pois a emoção me fez dispersar da leitura, tamanha viagem que comecei a fazer ao passado e lembrar daquele carnaval que é tão atual que se feito hoje seria tão plausível quanto ao trabalho iniciado este ano pela Mocidade. Acredito que tenhamos várias citações daquele desfile, no desfile de 2011, é esperar e conferir!!

Noticia: Leia sinopse do enredo da Mocidade
Postado: 2010-05-30 17:31:04
A divulgação das sinopes nos tempos "pré-web" não eram nem esperadas e tão pouco comentadas ou "postas à prova". Porém vendo esta sinopse do Cid, me lembra muito de como os enredos de Fernando Pinto e João Trinta. Belíssima sinopse, bem estruturada, bem argumentada. Agora vai uma provocação: Denise (São Clemente): O Cid conseguiu transformar um tema em enredo, na sua concepção?

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-26 14:09:04
Severo, eu como torcedor, acompanho meio que "de fora" a Mocidade, apesar de morar em Bangu (de certo modo, próximo à quadra). Porém minha maior aproximação com a Escola, se deu na temporada 2003/2004, na qual fiz pate da bateria (tamborins) e desfilei no em 2004. Para mim foi uma situação sem igual, pois ali começaria uma longa vida como colaborador direto aos desfiles da Mocidade (me sentia tão importante quanto qualquer outro na Escola). Pois bem, passado o carnaval, problemas familiares e o principalmente o tempo me afastaram do que eu achava ser o "melhor dos mundos". Até hoje não tive mais coragem de tentar ingressar novamente na bateria, ainda pressionado com a questão "tempo". Mas minha vida toda foi acompanhado a Mocidade, vendo ensaios de quadra, indo em ensios técnicos, lendo, aasistindo e acima de tudo aprendendo a cada dia que passa admirar cada vez mais a Mocidade. Assim como muitos, minha angústia de alguns anos se transformaram em esperança. Esperança que fortaleceu, mais do que nunca uma "paixão louca", mas de mãos atadas por não poder ajudar mais do que a irradiação de pensamentos positivos. Mas "bola pra frente"..e Avante Minha Mocidade!!!

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-25 15:02:43
Agora, carioca, o que mais me deixa feliz é saber que a Mocidade está tentando se mexer e melhorar cada vez mais. A Mocidade pode jamais ter a suntuosidade da década de 80/90, não me importo, o que realmente quero ver e já estou vendo é uma Mocidade guerreira, forte pela sua comunidade, forte pelo sua bateria, forte pelo talento de gerar batuqueiros a cada geração, com qualidade semelhante aos tempos de mestre andré, bira, coé, e etc. Que bom ver a Mocidade feliz e fazendo sua amantes felizes!!!

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-25 12:44:37
Carioca, eu também preferir parar de desfilar na bateria por esta questão. eu poderia muito bem bancar minha bebida e acredito que vc e o Paulo também, mas que é no mínimo desreipeito com os ritmistas. E venhamos e conhenhamos, manter a motivação de um grupo de ritmistas não é fácil, ainda mais com essas atitudes das diretorias. Infelizmente não estou mais desfilando, prefiro a arquibancada, porém faço aqui um pedido a todos os ritmistas, que se reunam, e de maneira séria e compromissada, reenvindiquem diretamente aos diretores das baterias e não "espaçam" suas críticas de maneira pouco produtiva. Sejamos práticos e diretos.

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-25 12:13:54
Interessante é vermos que esse ano não tivemos essa mesma disposição (de empatar as duas primeiras escolas). Porém a Grande Rio também foi muito boa, verdade seja dita, eu tenho uma extrema antipatia pela forma com que a Grande Rio "expõe" as celebridades como troféus, porém estou aprendendo a conviver com isso, alias estou aprendendo a despresar isso dos desfiles da Grande Rio, para não ocultar de mim, uma grande comunidade. Voltando ao assunto, o inconteste título da Tijuca só se faz legítimado por questões "detalhisticas". Seja lá qual for a forma, mas a Escola que causar mais impacto tende a ter sucesso em seu desfile. Exemplo: A Mocidade foi irregular em suas alegorias, algumas bem resolvidas e outras nem tanto (os carros e motos e as máquinas de lavar ficaram obvio demais), porém o canto forte, o samba funcionando e a frente da escola foram algo que deram aos espectadores um sentimento de que a Mocidade foi injustuçada. São detalhes que fizeram a diferença.

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-25 11:54:39
Evandro, você não me conhece, ainda, porém gostaria de trocar algumas idéias contigo, meu email é [email protected], por favor me mande um e-mail para eu ti esclerecer melhor esse meu interesse quanto a você.

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-25 11:50:50
Paulo Afonso, respeito sua reenvidicação e acho que realmente o que você falou está mais que certo. Mas, isso não seria um assuto a ser tratado também em reunião com a Diretoria da Bateria da Mocidade. Eu vejo em muitos casos que são feitas reinvidicações, críticas diretas a um determinado fragmento da Escola, e esta deve ser feita para os interessados. Volto a dizer sua reinvidicação é mais que correta, mas "jogá-la aos 7 ventos", pode ser que nenhum desses "ventos" pairem como brisas nos ouvidos certos.

Noticia: Mocidade lança enredo nesta sexta na Cidade do Samba
Postado: 2010-05-25 11:22:09
Ã?, a Mocidade está conseguindo fazer o que parecia impossível entre 2004 e 2009, trazer seu nome, sua marca para um patamar de respeito, ansiedade e emoção, somente vistos até 2003. A marca Mocidade deve ser valorizada, em consequência, a Escola. Porém, eu aprendi a respeitar as mais variadas situações da Escola. Problemas admiistrativos acredito que ficaram no passado. A união de forças políticas se faz mais que necessário, não sei se está caminhando para esse rumo, mas seria muitop bom termos uma verdadeira coesão político/administrativa em prol tão somente da Mocidade. Espero um dia ainda poder ver minha escola querida forte, sem ser dependente de nada ou ninguém, assim como a Mangueira, que sabe ressusgir de crises como nenhuma outra Escola, isso eu gostaria de ver tambpem na Mocidade e em tantas outras, como Portela e Viradouro...

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-25 10:34:58
Realmente, Renato, aquele desfile da Velha Manga foi um luxo só, e é aí que quero chegar, o impacto da comissão de frente da Mangueira, naquele ano foi menor que o da Tijuca desse ano. Concordo que a Tijuca soube usar melhor o ilusioninsmo para causar mais impacto que a Mangueira, porém, naquele ano a Mangueira teve a melhor comissão de frente. E por que não ganhou, como a Tijuca em 2010? Simples, porque, apensar do tema da Mangueira "pedir" luxo e riqueza de etc e tal, o fator criatividade desse ano sobrepos ao olhos dos jurados e espectadores de tudo que passou esse ano na avenida, diferente do luxo da Mangueira, de 2003. Por isso afirmo e reafirmo, depois da comissão de frente da Tijuca, e restante do desfile teria que ser tão bom quanto, para poder não dá uma certa frustação quanto o desenvolvimento do desfile, e aconteceu que o nível do desfile se não foi tão impactante quanto a Comissão de Frente, pelo menos manteve uma certa homogenidade que fez com que a Tijuca fizesse TODO o desfile espetacular...

Noticia: O carnaval está mudando...
Postado: 2010-05-24 18:35:18
Bem, neste texto do Luiz Fernando, temos várias ideias a serem debatidas. Ao citar fernando pinto, pude relembrar do carnaval de 1997, onde o último carro da Mocidade era "o luxo do lixo", que inclusive é citado no samba-enredo daquele ano. Por que estou dizendo isso: O Oswaldo Jardim realmetnte foi percursor de várias idéias que foram absorvidas pelo PB, assim como podemos dizer que vários elementos alegóricos, artísticos e detalhes que às vezes passam desapercebidos por um desfile, se tornam um grande espetáculo em outro desfile de outro carnavalesco. São inumeros os exemplos. O que eu quero dizer é que Paulo Barros vai criar, vai copiar e vai continuar a nos brindar com sua genialidade e vai ser copiado também, em muitas de suas idéias, e quem os copiar pode ter tanto ou mais sucesso do próprio, a questão é saber dosar é saber colocar bem uma idéia e não ficar (como disse o Luiz Fernando) como uma cópia barata e sem propriedade no contexto. Ã? propósito, ilusioninsmo na comissão de frente não é novidade....e aconteceu recentemente, só que não teve tanto impacto, quem tem boa memória e se lembra?? hehehehe (deixo aqui uma charadadinha)...

Noticia: Política no samba: Neguinho da Beija-Flor quer ser prefeito
Postado: 2010-05-21 15:50:28
Sou eu mesmo, meu camarada, em 2004, na concentração a gente ficou de 10:00 até a hora do desfile, tentando "fugir da chuva, lembra?"

Noticia: Política no samba: Neguinho da Beija-Flor quer ser prefeito
Postado: 2010-05-21 15:00:27
Antônio, com certeza, alias estou me organizando para que na temporada de ensaios 2010/2011 eu esteja novamente na "Sinfônica de Couros"!!!

Noticia: Política no samba: Neguinho da Beija-Flor quer ser prefeito
Postado: 2010-05-21 14:14:46
Não sou advogado, mas tenho certo conhecimento de leis. Não sou carnavalesco, mas tenho conhecimento de como preparar um carnaval, na leitura artístico/espetáculo. Não sou político, mas conheço política e políticos. Ã? bem mais comum, pessoas do meio artístico que tetam se tornar governantes, legistadores, etc. Num país democrático, isso é perfeitamente coerente. O problema está no em torno de uma eleição. Eleitores despreparados, candidatos que, pra conseguir fazer sua campanha, acaba por fazer "contratos" nem sempre muito vantagoso. Por isso pessoas de bem acabam por si corromperem. E ainda vem a questão da máquina pública, viciada, cheia de "toma da cá". Talves a melhro saída seria uma renovação geral, quam já foi eleito e atuou em qualquer cargo eletivo, deveria ficar de fora. Pois teríamos, pelo menos a sensação que o vício acabaria. Mas quem estaria por tras das novas ovelhas, velhos lobos!!???

Noticia: Wander Pires perto do acerto com a Unidos de Padre Miguel
Postado: 2010-05-21 10:23:48
Ao sr. Severo: o Sr. tem algum vestígio de informação, em relação ao Roger Linhares (Toquinho), filho do Saudosíssimo Toco, esse ano ele fez parte do carro de som da Ilha, e para o ano que vem, ele permanece por lá? Lembro-me que ele inclusive já foi o interprete oficial da simpatica escola.

Noticia: Conheça a logo do enredo da Estrelinha da Mocidade
Postado: 2010-05-20 15:57:22
Ricardo, eu, tradicionalmente não assisto os desfiles das escolas mirins, não por não gostar, mas por questões de, digamos "logísticas". Particularidades à partir, esse ano eu vou realmente fazer de tudo para conseguir assistir nossa Estrelinha, estou muito empolgado com a excelente escolha do enredo. E assim como eu, acredito que vários amantes da Mocidade. Acredito realmente que em 2011 a Estrelinha nos brindará com um excelente desfile. Parabéns pela escolha e muito sucesso para você e sua equipe...Salve a Estrelinha, Salve a Mocidade!!!!

Noticia: Beija-Flor: Ghislaine Cavalcanti deixa o comando da comissão de frente
Postado: 2010-05-19 14:46:38
Mangueira, no desfile que o enredo foi "O Século do Samba" não me lembro o ano, levou para a Avenida uma comissão de frente (do Carlinhos de Jesus) extraordinária, onde muitos personagens do samba eram figurados nesta comissão. O impacto foi não tão intenso quanto o da Tijuca deste ano, porém, naquele ano, a Mangueira teve depois da comissão, um desfile burocrático, mal comparando ao da Tijuca, esta segunda teve seu desfile muito bom. Eu acredito que o impacto das comissões de frente ajudam a Escola a ter boas colocação, mas não acredito que é fator determinante. Fator determinante seria o público delerando com a passagem da Estácio em 1992 e da Salgueiro no ano seguinte, o impacto do carro dos mendigos da Beija em 89, a concepção e o delírio de Fernando Pinto em 85 e 87. As comissões de frente da Beija-Flor nos últimos anos não causaram impacto, pois estavem em total harmonia no modelo de desenvolvimento dos enredos da escola. Tirando a opulência e o gigantismo da Beija-Flor, impacto por impacto, um fator isolado na Beija não tinha, a Beija ganhou seus últimos carnavais pelo "conjunto da obra", pelo todo, não um aspecto individual.

Noticia: Carnavalesco Alexandre Louzada: 'A Beija-Flor queria mudar o seu estilo'
Postado: 2010-05-14 10:14:19
Daniel, concordo plenamente contigo, mas tenho que lhe dizem uma verdade: Ã? exatamente isso que o desfile de escola de samba se tornou, e não foi de forma "acidental", pelo contrário, a atração de gringos sempre foio foco, pois o din din é alto!!! infelizmente...

Noticia: Mangueira recebeu propostas de bancos antes de fechar com Nelson Cavaquinho
Postado: 2010-05-13 17:52:03
Para se ter um bom samba, não podemos ter somente a sinópse como fonte de informação, mas como fonte de inspiração, também. O surgimento de grandes sambas para a safra da Mangueira deste ano será totalmente plausível, inclusive muito esperada.

Noticia: Carnavalesco Alexandre Louzada: 'A Beija-Flor queria mudar o seu estilo'
Postado: 2010-05-13 15:17:21
Depois do "Ã? segredo", agora vem o "Ã? surpresa",kkkkk...Eu acredito que a Tijuca quer é isso mesmo, causar estranhesa e expectativas...

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-12 17:35:38
Que isso, carlito, aprender comigo??? Cara, obrigado pela citação, mas eu também sou do tipo: "aprendendo a viver para saber como morrer"....hehehe...vlw mesmo.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-07 16:15:43
Manoel, não duvido nada que a Beija-flor tenha toda sua história arquivada, organizada e acima de tudo disponível para quem quiser pesquisar, assim como várias escolas. O departamento cultural do salgueiro, por exemplo é um primor em relação à documentos, objetos, e etc, contando a história da Escola. O que eu estou tentando dizer desde de iniciei meus comentários, é que os PERSONAGENS das escolas de samba, com excessão por poucas escolas, não são "divulgados" ou até mesmo valorizados. Olhem, eu estou gostando de poder estar conversando com o pessoal aqui, já recebi convites da Velha-guarda da Mocidade, agora do Sr. Manoel Sandrin para conhecer o Ninho do Beija-Flor, que alias agradeço, e com certeza irei. Ã? muito bom quando pessoas que gostam do carnaval se "encontram", obviamente estamos falando de paixões e, é claro que se mantendo um bom convívio, sempre teremos boas conversas.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-07 11:45:54
Júlio, se em algum momento me expressei mal, me desculpe. em momento algum tentei falar sobre a tradição das escolas e sim dos personagens que fizeram e fazem parte delas. No meu entendimento, poucas escolas conseguem ter personagens reconhecidos pelo público em geral, mesmo a alguns mais chegados ao mundo do samba. Eu, por exemplo conheci algumas obras de Nelson Cavaquinho, porém sua ligação com a Mangueira seria foco de estudo para podermos ver a proximação dele com a história da Mangueira, até porque apesar de a Mangueira constantemente citar seus baluartes, um conhecimento mais profundo seria obra de pesquisa. O problema, em algumas escolas, é que, se têm um acervo de pesquisa de sua história, ou é pouco difundida, ou pouco acessível. Eu já tentei fazer uma pesquisa por exemplo da vida da Porta-bandeira Soninha (Mocidade) e pouco achei. Realmente a tradição de uma escola está na sua condição de manter sua história viva, seja nos desfiles ou em outros meios e isso a Mangueira saba fazer. Vou dar um exemplo bem simples: quantas vezes você ouviu o Dudu Nobre cantar em seus DVDs uma samba da Mocidade ou uma música feita pelo mestre Toco? e quantas vezes você ouviu Marisa Montes cantar "Portela"? Bem é só um exemplo.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 23:11:22
phabio o você citou alguns "repetitismos", concordo plenamente contigo, mas de certa forma a Beija-Flor, levando em consideração sua linha de raciocínio, também se repete, por muitos carnavais a Beija prima pelo luxo, isso também pode ser considerado repetição, mesmo que elementos cênicos, teatrais, estéticos sejam diferentes, é sempre que a Beija sempre vem ostentando muito luxo. Em relação à estrutura da Beija-flor, se a tivéssemos mais umas 5 escolas com a estrutura da DEUSA, o carnaval poderia ser ainda mais fascinante e emocionante ainda, pois muitas escolas poderia ostentar luxo aliado com tradição.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 18:10:54
Eita, Pinah, não encantou só o príncipe, mas vários plebeus, como eu!!! hehehe. Bem, como eu disse, a Beija-Flor tem seus "baluartes", é lógico, mas são em menor número que Portel e Manguera, até por que as duas fizeram parte de uma história digamos "antiga" do carnaval, onde os "personagens" eram muito mais valorizados que atualmente. Porém isso não é demérito nenhum para nenhuma escola. Se fizermos uma pesquisa bem apurada, vamos ver várias pessoas da Beija, da Mocidade que fizeram parte dessas Escolas e que hoje poderiam muito bem ser lembradas e poderiam virar tema de enredo. (Só não estou me lembrando agora de algum..hehehe). Ã? só brincadeira, sem provocação, hein pessoal, senão vão dizer uqe estou falando "besteira"....

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 17:31:47
A Marca "Beija-Flor" inpira segurança, vitória, organização e isso, comercialmente falando, para a Escola é mito bom. "Puxando um pouquinho de sardinha para o meu lado", a Mocidade nas décadas de 80 e 90, tinha sua marca também muito forte, é por isso que a quantidade de pessoas de meia idade (como eu) que torcem pela Mocidade é alta, assim como a grande massa da juventude torce pela Beija-Flor. Isso não é uma proporcionalidade do tipo "quanto mais ganha título, mais torcedores terá", mas fica bem próximo de ser uma verdade absoluta.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 16:50:09
phabyo, no meu entendimento, quando você citou a Velha Manga como repetitiva, me bateu uma ansiedade de ver a Beija-Flor ter um enredo falando de seus baluartes, sua própria história, seria muito interessante, não!? A questão maior de a Mangueira falar quase sempre de seu "passado" é porque tem história para contar, mas assim como a Mocidade, Imperatriz, o Salgueiro, dentre outras escolas que já se consagraram no Carnaval, a Beija-Flor não tem tanta história para contar em sues personagens, conto as mais antigas. O que eu acho e concordo contigo é que não precisa está toda hora falando sobre os esses personagens, não é que não mereçam, mas é que da a impressão de uma repetição desnecessária. (Você já notou quantos enredos da Mangueira, Nara Leão é citada!?)

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 16:36:34
Ã? verdade william, eu vou ti dizer uma coisa e não entenda mau, mas a Beija-Flor não é culpada dessa digamos "inveja", mas seja lá como for definido esse comportamento coletivo, o fato é que em muitos momentos, se analizarmos, friamente, a Beija-Flor, por ser uma Escola nova, em relação à Mangueira, Portela e Tijuca, e por primar em ganhar o carnaval (essa é a imagem de quem só se interessa no resultado do corpo de jurados da LIESA), fica um pouco vulnerável a certas "afirmações" (não estou dizendo "verdades"). Mas o fato é que, em si tratando de disputa de título a Beija-Flor tem um retrospecto muito interessante. Eu sou um pouco mais "romântico" quanto os desfile, para mim o campeonato no concurso é um pequeno detalha, principalmente porque para mim o mais importante é o verdadeiro conceito de Escola de Samba (alegria, descontração, samba e folia).

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 15:07:57
William, você queria dizer "desfiles maravilhosos", por que só a Beija-Flor e pouquíssimas outras conseguem traduzir um tema dito mediano em um grande desfile.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 14:34:48
Amém, carlito. Tenho que postar aqui algo parecido com que postei na notícia da Mangueira: Tem gente falando da sinópse da Mangueira, outros falando do tema da Beija-Flor, e o posso dizer disso tudo? Bem, vejamos, a sinópse atualmente para mim é tão somente a apresentação do enredo ao público, uma síntese da idéia do que PODERÁ ser mostrado no desfile. Não sou compositor, nunca fui a uma apresentação de sinópse aos compositores, mas tenho a impressão que nessa apresentação é que são apresentados elementos para os compositores possam ter condições de fazer suas obras, mais embasadas. O roteiro de desfiles, definido pelo carnavalesco, que é passado para os jurados, este sim, pode ser considerado, o instrumento mais importante para a compreensão do desenvolvimeto do enredo. A sinópse para mim só um prefácio do desenvolvmento do enredo.

Noticia: Leia sinopse da Mangueira para 2011
Postado: 2010-05-06 14:04:41
Eu tenho quase certeza do que é apresentado como sinópse ao grande público, não é passado ou pé da letra aos compositores, haja vista que o desenvolvimento do enredo (desfile) tem que seguir quase que ao pé da letra o roteiro de desfiles, ali sim tem de fato o que deve ser apresentado, com argumentações e fundamentos das idéias propostas.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 13:48:43
Bem, em 2000 todas as escolas falaram do mesmo tema, em 2008 as escolas que abriram os dias de desfiles, mais a imperatriz, falaram da vinda da família real portugues para o brasil, o mesmo tema, desenvolvimentos completamente diferente. O que eu acho interessante é que as pessoas vê em uma declaração isolada, uma verdade absoluta. Quando e quem falou que a Beija-Flor nunca copiou um tema? E se realemente isso aconteceu, por que devemos encarar como verdade absoluta? O ser humano tem dessas maluquices.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-06 13:34:18
Carlito, desculpe-me por só poder ti responder agora. Por favor, não me coloque junto com os outros por você citado, não chego nem aos pés do conhecimento do Sr. Rodrigo, do Sr. Evandro e etc. Eu apenas tento sintetizar e/ou esclarecer alguns pontos que eu acho interessantes. As pessoas fazem questão de diminuir o nível do debate, apenas para por achar que assim terão argumentos para suas "afirmações". Sou apenas um pequeno espectador da festa, fiz partes por algumas vezes, mas apenas como tamborinista da Mocidade durante dois anos apenas, no mais, eu vejo nos ensaios, quadras, algumas literaturas, e principalmente gosto de rever desfiles antigos. Mas voltando a questão das Escolas, muitos estão criticando a Mociade por conta do patrocínio, acredite, nunca me incomodou tal patrocínio, eu estaria sendo hipócrita, pois em escola alguma os recursos são totalmente "limpos", mas eu não entro nesse mérito, porque são coisas delicadas, prefiro me restringir a parte artístico/cultural das Escolas e dos desfiles.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-05 19:03:50
A Beija-Flor ostenta o luxo, por que pode, a Mangueira é emoção pura por que tem condições de fazê-lo, a Tijuca é criatividade por que tem um carnavalesco fora de série, a Grande Rio, também pode ostentar o luxo, a Imperatriz, Mocidade, tem uma certa tradição, mas não estão administrativamente e/ou financeiramente e/ou politicamente capazes de superarem BF e GR, e tradição por tradição sou mais a Mangueira, Império e Portela. Resumindo, cada uma tem seu "algo mais", é por isso que nenhuma escola é a melhor ou a pior, são apenas "diferentes" (eu tinha que colocar o Sal nesse jogo, também,né...hehehe)

Noticia: Leia sinopse da Mangueira para 2011
Postado: 2010-05-05 15:10:08
Vou polemizar um pouco o assunto. Beth Carvalho, atualmente é a cantora de maior notoriedade que preserva com muito amor e carinho o nome de Nelson Cavaquinho, até hoje em todos os seus shows, Beth canta Nelson Cavaquinho e quando pode fala sobre este que foi um dos principais compositores (poetas) que "alimentava" o riquíssimo repertório de Beth. No show de 40 anos de carreira de Beth Carvalho ela falou, com muito orgulho, que detem seu sua posse um cavaquinho dado por Nelson. Deve ser uma emoção só, poder olhar para este instrumento e lembrar de tudo que a ela e o nelson viveram juntos.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-04 19:05:37
Joana, fala pra gente: você faz parte da comissão de carnaval da Beija-Flor!! hehehehe

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-04 19:00:57
Sou da seguinte teoria, homenagens bem elaboradas e construídas são uma linha de enredo agradáveis, já tivemos vários e em várias escolas, de Lamartine Babo (Imperatriz) passando por Dalva de Oliveira, Dercy gonçalves, Chico Anísio, Chico Buarque, /mãe Menininha, Lima Duarte, Beth Carvalho, etc....enfim se esses enredos foram ou não campeões, pouco importa o que vemos é a emoção seja de um segmento do público ou de sua quase totalidade. O que não podemos esquecer é que "Se nem Jesus agradou a todos", por que esses, citados, e outros homenagiados agradariam, o que não pode faltar é com respeito à vida e a obra de seja lá quem for, só para tentar referendar "picuinhas" e fofocas de quem não tem o que fazer!!!!

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-04 18:32:03
Boa tirada Joana, mas assim como o Laíla, Roberto Carlos é muito eclético em relação à religiosidade. O Roberto sabe "separar" os assuntos, mas que ele deve ter olhado de rabo de olho para as guias, isso deve...hehehehe

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-04 18:01:58
Ao Renato de Souza: O problema do site tradicaodosamba também aconteceu comigo durante o dia todo. Ao Evandro: Cara, eu concordo contigo em relação ao Rodrigo Darlan. ele tem devaneios que são até delirantes, porém em muitos, na maioria de suas postagens tem um fundo de coerencia e conhecimento que, se bem interpretado, pode render bons ensinamentos para os "mais novos". Voltando ao tema de enredo da Beija-Flor, Roberto Carlos é um ícone da Música popular, em grande parte dos seus show, seus convidados o "reverenciam", aí vemos uma mistura bem eclética de suas interpretações e também as interpretações de outros cantores. Já teve, juntamente com ele Gabriel Pensador, Alexandre Pires, Alcione, Buchecha, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, dentre outros tantos de estilos de músicas diferentes, enfim o que quero dizer é que independente do que for falado pela BF, o Roberto é uma grnade fonte de conhecimento, estilos e acima de tudo de dedicação e amor à música.

Noticia: Batido o martelo: Roberto Carlos é o enredo da Beija-Flor no Carnaval 2011
Postado: 2010-05-04 16:43:46
Renato de Souza, você, aqui, também,hehehehe. Amigos vou considerar a seguinte premissa, como tema de enredo a vida e a obra de RC são extremantente ricas. Porém só com a sinópse podemos ter noção de como o enredo poderá ser desenvolvido, aí sim nos dará condições de opinar sobre o desfile de 2011 da BF, torço muito pela escola, que alias é madrinha da Mocidade, para que faça um excelente desenvolvimento deste tema e nos brinde com um excelente enredo e consequentemente um belo desfile. Quero ver mais emoção na BF em comparação com os últimos anos da Escola.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-05-03 12:29:36
Ernani Peixoto, não entenda essa patrocínio como algo tenebroso, com ovocê colocou. Concordo com muitas coisas que você vem falando, mas olhando pelo lado empreendedor "da coisa", a exposição de uma idéia, marca, ou instiuição por 82 minutos em rede nacional e para mais vários outros paises, o valor investido (3 milhões) é até pouco pelo resultado obtido, a questão fica no reinvestimento desse "retorno". Aí sim eu concordo com a questão de investimentoem segurança do trabalho, valorização dos profissionais da "terra" e etc. Tem gente que investe na bolsa, outros em câmbio de moedas e outros na sua própria imagem, acho que se poderia refletir um pouco por esse lado, também.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-05-01 03:13:55
Severo, eu honrado pelo convite, com certeza irei sim, com o maior prazer, talvez na próxima feijoada. Obrigado pelo convite.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-30 12:03:48
Paulo Afonso, se isso for verdade, temos duas questões, a UPP, que o Paulo Vianna disse que não iria ocupar a atual quadra, deve ser implantada até o final de 2011, e o estado estaria "passando" para uso do espaço da av. brasil em troca da atual quadra da Mocidade. Se o fato do terreno da Av. Brasil, "for para o espaço", o Estado ficria sem espaço físico para a instalação da UPP. Em resumo: para que a comunidade de Vintém seja melhorada (e consequentemente o em torno da Mocidade ficaria mas "tranquilo"), ou a Mocidade "se muda" ou a UPP tenta arranjar outro lugar. Para mim o melhor local seria o CIEP que margeia a estação ferroviária...Vamos ver o que acontece!!

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-30 11:48:32
Rocco, é verdade o que você disse, quando se tem uma grande massa de torcedores, por exemplo, eventualmente pode ter pessoas interessadas a ajudar a escola. E uma coisa fundamental: a administrações dos recursos da Escolas é fundamental! Teve uma pequena melhora na Mocidade, porém ainda muito longe do ideal.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-30 10:39:33
Ao Sr. Rocco: Amigo eu me lembro e nunca esquecerei dessa deslize da Mangueira, mas eu acho que sua interpretação da minha postagem é que foi equivocada. Eu citei que a Mangueira 'CONSTANTEMENTE' faz alusão ao seu passado e não disse 'SEMPRE'. E quando falei em sobre a Mocidade, falei da Instuição Mocidade e não o desfiles propriamente dito. Se os desfiles daqui para frente serão ruins, bons, competitivos ou não, não me preocupo, o que de fato me tirava o sono seria a possibilidade de a Mocidade, como instituição, minguar. Ainda existe essa possibilidade, como em qualquer outra, mas o degrau citado por você já ficou para trás.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-29 11:14:53
Severo (espero que eu possa ti chamar assim...hehehe, pode me chamar de Décio, apenas), o Fabato, de fato criu um meio muito plausível para a escola em resgatar valores que poderiam se perder com o passar do tempo, tirando a Mangueira que constantemente faz alusão ao seu passado, principalmente através de seus personagens, poucas outras escoals fazem isso tão natualmente quanto a "Velha Manga". Acho que isso seria o verdadeiro "resgate da tradição". Citar o passado nos faz pensar como fazer o futuro. "Não conheço nehuma árvore que não tem sua raíz forte, se esta não for bem regada".... Então, eu acho que foi um excelente passo para a Mocidade, porém foi só um passo. A Mocidade pode mais, a comunidade quer mais, (não estou falando de desfile). Os projetos socias da Escolas, são um ponto positivíssimo, o trabalho com as crianças também. A manutenção de cursos de passistas, mestre-salas e porta bandeira. Enfim, a Mocidade é acima de tudo uma instituição do mundo do samba, porém seu trabahlo extra carnaval é extremamente louvável.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-28 16:46:09
Paulo Afonso, sinceramente, será que o Paulo Vianna está se despidindo mesmo? Eu sempre critiquei a administração deste senhor, porém, apesar de não ser hora disso (a escola não pode se preocupar com política agora, só depois do próximo carnaval) eu acredito que fará de tudo para continuar como mandatário da Mocidade. Vamos ver...

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-28 12:16:06
Pois é, Sr. Luiz severo, a Mocidade "partiu na frente" de várias co-irmãs, como também "na frente" dela mesmo. Vou explicar: esse ano a Mocidade conseguiu fazer o que a muito tempo não acontecia na Escola, primeiro a manutenção dos principais "personagens" da Escola, patrocínio fechado rapidamente, pessoal competente e talentoso, como a dupla de intérpretes, departamento cultural, carnavalesco, e etc. O que acho que devemos cobrar agora é a continuidade do trabalho, por exemplo do departamento cultural da Escola que promoveu, através de palestras, uma maior aproximação da comunidade e de admiradores com a Escola. Tendo isso como meta, para este ano, aliado com um departamento de marketing, também competente, teremos um resgate definitivo do grande investidor da Escola, o torcedor, que tem começar a voltar a fraquantar a Escola, não só perto do carnaval, mas durante o ano todo.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-27 11:24:30
Desde que Castor de Andrade morreu, que tem urubus de plantão querendo comer carniça, mas a Mocidade ainda está aí, a "trancos e barrancos", para ser sincero. Mas, ainda não vai ser dessa vez.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-26 14:25:58
correção: ...TENHAM um excelente carnaval.

Noticia: Carnaval 2011: Mocidade escolhe título do enredo sobre a agricultura
Postado: 2010-04-26 14:22:47
Cid, acima de tudo confio no seu talento e bom gosto, parabéns pela sua manutenção à frente da Mocidade. Que você e a Mocidade tenho um excelente carnaval.

Noticia: Beija-Flor: Jóias podem render enredo e comissão ganha novo integrante
Postado: 2010-04-26 13:08:47
Gente, vamos ser sinceros. Tudo que falamos sobre tradição e modernidade é paradoxal, prolixo e contestatório, então, o que é tradicional para um pode não ser para outro. De repente, a continuidade numa linha de enredo ou a manutenção da cromática da Escola podem ser totalmente pertinentes como pode ser uma total "insanidade". Gosto não é matemática, admiração não pode ser medido, e não pode mesmo, pois eu posso gostar da disputa e querer minha escola sempre competitiva, ou posso gostar da emoção e querer minha escola sempre bela. Mas como vou eu medir e comparar minha opinião com de outra pessoa, seria eu insamo. Ou não!? Será?

Noticia: Agremiações mirins definem sambas para o Carnaval 2011
Postado: 2010-04-14 16:51:44
Este Cd deverá, seguramente, o mais vendido das Escolas Mirins, não só pelos sambas em si, mas também por ser bom ouvir sambas antológicos, como "Os Sertões" nas vozes de crianças e adolocentes.

Noticia: Presidente da Vila é preso sob acusação de integrar máfia dos caça-níqueis
Postado: 2010-04-13 11:13:58
Quase todas são "isso ou aquilo", não se iluda, caro leonardo.

Noticia: Agremiações mirins definem sambas para o Carnaval 2011
Postado: 2010-04-13 10:55:36
Fábio, a princípio também achei estranho, mas veja bem: a Estrelinha da Mocidade e a Inocentes da Caprichosos, sairam na frente em relação ao tema escolhido a partir do enredo, pois são temas com abordagem "infanto-juvenil". Isso facilita a meninada de se identificar com o enredo.

Noticia: Escolas do Grupo B se desligam da Associação e vão se filiar na Lesga
Postado: 2010-04-12 12:51:51
Bem, onde tem dinheiro tem corrupção. Onde tem muito dinheiro, além da corrupção tem o despreparo, o amadorismo e o descaramento. Não tem nenhuma entidade carnavalesca que nunca tenha sido colocada sua credibilidade à prova. A Associação a tempos era a detentora de todo o "poder" do carnaval, junto com a Riotur, faziam o carnaval. Com a chegada do poder da contravenção ao extremo nas Escolas de Samba, os "primos ricos" quiseram e fizeram uma LIGA, concidentemente juntamente com a estruturação da "Avenida de desfiles" e a maior "atenção" das mídias televisivas. (Vamos lavar nosso dinheiro, fácil, fácil). Esse modelo de administrar o poder do carnaval (leia-se poder do dinheiro sujo a ser lavado), fez com que vários segmentos se "filiassem". A Globo, fazia reverências à Castor de Andrade e o fez participar inclusive de Programas de Entrevistas, onde o mesmo se mostrava extremamente discarado com suas falácias. E vários outros segmentos da sociedade se ligaram a LIESA. Agora veio a LESGA, com seus "primos emergentes", tentam criar para si tudo que foi feito pelos "primos ricos" e da mesma forma. Veremos num futuro não tão distante a LIESA detentora do poder de todas as divisões do carnaval. (mas espera aí, a Associação já foi assim um dia!!!! Que palhaçada!!!!).

Noticia: Beija-Flor 2011: Fran-Sérgio tenta emplacar enredo sobre a Índia
Postado: 2010-04-05 13:29:17
Tanto Índia e o Ceará dão excelentes temas de enredo, aqgora se for para decidir que a decisão se paute no patrocínio e na identificação da comunidade com o tema. Índia "tá na moda". Mas o Ceará tem uma rica história e personagens.

Noticia: Beija-Flor 2011: Fran-Sérgio tenta emplacar enredo sobre a Índia
Postado: 2010-04-05 12:08:32
Seja qual for o enredo, a Beija-Flor será um candidata ao título do concurso de Escolas de Samba, promovido pela Liesa. Agora espero sinceramente que o estilo que a Beija-Flor vem adotando, nos últimos carnavais, seja um pouco esquecido. Adoro a forma que como a Beija-flor fez seus carnavais até hoje (nos últimos anos), porém está faltando alguma coisa a mais. Criatividade a comissão de carnaval tem de sobra, saber trabalhar as cores e os materiais também, mas o visual da beija já está dando a impressão de "dejavu", e a torna cançativa. Não dá para não comparar os seguidos desfiles da Deusa!!!!

Noticia: Carnaval 2011: agricultura e agropecuária viram enredo na Mocidade
Postado: 2010-03-29 12:25:20
Muitos enredos tem temas que tem seu lado bom e ruim. O tema original, por exemplo da Grande Rio falaria de cerveja, certo? Não errado, falou do sambódromo e seus 25 anos. Imaginemos se tivéssemos de ver o lado ruim do patrocinador: a cerveja é considerada a bebida alcoolica mais viciante, e este vício torna um cidadão de bem em um criminoso em segundo, atrás de um volante de carro, etc... Se for para discutir essa questão, vamos falar do Salgueiro que a alguns anos falou da cana-de-açúcar, e as mazelas causadas aos boias-frias, à substituição da agricultura de alimentos para a agricultura da cana (combustível). Vamos falar da Vila (campeã) com Hugo Chaves e companhia... Então eu acho mais prudente e significante ao Carnaval, nos atermos somente aos desfiles, às escolas e deixar questões políticos-socias para outro local e momento!!! Por que as notícias policiais e politíticas não são comentádas aqui no site??? Isso mesmo!!! pode-se comentar qualquer notícia aqui do site e dar opiniões certas e coerentes aos temas levantados pelas notícias...

Noticia: Carnaval 2011: agricultura e agropecuária viram enredo na Mocidade
Postado: 2010-03-27 22:22:35
Olha, eu sou um dos que mais criticam a Mocidade (atual administração), a questão é que os enredos são criados e desenvolvidos para fazer desfiles de carnaval, obviamente o que você falou é extremamente correto, só que não podemos confundir são questões extra carnaval com o carnaval em si. Vamos fazer o seguinte: se as questões políticas você também quer falr, fique a vontade, seria um prazer conversar sobre isso também....

Noticia: Carnaval 2011: agricultura e agropecuária viram enredo na Mocidade
Postado: 2010-03-27 21:32:30
Sidews, cara eru até concordaria, alias condordo veementemente contigo em sua observação, a questão é que você colocou num tópico não muito pertinente. Imagine quantos foram os enredos (patrocinados ou não) de cunho social que já passaram no carnaval. E não só do Rio, mas do Brasil todo. Então, parabéns pela observação, mas da próxima vez a dê num lugar mais apropriado!

Noticia: Carnaval 2011: agricultura e agropecuária viram enredo na Mocidade
Postado: 2010-03-24 11:11:41
"- Vamos trabalhar com mais tranqüilidade este ano. Queremos brigar entre as grandes escolas - garantiu Paulo." A algum tempo, eu vendo essa citação, criticaria muito o Sr. PV, porém como estou "bonzinho"...Acho que o pé no chão é a tônica desse "resurgimento" da Mocidade. Dizer que a Escola quer brigar entre as grandes, mostra que a Mocidade tem consciência de que seu papel no carnaval de 2011 é a afirmação definitiva entre as grandes escolas (se mostra aqui toda a face de que resultados são mais importantes que tudo). </br> Mas voltando ao assunto enredo: apenas temos o tema que será abordado, porém o desenvolvimento (enredo) é que dará a todos nós uma prévia de como a Escola virá, e temos muitos caminhos que o Cid pode tomar. Por enquanto só torço para que a Inspiração do Cid nos brinde com um belo enredo.

Noticia: Escolas de Samba Mirins reeditarão sambas-enredos no próximo carnaval
Postado: 2010-03-17 18:20:10
Bem, a reedição de sambas antigos, sempre teve como ponto forte o apelo popular, pois sambas antigos são considerados os mais conhecidos em relação aos atuais. De 15 anos para trás tínhamos muitos sambas e enredos que deveriam ser eternizados, e esta é uma forma de tentar fazer com que a meninada conheça estes sambas. Boz sacada. O único processo que não teremos seria a disputa de samba. Isto mesmo!! As mirins também têm suas disputas de sambas. Porém no mais é tudo igual, pois a recriação do enredo, os ensaios para a meninada "conhecer" o samba, tudo isso será igual aos anos que os enredos e sambas eram criados do "zero".

Noticia: Mocidade pode ter enredo baseado na 'parábola do divino semeador'
Postado: 2010-03-17 10:26:55
Severo, quando eu falei que alguns carros estariam aquém de outros, não disse (e se me fiz entender assim, desculpe) que estavam ruins, apenas diferentes. A concepção de todos os carros estavam excelentes, porém a construção de alguns é que ficaram irregular. No todo o desfile da Mocidade era merecedor sim do desfile das campeãs. Estou muito feliz e satisfeito com a sequencia do trabalho do Cid, do Rômulo e CIA. Espero agora a questão dos intérpretes.

Noticia: Mocidade pode ter enredo baseado na 'parábola do divino semeador'
Postado: 2010-03-15 11:02:48
A propósito, antigos integrantes do tamborins (setor 1) participam do forum do site tradicaodosamba, Denise, nós ficaríamos muito felizes de tê-la com oforista de lá também.

Noticia: Mocidade pode ter enredo baseado na 'parábola do divino semeador'
Postado: 2010-03-15 10:21:27
Denise, eu acredito que tenha faltado dinheiro para a confecção das alegorias, pois veja bem, as alas comenrcias e os 3 primeiros carros estavam bem melhores que os três carros seguintes, e o ultimo carro ficou no "meio-termo". Um bom investimento na marca Mocidade e consequentemente em toda escola, está mais que tardando. Porém em termos de desfile, é incontestável um ótimo investimento. Qualidade Cid tem, mas ainda acho que faltou investimento.

Noticia: Após confusão e insultos, presidentes do Grupo A se reúnem
Postado: 2010-03-05 17:19:33
Doutor, professor, acadêmico Garcia: na frase "que estes aí não tem mais jeito!!! ", que você escreveu em seu comentário, o verbo "ter" não deveria variar com o sujeito da frase? O certo não seria "têm"? Me ajude, por favor, não sou muito bom de língua portuguesa

Noticia: Ivo Meirelles não aceitou o pedido de demissão de Jaime Arôxa
Postado: 2010-03-02 17:17:05
Parabéns Ivo, é assim que se faz!!! Além de manter o que deu certo, ainda deu uma pitada extra de motivação, da forma como abordou o Jaime, que alias é muito bom mesmo...

Noticia: Cid Carvalho fica na Mocidade
Postado: 2010-02-26 16:51:50
Vamos fazer o seguinte: Sylvio e Amaury os dois estão certos no que falaram, porém equivocados no teor e na forma, então vamos dá um tempo nessa discursão e partir para outros comentários mais interessantes. A propósito, o Milton Cunha, Jack Vasconcelos e o Alex Souza estão "no mercado". comentem por lá, mas sem exageros, hein..hehehehe

Noticia: Cid Carvalho fica na Mocidade
Postado: 2010-02-26 16:47:22
Amaury, conhecço o Sylvio pessoalmente, convivemos junto durante muito anos, e o que eu posso dizer é que não conheço nenhum intusiasta tão ferrenho quanto ele. Exageros à parte o que ele falou tem certa razão assim como você também. Note bem eu jamais teci qualquer comentário contra o Cid, muito pelo contrário e sempre creditei ou não os carnavais da Beija à comissão de carnaval, pois todos lá tem poder de opinar, e a decisão final é do Laíla, pelo menos essa era e é minha impressão. Porém, como o Cid veio para a Mocidade e este deu condições (artísticas, de motivação, de liderança) ao componente Independente, estes o acham o Rei. Para mim também, não que ele "mudou de sapo à principe", por que eu assim como a grande maioria da torcida da Mocidade, temos convicção que um profissional promissor como é o Cid, tem pode acertar como pode errar, e na Mocidade ele ainda não errou (e espero que não erre, hehehe).

Noticia: Cid Carvalho fica na Mocidade
Postado: 2010-02-26 11:23:13
Discursão tola ou pertinente, a questão aqui é que não podemos desmerecer as agremiações: "o carnaval é uma grande roda viva, onde grandes escolas como Mocidade e Baija-Flor podem está por cima ou por baixo. Também falar de quantidade de torcida é irrelevante, dado que não se consegue mensurar a MELHOR torcida e a qualidade é que a torna MAIOR. Torcidas apaixonadas que fazem de usa agremiação um ponto "G" de prazer, que se faz, mesmo nos momentos ruins, acreditar, apostar, fazer com que a magia do carnaval não se apague. E no meu modo de ver, sinceramente, temos aqui uma discursão de dois apaixonados, de duas pessoas que "fogem" de suas reais personalidades e características para dizer: eu também sou folião, eu também sou torcedor, eu faço de tudo para ver minha escola bem. Amor, paixão e, pacionalidades a parte o importante é fazer do carnaval um verdadeiro gerador de prazer e satisfação, seja num título, seja numa superação, seja pelo simples fato de está ali, vivendo o carnaval e o desfile de sua escola.

Noticia: Cid Carvalho fica na Mocidade
Postado: 2010-02-25 10:19:15
Pipoca, acredito que as palavras garra e criatividade serão a tônica para desfiles vencedores em 2011. A Mocidade demonstrou que tem os dois, através de sua comunidade e atrevés de seu carnavalesco. O que nos falta, então? Uma questão de deve ser considerado foi a posição de desfile da Mocidade. Ser a escola a abrir dia de desfile é muito ruim. E falta também um pouco mais de dinheiro. Estrutura de trabalho (mão-de-obra) me parece que temos. Acho que só falta mesmo é voltar a ter mais crédito com os fornecedores e podermos ter materiais melhores e em tempo hábil.

Noticia: Cid Carvalho fica na Mocidade
Postado: 2010-02-24 11:33:37
A união em torno de um propósito, fez do desfile da Mocidade um dos melhores momentos da Escola em muito tempo. Se não foi um desfile para disputar (no campeonato) o título, em termos de chão, garra, disposição, amor, com certeza brigamos com a Tijuca, por exemplo!!! Alguns erros devem ser avaliados e corrigidos. A questão das alegorias, por exemplo, pelo menos dois carros estavam muito aquém dos demais, causa: possivelmente "acabou" o dinheiro, pois a concepção dos carros estavam excelentes, o problema foi realmente colocar em prática (construção). O modelo atual de "patrocínios" deve ser visto, por exemplo no futebol temos patrocinadores "fixos" independente de qual campeonato o time jugo além de patrocícios pontuais. Os contratos de patrocínio para as escolas devem seguir esse modelo. Os patrocínios devem ser para a escola e não para um determinado desfile/enredo. Instituições que observarem este conceito, terá muito mais visibilidade, diante de um público fiel (compomentes) e um público alvo (espectadores).

Noticia: Rosa Magalhães deixa a União da Ilha
Postado: 2010-02-22 18:10:08
Não há bem que nunca acabe ou mal que sempre dure!! Se a Rosa foi unanimidade até algum tempo, miutas pessoas a acham ultrapassada. Será mesmo?? Acho que falta a ela um pouco de descanso. E aí sim, pode voltar com tudo!!!

Noticia: Rosa Magalhães deixa a União da Ilha
Postado: 2010-02-22 18:00:33
Bem, vejamos a questão de ser pequena ou grande é relativa. Depende do ponto de vista. Se considerarmos, por exemplo torcida, a Ilha é uma das maiores, se considerarmos títulos, a Grande Rio é uma das menores. Admilson só se explique, para não ficar esse mau entendido...

Noticia: Rosa Magalhães deixa a União da Ilha
Postado: 2010-02-22 17:18:13
Jeff, se recuperar de uma posição horrorosa é uma coisa, se estruturar para disputar títulos é outra. Só posso dizer que a Escola está se estruturando se forem confirmados TODOS os profissionais que trabalharam a Mocidade para este carnaval, para o ano que vem. aí sim posso dizer isso. O que houve na Mocidade foi um sentimento de união, muitos deixaram suas questões pessoais de lado (inclusive com relação à administração do Paulo Vianna) em prol deste desfile. Esperemos!!!

Noticia: Rosa Magalhães deixa a União da Ilha
Postado: 2010-02-22 16:53:04
Para que a Portela tenha bons profissionais, precisa rever sua diretoria, assim como a Mocidade também precisa, o fato de a Mocidade fazer um bom desfile esse ano, foi por contar com o talento de Cid Carvalho, pois em termos de estrutura, tanto Portela quanto Mocidade estão muito ruins!

Noticia: Vitória retumbante
Postado: 2010-02-19 11:40:30
Obrigado Antônio Carlos. O fato de maior relevância neste ano foi a quebra de paradígma quanto aos conceitos visuais dos desfiles, porém para se ter uma idéia, os melhores sambas foram aqueles que emocionaram: Vila, Imperatriz, Mangueira. E este fato também representa uma ruptura em conceitos de sambas oba-oba, à excessão da minha Mocidade que teve um samba fraco, porém a auto estima da Escola foi recuperada pelo bom aspecto visual e fez com que este samba crescesse na avenida. O da Tijuca também aconteceu da mesma forma. Coisa que não aconteceu nem com a Vila e nem com a Imperatriz. A manguera é sempre um caso à parte. Então os sambas também, no geral, ganharam qualidade. Porém!!!! o visual sucumbiu tal melhora na qualidade e "esquecemos" destes sambas excelentes e viemos aqui falar somente de "visual"!!!!

Noticia: Vitória retumbante
Postado: 2010-02-19 09:59:31
Conceitos...conceitos...conceitos...modelos, e bla bla bla...o que estamos vendo aqui nesta discursão (totalmente pertiennte por sinal), é a questão de formas e regras. Quando dizemos que carnaval virou show, pirotecnia, estamos estigmatizando apenas uma parte do desfile, o canto, a dança, a emoção ainda existem!! só que são subjulgados; vejamos uma coisa: todos os quesitos tem igual importância, só que os quesitos visuais (plásticos) estão em evidência!!! quem desligou a TV e ligou o rádio só para "ouvir" umas escola passar??? é difícil nós querermos que o samba (o de verdade) predomine, por que, infelizmente este não tem o impacto necessário para suplantar as "inventivas" visuais, di isso de qualquer escola. Por exemplo: eu adorei o desfile da Vila, mas quando chegamos a pensar em regras e "julgamento" vemos que ela visualmente não foi legal. Temos 3 quesitos puramente visuais (alegorias, fantasias e comissão de frente) mais 4 mistos (MSPB, Conjunto, Evolução, Enredo) e três não visuais (samba, bateria e harmonia), sendo que se o visual chama mais atenção 7 quesitos acabam valendo mais que os três últimos que citei. Então com o modelo de julgamento atual, para que investir em samba enredo??? O próprio samba da Tijuca não foi unanimidade, pelo contrário muitos o chamavam de evasivo e coisa e tal. São as regras que estão erradas e não os competidores!!!

Noticia: O que é ser rainha da maior entre as baterias?
Postado: 2010-02-12 14:42:38
Minha rainha, no sábado passado, dia 6, pela primeira e última vez nessa temporada, pude ir à quadra da Mocidade. Minha intensão era brincar, me divertir na escola que me fez aprender a amar o carnaval. Pois bem, não consegui!!! Fiquei paralisado, hipnotizado, pela sua presença...foi algo que jamais senti em minha vida. Mas tudo isso aconteceu à partir do momento que ti vi às lágrimas quando o samba de 2008 foi cantado. Parecia que ali eu sentia que você estava se despedindo, e se entregou à emoção de forma que eu particularmente nunca tinha ti presenciado fazer, quase chorei junto, mas a emoção deu espaço ao medo! Medo de ti perder como rainha, medo de não mais ti ver à frente da "Não existe mais quente!!!". Sei que sua vida é corrida, mas se caso você der um lida em nossos comentários, faço coro a todos (eu disse TODOS) os Independentes: FIQUE!!!!! Ã? um pedido de uma pessoa que sinceramente nunca valorizou o posto de rainha de bateria....antes de ti conhecer!!!!!! (consegui rever meus conceitos graças à você) E para mim somente você, Adele Fátima e Monique Evans são verdadeiras rainhas!!!! As outras que me perdoem, mas são só princesinhas...

Noticia: São Clemente de volta à sua tradição
Postado: 2010-02-11 10:02:21
O esquemão do GE não deixa que mais de uma suba/desça, por isso o certo seriam 14 escolas no especial descendo duas e subindo duas e 10 no Acesso. A briga do Acesso tá boa, mas covarde!!! Uma escola só subindo é frustante!!

Noticia: Grande Rio: 'Homem voador' sairá no setor sobre o carnaval no futuro
Postado: 2010-02-11 09:56:25
Denise, foi!!! hehehe Brincadeiras à parte a Grande rio já foi uma esocla super simpática, o Enredo "Madeira Momoré", por exemplo foi um banho!!! Ã? uma pena que esta ex-escola de samba se perdeu!!

Noticia: Laíla: 'Quem quiser ser campeão tem que passar por cima da Beija-Flor'
Postado: 2010-02-09 09:47:20
Gente, olha só vocês não têm vergonha de mostrar o quanto são pequenos esses pensamentos: "minha escola é a melhor, minha escola não rouba, sua escola não merece o título...e bla bla bla". Parem com essas coisas pequenas, aprendam arespeitar as pessoas envolvidas na construção do carnaval, aprendam a valorizar o choro do componente, de TODAS as escolas. Desfilar na Intendente é tão honroso para quem lá está quanto desfilar no GE. Ser campeã, é só detalhe, o bonito, o prazeroso, o que realmente emociona é o fato de vermos em cada escola uma história de dedicação à alegria, de amor ao carnaval. Competição é detalhe!!!! Parem com essa idiotice!!!! Sejam verdadeiros sambistas ou pelo menos adoradores do bom carnaval!

Noticia: Alegoria do Império Serrano coloca Madureira no centro do mapa do Rio
Postado: 2010-01-28 17:37:47
Cris, me lembro de você como forista no setor 1 dos site tamborins. Com o "falecimento" deste site, algumas pessoas migraram para www.tradicaodosamba.com.br/forum, dê uma olhada por lá está bem legal...

Noticia: Em ensaio, Mangueira mostra técnica, qualidade do samba e bateria impecável
Postado: 2010-01-25 16:54:01
Olha só, sou Mocidade e Vasco da Gama, com muito orgulho, mas sei distiguir a rivalidade do futebol, com a correlação das Escolas de Samba. Se este site fosse de futebol, meu discurso seria um pouco diferente, porém, como se trata de carnaval, temos que recolocar definitivamente em nossas cabeças, que o carnaval não é esporte, competição. A competição é consequência. E digo isso por que respeito a maioridade da Torcida da mangueira, da maioridade dos títulos da portela, dos lindíssimos carnavais que a beija nos oferece. O único momento onde a competição prevalece é na apuração, e só!!! Quanto a problemas nos dias de desfile fico aguniado com qualquer escola, como se fosse a Mocidade, por que ali quero ver o melhor de todas, sem distinção!!!!

Noticia: Em ensaio, Mangueira mostra técnica, qualidade do samba e bateria impecável
Postado: 2010-01-25 14:24:31
Maria José, me desculpe, mas você falou algo equivocado. em relação ao ensaio não posso concordar, nem discordar de você, pois eu não estava lá. Porém dizer que a torcida do Sal é maior que a da Manga, acho, humildemente, que você se equivocou. Eu com certeza não sei qual das Escolas tem a maior torcida, mas com certeza o Sal (apesar de ter uma imensa e calorosa torcida) não tem torcida maior que a Manga, a Beija e a Mocidade. Posso até estar enganado, não estou afirmando nada, mas repense sua afirmação e pelo menos fale que acha, e não afirme com certeza. Abçs.

Noticia: Cid Carvalho fica triste com decisão de Renato Lage não desfilar na Mocidade
Postado: 2010-01-25 10:26:38
Foi falado sobre a diretoria atual da Mocidade, então vou tecer um pequeno comentário: A Mocidade era detentora de boa parte de materias para a mídia, produzida nas décadas de 80 e 90, tinha a notoriedade e o respeito de todas as co-irmãs, valorizava cada desfile feito por trazer inovações, beleza, leveza e tudo mais. A atual diretoria assumiu e muita coisa de perdeu, está sendo desastroso essa administração. Só que uma coisa não muda: Mocidade é Mocidade, a comunidade, os verdadeiros amantes da Mocidade, estão entristecidos e esperançosos, pois sabemos que isso é uma fase e não é a real cara da Escola. Várias, alias todas as Escolas passam por fases assim, umas retomam e fazem novamente grandes carnavais, outras fadam a encolher. Então o que devemos fazer é continuar trabalhando, mesmo com toda precariedade e mesmo com toda essa situação difícil. A Mocidade é muito grande, muito maior que qualquer administração, muito maior que qualquer crise, porque ela tem gente que ainda acredita e acreditará que ela possa vir a ser vitoriosa novamente (não falo de títulos mas de grandes desfiles)...Parabéns Mocidade pela capacidade de saber invergar-se sem quebrar.

Noticia: Cid Carvalho fica triste com decisão de Renato Lage não desfilar na Mocidade
Postado: 2010-01-22 16:46:45
Existem duas questões nessa situação, a pacionalidade e o profissionalismo, neste momento se tornaram conflitantes os dois aspectos. O aspecto profissional sucumbiu todo e qualquer desejo pacional por parte do Renato Lage. Porém nós também temos esses dois lados o da paixão de torcedor e a razão. Em muitos momento a nossa emoção fala mais alto e faz com que achemos que uma escola seja campeã ou fique no top 6 pelo simples fato de estarmos torcendo por ela e acharmos tudo mil maravilhas, escodendo de nós mesmos possíveis fálhas. O que eu quero dizer é que a razão (seja lá qual for) superou a emoção e fez com que o Lage protagonizasse um dos momentos mais tristes este ano. Por que digo isso: é como se ele não aceitasse um afago de seu "pai" (neste caso, a Mocidade - a escola que foi seu PHD em desfiles - palavras do próprio Lage). Ã? como se não aceitasse o reconhecimento de tudo que ele fez pela escola. Ã? como se ele desmerecesse seu passado e a História da Mocidade. Ele foi um elemento, dentre tempos daqueles momentos (década de 90), mas ele não mais quer ser lembrado ou inserido nesse contexto. Por que?? Só mesmo ele para dizer. Seja franco Renato!!! Faça-nos acreditar que isso foi uma decisão tão dura para você como está sendo para quem o quis ti homenagiar!!

Noticia: Liesa começa o curso de jurados sem a presença de Bruno Chateaubriand
Postado: 2010-01-21 11:37:19
Este espaço destinado à comentários, mostra como é bom a democracia, mas mostra também como são ignorantes as pessoas. Tudo bem opiniões são opiniões, porém o respeito à esta ou aquela opinião, as opiniões totalmente provocativas, as ofensas, mostra como o povo não sabe utilizar do seu poder de discursar, de falar. Podemos apresentar muitas idéias para podermos tentar mudar, mas é mais fácil agredir, e o pior, muitas das vezes só pelo simples fato de achar que um é melhor que o outro. Acordem todos somos inteligentes, o que falta é poder praticar tal dom.

Noticia: Lesga fecha com a TV Bandeirantes
Postado: 2010-01-19 23:40:25
Dois pontos: primeiro a Band não vai transmitir o desfile da Unidos de Padre Miguel: Televisão é coisa séria e envolve contratos e mais contratos cujo o não cumprimento pode acarretar problemas sérios à emissora. dito isto: o segundo ponto é o seguinte: se a LESGA negociasse assim que acabou o carnaval de 2009, a emissora que ganahasse o direito de transmitir poderia se adequar com mais tranquilidade, pow menos de um mês para ver todas as questões jurídicas em relação à quebra de contratos é muito pouco tempo. Não gostei de não poder ver a Unidos na íntegra, mas não podemos fechar os olhos para questões sérias em nome de nossa paixão!!

Noticia: 'Popozudas' e 'Glamurosas' no último carro da Estação Primeira de Mangueira
Postado: 2010-01-18 17:40:18
E como o enredo trata dos estilos musicais à partir da Bossa nova, podemos nisso também ter mais uma argumento de que o rock e funk devem estar no enredo.

Noticia: 'Popozudas' e 'Glamurosas' no último carro da Estação Primeira de Mangueira
Postado: 2010-01-18 17:36:50
Bem, vejamos: assim como a cultura brasileira é riquíssima, e os estilos musicais também são intermináveis, tenho dois questionamentos. Ã?bvio por óbvio, o samba deveria ser considerado e ter um setor de destaque, mas isso é uma opinião particular, como não está inserido no enredo, então não podemos julgar a ausência. Agora a polêmica quanto ao funk (tem letras que até são interessantes, bem poucas....) eu não o discriminaria por ser considerado "importação" assim como o rock. Originalmente quase TODOS os movimentos culturais brasileiros são em sua origem "importados" e mesclados com a cultura nativa (índios de antes dos europeus e negros virem para o Brasil). Então assim como o samba que veio (possivelmente) de Escravos africanos (do Congo ou Angola) o rock veio dos "brancos" norte-americanos e o funk dos "negros" norte-americanos. Só por que essa "importação" foi em tempos diferentes, não podemos considerar de fato que são totalmente diferente em sua origens, assim como o sertanejo, também pode ser considerado importação oriundo das músicas countrys americanas. Então o funk faz parte sim da nossa cultura. (se isso é bom ou ruim é outra história).

Noticia: Inspirada em Fernando Pinto, Grande Rio vai fazer um carnaval das estrelas
Postado: 2010-01-15 18:21:24
Eu acredito que este ano será a retomada de um sentimento que estava desaparecido nas Escolas de Samba: A Emoção, o amor e a verdadeira identidade do carnaval, que é a alegria. Seja pela leveza da Ilha, seja pela superação da Mocidade, seja pela robustes da Beija e Grande Rio, pelo misticismo da Imperatriz, seja pela mostragem de cultura da Mangueira, seja o cantar de um poeta eterno como na Vila, dentre várias outras emoções, vários outros momentos mágicos. E todos esses ingredientes tornam esse o mais esperado desfile do milênio!!!

Noticia: Inspirada em Fernando Pinto, Grande Rio vai fazer um carnaval das estrelas
Postado: 2010-01-15 17:09:42
Espero que todas venham bem e nos agraceiem com exelentes desfiles, sem erros, sem atropelos, sem problemas...e desejo a todas boa sorte para que dê tudo certo!

Noticia: Inspirada em Fernando Pinto, Grande Rio vai fazer um carnaval das estrelas
Postado: 2010-01-15 15:18:15
Na boa, sem demagogia, tirando o desfile da minha Mocidade e da Vila, este um desfile muito esperado por mim, e acredito que é esperado também por todos que de fato amam o carnaval e estão se lixando para a competição. Aos que esperam o carnaval só para ficar se gabando e comparando alhos com bugalhos de forma preconceituoso e desrespeitosa só tenho a dizer: pobres de vocês que não sabem o que é curtir o verdadeiro espírito de carnaval.

Noticia: Inspirada em Fernando Pinto, Grande Rio vai fazer um carnaval das estrelas
Postado: 2010-01-15 14:18:01
Renio e Leonardo, vocês e suas manias de dizer que a Mocidade fez história, foi revolucionária, vanguardista. Vocês e suas manias de dizer que a Mocidade deve aparecer em peso, quando se trata de história do carnaval, vocês e essas manias de dizer que a Mocidade é importante para o Carnaval...mas que mania...até parece verdade!!! hehehehe...brincadeira à parte, tanto a Nossa Mocidade quanto várias escolas vão ser lembradas e acima de tudo vão ser homenagiadas, e acho que tirando a questão comercial do enredo, foi uma sacada boa da Escola para tentar ser um pouquinho mais simpática diante do público. Tomara que eles não se esqueçam de Tupinicópolis...ah olha eu e minha mania de Mocidade..hehehehe

Noticia: Recuo da bateria pode ganhar rampa para ritmistas
Postado: 2010-01-14 16:23:12
Quando alguém faz M... eu picho, malho mesmo, mas sejamos franco, quem vai assistir vai poder ver melhor os integrantes da bateria, e os ritmistas que são parte importante dos desfiles, podem ter seus segundos de fama....

Noticia: Bruno Chateaubriand volta a ser jurado do Grupo Especial no Carnaval 2010
Postado: 2010-01-14 14:44:13
Peço a todos um minuto para reflexão no que vou dizer, parem somente um minuto de ficarem olhando para seus próprios umbigos e reflitam: desde que o concurso de Desfiles de Escolas de Samba foi instituído, sempre houveram essas questões tendenciosas. Até aí não é surpresa. Mas eu peço que pensem no seguinte: enquanto estamos nos ingalfiando, trocado farpas por estas questões PEQUENAS, o carnaval está acabando, as pessoas estão mais preocupadas em ser melhores que as outras e esquecem um dos pilares do carnaval: a diversão, a alegria a emoção. Tenho que admitir que com meus 10, 11 anos de idade, quando vi "Mamãe Eu Quero Manaus" e "Ziriguidum 2001" passei a admirar a Mocidade. Foram desfiles que até hoje ficaram marcados para mim! Gostava de ficar na crista da onda, porém depois de algum tempo aprendi a gostar dos desfiles, de todas as escolas, passava a noite toda (assim até hoje) assistindo cada escola e acima de tudo, torcendo PARA QUE NENHUMA ERRASSE, para que todas pudessem mostrar seu melhor, por que a magia do carnaval é isso. Competição é para Esporte, carnaval é movimento cultural, que infelizmente mentes fechadas, retrógradas e egocêntricas fazem desta, que poderia ser o melhor espetáculo da Terra de fato, uma mera luta de braços, legitimando ainda mais o modelo falido de apresentar carnaval como é feito. Prestem atenção nisso!!! Para não chorarem depois....divirtam-se e não afrontem-se!!!

Noticia: Bruno Chateaubriand volta a ser jurado do Grupo Especial no Carnaval 2010
Postado: 2010-01-14 14:08:13
Peço a todos um minuto para reflexão no que vou dizer, parem somente um minuto de ficarem olhando para seus próprios umbigos e reflitam: desde que o concurso de Desfiles de Escolas de Samba foi instituído, sempre houveram essas questões tendenciosas. Até aí não é surpresa. Mas eu peço que pensem no seguinte: enquanto estamos nos ingalfiando, trocado farpas por estas questões PEQUENAS, o carnaval está acabando, as pessoas estão mais preocupadas em ser melhores que as outras e esquecem um dos pilares do carnaval: a diversão, a alegria a emoção. Tenho que admitir que com meus 10, 11 anos de idade, quando vi "Mamãe Eu Quero Manaus" e "Ziriguidum 2001" passei a admirar a Mocidade. Foram desfiles que até hoje ficaram marcados para mim! Gostava de ficar na crista da onda, porém depois de algum tempo aprendi a gostar dos desfiles, de todas as escolas, passava a noite toda (assim até hoje) assistindo cada escola e acima de tudo, torcendo PARA QUE NENHUMA ERRASSE, para que todas pudessem mostrar seu melhor, por que a magia do carnaval é isso. Competição é para Esporte, carnaval é movimento cultural, que infelizmente mentes fechadas, retrógradas e egocêntricas fazem desta, que poderia ser o melhor espetáculo da Terra de fato, uma mera luta de braços, legitimando ainda mais o modelo falido de apresentar carnaval como é feito. Prestem atenção nisso!!! Para não chorarem depois....divirtam-se e não afrontem-se!!!

Noticia: Bruno Chateaubriand volta a ser jurado do Grupo Especial no Carnaval 2010
Postado: 2010-01-14 09:41:31
"Diretamente de Duque de Caxias, Alô Grande Rio...", acreditem, Papai Noel existe e vai dar uma "forcinha para a "simpática" da baixada...

Noticia: Análise dos ensaios técnicos
Postado: 2010-01-13 14:21:27
Eita povo para gostar de uma "polêmica"..rs Parabéns Jorge Mendes pelo excelente comentário, porém só posso dizer que você acertou nas análises de Mocidade e Salgueiro, pois foram as que vi...rs, mesmo assim me darei o direito de achar corretos os demais comentários também, dado a isenção com os comentários das duas que assisti e tenho condição de comparar com que eu vi. Uma questão que me aflige é por que os vídeos, as entrevistas são muito resumidas neste site. Alias em todo e qualquer site é assim. O que está faltando para que além de análises e fotos, as intervistas sejam passadas não no formato de texto, mas em vídeo? (fica aqui minha sugestão). No mais parabéns e obrigado ao site.

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-12 14:56:55
Obrigado Eduardo Mattos, foi apenas uma constatação e um desabafo, estava muito triste com tudo que venha acontecendo com a Mocidade nesses últimos anos, mas convenhamos que um pouco de alegria não faz mal a ninguém, né, por isso aproveito ao máximo esses (infleizmente) raros momentos....

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-12 11:52:18
Quem falou isso IVO?? Em momento algum isso foi citado...e longe de mim, por exemplo, de falar tal coisa, tenho pé no chão, sou consciente de que não é só o que está acontecendo com a Mocidade ultimante que faria dela campeã!! Só estamos frisando em nosso comentários a capaciade de a Escola se reerguer, somente isso....

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-12 11:39:58
[...]"ALÃ? POVÃ?O AGORA Ã? SÃ?RIO...": Puro êxtase, um sentimento de euforia até frenética toma conta dos componentes, do público setores 1 e 3 (que conseguem escutar o carro de som no momento do grito de guerra), pessoas choram como se fosse o dia do desfile oficial, como se fosse um choro de alívio, de amor, de emoção ao ver que a MOCIDADE ESTÁ DE PÃ? E CAMINHANDO A PASSOS LARGOS PARA A CONSAGRAÃ?Ã?O. Começa o ensaio, !ué! já acabou!? Isso mesmo, a Mociade parecia um rolo compressor, uma avalanche, uma explosão única, (que eu particularmente ainda não tinha visto nessa temporada de ensaios) um show. Estamos de alma lavada. Mas peraí foi só um ensaio!! Ainda falta o desfile!! - Não interessa, o desfile vai ser uma consequência deste ensaio, vai ser uma continuação deste que foi sem sombra de dúvida o melhor momento da Mocidade nos últimos 6 anos! PS.: Volto a dizer desfile é competição, mas Escola de Samba de Verdade foi o que a Mocidade mostrou neste fim de semana...

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-12 11:22:50
Alexandre (Pipoca) meu amigão! Vamos "por partes": Início dos preparativos para o Carnaval: Saída de Fábio de Mello, Wander Pires, Casal de MS e PB, e a saída pertubadora de Cebola. A Mocidade parecia perder o rumo totalmente, seu futuro ficou totalmente sombrio! Período de contratações: Chega David, novo casal de MS e PB Fabrício e Cristiane (promovidos), Coreógrafo Jorge Teixeira. Até aí a situação da Mocidade inspirava cuidados, estamos numa "briga" com a Beija-Flor para conseguir o patrocínio/enredo de Brasília. Contratação do Cid Carvalho, continuamos sem saber o enredo, porém com a chegada do Cid, começamos a ver uma luz ao fim do túnel. Enredo autoral: A diretoria da Escola decide por enredo autoral. Cid Apresenta o enredo e toda a comunidade e torcedores da Mocidade "apagam" tudo de ruim que acontecera com a Mocidade até então e começa uma nova fase na Mocidade (o otimismo retoma e envolve a todos). Escolha do Samba: Muito o acham excelentes outros odeiam, o que fará a diferença para o sucesso desse samba é o canto dos componentes!!! Gravação do Samba: Muitos analistas o coloca como samba mediano, mas que pode funcionar muito bem por questões de horário do desfile da Escola. Primeiro ensaio técnico: um desastre. Críticas e mais críticas atropelam a Mocidade, e comunidade e os componentes se calam! (Esperem para ver!!! Essa frase ficou no consciente coletivo da Escola). Contratação de Nêgo: Até o início do ensaio técnico, TODOS ficaram com um misto de espectativa e alívio: Ã? hora de dar o troco às críticas e à incerteza. Do dia do anuncio da contratação do Nêgo até o início do segundo ensaio técnico, parecia que a "hora não passava", a espectativa e a ansiedade aflorava de maneira arrebatadora. "ALÃ? POVÃ?O AGORA Ã? SÃ?RIO...": Puro êxtase, um sentimento de euforia até frenética toma conta dos componentes, do público setores 1 e 3 (que conseguem escutar o carro de som no mome

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 22:29:44
Estou muito feliz de ter visto o que vi, ontem! Feliz por ter presenciado um fato que a muito tempo não se via: o resgate de uma verdadeira ESCOLA DE SAMBA!!! No melhor sentido das palavras arrepio, surpresa, emoção e saudosismo, estive nos poucos minutos do ensaio da Mocidade, um mix de todos esses sentimentos. Foi muito prazeroso ver minha escola de coração resgatar a verdadeira Indetidade Independente... Temos Cid, temos David e Nêgo, temos Bereco, Barriga e Cia, o que nos falta? Acredito que só faltava esse ensaio, essa emoção, essa vontade de dizer a plenos pulmões: SOU MOCIDADE SIM SENHOR, TEM QUE RESPEITAR!!!!!

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 17:48:25
Carlito vou resumir minha história diante do carnval: Torço por todas e amo a Mocidade. Competição é para o Esporte, carnaval é alegria e curtição!!!

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 16:48:25
Quando eu falei da Plástica me referir como contexto atual do carnaval, uma coisa mais macro, porém voltando a realidade, eu estou muito feliz com as declarações do Cid e Política à parte espero boa colocação da Mocidade. Espero que toda a confiança depositada no Cid sejam retribuída com um belo desfile. Talento ele tem, esmero quanto a acabamentos também, o enredo é bem criativo, um dos mais criativos deste ano. Acho a Mocidade "comedora pelas beiradas" esse ano sem muito alerde, porém sólida.

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 16:02:12
...continuando... Por que falei que fico triste quando a plástica é a coisa mais esperada no desfile (e para muito é a única coisa a ser vista)? Vendo uma Mocidade sem recursos, sem condições de brigar plasticamente com as Escolas atualmente na ponta da tabela, fico muito triste por que os desfiles de escolas de samba tomaram esse rumo!!! tomaram essa direção. Agora se pesos e medidas fossem iguais com a Portela e Mangueira em 2009 com a Alegria o entusiasmo mostrado ontem no sambódromo, e que se repita no dia oficial, teríamos uma Mocidade no desfile das campeãs, com certeza!!! Parabéns Mocidade, parabéns ao conjunto carro de som e baterias, foram absolutamente gradiosos na suas tarefas!!! Parabéns à comunidade que cantou com o coração (uma alusão ao pedido feito pelo Paulo Vianna antes dos gritos de guerra). Outra coisa Nêgo, David e Nêgo, foram absolutamente inquetionáveis. No esquenta pegaram os refrões de principais sambas da Escola e deram um show!! de a partir daí o público levantar e cantar para parar só quando o último componente passou. Um ensaio histórico. Pra mim meu carnaval já foi ganho!!!!

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 15:58:42
Por que no início falei que fico triste quando a plástica é a coisa mais esperada no desfile (e para muito é a única coisa a ser vista)? Vendo uma Mocidade sem recursos, sem condições de brigar plasticamente com as Escolas atualmente na ponta da tabela, fico muito triste por que os desfiles de escolas de samba tomaram esse rumo!!! tomaram essa direção. Agora se pesos e medidas fossem iguais com a Portela e Mangueira em 2009 com a Alegria o entusiasmo mostrado ontem no sambódromo, e que se repita no dia oficial, teríamos uma Mocidade no desfile das campeãs, com certeza!!! Parabéns Mocidade, parabéns ao conjunto carro de som e baterias, foram absolutamente gradiosos na suas tarefas!!! Parabéns à comunidade que cantou com o coração (uma alusão ao pedido feito pelo Paulo Vianna antes dos gritos de guerra). Outra coisa Nêgo, David e Nêgo, foram absolutamente inquetionáveis. No esquenta pegaram os refrões de principais sambas da Escola e deram um show!! de a partir daí o público levantar e cantar para parar só quando o último componente passou. Um ensaio histórico. Pra mim meu carnaval já foi ganho!!!!

Noticia: Mocidade se recupera e reacende a força que tem a escola de Padre Miguel
Postado: 2010-01-11 15:57:12
ontem fui assitir aos ensaios técnico (Mocidade e Salgueiro). E vejo que é uma pena que a plástica ultrapasse os domínioos do samba, competição à parte eu vi uma Mocidade arrebatadora. Não é um coração de Torcedor que me faz falar isso (até porque minha expectativa maior era de ver o ensaio do Sal!). Mas o que vi me fez ver como é bonito quando uma escola se supera, se mostra acima da média, se transforma num verdadeiro "calderão", isso foi a Mocidade ontem! O Salgueiro veio muito bem, bem mesmo, empolgou fez pular!! Mas a Mocidade além disso tudo, emocionou, e como!!! foi um ensaio que eu particularmente nunca vi nos ensaios da Mocidade! A ultima ala quando entrou no setor um (bem longe do carro de som) se ouvia claramente os componentes cantarem a plenos pulmões, pareciam estar próximos do som!!! E tem mais!! quando passou a última ala, ficou um gostinho de quero mais!!!

Noticia: Crise no Grupo de Acesso A: Lesga dividida com insatisfação de presidentes
Postado: 2010-01-11 15:53:21
Gente, esse site é democrático como tal se limita apenas em considerar comentários ofensivos. Então não seríamos nós as pessoas a pre-concetuar pessoas que apenas querem expressar suas opiniões. Não se atenham a isso, é ruim demais.

Noticia: Carnaval 2010: esquentas das baterias vão ser transmitidos pela TV Globo
Postado: 2010-01-07 16:01:22
Uma coisa podemos fazer como protesto: NOS DIAS DE CARNAVAL ASSISTAMOS SOMENTE AOS DESFILES, FORA ISSO DESLIGAREMOS NOSSAS TELEVISÃ?ES OU ASSISTIREMOS OUTRA EMISSORA. QUE AÍ COM IBOPE BAIXO FORA O PERÍODO DA TRANSMISSÃ?O DOS DESFILES A GLOBO VERÁ A FORÃ?A QUE O CARNAVAL DO RIO TEM!!!

Noticia: Nêgo acerta com a Mocidade
Postado: 2010-01-07 13:41:08
Taí pipoca uma questão preocupante: com a chegada do Nêgo, a primeira voz ainda vai ser do David!? E sendo, tomara que isso esteja bem claro para os dois!! E ainda tem outra questão, se o samba vai ter mudança de tom, por que já não teve antes? e será que o David ou o Nêgo vão conseguir adaptar suas vozes? Mistérios!!! que teremos que devendar no sábado (ensaio)!!! Estarei lá, pela primeira vez nessa temporada.

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-07 11:25:16
Sylvinho, vontade não me falta, afinal o Bloco é Referência no Carnaval de Bangu, a questão é de horário, mas farei o possível!

Noticia: Carnaval 2010: esquentas das baterias vão ser transmitidos pela TV Globo
Postado: 2010-01-07 10:32:44
Sérgio Conde, de vez em quando me pego assistindo o programa "Saral" apresentado por Chico Pinheiro no Multishow, ele pode até não conhecer as pessoas das escolas (os desconhecidos que são da estrutura das mesmas), porém os mais conhecidos, esses ele tem bom contato. Já vi programas com Zeca Pagodinho, com Dudu Nobre, com Arlindo Cruz, com Beth Carvalho, com vários compositores de samba e pagodes, enfim espero que ele possa acrescentar um pouco de informações Ã?TEIS à transmissão.

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-06 17:41:52
Ã? verdade Marcos Paulo, mas eu acho que toda a parte de divulgação também está atrelada à Globo. VocÃ? já viu anúncio do CD em outra emissora?

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-06 17:12:34
Sambas bons não são sambas antológicos. Porém apesar de não termos um samba ainda considerado antológico na safra deste ano, temos vários sambas bons, isso é fato. O que não devemos é confundir é qualidade de samba e qualidade de gravações. O CD por exemplo, foi muito elogiado, independente das obras nele constante. Agora o que a Globo fez fere qualquer coração sambista, porque dá demonstrações que ele trata com desdém, com total despreso o SAMBA e o carnaval. Carnaval e futebol são duas paixões nacionais, só que o futebol dá dinheiro para Globo o ano inteiro, enquanto o carnaval somente nos dias de desfile. Na realidade quem banca é quem são os culpados disso. Por exemplo: o valor do patrocínio para o futebol é infinitamente maior que para o Carnaval, e a Globo, não faz questão nenhuma de "cobrar" mais para os patrocinadores. Passem a assistir menos programas da Globo e aí vamos ver o que acontece!

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-06 14:06:22
Roberto Guimarães, o Haroldo Costa dava um show na apresentação do "esquentando os tamborins", era realemente uma aula de como fazer de um pouco de tempo se transformar em um programa espetacular...lembro-me que era diário com 15 minutos apenas, mas com um conteúdo brilhante

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-06 14:03:16
Realmente Juninho só tendo essa situação que você colocou para vermos que estão vendendo tudo e não repassando nada para as Escolas, o que vai acontecer é que os bons e verdadeiros sambistas vão migrar para o Acesso, eu inclusive vou assistir ao Sábado ao invés do domingo e segunda no sambódromo. O acesso ainda não se vendeu!!!

Noticia: Volta por cima do samba-enredo
Postado: 2010-01-06 12:12:11
Realmente Eugênio, minhas espectativa foi por um programa totalmente diferente do que vi, como você bem disse uma migalha, se este foi um programa do tipo"para testar a audiência", perderam tempo, acredito que muita gente até começou a vê-lo, porém com o passar das escolas foram se desligando. Eu fico me perguntando: será que o que a Globo oferece de dinheiro, paga o total desrespeito que a mesma tem com o SAMBA, quase que privatizando um "bem público"?

Noticia: O contraste de estilos
Postado: 2010-01-05 17:58:52
Sr. Walter, venho aqui compartilhar com o senhor minha angústia que vem me incomodando a algum tempo. Como se não bastassem a "modelagem" do samba, o apelo visual em detrimento ao trio Samba-bateria-harmonia (não estou falando de quesitos como critério de julgamento), temos agora a descaracterização das baterias. Ã? extremamente frustante vê que até nisso, por conta de quererem ser Escolas de Frevo ou axé, esquecem que não precisam apelar para esse artifício. Samba é samba, goste quem gostar e pronto, não precisamos ver baterias e sambas em andamentos de velocidade alucinante. O bom samba pode ser batido em cadência menos acelerada e vão fazer bonito (vide Grande Rio, Império e Ano passado a Imperatriz).

Noticia: Os sambas prediletos para 2010
Postado: 2009-12-30 15:04:19
Quem aí se habilita à um debate técnico sobre sambas-enredo? Quem disser que sim, pode esquecer!!! Isso mesmo!!! Carnaval é alegria, diversão, EMOÃ?Ã?O!!! E os sambas citados, independente do "lado técnico", são os que mais alegram, divertem, emocionam! Não podemos, nós como torcedores ou amantes do bom carnaval se atrelar com questões técnicas para dizer que um samba é bom ou ruim, o que interessa é o que ele (o samba) nos emociona, isso sim deve ser levado em conta. Mas ser subjetivo, não quer dizer ser burro!!! Para mim samba A é o melhor para fulano é o samba B, não importa. O que importa é que o melhor samba para VOCÃ?, o melhor e pronto. Não adianta, essa análise é subjetiva e como tal, impossível de comparações...Lembrem-se carnaval é para ser brincado e não disputado!!!

Noticia: Unidos da Tijuca: Bateria prepara performance de dançarinos para desfile
Postado: 2009-11-06 17:30:37
Eu vi de bem perto a bateria da viradouro em cima do carro e não achei nada demais, em relação à apresentação da bateria, o efeito visual em si foi legal, nada mais...acredito que não influenciou a função da bateria e ponto. Agora essas invenções seriam um risco desnecessário, a único quesito que poderia ser beneficiado por esse tipo de introdução à bateria seria em conjunto, porém os quesitos que poderiam sofrer influencias negativas seriam a bateria, se os dançarinos atrapalhassem o rítmo, a cadencia, e em consequencia a hamonia. Em evolução também poderia ter reflexo, porém nesta positiva ou negativa.

Noticia: De Adão e Eva à folia na Sapucaí
Postado: 2009-11-02 01:12:40
Bem, tenho duas análises em relação à conjugação enredo e samba-enredo. primeira: o enredo segue uma linha de raciocínio parecida com Mocidade 1995, começa a parte histórica, parte para o tema central e finaliza com a sátira, o desprendimento, e isso pode ter dado ao enredo uma abertura para interpretações, mas acredito que isso foi discutido pelo Cid com os compositores, apesar de termos discrepancias enormes em relação às interpretações dos compositores para conduções da construção de suas obras. Segunda: o horário de desfile, a crise institucional da Escola e a necessidade de atrair novamente os simpatizantes (não digo torcedor, pois este não desiste da Escola) para torcerem para a Mocidade, fizeram tentar ao máximo tornar o samba "simpático", oba-oba, mas pseudo-irreverente. Ã? um samba que pode estar fugindo da sinópse, mas não foge do tema central do Enredo, acho que é um marcha-samba até fácil de pegar, mas como toda marcha pode correr o risco de começar muito forte e terminar cançativo. Tomara que não, tomara que eu erre, mas.....

Noticia: De Adão e Eva à folia na Sapucaí
Postado: 2009-10-30 15:38:48
Júlio, desculpe a brincadeira, mas você tentou taxar, então a Mocidade vai depositar em outro continente..hehehehe...mas falando sério, foram perfeitas as suas palavras parabéns...

Noticia: Leia a sinopse da Mocidade
Postado: 2009-07-03 22:32:21
Esta sinopse do enredo da Mocidade lembra muito os devaneios de Fernando Pinto, quando o mesmo fez tupinicopolis e ziriguidum 2001, muito falaram que "aquilo" não era tema para carnaval, e deu no que deu. Os tempos são outros, a realidade é bem diferente daquela época, mas afinal "sonhar não custa nada", vamos torcer por nossa "Mocidade Guerreira", tentando trazer, pelo menos, para a Escola um processo de independência, de desligamento da atual situação e torcermos e vibrarmos e levarmos para a Mocidade o auto astral de que tanto ela precisa!